MEDITAÇÃO TEOLÓGICA / Maio 2023

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1335 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

O verso de número cinco, cobra mais ainda a postura do SACERDOTE na hora da morte de uma pessoa de sua nação, não deveria entrar em desespero “Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne” (Levítico 21:5). Era costume pagão, as pessoas se retalharem em desespero pela perca de um ente querido, ainda e também os egípcios se depilavam a cada três dias. Deus estava separando uma nação santa, sendo assim, o SACERDOTE, deveria ser o exemplo em tudo. Os SACERDOTES eram aqueles separados para dirigir os SACRIFÍCIOS, que tinha como finalidade evitar a MORTE, todos os seus sacrifícios eram um tipo da MORTE de CRISTO, que engoliu a morte na vitória “E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é MORTAL se revestir da IMORTALIDADE, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a MORTE na VITÓRIA. Onde está, ó MORTE, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da MORTE é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a VITÓRIA por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15: 54-57). Essa era uma das funções do SACERDOTE. Amanhã tem mais, se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1336 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Quando lemos o verso 7, encontramos as regras para o CASAMENTO de um SACERDOTE. Vejamos: “Não tomarão mulher prostituta ou desonrada, nem tomarão mulher repudiada de seu marido; pois santo é a seu Deus” (Levítico 21:7). O casamento, é a segunda decisão mais importante na vida de uma pessoa, a primeira é reconhecer que é um pecador e entregar sua alma a Cristo, e a segunda, é o CASAMENTO. Você está escolhendo alguém para viver ao seu lado até o fim de sua vida? Agora pense no casamento de um LÍDER ESPIRITUAL, a responsabilidade que pesa sobre seus ombros como exemplo aos seus liderados. Esse verso também trás uma questão teológica, encontramos as provas que um SACERDOTE tem que ser CASADO, cai por terra a questão do CELIBATO esse é um requisito para ser pastor: CASADO, não pode ser SOLTEIRO. Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1337 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Aproveitando LEVÍTICO 21:7, e também o mês de maio, onde se comemora o mês da família, vou escrever 30 meditações sobre NAMORO, CASAMENTO, CRIAÇÃO de FILHOS e FAMÍLIA no geral. Começando sobre casamento. Quando vamos tratar sobre este assunto com a JUVENTUDE, parece ser um dos assuntos mais compreensíveis e mais simples de se entender, pois aparentemente já sabem tudo sobre o CASAMENTO. Quando observamos as estatísticas, notamos que aquilo que pensavam saber caiu por terra e o assunto CASAMENTO torna-se um grande PESADELO na vida de muitos. Por isso vamos ver a LUZ DA BÍBLIA este assunto. CASAMENTO é a instituição social mais básica e mais influente que existe no mundo. É muito difícil superestimar a importância do CASAMENTO. Contudo, a cada ano, cerca de metade dos casamentos terminam em DIVÓRCIO. Diante desses fatos, tornar-se necessário considerar as BASES para o casamento, conforme Deus planejou. Amanhã continuaremos se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1338 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Nestas meditações, tentarei tirar algumas dúvidas que meus professores de seminário não conseguiram me responder, preciso afirmar a você, caro leitor, que todas as respostas estão na BÍBLIA, o que acontece é que nós não PESQUISAMOS o suficiente. Vou mostrar algo no texto original, que acaba com as dúvidas que dura anos sobre o assunto CASAMENTO/DIVÓRCIO. Me acompanhe e verá algumas curiosidades. Como tratar o assunto DIVÓRCIO, sendo que seu significado é a dissolução do casamento? É necessário considerarmos antes o CASAMENTO para discutirmos o DIVÓRCIO!. Aqui se encontra o primeiro ERRO na TEOLOGIA. Alguns querem explicar DIVÓRCIO, sem entender o que significa CASAMENTO no SENHOR. Isso é sério, me acompanhe e entenderá algo que pesquisei a anos.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1340 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Deus os criou “HOMEM e MULHER” (Gn 1:27) e lhes ordenou dizendo “Frutificai e multiplicai-vos” (Gn 1:28). A reprodução NATURAL só é possível com a união entre HOMEM e MULHER. De acordo com as Escrituras, Deus “formou o homem da terra” (Gn 2:7). Depois “da costela que o Senhor Deus lhe havia tomado, formou a mulher” (v. 22) e Deus acrescenta “Portanto, o HOMEM deixará seu PAI e sua MÃE e se UNIRÁ à sua MULHER, e eles serão uma só carne” (v. 24). O uso dos termos “HOMEM” e “MULHER” no contexto de “PAI” e “MÃE” deixa claro que há aqui uma referência ao HOMEM e à MULHER no sentido biológico (CROMOSSOMOS). Fazendo uma alusão à criação e à união conjugal de Adão e Eva, nosso Senhor citou a passagem do Gênesis dizendo: “desde o princípio o Criador os fez HOMEM e MULHER” (Mt 19:4). Depois, Jesus citou a mesma passagem de Genesis 2:24 em que se fala do ato de deixar PAI e MÃE e se unir à MULHER (v.5). Dessa maneira, Jesus confirmou que o casamento deve ser realizado entre um HOMEM e uma MULHER.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1341 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Pelo motivo que vimos ontem, biblicamente, se a UNIÃO não for entre um HOMEM e uma MULHER não é casamento bíblico! Agora pense, se estas UNIÕES não são casamento no SENHOR, conclui-se que o rompimento de uma relação desse tipo não é, na realidade, UM DIVÓRCIO. Assim, a primeira e mais fundamental característica do casamento é a união entre um HOMEM e uma MULHER. O casamento também envolve união sexual. A união sexual no casamento também é um ensino claro das Escrituras. E isso é assim por várias razões. Essa união é chamada de “UMA SÓ CARNE””. O fato de o CASAMENTO incluir o SEXO é algo que está evidente nas palavras ditas por Paulo em ICoríntios 6:16, em que ele usa a mesma expressão para condenar a prostituição. Deus ordenou que “O HOMEM e a MULHER”, criados por ele, se MULTIPLICASSEM (Gn 1:28). Isso só seria possível pela união entre um homem e uma mulher, no sentido BIOLÓGICO. Depois de Deus tê-los criado e expulsado do jardim do Éden, a Bíblia diz: “Adão CONHECEU intimamente Eva, sua mulher.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1342 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Ontem terminamos falando sobre EVA, como MULHER, ela “ENGRAVIDOU e, tendo dado à luz Caim” (Gn 4:1). Quando o apóstolo Paulo falou sobre o SEXO no CASAMENTO, ele claramente escreveu: “Por causa da imoralidade, cada homem tenha SUA MULHER, e cada MULHER seu MARIDO. O MARIDO cumpra a sua responsabilidade conjugal para com a sua MULHER, e do mesmo modo a MULHER para com o MARIDO. A mulher não tem autoridade sobre o próprio corpo, mas sim o marido. Também, da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o próprio corpo, mas sim a mulher” (ICorintios 7:2-4). É assim o ensinamento bíblico, é algo muito sério.

EDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1343 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Em resumo, o casamento envolve o direito à união sexual entre um HOMEM e uma MULHER. Na BÍBLIA, relação sexual ANTES do casamento é chamada de FORNICAÇÃO. “Fugi da fornicação. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo” (I Corintios 6:18). e a relação sexual FORA do casamento é chamada de ADÚLTÉRIO. Sobre a lei do Antigo Testamento, aqueles que praticavam RELAÇÃO SEXUAL ANTES do casamento eram obrigados a se casar “Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e se deitar com ela, e forem apanhados, então o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinquenta siclos de prata; e porquanto a humilhou, lhe será por mulher; não a poderá despedir em todos os seus dias” (Deuteronômio 22:28-29). O sexo é santificado por Deus para ser usado apenas no casamento (ICo 7:2) Dessa forma, o autor da Epístola aos Hebreus declara: “Sejam honrados entre todos o matrimônio e a pureza do leito.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1344 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Embora o CASAMENTO envolva direitos SEXUAIS, ele não está limitado ao SEXO. Casamento é companheirismo “E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua COMPANHEIRA, e a mulher da tua aliança” (Malaquias 2:14), uma união PACTUAL muito superior à SEXUAL. É tanto uma união social e espiritual quanto uma união sexual. Além disso, o propósito do SEXO vai além da mera PROCRIAÇÃO. As relações sexuais no casamento têm um propósito TRIPLO: multiplicação “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e MULTIPLICAI-VOS multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gênesis 1:28), também a unificação “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e UNIR-SE-Á à sua mulher, e serão uma só carne. (Genesis 2:24) e não podemos deixar de citar a RECREAÇÃO “Seja bendito o teu manancial, e ALEGRA-TE com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente” (Provérbios 5:18-19).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1345 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

O casamento envolve uma ALIANÇA diante de Deus. O casamento não é apenas a UNIÃO entre um HOMEM e uma MULHER, em que estão envolvidos direitos conjugais (sexuais); é também uma união nascida de uma aliança baseada em promessas mútuas. Desde o início, esse compromisso está implícito no conceito de DEIXAR os pais e se UNIR a uma MULHER. A ALIANÇA MATRIMONIAL foi descrita, de forma mais EXPLICITA, pelo profeta Malaquias: “O SENHOR tem sido TESTEMUNHA entre TI e a ESPOSA que tens desde a juventude, para com a qual foste infiel, embora ela fosse tua companheira e a mulher da tua aliança matrimonial” (Malaquias 2:14). Viu quem é a TESTEMUNHA? Casamento é coisa séria, é uma ALIANÇA MATRIMONIAL.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1346 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

O livro de Provérbios também fala do CASAMENTO COMO ALIANÇA ou COMPROMISSO MÚTUO. Ele condena a adúltera “que abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece da ALIANÇA que fez com seu Deus” (Pv 2:17). A partir dessas passagens, fica evidente que o CASAMENTO não é só uma ALIANÇA, é também uma ALIANÇA da qual o próprio Deus é TESTEMUNHA. Deus instituiu o CASAMENTO, e é ele quem TESTEMUNHA os votos feitos. Tais votos são feitos “NA PRESENÇA DE DEUS”. Jesus disse que Deus literalmente é aquele que UNE duas pessoas no CASAMENTO, acrescentando: “Portanto, o que Deus UNIU o homem NÃO SEPARE” (Mt 19:6). Pegou?!?!?!

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1348 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

O casamento não é ETERNO. Apesar de o casamento ser uma ALIANÇA para toda a vida feita diante de Deus, esse compromisso não se estende por TODA a ETERNIDADE. O próprio Jesus deixou isso bem claro ao dizer: “pois na ressurreição não se casarão nem se darão em casamento” (Mt 22:30). Sem dúvida, embora saibamos que seremos capazes de reconhecer nossos amados no céu ou talvez até uma etapa da escatologia, lá não HAVERÁ CASAMENTO. Além do mais, a possibilidade de pessoas viúvas casarem novamente “Digo, porém, aos SOLTEIROS e às VIÚVAS, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor CASAR do que abrasar-se” (1 Coríntios 7:8-9). Indica que o compromisso só existe até a MORTE do respectivo parceiro. Em oposição ao ensinamento mormônico de que o casamento é um compromisso “para esta vida e para a eternidade”.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1347 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Quanto tempo deve durar o CASAMENTO? Para responder essa pergunta, é necessário novamente relembrar e pensar se realmente aquilo realizado, foi um casamento. Se foi um casamento no SENHOR, deve durar toda a vida, está atrelada ao conceito de permanência no casamento, ao qual Jesus se referiu com as seguintes palavras: “Portanto, o que DEUS UNIU não SEPARE o homem” (Mt 19:6). A mesma verdade é também reafirmada por Paulo: “Por que pela lei a mulher casada está ligada ao marido enquanto ele vive; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do casamento” (Rm 7:2). Esses conceitos representam o fundamento da famosa frase proferida em cerimônias de casamento: “até que a morte os separe”.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1349 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

A Bíblia ressalta que o CASAMENTO é apenas uma instituição TERRENA. É para esta vida, e não para toda a eternidade. Não se pode tirar essa conclusão com base na alegação de que Jesus apenas negou a existência de CERIMÔNIAS MATRIMONIAIS nos céus, e não a existência de RELAÇÕES MATRIMONIAIS. Mas é precisamente sobre RELAÇÕES matrimoniais nos CÉUS que Jesus foi QUESTIONADO quando ele deu a resposta indicada na meditação de ontem. Alguns saduceus lhe perguntaram: “de qual dos sete ela será esposa na ressurreição” (Mt 22:28). A resposta de Jesus foi: ela não terá RELAÇÕES CONJUGAIS com nenhum deles, pois não haverá RELAÇÃO MATRIMONIAL no céu depois da ressurreição.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1350 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Qual o NÚMERO de pessoas envolvidas em um CASAMENTO? Há outro fato acerca do qual os cristãos concordam: o casamento é MONOGÂMICO. Ele se concretiza entre UM homem e UMA mulher. Paulo disse: “cada homem “SINGULAR” tenha sua mulher, e cada mulher “SINGULAR”, seu marido” (1Corintios 7:2). O bispo precisa ser “marido de uma só mulher” (1Tm 3.2). Contudo, a MONOGAMIA não é apenas um ensino do Novo Testamento. Ela estava presente desde o início quando Deus CRIOU um homem (Adão) e deu a este apenas UMA mulher (Eva). Se a MONOGAMIA é a ordem de Deus para o CASAMENTO, por que temos a impressão de que ele APROVOU A POLIGAMIA? Muitos dos grandes homens santos do Antigo Testamento foram POLÍGAMOS, incluindo Abraão, Jacó e Davi. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1351 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Em continuidade ao assunto de ontem, Salomão, por exemplo teve 700 esposas e 300 concubinas (1Reis 11:3). COMO EXPLICAR?. Em resposta, podemos dizer que a Bíblia NÃO APROVA todas as ações praticadas por homens que estão registradas nela, pelo menos não de forma explícita. Por exemplo a Bíblia registra a MENTIRA de Satanás (Gn 3:4), mas certamente não a APROVA. De modo semelhante, registra o ADULTÉRIO de Davi (2Sm 11), mas NÃO APROVA tal ato. Ao contrário da opinião generalizada, a Bíblia apresenta palavras DURAS contra a POLIGAMIA, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Isso está evidente em muitas passagens das Escrituras. A MONOGAMIA foi ensinada por precedentes no Antigo Testamento. DEUS DEU a Adão apenas UMA esposa e, com isso estabeleceu um precedente que deveria ser seguido por toda a raça humana.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1352 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

A monogamia também foi ensinada por preceitos. Deus disse a Moisés: “(O rei) Também não tomará para si muitas mulheres” (Deuteronômio 17:17). Dessa forma, a POLIGAMIA foi expressamente proibida para o rei, que servia como exemplo para o povo. A MONOGAMIA também foi ensinada com a prescrição moral contra o adultério “Não adulterarás” (Êxodo 20:14). Ela está IMPLÍCITA na seguinte prescrição moral: “não COBIÇARÁS a mulher “SINGULAR” do teu PRÓXIMO” (Ex 20.17). Essa declaração implica que o próximo poderia ter apenas UMA ESPOSA LEGAL. Quando se trata desse assunto, o caro leitor sempre encontrará o SINGULAR e nunca o PLURAL.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1353 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

A MONOGAMIA foi ensinada pela proporção da população. De uma maneira geral, nasce a mesma quantidade de homens e mulheres. Se Deus tivesse projetado a POLIGAMIA, deveriam existir muito mais mulheres do que homens. Por fim, a MONOGAMIA é ensinada por meio de punições. No Antigo Testamento, cada homem POLIGAMO pagou um preço amargo pelo seu PECADO. Salomão é o exemplo clássico. A Bíblia declara: “suas mulheres DESVIARAM o seu coração para seguir OUTROS DEUSES; e o seu coração já não era perfeitamente FIEL para com o Senhor seu Deus” (IRs 11.4). A POLIGAMIA trás consequências, por isso fuja enquanto pode.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1354 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Antes de falar sobre o assunto de hoje, quero citar que existe uma grande diferença entre VONTADE de DEUS e PERMISSÃO do SENHOR. Tenho mensagens gravadas sobre o assunto, em breve escreverei aqui nas meditações sobre a grande diferença entre esses assuntos. Agora vou comentar sobre a PERMISSÃO de Deus para a POLIGAMIA não mais prova que ele a tenha prescrito, da mesma forma que sua PERMISSÃO para o divórcio não indica que ele o deseja. O que Jesus disse sobre o DIVÓRCIO também é verdadeiro em relação à POLIGAMIA: “Foi por causa da DUREZA do vosso coração que Moisés vos PERMITIU (não mandou) se DIVORCIAR da vossa mulher; mas não foi assim desde o princípio” (Mt 19:8). Entendeu?!?!?!

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1355 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Tratamos um pouco sobre o assunto CASAMENTO, e agora vamos tentar adentrar no assunto DIVÓRCIO, não tem como tratar de um sem mencionar o outro, pois só existe DIVÓRCIO por causa do CASAMENTO. Por isso vamos tratar do assunto divórcio, sempre mencionando o assunto casamento. Ambos os assuntos temos que mencionar também FAMÍLIA, pois estão diretamente relacionados. Como mencionamos casamento a LUZ da Bíblia, queremos também tratar sobre o divórcio a LUZ da Palavra de Deus. O DIVÓRCIO não é projeto de Deus para a família, não é SUA VONTADE e sim a SUA PERMISSÃO. Amanhã continuaremos se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1356 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

É óbvio que Deus não projetou o divórcio. O próprio Deus disse a Malaquias: “EU ODEIO O DIVÓRCIO” (Moisés disse que Deus PERMITIU, mas nunca planejou o divórcio (Mt 19:8). Desejava que eles guardassem seus votos até a morte. Com ênfase, Jesus declarou: “Portanto, o que Deus uniu, não separe o homem” (Mt 19.6). Nossa abordagem, está acima de quaisquer pontos polêmicos, acerca do divórcio será feita à luz dos ensinamentos de Jesus Cristo. Os ensinos saciam a inteligência, a faculdade mais nobre do ser humano. E quando eles partem de Jesus Cristo, a própria Verdade e, por isso, o Mestre por excelência, satisfazem-na em plenitude.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1357 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Antes de continuar o assunto DIVÓRCIO, quero mencionar algo que comentei a poucos dias, a diferença entre VONTADE e PERMISSÃO de Deus. Preciso comentar isso agora, pois faz parte direta de nosso assunto. Ouvimos falar muito sobre a VONTADE de DEUS, mas o que precisamos entender é, que tudo o que acontece nesse mundo tem a PERMISSÃO de DEUS, mas nem sempre é da VONTADE de DEUS. Vamos entender o significado desses dois vocábulos:
▪️ “VONTADE” substantivo feminino: 1. faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos. 2. força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos; ânimo, determinação, firmeza.
▪️ “PERMISSÃO” substantivo feminino: 1. ato ou efeito de permitir; autorização, consentimento. 2. figura pela qual aquele que fala, ou discursa, deixa ao juízo dos que ouvem a decisão de alguma coisa.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1358 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Diante da meditação de ontem: Qual seria a VONTADE de DEUS? Como entender a VONTADE de DEUS? Há possibilidade de fazer a VONTADE de DEUS?. respostas para estas perguntas e outras, estão registradas nas SAGRADAS ESCRITURAS. Veja o que o apostolo Paulo escreveu. “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). Encontramos nesse verso, que a VONTADE de DEUS é BOA, AGRADAVEL e PERFEITA. Veja que a VONTADE de DEUS é PERFEITA, já começamos entender a diferença entre PERMISSÃO e VONTADE DIVINA.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1359 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Vamos analisar um texto bíblico, para entendermos melhor a VONTADE OU PEREMISSÃO de DEUS. Veja: “E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel” (Números 13:1-3). É importante ver a língua original para interpretar corretamente o texto. O verso 2, inicia assim (שְׁלַח- לְךָ / SHËLACH-LËKHA), que deve ser traduzido por ENVIA POR TI ou ENVIA PARA TI / VOCÊ. Essa tradução não te leva a pensar um pouco.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1360 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Ainda em continuidade na interpretação do texto mencionado ontem, podemos perceber que o povo já tinha um pensamento pré-estabelecido, sendo assim, NÃO precisavam saber o que DEUS pensava ou qual era a VONTADE de DEUS! Vamos ver outro texto quando encontramos a VONTADE de DEUS explícita. Veja: “E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo” (Números 11:16). No original está assim ( אֶסְפָה- לִּי / ESËFÅH-LY ), a tradução seria ( reunir; colher; juntar, colecionar ), o texto ficaria assim AJUNTA PARA MIM, REÚNA PARA MIM. Veja como é diferente do texto de números 13, já podemos entender que era a VONTADE do POVO e não a VONTADE de DEUS.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1361 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

O texto original ajuda? Claro que sim! Mas a Bíblia faz a sua própria interpretação, vejamos: “Então todos vós CHEGASTES a mim, e DISSESTES: Mandemos homens adiante de nós, para que nos ESPIEM a terra e, de volta, nos ensinem o caminho pelo qual devemos subir, e as cidades a que devemos ir. ISTO ME PARECEU BEM; de modo que de VÓS TOMEI doze homens, de cada tribo um homem. E foram-se, e subiram à montanha, e chegaram até ao vale de Escol, e o ESPIARAM” (Deuteronômio 1:22-24). A ideia de espiar a terra, era VONTADE do POVO e Moisés até achou INTERESSANTE, mas não era a VONTADE do SOBERANO, o texto deixa claro esta interpretação.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1362 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

As consequências da PERMISSÃO e não a VONTADE de Deus. No texto mencionado, as consequências foram catastróficas. Aquela nação peregrinou por 40 anos, e morreram no deserto, e o texto de Números nos afirma qual foi a causa. “Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto. E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto. Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento” (Números 14:32-34). Sair da VONTADE de DEUS é o mesmo que não acreditar nas PROMESSAS de DEUS. Calebe e Josué, creram, e esses não saíram da VONTADE de DEUS, o Senhor, honrou sua Palavra, como sempre faz.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1363 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Eu teria tantos exemplos bíblicos sobre a VONTADE de DEUS e a PERMISSÃO de DEUS. Vou citar alguns dos personagens mais destacados na Bíblia, para o entendimento do leitor. Vou começar com Adão e Eva. Seria da VONTADE de DEUS que Adão pecasse? Deus teria criado um ser perfeito para cair em pecado? Então o que ocorreu? Vamos tentar responder essas perguntas, baseado nesse tema em questão.
Quando Deus CRIOU Adão, lhe concedeu algo chamado de LIVRE ARBÍTRIO, isso lhe concedia o direito de não ser uma máquina, mas de ter LIBERDADE de ESCOLHA. Preste atenção que não estou afirmando que esta LIBERDADE está livre de consequências, pois quando o HOMEM faz sua própria vontade, ele foge da PERFEITA VONTADE de DEUS.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1364 – Maio/2023
Pr. Humberto Vieira

Vamos relembrar como foi o pecado da queda do homem. Primeiro, as ordens foram transmitidas a ADÃO. Veja: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:16-17). O inimigo provavelmente encontrou maior dificuldade em tentar ADÃO, partiu para cima de EVA, testando a curiosidade feminina, logo conseguiu, lançou diálogo sobre o objeto da prova estabelecida por Deus. O INIMIGO não brinca, para tirar Eva da VONTADE de DEUS ele citou a própria PALAVRA do SENHOR, mas com algumas adulterações…