Meditação Teológica – Março/ 2023

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1274 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Ontem vimos que todo SACRIFÍCIO, deveria ser na porta da tenda do TABERNÁRCULO, hoje veremos o porque Deus determinou assim. Vejamos: “E o sacerdote espargirá o sangue sobre o altar do Senhor, à porta da tenda da congregação, e queimará a gordura por cheiro suave ao Senhor. E NUNCA mais OFERECERÃO os seus SACRIFÍCIOS aos DEMONIOS, após os quais eles se prostituem; isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações” (Levítico 17:6-7). Deus estava impedindo o SACRIFÍCIO secreto, algo que a naçãode Israel ainda praticava. Deus sempre fazendo algo para nos livrar das garras do inimigo, esteja atento aos livramentos de Deus. Continuaremos se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1275 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Vamos tentar explicar o verso 11 a 14, mas para isso precisamos aprender um pouco o lado científico sobre o sangue, vamos passar algumas informações colhidas da medicina. O sangue é um tecido líquido formado por diferentes tipos de células suspensas no plasma. Ele circula por todo nosso corpo, através das veias e artérias.
As veias levam o sangue dos órgãos e tecidos para o coração, enquanto as artérias levam o sangue do coração para os órgãos e tecidos. Já as células, recebem sangue através de vasos sanguíneos de menor porte denominados de arteríolas, vénulas e capilares. Em um adulto circulam, em média, seis litros de sangue.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1276 – Fevereiro/2023
Pr. Humberto Vieira

Algumas funções específicas do sangue: Uma das funções básicas do sangue é o transporte de substâncias, das quais destacam-se: Levar oxigênio e nutrientes para as células; Retirar dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular); Conduzir hormônios pelo organismo. O sangue desempenha um importante papel de defender o corpo das ações de agentes nocivos. O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que se destaca por apresentar-se como um fluído de cor vermelha e viscoso. Caracteriza-se por apresentar uma matriz líquida (plasma), em que se encontram suspensos os elementos celulares do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). Nos seres humanos, o sangue corre dentro do nosso sistema cardiovascular, o qual é fechado. Isso significa que nosso sangue é encontrado apenas no interior do coração e de nossos vasos sanguíneos.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1277 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Vendo as explicações anteriores, o sangue é algo interno no ser humano, ele não para de circular em nosso corpo, e também nos animais. Quando um animal era SACRIFICADO, cortava-se a veia principal do pescoço, onde o sangue era jorrado, em poucos instantes, a VIDA se esvaia. Daí já encontramos uma resposta para a primeira parte do verso 11 “Porque a vida da carne está no sangue” (Levítico 17:11a). A carne é formada por células, e as mesmas precisam do SANGUE para sobreviver. É por isso que o verso 14 diz “Porquanto a VIDA de toda a CARNE é o seu SANGUE” (Levítico 17:14a).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1278 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Ontem, creio que conseguimos desvendar a primeira parte do verso 11, mas e o restante? Vamos tentar explicar:
Todo TEXTO, tem um CONTEXTO, e podemos notar ao ler todo o capítulo que estava havendo algum tipo de SACRIFÍCIO errado. Naquele momento, Deus estabeleceu ordens para que todo SACRIFÍCIO fosse no TABERNÁRCULO. Estas ordens foram decretadas enquanto o povo israelita estava acampado em volta do TABERNÁRCULO. Amanhã, se o ETERNO permitir, veremos que quando o povo se espalhou em CANAÃ, esse decreto foi ABOLIDO.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1280 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Para facilitar qualquer interpretação de um texto bíblico, devemos fazer algumas perguntas, vejamos alguns exemplos:
QUEM está falando? Fala a respeito de QUEM? QUEM são os principais personagens? Outra pergunta que precisa ser um alicerce na sua interpretação é QUE assunto se discute? De QUE trata o capítulo? Qual é o ensino do texto? Outra palavra que deve ser observada QUANDO ocorreu ou vão ocorrer esses fatos?
QUANDO é uma palavra chave para apurar a interpretação dos acontecimentos.
Essa palavra também ajuda nas pressuposições ONDE aconteceu ou vai acontecer esse fato? ONDE está escrito isso?
Outra palavra que o ser humano usa muito em sua infância e que deve ser usada na interpretação bíblica é POR QUE.
POR QUE esse fato ou essa pessoa estão sendo mencionados? POR QUE isso aconteceu? POR QUE nessa ocasião? E por último, mas não com menos importância, COMO esse fato aconteceu? COMO se fez isso? Usando essas palavras ou fazendo essas perguntas no texto a ser interpretado, facilita muito o entendimento.
Amanhã, com a permissão de DEUS, faremos essas perguntas em nosso estudo de LEVÍTICO 17.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1281 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Ontem, vimos seis perguntinhas que ajudam muito na interpretação: “QUEM, QUE, QUANDO, ONDE, POR QUE e COMO”. Hoje vamos começar a aplicar essas perguntas no texto estudado.
Vejamos a primeira: QUEM está falando? Fala a respeito de QUEM? Vamos ver o verso estudado “Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma” (Levítico 17:11). O verso em si não permite saber QUEM está falando, mas o CONTEXTO sim. Vejamos novamente o verso 1 “Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo” (Levítico 17:1). Observando esse verso, fica claro QUEM está falando…”DEUS!”. O Senhor transmitia a Moisés uma mensagem da qual ele deveria passar para Arão e todo o povo. Ainda outra pergunta: SOBRE O QUE DEUS ESTÁ FALANDO?. Os versos posteriores também respondem a esse questionamento. Amanhã daremos continuidade se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1282 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Nossa segunda pergunta para ajudar na interpretação do texto é QUE:
O QUE está tratando o assunto? Precisamos ter um olhar objetivo.
QUAL seria o assunto central? Esse olhar precisa abranger todo capítulo ou até todo o contexto, as vezes um assunto não termina no final do capítulo. Dando uma garimpada, percebemos que Deus estava tratando algo sobre o SACRIFÍCIO, algo que não estava agradando ao Senhor. No verso 7, veja: “E nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, após os quais eles se prostituem; isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações” (Levítico 17:7). Isso era uma exortação pesada “E NUNCA MAIS OFERECERÃO OS SEUS SACRIFÍCIOS AOS DEMÔNIOS”, essa correção divina, estava no mesmo contexto do verso que estamos estudando, precisamos ter um olhar cirúrgico, pois assim, chegamos a um denominador comum. Amanhã aplicaremos a terceira pergunta, se o PAI permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1283 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Hoje veremos a terceira pergunta, com o propósito de ajudar na interpretação do texto estudado, essa pergunta é pertinente naquilo que queremos mostrar:
QUANDO ocorreu ou vão ocorrer tais fatos? Esta pergunta, nos dá a lógica do TEMPO. Já vimos que o SACRIFÍCIO na porta do TABERNÁRCULO era TEMPORÁRIO, pois essas ordens foram desfeitas depois. Sendo assim, o motivo era TEMPORAL e não PERPÉRTUO. Quando perguntamos baseado no verso 11, era para todas as épocas, ou era específico do momento? Percebemos pelo contexto que era algo inerente da ocasião. Primeiro, o assunto envolvido era o SACRIFÍCIO, e hoje não temos mais sacrifício! Pois Cristo foi SACRIFÍCIO perfeito e não há mais necessidade de outros. Amanhã, se o ETERNO permitir, veremos a próxima pergunta…

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1284 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Essa outra perguntinha que estudaremos hoje, também nos ajuda muito na interpretação correta de uma passagem bíblica: ONDE aconteceu esse fato? ONDE encontramos essa passagem? Isso abre nosso entendimento sobre a perpetuidade do ensino ou a temporalidade do mesmo. Depois devemos fazer outra importante pergunta: POR QUE esse assunto surgiu? POR QUE isso aconteceu? Essa pergunta nos faz lembrar a infância, quando passamos pela fase do POR QUE. O por que como pergunta, força uma resposta, e isso nos leva a pensar, o que é essencial para interpretação de qualquer passagem bíblica.
POR QUE foi proibido o COMER COM SANGUE?.
QUANDO foi proibido?
ONDE foi proibido?
QUEM proibiu?
Com essas perguntas, nossa mente precisa captar e buscar as respostas. Amanhã veremos a última pergunta e estaremos depois encerrando esse estudo, se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1285 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Hoje veremos a última pergunta e tentaremos concluir o assunto.
COMO a proibição aconteceu? A proibição era só uma recomendação, não foi decretado para todas as gerações, os apóstolos não impuseram a proibição de comer sangue, como outros pecados que frisaram bastante. Vamos ver as palavras de Jesus: “E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem” (Marcos 7:18-20). Amanhã, a título de curiosidade, mostrarei artigos científicos, que aquele líquido vermelho em carne mal passada, não é SANGUE, se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1286 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Quantos churrascos participei e ouvi e vi pessoas mencionando algo sobre a carne mal passada. Como eu estava enganado sobre aquele líquido vermelho que podemos ver na carne, pensava eu que era SANGUE… Passarei dados científicos que aquilo não é SANGUE. “Sempre tem alguém no churrasco que gosta de carne mal passada – e é comum se referir a ela como uma carne que está “sangrando”. Mas, na verdade, o líquido que sai do alimento não é sangue (cuja maior parte, inclusive, vai embora durante o abate do animal). O líquido vermelho da carne tem origem em uma proteína chamada mioglobina, que é encontrada dentro das células que formam as fibras musculares dos bovinos. Durante o processo de transformação do músculo em carne, uma quantidade de água é liberada das fibras musculares e, associada a ela, parte da mioglobina também é liberada, gerando o líquido vermelho característico da carne. A mioglobina é uma proteína que se liga ao oxigênio que chega às células, sendo responsável pelo transporte e armazenamento deste dentro dos músculos. Amanhã tem mais, se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1287 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Uma coisa que nós não podemos perder de mente, era o propósito de Deus com a nação de Israel, o Senhor estava preparando um povo para que pudesse levar a SEMENTE do LIBERTADOR, esse povo foi escolhido para ser a genealogia de JESUS. Quando entendemos isso, logo aceitamos as exigências de Deus com a nação de Israel. No capítulo 18, encontramos muitas cobranças na área sexual. Dentro dos princípios estabelecidos pelo Senhor, a sexualidade humana precisaria seguir o padrão aprovado por Deus, em épocas que o sexo foi liberado, a confusão começou, famílias foram se destruindo. Observar as orientações divinas nos levará a compreender o propósito divino para uma correta sexualidade, que favorece integralmente ao fiel ao mesmo tempo em que glorifica o Senhor. A preocupação nos capítulos anteriores era com a contaminação cerimonial, e agora, é com a contaminação moral. Nos próximos dias, desfrutaremos das lições contidas nesse capítulo, com a permissão do Senhor.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1288 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

As primeiras palavras do Senhor nesse capítulo foram para NAO fazer segundo as obras Egípcias e as obras de Canaã. ” NÃO fareis segundo as OBRAS da terra do EGITO, em que habitastes, NEM fareis segundo as obras da terra de CANAÃ, para a qual vos levo, NEM andareis nos seus ESTATUTOS (Levítico 18:3). A sujeira MORAL no Egito era um absurdo, mas para a terra de Canaã, para onde estavam viajando, isso era ainda PIOR. No verso seis, Veja: “Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor” (Levítico 18:6). Os termos aqui usados era para aqueles que estavam dentro do círculo de certos limites de consanguinidade. Amanhã, se o ETERNO permitir, veremos esse significado no Hebraico.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1289 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Como mencionei ontem, vamos buscar ajuda no Hebraico, vejamos: ( שְׁאֵר / sher) significa parente carnal, parente consanguíneo. O objetivo imediato desta lei era proibir o incesto. Proibindo as relações sexuais, iria proibir esse pecado, que eram casamentos impróprios e incestuosos, praticado entre os egípcios e os cananeus.
São aqui proibidos pela primeira vez com os seguintes vocábulos כָּל- שְׁאֵר בְּשָׂרוֹ significa REMANESCENTE DE SUA CARNE, os graus de parentesco, serão citado entre os versículos 7 à 17. Poderia um homem ser irmão e marido, filho e marido, ao mesmo tempo? Se o ETERNO permitir, amanhã daremos continuidade.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1290 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Hoje veremos parte do grau de parentesco citado em levítico 18. Vejamos: “Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai” (Levítico 18:7-8). Interessante observar que estas regras foram dirigidas aos HOMENS, Portanto este versículo contém uma PROIBIÇÃO, não contra o incesto entre PAI e FILHA , mas contra o incesto entre FILHO e MÃE. Claro que também encontramos referencia àquilo que foi dito no PRINCÍPIO, “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). Se o casal forma uma só carne, aquilo que seria uma vergonha para a MÃE, atingiria também o PAI. Importante entender que Deus estava separando uma nação para a vinda do LIBERTADOR, todos os detalhes eram previstos. Amanhã continuaremos se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1291 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Os versos 9 e 11, fazem referência a meia irmã, algo que não era proibido antes do pacto mosaico, algo que também era comum entre as nações vizinhas. Veja “E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa da minha mulher. E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher” (Gênesis 20:11-12), algo que agora seria proibido. “A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás” (Levítico 18:9). Veja os detalhes: “FILHA de TEU PAI” e “NASCIDA EM CASA”, isso prova que era alguém fora do casamento, mas que tinha laço SANGUINEO, por isso tornava-se proibido. Amanhã continuaremos se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1292 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

No verso 10, encontramos o grau de parentesco entre AVÔ e NETA, ficando também proibida essa UNIÃO. Já os versículos 12-13, fazem referência a TIA. “A nudez da IRMÃ de TEU PAI não descobrirás; ela é parenta de teu pai. A nudez da IRMÃ de TUA MÃE não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe” (Levítico 18:12-13). Assim o capítulo 18, vai apresentando uma série de regras a NAÇÃO DE ISRAEL, nação esta que traria o SALVADOR ao mundo. O capítulo ainda apresenta outros graus de parentescos, como: A ESPOSA do TIO, no verso 14, a NORA no verso 15, a CUNHADA no verso 16, essa última regra citada, não prevalecia onde o irmão FALECIDO não tivesse filhos. Antes, o homem era OBRIGADO a se casar com a viúva do irmão, era a lei do LEVIRATO. Esses são os graus de PARENTESCO proibido a nação de ISRAEL depois do PACTO MOSAICO. Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1293 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

O texto dá uma pausa no assunto parentesco e volta a mencionar algo já ensinado em capítulos anteriores, o período MENSTRUAL da MULHER. Deve ser observado com carinho, pois isso é tratado em livros diferentes, e apresenta pecado grave. Vejamos outros versos para confirmação: “Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde” (Levítico 15:19)…”se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda” (Levítico 15:24)…E, quando um homem se deitar com uma mulher no tempo da sua enfermidade, e descobrir a sua nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão extirpados do meio do seu povo” (Levítico 20:18)…”Não comendo sobre os montes, nem levantando os seus olhos para os ídolos da casa de Israel, nem contaminando a mulher do seu próximo, nem se chegando à mulher na sua separação (Ezequiel 18:6)… A vergonha do pai descobriram em ti; a que estava imunda, na sua separação, humilharam no meio de ti” (Ezequiel 22:10).
Viu como o assunto é sério?

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1294 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Em Ezequiel 18:6, quando se traduz NA SUA SEPARAÇÃO, o vocábulo usado é ( נִדָּה ), que deveria ser traduzido NA SUA MENSTRUAÇÃO, assim também nos demais versos. As regras aqui são: Não se deve abordar a MULHER para relação sexual, quando ela estiver separada por sua impureza. Enquanto ela estiver nesse PERÍODO, não é permitido contato sexual. Por que? Os textos citados ontem, mostram que se tiver contato, o homem fica IMUNDO. Segundo EZEQUIEL, não era apenas uma poluição cerimonial, mas também um pecado de imoralidade, de onde é colocada entre pecados graves, Ezequiel 18: 6. A nação de ISRAEL sabia disso e não deveria praticar tal ato. Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1295 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Nos versos anteriores, vimos os casamentos ILÍCITOS, agora veremos o que é ILÍCITO no casamento.
A FORNICAÇÃO sempre será PECADO, mas o ADULTÉRIO, é algo mais avançado. A santidade no PACTO de duas pessoas é VIOLADO, pois é praticado a mistura de sementes, uma descendência espúria e ilegítima é obtida. Jesus expos a gravidade da quebra do SÉTIMO MANDAMENTO, no NOVO TESTAMENTO. Vejamos: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus 5:27-28). Jesus cita o SÉTIMO MANDAMENTO, mas acrescenta algo “EU, PORÉM VOS DIGO” que se somente “COBIÇAR”, já cometeu *ADULTÉRIO COM ELA”. Veja a gravidade do assunto, Deus queria uma nação pura para LINHAGEM do SALVADOR!!! Amanhã continuaremos se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1296 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Esse versículo que veremos agora, é mencionado em vários lugares na Bíblia, mas aqui ele parece estar FORA do contexto, algo que tentarei provar que não. Esse verso apresenta algo aterrorizante que acontecia nas demais NAÇÕES, especialmente na FENÍCIA, pegavam as CRIANÇAS e lançavam como SACRIFÍCIO dentro de uma FORNALHA em formato de uma estátua. Era o deus MOLOQUE que significa “rei”, era o ídolo dos Amonitas. Sua estátua era de latão e repousava sobre um pedestal ou trono do mesmo metal. Sua CABEÇA, semelhante à de um BEZERRO, estava adornada com uma coroa e seus braços estavam ESTENDIDOS na atitude de abraçar aqueles que se aproximavam dele. Seus devotos dedicaram seus filhos a ele; e quando isso era para ser feito, eles aqueciam a estátua a um alto grau de intensidade por um fogo dentro, e então as crianças eram sacudidas sobre as chamas.
Amanhã continuaremos, se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1297 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

O verso que estamos meditando é “E da tua descendência não darás nenhum para PASSAR PELO FOGO perante MOLOQUE, e não profanarás o nome do teu DEUS. EU SOU O SENHOR.” (Levítico 18:21). Deus estava preocupado que a nação de Israel viesse a adotar esse costume, e exorta seu povo várias vezes. Veja a comparação com outros versos. “Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, DER SUA DESCENDÊNCIA A MOLOQUE, certamente MORRERÁ; o povo da terra o APEDREJARÁ. E eu porei a minha face contra esse homem, e o EXTIRPAREI do meio do seu povo, porquanto deu da sua descendência a MOLOQUE, para contaminar o meu santuário e profanar o meu santo nome. E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os seus olhos daquele homem, quando der, da sua DESCENDÊNCIA A MOLOQUE, para não o matar, Então eu porei a minha face contra aquele homem, e contra a sua família, e o EXTIRPAREI do meio do seu povo, bem como a todos que forem após ele, prostituindo-se com Moloque” (Levítico 20:2-5). Veja a gravidade do assunto e a exortação de Deus, amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1298 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Apesar de ser uma prática horrível, era muito conhecida na fenícia e em outros países. “Mas, vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que sacavam espada, para romperem contra o rei de Edom, porém não puderam. Então tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro; pelo que houve grande indignação em Israel; por isso retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra” (2 Reis 3:26,27). Tudo indica que Manassés praticou esse tipo de culto com seus filhos “Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira” (2 Crônicas 33:6). Amanhã, com a permissão do ETERNO, tentarei mostrar o porque esse verso está incluído entre o contexto de ofensas sexuais.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1299 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Como mencionei ontem, hoje tentarei explicar porque este verso está incluído aqui, o vocábulo em hebraico usado é (וּמִזַּרְעֲךָ), que pode ser traduzido por (semente; grão; sêmen, esperma; filho, descendente; época de plantio ), olhando para essa tradução, algo vai clareando em nosso estudo. Lembra da parte do verso “não contamines o nome de teu Deus”. Quando aquelas pessoas faziam esse tipo de SACRIFÍCIO, elas envolviam a SEMENTE humana, o SÊMEN, é só lembrar de Gênesis 3:15, a SEMENTE. A proibição contra o culto idólatra e cruel adoração a este deus adorado pelos amonitas se encaixa neste capítulo que trata de ofensas sexuais porque faz mau uso da “semente” (descendentes), assim como os erros na questão sexual. Eles estavam oferecendo a SEMENTE humana a deuses falsos, isso era abominável a Deus. Israel era a nação que se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1301 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Encontramos nos escritos de Paulo, a advertência aos cristãos de Roma e de Corinto, duas grandes cidades do mundo antigo, Veja: “Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. (Romanos 1:26-32). O texto é longo, mas deixa claro o pensamento de Deus sobre tal atitude. Amanhã tem mais se o SOBERANO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1303 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Era tão grave esse assunto no VELHO TESTAMENTO, que era tido como PENA de MORTE. “Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles” (Levítico 20:13). A prática desse pecado, poderia intervir na linhagem do LIBERTADOR, por isso, maior rigor naquele período. Mas e no NOVO TESTAMENTO, qual é a PUNIÇÃO?. Apesar de não haver mais a indicação de PENA de MORTE, existe outro tipo de MORTE, a espiritual.
Veja: “E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm” (Romanos 1:27-28). Deus os ENTREGOU a um SENTIMENTO PERVERSO. Morte espiritual!!! Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1304 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Tudo que estamos vendo no livro de LEVÍTICO, está diretamente ligado ao nascimento do LIBERTADOR, pois a sua genealogia, deveria estar pura diante de tanta contaminação SEXUAL. Veja os próximos versos: “Nem te DEITARÁS com um ANIMAL, para te CONTAMINARES com ele; nem a MULHER se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; CONFUSÃO é. Com NENHUMA destas coisas vos CONTAMINEIS; porque com todas estas coisas se contaminaram as NAÇÕES que eu expulso de diante de vós” (Levítico 18:23-24). Era prática comum para as demais nações em especial os CANANEUS. Israel, traria ao mundo o SALVADOR, o FILHO do DEUS VIVO, não poderia estar se contaminando e exercendo práticas que são abomináveis a DEUS. Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1305 – Março/2023
Pr. Humberto Vieira

Terminando o capítulo 18 de Levítico, Deus individualiza a culpa, “Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo” (Levítico 18:29). Deus declarou a nação de Israel os MALES praticados pelos povos que ali habitaram, chegando a CONTAMINAR a terra. “Com nenhuma destas coisas VOS CONTAMINEIS; porque com TODAS estas coisas se CONTAMINARAM as nações que eu EXPULSO de diante de vós. Por isso a TERRA está CONTAMINADA; e eu visito a sua iniquidade, e a TERRA VOMITA os seus MORADORES. (Levítico 18:24-25). Era tão abominável as práticas daqueles povos, que a TERRA foi CONTAMINADA. “Porque todas estas abominações fizeram os homens desta TERRA, que nela estavam antes de vós; e a TERRA FOI CONTAMINADA” (Levítico 18:27). A nação de Israel deveria observar o exemplo e a exortação do Senhor e fugir de práticas pecaminosas mencionadas no capítulo 18 de Levítico. Amanhã começaremos a estudar o capítulo 19, se o ETERNO permitir.