Igreja

Declaração de Fé

DAS ESCRITURAS

Cremos que a Bíblia foi escrita por homens Santos da parte de DEUS, movidos pelo Espírito Santo 2 Pedro 1:21 “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”

​Por Bíblia Sagrada, entendemos apenas os 66 livros Gênesis a Apocalipse.

​Toda a Escritura é divinamente inspirada e perfeita. 2 Tm 3:16 ” Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

​1. Sl 119.89; Hb 1.1; Is 40.8; Mt 24.35; Lc 24.44,45; Jo 10.35; Rm 3.2; 1Pe 1.25; 2Pe 1.21

2. Is 40.8; Mt 22.29; Hb 1.1,2; Mt 24.35; Lc 16.29; 24.44,45; Rm 16.25,26;

3. Ex 24.4; 2Sm 23.2; At 3.21;

4. Lc 16.29; Rm 1.16; 2Tm 3.16,17; 1Pe 2.2; Hb 4.12; Ef 6.17; Rm 15.4

5. Sl 19.7-9; 119.105; Pv 30.5; Jo 10.35; 17.17; Rm 3.4; 15.4; 2Tm 3.15-17

6. Jo 12.47,48; Rm 2.12,13

7. 2Cr 24.19; Sl 19.7-9; Is 8.20; 34.16; Mt 5.17,18;  At 17.11; Gl 6.16; Fp 3.16; 2Tm 1.13

8. Mt 5.22,28,32,34,39; 11.29,30; 17.5; Jo 5.39,40; Hb 1.1,2; Jo 1.1,2,14

DO VERDADEIRO DEUS

​O único Deus vivo e verdadeiro é Espírito pessoal, Eterno, Infinito e Imutável; é Onipotente, Onisciente, e Onipresente; é perfeito em Santidade, Soberano, Maior Autoridade, Justiça, Verdade e Amor.

1 –  Ele é o Criador, Sustentador, Redentor, Soberano, Maior Autoridade, Juiz e Senhor da história e do universo, que governa pelo Seu poder, dispondo de todas as coisas, de acordo com o Seu eterno propósito e graça;

2 –  Deus é infinito em santidade e em todas as demais perfeições;

3 – Por isso, a Ele devemos todo o amor, culto e obediência;

4 – Em sua triunidade, o eterno Deus se revela como Pai, Filho e Espírito Santo, pessoas distintas mas sem divisão em sua essência.

​1. Dt 6.4; Jr 10.1; Sl 139; 1Co 8.6; 1Tm 1.17; 2.5,6; Ex 3.14; 6.2,3; Is 43.15; Mt 6.9; Jo 4.24; Ml 3.6; Tg 1.17; 1Pe 1.16,17

2. Gn 1.1; 17.1; Ex 15.11-18; Is 43.3; At 17.24-26; Ef 3.11; 1Pe 1.17

3. Ex 15.11; Is 6.1,2; 57.15; J34.10

4. Mt 22.37; Jo 4.23,24; 1Pe 1.15,16

5. Mt 28.19; Mc 1.9-11; 1Jo 5.7; Rm 15.30; 2Co 13.13; Fp 3.3

DEUS PAI​

Deus, como Criador, manifesta disposição paternal para com todos os homens.

1 – Historicamente, Ele se revelou primeiro como Pai ao povo de Israel, que escolheu consoante os propósitos de Sua graça;

2 – Ele é Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem enviou a este mundo para salvar os pecadores e deles fazer filhos por adoção;

3 – Aqueles que aceitam a Jesus Cristo e nele creem são feitos filhos de Deus, nascidos pelo Seu Espírito, e, assim, passam a tê-lo como Pai celestial, dele recebendo proteção e disciplina.

1. Is 64.8; Mt 6.9; 7.11; At 17.26-29; 1Co 8.6; Hb 12.9

2. Ex 4.22,23; Dt 32.6-18; Is 1.2,3; 63.16; Jr 31.9

3. Sl 2.7; Mt 3.17; 17.5; Lc 1.35; Jo 1.12

4. Mt 23.9; Jo 1.12,13; Rm 8.14-17; Gl 3.26; 4.4-7; Hb 12.6-11

DEUS FILHO

Jesus Cristo, um em essência com o Pai, é o eterno Filho de Deus.

1 – Nele, por Ele e para Ele foram criadas todas as coisas;

2 – Na plenitude dos tempos, Ele se fez carne, na pessoa real e histórica de Jesus Cristo, gerada pelo Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, sendo, em Sua pessoa, verdadeiro Deus e verdadeiro homem;

3 – Jesus é a imagem expressa do seu Pai, a revelação suprema de Deus ao homem;

4 – Ele honrou e cumpriu plenamente a lei divina e revelou e obedeceu toda a vontade de Deus;

5 – Identificou-se perfeitamente com os homens, sofrendo o castigo e expiando a culpa de nossos pecados, conquanto Ele mesmo não tivesse pecado;

6 – Para salvar-nos do pecado, morreu na cruz, foi sepultado e ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos e, depois de aparecer muitas vezes a seus discípulos, ascendeu aos céus, onde, à destra do Pai, exerce o Seu eterno sumo sacerdócio.

7 – Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens e o Único e Suficiente Salvador e Senhor;

8 – Pelo seu Espírito ele está presente e habita no coração de cada crente e na Igreja;

9 – Ele voltará visivelmente a este mundo em grande poder e glória, para julgar os homens e consumar sua obra redentora.

1. Sl 2.7; 110.1; Mt 1.18-23; 3.17; 8.29; 14.33; 16.16,27; 17.5; Mc 1.1; Lc 4.41; 22.70; Jo 1.1,2; 11.27; 14.7-11; 16.28

2. Jo 1.3; 1Co 8.6; Cl 1.16,17

3. Is 7.14; Lc 1.35; Jo 1.14; Gl 4.4,5

4. Jo 14.7-9; Mt 11.27; Jo 10.30,38; 12.44-50; Cl 1.15,19; 2.9; Hb 1.3

5. Is 53; Mt 5.17; Hb 5.7-10

6. Rm 8.1-3; Fp 2.1-11; Hb 4.14,15; 1Pe 2.21-25

7. At 1.6-14; Jo 19.30,35; Mt 28.1-6; Lc 24.46; Jo 20.1-20; At 2.22-24; 1Co 15.4-8

8. Jo 14.6; At 4.12; 1Tm 2.4,5; At 7.55,56; Hb 4.14-16; 10.19-23

9. Mt 28.20; Jo 14.16,17; 15.26; 16.7; 1Co 6.19

10. At 1.11; 1Co 15.24-28; 1Ts 4.14-18; Tt 2.13

DEUS ESPÍRITO SANTO

​O Espírito Santo, um em essência com o Pai e com o Filho, é pessoa divina.

1 – É o Espírito da verdade;

2 – Atuou na criação do mundo e inspirou os homens a escreverem as Sagradas Escrituras;

3 – Ele ilumina os homens e os capacita a compreenderem a verdade divina;

4 – No dia de Pentecostes, em cumprimento final da profecia e das promessas quanto à descida do Espírito Santo, Ele se manifestou de maneira singular, quando os primeiros discípulos foram batizados no Espírito, passando a fazer parte do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Suas outras manifestações, constantes no livro Atos dos Apóstolos, confirmam a evidência de universalidade do dom do Espírito Santo a todos os que creem em Cristo;

5 – O recebimento do Espírito Santo sempre ocorre quando os pecadores se convertem a Jesus Cristo, que os integra, regenerados pelo Espírito, à Igreja;

6 – Ele dá testemunho de Jesus Cristo e o glorifica;

7 – Convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo;

8 – Opera a regeneração do pecador perdido;

9 – Sela o crente para o dia da redenção final;

10 – Habita no crente;

11 – Guia-o em toda a verdade;

12 – Capacita-o a obedecer a vontade de Deus;

13 – Distribui dons aos filhos de Deus para a edificação do Corpo de Cristo e para o ministério da Igreja no mundo;

14 – Sua plenitude e seu fruto na vida do crente constituem condições para uma vida cristã vitoriosa e testemunhante.

1. Gn 1.2; J23.13; Sl 51.11; 139.7-12; Is 61.1-3; Lc 4.18,19 ; Jo 4.24; 14.16,17; 15.26; Hb 9.14; 1Jo 5.6,7; Mt 28.19

2. Jo 16.13; 14.17; 15.26

3. Gn 1.2; 2Tm 3.16; 2Pe 1.21

4. Lc 12.12; Jo 14.16,17,26; 1Co 2.10-14; Hb 9.8

5. Jl 2.28-32; At 1.5; 2.1-4;  24.29; At 2.41; 8.14-17; 10.44-47; 19.5-7; 1Co 12.12-15

6. At 2.38,39; 1Co 12.12-15

7. Jo 14.16,17; 16.13,14

8. Jo 16.8-11

9. Jo 3.5; Rm 8.9-11

10. Ef 4.30

11. Rm 8.9-11

12. Jo 16.13

13. Ef 5.16-25

14. 1Co 12.7,11; Ef 4.11-13

15. Ef 5.18-21; Gl 5.22,23; At 1.8

DO DIABO, OU SATANÁS

​Cremos que satanás, foi uma vez santo e perfeito, assim como todos os anjos eram quando foram criados. No entanto, devido ao seu orgulho, inveja, maldade que foi criado dentro do seu coração, foi expulso dos céus, por Deus, e juntamente com ele uma terça parte dos anjos. Os quais todos o anjos que o seguiram estão condenados ao lago de fogo e enxofre, lugar separado para eles e todos os seus seguidores.

Aos anjos  foi lhe dado o livre-árbitrio, isto é, o poder de escolha, certo ou errado, obedecer ou desobedecer. No entanto, para eles não foi lhe dado a oportunidade de se arrependerem.

​Ele é o grande inimigo de Deus e dos homens. A sua principal tarefa é enganar, matar e destruir o homem, que foi criado a imagem e semelhança de Deus.

​Isaias 14:12-15, Ezequiel 28: 14-17, Apocalipse 12:9, 10, Judas 6, 2 Pedro 2:4, João 8:44, Mateus 25:41.

 Cremos no ato da Criação

​Cremos no relato da criação que se encontra no livro de Gênesis, de forma literal, pois Deus assim o fez pelo o poder da sua Palavra.

Gn 1:1, Ex 20:11, At 4:24, Cl 1:16-17, Hb 11:3, Jo 1:3, Ap 10:6, Rm 1:20, At 17:23-26, Jr 10:12, Ne 9:6, Gn 1:26.

DO HOMEM

​Por um ato especial, o homem foi criado por Deus à Sua imagem e conforme a Sua semelhança e disso decorrem o seu valor e dignidade.

1 – Seu corpo foi feito do pó da terra e para o mesmo pó há de voltar;

2 – Seu espírito procede de Deus e para ele retornará;

3 – O criador ordenou que o homem domine, desenvolva e guarde a obra criada;

4 – Criado para a glorificação de Deus;

5 – Seu propósito é amar, conhecer e estar em comunhão com seu Criador, bem como cumprir Sua divina vontade; servindo-o e adorando acima de quaisquer coisas.

6 – Ser pessoal e espiritual. O homem tem capacidade de perceber, conhecer e compreender, ainda que em parte, intelectual e experimentalmente, a verdade revelada, e tomar suas decisões em matéria religiosa, sem mediação, interferência ou imposição de qualquer poder humano, seja civil ou religioso. Ao homem foi lhe dado o livre-árbitrio, isto é, o poder de escolha, certo ou errado, obedecer ou desobedecer.

1. Gn 1.26-31; 18.22; 9.6; Sl 8.1-9; Mt 16.26

2. Gn 2.7; 3.19; Ec 3.20; 12.7

3. Ec 12.7; Dn 12.2,3

4. Gn 1.21; 2.1; Sl 8.3-8

5. At 17.26-29; 1Jo 1.3,6,9

6. Jr 9.23,24; Mq 6.8; Mt 6.33; Jo 14.23; Rm 8.38,39

7. Jo 1.4-13; 17.3; Ec 5.14,17; 1Tm 2.5; J19.25,26; Jr 31.3; At 5.29; Ez 18.20; Dn 12.2; Mt 25.32,46; Jo 5.29; 1Co 15; 1Ts 4.16,17; Ap 20.11-15

DO PECADO

​No princípio, o homem vivia em estado de inocência e mantinha perfeita comunhão com Deus.

1 – Mas, dando ao ouvido a sua mulher (Eva), que por sua vez foi tentada por satanás, num ato livre de desobediência contra seu Criador, o homem caiu no pecado e assim perdeu a comunhão com Deus e dele ficou separado;

2 – Em consequência da queda de nossos primeiros pais, todos somos, por natureza, pecadores e inclinados à prática do mal;

3 – Todo pecado é cometido contra Deus, Sua pessoa, Sua vontade e Sua lei;

4 – Mas o mal praticado pelo homem atinge também o seu próximo;

5 – Todo aquele que não crer na pessoa de Jesus Cristo, o Filho de Deus, como salvador pessoal, já está condenado e será lançado no lago de fogo e enxofre, assim como o diabo e seus anjos.

6 – Como resultado do pecado, da incredulidade e da desobediência do homem contra Deus, ele está sujeito à morte e à condenação eterna, além de se tornar inimigo do próximo e da própria criação de Deus;

7 – Separado de Deus, o homem é absolutamente incapaz de salvar-se a si mesmo e assim depende da graça de Deus para ser salvo;

1. Gn 2.15-17; 3.8-10; Ec 7.29

2. Gn 3; Rm 5.12-19; Ef 2.12; Rm 3.23

3. Gn 3.12; Rm 5.12; Sl 51.5; Is 53.6; Jr 17.5; Rm 1.18-27; 3.10-19; 7.14-25; Gl 3.22; Ef 2.1-3

4. Sl 51.4; Mt 6.14; Rm 8.7-22

5. Mt 6.14,15; 18.21-35; 1Co 8.12; Tg 5.16

6. Jo 3.36; 16.9; 1Jo 5.10-12

7. Rm 5.12-19; 6.23; Ef 2.5; Gn 3.18; Rm 8.22

8. Rm 3.20; Gl 3.10,11; Ef 2.8,9

DA SALVAÇÃO

​A salvação é outorgada por Deus pela Sua graça, mediante arrependimento do pecador e da sua fé em Jesus Cristo como único Salvador e Senhor.

1 – O preço da redenção eterna do crente foi pago de uma vez por Jesus Cristo, pelo derramamento do seu sangue na cruz;

2 – A salvação é individual e significa a redenção do homem na inteireza do seu ser;

3 – É um dom gratuito que Deus oferece a todos os homens e que compreende a regeneração, a justificação, a santificação e a glorificação.

1. Sl 37.39; Is 55.5; Sf 3.17; Tt 2.9-11; Ef 2.8,9; At 15.11; 4.12

2. Is 53.4-6; 1Pe 1.18-25; 1Co 6.20; Ef 1.7; Ap 5.7-10

3. Mt 16.24; Rm 10.13; 1Ts 5.23,24; Rm 5.10

4. Rm 6.23; Hb 2.1-4; Jo 3.14; 1Co 1.30; At 11.18

A regeneração é o ato inicial da salvação em que Deus faz nascer de novo o pecador perdido, fazendo dele uma nova criatura em Cristo. É obra do Espírito Santo em que o pecador recebe o perdão, a justificação, a adoção como filho de Deus, a vida eterna e o dom do Espírito Santo. Nesse ato o novo crente é batizado no Espírito Santo, é por Ele selado para o dia da redenção final e é liberto do castigo eterno dos seus pecados.

1 – Há duas condições para o pecador ser regenerado: arrependimento e fé. O arrependimento implica mudança radical do homem interior, por força do que ele se afasta do pecado e se volta para Deus. A fé é a confiança e aceitação de Jesus Cristo como Salvador e a total entrega da personalidade a ele por parte do pecador.

2- Nessa experiência de conversão o homem perdido é reconciliado com Deus, que lhe concede perdão, justiça e paz.

3- 1 Dt 30.6; Ez 36.26; Jo 3.3-5; 1Pe 1.3; 2Co 5.17; Ef 4.20-24

2 Tt 3.5; Rm 8.2; Jo 1.11-13; Ef 4.32; At 11.17

3 2Co 1.21,22; Ef 4.30; Rm 8.1; 6.22

A justificação, que ocorre simultaneamente com a regeneração, é o ato pelo qual Deus, considerando os méritos do sacrifício de Cristo, absorve, no perdão, o homem de seus pecados e o declara justo, capacitando-o para uma vida de retidão diante de Deus e de correção diante dos homens.

2 – Essa graça é concedida não por causa de quaisquer obras meritocratas praticadas pelo homem mas por meio de sua fé em Cristo.

1. Is 53.11; Rm 8.33; 3.24

2. Rm 5.1; At 3.19; Mt 9.6; 2Co 5.21; 1Co 1.30

A santificação é o processo que, principiando na regeneração, leva o homem à realização dos propósitos de Deus para sua vida e o habilita a progredir em busca da perfeição moral e espiritual de Jesus Cristo, mediante a presença e o poder do Espírito Santo que nele habita.

3 – Ela ocorre na medida da dedicação do crente e se manifesta através de um caráter marcado pela presença e pelo fruto do Espírito, bem como por uma vida de testemunho fiel e serviço consagrado a Deus e ao próximo.

1. Jo 17.17; 1Ts 4.3; 5.23; 4.7

2. Pv 4.18; Rm 12.1,2; Fp 2.12,13; 2Co 7.1; 3.18; Hb 12.14; Rm 6.19; Gl 5.22; Fp.1.9-11

A glorificação é o ponto culminante da obra da salvação.1 É o estado final, permanente, da felicidade dos que são redimidos pelo sangue de Cristo.

1. Rm 8.30; 2Pe 1.10,11; 1Jo 3.2; Fp 3.12; Hb 6.11

2. 1Co 13.12; 1Ts 2.12; Ap 21.3,4.

DA IGREJA

​Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. É nesse sentido que a palavra “igreja” é empregada em mais de 110 de vezes nos livros do Novo Testamento.

1 – Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com finalidade de prestarem culto a Deus, observarem as ordenanças de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bíblia para a edificação mútua e para a propagação do evangelho;

2 – As Igrejas neotestamentárias são autônomas, têm governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pelas palavras de Deus, sob a orientação do Espírito Santo;

3 – Há nas Igrejas, segundo as Escrituras, duas espécies de oficiais: pastores e diáconos. As Igrejas devem relacionar-se com as demais Igrejas da mesma fé e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do Reino de Deus. O relacionamento com outras entidades, quer seja de natureza eclesiástica ou outra, não deve envolver a violação da consciência ou o comprometimento da lealdade a Cristo e sua palavra. Cada Igreja é um templo do Espírito Santo;

4 – A igreja foi fundada por Jesus Cristo, no seu ministério terreno,onde por sua vez, João, o Batista, foi o seu precursor, conforme Isaias 40:3, Mateus 3:1-3. O próprio João, o Batista, não fez parte da Igreja, pois ele foi o amigo do noivo João 3:29-30.

1. Mt 18.17; At 5.11; 20.17-28; 1Co 4.17

2. At 2.41,42

3. Mt 18.15-17

4. At 20.17,28; Tt 1.5-9; 1Tm 3.1-13

5. Mt 16.18; Cl 1.18; Hb 12.22-24; Ef 1.22,23

DO BATISMO E CEIA DO SENHOR

O batismo e a ceia do Senhor são as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprio Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simbólica.

1 – O batismo consiste na imersão do crente em água, após sua pública profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador único, suficiente e pessoal;

2 – Simboliza a morte e sepultamento do velho homem e a ressurreição para uma nova vida em identificação com a morte, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo e também prenúncio da ressurreição dos remidos;

3 – O batismo, que é condição para ser membro de uma igreja.

4 –  A ceia do Senhor é uma cerimônia da Igreja reunida, comemorativa e proclamadora da morte do Senhor Jesus Cristo, simbolizada por meio dos elementos utilizados: o pão e o vinho.  

5 –  Defendemos a ceia restrita, isto é, para os membros da igreja local, conforme ensinamentos do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

1. Mt 3.5,6,13-17; Jo 3.22,23; 4.1,2; 1Co 11.20,23-30

2. At 2.41,42; 8.12,36-39; 10.47,48

3. Rm 6.3-5; Gl 3.27; Cl 2.12

4. Mt 28.19; At 2.38,41,42; 10.48

5 e 6. Mt 26.26-29; 1Co 10.16,17-21; 11.23-29

7. Mt 26.29; 1Co 11.26-28; At 2.42; 20.4-8

O DIA DO SENHOR

O domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão satisfazendo plenamente a exigência divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito.1 Com o advento do Cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado neste dia.2 Deve ser para os cristãos um dia de real repouso em que – pela frequência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado à oração, à leitura bíblica e outras atividades religiosas – eles estarão se preparando para “aquele descanso que resta para o povo de Deus”.3 Nesse dia os cristãos devem abster-se de todo trabalho secular, excetuando aquele que seja imprescindível e indispensável à vida da comunidade. Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais.

1. Gn 2.3; Ex 20.8-11; Is 58.13-14

2. Jo 20.1,19,26; At 20.7; Ap 1.10

3. Hb 4.9-11; Ap 14.12,13

4. Ex 20.8-11; Jr 17.21,22,27; Ez 22.8

O MINISTÉRIO DA PALAVRA

​Todos os crentes foram chamados por Deus para a salvação, para o serviço cristão, para testemunhar de Jesus Cristo e promover o Seu reino, na medida dos talentos e dos dons concedidos pelo Espírito Santo.

1 – Entretanto, Deus escolhe, chama e separa certos homens, de maneira especial para o serviço distinto, definido e singular do ministério da Sua Palavra;

2 – O pregador da Palavra é um porta-voz de Deus entre os homens;

3 – Cabe-lhe missão semelhante àquela realizada pelos profetas do Velho Testamento e pelos apóstolos do Novo Testamento, tendo o próprio Jesus como exemplo e padrão supremo;

4 – A obra do porta-voz de Deus tem finalidade dupla: a de proclamar as Boas Novas aos perdidos e a de apascentar os salvos;

5 – Quando um homem convertido dá evidências de ter sido chamado e separado por Deus para esse ministério, e de possuir as qualificações estipuladas nas Escrituras para o seu exercício, cabe à Igreja local a responsabilidade de separá-lo, formal e publicamente, em reconhecimento da vocação divina já existente e verificada em sua experiência cristã;

6 – Esse ato solene de consagração é consumado quando os membros de um presbitério ou concílio de pastores, convocados pela Igreja, impõe as mãos sobre o vocacionado;

7 – O ministro da Palavra deve dedicar-se totalmente à obra para a qual foi chamado, dependendo em tudo do próprio Deus;

8 – O pregador do Evangelho deve viver do Evangelho;

9 – Às Igrejas cabe a responsabilidade de cuidar e sustentar adequada e dignamente seus pastores;

1. Mt 28.19,20; At 1.8; Rm 1.6,7; 8.28-30; Ef 4.1,4; 2Tm 1.9; Hb 9.15; 1Pe 1.15; Ap 17.14

2. Mc 3.13,14; Lc 1.2; At 6.1-4; 13.2,3; 26.16-18; Rm 1.1; 1Co 12.28; 2Co 2.17; Gl 1.15-17

3. Ex 4.11,12; Is 6.5-9; Jr 1.5-10; At 20.24-28

4. At 26.19,20; Jo 13.12-15; Ef 4.11-17

5. Mt 28.19,20; Jo 21.15-17; At 20.24-28; 1Co 1.21; Ef 4.12-16

6. At 13.1-3; 1Tm 3.1-7

7. At 13.3; 1Tm 4.14

8. At 6.1-4; 1Tm 4.11-16; 2Tm 2.3,4; 4.2,5; 1Pe 5.1-3

9. Mt 10.9,10; Lc 10.7; 1Co 9.13,14; 1Tm 5.17,18

10. 2Co 8.1-7; Gl 6.6; Fp 4.14-18

EVANGELISMO E MISSÕES

​A missão primordial da IGREJA  é a evangelização do mundo, visando à reconciliação do homem com Deus.

1 – É dever de todo discípulo de Jesus Cristo e de todas as Igrejas proclamar, pelo exemplo e pelas palavras, a realidade do Evangelho, procurando fazer novos discípulos de Jesus Cristo em todas as nações, cabendo às Igrejas batizá-los a observar todas as coisas que Jesus ordenou;

2 – A responsabilidade da evangelização estende-se até aos confins da terra e, por isso, a Igreja de Jesus Cristo, deve promover a obra de missões, rogando sempre ao Senhor que envie obreiros para a sua seara, e  ensinando aos seus membros a se colocarem a disposição para servir.

1. Mt 28.19,20; Jo 17.20; At 1.8; 13.2,3

2. Mt 28.18-20; Lc 24.46-49; Jo 17.20

3. Mt 28.19; At 1.8; Rm 10.13-15