MEDITAÇÃO TEOLÓGICA – JULHO 2023

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1397 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Depois de passar mais de um ANO, com a águas cobrindo tudo, e assim sendo destruído tudo que tinha vida. “E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito” (Gênesis 6:7). Tudo foi destruído, sobrando apenas Noé, e sua família, e todos os animais que entraram na ARCA. Como já afirmei, depois do dilúvio, surgiu novamente a esperança, “E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta” (Gênesis 8:13). Deus assim prova mais uma vez suas infinitas misericórdias, pois Noé e sua família também eram pecadores, mas encontraram em Deus a salvação. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1398 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Depois do diluvio, Noé tornou-se lavrador “E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha” (Gênesis 9:20). O pecado também acomete os servos de Deus, e trás consequências desastrosas. “E bebeu do vinho, e EMBEBEDOU-SE e DESCOBRIU-SE no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a NUDEZ do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora” (Gênesis 9:21-22).Mesmo Noé, um homem, um homem que o Senhor se agradou “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor” (Gênesis 6:8). Seria a VONTADE de DEUS que um homem como Noé se EMBRIAGASSE? A sequência desse erro, mais o pecado do filho, custou uma MALDIÇÃO sobre uma nação “E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: MALDITO seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo” (Gênesis 9:24-27). Veja o que o pecado faz, e não a VONTADE de DEUS. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1399 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

O pecado levou o HOMEM a tentar fazer coisas totalmente fora da vontade de Deus, ao ponto de querer levantar uma torre da qual seu cume alcançaria os CÉUS. “E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra” (Gênesis 11:3-4). Detectamos dois erros que vão de encontro a VONTADE do SENHOR.
1- Que a ordem era para se espalhar, enchendo toda a terra, e aquele povo queria ficar em um só lugar.
2- Uma torre que tocasse os céus.
Encontramos aqui o efeito do PECADO, totalmente fora da vontade do CRIADOR. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1399 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Todas as vezes que o homem sai da VONTADE de DEUS, consequências virão. Naquela época, todos falavam um ÚNICO IDIOMA, e diante da rebeldia humana, Deus criou vários idiomas. “E o Senhor disse: Eis que o povo é UM, e todos têm uma MESMA LÍNGUA; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e CONFUNDAMOS ali a sua LÍNGUA, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e CESSARAM de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome BABEL, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os ESPALHOU o Senhor sobre a face de toda a terra” (Gênesis 11:6-9). Não deveria ser assim, se estivessem dentro da VONTADE de DEUS, não sofreriam tais consequências. Por isso te aconselho, fique na VONTADE do SENHOR. Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1400 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Dois mil anos de história se passaram e surge um novo personagem, chamado Abrão, que depois seu nome seria mudado por Deus para Abraão. Um homem integro, que não se misturou com a IDOLATRIA de toda sua família. Deus ordenou Abraão a deixar sua parentela e partir para um lugar que o Senhor mostraria. Deus ainda fez outra PROMESSA a Abraão. “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:3). Com tudo isso, algo de ruim aconteceu, Abraão saiu da VONTADE de DEUS “E havia FOME naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra” (Gênesis 12:10). A PROMESSA de Deus era CANAÃ e Abrão foi para o Egito, devido uma grande SECA. Não podemos sair da VONTADE de DEUS sem consequências, mesmo sendo Abraão. Amanhã veremos o resultado dessa desobediência, se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1401 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Quando Abraão desobedeceu, ele saiu da VONTADE de DEUS, e logo o PAI DA MENTIRA lhe pegou. Abraão chama Sara com o propósito de mentir ao rei do Egito “E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti” (Gênesis 12:11-13). Deus resolveu este problema de Abraão, mas outros erros ele cometeu, foi ali no Egito que eles conheceram AGAR, aquela que se tornou mãe de Ismael, filho de Abraão, que são parte dos árabes na época atual. Amanhã começaremos ver as consequências desse outro erro, se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1402 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Como mencionamos ontem, o estrago foi grande depois que Abraão saiu da VONTADE de DEUS. Depois que Agar ENGRAVIDOU, Sara mudou seu comportamento para com a sua serva, e Agar acabou fugindo, nessa fuga, encontrou-se com o anjo do Senhor, e ao ouvi-lo, resolveu voltar. Mas as dificuldades não terminaram ai, o FILHO da PROMESSA era Isaque. Muitos anos se passaram, Ismael já era um jovem, quando a promessa de Deus se cumpriu em Sara, engravidando e nascendo Isaque “E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido. E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque” (Gênesis 21:1-3). Com o nascimento de Isaque, outra confusão iniciou-se, a qual veremos amanhã se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1403 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Mesmo o ser humano saindo da VONTADE de DEUS, suas promessas não podem falhar, ninguém pode interromper os PLANOS do SOBERANO. Ele não precisa de nós nem de nada para cumprir seus PROPÓSITOS. Abraão e Sara, tentaram dar uma ajuda para se cumprir as promessas do Senhor, algo que nunca será necessário. No TEMPO DETERMINADO, o Senhor operou suas maravilhas e mais uma vez foi contemplado sua glória. “E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo. Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice. E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado” (Gênesis 21:6-8). Tudo parecia estar em paz, Abraão ofereceu um grande BANQUETE, mas algo estava para acontecer, o que veremos amanhã se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1404 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Tudo parecia caminhar bem, o filho da PROMESSA havia chegado, Abraão ofereceu um grande BANQUETE só que “viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual tinha dado a Abraão, ZOMBAVA. E disse a Abraão: PONHA FORA esta serva e o seu FILHO; porque o FILHO desta serva não HERDARÁ com Isaque, meu filho. E pareceu esta palavra muito MÁ aos olhos de Abraão, por causa de SEU FILHO” (Gênesis 21:9-11). Ismael já era um JOVEM, tinha um vínculo com seu pai Abraão, de repente, Sara diz que ele deveria MANDAR EMBORA de sua casa sua serva Agar e seu filho ISMAEL. Atitude difícil para Abraão!

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1405 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Abraão não ouviu somente Sara, mas Deus também falou com ele, e assim tomou a decisão de mandar seu filho primogênito embora “Então se levantou Abraão de manhã cedo e, tomando pão e um odre de àgua, os deu a Agar, pondo-os sobre o ombro dela; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu e foi andando errante pelo deserto de Beer-Seba” (Genesis 21:14). A situação era difícil, mas mesmo diante dos erros humanos, Deus continua agindo e seus planos não podem ser frustrados. A VONTADE de DEUS é perfeita, mas por que tantas coisas fora da vontade do Senhor acontecia?

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1406 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Algumas perguntas surgem sobre esse assunto:

  1. Por que tantos servos conseguem fugir da VONTADE de DEUS?
  2. Por que o homem as vezes PARECE atrapalhar os planos de Deus?
    Veja a resposta: “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Genesis 1:27). Adão e Eva foram CRIADOS a IMAGEM e SEMELHANÇA de Deus. Mas veja um detalhe, depois da QUEDA do HOMEM, algo mudou, quando nasceram filhos a Adão e Eva, veja o que está escrito “E Adão viveu cento e trinta anos, e GEROU um filho a SUA SEMELHANÇA, conforme a SUA IMAGEM, e pos-lhe o nome de Sete” (Genesis 5:3). Viu a diferença: Adão foi criado a IMAGEM e SEMELHANÇA de DEUS e seu filho, foi gerado A IMAGEM E SEMELHANÇA de ADÃO. Ai está o grande motivo, o porque do homem sair tanto da VONTADE de DEUS. Toda geração pós Adão, nasceram debaixo do pecado, conhecendo o mal, grande diferença de Adão e Eva.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1407 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Foi a partir da QUEDA, que Deus começou agir com sua GRAÇA e MISERICÓRDIA. O que significa GRAÇA? É aquilo que Deus nos concede sem que mereçamos! Não merecemos o ar que respiramos, a família que temos, o trabalho, o sustento e a grande benção da SALVAÇÃO, não merecemos!
O que significa MISERICÓRDIA? É quando Deus não nos dá aquilo que MERECEMOS: Entenda, o SALÁRIO do PECADO é a MORTE! é isso exatamente que merecemos, mas pelas misericórdias de Deus, Jesus foi o nosso SUBSTITUTO, morrendo em nosso lugar, quem merecia estar pregado na CRUZ era eu e você. Isso significa MISERICÓRDIA. Não ouvimos falar em GRAÇA e MISERICÓRDIA enquanto Adão e Eva estavam no Éden, somente depois do PECADO. Entende agora o motivo dos humanos (SERVO OU NÃO), sempre saírem da VONTADE de DEUS. Amanhã daremos continuidade se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1408 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Quando Paulo afirma “Porque o SALÁRIO do PECADO é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23), Paulo estava confirmando o ocorrido do Velho Testamento. Hoje o ser humano já nasce INIMIGO de DEUS! “Porque se nós, sendo INIMIGOS, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
Portanto, como por UM HOMEM entrou o pecado no mundo, e pelo PECADO A MORTE, assim também a MORTE PASSOU a todos os homens por isso que TODOS pecaram” (Romanos 5:10-12). Esta é a sentença para toda humanidade depois da queda de Adão, só há um REMÉDIO, chama-se JESUS CRISTO. Amanhã tem mais se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1409 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Mais uma passagem Bíblica que destaca claramente a vontade e o poder de Deus, está em lamentações, Veja: “Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As MISERICÓRDIAS do Senhor são a CAUSA de não sermos CONSUMIDOS, porque as suas MISERICÓRDIAS não têm FIM; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3:21-23). Fica claro, quando entendemos o significado de MISERICÓRDIA. É quando Deus não aplica aquilo que merecemos. Ai está o motivo de não sermos mortos agora mesmo, as MISERICÓRDIAS do SENHOR. O verso ainda tem um complemento, elas se RENOVAM a CADA MANHÃ. É bom servir um Deus MISERICORDIOSO. Amanhã tem mais, se o SOBERANO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1410 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Aos estudantes e leitores das Sagradas Escrituras, a cada página que passamos, encontramos a PERFEITA VONTADE do SENHOR. Mas, também encontramos as falhas causadas pelo PECADO, falhas essas que geraram graves consequências em cada praticante. Já comentamos sobre Adão, Caim, Noé e por último Abraão, tocamos apenas superficialmente nas falhas desses servos, agora veremos algo sobre o filho de Abraão, o filho da PROMESSA, seu nome é Isaque. Era o tipo de servo temente a Deus, mas também era descendente de Adão, sendo assim, seu ser também foi infectado pelo PECADO. Amanhã, com a permissão de DEUS, veremos quando esse também se afastou da vontade de Deus.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1411 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Isaque era o FILHO da PROMESSA, cresceu aprendendo com seu pai, o servo Abraão, passou por um momento difícil, onde Deus provou seu pai pedindo que lhe sacrificasse. Costumo ensinar que a fé não foi só de Abraão, porque em certo momento… “Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gênesis 22:7). O jovem Isaque, fez uma pergunta intrigante “ONDE ESTÁ O CORDEIRO PARA O HOLOCAUSTO?” Ele sabia que tinha que ter um animal para o sacrifício, mas onde estava? Logo em seguida, Abraão pegou o jovem e o amarrou na posição de sacrifício. Aqui eu vejo a fé de Isaque, se fosse eu, provavelmente sairia correndo e meu pai, nunca me alcançaria, mas o jovem tinha fé e permitiu.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1412 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Mesmo um jovem de muita fé, não escapou de fugir da VONTADE do CRIADOR, quando envelheceu, cometeu o erro de amar um filho mais que o outro. “E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó” (Gênesis 25:27-28). Um pai precisa tomar cuidado em demonstrar amor a mais por um de seus filhos. Deus, o grande e Eterno pai, demonstrou igualdade em seu amor, quando Cristo morreu na cruz, o amor é igual para com todos os seres humanos. Sempre tem um filho que se destaca mais e também tem aquele que dar mais trabalho, mas o amor, precisa ser igual para ambos. No caso de Isaque, esse amor a mais, transformou-se em grande desavença na família.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1413 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

O erro de Isaque, desencadeou uma sequência de outros erros, em toda sua família. A sua esposa, ficou ouvindo a conversa e elaborou um plano sujo, onde envolveu mentiras, sendo assim, não seria a VONTADE de DEUS. “E Rebeca ESCUTOU quando Isaque falava ao seu filho Esaú…”(Gênesis 27:5). Depois que Rebeca correu ao seu filho querido e disse: “Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando: Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte” (Gênesis 27:8-10). Tentando trapacear, para que Jacó fosse abençoado. O jogo do diabo sempre será sujo, mesmo que a causa seja correta… Joguemos sempre do lado da verdade, ao lado do SOBERANO, tentando sempre estar dentro da VONTADE do SENHOR. Amanhã continuaremos se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1414 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Diante da situação, Jacó ficou assustado e perguntou a mãe: “Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso; Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção. E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos” (Gênesis 27:11-13). Quando nos afastamos da VONTADE de DEUS, pensamos, elaboramos e concretizamos coisas horríveis. Jacó percebeu que em vez de BENÇÃO, traria uma MALDIÇÃO sobre sua vida e exclamou a sua mãe. Como Rebeca já estava, fora da VONTADE de DEUS, ela disse: “Meu filho, sobre mim seja a tua MALDIÇÃO”. A que ponto chegou Rebeca, mas não pense que conosco é diferente, assim que saímos da VONTADE de DEUS, fazemos coisas horríveis e nem percebemos.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1415 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Com a pressão da mãe, Jacó foi e fez exatamente como ela determinou “E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava” (Gênesis 27:14). Ainda digo mais, quando nos afastamos da VONTADE de DEUS, o diabo entra com planos diabólicos, nossa mente consegue elaborar coisas em uma velocidade incrível, Veja as ideias de Rebeca: “Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor; E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço; E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho.
E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? (Gênesis 27:15-18). Tudo parecia estar caminhando segundo a VONTADE de REBECA, mas seria essa a VONTADE de DEUS? Amanhã veremos o desenrolar dessa história e depois suas consequências, se o TODO PODEROSO permitir!

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1416 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Fora da VONTADE de DEUS, os erros são consecutivos. Veja: “Jacó disse a seu pai: EU SOU ESAÚ, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe” (Genesis 27:19). Mentiu dizendo que era Esaú e também que era o primogênito, a Bíblia é clara sobre a MENTIRA, ela procede do diabo. Não parou por ai, ele continua sua trajetória de erros. “Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro” (Gênesis 27:20). Mentiu novamente, só que agora, ele envolve o próprio Deus… Quando seu pai pergunta como foi tão rápido, veja a mentira “PORQUE O SENHOR DEUS MANDOU AO MEU ENCONTRO. Percebe o que acontece com cada um de nós quando saímos da VONTADE de DEUS?

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1417 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

A trama ainda não tinha acabado, quando saímos da VONTADE de DEUS, logo entramos na VONTADE do DIABO!. Isaque desconfia e pergunta algo novamente a Jacó: “E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não. Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. E disse: ÉS TU MEU FILHO ESAÚ MESMO? E ele disse: EU SOU(Gênesis 27:21-24). A mentira predominava, Jacó caiu no ENGANO e na VONTADE do DIABO. Triste, mas será sempre assim, fora da VONTADE de DEUS cairemos logo na VONTADE do DIABO. Até amanhã se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1418 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Depois de toda mentira proferida por Jacó, Isaque pede que ele se aproxime e o abençoa, “e aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça” (Gênesis 27:30). Esaú chegou e preparou um guisado saboroso para seu pai, e foi correndo para receber a benção prometida por Isaque. “E fez também ele um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma. E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. Então ESTREMECEU Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito” (Gênesis 27:31-33). Iniciava-se uma grande divisão e muito ódio entre irmãos, uma família destruída, por ter saído da VONTADE de DEUS. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1419 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Esaú pediu uma benção também a seu, pai, mas a resposta não foi favorável. veja: “E disse Esaú a seu pai: Tens UMA SÓ BENÇÃO, meu pai? ABENÇOA-ME também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e CHOROU. Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus. E pela tua espada viverás, e ao TEU IRMÃO SERVIRÁS. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço” (Gênesis 27:38-40). Ao ouvir esta resposta de seu pai, o ÓDIO tomou conte de Esaú, ao ponto de querer matar seu irmão Jacó. “⁴¹ E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão” (Gênesis 27:41). Assim se encontrava uma família que se distancio da VONTADE de DEUS. Como esta sua vida? Como está sua família? Dentro da VONTADE de DEUS, tudo caminhará bem. Amanha continuaremos, se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1420 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

A mãe, que havia articulado tudo, percebeu que a situação estava saindo fora do controle e aconselhou a seu filho Jacó fugir. “E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, PROPONDO MATAR-TE. Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; ACOLHE-TE a Labão meu irmão, em Harã, e mora com ele alguns dias, até que passe o FUROR de teu irmão; Até que se desvie de ti a IRA de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia?” (Gênesis 27:42-45). Agora um filho tinha que fugir, a mãe odiada pelo outro filho, a que ponto chegou aquela família! Tudo porque deixaram a PERFEITA E PODEROSA VONTADE de DEUS. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1421 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Quando nos afastamos da VONTADE de DEUS, não temos mais como ver o cumprimento das promessas, nem prometer algo a alguém, Rebeca prometeu algo que não pôde cumprir. Veja: “Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; ENTÃO MANDAREI TRAZER_TE DE LÁ; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia? (Gênesis 27:45). Fez uma falsa promessa a Jacó, dizendo que o chamaria de volta quando a ira de Esaú tivesse desaparecido. Foi incapaz de CUMPRIR o que PROMETEU, porque não viveu até o REGRESSO de Jacó. Quando retornou, depois de 20 anos, Rebeca já havia morrido. Fora da VONTADE de DEUS, aquilo que prometemos, pode não se concretizar. Amanhã tem mais, se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1422 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

O grande problema, é que quando alguém sai da VONTADE do PAI, além de sofrer CONSEQUÊNCIAS, aqueles que estão ao seu redor, sofrem também. As consequências podem percorrer anos e anos. Rebeca foi incapaz de prever todo alcance dos efeitos dos seus atos. O ódio despertado no coração de Esaú continuou pela GERAÇÕES FUTURAS. Durante muitos séculos os EDOMITAS, descendentes de Esaú, seriam inimigos de Israel. HERODES o GRANDE, o homem que assassinou as CRIANÇAS de Belém, e seu filho HERODES ANTIPAS, o homem que ridicularizou Jesus durante o julgamento, eram ambos EDOMITAS, HOMENS da EDUMÉIA. Rebeca, mulher tão cuidadosa, mulher escolhida por Deus, não chegou ao FIM, como COMEÇOU. Tudo porque saiu da VONTADE de DEUS, não permitiu que Deus lutasse por ela. Aqueles que creem, não precisam se PRECIPITAR, é só esperar e ver se cumprir as promessas de Deus na vida dos que esperam Nele, esperar no Senhor é estar dentro da VONTADE DELE. Amanhã tem mais se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1423 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Por que conseguimos encontrar tão grandes falhas, naqueles que se destacaram como servos do Senhor? A resposta é fácil, lembra-se de Genesis 5:3 “E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à SUA SEMELHANÇA, conforme a SUA IMAGEM, e pôs-lhe o nome de Sete” (Gênesis 5:3). O Homem agora é a imagem de Adão, perdeu a perfeição da qual haviam sido criados, mesmo sendo da linhagem de Jacó, não há perfeição no homem. Por esse motivo a IGREJA de JESUS também não é PERFEITA, porque é formada por seres humanos. Esse é o processo da SANTIFICAÇÃO, nunca seremos perfeitos aqui nesta terra. Esse também é o motivo, porque nenhum ser humano pode viver 100% a VONTADE de DEUS. Amanhã continuaremos se o único que é ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1424 – Julho/2023
Pr. Humberto Vieira

Depois da fuga de Jacó, na tentativa de solução do problema entre familia, longe estava de uma SOLUÇÃO. Jacó chegou as terras de seus parentes e conheceu uma jovem bonita e logo se interessou por ela, O amor era tão grande que resolveu trabalhar SETE ANOS pelo dote daquela moça. “E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor” (Gênesis 29:18). Mas Jacó não sabia o que estava para acontecer “Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela. Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete. E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu” (Gênesis 29:20-23). O ENGANADOR agora estava sendo ENGANADO! Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.