Meditações Teológicas – Abr/2019

01 de Abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Vejamos como a *CIRCUNCISÃO* está relacionada diretamente com a propagação da raça humana. O rito da *CIRCUNCISÃO* é aplicado no órgão reprodutivo masculino. Este rito único serve como o selo para o pacto total que Deus fez com Adão. A promessa concernente à *DESCENDÊNCIA*, à terra e a benção, tudo está selado com esse sinal único. A promessa para Abraão *”BENDITAS TODAS AS NAÇÕES DA TERRA”*, prova que o rito tem significação especial com respeito à propagação da raça. Como a *CIRCUNCISÃO* indicava a necessidade de purificação, e toda raça humana é pecadora. O pecado não é assunto individual, mas sim de toda raça “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Do ponto de vista de sua instituição original, a *CIRCUNCISÃO* implica a culpa da raça. Implica que Deus deseja tratar com as famílias. Deus em sua obra de *REDENÇÃO*, deseja restaurar a solidariedade da ordem da criação da família. A promessa da *ALIANÇA*, selada pelo rito inicial da *CIRCUNCISÃO*, dirige-se à solidariedade da unidade da família. A *CIRCUNCISÃO* sela os princípios bíblicos da criação, o homem como cabeça da família. Tudo na Bíblia está interligado, precisamos ler todo livro sagrado e assim entenderemos melhor o plano *REDENTOR* e também teremos maior capacidade de esclarecer aos carentes de salvação. Até amanhã na dependência do Espírito Santo.

02 de Abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Lembrando que a *CIRCUNCISÃO* foi um rito iniciado com a *ALIANÇA* Abraâmica, agora vemos o cumprimento do sinal veterotestamentário no período neotestamentário, e para melhor e maior entendimento, a circuncisão foi aplicada em Nosso Senhor Jesus. Olhe como a *PROMESSA* está interligada! Para *REDIMIR* homens que estavam *SOB* a lei, Deus enviou seu Filho, nascido de *MULHER*, nascido *SOB* a lei (Gl 4:4). O nome de um Judeu é determinado no oitavo dia, no dia da *CIRCUNCISÃO*, isso se torna mais interessante com o significado do nome Jesus (SALVADOR). “E darás à luz um filho e chamarás o seu nome *JESUS*; porque ele *SALVARÁ* o seu povo dos seus *PECADOS* (Mt 1:21). “E, quando os *OITOS DIAS* foram cumpridos, para *CIRCUNCIDAR O MENINO*, foi-lhe dado o nome de *JESUS*…(Lc 2:21). A sua *PURIFICAÇÃO* não foi por sua própria causa, mas por causa do povo *PECADOR* que Ele *SALVA*. Nesse contexto intercalado da Bíblia, os versos que pareciam mais *COMPLICADOS* vão se esclarecendo, vamos ler Gálatas novamente: “Cristo nos resgatou da *MALDIÇÃO* da lei, fazendo-se *MALDIÇÃO* por nós; porque está escrito: *MALDITO* todo aquele que for pendurado no madeiro (Gl 3:13)… Esclarecido!!! até amanhã debaixo da graça redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo.

03 de Abril de 2019

.MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Encontramos em Romanos 4 a dupla paternidade concedida a Abraão, pai de todos que têm fé, embora não circuncidados (gentios crentes), e também pai do povo circuncidado. Veja: “E recebeu o sinal da *CIRCUNCISÃO*, *SELO* da justiça da fé, quando estava na *INCIRCUNCISÃO*, para que fosse *PAI* de todos os que *CREEM*, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada; E fosse *PAI* da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela *FÉ* que teve nosso *PAI* Abraão, que tivera na incircuncisão (Rm 4:11-12). O que destaco aqui é o vocábulo *(SELO =σφραγῖδα)* é o mesmo vocábulo em sua raiz usado em II Corintios 1:22 *(σφραγισάμενος)*; em Efésios 1:13 *(ἐσφραγίσθητε)*, também em Efésios 4:30 *(ἐσφραγίσθητε)*. Nessas passagens o vocábulo mostra o *SELO* do Espírito Santo sobre nós, nos garantindo a *SEGURANÇA ETERNA*, mas quando fala da *CIRCUNCISÃO*, está se referindo a uma nação selada, nação essa que nasceria o *REDENTOR* promessa que não poderia ser alterada, *SELO* significa impossivel violação,  tem um dono, um autor etc. Assim está estabelecida a nação de Israel e assim também está estabelecida nossa salvação! Amanhã com a permissão do Pai finalizaram esse assunto.

04 de Abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda comentando o assunto *CIRCUNCISÃO* que começou com *ABRAÃO*, em Colossenses 2:11 encontramos ” No qual também estais *CIRCUNCIDADOS* com a *CIRCUNCISÃO* não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a *CIRCUNCISÃO de CRISTO*”. Todos nós estamos *CIRCUNCIDADOS*, mas não com uma *CIRCUNCISÃO*  “não feita por mão”, não deve a sua origem à operação *MANUAL* do homem. Ao contrário, Deus mesmo realizou a obra de *purificação* dentro do coração do homem. Encontramos o paralelo da *purificação* na *VELHA ALIANÇA* com a circuncisão e agora na *NOVA ALIANÇA* com Cristo. É em Cristo que o crente *morre e ressuscita* outra vez. A circuncisão perfeita está relatada no contexto: “E, quando vós estáveis *MORTOS* nos *PECADOS*, e na  *INCIRCUNCISÃO* da vossa *CARNE*, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos *TODAS* as ofensas, havendo *RISCADO* a *CÉDULA* que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era *CONTRÁRIA,* e a tirou do meio de nós, *CRAVANDO-A NA CRUZ* (Cl 2:11-12). A *circuncisão* da *antiga aliança*, não pode salvar, apenas manter viva a promessa de um povo separado, a *circuncisão* da *nova aliança*, te garante uma eternidade com Deus. Qual você vai aceitar? Amanhã mudaremos de personagem, começaremos os estudos sobre Isaque.

05 de Abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Em meditações anteriores, mencionamos sobre o nascimento de *Isaque*, sua juventude e as promessas divinas, agora vamos falar sobre seu casamento. *Isaque* era um rapaz solteiro, 40 anos, filho único de um pai rico e herdeiro de uma grande fortuna. Deus havia prometido uma enorme descendência para *Isaque* e também a *promessa* de um *concerto eterno* com ele e com sua *DESCENDÊNCIA*. Por isso *Abraão* se preocupava com o *CASAMENTO* de seu filho, decisão que pode ajudar ou atrapalhar o futuro. O relato sobre os preparativos para o *casamento* se encontra em Gênesis 24. Isaque vivia em *Canaã*, mas não estava autorizado casar-se com uma *cananéia*, pois os *cananeus* estavam sobre a *MALDICAO* de Deus. Veja: “Para que eu faça jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás *mulher* para meu *filho* mulher das filhas dos *CANANEUS* no meio dos quais *EU HABITO*” (Gn 24:3). *Abraão* mantinha relações cordiais com os povos que o rodeavam, mas não ao ponto de estabelecer com eles *relações matrimoniais*. Ele sabia que *casamentos* mistos *(MISTURA)*, ascendem a ira de Deus. Lembra da meditação sobre Gênesis 6? A mistura da *LINHAGEM de SETE* com a *LINHAGEM de CAIM*. Deus ficou triste e providenciou o diluvio para normalizar a situação. *CASAMENTO* é uma das mais importantes decisões depois de *ACEITAR* a Cristo como Salvador. Não escolha a pessoa errada, sua vida ficará toda embaraçada. Quer acertar nessa decisão, deixe Deus escolher para você… Amanhã continuaremos, se o Pai Eterno permitir.

06 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: ABRAÃO, que desejava uma esposa escolhida por Deus para seu filho ISAQUE, estava convencido de que os casamentos deviam ser feitos no *CÉU*. Acreditava que Deus estava pessoalmente interessado na união de duas pessoas. Afinal de contas, não tinha Ele criado uma *ESPOSA* especial para *ADÃO*, alguém com quem o primeiro homem pudesse desfrutar uma felicidade perfeita? Acreditava que Deus havia também selecionado uma *ESPOSA* para seu *FILHO*. Na qualidade de pai, podia dar riquezas ao garoto, mas só o Senhor podia dar uma *ESPOSA* compreensiva, paciente, amorosa, submissa, batalhadora, inteligente, dócil… Uma boa *ESPOSA* é um dom e uma benção do Senhor. Abraão tinha certeza de que o próprio Deus se encarregaria da viagem a procura da *ESPOSA* para seu filho. Veja: “O Eterno Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra de meu nascimento, e que falou a mim, e que jurou-me dizendo: A tua *SEMENTE* darei esta terra; Ele enviará seu *ANJO* diante de ti, e tomarás *MULHER* para meu *FILHO* de lá. (Gn 24:7). Amanhã veremos o que aconteceu depois de andar cerca de 880 quilômetros até chegar em Haran… Até amanhã debaixo das bençãos do Criador.

07 de Abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A *FÉ* e a *ORAÇÃO* sempre fizeram parte da vida cotidiana dos servos de Deus, tanto Isaque como o servo de Abraão (ELIEZER) aprenderam que não há como viver sem *FÉ* e sem *ORAÇÃO*. Depois da longa caminhada, ao chegar na cidade de Haran tomou logo a decisão de orar… Orou pedindo ajuda. Essa oração abrange os versos 12,13 e 14 do capítulo 24, mas quando chega no verso 15, veja: *”E sucedeu que antes que acabasse de falar…”* Quando vivemos pela *FÉ*, confiando somente no Senhor, as coisas acontecem! Ele começou sua oração exaltando a Deus *”O SENHOR DEUS”,* depois apresentou sua pequenez *”Eis que estou em pé junto à fonte de água…”* Como iria descobrir qual seria a moça? Não conhecia ninguém? Foi nesse momento que acrescentou em sua oração um pedido. Pediu um *SINAL* pelo qual pudesse reconhecer: “Que a jovem a quem eu pedir água e que ofereça também de beber aos meus camelos seja a *ESPOSA* que queres para Isaque. Apesar de breve, esta oração revelava uma qualidade do mordomo: *FÉ*. Você acha que seria fácil uma mulher tirar água para dez camelos? Era em torno de 120 a 240 litros, para tirar e transportar. Isso exigia boa saúde e força física. A *MULHER* que iria ser o próximo *ELO* na cadeia de muitos *DESCENDENTES* que Deus havia prometido primeiro a Adão e Eva e agora ao seu servo Abraão, precisaria ser forte e saudável. Seria essa uma das mulheres na genealogia do *REDENTOR PROMETIDO*. Até amanhã. Sem *FÉ* é impossível agradar a Deus!

08 de Abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Isaque nasceu no ano 2046 aC, casou-se no ano 2086 aC, vamos continuar vendo mais alguns detalhes do casamento de Isaque. Para Rebeca aquele seria mais um dia como todos os demais, não tinha a menor ideia que a poucos dias iria assumir o papel de uma das mulheres na genealogia do Senhor Jesus. Ao chegar ao poço, deparou com aquele senhor que a observava, sentiu em seu coração lhe dar água e também oferecer aos seus camelos ( resposta da oração),isso deve ter demorado um certo período, como já mencionamos não era fácil suprir a sede de dez camelos. Foi quando aquele homem lhe direciona a pergunta: “De quem és filha” (Gn 24:23). A resposta da moça seria a resposta de oração e também a solução para o casamento de Isaque. Veja: “Eu sou filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu a Naor.” (Gn 24:24). É interessante como sempre estamos pedindo algo a Deus, mas pouco paramos para agradecer as bençãos vindas do Pai, Deus nos fornece oxigênio, alimento, água, saúde, trabalho, família e entre tantos outros benefícios, ainda a *SALVAÇÃO* em Cristo Jesus. Porque agradecemos pouco? porque murmuramos muito? Observe o que aconteceu com Eliezer depois de ver as respostas de Deus as suas orações. “Então inclinou-s aquele homem e *ADOROU* ao Senhor (Gn 24:26), atitude de um servo diante de seu Deus. Não podemos lembrar de agradecer somente quando notamos bençãos, precisamos lembrar que os livramentos do Senhor são constantes sobre nós. Desejo um bom dia a todos e que o espirito de agradecimento reine na vida de cada um.

09 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Então Eliezer foi levado para casa de Betuel, onde foi lhe oferecido toda cortesia que a cultura local abraçara, mas quando lhe ofereceram comida, ele bradou e disse que não se alimentaria antes de falar o que veio fazer naquele lugar *(AS COISAS DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR)*. Devido a tudo que ouviram, ninguém dormiu muito bem na casa Betuel naquela noite. Todos haviam chegado a uma conclusão depois de ouvirem a história daquele homem *”DEUS ESTAVA A DIRIGIR AS COISAS”*.  Tinham ouvido como a busca da *esposa* de Isaque se ancorava nas *promessas* de Senhor. Como o *nascimento* e a *vida* de *Isaque* eram a prova de que Deus *cumpria* o prometido, assim deveria o seu *CASAMENTO* estar ligado às suas *PROMESSAS*. A confiança de *ABRAÃO* nessas *PROMESSAS* foi a razão das suas *AÇÕES*. Ao enviar Eliezer à procura da *NOIVA* ou *ESPOSA*, Abraão estava convicto de que fazia a vontade de Deus, e tinha a certeza duma resposta às suas *ORAÇÕES*. Como é maravilhoso *OBEDECER* e *ENTENDER* a vontade de Deus! Só tem uma maneira de *entender* e *obedecer!?* Estudando o livro Sagrado, a Palavra do Altíssimo, seguindo seus mandamentos e orientações. Você faz isso? Você já leu quantas vezes a Bíblia completa? Você está alimentado do suprimento de Deus, que é Sua Palavra? Até amanha com a permissão do autor das Sagradas Escrituras.

10 de Abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Interessante quando os casais entram em *contenda*, sei que  não é o caso do leitor, pois sua vida *matrimonial* tem sido uma grande benção. Mas os casais parecem esquecer que a *escolha* do conjugue foi pessoal e não *obrigado*. Veja o momento da escolha de rebeca: “Chamemos a donzela, e perguntemos-lho. E chamaram a Rebeca e disseram-lhe: *Irás tu com este homem?* Ela respondeu: *IREI*” (Gn 24:57-58). Ela deu um *SIM* incondicional à pergunta: *”Queres ir com esse homem?”*. A sua resposta constitui um grande passo de *FÉ*. A distancia entre o seu futuro lar e a cidade dos pais, significava que *provavelmente jamais regressaria*. Seria uma separação para toda vida. Rebeca demonstrou uma característica clara das pessoas que se aproximam de Deus *(FÉ)*. *Obedeceu* sem *reservas,* estava pronta a *adaptar* sua vida a tudo que seu futuro marido *exigisse* dela. *Casamento* não é uma caixinha de surpresa, *casamento* é adaptação de um com o outro. *Casamento* é responsabilidade, pois Isaque estava *retirando* Rebeca dos cuidados do *pai,* assumindo toda responsabilidade. Você *retirou* sua esposa dos *cuidados* do pai assumindo essa *responsabilidade*, é seu dever *CUIDAR* de sua esposa. Casamento é entre um homem e uma mulher com o propósito de tornar o outro *FELIZ!* Ou você conhece alguém que casou-se para ser *INFELIZ*? Desejo a todos os casais a felicidade divina, e até amanhã com a benção do Pai, Aquele que pode manter sua união matrimonial até o fim.

11 de Abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Depois do ato de *FÉ* de Rebeca, os familiares abençoaram a moça na sua partida para o encontro com Isaque, veja as palavras de bençãos proferidas para ela: “Ó nossa irmã, sê tu a *MÃE DE MILHARES DE MILHARES*, e que a *TUA DESCENDÊNCIA* possua a porta de seus aborrecedores!” (Gn 24:60). Estas palavras direcionadas a REBECA, tem muito a ver com nossas meditações anteriores *”TUA SEMENTE”*. Depois disso REBECA partiu em direção ao encontro de seu futuro esposo. Isaque, *o filho da promessa*, era um quarentão quando se casou com Rebeca, neta do irmão de Abraão, residente na *Mesopotâmia* (atual Iraque), pense na distancia e a ansiedade do tão sonhado encontro. A essa altura, Sara havia morrido três anos antes e Abraão já não era viúvo  (casara com Quetura, a concubina).

O casamento de Isaque foi precedido de muitos cuidados e muita *oração*. Os noivos se juntaram certos da inequívoca *direção* de Deus. Mas Isaque não se ligou a Rebeca apenas porque era a mulher indicada; ele também a *AMOU* (Gn 24:67). À semelhança de Sara, Rebeca era muito bonita (Gn 24:16). Tudo parecia belo e um  relacionamento sem problemas… Engano! Casamento é  A *UNIÃO* entre duas pessoas diferentes e sempre haverá *PROBLEMAS*. A grande diferença é que temos onde resolver nossos problemas: *(CALVÁRIO!)* Não gostaria, mas é preciso,   amanhã se o Deus Eterno permitir, mostraremos alguns dos *PROBLEMAS* que existiu entre esse casal.

12 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Não existem casais perfeitos, mas existem casais que servem ao *PERFEITO*! O primeiro problema do casal foi a esterilidade de Rebeca durante os primeiros 20 anos de casamento. Todavia Rebeca não arranjou nenhuma “Hagar” para o marido. (como fez Sara com Abraão). Isaque fez questão de enfrentar a situação adversa por meio da *ORAÇÃO*. O Senhor ouviu o perseverante clamor de Isaque, e Rebeca engravidou. E nasceram os gêmeos Esaú e Jacó. “E Isaque *OROU* insistentemente ao Senhor por sua *MULHER*, porquanto era *ESTÉRIL*; e o Senhor ouviu suas orações e *REBECA* sua mulher concebeu” (Gn 25:21). A Bíblia é interligada do começo ao fim, por isso não se esqueça da profecia de Gênesis 3:15, base para nossas meditações “E porei *INIMIZADE* entre *TI* e a *MULHER”*. A *inimizade* de Satanás contra a mulher não terminou, lembra que Sara era *ESTÉRIL*, agora observe o mesmo problema com Rebeca *(ESTERILIDADE)*. O inimigo sempre agindo contra a *MULHER* tentando impedir o *NASCIMENTO* da *SEMENTE* que iria lhe *ESMAGAR A CABEÇA*… O casal comemorava suas bodas de porcelana (20 anos) e Isaque estava com 60 anos (Gn 25:26). Isaque viveu 180 anos: então 60 + 60 + 60. Com 60 anos havia vivido somente um terço de sua vida. Assim é a vida de casados, problemas existem, mas faça como Isaque, resolva na base da *ORAÇÃO*… Amanhã se o Criador permitir continuaremos mostrando outros problemas que esse casal enfrentou.

13 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA:  Durante a gravidez Rebeca sentiu mais movimento do que o normal em seu ventre. Ela perguntou ao Senhor a razão disso; e ficou sabendo que esperava por gêmeos. Estes gêmeos seriam pais de duas nações (Edom e Israel). Os seus descendentes seriam uns tipos de pessoas bem diferentes. Veja: “E os *FILHOS* lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? *E FOI PERGUNTAR AO SENHOR* . E o Senhor lhe disse: *DUAS NAÇÕES HÁ NO TEU VENTRE* e dois povos  se dividirão das tuas entranhas, e um *POVO* será mais *FORTE* que o outro *POVO*, e o *MAIOR* servirá ao *MENOR*” (Gn 25:22-23). No *PLANO* de Deus o mais *JOVEM* deveria ser o mais *IMPORTANTE* dos dois. Apesar disso parecer *CONTRÁRIO* aos costumes humanos, é desta maneira que Deus *AGE* muitas vezes. Deus não segue os caminhos da sabedoria humana. Antes do nascimento destes dois meninos o Senhor já havia prometido que *Jacó teria uma posição superior*. Entretanto, parece que tanto Esaú quanto Isaque tinham determinado *MUDAR* isto. *Esaú* foi um esportista que viveu como um príncipe. *Jacó* era um homem simples e provavelmente ficava envolvido com o serviço duro de casa. *Isaque* favorecia *Esaú* e parecia determinado a *mudar a vontade de Deus*. *Rebeca* amava a *Jacó* e mais tarde usou de artifícios para promovê-lo… Amanhã continuaremos e vamos ver a tragédia que ocorreu nessa família.

14 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Com o crescimento dos filhos veio também a velhice de Isaque e Rebeca, e os *problemas* no lar foram aumentando. Foi nesse contexto (história registrada em Gênesis 27) que Isaque manda chamar seu filho Esaú. Rebeca ficou *desconfiada* quando viu o filho mais velho entrar na tenda de Isaque. Sobre o que estariam conversando? Que assunto teriam para tratar a sós? Perguntava a si mesma. Levada pela curiosidade feminina, pôs-se a *espiar*, veja como a confiança entre o casal estava se esvaindo… O homem que anos atrás havia sido considerado um dom de Deus, agora estava sendo espiado pela sua própria esposa. Quando se perde a confiança, perde a alegria, a paz, o amor, o lar começa a desmoronar. A *comunicação* entre Rebeca e Isaque havia desaparecido, outras coisas tornaram-se mais importantes para o casal. A *unidade* da família  havia se desfeito. Estava dividida entre dois mini-mundos. Um consistia entre *Rebeca e Jacó* e  o outro entre *Isaque e Esaú*. Parece que os filhos em vez de *unir* o casal, favoreceu a *divisão*. Embora gêmeos, os rapazes eram bem diferentes. O cabeludo Esaú era homem rude, tanto fisicamente como em seu caráter íntimo. Gostava de viver ao ar livre, gostava de caçar e assim ganhou a *admiração* do pai, pois Isaque gostava da carne de caça que Esaú trazia para casa. Jaco o que nasceu depois, era de construção mais fraca e de caráter astuto. Ficava em casa e era o preferido da mãe. O fato de obedecerem as ordens de Deus em povoar a terra com o dom de terem filhos que devia concorrer para aproximar Isaque e Rebeca um do outro, *infelizmente* parece que foi o *inverso*. Os afastou! O matrimonio foi afetado pelo favoritismo. Esse favoritismo vai levar a decisões catastróficas e de resultados trágicos para a humanidade. Não esqueça da resposta de Deus *”DUAS NAÇÕES HÁ NO TEU VENTRE”*… Amanhã se Deus permitir mostraremos parte dessas tragédias.

15 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA:  O *AMOR* de Rebeca por Isaque parece que desapareceu depois do *nascimento* dos filhos, pois o que vemos é uma mãe preocupada, que chegou ao ponto de jogar sujo pelo futuro de seu queridinho filho,  *JACÓ.* Evidente que não lhe passou pela cabeça que o *FUTURO* também dizia respeito ao *povo de Deus*, ao seu *marido* e ao seu outro *filho Esaú.* Não teve cuidado de *consultar* a Deus em relação ao seu plano. Quando tomamos alguma *DECISÃO* fora da vontade de Deus ou sem a *consulta* prévia do Senhor, as consequências virão. O triste é que essas *consequências* não vem somente para o *autor da ação,* mas, para muitos outros. Lembra de Adão e Eva? Pois é, a raça humana *inteira pagou*. Pense bem antes de qualquer *DECISÃO*, sempre consulte ao Senhor. Rebeca tinha cerca de 80 anos, não tinha perdido a sua vivacidade intelectual ou rapidez de ação ( tirou aguá para dez camelos). Pôs-se a escuta à porta do marido. Isaque com seus mais de 100 anos, sentindo que sua partida estava chegando. Então a benção que Deus havia passado para ele através de Abraão, queria agora transmitir, *CONTRA* a palavra de Deus, ao *filho mais velho*. Um fato tão solene entre pai e filho era sempre celebrado com uma refeição. Rebeca ficou alarmada. Algo estava errado. Não tinha Deus afirmado claramente antes dos filhos nascerem que o mais velho serviria ao mais novo? *”O MAIOR SERVIRÁ AO MENOR”* (Gn 25:23c). Esta promessa de Deus seria contrariada pelo que Isaque planejava fazer, por tanto tal não devia acontecer… E agora? Amanhã veremos os próximos acontecimentos se o Autor da Vida permitir!

16 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Deus é onisciente, sabe todas as coisas do passado, presente e futuro. Por isso sabia que *Esaú* não levaria a sério seus *mandamentos*.Vendeu o direito que lhe pertencia como *primogênito* e que aos olhos do Senhor é de grande relevância. Considerou *levianamente*, tinha-o trocado por um prato de *sopa*. Também *casou-se* com mulheres *pagãs* *(JUDITE e BASEMATE)*, mistura *ABOMINÁVEL* ao Senhor. Tudo isso havia causado muita *tristeza* aos pais. Embora *Jacó* não tivesse procedido bem quando obteve pela *astúcia* o direito de *primogenitura,* tinha pelo menos mostrado que acreditava no mandamento do Senhor, sua vida era mais *centrada em Deus* do que a de *Esaú*. No passado os pais oravam a Deus *(ISAQUE e REBECA)*, foi assim no caso da esterilidade de Rebeca, Isaque *clamou* ao Senhor. E já na gestação, Rebeca *consultou* ao Senhor sobre a luta que havia em seu ventre. Só que agora tudo parecia diferente, as decisões eram humanas e individuais. A consulta ao Senhor parecia coisa do passado. O casal está tão distante um do outro que pareciam dois estranhos em mundos diferentes. Será que o amor esfriou? Se aconteceu, qual seria o motivo? Seria o amor intenso dedicado aos filhos? Ou ter-se-iam eles separados por atribuírem valor diferente à palavra de Deus? Sempre procurei conhecer mais as pessoas e seus problemas, para isso procurei especializações  que talvez me ajudaria nessas áreas, cursei pós graduação em neuropsicologia e também um mestrado em psicanalise. Mas nos meus quase 20 anos de ministério pastoral, aprendi que o que *mantém um relacionamento entre um homem e uma mulher é simplesmente ter os mesmos conceitos sobre a Palavra de Deus*. Isto é, viver o que a Bíblia ensina, ler  estudar esse livro, saber o que é mandamento do Senhor. Se você fizer isso seu matrimonio será uma benção. O que trouxe *problemas* no relacionamento deles foi exatamente isso, começaram a viver de acordo com seus princípios e não mais os de Deus.  Até amanhã onde veremos isso com a permissão do Autor e Criador do Matrimônio.

17 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA:  Rebeca conhecia a *promessa* de Deus e também que o Criador não pode *falhar*, mas infelizmente, Rebeca tomou a sorte dela nas suas *próprias mãos.* Esta mulher que antes tivera *FÉ* bastante para confiar em Deus quanto a um *futuro desconhecido*, sentia agora que tinha de *AJUDAR* o Senhor no cumprimento da promessa. Lembra que Sara também tentou *AJUDAR* o Senhor? E o resultado não foi agradável!!! Faltava agora para Rebeca aquela confiança que *Deus é TODO PODEROSO*, para *cumprir suas promessas* sem a *INTERVENÇÃO HUMANA*. Ela não aproveitou a oportunidade para *discutir* o assunto com o marido. Decidiu sem hesitar, *enganar o marido* e *defraudar o filho Esaú*. Quando um casal foge do padrão divino, tudo começa desandar no *lar*, e os ensinos não são mais aqueles vindos do céu. Rebeca chama Jacó e manda o garoto montar uma situação onde envolvia *MENTIRA*. Manda matar um *cabrito*, preparar um *guisado* e depois se *passar* por Esaú. A própria mãe *INFLUENCIANDO* o filho a *MENTIR*!!! Jacó ficou com medo e disse que o pai poderia *AMALDIÇOÁ-LO* “Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim *MALDIÇÃO* e não *BENÇÃO*. (Gn 27:12). O assunto vai agravar mais ainda, amanhã continuaremos com permissão do Pai celestial.

18 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quando *Jacó* disse a sua *mãe* que o *pai* poderia *amaldiçoa-lo* com aquela proposta de *mentira*, Rebeca lhe respondeu: “Meu filho, sobre mim seja a tua *MALDIÇÃO*; somente *obedece* a minha voz, e vai, traze-mos. (Gn 27:13). Agora podemos ver como Rebeca estava *DISTANTE* de Deus, criou-se  um *ABISMO*  entre ela e a *VERDADE*, nem mesmo se preocupou com a possível *MALDIÇÃO* vinda da parte de *Isaque* e ainda mais, puxou a *MALDIÇÃO* para si própria. Sabendo que Isaque desmascararia o plano ao tocar em Jacó, pois Esaú era muito peludo, Rebeca *ARQUITETOU* tudo. Pegou os vestidos de gala de Esaú e vestiu em Jacó e com as peles do cabrito cobriu as suas mãos e a lisura de seu pescoço; e deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho. (Gn 27:15-17). Uma mente dominada pelo inimigo, pensa em pequenos detalhes. Parecia que tudo daria certo, mas Rebeca havia esquecido que o *PAI DA MENTIRA* é o *DIABO*, “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44). Essa função de *mentir e enganar* pertence ao *maligno* e ele é profissional nessa área, por isso não caia na conversa do inimigo, *mantenha seu lar nos princípios bíblicos,* para isso você tem que decidir: *ou estuda a bíblia, dedicando  mais tempo a leitura ou você será alvo fácil para o enganador*. Lembre-se que Rebeca era uma mulher de Fé, ela demonstrou isso no começo, mas agora seu lar estava sendo *destruído* e ela era a peça central de tudo isso. Até amanhã, longe do pai da mentira e perto do Pai da verdade.

19 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Jacó sendo influenciado pela atitude *maligna* da mãe, foi até seu pai com o guisado preparado por ela. Quando se aproxima, Isaque pergunta *”Quem és tu?”* Existe um provérbio secular que diz: “Uma *mentira* sempre irá precisar de outra para cobri-la”. Lamentável, mas preciso afirmar que é verdade. Quando *Rebeca* instrui *Jacó* a *MENTIR*, não teria mais como a *VERDADE* reinar, veja que ele precisa *mentir, mentir e mentir* para o próprio pai. “E Jacó disse a seu pai: *EU SOU ESAÚ*, teu primogênito; tenho feito como disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe” (Gn 27:19). O quadro parecia que não tinha como piorar, mas saiba que a coisa vai tomar um rumo mais degradante ainda. Isaque pergunta a Jacó como ele encontrou uma caça tão rápido e a resposta de Jacó foi *”Porque o Senhor teu Deus a mandou a meu encontro”* (Gn 27:20). Jacó agora envolve o nome de *DEUS*, *CALUNIOU* o Criador, dizendo que foi *”Deus que a mandou”*, olha o que uma simples *MENTIRA* causou. A situação ficou *insustentável*, porque os planos foram feitos na base da *MENTIRA* e não na dependência de Deus. *Isaque* ainda insiste na pergunta se ele era realmente *Esaú*, e *Jacó* envolvido na *MENTIRA*, sustentou mais uma vez a farsa *”ÉS TU MEU FILHO ESAÚ MESMO? E ELE DISSE: EU SOU”*. Lamentável o final desse episódio, o qual continuaremos amanhã, sempre com a permissão do Autor da Vida!!!

20 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA:  A situação evoluiu rapidamente, antes que *Esaú* entrasse na tenda do pai com o *guisado* saboroso, Jacó *ROUBOU-LHE*  a benção. *Rebeca* que tinha *ARQUITETADO* tudo pensava que tinha ganho *(não existe verdade com mentira)*, mas estava enganada. A sua astucia causou grande *tristeza* em Isaque, aquele que tinha no significado de seu nome *RISO*, nunca mais teve motivo para *SORRIR*. E se *Esaú* alguma vez tinha *respeitado* a mãe, nunca mais isso aconteceria, pense como ficou os *SENTIMENTOS* de Esaú para com Rebeca, sabendo ele que tudo partiu *DELA*. Rebeca com seu plano *DIABÓLICO*, conseguiu *DESTRUIR* completamente a *HARMONIA* de sua família. Plantou o *ÓDIO* entre seus dois filhos.  “E Esaú *ODIOU* a Jacó por causa daquela benção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e *MATAREI* a Jacó meu irmão” (Gn 27:41). Rebeca conseguiu com sua *DISTÂNCIA* de Deus, *entristecer* Isaque, *criar ódio* em Esaú, mas creio que pior *SOBROU* para Jacó seu protegido. Amanhã veremos os resultados também para ele, *MENTIR* não compensa.

21 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA:  Rebeca havia *arquitetado* toda aquela situação pensando na *benção* de seu filho preferido, tentou dar uma *AJUDINHA* para Deus, mas os resultados na vida de Jacó não foram os esperados, em vez de *AJUDAR*, Rebeca prejudicou seu filho Jacó. Ela fez com que Jacó *mentisse* para seu pai, *caluniasse* o nome de Deus. Mas isso não era tudo, Jacó tornou-se um *perito enganador*. Jacó iria aprender mais tarde, *dolorosamente*, que um *ENGANADOR* virá a ser *ENGANADO.* Primeiro seria enganado pelo *sogro*, depois pelos *próprios filhos*. E também quantas vezes teria Jacó perguntado a si mesmo se era realmente homem abençoado por Deus, uma vez que a mãe não tinha lhe permitido que Deus lhe provasse isso, tentou antecipar a promessa de Deus. *A BENÇÃO ROUBADA CONSTITUI UMA POSSESSÃO DUVIDOSA*. Foi igualmente por causa das ações  de Rebeca que Esaú desejou *MATAR* Jacó mais tarde. Isto mais uma vez conduziu à decepção. Jacó teve que *fugir* da casa dos pais. O irmão de Rebeca, Labão forneceu um bom esconderijo em Haran. Ela deu valor demais a si própria e fez uma falsa promessa (Gn 27:45), dizendo que o chamaria de volta quando a ira de Esaú desaparecesse. Foi incapaz de cumprir essa promessa, pois não viveu até o regresso de seu filho. Tudo começou bem, mas terminou mal. Por que? Porque deixaram Deus sair do lar!

22 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Note, sempre que há um problema no lar, os *FILHOS* sofrem. Não foi diferente com a família de *Isaque e Rebeca*. Outra *OBSERVAÇÃO* é que sempre que *ERRAMOS*, levamos *MUITA* gente a *SOFRER*. *Rebeca* parecia muito com *Sara* nessa situação, ela não tinha capacidade de perceber o *ALCANCE* dos efeitos de seus atos. O *ódio* despertado no coração de Esaú continuou pelas *gerações futuras.* Durante muitos séculos, os *edomitas,* descendentes de Esaú, seriam *inimigos* de Israel. Herodes o Grande, o homem que assassinou as crianças de Belém, e o seu filho Herodes Antipas, o homem que ridicularizou Jesus durante o julgamento, eram ambos *EDOMITAS*. Um casamento que começou de maneira tão *selecionada*, acabou de um modo totalmente diferente daquilo que *imaginávamos*. O princípio foi tão bom, mas o fim trouxe desapontamento, porque não esperaram as promessas de Deus. Se o seu matrimônio tem as bençãos de Deus, não tem do que se preocupar, é crer e nunca se precipitar. Qualquer *DECISÃO* precipitada, estará fora da direção de Deus e fora da direção de Deus as *consequências* virão. Permaneça na verdade… “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. *TUDO ISSO SÓ É POSSIVEL SE VOCÊ PERMANECER NOS ESTUDOS E PRINCÍPIOS DA PALAVRA DE DEUS*! Até amanhã com a permissão do CRIADOR.

23 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Os acontecimentos das meditações anteriores, foram registrados em Gênesis *27*, mas a *história* continua. Vamos ver o plano *REDENTOR* de Deus em Gênesis *28* relembrando as duas *SEMENTES* de Gênesis 3:15. Passado toda aquela *confusão*, Isaque chamou Jaco, e *ABENCOOU-O*, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes *mulher* entre as filhas de *Canaã;* Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma *mulher* das filhas de Labão, *irmão* de tua mãe…(Gn 28:1-2), no verso três, Isaque fala sobre a *BÊNÇÃO* do *TODO PODEROSO*  e no verso quatro diz: “E te dê a *BÊNÇÃO* de Abraão, a ti e a tua *SEMENTE* contigo… Isaque invocou a *BÊNÇÃO* do Todo Poderoso e depois a *BÊNÇÃO* de Abraão. A ordem era a mesma quando o assunto era *casamento*, não poderia se *misturar* com um povo *amaldiçoado*. Esaú estava a espreitar “vendo pois Esaú”, que a ordem era para não tomar das mulheres cananéias, o qual tinha feito os pais angustiar-se por 23 anos com a *mistura matrimonial* com as cananéias. Esaú resolve agora realizar outra *mistura matrimonial,* agora ele *casa-se* com a filha de *Ismael*. “Foi Esaú a Ismael, e tomou para si por *MULHER*, além das suas mulheres, a Maalate filha de *ISMAEL*, filho de Abraão, irmã de Nabaiote”.  (Gn 28:9). Com essas *misturas,* algo abominável a Deus, Esaú estava *desqualificado* para liderar a nação de Israel. Não esqueça da profecia de Gênesis 3:15, as *DUAS SEMENTES*. Não esqueça também da história de *ISMAEL*, filho de AGAR, agora sua *SEMENTE* se misturando com a de ESAÚ. Deus mandou um diluvio quando a *SEMENTE* de *Sete* de misturou com a *SEMENTE* de *Caim*. O povo parece que não *APRENDE*, Deus não aceita *mistura*, o matrimonio precisa ser da mesma linhagem. Por isso, faça a *escolha* certa em seu casamento. Amanhã continuaremos com a promessa de casamento de Jacó e sua trajetória.

24 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA:  A promessa de Deus *”e o maior servirá ao menor”* cumpriu-se, mesmo Isaque tentando *abençoar* Esaú. Em Gênesis 27:33 Isaque parece se *humilhar* sinceramente diante de Deus. Aqui ele volta a trilhar nos caminhos dos planos de Deus. Não o vemos mais se *rebelando* contra a vontade do Senhor, pois ele demonstra ter aceitado o *fato de Jacó* ter sido *ESCOLHIDO* por Deus. Note que ele *ABENÇOOU* Jacó e lhe deu *sábios* conselhos: Ele *ORDENA* que Jacó volte a Padã-Arã em *busca* de uma *ESPOSA*, para que se *casasse* com uma mulher que *ADORASSE* o Deus verdadeiro. Ele pede a Deus que *ABENÇOE* Jacó com *muitos descendentes.* Ele invoca a Deus para que dê a Jacó a *BÊNÇÃO* de Abraão. Isto envolvia a herança de Canaã e também um lugar na *LINHAGEM* do Messias. A benção de muitos *descendentes* indica que Israel seria formado de *várias* e distintas *tribos* e que cada uma delas teria características e missões diferentes, mas que juntas formariam a unica e indivisível nação de *ISRAEL*. Também é preciso entender quando se refere a *BÊNÇÃO DE ABRAÃO*, Jacó seria o sucessor imediato no plano *REDENTOR*, ele estaria ligado diretamente com a *SEMENTE* que  *ESMAGARIA A CABEÇA DE SATANÁS*. A história continua, o quebra cabeça vai se montando e as profecias bíblicas se cumprindo. Amanhã continuaremos com a permissão do Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

25 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: No inicio da trajetória de Jacó, partindo de *Berseba* para *Harã,* encontramos uma das primeiras *CORREÇÕES* de Deus na vida de Jacó, ele viu-se obrigado a *ABANDONAR* seu país e *EXILAR-SE*, no caminho teve seu *PRIMEIRO* encontro direto com Deus. A distância entre Canaã e a Mesopotâmia era *longa,* sendo assim Jacó teria que *DORMIR* nas montanhas. Em Gênesis 28:11 comenta sobre ele ter parado pois tinha anoitecido e no verso 12 *”ELE SONHOU”*. Notamos nesses versos a preocupação de Deus estar sempre se *comunicando* com a espécie humana. Como já comentamos, naquela época, a bíblia não estava escrita ainda, então Deus se *comunicava* de várias maneiras com o homem, hoje é somente através da Palavra de Deus. Nesse sonho temos muitas lições, Deus veio até Jacó na base da *ALIANÇA  INCONDICIONAL.* Ele não disse o que Jacó deveria fazer, mas o que *ELE FARIA* por Jacó. Deus prometeu a Jacó a terra de Canaã. Ele prometeu estar com Jacó em suas jornadas, e o trazer seguro de volta a Canaã. Amanhã detalharemos essas promessas se o Pai nos permitir.

26 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA:  Ontem finalizamos com aquilo que Deus faria com Jacó, não o que Jacó deveria fazer. Hoje veremos o *SONHO* de Jacó, “e eis que escada estava apoiada na *terra*, e seu topo chegava aos *céus*, e eis que anjos de Deus *subiam* e *desciam* por ela.” (Gn 28:12). Podemos interpretar Deus mostrando a Jacó a promessa do *REDENTOR*, que através Dele um dia o homem *voltaria* ao seu Criador. Deus sempre preocupado em salvar a espécie humana!!! Nesta passagem encontramos a chama acesa da promessa de Gênesis 3:15, um *SALVADOR* que *ESMAGARIA* a cabeça daquele que tinha o *IMPÉRIO DA MORTE* (SEPARAÇÃO), a promessa do redentor ficava clara para todos aqueles que participavam da genealogia direta e indiretamente do salvador *JESUS CRISTO*. A escada estava apoiada na *terra* e o seu topo chegava aos *céus*, demonstrava que através do *LIBERTADOR* prometido as pessoas novamente poderiam ter *comunhão* com Deus. Apesar de todas as pessoas estarem *SEPARADAS* de Deus por causa do pecado “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23). Deus mostrava a Jacó que tinha um plano de enviar um *SALVADOR* que faria a *RECONCILIAÇÃO*  e a união entre Deus e o homem. Deus mostrava a Jacó que todas a *bençãos* são *provenientes* Dele que Jacó não poderia *MANIPULA–LAS*  como fez várias vezes no passado. Deus estava *moldando* Jacó para *missões* futuras e *bençãos* incontáveis na nação de Israel. Deus quer moldar a mim e a você para derramar bençãos sobre nós e abençoar aqueles que estão ao nosso lado, será que Deus pode contar conosco??? amanhã veremos mais, contando que você medite, COMO POSSO SER USADO PELO SENHOR?!

27 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda comentando o sonho de Jacó, vejamos o verso “Eu sou o Eterno, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque; a terra em que tu jazes sobre ela, a ti a darei e à tua *SEMENTE*”. (Gn 28:13). Confirmando minha interpretação sobre a escada, veja quem estava no topo. DEUS! Muitos anos se passara, desde que Deus dera a promessa do *LIBERTADOR* em Gênesis 3:15, mas como Deus não *MUDA* e também não pode falhar, vejamos os próximos versos: “E será a tua semente como o pó da terra, e te fortalecerás, ao oeste, ao leste, ao norte e ao sul; e por ti serão *benditas todas as famílias da terra*, e por tua posteridade. E eis que *Eu estou contigo*, e te *guardarei* por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra; porque não te abandonarei até que Eu faça o que falei por ti. (Gn 28:15-16). Lembra da promessa pós dilúvio *”toda alma vivente”*, recorde também a promessa a Abraão *”em ti serão benditas TODAS as famílias da terra”*. Olha a repetição agora com Jacó ” e por ti serão *BENDITAS TODAS* as famílias da terra”. Por que se refere a *TODAS*? Porque estava falando em seu plano de enviar um *LIBERTADOR* para *TODA* raça humana. Jacó precisava entender que as *PROMESSAS* dada ao se avô *Abraão* e ao seu pai *Isaque,* agora pertenciam a ele, e o peso estava sobre seus ombros. Como salvos em Cristo Jesus, temos um peso grande, somos representantes *DA PÁTRIA CELESTIAL*  instrumento que o Pai quer usar para dar prosseguimento as suas promessas! Somos movidos pelo Senhor ou pela nossa vontade? Amanhã tem mais com a permissão do Eterno.

28 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA:  O sonho de Jacó alcançava bençãos não individual, mas *promessas* para gerações vindouras. Deus não mostrou a Jacó seu *destino individual,* mas, sim, principalmente, o destino e o *futuro* dos seus *DESCENDENTES*. Deus mencionou o crescimento numérico e as posses, mas também apresentou outros impérios que iriam se levantar contra essa *nação*. Deus prometeu que *”e eis que estou contigo”*, qualquer um que se levantar, Eu o farei *CAIR*. Eu libertarei os teus filhos de todas as opressões e quando Israel estiver disperso entre povos inimigos, Eu não o desprezarei, e nunca anularei a minha *ALIANÇA* com ele, pois saiba Jacó, tu é geração *ETERNA*. Interessante as promessas de Deus para Jacó, se o leitor recordar algumas meditações anteriores, quando mencionei a escrita de Paulo aos Gálatas, *”Sabeis pois que os que são da fé são filhos de Abraão”* (Gl 3:7). *”Para que a benção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espirito.”* (Gl 3:14). Ele afirma que pela fé somos também filhos de Abraão. Que benção! As promessas também estão relacionadas a nós, mesmo não fazendo parte do povo hebreu. Como temos usufruído de tais promessas? O que esperamos para usufruir das promessas? Quando vamos usufruir daquilo que pertence a nós? “Ide por todo mundo e fazei discípulos de todas as nações”. A promessa foi feita e a ordem foi dada. Até amanhã debaixo da obediência do Redentor.

29 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: “Acordando pois Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não sabia” (Gn 28:16). Ao despertar, Jacó *lembrou-se* de tudo que tinha sonhado, e demonstrou grande surpresa porque Deus estava naquele lugar. Um sonho tornando-se realidade *”O SENHOR ESTÁ NESTE LUGAR E EU NÃO SABIA”*.  Por um instante parecia não saber que Deus está em *todo* lugar. Com certeza que em algum momento de nossa vida, ao passar por dificuldades, muitas vezes digamos algo similar:  *”Deus me desamparou“, “Deus não me ouve”, “Deus me abandonou”, “Deus me deixou só”…* Mas esses sentimentos são humanos e, portanto, *enganosos*. Deus nunca nos deixa, nem nos *abandona*. Nós é que não sabemos que Ele está ali! Sempre coladinho em nós. Era o lugar onde Jacó estava, portanto, era ali que Deus estava também. Não importa onde você *esteja*, tenha certeza de que Deus também *estará* ali. Ele habita em *NÓS*!!! Deus queria se *comunicar* com Jacó e *apareceu* quando ele menos esperava. Ao invés de se orgulhar com a grandiosa revelação, fez como o apóstolo Paulo, sentiu *TEMOR E TREMOR!* Na linguagem bíblica significa uma profunda *REVERÊNCIA* misturada com medo, ao se conscientizar de o Criador estava naquele lugar. Esta experiência similar fez que Jacó compreendesse seu estado de *indignidade* e *pecaminosidade,* diante de um ser *PERFEITO*. Deus começava preparar aquele que seria o instrumento do qual daria sequencia em sua promessa de um *LIBERTADOR* para a humanidade. Quantas vezes você já passou por situação semelhante *”Deus está neste lugar e eu não sabia”.* Um dos atributos de Deus é a onipresença, e nós crentes sabemos, mas não vivemos isso!!! Será que vivemos como se Deus estivesse presente o tempo todo ao nosso lado? Será que confiamos 100% que Ele nos protegerá e nos livrará? Confiamos nossa vida plena nas mãos Dele? Desejo um dia na presença do Todo Poderoso e plena confiança Nele… Até amanhã se o Pai permitir!!!

30 de abril de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Depois que Jacó reconheceu que Deus estava *naquele lugar*, em seu *primeiro* encontro *LITERAL* com o *Criador,* surge um *PROBLEMA TEOLÓGICO* no próximo verso: “E temeu e disse: *QUÃO TERRÍVEL* é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus” (Gn 28:17). Quando comecei a ler e estudar a Bíblia em *Hebraico* comecei a descobrir algumas preciosidades das Escrituras que são completamente perdidas em *TRADUÇÕES*. Muitas vezes essas preciosidades fornecem uma *NOVA VISÃO* para uma história bem conhecida; e outras vezes elas *MUDAM* completamente o *ENTENDIMENTO* tradicional de uma história. É o que veremos nessa passagem bíblica, tentativas de *interpretações* surgiram, mas a resposta está na *língua original*. Muitas são as traduções para o texto de *Genesis 28:17.* Vejamos o significado no *DICIONÁRIO* Hebraico, pois este vocábulo tem uma enorme gama de *SIGNIFICADO*: ‘temer’, ‘estar preocupado com’ ou ‘estar preocupado por causa de’, ‘ficar encantado’, ‘ter reverência para com’, ‘honrar’, etc. Mas também o *DICIONÁRIO* especifica que quando se trata de *NIFAL* (conjugação dos verbos em hebraico), como nesse caso, o verbo pode ter *3* significados: o primeiro “ser terrível”, “ser temível”; o segundo *”CAUSAR MARAVILHAS”*; e o terceiro *”INSPIRAR REVERENCIA”*, *”TEMOR DE DEUS”*. Com esses *significados*, já da para o leitor ter uma noção melhor da tradução. Amanhã falaremos mais sobre essa reverência com o temor devido ao Criador.