01 de Abril de 2020
Saindo um pouco do cenário atual e voltando para o meu assunto, o plano *REDENTOR* de Deus com a raça humana, e dando sequencia em Êxodo 12, o *CORDEIRO PASCOAL* deveria ser comido por cada *FAMÍLIA* e a *ORDEM* era para não *TIRAR* de *CASA*: “Numa *CASA* se *COMERÁ*; não levarás daquela carne fora da *CASA*…(Ex 12:46). Isso mostra a *FÉ* individual, pois o *CORDEIRO de DEUS* morreu por *TODOS*, e ao mesmo tempo *MORREU* individualmente por *MIM* e por *VOCÊ*. O *LIBERTADOR* trouxe *SALVAÇÃO* para todo aquele que NELE crê, isso não pode ser *TRANSFERIDO* de um *INDIVIDUO* para *OUTRO*. Cada um tem que tomar sua *DECISÃO*. *VOCÊ JÁ TOMOU A SUA?* Outro fator interessante é que o *CORDEIRO PASCOAL*, deveria ser *COMIDO* por *COMPLETO*, não deveria ter *SOBRAS*, mas se isso ocorresse, deveria ser *QUEIMADO* no dia seguinte: “E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo” (Ex 12:10). Isso mostra que *VOCÊ* não deve *PERDER* sua chance, o *CORDEIRO de DEUS* está *PASSANDO* e *AMANHÃ* pode ser *TARDE DEMAIS*. Sua *CHANCE* pode se virar em *CINZAS*. Amanhã postarei uma carta mostrando que o amanhã não nos pertence, mencionando a escrita de um homem, esposo de uma aeromoça que estava naquele acidente aéreo acorrido em São Paulo anos atrás, se Deus permitir.
02 de Abril de 2020
Como mencionei *ONTEM*, leia atentamente o *CONTEÚDO* desta *CARTA*, transcrevo na *ÍNTEGRA*, só os negritos que é por minha conta: “Se eu soubesse que essa seria a *ÚLTIMA* vez que eu veria você dormir… Eu aconchegaria você mais apertado, e rogaria ao Senhor que protegesse você. Se eu soubesse que essa seria a *ÚLTIMA* vez que veria você sair pela porta, eu abraçaria, beijaria você, e chamaria de volta, para abraçar e beijar uma vez mais. Se eu soubesse que essa seria a *ÚLTIMA* vez que ouviria sua voz em oração, eu filmaria cada gesto, cada palavra sua, para que eu pudesse ver e ouvir de novo, dia após dia. Se eu soubesse que essa seria a *ÚLTIMA* vez, eu gastaria um minuto extra ou dois, para parar e dizer: *EU TE AMO*, ao invés de assumir que você já sabe disso. Se eu soubesse que essa seria a *ÚLTIMA* vez, eu estaria ao seu lado, partilhando do seu dia, ao invés de pensar: “Bem… Tenho certeza que outras oportunidades virão, então eu posso deixar passar esse dia”. É claro que *HAVERÁ* um *AMANHÃ* para se fazer uma revisão, e nós teríamos uma segunda chance para fazer as coisas de maneira correta. É claro que *HAVERÁ* outro dia para dizermos um para o outro: *EU TE AMO*, e certamente haverá uma nova chance de dizermos um para o outro: “Posso te ajudar em alguma coisa?” Mas no *CASO* de eu estar *ERRADO*, e hoje ser o *ÚLTIMO* dia que temos, eu gostaria de dizer *O QUANTO EU AMO VOCÊ*, e espero que nunca esqueçamos disso. O dia de *AMANHÃ* não está prometido para ninguém, jovem ou velho, e hoje pode ser sua *ÚLTIMA* chance de segurar bem apertado a mão da pessoa que você *AMA*. Se você está esperando pelo *AMANHÃ*, por que não fazer *HOJE*? Porque se o *AMANHÃ* não *VIER*, você com certeza se *ARREPENDERÁ* pelo resto de sua *VIDA*, de não ter gasto aquele tempo extra num *SORRISO*, num *ABRAÇO*, num *BEIJO*, porque você estava “muito ocupado” para dar àquela pessoa, aquilo que acabou sendo o *ÚLTIMO* desejo que ela queria. Então, abrace seu amado, a sua amada hoje, Bem apertado, Sussurre nos seus ouvidos, dizendo o quanto o ama o quanto o quer junto de você. Gaste um tempo para dizer: *”ME DESCULPE”, “POR FAVOR”, “ME PERDOE*”, “OBRIGADO*”, Ou ainda: “NÃO FOI NADA*”, “ESTÁ TUDO BEM”*. Porque se o *AMANHÃ* jamais chegar, você não *TERÁ* que se *ARREPENDER* pelo dia de *HOJE*, pois o *PASSADO* não *VOLTA*, e o *FUTURO* talvez não *CHEGUE*. Amanhã continuo se Deus permitir.
03 de Abril de 2020
Sobre a *CARTA* que Postei ontem, foi estampada no quadro de aviso da empresa TAM, escrita pelo marido de uma aeromoça que faleceu naquele *ACIDENTE* ocorrido em *JULHO* de 2007 no aeroporto de Congonhas, São Paulo. Ele não sabia que era o último dia, que seria a ultima vez que veria o sorriso de sua esposa, como eu você não sabe. O Airbus A320 que chegava de Porto Alegre no voo 3054 *NÃO* conseguiu *FREAR* na pista, tentou arremeter, mas sem *EXITO*, colidiu com o prédio da TAM Express. *MORRERAM* na tragédia *199* pessoas, *187* a bordo e *12* no solo. Daquelas *199* vítimas, *NENHUMA* sabia que *SERIA* seu *ÚLTIMO DIA*. Você pode *ASSINAR* seu atestado de óbito ou sabe qual a data do mesmo? Claro que não! Você sabe quando será seu *ÚLTIMO DIA*? Também não! Para *NÓS* humanos, só existe o *PRESENTE*, pois o *PASSADO* já foi e o *FUTURO*, se chegar, vira *PRESENTE*. Vamos viver *CADA DIA* como se fosse o *ÚLTIMO*, pois um dia ele *CHEGARÁ*, e você não sabe quando será. Vamos nos *ENVOLVER* na *OBRA* de Deus com todo *VIGOR*, hoje pode ser o último dia. Vamos *SUSTENTAR* mais *MISSIONÁRIOS*, pois pode ser a última oferta. Vamos começar *NOVAS IGREJAS*, numa época em que o evangelho está um pouco desacreditado, pois pode ser a última participação. Descreverei nos próximos dias um pouco da história de Helen Roseveare que nasceu na Inglaterra em 1925, creio que será um desafio para o leitor, ela aproveitou cada momento da sua vida. Até amanhã se Deus permitir.
04 de Abril de 2020
Como mencionei *ONTEM*, vou transcrever um pequeno *RESUMO* da história de *HELEN ROSEVEARE*, deixando essa frase que *MARCOU* sua *VIDA*: “Se Cristo morreu por mim, nenhum sacrifício que eu faça por Ele pode ser grande demais”. Helen Roseveare que nasceu na Inglaterra em *1925*, no seio de uma família orgulhosa e respeitada em Cornwall por muitas gerações. Seu pai fora nomeado *CAVALEIRO* por seu serviço patriótico durante a *GUERRA*, era um renomado *MATEMÁTICO*, grandemente interessado na educação de seus filhos. Aos *DOZE* anos *HELEN* passou a frequentar uma escola exclusiva para meninas e depois partiu para Cambridge onde *FORMOU-SE* em *MEDICINA*. Foi ali que ela passou pela experiência de *CONVERSÃO* que a fez afastar-se de sua fé *ANGLO-CATÓLICA* e juntar-se às fileiras do *EVANGELISMO*. Os *IRMÃOS* do pai e a *IRMÃ* da mãe de Helen, haviam *SERVIDO* como *MISSIONÁRIOS* e desde a *INFÂNCIA* ela *DESEJARA* ser também *MISSIONÁRIA*. Esse dia *CHEGOU* em *1953*, quando navegou para o *CONGO* a fim de servir ali com a *CRUZADA* de Evangelização Mundial… Amanhã continuaremos se o Pai permitir.
05 de Abril de 2020
Continuando a historia de Helen, ela imediatamente compreendeu que os conceitos tradicionais da medicina missionária nem sequer começariam a resolver os sérios *PROBLEMAS* de saúde ao seu redor. Em lugar de estabelecer um centro médico regional onde um clínico trabalhasse em tempo integral, dia e noite, e mesmo assim não conseguisse satisfazer as *NECESSIDADES* dos doentes, ela *PLANEJOU* um centro *PREPARATÓRIO* onde enfermeiras aprendessem a *BÍBLIA* e medicina *BÁSICA*, sendo depois *ENVIADAS* de volta às suas *CIDADES* a fim de tratar dos casos de rotina, ensinar cuidados médicos preventivos e servir como *EVANGELISTAS* leigas. O *PLANO* era de longo *ALCANCE*, mas desde o início *HELEN* foi *BLOQUEADA* em todas as *FRENTES* por seus *COLEGAS* que acreditavam que uma *MISSÃO* não devia envolver-se no *PREPARO* de *NATIVOS* em terrenos como o da medicina. *HELEN* passou a conviver mais com as *AFRICANAS* do que com suas *COLEGAS MISSIONÁRIAS*, e um pastor *AFRICANO* passou a ser seu *CONSELHEIRO* espiritual, algo que seus companheiros não *ENTENDIAM* e também *NÃO ACEITAVAM*. O fato de uma *MISSIONÁRIA* humilhar-se a tal ponto *DIANTE* de um *AFRICANO* era *INACEITÁVEL* mesmo nos anos *50* e suas associações criaram assim ainda mais tensão entre ela e seus colegas. Em *1958*, depois de cinco anos no *CONGO*, ensinando, evangelizando, cavando poços, limpando valas e queimando tijolos para as construções, Helen *DESILUDIDA* e *PERSEGUIDA* pelos seus companheiros de trabalho aceitou ir de férias para a Inglaterra. Amanhã tem mais se o Pai permitir.
06 de Abril de 2020
Ainda na história de Helen: Se tivesse um marido-médico que TRABALHASSE a seu lado e a apoiasse nos períodos DIFÍCEIS, tudo daria certo, RACIOCINAVA ela. Seria demais para pedir? Deus certamente COMPREENCDIA a sua NECESSIDADE. Helen pedira a Deus um MARIDO (de fato, ela lhe “disse que não voltaria sem ele), mas Deus, como a maioria dos seres humanos, não trabalhou com a rapidez suficiente para satisfazê-la. (Nas palavras de uma colega missionária “… ela não podia arrastar todo mundo ATRÁS dela, apressada como era. Não é POSSÍVEL manter a sua VELOCIDADE. Você está ao LADO dela e de repente percebe que já está bem à sua FRENTE. E no momento em que vai ALCANÇA-LA, ela corre em outra direção”). O retorno de HELEN para o CONGO em 1960, coincidiu com a independência longamente desejada pelo país. Foi uma época CONSTRANGEDORA para os brancos e muitos missionários consideravam os riscos elevados demais. Alguns PARTIRAM imediatamente para seu PAÍS de ORIGEM com suas famílias, HELEN porém, não pretendia VOLTAR para CASA. Em AGOSTO de 1964 inimigos da CRUZ de Cristo tentaram ENVENENAR nossa HEROÍNA mas seu amado CÃOZINHO, pela PROVIDÊNCIA de Deus, COMEU sua COMIDA vindo a MORRER logo em SEGUIDA. Amanhã daremos continuidade se o Pai permitir.
07 de Abril de 2020
Continuando a história de Helen: Notícias de ataques a outros *MISSIONÁRIOS* chegavam periodicamente, inclusive relatórios sobre *MISSIONÁRIOS* que haviam sofrido nas mãos dos rebeldes. A própria *HELEN* em uma ocasião foi *ROUBADA* e tentaram *ENVENENA-LA*, mas para ela a situação melhorava sempre e mesmo que isso não acontecesse, muitas pessoas *DEPENDIAM* dela. *TINHA ENTÃO QUE FICAR*. No verão de *1964*, o *CONGO* se achava em plena e sangrenta guerra civil, e os rebeldes *SIMBA*, dominavam povoado por povoado. No dia *15* de agosto, o posto *MISSIONÁRIO* de *NEBOBONGO* foi ocupado por soldados e durante cinco meses *HELEN* ficou *PRISIONEIRA*, embora permanecesse no posto e vivendo em sua própria casa até o mês de novembro. Atrocidades *BRUTAIS* foram cometidas e *POUCOS* brancos escaparam à *VIOLÊNCIA* e *CARNIFICINA*. *HELEN* não foi uma *EXCEÇÃO*. Na *NOITE* de *29* de *OUTUBRO*, enquanto o posto se encontrava sob domínio dos rebeldes, *ELA* foi *VIOLENTADA* por um *SOLDADO REBELDE* em seu pequeno *BANGALÔ* em *NEBOBONGO*. Aquela foi uma *NOITE* de *HORROR*. Ela tentou *ESCAPAR*, mas não conseguiu: “Eles me descobriram puseram-me em pé, *BATERAM* em minha *CABEÇA* e *OMBROS*, atiraram-me no chão, deram-me *PONTAPÉS*, levantaram-me outra vez apenas para voltar a *ESPANCAR-ME* a dor nauseante de um *DENTE QUEBRADO*, na *BOCA* cheia de *SANGUE PEGAJOSO*, dos óculos desaparecidos. Fora de mim, *ENTORPECIDA* de *HORROR* e *MEDO* desconhecido, empurrada, arrastada, levada de volta à minha casa – ouvindo gritos, insultos, *MALDIÇÕES*”. Amanhã continuaremos se Deus permitir, mas você conseguira dormir nessa noite sem lembrar em oração de nossos missionários?
08 de Abril de 2020
“Deus meu, Deus meu por que me desamparaste?” Essas palavras SOARAM repetidamente através da consciência entorpecida de HELEN. Embora jamais pudesse ter COMPREENDIDO na ocasião, o TERRÍVEL ultraje sofrido em seu CORPO seu nível de maturidade espiritual deu-lhe completa SEGURANÇA de que não falhara com Deus nem havia perdido de forma alguma qualquer suposta pureza por causa do ESTUPRO. O que quer que TIVESSE sofrido FISICAMENTE, seu RELACIONAMENTO com Deus não ficara PREJUDICADO. Durante meses HELEN enfrentara a AMEAÇA diária de MORTE, mas foi RESGATADA e voltou para sua PÁTRIA e mal sabia tratar com sua RECÉM-LIBERDADE e o rude choque de estar de volta ao seu PAÍS NATAL. Apesar de ser ESTUPRADA e HUMILHADA pelos soldados africanos HELEN descobriu que Deus deu a ela AMOR ainda maior pelo POVO do CONGO, tanto que em 1965 ela voltou ao Congo sempre dizendo que sua DOLOROSA experiência fez ela entender que se “com Ele sofremos, com Ele também reinaremos…” UM MISSIONÁRIO PODE PASSAR ALGUM ULTRAJE, MAS O AMOR QUE DEUS COLOCA EM SEU CORAÇÃO PELO POVO QUE TRABALHA É SUPERIOR. O amor da Igreja na retaguarda, deve superar também as dificuldades!!! Amanhã continuaremos se o Deus de AMOR permitir.
09 de Abril de 2020
A princípio a ideia de voltar para o “CONGO” parecia remota, mas à medida que a situação política melhorava e cartas de colaboradores e amigos africanos chegavam, o chamado da ÁFRICA tornou-se intenso. Ela era agora mais NECESSÁRIA do que nunca. COMO DIZER NÃO? Depois deste incidente Helen foi severamente PROVADA E TESTADA em sua FÉ, quando muitas noites de TERROR e AGONIA vieram sobre ela, após ela ver sua CASA ser totalmente saqueada pelos militares, nesse tempo ela conta que satanás por muitas vezes tentou CONVENCÊ-LA que ela era uma missionária FALIDA e DERROTADA. Após AGONIZAR em ORAÇÃO pedindo ódio pelo pecado, ela recebeu a dádiva do Espírito Santo e o Senhor concedeu a ela um AMOR ainda mais PROFUNDO pelos AFRICANOS. Após dois anos, com uma melhor estabilidade política no Congo, sentiu-se impulsionada a VOLTAR à África, o que fez em março de 1966, reassumindo seu cargo de missionária MÉDICA. Helen voltou à África em março de 1966 para reassumir seu cargo de missionária médica e especialmente seu trabalho de TREINAR nativos. Sua chegada à missão no CONGO foi celebrada com alegria, mas ela DESCOBRIU que a VIDA no CONGO jamais voltaria a ser a mesma – o nacionalismo penetrara em todos os segmentos da sociedade, inclusive a IGREJA, e não mais havia um sentimento automático de respeito e admiração – especialmente por parte da geração mais jovem para com a médica que sacrificara tanto pelo Congo. Seu período de sete anos de trabalho foi REPLETO de TURBULÊNCIA e DECEPÇÕES. Os negros passaram a DOMINAR e por ser BRANCA, foi-lhe negada a autoridade que precisava como PROFESSORA. Os alunos a DESAFIAVAM rudemente em quase todos os assuntos. Amanhã continuaremos com a permissão do Pai.
10 de Abril de 2020
Apesar de seu notável sacrifício e grandes realizações durante esses SETE anos, HELEN deixou a ÁFRICA em 1973 com espírito quebrantado. Os alunos haviam-se rebelado contra sua AUTORIDADE e até mesmo seus colegas duvidaram de sua capacidade de liderança. Foi uma TRAGÉDIA, pelo menos em termos humanos, o fato de que seus VINTE anos de serviço na África terminassem de tal forma. “Quando soube que estava DEIXANDO o campo MISSIONÁRIO e VOLTANDO para CASA, que um casal de médicos jovens iria substituir-me na escola e que um colega AFRICANO seria o novo diretor do hospital, ORGANIZEI uma FESTA para recepcionar os que iriam SUBSTITUIR-ME, mas o corpo de alunos entrou em GREVE e tive de DEMITIR-ME da ESCOLA onde fora diretora durante VINTE ANOS. Helen voltou para casa e enfrentou um “período muitíssimo SOLITÁRIO” em sua VIDA; mas, como acontecera antes com tantas outras experiências DECEPCIONANTES, ela VOLTOU-SE para DEUS. Em lugar de AMARGURA surgiu um novo espírito de HUMILDADE e uma nova apreciação pelo que Jesus fizera em seu favor na CRUZ. A dor do aparente FRACASSO foi aos poucos DESAPARECENDO, para surgir um revigoramento espiritual em sua vida. Entendia que todo o que PASSARA fazia parte de um TRABALHAR de DEUS em sua VIDA, lhe preparando para uma NOVA ETAPA. Era o OLEIRO modelando o VASO, para continuar usando-o para a sua GLÓRIA. Nos anos que se seguiram HELEN tornou-se uma conferencista muito SOLICITADA e aclamada INTERNACIONALMENTE, fazendo palestras sobre MISSÕES cristãs e vivenciando a verdade bíblica: “Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8:37). Amanhã continuaremos se Deus nos permitir.
11 de Abril de 2020
Veja um trecho do DIÁRIO de Helen Roseveare: Certa noite, na República Centro-Africana, eu TRABALHAVA duro para ajudar uma mãe na sala de PARTO, mas apesar de TUDO ela MORREU, deixando-nos um bebezinho PREMATURO e uma menininha de DOIS anos aos prantos. Ia ser DIFÍCIL manter o BEBÊ vivo, pois não havia INCUBADORA nem ELETRICIDADE para ligar, nem uma maneira de dar ao bebê uma alimentação especial. Apesar de vivermos no equador, as noites freqüentemente eram FRIAS e as correntes de ar traiçoeiras. Então pedi que colocassem o BEBÊ o mais perto do FOGO possível, com segurança, e que uma enfermeira dormisse entre ele e a PORTA para PROTEGE-LO de correntes de AR e para mantê-lo QUENTINHO. No dia seguinte, na hora do almoço, fui ORAR com os muitos ÓRFÃOS que gostavam de se reunir comigo. Dei aos menores várias sugestões de coisas pelas quais orarem e lhes CONTEI sobre o bebezinho recém-nascido. Expliquei-lhes o PROBLEMA que estávamos tendo para mantê-lo bem AQUECIDO, disse que ele podia MORRER facilmente se pegasse um resfriado, e mencionei também a BOLSA de ÁGUA QUENTE e a IRMÃZINHA de DOIS anos que não parava de CHORAR porque perdera a mãe. Durante a ORAÇÃO, Ruth, de DEZ anos, OROU de uma maneira clara e objetiva como costumam ORAR as nossas crianças AFRICANAS. “Deus, por favor, nos mande uma BOLSA D’ÁGUA. Amanhã NÃO ADIANTA, então, por favor, mande HOJE.” Eu ainda estava me recuperando do espanto ao ver tanta audácia numa ORAÇÃO, quando ela acrescentou só pra arrematar o pedido: “E já que Você vai mandar a bolsa d’água, não daria para aproveitar e mandar também uma BONECA pra menininha pra ela ver que Você realmente a AMA?” Como acontece muitas vezes quando as crianças ORAM, eu me vi entre a ESPADA e a PAREDE. Será que ia conseguir dizer, com FÉ, AMÉM a um pedido DESSE? Eu simplesmente não acreditava que Deus fosse capaz de fazer isso. Claro, sei que Ele pode fazer qualquer coisa, porque é o que diz na Bíblia, mas existem limites, não existem? Amanhã, se Deus permitir, veremos o resultado dessa oração.
12 de Abril de 2020
Continuação de ontem: A única maneira de Ele atender a esse pedido seria através de uma encomenda vinda do meu país. Na ocasião eu já estava na AFRICA há quase quatro anos, e NUNCA recebera uma encomenda. Seja como for, mesmo se alguém enviasse algo, quem haveria de enviar uma BOLSA de ÁGUA QUENTE, já que eu MORAVA em um lugar muito QUENTE?! No meio da tarde, enquanto eu dava aula na escola de enfermagem, recebi RECADO de que havia um CARRO à porta da minha casa. Quando CHEGUEI lá o carro já tinha ido embora, mas vi na VARANDA uma caixa GRANDONA, de 10 Kg! Meus OLHOS começaram a se ENCHER de LÁGRIMAS. Não ia conseguir abrir a caixa sozinha, então mandei CHAMAR as crianças do orfanato. Juntas nós tiramos o barbante e desfizemos cada NÓ com o maior CUIDADO. Dobramos o papel com esmero para não rasgá-lo, e a EMOÇÃO só AUMENTAVA! Uns trinta ou quarenta OLHARES estavam fixos na caixa de papelão. Logo de cima fui tirando calções coloridos de nylon. Os OLHINHOS brilhavam enquanto eu os distribuía. Depois vieram as faixas para os leprosos, e as crianças começaram a fazer uma CARA de CANSAÇO. Depois uma caixa de uvas passas com sementes e sem sementes – suficiente para uma boa fornada de pães doces no fim de semana!… Enfiei a MÃO na caixa novamente, tateando… SERÁ MESMO? Agarrei e tirei. Certamente! “É uma BOLSA D’ÁGUA de borracha novinha em folha!” gritei. Não tinha PEDIDO a Deus que a enviasse nem ACREDITADO que Ele poderia mesmo fazê-lo. RUTH estava bem na frente, e se aproximou EXCLAMANDO: “Se Deus mandou a bolsa d’água deve ter MANDADO a BONECA também! Amanhã veremos o sucesso de uma oração, se Deus permitir. Mas não durma sem interceder por nossos missionários.
13 de Abril de 2020
Continuando assunto sobre o diário de Helen Roseveare, e a oração de uma de suas crianças: Remexendo no fundo da caixa ela tirou uma BONECA pequenininha com uma roupa linda! Seus OLHOS brilhavam. Ela não duvidara nem por um momento! OLHANDO para mim PERGUNTOU: “Mamãe, POSSO ir com a senhora DAR a boneca pra MENININHA pra ela SABER que JESUS a AMA de VERDADE?” Aquela caixa passou cinco meses a caminho e foi enviada pela minha antiga classe de escola dominical, cuja professora ouviu e obedeceu quando Deus lhe disse para enviar uma BOLSA de água quente – mesmo para um país tão quente como aquele. CINCO meses antes uma das MENININHAS colocara uma BONECA para uma criança AFRICANA, atendendo à oração de FÉ feita por uma outra MENINA de DEZ anos que pedira a Deus para mandá-la “hoje mesmo”! “E será que antes que clamem Eu responderei; e estando eles ainda falando, Eu os ouvirei” (Isaías 65:24). Assim é a vida nos campos missionários, se você parar para ouvir, eles estão cheios de contos maravilhosos e que comprovam a FÉ. Não há possibilidade de ir ao campo sem FÉ, e não há possibilidade da igreja sustentar as cordas na retaguarda, se não for PELA FÉ. Até amanhã, pela fé se o Criador permitir.
14 de Abril de 2020
Fico olhando para um relato MISSIONÁRIO desse, e lembrando de como o povo de Israel estava PRONTO para sair da ESCRAVIDÃO no Egito, e fico TRISTE em ver os CRENTES não se preparar para sair da ESCRAVIDÃO do COMODISMO, da PREGUIÇA, da falta de INVESTIMENTO na OBRA de Deus. Estou fugindo esses dias do meu padrão de ensino e exegese do PLANO REDENTOR, mas a obra missionária me incomodou e sei do alcance dessas meditações, por isso, me permitam transcrever outro fato histórico de um Alemão que salvou milhares de Judeus, dedicando seus recursos. Fato esse que virou filme e livro, e indico para quem gosta de ler A LISTA de SCHINDLER. Não se trata de uma FICÇÃO, mas de um relato histórico, VERÍDICO, tente ler até o fim, creio que LÁGRIMAS fluirão de seus OLHOS. O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra JUDIA uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido NAZISTA, foi fácil conseguir as AUTORIZAÇÕES e abrir uma FÁBRICA. O que poderia parecer uma atitude de um homem NÃO muito BONDOSO, transformou-se em um dos MAIORES casos de AMOR à VIDA da HISTÓRIA, pois este alemão ABDICOU de toda sua FORTUNA para SALVAR a VIDA de mais de MIL JUDEUS em plena luta contra o EXTERMÍNIO alemão. Amanhã continuaremos com a permissão do Pai.
15 de Abril de 2020
Começa em 1939 com os alemães iniciando a relocação dos JUDEUS poloneses para o Gueto de Cracóvia, pouco tempo depois do início da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. Enquanto isso, Oskar Schindler, um EMPRESÁRIO alemão de Morávia, chega na cidade com a esperança de fazer uma fortuna lucrando com a guerra. Schindler, um membro do Partido NAZISTA, prodigaliza subornos para oficiais da Wehrmacht e da SS em troca de contratos. Patrocinado pelos MILITARES, ele adquire uma FÁBRICA para produzir PANELAS para o EXÉRCITO. Sem saber muito como comandar a empresa, ele ganha a colaboração de Itzhak Stern, um oficial da Judenrat (Conselho Judeu) de Cracóvia que possui contatos com a comunidade empresária de JUDEUS e os mercadores negros dentro do Gueto. Os empresários JUDEUS emprestam o dinheiro à Schindler para a fábrica em troca de uma pequena parte dos produtos produzidos. Ao abrir a FÁBRICA, Schindler agrada os NAZISTAS, aproveita sua nova fortuna e sua posição como “Herr Direktor”, enquanto Stern cuida de toda a administração. Schindler contrata JUDEUS poloneses ao invés de poloneses católicos por serem mais baratos (os próprios trabalhadores não recebem nada; os salários são pagos a SS). Amanhã continuaremos se Deus permitir.
16 de Abril de 2020
Os trabalhadores da fábrica recebem permissão para sair do GUETO, e Stern falsifica documentos para garantir que o maior número de pessoas sejam CONSIDERADAS “essenciais” para o ESFORÇO de guerra da Alemanha Nazista, que os SALVA de serem TRANSPORTADOS para CAMPOS de CONCENTRAÇÃO, ou de serem MORTOS. O Tenente Amon Göth da SS chega em Cracóvia para SUPERVISIONAR a construção do novo CAMPO de CONCENTRAÇÃO de Płaszów. Com o campo COMPLETO, ele ordena a liquidação FINAL do GUETO e a Operação Reinhard em Cracóvia começa, com TROPAS esvaziando os apartamentos e MATANDO ARBITRARIAMENTE qualquer um que PROTESTE ou não COOPERE. SCHINDLER, assistindo ao MASSACRE de um MORRO, é profundamente AFETADO. Mesmo assim ele é CUIDADOSO para ficar amigo de Göth e, através da atenção de Stern para subornos, Schindler continua a ter APOIO e proteção da SS. Durante esse período, Schindler suborna Göth para que ele possa CONSTRUIR seu próprio sub-campo para seus TRABALHADORES, para sua FABRICA continuar funcionando e para PROTEGER os JUDEUS de serem randomicamente EXECUTADOS. Enquanto o tempo passa, Schindler age conforme as informações dadas por Stern e tenta SALVAR o MAIOR número POSSÍVEL de VIDAS. Enquanto os rumos da guerra mudam, Göth recebe ORDENS de Berlim para EXUMAR e QUEIMAR os RESTOS de todos os JUDEUS MORTOS no Gueto de Cracóvia, desmantelar Płaszów e enviar os judeus restantes—incluindo os TRABALHADORES de Schindler—para o CAMPO de CONCENTRAÇÃO de Auschwitz-Birkenau…Amanhã continuaremos se o Pai permitir.
17 de Abril de 2020
Em um primeiro momento, SCHINDLER se prepara para deixar Cracóvia com sua FORTUNA. Ele não consegue fazer isso, todavia, e PREVALECE sobre Göth para permitir que ele mantenha seus TRABALHADORES para levá-los a uma FÁBRICA em Zwittau-Brinnlitz, sua cidade NATAL, longe da Solução Final, em funcionamento na Polônia ocupada. Göth eventualmente consente, porém COBRA grandes SUBORNOS para cada trabalhador. SCHINDLER e Stern fazem uma LISTA de trabalhadores que serão MANTIDOS longe dos TRENS para Auschwitz. “A Lista de SCHINDLER compreende esses JUDEUS “especializados”, e para MUITOS no campo de Płaszów, ser incluído na LISTA significa a DIFERENÇA entre a VIDA e a MORTE. Quase todos os MEMBROS de sua LISTA chegam em segurança a Brinnlitz. O trem que levava as mulheres JUDIAS acidentalmente é redirecionado para Auschiwitz. Ao saber disso, SCHINDLER vai IMEDIATAMENTE para o CAMPO. Com a intenção de RESGATAR as MULHERES, ele suborna o comandante do campo, Rudolf Höß, com DIAMANTES. Com o problema RESOLVIDO, as MULHERES finalmente chegam em Brinnlitz. Schindler institui um controle firme nos oficiais da SS enviados para a fábrica, os PROIBINDO de entrar nas ÁREAS de PRODUÇÃO. Para manter seus trabalhadores VIVOS, ele GASTA sua FORTUNA subornando oficiais nazistas e comprando produtos de outras companhias, significando que ele nunca produziu cartuchos de artilharia funcionais durante sete meses. Seu DINHEIRO acaba quase ao mesmo TEMPO que o exército alemão (Wehrmacht) se rende, ENCERRANDO a GUERRA. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.
18 de Abril de 2020
Como um membro do Partido NAZISTA e alguém que lucrou com a GUERRA, em 1945, SCHINDLER deve fugir do Exército Vermelho. Ele arruma suas coisas em um CARRO e se DESPEDE de seus TRABALHADORES. Antes de ir embora, seus trabalhadores lhe entregam uma CARTA explicando que ele não é um CRIMINOSO, junto com um ANEL com uma CITAÇÃO do TALMUDE, “Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro”. SCHINDLER fica TOCADO mas profundamente ENVERGONHADO, achando que poderia ter FEITO mais para SALVAR mais VIDAS, como VENDER seu CARRO e seu BROCHE nazista para SALVAR outras PESSOAS. Chorando, ele deixa a fábrica com sua esposa durante a noite. Os JUDEUS de SCHINDLER dormem ao lado dos portões da fábrica e são ACORDADOS pelo Sol no dia seguinte. Um soldado SOVIÉTICO chega e anuncia aos JUDEUS que eles foram LIBERTADOS pelo Exército Vermelho. Eles andam até uma cidade PRÓXIMA em busca de COMIDA. Depois de algumas cenas mostrando eventos do pós-guerra, como a execução de Amon Göth e um sumário sobre a vida posterior de SCHINDLER, o filme retorna para os JUDEUS andando até a cidade. Enquanto eles andam, as imagens de preto e branco mudam para imagens coloridas dos Judeus de SCHINDLER no presente… No túmulo de SCHINDLER em Jerusalém (onde ele queria ser enterrado). O filme se encerra mostrando uma procissão dos judeus que trabalharam na fábrica de SCHINDLER, cada um colocando um pedra em sua lápide—um tradicional costume judeu de indicar grande GRATIDÃO ou AGRADECIMENTOS a alguém falecido. Os atores que interpretaram os personagens principais caminham de mãos dadas com a pessoa real interpretada, colocando suas pedras enquanto passam. Na cena final, Liam Neeson (apesar de seu rosto não ser visível) coloca um par de rosas na lápide. Isso não foi ficção, foi real! Até amanhã se o Pai permitir.
19 de Abril de 2020
Por que é tão DIFÍCIL os CRENTES entenderem que o MOMENTO de FAZER é AGORA e não *AMANHÃ?! Precisamos de mais *HOMENS* chamados por Deus para ASSUMIR a obra, EU e OUTROS estamos passando. Precisamos de mais IGREJAS SÉRIAS com a visão bíblica de AMPLIAR as tendas. Vejo as Igrejas Batistas ACOMODADAS, uma IGREJA para ser COMPLETA em sua MISSÃO ela precisa ser MÃE (começar um novo trabalho), ela tem que ENVIAR e sustentar MISSIONÁRIOS, ela tem que cumprir o IDE que um dia foi ordenado pelo Senhor Jesus. Schindler CHORA, profundamente envergonhado, achando que PODERIA ter FEITO mais para SALVAR mais VIDAS, como VENDER seu carro e seu BROCHE nazista para SALVAR outras pessoas. O que VOCÊ tem feito pela obra MISSIONÁRIA? Será que você pode fazer ALGO mais? Já fez o SUFICIENTE? Os apóstolos investiram bastante no trabalho missionário, VENDERAM e ENTREGARAM suas PROPRIEDADES como investimento na obra. Em que PODEMOS MELHORAR? Onde vamos AVANÇAR? Em QUEM vamos INVESTIR? Os dias estão PASSANDO e a obra não tem AVANÇADO como DEVERIA com o passar dos dias. “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jr 33:3). Até amanhã se o Pai permitir.
20 de Abril de 2020
Voltando para o texto de Êxodo capítulo 12, quero meditar um pouco no verso 7 e outros como o 22, o qual PULEI de PROPÓSITO na sequência do capítulo, pois as LIÇÕES desses versos são IMPACTANTES para qualquer ESTUDIOSO da Bíblia. Vejamos: Nas Escrituras há um EPISÓDIO extraordinário ocorrido na noite que PRECEDEU o Êxodo. Foi uma noite PARA NÃO SER ESQUECIDA; uma noite ESTRANHA em que Deus aplicou o JUÍZO de MORTE sobre a terra do Egito. Há algo neste incidente que o DISTINGUE de todos os demais INCIDENTES históricos. Essa noite foi uma noite de INTERVENÇÃO divina direta, inequívoca e por meio da qual os ISRAELITAS, que eram somente uma NAÇÃO de ESCRAVOS, foram repentinamente LIBERTADOS, enriquecidos e exaltados. Ao mesmo tempo a poderosa nação EGÍPCIA foi açoitada, humilhada e quebrantada pela PODEROSA mão do ETERNO Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Deus INSTRUIU a Moisés nos seguintes TERMOS: “E tomarão do SANGUE, e pô-lo-ão em ambas as OMBREIRAS, e na verga da porta, nas casas em que o comerem” (Ex 12:7). “Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no SANGUE que estiver na bacia, e lançai na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do SANGUE que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã. Porque o Senhor PASSARÁ para FERIR aos egípcios, porém quando vir o SANGUE na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor PASSARÁ aquela PORTA, e não DEIXARÁ ao DESTRUIDOR entrar em vossas CASAS para vos FERIR.” (Ex 12:22-23). Amanhã veremos algumas das grandes LIÇÕES bíblicas nesse texto, claro que com a PERMISSÃO do Criador.
21 de Abril de 2020
O que Deus estava ensinando a humanidade com este acontecimento? Que o PECADO está em toda RAÇA humana. Que com o PECADO de ADÃO, todos CAÍRAM e que agora JUDEUS e GENTIOS precisam de um LIBERTADOR para ser SALVO da condenação do INFERNO. Deus irá SALVAR os israelitas? SIM! Mas antes de SALVÁ-LOS lhes mostrará sua CULPA pelo seu PECADO, e irá requerer deles o SACRIFÍCIO para a EXPIAÇÃO desse pecado (CORDEIRO PASCOAL). Deus vai açoitar aos egípcios? Sim! Mas antes de fazê-lo, deixará bem claro a todo ser racional que Ele “não faz acepção de pessoas” e que à sua vista “todos têm pecado”. Portanto, TODOS somos merecedores do CASTIGO de MORTE (JUDEUS E GENTIOS). Por meio de Seu servo Moisés, Deus revela sua sentença de MORTE para todos os PRIMOGÊNITOS, tanto EGÍPCIOS como HEBREUS. “E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei TODO o PRIMOGÊNITO na terra do Egito, desde os homens até aos animais…” (Ex 12:12). Preste atenção que TODOS primogênitos iriam morrer. “À meia-noite que se aproximava, TODO primogênito, filho de cada família, morrerá. Mas Deus, em sua misericórdia para com seu povo Israel, e lembrando do seu concerto com Abraão, Isaque e Jacó, e seu PLANO REDENTOR, revela também a ÚNICA maneira de escapar desse JUÍZO de MORTE, como veremos amanhã se Deus permitir.
22 de Abril de 2020
O decreto divino já havia sido determinado, todos PRIMOGÊNITOS morreriam, mas havia uma unica ESCAPATÓRIA, o SANGUE do CORDEIRO “sem derramamento de SANGUE não há remissão” (Hb 9:22). Cada chefe da família israelita terá que tomar “um CORDEIRO por família”. Esse CORDEIRO irá SUBSTITUIR o PRIMOGÊNITO dessa família. Portanto, o CORDEIRO terá que morrer DEGOLADO e o seu SANGUE será recolhido em uma BACIA para logo ser APLICADO em AMBAS as OMBREIRAS e nas VERGAS das PORTAS. Esta é a ÚNICA provisão para escapar do “JUÍZO da MORTE” que estava por vir. Todo JUDEU obediente, faria o ordenado e escaparia do ANJO da MORTE. Lembra da passagem de Abraão quando recebeu ordens para SACRIFICAR o filho Isaque? Lá também teve DERRAMAMENTO de SANGUE, Deus providenciou um CARNEIRO para SUBSTITUIR Isaque, sendo SACRIFICADO em seu LUGAR (tem que ter um substituto). Não esqueça que não foi Abraão que PROVIDENCIOU o CORDEIRO e sim Deus. A SALVAÇÃO é PROVIDENCIA divina para NÓS, ninguém pode PROVIDENCIAR sua SALVAÇÃO. Amanhã se Deus permitir, veremos que houve um SUBSTITUTO para que os PRIMOGÊNITOS do povo de ISRAEL não MORRESSE.
23 de Abril de 2020
Deus POUPOU os Israelitas por que eles são MELHORES do que os Egípcios? Não! Deus os poupou por causa de seu amor, suas infinitas misericórdias, por causa de suas PROMESSAS a Abraão, Isaque e Jacó e por que cada família tomou um CORDEIRO puro, sem mancha, indefeso e inocente, segundo as instruções de Deus. Este CORDEIRO é o SUBSTITUTO do PRIMOGÊNITO, portanto, tem que receber o Juízo destinado ao PRIMOGÊNITO, que neste caso é a MORTE, pois “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23). O PECADO não PODERÁ ficar impune, ALGUÉM tem que PAGÁ-LO. Se não houver um SUBSTITUTO, o PRIMOGÊNITO terá que PAGÁ-LO, ele mesmo! A meia-noite está próxima e o ritual do SACRIFÍCIO, conforme a instrução do Senhor, terá que ser observado completamente, senão a VIDA do PRIMOGÊNITO, confiscada pelo PECADO, corre PERIGO! Em um dado momento a vítima é DEGOLADA e jaz agonizando sobre um ALTAR. Está já fora de PERIGO o PRIMOGÊNITO?! Ainda não! As instruções dadas a Moisés foram claras e específicas. Faltava TOMAR o SANGUE do CORDEIRO em uma BACIA e, depois, com um molho de hissopo, APLICÁ-LO sobre as OMBREIRAS e na VERGA da PORTA de entrada da CASA. Amanhã continuaremo se o Eterno permitir.
24 de Abril de 2020
Vamos seguir passo a passo: Primeiro teria que MATAR um animal, houve um SUBSTITUTO. O que aconteceria se alguma família desobedecesse e não SACRIFICASSE um CORDEIRO? E se alguém ESCOLHESSE um CORDEIRO doente no lugar do CORDEIRO bom, o que sucederia? Ou se alguém SIMPLESMENTE resolvesse somente AMARRAR o CORDEIRO perto da CASA e não o SACRIFICASSE? O que você acha que aconteceria? Isso mesmo, o primogênito morreria! Tudo tinha que ser feito como Deus ORDENOU a Moisés, tinha que MORRER um animalzinho (O SALÁRIO do PECADO é a MORTE), tinha que ter DERRAMAMENTO de SANGUE. Depois de matar o CORDEIRO, deveriam pegar seu SANGUE em uma BACIA e passar nos UMBRAIS das PORTAS. Uma vez que este SIMPLES passo de aplicar o SANGUE com hissopo fosse levado a cabo, poderíamos considerar o PRIMOGÊNITO a SALVO, fora de PERIGO, pois Deus havia dito: “Quando eu ver o SANGUE, passarei por vós, e NÃO haverá entre vós “Praga Destruidora” quando eu ferir a terra do Egito” (Ex 12:13). Assim ocorrerá com aqueles que foram banhados com o SANGUE do CORDEIRO de DEUS, não sofrerão a segunda morte. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.
25 de Abril de 2020
Todo humano está debaixo do CASTIGO, como todos PRIMOGÊNITOS lá no Egito, todos nós temos PECADO e “estamos destituídos da Glória de Deus” (Rm 3:23). A meia-noite se aproxima. O SACRIFÍCIO do CORDEIRO de Deus (Cristo) foi consumado há quase dois mil anos. Somente falta VOCÊ aplicar “…o SANGUE precioso de Cristo, como um CORDEIRO sem mancha e sem contaminação…” (I Pe 1:19) na PORTA do teu CORAÇÃO. Somente há um instrumento que você e eu podemos USAR para APLICAR o SANGUE do CORDEIRO de DEUS na PORTA dos nossos CORAÇÕES (como o hissopo foi utilizado), esse INSTRUMENTO é a FÉ! (Hb 11:1). A FÉ é um atributo comum a todo ser humano. A quantidade de FÉ não importa, pois o Senhor Jesus Cristo disse: “Se tiverdes FÉ como um grão de mostarda…”. Não disse um grão de AREIA, pois a areia não tem VIDA, mas a SEMENTE de mostarda, ainda que pequena, pode GERMINAR e CRESCER até ser uma grande hortaliça. Isso quer dizer que a tua FÉ inicial em Cristo pode ser PEQUENA, porém é uma FÉ VIVA, e tem a capacidade de GERMINAR e CRESCER por meio do conhecimento do Filho de Deus, que é adquirido pela LEITURA da Palavra de Deus. A FÉ no SANGUE derramado do Senhor Jesus Cristo, APLICADO em teu CORAÇÃO, é tudo o que Deus necessita ver para PERDOAR os teus PECADOS e SALVAR-TE do “Juízo Final” e, consequentemente, da “segunda morte” (Ap 20 :14). Cristo, nosso SUBSTITUTO, pagou totalmente nossa DIVIDA de PECADO; a TUA e a MINHA! O preço pago foi mais que suficiente para satisfazer todas as demandas da PERFEITA Justiça de Deus. NADA lhe podemos ACRESCENTAR, e NADA podemos TIRAR. Que Deus te abençoe e te salve, se ainda não é! Amém! Até amanhã se Deus permitir.
26 de Abril de 2020
Mesmo na escravidão, o povo não PERDEU a FÉ, “chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós CORDEIROS para vossas FAMÍLIAS, e SACRIFICAI a PASCOA” (Ex 12:21). Se aquele povo não OBEDECESSE a Moisés, porta VOZ de Deus, o que OCORRERIA com eles? Certamente seriam penalizados também. A ORDEM era ÚNICA* e eles teriam que seguir “Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã. Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir” (Ex 12:22-23). Apesar de ISRAEL ser a nação ESCOLHIDA, não seria POUPADA de qualquer CASTIGO se DESOBEDECESSE. O Povo de ISRAEL deveria *GUARDAR aquele CULTO… Veremos amanhã se Deus permitir.
27 de Abril de 2020
Qual seria o CULTO que Deus ordenou através de Moisés? Vejamos: “Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. E acontecerá que, quando ENTRARDES na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, GUARDAREIS este CULTO. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que CULTO é este? Então direis: Este é o SACRIFÍCIO da PASCOÁ ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo INCLINOU-SE, e ADOROU. E foram os filhos de Israel, e fizeram isso como o Senhor ordenara a Moisés e a Arão, assim fizeram” (Ex 12:24-28). Era ORDEM, tudo teria que ser seguido a RISCA. Deus não BRINCA, seus mandamentos são sérios! As CONSEQUÊNCIAS estavam PRESTES a acontecer, aquilo que Deus havia dito (morte dos primogênitos) aconteceria aquela NOITE… Amanhã veremos o cumprimento da palavra de Deus. Claro, se Ele permitir.
28 de Abril de 2020
Depois de mais de 400 anos, o dia tão esperado CHEGOU, mas antes do povo de Israel SAIR, a PROFECIA iria se CUMPRIR “E aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto” (Ex 12:29,30). Tudo que Deus PROMETE, Ele cumpre. A meia noite, o anjo DESTRUIDOR passou, e toda CASA que não tinha a MARCA de SANGUE de um CORDEIRO nas vergas da porta, o PRIMOGÊNITO morria. No povo egípcio, havia um CADÁVER em cada casa. Pode imaginar situação parecida? Quando alguém gritou – meu filho MORREU!!! Ao ouvir seu parente ao lado responder – o meu TAMBÉM!!! Situação parecida será no dia em que a TROMBETA soar, no dia do ARREBATAMENTO, todos que não tiverem a marca do SANGUE do CORDEIRO de DEUS irá ficar e sua condenação será o INFERNO. Amanhã continuaremos se o pai permitir.
29 de Abril de 2020
A DÉCIMA praga, a morte dos PRIMOGÊNITOS atingiu diretamente Faraó…o FILHO mais velho oficiava como SACERDOTE da família, na AUSÊNCIA do pai, ou quando o pai FALECIA. Posteriormente, essa função sacerdotal foi transferida para os homens da tribo de Levi, formando-se assim um sacerdócio formal. A TORÁ apresenta o seguinte ensinamento…o povo judeu fez e adorou um bezerro de ouro. A ÚNICA tribo que não PARTICIPOU desse ato vergonhoso foi a TRIBO de LEVI. Nessa ocasião, o primogênito PERDEU seu status especial, e este foi TRANSFERIDO para os Levitas. Aquele primogênito que morreu era o SUCESSOR de faraó, isto é, o PRÓXIMO deus do Egito. Faraó teria dito no último encontro com Moisés e Arão que NÃO queria mais OLHAR para eles. Veja: “E disse-lhe Faraó: Vai-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que vires o meu rosto, morrerás” (Ex 10:28). Ameaçou MATA-LOS se aparecesse novamente em sua frente, agora, depois da MORTE dos PRIMOGÊNITOS, manda CHAMAR Moisés e Arão novamente. “Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, sai do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim. E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos” (Ex 12:31-33). Como o MUNDO dá voltas, devemos tomar muito CUIDADO com que FALAMOS… Até amanhã se Deus permitir.
30 de Abril de 2020
Uma grande lição que não pode passar despercebida, é a lei da SUBSTITUIÇÃO. Tinha que ter um SUBSTITUTO para que o PRIMOGÊNITO não MORRESSE. A família tomou um CORDEIRO PURO, sem MANCHA, INDEFESO e INOCENTE, segundo as INSTRUÇÕES de Deus. Este CORDEIRO foi o SUBSTITUTO do PRIMOGÊNITO, portanto, tem que receber o JUÍZO DESTINADO ao PRIMOGÊNITO, que neste caso é a MORTE, “Porque o SALÁRIO do PECADO é a MORTE, mas o dom GRATUITO de Deus é a VIDA ETERNA, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6:23). O pecado não poderá ficar impune, alguém tem que PAGÁ-LO. Se não houver um SUBSTITUTO o primogênito terá que PAGÁ-LO, ele mesmo! Jesus foi o CORDEIRO de DEUS que MORREU em nosso lugar na cruz do calvário, Ele foi nosso SUBSTITUTO, se Cristo não MORRESSE, todos nós estaríamos CONDENADOS ao INFERNO. Você já se ENTREGOU a Cristo? Faça isso o mais rápido possível. Até amanhã se Deus permitir.