MEDITAÇÃO TEOLÓGICA – Agosto/2023

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1425 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Nunca devemos esquecer: ao sair da VONTADE de DEUS, as consequências virão, se houver ARREPENDIMENTO, Deus perdoa o pecador, e pode transformá-lo em uma joia preciosa. É dramática a história de Jacó, depois de ser enganado pelo seu SOGRO, ainda seria enganado várias outras vezes. Mas ainda vamos ver como Jacó ficou furioso ao ser enganado “E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me ENGANASTE?” (Gênesis 29:25). Como esquecemos rápido aquilo que fazemos para os outros! Jacó parecia não lembrar de quando MENTIU e ENGANOU o próprio pai. É a velha lei da SEMEADURA, o que plantamos, um dia colheremos. Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1426 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Para Jacó resolver seu problema do passado, teria que se encontrar com seu irmão Esaú e lhe pedir PERDÃO, Jacó preparou um presente para Esaú, pensando que poderia COMPRÁ-LO. Veja: “E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão, e me detive lá até agora; E tenho bois e jumentos, ovelhas, e servos e servas; e enviei para o anunciar a meu senhor, para que ache graça em teus olhos” (Gênesis 32:4-5). Os mensageiros foram até Esaú, e na volta disseram que ele mesmo vinha ao encontro de Jacó “E os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: Fomos a teu irmão Esaú; e também ele vem para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele” (Gênesis 32:6). Neste momento Jacó teve medo “Então Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos” (Gênesis 32:7). existe o provérbio no mundo secular que diz: “Quem NÃO deve NÃO teme”. Mas o problema é que Jacó DEVIA, e ele precisava se acertar com seu irmão. Será que tem algo lhe IMPEDINDO de servir, algo do passado que você está precisando RESOLVER? Pense nisto! Amanhã continuaremos se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1427 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Jacó queria resolver a situação da maneira HUMANA, queria comprar seu irmão com muitos presentes, mas Deus preparou algo na vida de Jacó, na noite que antecedia o encontro, algo aconteceu que MARCOU a vida de Jacó para sempre. Veja: “E levantou-se aquela mesma NOITE, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, FICOU SÓ; e LUTOU com ele um homem, até que a ALVA subiu. E vendo este que não PREVALECIA contra ele, tocou a JUNTURA de sua coxa, e se DESLOCOU a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me ABENÇOARES. E disse-lhe: QUAL È O TEU NOME? E ele disse: JACÓ. Então disse: NÃO TE CHAMARÁS MAIS JACÓ, MAS ISRAEL; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o TEU NOME. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E ABENÇOOU-O ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus FACE a FACE, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa. Por isso os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa, até o dia de hoje; porquanto tocara a juntura da coxa de Jacó no nervo encolhido” (Gênesis 32:22-32). Amanhã com a permissão de DEUS, explicarei esse texto.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1428 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Tem um verso que preciso mostrar, um pouco antes da luta de Jacó. Veja: “E direis também: Eis que o teu servo Jacó vem atrás de nós. Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura ele me aceitará” (Gênesis 32:20). O vocábulo aplacarei em hebraico é ( אֲכַפְּרָה ) que pode ser traduzido por ( perdoar, desculpar; apaziguar; expiar, reparar). Olha que interessante, antes do encontro, Jacó falava sobre perdão, quando o ETERNO viu o CORAÇÃO de Jacó QUEBRANTADO, veio ao seu encontro, e antes de seu irmão Esaú. Purifica também o teu coração, que o Senhor virá ao teu encontro, e isso pode ser hoje ainda. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1429 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Depois de um coração QUEBRANTADO, por parte de Jacó, o CRIADOR entra em ação, e a luta mencionada em Genesis 32, fala sobre uma intensa busca de Jacó por Deus, em um processo de uma longa oração. “Jacó, porém, ficou só; e LUTOU com ele um homem, até que a alva subiu” (Gênesis 32:24). Essa luta foi tão importante, que Deus mudou o NOME de Jacó para Israel “E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste” (Gênesis 32:27-28). Quantas LUTAS como essa de Jacó, você já passou em sua vida? Amanhã, se DEUS permitir, veremos o que aconteceu com Jacó depois dessa situação, como ele mudou de ideia e atitude.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1430 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Depois da LUTA de Jacó por Deus, suas decisões e atitudes mudaram, antes ele queria comprar seu irmão com uma oferta GRANDIOSA, veja agora o que aconteceu: “E levantou Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas. E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Lia e seus filhos atrás; porém a Raquel e José os derradeiros. E ELE mesmo passou ADIANTE deles e INCLINOU-SE à terra sete vezes, até que CHEGOU a seu irmão. Então Esaú correu-lhe ao encontro, e ABRAÇOU-O, e LANÇOU-SE sobre o seu pescoço, e BEIJOU-O; e CHORARAM” (Gênesis 33:1-4). Que cena!!! O PERDÃO abriu as portas do abraço, beijo e das lágrimas. O PERDÃO quebra as barreiras mas difíceis. O PERDÃO aproxima de Deus e dos entes queridos. O PERDÃO mostra que o verdadeiro inimigo é o diabo e não nossos irmãos. O PERDÃO trás a verdadeira paz e um sono tranquilo. Perdoe aqueles que um dia te machucaram, assim você estará em boa comunhão com Deus. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1431 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Jacó lembrava que da última vez que tinha visto seu irmão, fugiu debaixo de ameaça de MORTE, agora todos com corações quebrantados, Esaú oferece companhia a Jacó, mas o mesmo tinha muitos animais e se acelerasse o passo, muitos deles morreria, dizendo a Esaú que deveria marchar na frente. Mesmo assim Esaú preocupado com o irmão, ofereceu alguns de seus homens para lhe dar proteção. “E Esaú disse: Permite então que eu deixe contigo alguns da minha gente. E ele disse: Para que é isso? Basta que ache graça aos olhos de meu senhor” (Gênesis 33:15). Jacó mais uma vez RECUSOU, pois a maior alegria dele naquele momento era ter sido aceito novamente por seu irmão. Como é bom OUVIR Deus e entender SUA VONTADE. Amanhã tem mais se o ETERNO, permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1432 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Aprendemos até aqui, que o HOMEM, não consegue viver 100% a VONTADE de DEUS, por motivo de ser PECADOR, sempre está escapando da VONTADE do SOBERANO, mas isso não SIGNIFICA que um salvo possa viver longe da VONTADE de DEUS, ao contrário, o salvo, lutará sempre para estar dentro da VONTADE do CRIADOR, mesmo sendo um ser PECADOR, ele desfruta da GRAÇA e MISERICÓRDIA do Senhor. Assim, todas as vezes que ele PECA, se sente mal, e logo busca a presença de Deus, onde está seu refrigério, lembrando mais uma vez o texto de João: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2:1). O alerta de João era para não PECAR, mas se ocorresse essa falha, temos um ADVOGADO perante o Pai, para nos defender. Amanhã continuaremos se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1433 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Já que não podemos viver 100% a VONTADE de DEUS, qual é a nossa diferença para os ímpios?
A grande DIFERENÇA está na ADORAÇÃO! Jacó também era um PECADOR, mas fazia algo DIFERENTE de seu irmão. Veja: “E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel” (Gênesis 33:20). Com todas dificuldades que Jacó enfrentava, ele se preocupou em fazer um ALTAR e ADORAR a Deus. Ele tinha tido um encontro com o SOBERANO, ele aplicou sua fé e se mostrou diferente dos demais. Nossos somos PECADORES sim mas livre da condenação do INFERNO por causa do SANGUE do CORDEIRO. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). Observe, NENHUMA condenação, isso mesmo, NENHUMA, nada mais pode te condenar, a partir do momento que foi lavado e remido pelo sangue do cordeiro. Amanhã continuaremos se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1434 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Os servos de Deus passaram e passam por milhares de aflições, mas em nenhuma delas, Deus falhou, Ele apenas cumpriu sua justiça. Quando Jacó conseguiu um pedaço de terra e se instalou em um lugar fixo, parecia que tudo estava perfeito, mas algo muito amargo estava para acontecer com a família de Jacó. Sua única filha, resolveu dar uma volta e nesta volta se encontrou com um príncipe e se anteciparam. “E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a” (Gênesis 34:2). O jovem resolveu casar-se com Diná, pensando que assim resolveria o problema causado, mas, “O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE”, um simples casamento não apaziguava a ira de seus irmãos, as consequências dos erros são reais. Amanhã continuaremos se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1435 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Muitas PERGUNTAS estão surgindo sobre esse assunto, VONTADE de DEUS. Estou tentando tirar algumas dúvidas dentro das lições e dos TEXTOS BÍBLICOS. Mas quero adiantar algo que ensinarei posteriormente, uma pessoa ao ser TENTADA não significa que ela fugiu da VONTADE de DEUS, pois somos alvo do maligno diariamente, ser TENTADO não é PECADO, ceder a TENTAÇÃO sim. Outra questão que parece preocupar muitos é sobre a PROVAÇÃO, Paulo diz que é bom ser PROVADO, isso fortalece nossa fé, a provação nos leva a uma vida mais próximo a Deus. Tratarei de ambos os assuntos com mais DETALHES nas meditações posteriores, se o TODO PODEROSO assim permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1436 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Veja o exemplo de TENTAÇÃO que ocorreu com a única filha de Jacó, a moça saiu sozinha, dominada pelas CURIOSIDADES da juventude, caiu diante de uma TENTAÇÃO. Depois de ser HUMILHADA pelo príncipe, o mesmo resolve casar-se com Diná. Só que quando cedemos as TENTAÇÕES, não é tão simples a solução, sempre tem consequências. As consequências nesta situação, foram catastróficas, os irmãos não perdoaram o príncipe e seu pai, e armaram uma vingança. “E vieram os filhos de Jacó do campo, ouvindo isso, e entristeceram-se os homens, e iraram-se muito, porquanto Siquém cometera uma insensatez em Israel, deitando-se com a filha de Jacó; o que não se devia fazer assim” (Gênesis 34:7). Eles queriam VINGANÇA e foi exatamente o que ocorreu. Amanhã continuaremos, se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1437 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Diante do erro de Diná, os irmãos poderiam ter procurado uma solução PACÍFICA, mas não foi o que ocorreu, armaram uma cilada baseado em uma MENTIRA. Veja: “Então responderam os filhos de Jacó a Siquém e a Hamor, seu pai, ENGANOSAMENTE, e falaram, porquanto havia violado a Diná, sua irmã” (Gênesis 34:13). Enquanto o pai do príncipe tentava ajustar a situação, dizendo que poderiam aumentar o DOTE a vontade que pagariam, ainda propôs: ofereceu suas filhas aos filhos de Israel, e ainda os convidou para morar nas suas terras. A atitude do rei parecia sincera, mas não abrandou a ira dos irmãos de Diná. É só observar a palavra usada “ENGANOSAMENTE”. Prepararam uma cilada, que veremos amanhã se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1438 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Eles viram a boa intenção do rei e fizeram uma proposta a ele, mas não esqueça que agiram ENGANOSAMENTE. Veja: “E disseram-lhe: Não podemos fazer isso, dar a nossa irmã a um homem não circuncidado; porque isso seria uma vergonha para nós; Nisso, porém, consentiremos a vós: se fordes como nós; que se circuncide todo o homem entre vós; Então dar-vos-emos as nossas filhas, e tomaremos nós as vossas filhas, e habitaremos convosco, e seremos um povo; Mas se não nos ouvirdes, e não vos circuncidardes, tomaremos a nossa filha e ir-nos-emos” (Gênesis 34:14-17). Eles usaram algo SAGRADO na nação de Israel, um pacto entre Deus e Abraão, para assassinar todos daquela cidade. Que atitude perversa! Mas sempre será assim, quando agimos fora da VONTADE de DEUS. Amanhã veremos a carnificina que ocorreu, se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1439 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

O rei Hamor, ouviu a proposta dos filhos de Jacó e achou boa, apresentando a todos os homens da cidade, só não PERCEBEU que era uma CILADA. Veja o que aconteceu: “E deram OUVIDOS a Hamor e a Siquém, seu filho, todos os que saíam da porta da cidade; e foi CIRCUNCIDADO todo o homem, de todos os que saíam pela porta da sua cidade. E aconteceu que, ao TERCEIRO DIA, quando estavam com a mais VIOLENTA DOR, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua ESPADA, e entraram afoitamente na cidade, e MATARAM todos os homens. MATARAM também ao fio da espada a HAMOR, e a seu filho SIQUÉM; e tomaram a Diná da casa de Siquém, e saíram. Vieram os filhos de Jacó aos MORTOS e saquearam a cidade; porquanto violaram a sua irmã” (Gênesis 34:24-27). Que atitude cruel, isto tudo porque estavam fora da VONTADE de DEUS. Amanhã continuaremos se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1440 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Quando estamos distante da VONTADE de DEUS, não conseguimos enxergar os danos causados pelos nossos atos. Quantas mães ficaram VIÚVAS, quantas crianças ORFÃS, não teriam um pai, devido a atitude PRECIPITADA de dois jovens. Quando estamos fora da VONTADE do SENHOR, mesmo vendo o mal causado, não conseguimos aceitar a VERDADE. Veja o que Jacó falou para eles. “Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e perizeus; tendo eu pouco povo em número, eles ajuntar-se-ão, e serei destruído, eu e minha casa” (Gênesis 34:30). Jacó sentiu pela atitude de seus filhos, e esperava uma reação de arrependimento, mas veja a RESPOSTA deles para seu pai “Devia ele tratar a nossa irmã como a uma prostituta?” (Gênesis 34:31). A cegueira era tamanha que nem assim se arrependeram, responderam como se estivessem com toda razão. Amanhã continuaremos se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1441 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Vamos mudar de personagem, mas não vamos mudar o assunto VONTADE de DEUS, apesar que vamos tratar de algo um pouco diferente. Quero falar sobre o personagem JÓ. Esse homem que aparece na Bíblia com características bem intrigantes, um verdadeiro SERVO, mas na sua história, encontramos detalhes que nos abençoa muito, o livro começa assim: “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal” (Jó 1:1). Reparou como é apresentado esse personagem “INTEGRO, RETO e TEMENTE a DEUS” e ainda tem um complemento “DESVIAVA-SE do MAL”. Você conhece alguém assim na era atual? Difícil! Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1442 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Diante das características positivas que já vimos sobre Jó, a que mais me chama atenção é que o próprio Deus elogia seu servo. Vejamos: “Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal” (Jó 1:7-8). Veja que quem dialoga com satanás é o Senhor, nenhum salvo deve querer dialogar com o inimigo, quando Eva fez isso, você bem sabe as consequências do ato. Algumas denominações, dialogam com supostas pessoas possessas, isso não é bíblico. Deixe Deus dialogar com o inimigo em sua defesa. Veja que Deus disse “OBSERVAS-TE TU MEU SERVO JÓ?” E depois o Senhor elogiou Jó. Deus poderia dizer algo assim ao inimigo sobre você? Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1443 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Com todas essas características de um servo do Senhor, e sendo elogiado pelo próprio Deus, Jó não escapou das investidas de satanás. Sabe por que? Quem mais o inimigo ataca, são aqueles que estão dentro da VONTADE de DEUS. Vejamos: “Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor” (Jó 1:9-12). Aprendemos que o diabo é diabo e nunca vai deixar de ser diabo. Ele é sujo e mal o tempo todo. Nunca deixará os sevos do Senhor em paz, enquanto estivermos nesta terra. Amanhã continuaremos se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1444 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Com a PERMISSÃO de Deus, satanás atacou os bens materiais de Jó “Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu” (Jó 1:16), mas não parou por ai, o inimigo atingiu também os SERVOS de Jó “E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada” (Jó 1:15), era um ataque cruel, o inimigo não tem limite misericórdia, mas o pior ainda estava por vir, o diabo não atingiu só os bens e seus servos, atacou também a família, levando os filhos a óbito “Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova” (Jó 1:18-19). Eu não sou Jó, e não tenho tamanha fé, mas gostaria de deixar duas perguntas para nossa meditação:

  1. Suportaríamos algo desse tipo em nossa vida? 2. Mostraríamos ao mundo quem é nosso Deus?
    Pense! Amanhã continuaremos se o AUTOR da VIDA permitir.
    [20:12, 02/01/2024] Alain Davidson: MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
    Nº 1447 – Agosto/2023
    Pr. Humberto Vieira

O maravilhoso na história de Jó, e ver um servo firme, mesmo diante das procelas da vida. Ele não permitiu que sua FÉ fosse abalada, pelas tormentas, diante do quadro catastrófico, veja o que Jó disse: “Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:20-22). Jó trouxe a memória dele e de todos nós, que NU saímos um dia do ventre de nossa mãe, , não trouxemos nada, e ele também apresentou o fim da vida, que não levaremos nada para o túmulo, é preciso meditar nas palavras de Jó. A própria bíblia disse que Jó “ATRIBUIU A DEUS FALTA ALGUMA” e ainda mais, “EM TUDO ISSO JÓ NÂO PECOU”. Qual seria a nossa atitude? ouviríamos as mesmas coisas de Deus? Amanhã tem mais. se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1445 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

O inimigo parece nunca estar SATISFEITO com a tormenta humana, quanto mais ferido você estiver, mais ataque receberá do inimigo. Veja que com tudo de ruim que ocorrera com Jó, Satanás continuou a atacar, “E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR” (Jó 2:1). É importante que cada servo saiba, que os próximos ataques, serão sempre maiores que os anteriores, foi exatamente o que aconteceu com Jó, perder todos seus bens materiais, ver a vida de seus muitos servos sendo ceifada e também a vida de seus próprios filhos, já não seria o bastante? Pois não foi, humanamente falando, o pior ainda estava por vir. Amanhã continuaremos, se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1446 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Deus faz algumas perguntas a satanás e suas respostas são no mínimo intrigantes. Veja: “² Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. “E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa” (Jó 2:2-3). Deus repete as características maravilhosas de seu servo Jó, mas com um acréscimo “E QUE AINDA RETÉM A SUA SINCERIDADE”. Mesmo sendo INCITADO por satanás, Jó manteve seu padrão de servo, não negou o seu Senhor e nem sua FÈ. Amanhã continuaremos, com a permissão do Senhor.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1447 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Satanás é tão cruel, que depois de destruir Jó financeiramente, e atingir sua família, agora, muda de estratégia, mas não de acusador. Veja: “Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!” (Jó 2:4-5). O inimigo apostou que assim que tocasse na saúde de Jó, ele mudaria de crença, sua FÉ seria abalada. Quantos de nós, a partir do momento que somos atingidos por uma certa enfermidade, deixamos de crer no DONO da VIDA, Deus além de ser o DONO é também a FONTE DE VIDA. É como um galho quebrado e separado do tronco, ele começa a morrer, pois foi separado da fonte que o mantinha vivo. Você está colado, ligado no AUTOR da VIDA? Amanhã continuaremos se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1448 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Deus sempre no controle da SITUAÇÃO, responde a satanás: “Eis que ele está na tua mão; porém GUARDA a sua VIDA (Jó 2:6). Por que Deus disse, GUARDA a SUA VIDA?. Porque o inimigo está a todo instante tentando ceifar a nossa existência. “Então saiu Satanás da presença do Senhor, e FERIU a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza” (Jó 2:6-8). Alguns não só pensam, mas dizem que essa passagem saiu da VONTADE de DEUS. Mas ao contrário, toda essa situação, prova como ainda existem servos fiéis e que Deus dá liberdade as nossas decisões, e sonda nossa FÉ. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1449 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Pense numa polemica neste verso, a mulher de Jó ABENÇOOU ou AMALDIÇOOU Jó? Caro leitor, você encontrará vários comentários sobre muitos que defendem um lado e muitos que defendem o outro. De duas coisas tenho certeza, os dois pensamentos não podem estar certo, ABENÇOAR e AMALDIÇOAR não são SINÔNIMOS e sim ANTÔNIMOS!. A dúvida surgiu, porque a palavra no hebraico é ( בָּרֵךְ ) que pode significar, dependendo do local que se encontra: ( ajoelhar; ABENÇOAR; ser abençoado, abençoar-se; ser adorado; fazer joelhar; louvar; saudar e AMALDIÇOAR ). Diante do significado da palavra, pode gerar alguma dúvida sim, mas nós temos outros meios para interpretar um texto, é o que faremos amanhã se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1450 – Agosto/2023
Pr. Humberto Vieira

Se aceitarmos a tradução ABENÇOAR, como explicar esses questionamentos?
O capítulo primeiro termina assim: “Em tudo isto Jó não PECOU, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:22). Veja que é a bíblia que diz que Jó não pecou. Já sua mulher, a Bíblia não faz referência de uma santa de Deus. Mas vamos enfrente. No verso 10, um verso após o comentário da sua mulher, veja o que Jó diz: “Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios (Jó 2:10). Essa resposta não parece algo de alguém que foi abençoado “COMO FALA QUALQUER DOIDA, FALAS TU”. E o interessante é que a bíblia cita novamente que Jó não pecou “E EM TUDO ISSO NÃO PECOU JÓ COM OS SEUS LÁBIOS”. Veja que não temos referência espiritual sobre a mulher de Jó, e as palavras que encontramos, não nos permite essas referências. Mesmo o hebraico permitindo uma tradução ABENÇOAR eu fico com AMALDIÇOAR. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.