MEDITAÇÃO TEOLÓGICA / Abril 2023

Nº 1306 – Abril/2023

Pr. Humberto Vieira

O capítulo 19 de Levítico, começa assim: “Falou mais o *SENHOR* a *MOISÉS* dizendo: Fala a *TODA CONGREGAÇÃO* dos filhos de *ISRAEL*, e dize-lhes:” O detalhe como sempre é de suma *IMPORTÂNCIA*. Os assuntos eram direcionados aos *HEBREUS*, devemos tomar todo cuidado ao usar uma passagem como essa para os nossos dias ou para a *IGREJA* de *JESUS CRISTO*. Por que há um destaque mais enfático neste capítulo? Por causa do verso 3 “Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 19:3). Veja que o verso menciona o *SÁBADO*, sendo que esta ordem serve apenas para o povo Hebreu, o capítulo começa destacando a nação de Israel. Podemos destacar diversas vezes a convocação para santidade no *NOVO TESTAMENTO*, também a obediência aos pais, mas nunca encontramos uma ordem para a guarda do *SÁBADO!* Precisamos ler a Bíblia na dependência do *ESPÍRITO SANTO*, só assim, nunca seremos enganados. Amanhã daremos continuidade se o *TODO PODEROSO* permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1307 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Ainda falando sobre o verso 3, alguns questionam a ordem invertida (MÃE e depois PAI). O que precisamos lembrar mais uma vez, é que o livro aponta para vinda do SALVADOR, por isso Deus separava a nação e esse seria o maior feito dos judeus. Lembre-se que a promessa foi da SEMENTE da MULHER/MÃE e não do HOMEM. “E porei inimizade entre TI e a MULHER, e entre a TUA SEMENTE e a SUA SEMENTE; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15). O SALVADOR viria da nação de Israel, mas somente da SEMENTE da MULHER, não teria contato com o homem. E foi assim mesmo que aconteceu, a gravidez de Maria foi algo miraculoso, o contato de Maria foi com o ESPÍRITO SANTO. Então a ordem (MÃE e depois PAI) está corretíssima!!! Amanhã tem mais se o SOBERANO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1308 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

O próximo verso tem algo muito interessante. Vejamos: “Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 19:4). O vocábulo usado em nosso português, para ÍDOLOS, nem sempre terá o mesmo significado HEBRAICO, vendo que no ORIGINAL são muitos os vocábulos para descrever ÍDOLOS. Nesse verso, encontramos ( הָאֱלִילִים ) que tem por significado (de nada, não serve para nada, sem valor), esse vocábulo vem de uma RAIZ significa. Observando esse significado, entendemos que a essência do ídolo realmente é nada. Mas, devemos tomar cuidado!? Olhando para o significado de ( אֱלִילִים ) que é (de nada, não serve para nada, sem valor), quantos ÍDOLOS, nós temos em casa em em nossa vida? Quantas coisas que não serve para nada, mas ainda continua em nossa vida? Precisamos fazer uma limpa, retirando aquilo que não SERVE PARA NADA e ocupando com algo que glorifica a Deus. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1309 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

O livro de LEVÍTICO, não é um daqueles que a maioria dos crentes gostam de ler, pois são correções diretas a SANTIFICAÇÃO. No entanto, nos deparamos nos ensinos de nosso Senhor Jesus Cristo, várias alusões a este livro mencionando este capítulo 19, começa e termina falando de SANTIDADE. O motivo é um só, DEUS É SANTO!!! Veja o processo de santificação nestes versos: “Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega. Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 19:9-10). A SANTIFICAÇÃO fazia parte até da colheita, não deveriam colher as espigas que caíssem no chão, contemplamos essa regra no livro de RUTE. As regras divinas, sempre beneficiam os seres humanos, aquele que era pobre, não iria passar fome. Amanhã, veremos a SANTIFICAÇÃO entre a comunhão, se o SOBERANO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1310 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

A santificação também estava ligada a comunhão entre uns com os outros, eles deveriam viver em união!!! E se cumprisse os ensinos do Senhor, isso seria possível. Veja: ” NÃO furtareis, NEM mentireis, NEM usareis de falsidade cada um com o SEU PRÓXIMO ; NEM jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:11-12). Não ROUBAR, não MENTIR, não ENGANAR, não DIFAMAR e não JURAR falsamente em nome de Deus, certamente cada indivíduo estaria dando a sua contribuição para que as famílias e a nação em geral, VIVESSEM EM UNIÃO. Veja ainda outro verso: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:16). Seguindo a orientação do Senhor, todos seriam santificados e viveriam em comunhão, nada de briga, nada de separação. É assim que Deus quer ver seu povo. Amanhã tem mais se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1311 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

O assunto é tão amplo sobre SANTIFICAÇÃO, que abrange até o relacionamento PATRÃO/EMPREGADO. Vejamos: “Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã” (Levítico 19:13). O texto propõe certa honestidade do empregador com o EMPREGADO. Nesse contexto, santificação quer dizer recusa à exploração e ao roubo bem como pagamento diário do salário. Em outras palavras, tinha que haver justiça nas relações econômicas. O EMPREGADOR precisa do EMPREGADO, tal como o EMPREGADO precisa do EMPREGADOR, o que deve haver é harmonia nessa relação, honestidade, de ambas as partes, pois um precisa do outro. Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1312 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Minha esposa trabalha na igreja na área de LIBRAS (língua de sinais para surdos), Deus sabendo do número e da necessidade que os SURDOS teriam, explicou que a SANTIFICAÇÃO também envolve essa área. Veja: “Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:14). Respeitar pessoas com necessidades especiais equivale, de fato, a respeitar o Senhor. As limitações para eles, são maiores que as nossas, devemos respeitar e ajudar na medida do possível. Não só os SURDOS e CEGOS como menciona o texto, mas todos aqueles que tem uma necessidade física. Você tem ajudado? Na falta, seu processo de SANTIFICAÇÃO está em falta. Até amanhã se o SOBERANO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1313 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Nosso Deus, na sua INFINITA sabedoria, já nos primórdios, exortava a todos contra a PARCIALIDADE. O processo de SANTIFICAÇÃO, nos leva a fazer justiça a todos, sem DISCRIMINAÇÃO. Veja: “Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com JUSTIÇA julgarás o teu próximo” (Levítico 19:15). A santificação envolve também a aplicação da justiça pelas autoridades responsáveis. Ela não deve ser parcial, inclinando-se em favor dos poderosos. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, foi o maior exemplo em JUSTIÇA, jamais mostrou PARCIALIDADE, se somos imitadores de CRISTO, devemos agir como Ele agiu. Amanhã continuaremos se o JUSTO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1314 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Finalmente, o texto selecionado para a prédica conclui que a santificação envolve abandono do ódio, correção com franqueza e amor. Trata-se de uma espécie de conclusão a tudo o que foi ordenado anteriormente. Veja: “Não ODIARÁS a teu irmão no teu coração; não deixarás de REPREENDER o teu próximo, e por causa dele não SOFRERÁS pecado. Não te VINGARÁS nem GUARDARÁS IRA contra os filhos do teu povo; mas AMARÁS o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor” (Levítico 19:17-18). O ódio, nunca está relacionado com o processo de SANTIFICAÇÃO, ao mesmo tempo, o mesmo texto diz: “não deixarás de REPREENDER o teu próximo, e por causa dele não SOFRERÁS pecado”. A repreensão faz parte direta no processo de SANTIFICAÇÃO, mas também não faz parte com a vingança e a ira. O que precisamos é ler a PALAVRA sempre na dependência do ESPÍRITO SANTO. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1315 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

O que aprendemos neste capitulo de LEVÍTICO? Aprendemos que Deus é SANTO e exige essa vida de SANTIDADE de cada um de seus SERVOS. Santificação é muito diferente de religiosidade, santificação é o viver natural as coisas de Deus, veja as palavras de Martin Luther King, dois meses antes de morrer, em sua igreja em Atlanta (EUA): “Se alguém aqui estiver presente quando chegar a minha hora, não quero um enterro prolongado. Se alguém fizer o ofício fúnebre, digam-lhe que não fale demais. Quero que alguém fale do dia em que tentei ser justo. Quero que falem do dia em que tentei dar de comer aos que tinham fome. Quero que possam falar do dia de minha vida em que tentei vestir os que estavam nus. Quero que falem do dia de minha vida em que tentei visitar os que estavam na prisão. E quero que digam que procurei amar e servir à humanidade. Sim, se quiserem, digam que fui um mensageiro. Digam que fui um mensageiro da justiça. Digam que fui um mensageiro da paz. Digam que fui um mensageiro da retidão. Não terei dinheiro para deixar. Não terei as coisas boas e luxuosas da vida para deixar. Quero deixar apenas uma vida de serviço. Se pude ajudar alguém a meu lado, se pude alegrar alguém com uma palavra ou canção, se pude mostrar o caminho a alguém que está andando errado, não terei vivido em vão. Se pude cumprir meu dever de cristão, se pude levar a salvação ao mundo arrasado, se pude difundir a mensagem como o Mestre a ensinou, então minha vida não terá sido em vão”. Que todos nós possamos ser lembrados assim!!! Até amanhã com a permissão do CRIADOR.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1316 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Agora vamos adentrar no capitulo 20 de LEVÍTICO, o assunto SANTIFICAÇÃO permanece, como prioridade também nesse capítulo. Veja: “Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 20:7). A grande diferença é que nos capítulos 18 e 19, o Senhor fazia um APELO ao povo, para uma vida de SANTIFICAÇÃO, agora no capítulo 20, parece que a taça de MISERICÓRDIA do Senhor SECOU, Ele determina a SENTENÇA de MORTE para os que praticassem tais atos. Veja: “Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, der da sua DESCENDENCIA a MOLOQUE, certamente MORRERÁ; o povo da terra o APEDREJARÁ. E eu porei a minha face contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo, porquanto deu da sua descendência a Moloque, para CONTAMINAR O MEU SANTUÁRIO e profanar o meu santo nome. E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os seus olhos daquele homem, quando der, da sua descendência a Moloque, PARA NÃO O MATAR.
Então eu porei a minha face contra aquele homem, e contra a sua família, e o extirparei do meio do seu povo, bem como a todos que forem após ele, prostituindo-se com Moloque” (Levítico 20:2-5). Amanhã veremos como fazemos algo parecido nos dias atuais, se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1317 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Ontem, meditamos na sentença divina sobre aqueles que SACRIFICAVAM seus filhos a MOLOQUE, hoje veremos um mesmo SACRÍFICIO, só que de uma forma mais sofisticada. Nós pais, somos culpados em sacrificar nossos filhos no fogo de OUTROS DEUSES, tais como: ceticismo, materialismo, racismo, sensacionalismo, emocionalismo? Nossas crianças estão crescendo como um ” REIZINHO “, sem compromisso algum, sem educação, sem respeito aos mais velhos e as autoridades. Os filhos não conhecem, e nem fazem esforço algum para conhecer o PASSADO sofrido de vossos PAIS, para lhes prover o MELHOR. Estamos SACRIFICANDO nossos filhos, pois não conseguirão sobreviver por muito tempo na ESCOLA da VIDA, serão um alvo fácil do inimigo. precisamos conversar mais com Deus e OUVIR aquilo que Ele tem para nos ensinar sobre educação de FILHOS. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1318 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Muitos são contra a PENA de MORTE, mas para nós crentes, o que importa não é aquilo que o homem PENSA ou ENSINA, e sim aquilo que a PALAVRA de DEUS diz. Aqui nesse capítulo, encontramos mais uma vez a sentença da PENA de MORTE, decretada pelo supremo JUIZ do UNIVERSO. Pelo único SOBERANO, e justo em suas SENTENÇAS. Vou colocar somente parte dos versos, por questão de espaço. Veja: “certamente morrerá” (Lv 20:2)…”certamente morrerá” (Lv 20:10)… “ambos certamente morrerão” (Lv 20:11)… E assim repete-se por vários versos 12; 13; 15; 16; 20 e 27. Eu sei que o capítulo faz referência a Israel, mas encontramos a SENTENÇA de MORTE em várias outras referências, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Deus jamais iria brincar com a vida, pois Ele é o Criador e Dono da mesma. Amanhã continuaremos se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1319 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Mas não era só o pecado de SACRIFICAR crianças a Moloque que recebia a SENTENÇA de MORTE pelo SOBERANO, no decorrer do capítulo são apresentados vários outros pecados que tinham a mesma PUNIÇÃO. Veja: “Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo” (Levítico 20:6). Deus não aceitava que seu povo, consultasse médiuns, na tentativa de se comunicar com os mortos, esse pecado também recebia a SENTENÇA de MORTE, para ambos, tanto o médium como para aquele que o consultava. Vivemos algo parecido no espiritismo. Deus não divide sua GLÓRIA com ninguém, e somente Ele poderia ser consultado, através do sacerdote ou de um profeta. Amanhã tem mais, se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1320 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Ainda sobre o assunto de ontem, quando Deus, condenava a consulta a um médium, é preciso entender que o FUTURO pertence somente a DEUS, Toda humanidade está preocupada e curiosa com aquilo que está reservado para o amanhã. Mas para o crente, ele deve DESCANSAR no SENHOR. Na VERDADE, Deus repreende e proíbe que seu povo busque orientação oculta. Naquela época, os ADIVINHADORES eram banidos, porque a fonte de sua ADIVINHAÇÃO não era DEUS. Sabemos que na época atual, a maioria desses adivinhadores, são verdadeiros mestres em enganar pessoas com fraudes, mas também existe as fontes ocultas, MALIGNAS, que podem agir nessa área. É muito perigoso, buscar esse tipo de informação, até porque, nós não precisamos, pois temos registrado na PALAVRA de nosso DEUS tudo sobre o nosso FUTURO, a nossa SEGURANÇA ETERNA é promessa Daquele que NÃO pode FALHAR.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1321 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Quando DEUS cobra a SANTIFICAÇÃO, Ele também apresenta o meio e QUEM pode SANTIFICAR. Veja: “Portanto SANTIFICAI-VOS, e sede SANTOS, pois eu sou o Senhor vosso Deus. E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que VOS SANTIFICA (Levítico 20:7-8). Com essas palavras do Senhor, aquilo que parecia IMPOSSÍVEL, agora tornou-se POSSÍVEL. Por que? Porque é o Senhor que VOS SANTIFICA! veja que o meio é sempre o mesmo, tudo provém do SENHOR. Não podemos nada de nós mesmos!!! Até amanhã se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1322 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Alguém me questionou, ao ler esses versos, pastor: parece que Deus era mais rígido com a nação de Israel do que com os demais povos do mundo. Respondi que realmente os versos afirmam isso. Veja: “Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, CERTAMENTE MORRERÁ; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele. Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, CERTAMENTE MORRERÁ o adúltero e a adúltera” (Levítico 20:9-10). O que o leitor não pode esquecer, é que a NAÇÃO de ISRAEL, carregava a SEMENTE do LIBERTADOR. O SALVADOR do mundo, viria daquela nação. Teria que ser um povo diferente em tudo!!! Apesar que a JUSTIÇA divina não se aplica somente aos JUDEUS, mas a toda humanidade. Agora a diferença entre ISRAEL e todos os demais, é nítida.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1323 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Tudo que poderia intervir de alguma maneira na promessa sobre a SEMENTE do LIBERTADOR, estava recebendo a punição de PENA de MORTE. A promessa já havia sido decretada, nada, nem ninguém poderia mudar o rumo desse acontecido. Veja mais esses versos: “E o homem que se DEITAR com a mulher de seu pai descobriu a nudez de seu pai; ambos CERTAMENTE MORRERÃO; o seu sangue será sobre eles. Semelhantemente, quando um homem se DEITAR com a sua nora, AMBOS CERTAMENTE MORRERÃO; fizeram confusão; o seu sangue será sobre eles. Quando também um HOMEM se DEITAR com outro HOMEM, como com mulher, ambos fizeram abominação; CERTAMENTE MORRERÃO; o seu sangue será sobre eles” (Levítico 20:11-13). Observe a sentença do CRIADOR, quando algo ameaçava a PROMESSA do LIBERTADOR, sentença de MORTE.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1324 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Ontem meditamos em três versos. Sobre o último, preciso mencionar alguns pontos por que a SENTENÇA de MORTE também sobre esse PECADO. Vamos rever o verso. “Quando também um HOMEM se DEITAR com outro HOMEM, como com mulher, ambos fizeram abominação; CERTAMENTE MORRERÃO; o seu sangue será sobre eles” (Levítico 20:13).
1- A promessa de Gênesis, não envolvia o ser humano do SEXO MASCULINO “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15). A consumação dessa promessa, diz respeito SOMENTE a MULHER, não passa pelo crivo masculino, aqui encontramos um dos motivos para a sentença divina

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1325 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Ontem vimos que o cumprimento da promessa divina, sobre a chegada do LIBERTADOR, não passava pelo crivo masculino, somente a presença da MULHER “Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu VENTRE conceberás e DARÁS à LUZ um filho, e pôr-lhe-ás o nome de JESUS. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: COMO SE FARÁ ISTO, visto que NÃO CONHEÇO HOMEM ALGUM? E, respondendo o anjo, disse-lhe: DESCERÁ SOBRE TI O ESPIRITO SANTO, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; PORQUE PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL. (Lucas 1:30-37). Ficou claro, lendo os textos o cumprimento da promessa de Genesis 3:15.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1326 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Ainda na sequencia das meditações anteriores, vejamos o próximo ponto. 2- Apesar de não ter participação do sexo masculino na CONSUMAÇÃO da promessa de Gênesis 3:15, haveria participação do SÊMEM masculino na reprodução da RAÇA HUMANA. Deus Criou ADÃO e EVA, e constituiu, na UNIÃO de ambos, a capacidade de GERAR um novo ser HUMANO. Foi assim que Deus deu a ordem a ADÃO e EVA. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: FRUTIFICAI e MULTIPLICAI-VOS, e ENCHEI a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gênesis 1:27-28). Veja que foi DEUS quem DISSE ” FRUTIFICAI e MULTIPLICAI-VOS, e ENCHEI a terra”. Esta ordem partiu do CRIADOR, deitando-se dois HOMENS, essa ordem seria quebrada, e a TERRA estaria vazia. Percebe que a SENTENÇA de MORTE está ligado direto a promessa da SEMENTE ? Ninguém pode mudar ou alterar as promessas divinas.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1327 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Não foi só a ADÃO e EVA que veio as palavras ” FRUTIFICAI e MULTIPLICAI-VOS, e ENCHEI a terra, essas palavras também foram ditas a NOÉ depois que Deus destruiu a primeira leva de humanos, por causa de sua desobediência e incredulidade, isso ocorreu com o dilúvio. Veja: “E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues” (Gênesis 9:1-2). Viu que interessante, Deus repetiu palavras idênticas, pós dilúvio. Mas como poderiam ” FRUTIFICAI e MULTIPLICAI-VOS, e ENCHEI a TERRA”.
Se ao deitar dois homens, o processo de reprodução é impedido… Esse é mais um dos motivos da sentença divina contra a nação de Israel, sua promessa não poderia falhar, mas com essa atitude humana, a reprodução estaria correndo riscos.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1328 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Vou explicar Gênesis 1:27 em Hebraico, veja as curiosidades: (בָּרָא אֱלֹהִים אָדָם צֶלֶם צֶלֶם אֱלֹהִים בָּרָא זָכָר נְקֵבָה בָּרָא) por motivo do hebraico ser escrito da direita para esquerda, a frase as vezes foge da sequência, mas vamos para o estudo de hoje. O vocábulo traduzido por HOMEM aqui, é a terceira palavra na sequência (אָדָם), mas a tradução mais usada é essa (איש), o motivo de dois vocábulos é porque Adão também é traduzido por HOMEM. Mas o SEGREDO está na segunda palavra traduzida em nosso PORTUGUÊS por HOMEM. Veja: (זָכָר), não foi usado (אָדָם/adam = homem) e nem (איש/ish = homem). Por que? Simplesmente, porque a palavra (זָכָר) significa (MACHO). A tradução CORRETA é “E criou Deus o (אָדָם/adam = homem) à sua imagem; à imagem de Deus o criou; (זָכָר נְקֵבָה / zarar-nequevar = MACHO E FÊMEA) os criou” (Gênesis 1:27). O mesmo ocorre para o vocábulo MULHER, muitas traduções do português já corrigiram e ao ler, você encontrará (MACHO e FÊMEA). Mais um motivo da sentença mencionada pelo SOBERANO em Levítico 20. A Bíblia é completa, basta estudarmos mais.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1329 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Quando o CRIADOR formou a espécie HUMANA, fez algo BIOLOGICAMENTE distinto, todo ser humano possui 23 pares de cromossomos em cada célula. Entre eles, um par de cromossomos X e Y, cuja combinação determina essencialmente o SEXO da pessoa: mulheres são XX e os homens, XY. Só que o X é muito maior e contém muito mais genes do que o Y.”por isso a espécie humana apresenta indivíduos com sexos separados, ou seja, possui MACHOS e FÊMEAS. Biologicamente falando, homens e mulheres possuem diferenças bem marcantes, tanto anatomicamente quanto fisiológica e geneticamente, o que caracteriza o “dimorfismo sexual”. Sabemos que nas células humanas existem 23 pares de cromossomos. Desses, 22 pares são autossomos e os outros dois cromossomos (1 par) são chamados de sexuais. Os cromossomos autossomos são comuns aos dois sexos e não possuem diferenças marcantes entre si; entretanto, os cromossomos sexuais determinam as características de um macho e uma fêmea. Nas mulheres, observa-se a presença de dois cromossomos sexuais X, que são homólogos. Nos homens, por sua vez, observa-se a presença de um cromossomo X e um cromossomo Y.” O CRIADOR é perfeito, por isso deu a sentença em Levítico 20, pois não existe outra maneira de reprodução, se misturar, da confusão. Essas informações são científicas, não são minhas!!!

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1330 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Se o caro leitor, prestar bem atenção na sentença de morte, decretada para a nação de Israel, no capítulo 20 de Levítico, está sempre relacionada a SEMENTE. Veja esse verso: “Quando também um homem se deitar com um animal, certamente morrerá; e matareis o animal. Também a mulher que se chegar a algum animal, para ajuntar-se com ele, aquela mulher matarás bem assim como o animal; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles” (Levítico 20:15-16). Alguns cientistas já tentaram a inseminação humana em animais. Em 1927, o professor Russo, Ivanov inseminou três chimpanzés fêmeas, mas não obteve sucesso na criação de um ser híbrido. Estudos sobre o tema demonstraram que a inseminação de esperma humano em outros primatas dificilmente poderia resultar numa fecundação, pois o esperma humano é imunogênico e seria atacado pelo sistema imunológico dos primatas. A promessa para Israel sobre a vinda do LIBERTADOR não poderia sofrer tal GOLPE, por isso o SENHOR decretou a SENTENÇA de MORTE para quem tentasse mudar os PRINCÍPIOS decretado por Ele.

EDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1331 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Encerrando minhas meditações do Capítulo 20 de LEVÍTICO, pois os versos finais são referências aos assuntos tratados em capítulos anteriores, a grande diferença é a SETENÇA de MORTE, nesta última meditação desse capítulo quero destacar alguns VERBOS. Vejamos: ” GUARDAI, pois, todos os meus estatutos, e todos os meus juízos, e CUMPRI-OS, para que não vos vomite a terra, para a qual eu vos levo para HABITAR nela. E não ANDEIS nos costumes das nações que eu EXPULSO de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles. E a vós vos tenho dito: Em herança POSSUIREIS a sua terra, e eu a DAREI a vós, para a POSSUIDES, terra que mana leite e mel. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos SEPAREI dos povos. (Levítico 20:22-24). Cada VERBO que coloquei em negrito, daria uma meditação, mas deixo o leitor pensar em cada um, observando o quanto está ligado com a PROMESSA da SEMENTE, que estava sobre a NAÇÃO de ISRAEL.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1332 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

O capítulo 21 de LEVÍTICO, trata especificamente com os SACERDOTES e o SUMO SACERDOTE, o leitor deve lembrar que CRISTO foi o único SUMO SACERDOTE perfeito. Podemos destacar três pontos, entre tantos outros:
1- Era cobrado as condições físicas, parece que tal cobrança, representava a perfeição de caráter, o serviço da obra exige muito do ministro e cada um que foi chamado, deve dar o seu melhor. (CRISTO DEU O SEU MELHOR POR NÓS).
2- A cobrança sobre a SANTIDADE. A vida de um SACERDOTE como de um MINISTRO do EVANGELHO precisa ser sem MANCHAS, sem algo que possa denegrir sua IMAGEM diante da sociedade, sua família também é cobrada, por isso precisa tomar as mesmas decisões com os de dentro como toma as decisões com os de fora. Uma igreja pode crescer ou diminuir devido a VIDA do MINISTRO, o padrão de SANTIDADE, conta muito, muito neste quesito.
3-E o terceiro aspecto, muito cobrado nesse capítulo é a CONSAGRAÇÃO. Os SACERDOTES não podiam, como os MINISTROS do evangelho, não podem, permitir que algo interfira no serviço a Deus. Veremos muitas cobranças com os servos que assumiram essa responsabilidade, precisa haver RENUNCIA na vida, para que a obra não sofra.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1333 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

É difícil a interpretação correta nesses primeiros versos, mas quero entender que como Deus disse no final do capítulo 20 “E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles” (Levítico 20:23). Os EGÍPCIOS, cultuavam os mortos, provavelmente Deus estava treinando Israel para livra-los de tais consumes. “O sacerdote não se contaminará por causa de um morto entre o seu povo” (Levítico 21:1). A MORTE para os crentes é algo precioso aos olhos do SENHOR. ““Preciosa é à vista do SENHOR a morte de seus santos.” Como entender o Salmo 116.15?
O SACERDOTE ou MINISTRO do EVANGELHO, não pode entrar em desespero diante da morte de um povo ou até de seus PARENTES. Minha saudosa MAMÃE estava deitada em um CAIXÃO e eu fui o `PREGADOR daquele CULTO. Precisei ser FORTE, mas essa função foi transmitida a mim pelo SAUDOSO PASTOR PEDRO, experiência que guardarei para sempre em minha vida, experiência que me ensinou e me moldou muito. Posso compreender, o porque o SACERDOTE não deveria tocar em um MORTO.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1334 – Abril/2023
Pr. Humberto Vieira

Ontem finalizei minha meditação, exaltando O AUTOR DA VIDA, creio que o assunto VIDA, também nos ajuda a explicar esses primeiros versos de LEVÍTICO 21. Veja: “Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos” (Lucas 20:38). Como seria um Deus de MORTOS? Para que serviria um Deus de MORTOS? Se Deus é ETERNO, não poderia ser Deus de MORTOS?. Tudo vai na contramão! Quando eram citados os patriarcas, veja as colocações: “E, acerca da ressurreição dos MORTOS, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus NÃO É Deus dos MORTOS, mas dos VIVOS. E, as turbas, ouvindo isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina” (Mateus 22:31-33). Observando essas passagens, creio que o leitor percebe como DEUS exalta a VIDA, clareia um pouco os versos de LEVÍTICO 21. Amanhã continuaremos se o AUTOR da VIDA permitir.