MEDITAÇÃO TEOLÓGICA – Fevereiro/2023

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1255 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Dentro do SANTO dos SANTOS, Arão aspergia o SANGUE DO BOI sobre o propiciatório “E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo” (Lv 16:14). Após cumprir esse ritual, surge um ponto polemico entre os teólogos, OS DOIS BODES. Arão saía para a parte externa do TABERNÁRCULO e lançava sortes entre DOIS BODES para determinar qual deles deveria ser SACRIFICADO e qual deles deveria ser o bode EMISSÁRIO. “E Arão lançará sortes sobre os dois bodes; uma pelo Senhor, e a outra pelo bode emissário” (Lv 16:8). Essa passagem guarda grandes mistérios, o quais veremos a partir da proxima se o SOBERANO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1256 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Quem seriam esses DOIS BODES? Apesar de muita disputa sobre esse assunto, eu vejo uma interpretação fácil. Um dos BODES deveria morrer pelos PECADOS e o outro EXPIAVA os pecados. Sendo que um REPRESENTAVA a culpa e o outro, o PERDÃO. “Então Arão fará chegar o BODE, sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá para EXPIAÇÃO do PECADO. Mas o BODE, sobre que cair a sorte para ser BODE EMISSÁRIO, apresentar-se-á VIVO (NÃO MORRERÁ) perante o Senhor, para fazer EXPIAÇÃO com ele, a fim de enviá-lo ao DESERTO como (BODE EMISSÁRIO). Para o Israelita, se o SACRIFICIO fosse aceito, era a certeza de mais um ano de paz e muita prosperidade. Na próxima veremos mais alguns detalhes sobre os DOIS BODES, se o CRIADOR permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1257 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Não quero afirmar algo como única verdade sobre o SEGUNDO BODE, mas quero deixar aqui a minha linha de raciocínio para que cada LEITOR ou TEÓLOGO, venha a pesquisar. Lembrando que ainda há muito que se pesquisar sobre assunto.
Sabemos que o BODE EMISSÁRIO, aparece no dia de YOM KIPPUR, que era o dia da EXPIAÇÃO, tenho minhas dúvidas no texto, se faz referências a algo divino ou não. Por que? Vamos relembrar que a expiação prévia por Arão “e pela sua casa” era efetuada pelo sacrifício de um BOI e pela aspersão do seu SANGUE como já vimos nas meditações anteriores. Também é preciso rever que na sequência, a EXPIAÇÃO pelo SANTUÁRIO era realizada pelo SACRIFICIO do primeiro BODE, e pela aspersão do seu sangue. Veja que interessante agora, o cerimonial envolvendo o BODE EMISSÁRIO só tinha início, após o fim da EXPIAÇÃO PELO SANTUÁRIO. É necessário observar esses detalhes, para não aceitar interpretações fora do contexto bíblico. Continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1259 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Deus me concedeu uma grande benção, um pouco de conhecimento na língua hebraica, por isso vamos fazer um exame na palavra que aparece no texto original hebraico de levítico 16:8. O vocábulo original está assim ( לַעֲזָאזֵל / Laazazel ), que apresenta dezenas de traduções em nosso português. Talvez a nossa maior dificuldade é porque esse vocábulo é único e não se repete na Bíblia. Vejamos as traduções para ele: (remoção completa, bode emissário, deixar, soltar, abandonar, afastar-se de, deixar para trás, deixar, deixar só negligenciar, apostatar, deixar solto, deixar livre, deixar ir, liberta e etc). O que apresentei agora são possíveis traduções para o vocábulo ( לַעֲזָאזֵל / Laazazel ), porém o que realmente me chamou mais atenção, é a tradução literal desse vocábulo. Veja: ( PARA O INFERNO!). Continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1260 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Olhando essa tradução literal (PARA O INFERNO), podemos também entender o seguinte, que aquele SEGUNDO BODE teria a função de levar os pecados para longe, de volta a sua origem maligna, (PARA O INFERNO), pois como era o dia do SACRIFICIO, alguns podem entender que esse SEGUNO BODE seria sacrificado para satanás, algo que não estou afirmando. Veja Levítico 16:21-22: “E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.” Enviar o bode para o deserto era uma cerimônia pública, todos acompanhavam Arão, simbolicamente colocando TODAS AS INIQUIDADES, as transgressões e os pecados contra Deus sobre a cabeça do bode, que os levava para fora do acampamento, para longe das pessoas e do Senhor.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1261 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Como mencionei na meditação 1257, que o assunto está aberto a pesquisa e questionamentos, é muito amplo, deixaria minha linha de raciocínio para pesquisas posteriores. Resumindo o que escrevemos nos últimos dias: O dia de YOM KIPPUR, que era o dia da EXPIAÇÃO, é o dia mais santo em Israel, o dia que envolve o maior número de sacrifício, sabemos também no decorrer de toda Bíblia, que sacrifício tinha que ser com DERRAMENTO de SANGUE, foi daí que surgiu minha primeira dúvida, o SEGUNDO BODE não foi sacrificado, foi solto vivo… O BOI, o CARNEIRO, todos os outros animais, passaram pelo SACRIFÍCIO, menos o BODE EMISSÁRIO. O dia era tão especial, que o sumo sacerdote passava a semana isolado, orando e meditando, se preparando para executar todas as ordens de Deus. Arão tinha que ter um longo preparo para se encontrar com o Criador, e hoje, nós podemos nos aproximar de Deus a qualquer momento. “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:16). Certamente não aproveitamos como deveríamos tal privilégio. Continuaremos se o Eterno permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1262 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

As lições no capítulo 16 de Levítico são infinitas e preciosas, vejamos algo sobre o propiciatório.
Olhe esse verso: “Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório” (Levítico 16:15), esse vocábulo tem muito a nos ensinar. Em Êxodo, encontramos como era a TAMPA da ARCA “Também farás um PROPICIATÓRIO de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio” (Êxodo 25:17). Veja que interessante, sobre essa tampa, era aspergido o SANGUE, que fazia EXPIAÇÃO por todo ISRAEL. Expiação pela nação? Em uma TAMPA? A explicação de amanhã nos mostrará que era muito mais que uma simples TAMPA, se o SOBERANO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1263 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Como mencionei ontem, o SANGUE aspergido, era o meio de fazer EXPIAÇÃO. Veja: “Assim fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus pecados; e assim fará para a tenda da congregação que reside com eles no meio das suas imundícias. E nenhum homem estará na tenda da congregação quando ele entrar para fazer expiação no santuário, até que ele saia, depois de feita expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel” (Levítico 16:16-17). O vocábulo encontrado no texto original é (הַכַּפֹּרֶת / kapporeth), que é traduzido por propiciatório, lugar de expiação a tampa dourada da propiciação sobre a qual o sumo-sacerdote aspergia sangue 7 vezes no Dia da Expiação reconciliando simbolicamente Deus e a nação de Israel.
Mas qual outro lugar é usado esse vocábulo? É o que veremos se o CRIADOR permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1264 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Vimos ontem que o vocábulo PROPICIATÓRIO em hebraico é (הַכַּפֹּרֶת / kapporeth), e agora veremos que em grego é (ἱλαστήριον / hilasterion). Por que devemos ver esse vocábulo em sua língua original? Porque é a mesma palavra usada para DESCREVER o Senhor Jesus Cristo em Rm 3.25. “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus” (Romanos 3:24-25). Entendeu agora?! Essa TAMPA recoberta com SANGUE era o ponto de encontro entre o santo Deus com o Seu povo pecador. Simbolizava o santuário celeste que Cristo entrou com o Seu próprio sangue “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção” (Hebreus 9:12).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1265 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Visto que TODOS os seres HUMANOS nascem INIMIGOS de Deus, “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Romanos 5:10), a JUSTIÇA de Deus requer a MORTE deles “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele” (Ezequiel 18:20), e “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1266 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Em continuidade do assunto de ontem, veja: “Mas agora se manifestou sem a lei a JUSTIÇA de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a JUSTIÇA de Deus pela FÉ em Jesus Cristo PARA todos e SOBRE todos os que CREEM; porque não há diferença. Porque TODOS PECARAM e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para PROPICIAÇÃO pela FÉ no seu SANGUE, para demonstrar a sua JUSTIÇA pela REMISSÃO dos PECADOS dantes cometidos, SOB a paciência de Deus; Para demonstração da sua JUSTIÇA neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem FÉ em Jesus” (Romanos 3:21-26). e ainda “E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna” (
Hebreus 9:15). Creio piamente que nem preciso comentar tais versículos, são bem claros naquilo que querem nos transmitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1267 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

No dia do YOM KIPPUR, que era o dia da EXPIAÇÃO, havia EXPIAÇÃO até pelo SANTUÁRIO “Assim fará EXPIAÇÃO pelo SANTUÁRIO por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, e de todos os seus pecados; e assim fará para a tenda da congregação que reside com eles no meio das suas imundícias” (Levítico 16:16). Por que EXPIAÇÃO pelo SANTUÁRIO? O caro leitor, precisa lembrar que TODO ser humano nasce pecador, e não existe nenhuma forma humana para eliminar esse PECADO. Então, o próprio SANTUÁRIO, tinha sido contaminado pelos pecados do povo. Onde o homem passar, ou tocar, prolifera o PECADO, só existe um meio para a solução, O SANGUE PRECIOSO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1268 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Também outra curiosidade no dia de YOM KIPPUR, o dia da EXPIAÇÃO, era o único dia regular de jejum estipulado no VELHO TESTAMENTO, veja os seguintes versos “E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós” (Levítico 16:29) e também “É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo” (Levítico 16:31). O vocábulo AFLIGIREIS no original é (תְּעַנּוּ) que vem da raiz (תַּעַן), que tem por tradução JEJUM. A tradição posterior, declarou outros dias para JEJUM, mas o dia BIBLICO era exatamente do dia de YOM KIPPUR, o dia da EXPIAÇÃO. Esse dia era e ainda é muito especial para a nação de ISRAEL.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1269 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Nós encontramos ALIANÇAS CONDICIONAIS e ALIANÇAS INCONDICIONAIS. As incondicionais, são aquelas que independe de uma ação humana, somente do agir Divino. Exemplo: a salvação, não depende nada do que o homem venha fazer, ela só pode ser alcançada pelo plano pré estabelecido por Deus. Já as ALIANÇAS CONDICIONAIS, depende de uma ação humana. Veja o exemplo neste verso “E isto vos será por ESTATUTO PERPÉTUO: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós” (Levítico 16:29). O ESTATUTO era PERPÉTUO, mas a resposta dependia da AÇÃO HUMANA, (OBEDIÊNCIA). Por isso salvação não é pela obediência de guardar ou não os mandamentos, salvação é PELA FÉ. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8). Veja que PELA GRAÇA SOIS SALVOS e a afirmação que é pela FÉ, mas o verso não para aí, olha o que Paulo diz logo em seguida, E ISTO NÃO VEM DE VÓS!!!. Salvação é algo INCONDICIONAL, não depende da ação humana, é Deus quem nos salva. Sendo assim, não somos nós que aceitamos JESUS, mas sim Ele que nos ACEITA.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1269 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Nós encontramos ALIANÇAS CONDICIONAIS e ALIANÇAS INCONDICIONAIS. As incondicionais, são aquelas que independe de uma ação humana, somente do agir Divino. Exemplo: a salvação, não depende nada do que o homem venha fazer, ela só pode ser alcançada pelo plano pré estabelecido por Deus. Já as ALIANÇAS CONDICIONAIS, depende de uma ação humana. Veja o exemplo neste verso “E isto vos será por ESTATUTO PERPÉTUO: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós” (Levítico 16:29). O ESTATUTO era PERPÉTUO, mas a resposta dependia da AÇÃO HUMANA, (OBEDIÊNCIA). Por isso salvação não é pela obediência de guardar ou não os mandamentos, salvação é PELA FÉ. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8). Veja que PELA GRAÇA SOIS SALVOS e a afirmação que é pela FÉ, mas o verso não para aí, olha o que Paulo diz logo em seguida, E ISTO NÃO VEM DE VÓS!!!. Salvação é algo INCONDICIONAL, não depende da ação humana, é Deus quem nos salva. Sendo assim, não somos nós que aceitamos JESUS, mas sim Ele que nos ACEITA.

[7:52 AM, 26/02/2023] Pastor Humberto: https://youtu.be/aGpN2ju4SIQ
[7:52 AM, 26/02/2023] Pastor Humberto: MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1271 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Em continuidade sobre um só sacrifício mencionado ontem, vejamos: “De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se PURIFICASSE; mas as próprias coisas celestiais com SACRIFÍCIOS MELHORES do que estes. Porque Cristo NÃO entrou num SANTUÁRIO feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também para a si mesmo se OFERECER MUITAS VEZES, como o sumo sacerdote CADA ANO entra no SANTUÁRIO COM SANGUE ALHEIO; De outra maneira, necessário lhe fora padecer MUITAS VEZES desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos UMA VEZ se manifestou, para ANIQUILAR O PECADO PELO SACRIFÍCIO de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se UMA VEZ para tirar os PECADOS de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação” (Hebreus 9:23-28). O grande contraste está aqui, o dia de YOM KIPPUR, que era o dia da EXPIAÇÃO, tinha que se repetir todos os anos, mas o SACRIFÍCIO perfeito de Cristo, foi UMA ÚNICA VEZ. Se entregue a Cristo, Ele é o único meio de Salvação.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1272 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Vamos adentrar agora no capítulo 17 do maravilhoso livro de Levítico, vamos garimpar aquilo que o TODO PODEROSO nos permitir, o capítulo 17 e os próximos são considerados o estatuto da SANTIDADE de Israel. Nestes capítulos, o Senhor exige que a santidade atinja, claramente, cada aspecto da vida de Israel. Os temas serão diversos, Deus apontará a Israel cada área específica sobre o assunto. Veremos também sobre o SACRIFÍCIO CLANDESTINO, mas talvez o assunto mais polêmico, esteja nos versos 10 e 12 “E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que COMER ALGUM SANGUE, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo” (Levítico 17:10) e também “Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum dentre vós COMERÁ SANGUE, nem o estrangeiro, que peregrine entre vós, COMERÁ SANGUE” (Levítico 17:12). Tentaremos explicar esse e outros assuntos nas próximas meditações, juntos aprendemos mais das Sagradas Escrituras.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1273 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Vamos para a nossa primeira lição no capítulo 17 de Levítico. Enquanto a nação de Israel peregrinava pelo deserto, todo e qualquer sacrifício, precisava ser apresentado na porta do TABERNÁRCULO. “Qualquer homem da casa de Israel que DEGOLAR boi, ou cordeiro, ou cabra, no ARRAIAL, ou quem os degolar FORA do ARRAIAL, e não os trouxer à PORTA da TENDA da CONGREGAÇÃO, para oferecer OFERTA ao Senhor diante do tabernáculo do Senhor, a esse HOMEM SERÁ IMPUTADO O SANGUE; derramou sangue; por isso será EXTIRPADO DO SEU POVO; Para que os filhos de Israel, trazendo os seus SACRIFÍCIOS, que oferecem sobre a face do campo, os tragam ao Senhor, à porta da tenda da congregação, ao sacerdote, e os ofereçam por SACRIFÍCIOS PACÍFICOS AO SENHOR” (Levítico 17:3-5). Tudo que Deus ordenou tem os seus propósitos em beneficio daqueles que ELE ama. Veremos o porque desta ordem, se o ETERNO permitir.