01 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quando pensamos que a *PROVAÇÃO* e o exemplo de *FÉ* de Abraão já havia chegado ao *EXTREMO*, ao continuar a leitura, *DESCOBRIMOS* que o *MELHOR* está quase sempre no *FINAL.* A *FÉ* de Abraão triunfou porque ele se *RECUSOU* a ver *INCOERÊNCIA* ou *INFIDELIDADE* da parte de Deus. Ele *CRIA* que Deus *PODERIA* e certamente *RESOLVERIA* o *PROBLEMA*. Nenhuma *SOLUÇÃO* parecia *POSSÍVEL* a não ser que Deus *DEVOLVESSE* Isaque da *MORTE*. Abraão aprendeu uma espécie de ação que deveria esperar da parte de Deus como Seu modo de *SOLUCIONAR* os problemas mais *DIFÍCEIS* da vida. “E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar seu filho” (Gn 22:10). Por um *MOMENTO* parecia que não *HAVIA* mais *SOLUÇÃO*, mas Abraão *NUNCA* deixou de *CONFIAR*, tinha plena *CERTEZA* que Deus também é o *DONO* e *CONTROLADOR* do tempo, nos últimos *MILÉSIMOS* de segundos *ALGO* poderia acontecer. E foi *EXATAMENTE* isso que ocorreu. No *ÚLTIMO* instante, “o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus… Não estenda a sua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho” (Gn 22:11-12). Deus não nos *LIVRA* das *PROVAS*, mas diante da *FÉ*, Deus nos *LIVRA* de qualquer final triste. Nem que seja no *ÚLTIMO* instante, o Senhor *TE LIVRARÁ* do mal, e aprenda dizer como Abraão: *DEUS PROVERÁ*. Até amanhã diante da *PROVIDÊNCIA* divina.
02 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Preciso escrever *NOVAMENTE* o significado bíblico de *FÉ* “Ora, a *FÉ* é o firme *FUNDAMENTO* das coisas que se *ESPERAM*, e a *PROVA* das coisas que se não *VÊEM*” *(Hb 11:1)*. Quando vivemos *PELA FÉ*, aquilo que nós não *VÍAMOS*, passamos a *VER*, aquilo que não *SENTÍAMOS*, passamos a *SENTIR*; aquilo que não era *REAL*, torna-se *REALIDADE*. “Então levantou Abraão os seus *OLHOS* e olhou; e eis um *CARNEIRO* detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o *CARNEIRO*, e ofereceu-o em *HOLOCAUSTO*, em *LUGAR* de seu filho” (Gn 22:13). Abraão *LEVANTOU SEUS OLHOS* e viu um *CARNEIRO*. *FÉ* é a *PROVA* das coisas que se não *VÊEM*. Se você viver *PELA FÉ*, você vai *ENXERGAR* aquilo que sem *FÉ*, nunca *PODERIA* ver. Abraão *ENXERGOU* um *CARNEIRO*, algo que sem *FÉ* nunca veria. Vamos viver *PELA FÉ*, para *ENXERGAR* nossos parentes salvos, a obra *MISSIONÁRIA* sendo executada, novos *TRABALHOS* sendo iniciados e *FINALIZANDO* com novas igrejas sendo *ORGANIZADAS*, novos pastores e missionários sendo *CONSAGRADOS*, novos *SEMINARISTAS* na obra, mais ofertas *MISSIONÁRIAS*. O que falta para vermos *PELA FÉ*? Até amanhã se o Autor e Consumador de nossa *FÉ* permitir.
03 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Deixe-me dar uma pequena *EXPLICAÇÃO* de uma *APARENTE* contradição sobre o *CORDEIRO e o CARNEIRO*. No versículo *8*, Abraão diz a Isaque que Deus providenciaria um *CORDEIRO* *(הַשֶּׂה – CORDEIRO OU CABRITO )* para o sacrifício, mas, no versículo *13*, Deus providenciou um *CARNEIRO* *( אַיִל ’ayil = CARNEIRO)*, e não um *CORDEIRO* (note inclusive que a palavra em *HEBRAICO* mudou completamente *הַשֶּׂה* para *אַיִל* ). Quando Isaque perguntou: “Onde está o *CORDEIRO* para o holocausto?” *(v. 7)*, Abraão respondeu: “Deus mesmo há de prover o *CORDEIRO* para o holocausto, meu filho” *(v. 8)*. E o Anjo do Senhor *INTERVEIO* e impediu a *MORTE* do menino com um *CARNEIRO* *(v. 13)*. A Bíblia diz ainda que: “Abraão deu àquele *LUGAR* o nome de *O SENHOR PROVERÁ*. Por isso até hoje se diz: *”NO MONTE DO SENHOR SE PROVERÁ”* *(Gn 22:14)*. Preste bem atenção no texto que falava que Deus proverá um *CORDEIRO*, mas naquele momento Deus proveu um *CARNEIRO*. A diferença pode muito bem ser *ENTENDIDA* pelo fato de um *CORDEIRO* ser ainda um animalzinho *NOVO* de até quatorze meses, não ter ainda contato *SEXUAL* com a *FÊMEA* e isso lhe dá a *CONOTAÇÃO* de ser *PURO*. Já o *CARNEIRO* está acima de um ano e meio e pode ser um animal *REPRODUTOR* do rebanho. Agora preste mais atenção ainda, o texto diz também que Abraão *DEU* ao *MONTE* o nome de *”O SENHOR PROVERÁ”(יהוה ירה)* e não *E NÃO O SENHOR PROVEU*. Vemos, portanto, que a *PROMESSA* para prover o *CORDEIRO* permaneceu, de modo que o povo costumava dizer “no monte do Senhor *SE* proverá”. Amanhã daremos continuidade nesta explicação (*SE*) tão importante, se Deus nos permitir.
04 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Se Deus *PROMETE*, Ele *CUMPRE*! Então, podemos *PERGUNTAR* como Isaque: “Onde está o *CORDEIRO* prometido para o *HOLOCAUSTO?”* Se o animal que foi *MORTO* foi um *CARNEIRO*. João, o Batista nos dá a *RESPOSTA*: “No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: ‘Vejam! É o *CORDEIRO* de Deus, que tira o pecado do mundo!’ (Jo 1:29). Por isso a diferença do *CORDEIRO e CARNEIRO*. Também a promessa no *FUTURO* e não no *PRESENTE*: *DEUS PROVERÁ*! e não *DEUS PROVEU*. A promessa do *CORDEIRO de DEUS* ainda *ESTAVA POR VIR*. Veja o que ele disse sobre o monte “no monte do Senhor *SE* proverá, o *CARNEIRO* não era o *CORDEIRO de DEUS*! Mas a frase profética *SE PROVERÁ* fala sobre o *CORDEIRO de DEUS*. Note que o *CARNEIRO* já havia sido *SACRIFICADO* e Abraão fala de uma *PROVISÃO FUTURA*. Veremos tal assunto mais detalhadamente no *FUTURO* quando chegarmos no ponto certo sobre tal assunto. Abraão sabia exatamente o que fazer com aquele *CARNEIRO* naquele exato momento, a *FÉ* tornou-se *REALIDADE*, ele via o *SUBSTITUTO* de seu filho, Isaque agora estaria *SALVO*. “…e foi Abraão, e tomou o *CARNEIRO*, e ofereceu-o em holocausto, em *LUGAR* de seu *FILHO*” (Gn 22:13)… Continuaremos amanhã, se o CORDEIRO de Deus permitir.
05 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O *CARNEIRO* foi *PROVISÃO* divina para substituir Isaque de ser sacrificado (o salário do pecado e a morte). Hoje temos um muito maior que o *CARNEIRO*, temos o *CORDEIRO de DEUS*. Dai surge a pergunta: Onde está o *CORDEIRO* em sua *VIDA*? Por muitas vezes paramos para pensar: -Deus não está vendo o estado em que me encontro? Não está vendo minhas lutas? Minha aflição?… Então Deus lhe *PERGUNTA*: -Onde *ESTÁ* o *CORDEIRO*, que EU lhe *PROVI*? Quantas vezes Deus tem nos *ORDENADO* algo e para isso é necessário uma jornada, é necessário *TRILHAR* caminhos que para nós *PARECEM* ser de aflições, fracassos, caminhos de *DESCONTENTAMENTOS* e por falta de *FÉ* em Deus, Aquele que nos *ORDENOU*, parece *DUVIDARMOS* se Ele vai *PROVER* o *CORDEIRO*, então acabamos nos *COLOCANDO* no lugar do *SACRIFÍCIO*… Deus já *PROVEU* o *CORDEIRO* que tira o pecado do mundo, e que o *VENCEU*, e por muitas vezes tem tentado se manifestar em nossas vidas. Quando Abraão viu o *CARNEIRO* preso nos arbustos (Gn 22:13) Deus deixou claro que não queria o *SACRIFÍCIO HUMANO*, visto que naquela época era costume dos povos vizinhos à Israel praticarem esses atos, na qual Ele não se agradava (Lv 20:1,5). Quantas vezes *TENTAMOS* por si *PRÓPRIO*, em nossa *HUMANIDADE*, dar uma *SOLUÇÃO* a nossos *PROBLEMAS* e *ACABAMOS* por não *RESOLVER* e até a *PIORAR*, fazemos um *SACRIFÍCIO DE TOLO*, corremos de um lado para o outro e até *CHEGAMOS* as vezes a *PENSAR* que estamos *FAZENDO* a vontade de Deus, e não estamos devido a nossa *FALTA DE FÉ*. Não esqueça, *SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS*. Até amanhã pela fé.
06 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda explicando o assunto *CORDEIRO de DEUS*, proferido por Abraão. Antes de deixarem o topo da *MONTANHA*, Abraão novamente *PROFETIZA* sobre a vinda do *CORDEIRO de DEUS*: “Abraão deu àquele lugar o *NOME* de ‘*O SENHOR PROVERÁ*’. Por isso até hoje se diz: ‘No *MONTE* do Senhor *SE PROVERÁ*'” (Gênesis 22:14). Cerca de *2.000* anos mais tarde, naquela mesma *MONTANHA* perto de Jerusalém, Deus *OFERECEU* o seu filho *UNIGÊNITO*, o *CORDEIRO* de Deus, como uma *OFERTA* pelo *PECADO* para *RECONCILIAR* o homem *CAÍDO* de Gênesis 3:15 de *VOLTA* ao *SOBERANO*. Em Gênesis 22:2 lemos que a ordem para Abraão foi (…vai-te a terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das *MONTANHAS*…). Alguns *DETALHES* que Deus nos fornece, afirma que essa *TERRA* é *JERUSALÉM*. Veja: “E começou Salomão a edificar a casa do SENHOR em *JERUSALÉM*, no monte *MORIÁ*, onde o SENHOR aparecera a Davi seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu” (II Cr 3:1). Preste atenção que o *SACRIFÍCIO* de Isaque seria em uma *MONTANHA* na terra de *MORIÁ*, que seria o *MONTE MORIÁ*. Descrito por Salomão, seria em Jerusalém, então seria o mesmo *MONTE* onde Jesus, o *CORDEIRO* de Deus foi *SACRIFICADO*. Daí o texto proferido por Abraão depois de haver *SACRIFICADO* o *CARNEIRO*: “No *MONTE* do Senhor *SE PROVERÁ*! Essa *PROVISÃO* era o *CORDEIRO PURO*, pois a *SALVAÇÃO* para Isaque e para toda humanidade, não poderia *PROVER* de um *ANIMAL*, pois esse *SANGUE* não era *PURO* como o de Jesus o *(CORDEIRO de DEUS que TIRA o PECADO do MUNDO)*. Entendeu??? Amanhã tem mais com a permissão do Soberano.
07 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A Palavra de Deus é um livro todo *INTERLIGADO*, os versículos, capítulos e livros vieram de uma mesma *MENTE (DEUS)*, por isso, viver *PELA FÉ* é ter a *CERTEZA* que Deus já *ENVIOU* o *CORDEIRO*. Deus quer *RENOVAR* contigo suas *PROMESSAS*, mesmo aquelas que você já não tem mais *ESPERANÇA*, Ele só deseja que você *CONFIE NELE*, pois o *“CORDEIRO”* Ele já *PROVEU*. O sacrifício que deve ser dado a Ele é aquele em que devemos nos libertar da *FALTA de FÉ*. Deposite todos esses sentimentos e confiança no *CORDEIRO* e Deus *CUMPRIRÁ* as promessas em sua vida, assim como fez à Abraão. Veja o que *OCORREU* com Abraão depois de *TAMANHA* obediência: “Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela *SEGUNDA* vez desde os céus, E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta *AÇÃO*, e não me *NEGASTE* o teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz” (Gn 22:15-18). Veja os vocábulos: *ABENÇOAREI; MULTIPLICAREI; POSSUIRÁ; BENDITAS; TODAS* Todas essas bençãos proferidas a Abraão depois que ele viveu *PELA FÉ*. E agora, vamos ou não viver *PELA FÉ*?. Até amanhã…
08 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Mais um *DETALHE* provando que as palavras de Abraão “No *MONTE* do Senhor *SE PROVERÁ*, estavam diretamente ligado com a *PROFECIA* sobre Jesus. Nas *PROMESSAS* de Deus para com Abraão, depois de todo ocorrido do possível sacrifício de Isaque. Veja: “E em tua *SEMENTE* serão benditas *TODAS* as nações da terra…” (Gn 22:18). O cumprimento da profecia de Gênesis 3:15 estava em andamento, a *SEMENTE* da *MULHER* viria mais cedo ou mais tarde. O escritor usa *SEMENTE ou DESCENDÊNCIA* no *SINGULAR*, mas usa *BENDITAS; TODAS; NAÇÕES*, tudo no plural. O apóstolo Paulo escreve sobre este *MESMO* assunto cerca de 2000 anos depois: “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de *JUSTIFICAR PELA FÉ* os gentios, anunciou primeiro o *EVANGELHO* a Abraão, dizendo: *TODAS* as nações serão benditas em ti” (Gl 3:8). Veja a explicação de Paulo: “Ora, as *PROMESSAS* foram feitas a Abraão e à sua *DESCENDÊNCIA*. Não diz: E às *DESCENDÊNCIAS*, como falando de *MUITAS*, mas como de *UMA SÓ*: E à *TUA* descendência, que é *CRISTO*” (Gl 3:16). Ficou claro as palavras proféticas de Abraão *”No monte do Senhor SE PROVERÁ”*. Havia sido derramado o sangue de um *CARNEIRO* como substituto de Isaque, mas o sangue do *CORDEIRO de DEUS*, seu *UNIGÊNITO*, *PURO, PERFEITO, IMACULADO*, que tinha *PODER* para *TIRAR PECADOS*, ainda era algo para o *FUTURO* no período de Abraão. Entendeu??? Amanhã continuaremos se o *CORDEIRO de DEUS* permitir!!!
09 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O autor de aos Hebreus menciona praticamente uma sequência tratando sobre o assunto *FÉ*, relacionando os personagens do livro de Gênesis. Por isso, iremos falar agora do filho, neto e bisneto de Abraão, que está registrado em Hebreus 11:20-22. Sem mudar nosso assunto, ele continua mencionando que todos eles viveram *PELA FÉ*. Quando fala sobre Isaque, menciona a benção sobre Jacó e Esaú, no tocante as *COISAS FUTURAS* (Hb 11:20). Isto é viver *PELA FÉ*. Fé é acreditar naquilo que não pode *VER*, mas ter a *CERTEZA* que vai *ACONTECER!* Foi assim que Isaque *ABENÇOOU* a Jacó. Se você *ABENÇOAR* seu filho, tem que ser *PELA FÉ*, tem que haver a *CERTEZA* de que sua *BENÇÃO* irá se cumprir *(NO PODER DO SOBERANO)*. Pois quando a coisa em si não *EXISTE* e a benção é *VERBALIZADA*, a *FÉ* deve necessariamente *GOVERNAR*. Jacó abençoou os filhos de José antes de morrer, devemos abençoar e não amaldiçoar nossos filhos. Eles carecem muito do nosso ensino e de nosso exemplo. Preste atenção que estão envolvidas *QUATRO* gerações e que bisneto, neto e filho, todos aprenderam a viver *PELA FÉ* , pelo exemplo do servo Abraão. José o quarto na geração de Abraão, também deixou seu exemplo de *FÉ*. Ele tinha uma firme *CERTEZA* de que eles *POSSUIRIAM* a terra da *PROMESSA*, que ele exigiu um juramento deles para que eles removessem seus restos *MORTAIS* com eles, para que ele pudesse ser enterrado na terra de seus pais. Ele não poderia ter exigido se não fosse *PELA FÉ*. Tinha a *CERTEZA* em algo que não podia *VER*, isso é viver *PELA FÉ*. Nós vivemos essa *FÉ?* Até amanhã *PELA FÉ*.
10 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quando passei a escrever sobre *FÉ* e comecei usar o texto de Hebreus, foi pelo motivo da *FÉ* de Joquebede, a mãe de Moisés. E agora chegamos no texto de aos Hebreus que fala sobre o personagem Moisés e seus *PAIS*. De Hebreus 11:23 ao 29 o assunto envolve esses personagens. Uma frase que indica a *FÉ* de Moisés é: “porque ficou *FIRME*, como vendo o *INVISÍVEL*” (Hb 11:27). Só essa frase já indica a *CERTEZA* que vivia Moisés. Muitos cristãos na era atual vivem se perguntando: Será que vou casar? E se perder o meu emprego, como sobreviverei? Se adoecer, o que será de mim? O que acontecerá com meus filhos? Será que Deus me chamou para obra? Como vou entender o chamado de Deus? E tantas outras *PERGUNTAS* duvidosas que surgem no decorrer da nossa *VIDA* cristã. O que eu *QUERO* lhe dizer em uma *AFIRMAÇÃO* é que a mesma *FONTE* de *FÉ* de Moisés e de *TODOS* outros *PERSONAGENS* bíblicos, não mudou. Deus *AINDA* é a *ÚNICA* certeza nesta vida. Você pode *CONTAR* com Ele para permanecer *FIRME* enxergando o *INVISÍVEL*. Na verdade, só *PELA FÉ* no *SOBERANO*, poderemos *VER* como Moisés, *AQUILO* que outros *MORTAIS* não podem *VER*. A *ESTARDA* pode parecer *ESCURA* e os obstáculos *INTRANSPONÍVEIS*, *MAS* saiba que *PELA FÉ* o *SOBERANO* vai adiante *ABRINDO* o caminho, tornando aquilo que é *INVISÍVEL* em algo *REAL* em nossas vidas. Viva *PELA FÉ!*. Sem *FÉ* é *IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS!* Até amanhã, com a permissão do Pai, enxergando o invisível.
11 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Vejamos vários *COMENTÁRIOS* escrito pelo autor de Hebreus sobre Moisés e seus familiares: *”PELA FÉ* Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus *PAIS*, porque viram que era um menino formoso; e não *TEMERAM* o mandamento do rei” (Hb 11:23). A mensagem bíblica *CONTINUA* a *MESMA* e sempre será a mesma *PELA FÉ*… *FOI ESCONDIDO TRÊS MESES POR SEUS PAIS*, decisões que *PRECISAMOS* tomar na *VIDA*, que acarretarão *BENÇÃOS* ou *MALDIÇÕES* no futuro. Ninguém irá *TOMAR* aquelas decisões que cabem *UNICAMENTE* a você. Os *PAIS* de Moisés precisam *DECIDIR* sobre a *VIDA* do menino, *ARRISCANDO* suas próprias vidas. Muitas das nossas *DECISÕES* agora no *PRESENTE* acarretarão *BENÇÃOS* no futuro. Veja: Os *MISSIONÁRIOS* que estão no campo hoje, *TOMARAM* tais *DECISÕES* anos atrás, e se eles não *TIVESSEM* vindo até nós, como *CONHECERÍAMOS* a verdade? A sua *DECISÃO* de servir a Deus deve ser *CONCRETIZADA* o mais cedo melhor, e isso só é possível *PELA FÉ*. As igrejas precisam tomar a *DECISÃO* de abrir novos trabalhos, *TREINAR* mais seminaristas, *INVESTIR* financeiramente na obra missionária, *ENVIAR* mais missionários. Quanto mais *DEMORAMOS*, mais almas *ENTRAM* no inferno, e quem irá *PRESTAR* contas a Deus um dia? Pense nisso!? Até amanhã com a permissão do Pai celestial.
12 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Os pais de Moisés *DESOBEDECERAM* as ordens do *REI*, poderiam assim ser *PENALIZADOS* com a *SENTENÇA* de *MORTE*. “Porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei” (Hb 11:23b). Existem *DECISÕES* que colocam nossa *VIDA* em *RISCO*, muitos *MISSIONÁRIOS* morreram por *AMOR* ao Dono da Obra. Todos apóstolos *MORRERAM*, porque viveram *PELA FÉ* Veja o relato escrito aos hebreus: “Os quais *PELA FÉ* venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as *BOCAS* dos *LEÕES*, apagaram a força do *FOGO*, escaparam do fio da *ESPADA*, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus *MOSTOS*; uns foram *TORTURADOS*, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram *ESCÁRNIOS* e *AÇOITES*, e até *CADEIAS* e *PRISÕES*. Foram *APEDREJADOS*, *SERRADOS*, *TENTADOS*, *MOSTOS* ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho *PELA FÉ*, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma *COISA MELHOR* a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. (Hb 11:33-40). Isso sim é viver *PELA FÉ*. Por hoje chega, relembrando como meus irmãos morreram na *FÉ*, vou orar e pedir para que cada leitor entenda o que é *MISSÕES PELA FÉ*.
13 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó” (Hb 11:24). Moisés precisava tomar uma decisão *PELA FÉ*, a sua decisão definiria a sua identidade! Ele era filho de escravos hebreus e foi criado pela filha de faraó, família real. Mas qual era a verdadeira identidade de Moisés. Qual é a sua verdadeira identidade? Você é filho de Deus? Cumpre as ordens de Deus??? A decisão de Moisés acarretaria em grandes consequências, suas opções eram as seguintes: Faço de contas que sou filho da filha de Faraó. Se for assim, terei fama, todo dinheiro do mundo que eu quiser, terei luxo e tudo o que desejar. Terei fortuna, prazeres e status *(fantasia!)*. Ou a segunda opção seria: admito as minhas raízes como hebreu e retorno a viver com os escravos e ser humilhado, desgraçado, tendo que fazer trabalho duro e possivelmente perder a minha própria vida? *(realidade!)*. Moisés tomou a decisão certa e esta decisão afetou o resto de sua vida. Serei o que Deus me fez para ser, essa foi sua decisão. Qual a sua decisão depois que se entregou a Jesus Cristo? Em qual área você está servindo em sua Igreja? Você não foi chamado para ser um pastor ou um missionário? O que falta? Qual a sua decisão? Espero que tome logo, pois amanhã pode ser tarde demais! Amanhã continuaremos se o Pai permitir, lembrando que milhares de almas foram para o inferno ainda hoje, a Organização das Nações Unidas estima que 102 pessoas morram por minuto, o que equivale a 146.880 mortos por dia. Você não sente nada?
14 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Moisés *HONROU* suas *RAÍZES*, afirmou quem ele era: *EU SOU HEBREU*. É hora de *AFIRMARMOS* nossa verdadeira *IDENTIDADE*, como vimos em meditações anteriores, “Deus não se *ENVERGONHOU* de Abraão lhe chamar seu Deus”, precisamos *AFIRMAR* diante dessa sociedade *CORRUPTA* e *PERDIDA* que temos um Deus *TODO PODEROSO*, que existe um *CRIADOR* e que prometeu um *LIBERTADOR* para *SALVAR* a especie humana do *PECADO*. Precisamos assumir nossa *IDENTIDADE* de *SERVOS* de Jesus Cristo. Precisamos assumir nosso *LUGAR* na *OBRA* de Deus e *DESPREZAR* aquelas ofertas do inferno “Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado” (Hb 11:25). Moisés preferiu *SER MALTRATADO*!!! Isso é, Moisés fez a *ESCOLHA* de Deus!!! Nós precisamos *ASSUMIR* a identidade que Deus nos deu, o que estamos fazendo com o verso de Atos 1:8 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e *SER-ME-EIS* testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra”. Temos que *PARAR* um pouco e *PENSAR*. Quem sou eu? O que estou fazendo? Se sou salvo, por que ainda estou nessa terra? Ao morrer, que legado deixarei? Quantas pessoas levei até Cristo? Moisés assumiu a sua identidade. E você? Até amanhã se Deus permitir.
15 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: As *DECISÕES* de Moisés mostra o quanto ele levava a sério o *MANDAMENTO* de colocar Deus em *PRIMEIRO* lugar. No verso *24* ele *RECUSOU* algo, mas no verso *25* e *ESCOLHEU* algo. As *DECISÕES* são assim, precisamos *ENTENDER* e *RECUSAR* aquilo que não *VEM* de Deus, mesmo *PARECENDO* ser bom aos *OLHOS*. E *ACEITAR* aquilo que *VEM* do Pai, mesmo que a *APARÊNCIA* seja ruim. A *REJEIÇÃO* quase sempre vem acompanhada de uma *ACEITAÇÃO*. Quando decidir *RECUSAR* de continuar servindo a nas minhas formações seculares para *ESCOLHER* servir no *MINISTÉRIO*, naquele momento eu *ESCOLHI* a *ESCOLHA* de Deus!!! Nunca me arrependi de ter deixado um *SALÁRIO* maior, por uma *OFERTA* menor, pois sei que o que construiria com aquele salário maior, seria muito superado com as ofertas menores. Assim é o agir de Deus! Moisés deixou as *RIQUEZAS* do palácio para *SOFRER* com o povo de Deus num deserto. Isto é *FÉ*. Moisés disse que preferia ser “maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado” (Hb 11:25). Não deixe que o prazer do *PECADO* te impeça de *SERVIR* a Deus. Tome a *DECISÃO* certa! Até amanhã se Deus permitir orando pela sua *DECISÃO*.
16 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Qual a sua *PRIORIDADE*? “Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a *RECOMPENSA*”. (Hb 11:26). Lembra de Abraão que almejava a *PÁTRIA CELESTIAL*, não *FOI* diferente com Moisés, ele *PELA FÉ* enxergava *GRANDE* riqueza, *ONDE* o mundo *NÃO PODE VER* *”TENDO POR MAIORES RIQUEZAS O VITUPÉRIO DE CRISTO”*, nosso irmão Paulo escrevendo aos Coríntios disse: “Porque a palavra da cruz é *LOUCURA* para os que *PERECEM*; mas para *NÓS*, que somos *SALVOS*, é o *PODER* de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus *LOUCA* a *SABEDORIA* deste mundo? Visto como na *SABEDORIA* de Deus o mundo *NÃO* conheceu a Deus pela sua *SABEDORIA*, aprouve a Deus salvar os crentes pela *LOUCURA* da pregação”. (1 Cor 1:18-21) E ainda completou “Mas Deus escolheu as coisas *LOUCAS* deste mundo para *CONFUNDIR* as *SÁBIAS*; e Deus escolheu as coisas *FRACAS* deste mundo para *CONFUNDIR* as fortes; E Deus escolheu as coisas *VIS* deste mundo, e as *DESPREZÍVEIS*, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (1 Cor 1:27-31). Vamos viver *PELA FÉ*, até amanhã se Deus permitir.
17 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Moisés aguardava uma *RECOMPENSA*, a qual só conhecemos e alcançamos *PELA FÉ*. Moisés definiu *PRIORIDADES* em sua vida, e tomou a *DECISÃO* certa *”PELA FÉ* deixou o Egito, não *TEMENDO* a ira do rei; porque ficou *FIRME*, como vendo o *INVISÍVEL”* (Hb 11:27). Dizer *SIM* a Deus é dizer *NÃO* a várias outras coisas. É *RENUNCIAR* a vontade da *CARNE* e viver no espírito. Moisés não *TEMEU* a ira da *AUTORIDADE* máxima da *ÉPOCA*, porque *TEMIA* a autoridade *MÁXIMA* do universo, o *SOBERANO*; o *ETERNO*; o *CRIADOR*; o *TODO PODEROSO*; o *ÚNICO DEUS VIVO*. Se Moisés *ERRASSE* em sua *DECISÃO* não sofreria sozinho, mas uma *MULTIDÃO* dependia de sua *ESCOLHA*. Você já imaginou *QUANTAS* almas dependem de sua *DECISÃO*? Pense no apóstolo Paulo, quantas *ALMAS* eles *LEVOU* a Cristo, tudo porque *TOMOU* uma *DECISÃO* sábia. Mas quantas almas *IRIAM* para o *INFERNO* se Paulo não *ESCOLHESSE* o que Deus tinha *SEPARADO* para ele. Sua *DECISÃO* hoje também é *IMPORTANTE*, muitas almas *AGUARDAM* pela *PRIORIDADE* em sua *VIDA*. Se as *IGREJAS* estivessem mais *EMPENHADAS* nas *PRIORIDADES*, a obra *MISSIONÁRIA* já teria *AVANÇADO* muito. O que está *ACONTECENDO* é que as *PRIORIDADES* nas *IGREJAS* não são as *PRIORIDADES* de Deus. Até amanhã com a permissão do Pai e que você entenda qual é a prioridade de Deus em sua vida.
18 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Nós precisamos tomar uma *DECISÃO* em escolher a quem *SERVIR*. Quem é *AUTORIDADE* máxima em sua *VIDA*? Se Deus é nosso Senhor, por que então não *OBEDECEMOS*? Moisés estava disposto *OBEDECER* a qualquer *PREÇO*. *”PELA FÉ* celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse” (Hb 11:28). Comentamos nas meditações anteriores sobre o *CORDEIRO*, algo que voltaremos a mencionar quando chegarmos no assunto *PÁSCOA* no livro do Êxodo. Mas, preste atenção na mensagem que se repete *PELA FÉ* celebrou a Páscoa… *”PELA FÉ* passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram” (Hb 11:29). Faraó era o *soberano* na *TERRA*, mas a *AUTORIDADE* máxima na *VIDA* de Moisés era o *SOBERANO* do *UNIVERSO*. Aquele que julgou o *soberano* da terra (FARAÓ) e *HONROU* a Moisés seu servo *APARECENDO* no monte da transfiguração ao lado de seu filho Jesus Cristo. Se você tomar a decisão certa, o *SOBERANO* também te honrará. Qual a sua decisão? Até amanhã se Deus permitir.
19 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: *FINALIZANDO* o assunto Moisés em *HEBREUS* para voltar ao *ÊXODO*, quero *RESUMIR* a vida desse *PERSONAGEM*: Moisés vivendo *PELA FÉ* foi um dos *MAIORES* líderes de toda história, mesmo suas *RAÍZES* sendo de uma *FAMÍLIA* de *ESCRAVOS*. Foi um dos maiores *ESCRITORES* do Canon Sagrado; único a quem Deus *ENTREGOU* os dez mandamentos, pois ninguém poderia nem se *APROXIMAR* do monte! Um homem que *PELA FÉ* soube *RECUSAR* e *ACEITAR* as coisas certas. Um servo que tinha *PRIORIDADES* em sua *VIDA*, não arriscou servir a um deus *ERRADO*, aceitou a palavra do Deus *VIVO* mesmo sendo *INVISÍVEL* aos olhos humanos, mas *VISÍVEL* aos olhos da *ALMA*. Moisés *PELA FÉ* enxergou o *INVISÍVEL*, pôde ver aquilo que o homem *NATURAL* não compreende, como disse nosso irmão Paulo: “Ora, o homem *NATURAL* não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem *LOUCURA*; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Cor 2:14). Enfim, *PELA FÉ* se entregou a *AUTORIDADE* máxima, o único *SOBERANO*, aquele em que devemos tudo! Por que não se *ENTREGAR* a Ele hoje? Por que não deixar a *VONTADE* Dele *PREVALECER* sobre a sua *VONTADE*? Por que *RESISTIR* ao seu chamado? Termino *ORANDO* por cada *LEITOR* a tomar a *DECISÃO* certa na vida… Até amanhã com uma *DECISÃO* acertada.
20 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Queridos leitores, quando comecei a *EXPLANAR* o assunto *PELA FÉ* mencionado pelo *ESCRITOR* de aos Hebreus, foi devido a *FÉ* de *JOQUEBEDE*, a *MÃE* de Moisés, e queria mostrar como os hebreus mencionavam tal assunto. Aproveitei para *APRESENTAR* outros *PERSONAGENS* no livro de aos *HEBREUS*, mas agora volto as meditações para Êxodo, *PORQUE* temos *MUITO* a aprender sobre o *LIBERTADOR* *PROMETIDO* nesse livro. Ao *CONTRÁRIO* do livro de Gênesis que *ABRANGE* um período *LONGO* de quase 2.500 anos, o livro do Êxodo abrange um *PERÍODO CURTO*. Apesar de Moisés ter *SIDO* um dos maiores *LÍDERES*, viveu cerca de 120 anos. (1.526 aC à 1.406 aC) que é *PRATICAMENTE* o *PERÍODO* do livro. Depois de Moisés passar toda sua infância na *CORTE*, agora já um homem adulto, um fato *FATO* sua *VIDA*. “E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos” (Êx 2:11). Moisés estava *SENDO* preparado por Deus para ser o *LIBERTADOR* do povo de *ISRAEL* da *ESCRAVIDÃO EGÍPCIA*, não era o *LIBERTADOR* prometido de Gênesis 3:15 que livraria o *HOMEM* do *PECADO*. Sendo assim, Moisés começou a *AGIR* em prol da *LIBERDADE* de Israel… Amanhã continuaremos com essa história fantástica se o Criador permitir.
21 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Moisés agora já era homem *ADULTO*, com seus *40* anos de idade, Estevão nos *ENSINA* que ele foi *INSTRUÍDO* em toda a *CIÊNCIA* do Egito, uma nação de um povo *CULTO*. Moisés era física, intelectual e mentalmente um *GRANDE HOMEM*. Diante de uma situação em ver um *IRMÃO* hebreu sendo *FERIDO*, não *SUPORTOU*, logo *REAGIU*: “E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, *MATOU* ao egípcio, e escondeu-o na areia” (Êx 2:12). Esse *VERBO* em hebraico *(MATOU = וַיַּךְ = VAYAKH)* pode ser traduzido por *(espancar, ferir)*, Ai está um *assunto* que devemos estudar, mas não vou tratar agora. O que chama a atenção é a *PREOCUPAÇÃO* de Moisés com seus *IRMÃOS*. Na sequência a Bíblia diz: “E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo? O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto. Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço” (Ex 2:13-15). Sabendo dessa situação Moisés resolve *FUGIR*! Amanhã veremos, se Deus permitir que *FÉ* também significa *FUGIR* na hora certa.
22 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Pense, aquele que Deus estava *SEPARANDO* para *LIBERTAR* seu povo Israel, na *PRIMEIRA* dificuldade resolve *FUGIR*. Mas *FÉ* também *SIMBOLIZA* fugir na *HORA* certa. Pense em um homem que não era Egípcio, criado com toda *POMPA* de um *PRÍNCIPE*, agora *FOGE* para um deserto sem rumo certo. No *DESERTO* há uma descompensação de temperatura que provoca um grande *DESGASTE* ao organismo, durante o *DIA* a temperatura chega aproximadamente *50ºC*,o que durante a *NOITE* a temperatura cai para aproximadamente *-10ºC*. Moisés havia atravessado o *DESERTO* e a providência divina o acompanhava. Moisés chegando a *TERRA* de Midiã, assentou-se junto a um *POÇO*. A partir de então, ele *ENTENDEU* que Deus tinha um novo *PROJETO* para sua *VIDA*, ele encontrou as filhas de Reuel e as defendeu. Ele amava a *JUSTIÇA*. O dever o levou a *SOCORRER* aqueles que eram maltratados. Ele aparentava ser um homem que possuía um espírito gentil e prestativo. Novamente podemos ver que Moisés tinha como características a *CORAGEM* e a força física. Não há *DÚVIDA*, ele foi criado para *GUERRA*. Havia nele uma *COMBINAÇÃO* de *FORÇA* e *GENTILEZA* de caráter. Moisés passa a morar em Midiã e recebe Zípora por esposa e constituiu família com dois filhos. Amanhã continuaremos se Deus permitir e que você possa descobrir o projeto de Deus para sua vida.
23 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Os *ANOS* passaram, agora Moisés tinha cerca de *80* anos, *CONSTITUI* uma família. Moisés *PASSAVA* pela *ESCOLA* de Deus. Período bem *DIFERENTE* daquele que esteve no *PALÁCIO*, não *MENOSPREZE* os *MÉTODOS* de Deus. É nessa *ESCOLA* que aprendemos a *SERVIR* verdadeiramente! “E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu *CLAMOR SUBIU* a Deus por causa de sua *SERVIDÃO*. E *OUVIU* Deus o seu *GEMIDO*, e lembrou-se Deus da sua *ALIANÇA* com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E *VIU*Deus os filhos de Israel, e *ATENTOU* Deus para a sua condição” (Ex 2:23-25). O *CLAMOR* do povo *CHEGA* até Deus, que *OUVINDO* prepara seu *PLANO* para a *LIBERTAÇÃO* de seu *POVO*, justamente pelas *MÃOS* daquele que tinha *FUGIDO* para o deserto e que logo, irá ter um encontro *CELESTIAL*, que mudaria a sua *VIDA* para *SEMPRE*. Vamos comentar o encontro de Moisés com Deus, algo que para todos nós *DEVE* ser *INESQUECÍVEL*. Ele apascentava o rebanho de Jetro, andava bastante, procurando pasto, foi quando se aproximou do monte, ele viu uma *SARÇA* em chamas, mas não se *CONSUMIA*. A curiosidade *VENCEU* a vontade de Moisés e ele se virou… Amanhã continuaremos com a permissão do *SOBERANO*.
24 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Essas meditações estão baseadas em Êxodo capítulo *3*, não estou colocando os textos por causa do espaço. Com o passar do *TEMPO*, Moisés parecia ter *ESQUECIDO* de seu *POVO*, tinha uma vida *TRANQUILA*, deixou de lado o *PASSADO* e sua *FAMÍLIA*, se fez de *ESQUECIDO* sobre o *SOFRIMENTO* de seus *IRMÃOS* hebreus, resolveu *CUIDAR* dos *NEGÓCIOS* de seu sogro. Você ainda lembra qual a sua missão aqui nesta terra? Cuidado para não esquecer e se envolver com negócios alheios!!! Mas, de repente algo aconteceu. Algo *EXTRAORDINÁRIO* em seu dia quase *COMUM*. A ação do Espírito Santo o *IMPELIU* a mudar sua *ROTA* e o levou a sair do seu *COMODISMO*. Moisés teve um *ENCONTRO* sobrenatural com Deus e viu uma *SARÇA* que *ARDIA* e não se *CONSUMIA*. O que Deus tem *FEITO* de *DIFERENTE* para te *TIRAR* do *COMODISMO*? Não se *TORNE* uma pessoa *COMUM*, você é *FILHO* do Rei, tem uma *MISSÃO* a cumprir aqui nessa terra, *EXECUTE* enquanto há *ESPERANÇA*. Deus *MOSTROU* uma *SARÇA* em *CHAMAS* para Moisés… Amanhã veremos o que é uma sarça, sempre com a permissão do Criador.
25 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O que era a *SARÇA* ardente? Esse vocábulo só aparece duas vezes nas sagradas escrituras. Vinda do termo hebraico *( סְנֶה. = seneh = sarça )* que é um *ARBUSTO*. Pela passagem bíblica não é *POSSÍVEL* dizer qual era sua *ESPÉCIE* exatamente, mas considerando a região em que ocorreu o fato, e por etimologicamente a palavra derivar de *”ESPETAR”* é possível que a *SARÇA* seja um *ARBUSTO ESPINHOSO*, da família das acácias. Outro termo que deve certa explicação no verso é *O ANJO DO SENHOR*. Em hebraico: (anjo = מַלְאָךְ = malach), que significa mensageiro. Em grego: (anjo = ἄγγελος = ággelos) que significa mensageiro. *O* Anjo do SENHOR, portanto, é “O Mensageiro do SENHOR“ (Já começa aqui uma semelhança com Cristo – Mt 4:23; Ef 2:17). No Novo Testamento *NÃO* vemos menção alguma sobre *APARIÇÕES* do Anjo do SENHOR como no Antigo. Deste anjo que fala de Deus em primeira pessoa, ou seja, como sendo ele o próprio Deus. Essas são algumas passagens que aparecem *O ANJO DO SENHOR* Gênesis 16:7-14; 22:11-18; Êxodo 3:1-18; Juízes 2:1-7; 6:11-24; 13:3-22; Zacarias 3:1-7… Amanhã continuaremos com a permissão do Pai.
[26/10 00:55] Pr Humberto: MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quando a Bíblia descreve *O ANJO DO SENHOR*, ela está se referindo *APARIÇÃO* de Jesus no Velho Testamento, isso conhecemos por *TEOFANIA* ou *CRISTOFANIA*, que são termos *TEOLÓGICOS* para *DESIGNAR* as *APARIÇÕES* de Cristo antes de ser *ENCARNADO*. São *DENOMINADAS* aparições *VISÍVEIS* de Deus. É um conceito de cunho teológico que significa a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa. Quando a Bíblia cita *UM ANJO DO SENHOR* ou *UM ANJO*, está se referindo a criatura *ANJO = MENSAGEIRO*. A *SARÇA* era um simples *ARBUSTO* natural e *ESPINHOSO*, mas que foi *ILUMINADO* com uma chama *SOBRENATURAL*. A *SARÇA ARDENTE* foi acesa sem *NENHUMA* ação *HUMANA*, e permanecia *ACESA* sem que fosse *CONSUMIDA*, ou seja, algo cientificamente *IMPOSSÍVEL*, um verdadeiro milagre. A revelação de Deus ali não estava *LIMITADA* apenas a *SARÇA* que queimava sem ser consumida, mas *ESPECIALMENTE* em sua *PALAVRA* declarando a Moisés que Ele é o *DEUS SANTO*. Portanto, o *SIGNIFICADO* da *SARÇA* ardente aponta *DIRETAMENTE* para a *AUTOSSUFICIÊNCIA* de Deus, ou seja, o *ARBUSTO* não era *CONSUMIDO* porque o *FOGO* que estava ali não *NECESSITAVA* de *COMBUSTÍVEL* para *QUEIMAR*, isto é, a *CHAMA* que estava *SOBRE* a *SARÇA* é *VIVA* por si mesma, um símbolo da santidade inacessível de Deus. Até amanhã com a permissão do Pai.
27 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Notamos algo interessante no capítulo três de Êxodo. Deus sempre quer se *COMUNICAR* com a especie *HUMANA*. O *SOBERANO* falava com um *SIMPLES MORTAL* que era Moisés de uma forma *SOBRENATURAL* (a sarça) que é o *NATURAL* de Deus. Deus quer se *COMUNICAR* também com você! Você sabe disso? Outro ponto que precisamos *OBSERVAR é que Deus sempre está *PREOCUPADO* conosco. Muitas pessoas acham que suas *AFLIÇÕES* não são percebidas por Deus. Se sentem *INJUSTIÇADAS*, sozinhas, se perguntam o porquê tantas coisas *ACONTECEM COMIGO*, mas a realidade é que o Senhor está *ATENTO* aos nossos *SOFRIMENTOS* e Seu desejo é nos *LIVRAR* e *CONDUZIR* para um lugar muito melhor do que onde estamos. Deus estava *PREOCUPADO* com as *AFLIÇÕES* do povo de Israel “Tenho visto atentamente a *AFLIÇÃO* do meu *POVO*, que está no Egito, e tenho *OUVIDO* o seu *CLAMOR* por causa dos seus exatores, porque *CONHECI* as suas *DORES*. Portanto *DESCI* para *LIVRÁ-LO* da mão dos egípcios, e *PARA FAZÊ-LO SUBIR DAQUELA TERRA, A UMA TERRA BOA E LARGA, UMA TERRA QUE MANA LEITE E MEL*” (Ex 3:7,8). Se *VOCÊ* está se sentido *SÓ*, saiba que Deus está *CONTIGO*, e que olha sempre para nossas *AFLIÇÕES*, querendo sempre nos *COLOCAR* em um lugar *MELHOR*. Se possível não perca a meditação de amanhã, é importante para entender o que Deus quer de cada um de nós.
28 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Outro ponto interessante em Êxodo três é quando Deus disse que queria *CONTAR* com Moisés. Deus *PRECISA* de um *SIMPLES MORTAL?* No *verso 3* Moisés quis virar-se para ver o que acontecia na Sarça. Mas no *verso 4*: “E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça”… Já no *verso 5*, Deus *PROÍBE* Moisés de fazer algo “Não te chegues para cá”… No *verso 6* “E Moisés encobriu o seu rosto, porque *TEMEU OLHAR* para Deus”. Nos próximos *VERSOS* Deus menciona a *AFLIÇÃO* do povo de Israel e de repente no *verso 10*: “Vem agora, pois, e *EU* te *ENVIAREI* a Faraó para que *TIRES* o meu povo (os filhos de Israel) do Egito”. *PRESTE MUITA ATENÇÃO*…Deus *CONVERSA* com um *SIMPLES* mortal *(MOISÉS)* e diz que quer *CONTAR* com *ELE* para *LIBERTAR* seu povo da escravidão de Faraó. Deus é *SOBERANO* e em sua *SOBERANIA* *ESCOLHEU* simples *MORTAIS* *(EU E VOCÊ)* para realizarem *SUA* obra. Não temos o direito de dizer *NÃO* a Deus, Ele é *SOBERANO = DONO*. Assim é a obra *MISSIONÁRIA*, Deus quer usar *SIMPLES MORTAIS*, para realizar a *OBRA* perfeita, levar o plano *REDENTOR*, a profecia de Gênesis 3:15, o *LIBERTADOR* prometido, o *CORDEIRO* de Deus, o *SALVADOR JESUS CRISTO* a todas as *ALMAS* que estão perecendo…*ATÉ OS CONFINS DA TERRA*. *VOCÊ* vai ser este instrumento? *VOCÊ* vai ajudar alguém que quer ir? *VOCÊ* vai orar para aparecer alguém? Até amanhã, Deus quer contar com *VOCÊ*!!!
29 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: *ONTEM* meditamos na questão que Deus *USA* seres humanos em sua *OBRA*, estamos observando isso em Êxodo capítulo três. *HOJE* veremos que além de *QUERER* nos usar, Ele nos dá *GARANTIA* de que estará *CONOSCO*. Quando Deus disse que *ENVIARIA* Moisés até Faraó, a *REAÇÃO* de Moisés foi: *”QUEM SOU EU, QUE VÁ A FARAÓ E TIRE DO EGITO OS FILHOS DE ISRAEL?”* (Êx 3:11). Nossa *REAÇÃO* não é diferente quando Deus nos *CONVOCA* para alguma obra *ESPECIFICA* ou para algum trabalho de *LIDERANÇA* em sua Igreja *”QUEM SOU EU, QUE VÁ”*. Mas *LEMBRE-SE* que Deus é o *SOBERANO*, mais uma vez deixe-me explicar o que significa *SOBERANIA*: “é a qualidade de algo ou alguém que é soberano, isto é, uma autoridade superior (com mais poder e domínio) em comparação os demais…” A *SOBERANIA* de Deus representa o seu *PODER MÁXIMO* e *ABSOLUTO* sobre todas as coisas *EXISTENTES* na Terra. Quando Deus quis *CONTAR* com Moisés, ele também deu a garantia *”CERTAMENTE EU SEREI CONTIGO”* (Ex 3:12). Se o *SOBERANO* garante sua *PRESENÇA* conosco, o que mais nós *PRECISAMOS*? E por que não *ACEITAMOS* os chamado do Senhor? Quando Deus te *CHAMAR* na próxima vez lembre-se *”CERTAMENTE EU SEREI CONTIGO”*. Creio que com essa certeza ( *PELA FÉ* ), nunca mais dirá: *NÃO* ao Senhor. Até amanha com a permissão Daquele que disse: *”CERTAMENTE EU SEREI CONTIGO”*.
30 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Revisando: Deus se *COMUNICA* com o homem, Deus quer *CONTAR* com o homem, Deus *CHAMA, ENVIA E GARANTE* a sua proteção *”CERTAMENTE EU SEREI CONTIGO”*. Quando Deus se *APRESENTOU* a Moisés, foi assim: “Eu sou o *DEUS* de teu pai, o *DEUS* de Abraão, o *DEUS* de Isaque, e o *DEUS* de Jacó. E Moisés *ENCOBRIU* o seu rosto, porque *TEMEU* olhar para Deus” (Ex 3:6). Veja que *DEUS* quer que Moisés *RECONHEÇA* que ele é *DEUS* e que está com o *POVO* dele “Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte” (Ex 3:12). Deus estava cumprindo sua *ALIANÇA* com o povo de Israel, através de Moisés. Mas aí Moisés *PERGUNTA* algo que poderia, à primeira vista, *PARECER ESTRANHO*. “Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O *DEUS* de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: *QUAL O SEU NOME*? Que lhes direi?” (Ex 3:13). Ele quer saber o *NOME* de Deus. E Deus o *RESPONDE* com essa frase: -*“EU SOU O QUE SOU*, Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: *EU SOU* me enviou a vós” (Ex 3:14). É uma *REVELAÇÃO* da *TOTAL* e *COMPLETA SUFICIÊNCIA* de Deus em si mesmo. Deus, é *SOMENTE* Deus, não *DEPENDE* de nada. E isso significa para Moisés e para Israel, que Deus *NÃO* é *DEPENDENTE* da cooperação de Faraó para *REALIZAR* o que Ele *PROMETEU*. Nas próximas meditações, veremos algo *PROFUNDO* sobre essa passagem e outras envolvendo o *NOME* Deus, se o *SOBERANO* permitir.
31 de Outubro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Toda *PERGUNTA*, está sujeita a uma *RESPOSTA*. Não foi diferente com o *QUESTIONAMENTO* de Moisés, mas devemos tomar o *DEVIDO CUIDADO* ao estudarmos coisas *PROFUNDAS* sobre o *CRIADOR*, devemos ter toda *REVERÊNCIA* na pesquisa de assuntos *POLÊMICOS* como esse. A *LÍNGUA* original do Velho Testamento foi o *HEBRAICO*, o vocábulo *ESCRITO* no original e que foi *TRADUZIDO* por *DEUS* para *VÁRIAS LÍNGUAS* é esse *(יהוה = YHWH)*. Talvez o leitor esteja se perguntando: já li toda a Bíblia e nunca vi esse *NOME*! E não deveríamos estranhar o fato de inúmeras pessoas *NÃO* conhecerem o *NOME* divino, já que a maioria das Bíblias modernas que temos em mãos *NÃO* nos apresenta *DEUS* pelo seu *NOME* próprio, mas sim pelo seu título de *SENHOR*. Amanhã continuaremos com a permissão e autorização do Criador para *ESTUDAR* sobre o seu *NOME*