Meditações Teológicas – Abr/2022

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1171 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

O REMORSO causa uma profunda TRISTEZA na alma, ao ponto de levar uma pessoa a SUICÍDIO. Como foi no caso de JUDAS! O REMORSO afasta o homem de Deus, facilitando assim a MORTE FÍSICA. O ARREPENDIMENTO trás vida. Depois das lágrimas de PEDRO, após um arrependimento verdadeiro, surgiu a bonança. O ESPIRITO SANTO opera em uma pessoa arrependida, mas não opera em uma pessoa com REMORSO. Mesmo que o ARREPENDIMENTO traga LÁGRIMAS, como foi no caso de Pedro, é um sentimento de ALEGRIA, movido por Deus, que trás a VIDA e não a MORTE.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1172 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

O que é o VERDADEIRO ARREPENDIMENTO? Como saber se houve um VERDADEIRO ARREPENDIMENTO? Uma falha está no ensino dos LÍDERES, com receio de ofender ou machucar seus ouvintes, acabam por não pregarem aquilo que o Senhor ordena. O verdadeiro ARREPENDIMENTO implica em um séria mudança de opinião com respeito à natureza do PECADO. O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO faz com que a pessoa enxergue o PECADO, sempre como algo contrário a Deus, tem a capacidade de entender que Deus ODEIA o PECADO. O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO, apresenta uma opinião daquele ARREPENDIDO, semelhante a OPINIÃO de DEUS.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1173 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Uma pessoa ARREPENDIDA, olha para o PECADO com o mesmo olhar divino, com certa rejeição. O PECADO torna-se algo detestável e abominável. Antes do ARREPENDIMENTO VERDADEIRO, o pecado é algo DESEJÁVEL, o mesmo ocorre com o FALSO ARREPENDIMENTO, em certo momento, o pecado parece ser abandonado pela pessoa, mas logo volta a repetir, e aquilo que deveria ser ABOMINÁVEL, torna-se DESEJÁVEL novamente.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1174 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO, leva o pecador a ter a certeza, que o “SALÁRIO DO PECADO É A MORTE!” O que significa isso? Uma opinião diferente sobre o PECADO. Deus não é um monstro vingador, Ele é justo! O servo, reconhece que é PECADOR e que serve a um Deus JUSTO. Quando PECAMOS, reconhecemos que temos um ADVOGADO “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1 João 2:1-2).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1175 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Quando há um VERDADEIRO ARREPENDIMENTO, a pessoa começa a olhar o PECADO como um fator destruidor, para ele e para qualquer outro humano. O ARREPENDIMENTO, mostra a verdadeira face do PECADO e também os danos que o mesmo causa quando não é observado. O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO também faz com que o PECADOR enxergue a maneira de conseguir vencer o PECADO, entendendo como é nocivo e destruidor para qualquer um que brincar com ele. Todos na Bíblia que tiveram seu contato com o pecado, sofreram muito. Foi o caso de Davi, Sansão, Salomão, Abraão e tantos outros. Meu conselho é: não brinque com o PECADO, mas se pecar, se ARREPENDA ao ser incomodado pelo ESPÍRITO SANTO.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1176 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Quando há ARREPENDIMENTO VERDADEIRO, existe um sentimento de RECONHECIMENTO do poder do ETERNO e a compreensão de que Deus ODEIA o PECADO.
O PECADO deixa DEUS IRADO.
O pecador ARREPENDIDO, sabe que o pecado merece o maior castigo da parte de Deus, a MORTE. O PECADOR que se arrepende verdadeiramente não só vê o pecado como detestável, mas o seu coração também aborrece o PECADO. Você é um PECADOR ARREPENDIDO?

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1177 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Quando o ARREPENDIMENTO é VERDADEIRO, a disposição sobre o assunto PECAR, não o domina mais. Um pecador arrependido, não se abstém por medo, mas sim, porque começa a odiar o PECADO. “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama” (2 Pd 2:20-22). Não volte ao passado do velho homem.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1178 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

O arrependimento, quando é verdadeiro e genuíno, conduz a confissão e a restituição.
Convicção de pecado, não significa exatamente ARREPENDIMENTO
Lembra do caso de Zaqueu? Ele resolveu devolver tudo que tinha roubado, QUADRUPLICADO. “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão” (Lc 19:8-9).
O ladrão não mostra fruto de ARREPENDIDO enquanto guarda o dinheiro que roubou. Aquele dinheiro é fruto do VELHO HOMEM, por isso não deve ser guardado. Talvez ele até tenha CONVICÇÃO do PECADO, mas não mostra arrependimento com essa atitude. Caso tenha se arrependido, devolve o dinheiro. Se você me defraudou e não me devolve o que me tirou injustamente, ou se injuriou ou prejudicou a alguém e não retificou o dano que causou pelo que te corresponde, não se arrependeu verdadeiramente.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1179 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Como então diferenciar o FALSO ARREPENDIMENTO DO VERDADEIRO?
O falso não está pautado em mudança de OPINIÃO. A transformação, ou mudança, não é um ponto essencial para aquele que vive o FALSO ARREPENDIMENTO. Não vive o PERIGO do PECADO, não estou falando de MEDO, mas sim do PERIGO E CONSEQUÊNCIAS DO PECADO. O FALSO ARREPENDIMENTO, está recheado de EGOISMO, é a dor profunda diante de um erro cometido, mas não a dor da MUDANÇA. Aquele sentimento egoísta, não é o ARREPENDIMENTO VERDADEIRO, é o REMORSO que já mencionamos, ele pode até incomodar a consciência, mas nunca gerará fruto de mudança.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1180 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Quando você conversa com uma pessoa, você percebe se o ARREPENDIMENTO é VERDADEIRO ou FALSO. Quando o coração está cheio de AMARGURA, ÓDIO, INVEJA, SOBERBA, RAIVA e tantos outros sentimentos, logo você detecta que aquilo é REMORSO e não ARREPENDIMENTO
O coração não pede pela solução DIVINA, mas sempre busca o modo MUNDANO. Modo esse, que para quem praticou o VERDADEIRO ARREPENDIMENTO, é algo ABOMINÁVEL, mas para o FALSO, parece a SOLUÇÃO. Quando o ARREPENDIMENTO é VERDADEIRO, o arrependido quer que todos saibam. Quando o ARREPENDIMENTO é FALSO, a pessoa fica se JUSTIFICANDO, dando várias desculpas pelos seus erros e tem vergonha.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1181 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

O VERDADEIRO ARREPENDIDO, toca em seu passado, mostrando e provando mudança. O FALSO ARREPENDIDO, nem toca em seu PASSADO, pois o PASSADO ainda é PRESENTE em sua vida, não houve MUDANÇA, por isso não tem o que COMENTAR. É visto nele uma constante disposição a encobrir seu pecado. Este arrependimento conduz à morte. O FALSO ARREPENDIMENTO, leva o indivíduo a cometer um pecado após o outro. Em vez de uma reação transformadora, o que se nota é um palavreado repetitivo e sempre no sentido de amaciar o ego e o pecado, nunca com o propósito de condenar. Percebe-se que a transformação no fim é a atitude de transformar-se em nada.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1182 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

O falso arrependimento é parcial, o coração ainda não mudou. Vejamos novamente o texto: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” (II Cor 7:10). Essa TRISTEZA segundo o mundo, por ser um ARREPENDIMENTO FALSO, ela é temporal. A PESSOA continua caindo constantemente em seus antigos PECADOS. O FALSO ARREPENDIMENTO, é uma disposição de PECAR que não desaparece. Você ainda vive essa disposição de PECAR constantemente?

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1183 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Esse FALSO ARREPENDIMENTO, trás uma falsa SEGURANÇA!!! Segurança essa que no FIM acarretará grande decepção. O coração fica ENDURECIDO, impedindo a ação da VERDADE. Sem conseguir aceitar a VERDADE, a FALSA SEGURANÇA o leva a perdição. O tempo vai passando, e a TRISTEZA SEGUNDO O MUNDO o conduzindo a MORTE.
O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO leva a vida, a vitória e nunca a morte.
• Por que muitos se encontram derrotados?
• Por que muitos não crescem?
• Por que muitos permanecem no mesmo estado da conversão de anos atrás?
A resposta é fácil e clara: Porque não houve um ARREPENDIMENTO VERDADEIRO!

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1184 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Por que escrevi nos últimos dias sobre ARREPENDIMENTO VERDADEIRO e o FALSO ARREPENDIMENTO? Porque quando cheguei em Levítico 8, me deparei com a função espiritual que ARÃO assumiu e relembrei o horrível pecado cometido. Arão liderou Israel no episódio de idolatria do bezerro de ouro. Contudo, Deus lhe deu uma segunda chance ao permitir que fosse ordenado seu sumo sacerdote. O ministério de Arão afetaria todos os israelitas, pois expiaria os pecados deles e os levaria a uma comunhão com Deus. O cargo que ARÃO era algo sublime, isso prova que o CRIADOR está sempre pronto a nos dar uma NOVA CHANCE. Se você errou, reconheça hoje e volte a ser a benção que Deus quer que você seja.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1185 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Foi a partir de Levítico 8 que iniciou-se o SACERDÓCIO HUMANO, “Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo” (Lv 8:12). Os sumos sacerdotes de Israel, começando aqui com Arão, foram ungidos, assim como os reis de Israel “Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?” (1 Sm 10:1).
E alguns dos profetas “Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar” (1 Rs 19:16). O nosso Salvador, Jesus Cristo, reúne as qualidades de SUMO SACERDOTE, REI E PROFETA. Além disso, Ele é o UNGIDO. É isto que significa Messias (em hebraico) e Cristo (em grego).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1186 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Desde que ADÃO pecou, toda raça humana estava SEPARADA de DEUS, sendo assim, *NENHUM HOMEM era, por si mesmo, DIGNO de se APROXIMAR de Deus, e daí a necessidade de sacerdócio mediador. Esse sacerdócio era um DOM de Deus “Mas tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que é do altar, e a tudo o que está dentro do véu, nisso servireis; eu vos tenho dado o vosso sacerdócio em dádiva ministerial e o estranho que se chegar morrerá” (Nm 18:7). Ministério é coisa séria, não é para qualquer um, mas sim para aqueles que Deus VOCACIONAR.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1187 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

É preciso entender que ter a vontade, não lhe dá o crédito de ser vocacionado, mas já é um grande caminho percorrido. Pois saiba que era o próprio Deus que escolhia e vocacionava os sacerdotes, “Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara, e a congregação reuniu-se à porta da tenda da congregação. Então disse Moisés à congregação: Isto é o que o Senhor ordenou que se fizesse” (Lv 8:4-5); e ainda “E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão” (Hb 5:4). O SACERDOTE era um tipo [modelo] de Cristo, nosso único e verdadeiro Mediador, “Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade” (Hb 8:1). “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Tm 2:5).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1188 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

A função SACERDOTAL era tão importante, que Arão e seus filhos precisaram ser purificados e separados. “E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água” (Lv 8:6). Apesar de todos os homens da tribo de LEVI terem sido dedicados ao serviço de Deus, SOMENTE os DESCENDENTES de Arão poderiam ser SACERDOTES. Todos LEVITAS tinham funções no TABERNÁCULO, mas somente a descendência de Arão tinha a honra e responsabilidade de EXECUTAR os SACRIFÍCIOS. Esses sacerdotes tinham de se purificar e dedicar a si mesmos antes que pudessem auxiliar o povo a fazer o mesmo. Isso mostrava que a santidade vinha de Deus somente, não da função sacerdotal. De modo similar, não somos purificados por nosso posicionamento espiritual. Purificação espiritual provém somente de Deus. Não importa quão alta a nossa posição ou por quanto tempo a temos ocupado, dependemos de Deus para vitalidade espiritual.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1189 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Por que era necessário sacerdotes em Israel? Antes de responder, faz necessário entender a distinção na LINHAGEM SACERDOTAL. Todo SACERDOTE era LEVITA, mas nem todo LEVITA era SACERDOTE.
Notemos que havia uma distinção implícita entre os sacerdotes (Arão e seus filhos) e o resto dos levitas. Essa distinção fica clara na parábola do SAMARITANO. “E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo” (Lc 10:30-32). Veja como Jesus distingue um LEVITA de um SACERDOTE.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1190 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Hoje veremos porque Israel precisava de SACERDOTES. Encontramos no livro de ÊXODO, a seguinte afirmação: “E vós me sereis um REINO SACERDOTAL e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel” (Ex 19:6). A nação Israelita foi instruída a ser uma raça SACERDOTAL. O sistema sacerdotal foi uma concessão à inabilidade do povo, por causa do pecado, de se encontrar e se relacionar com Deus individualmente e corporativamente. Era a chance do HOMEM se aproximar de Deus, através de um MEDIADOR que era o SACERDOTE.
Em Cristo, esse sistema imperfeito foi transformado. O próprio Jesus Cristo é nosso Sumo Sacerdote. Agora que o véu do templo se rasgou, com a NOVA ALIANÇA, todos que se ARREPENDEM podem se aproximar de Deus através dEle.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1191 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Já vimos que nem todo LEVITA era SACERDOTE, mas que todo SACERDOTE, teria que ser LEVITA. Também vimos a necessidade do SACERDÓCIO em ISRAEL. Hoje quero mencionar a diferença entre SACERDOTE e SUMO SACERDOTE. A unção de ARÃO, foi diferente dos seus filhos. Qual o significado da unção de Arão como sumo sacerdote? O sumo sacerdote tinha responsabilidades especiais que nenhum outro sacerdote tinha. Somente ele podia entrar no lugar Santíssimo, o SANTO dos SANTOS, local onde ficava a arca e a PRESENÇA de DEUS. Era sua obrigação, a entrada no SANTO dos SANTOS para fazer expiação pelos pecados da nação…. O sumo sacerdote era uma figura de Jesus Cristo, nosso Sumo Sacerdote (Hb 7:26-28).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1192 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

É bem interessante como termina esse capítulo 8 de LEVÍTICO, depois da lista enorme para consagração de ARÃO e seus filhos ao SACERDÓCIO, veja o verso final:
“E Arão e seus filhos fizeram todas as coisas que o Senhor ordenara pela mão de Moisés” (Lv 8:36). Arão e seus filhos fizeram “TUDO O QUE DEUS TINHA ORDENADO”. Se o leitor prestou bem atenção, pode notar que não era nada fácil cumprir todo aquele ritual. Eles entenderam a vontade do SOBERANO, e permitiram que a mesma fosse executada em suas vidas.
Você permite que a vontade de DEUS suplante a sua vontade?
Você permite DEUS dirigir sua VIDA?
Entenda a VONTADE de DEUS… Ele tem algo muito especial para sua VIDA, tome essa decisão ainda hoje e como Ele disse a Abraão, “SÊ TU UMA BENÇÃO”. Amanhã tem mais se o TODO PODEROSO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1193 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Após a CONSAGRAÇÃO ao SACERDÓCIO, mencionada no capítulo 8 de LEVÍTICO, Arão e seus filhos começaram seus deveres. Mas antes dos SACERDOTES atuarem pelo povo, eles precisavam oferecer uma oferta pelo PECADO para sua PRÓPRIA PURIFICAÇÃO e uma oferta queimada para sua própria dedicação. “E aconteceu, ao dia oitavo, que Moisés chamou a Arão e seus filhos, e os anciãos de Israel, e disse a Arão: Toma um bezerro, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto, sem defeito; e traze-os perante o Senhor” (Lv 9:1-2). A grande diferença do SACERDÓCIO de ARÃO, e seus descendentes, com o SACERDÓCIO de CRISTO:
Os SACERDOTES, precisavam oferecer uma oferta pelo seu próprio PECADO, mas CRISTO, foi o próprio sacrifício. Amanhã tem mais, se o SUMO SACERDOTE ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1194 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Antes de interceder pelo POVO, os SACERDOTES teriam que SACRIFICAR um ANIMAL e usar seu SANGUE para a PURIFICAÇÃO. Sangue esse de um animal ALHEIO. Mas com Cristo foi diferente: “Mas, VINDO Cristo, o SUMO SACERDOTE dos bens futuros, por um MAIOR e mais PERFEITO TABERNÁCULO, não feito por mãos, isto é, não desta criação, NEM por SANGUE de BODES e BEZERROS, mas por seu PRÓPRIO SANGUE, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma ETERNA REDENÇÃO. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, QUANTO MAIS O SANGUE DE CRISTO, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb 9:11-14). Entendeu?!?!?!

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1195 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

O SACERDÓCIO de ARÃO era algo para ser respeitado e obedecido, mas o SACERDÓCIO de CRISTO, era incomparavelmente superior e único. Veja: “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, COMO O SUMO SACERDOTE A CADA ANO entra no santuário com SANGUE ALHEIO; De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos UMA VEZ se manifestou, para ANIQUILAR o PECADO pelo sacrifício de SI MESMO” (Hb 9:24-26). É esse que pode nos salvar perfeitamente, pois o sangue oferecido foi puro, foi seu PRÓPRIO SANGUE.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1196 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

O SACERDÓCIO humano, precisava ser repetido ano após ano, mas o SACERDÓCIO de Cristo era PERFEITO que foi executado uma ÚNICA VEZ. “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, FEITO UMA VEZ. E assim todo o SACERDOTE aparece CADA DIA, ministrando e oferecendo MUITAS VEZES os mesmos SACRIFÍCIOS, que NUNCA podem TIRAR os PECADOS; Mas este, havendo oferecido para sempre um ÚNICO SACRIFÍCIO pelos PECADOS, está assentado à destra de Deus” (Hb 10:10-12). Cristo não precisou realizar o SACRIFÍCIO uma segunda vez, pois seu SACERDÓCIO é perfeito.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1197 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

O SANGUE era algo típico e real quando se tratava do assunto SACERDÓCIO, mas também faz parte do assunto CRISTIANISMO. Veja nesse capítulo 9 de LEVÍTICO: “E os filhos de Arão trouxeram-lhe o sangue, e molhou o seu dedo no sangue, e o pôs sobre as pontas do altar; e o restante do sangue derramou à base do altar” (Lv 9:9). Os filhos de Arão trouxeram-lhe o SANGUE. Neste mesmo verso, vemos que o SANGUE também foi derramado na base do altar. Agora o SANGUE era borrifado ao redor do altar “Depois degolou o boi e o carneiro em sacrifício pacífico, que era pelo povo; e os filhos de Arão entregaram-lhe o sangue, que espargiu sobre o altar em redor” (Lv 9:18). Veja que o SANGUE está diretamente relacionado com as instruções do Senhor. A 2000 anos atrás, um SANGUE perfeito foi derramado na CRUZ, com o propósito de reconciliar o homem com Deus. Você já reconheceu o SACRIFÍCIO de Jesus?

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1198 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Os SACERDOTES tinham a árdua tarefa de ABENÇOAR o povo de Israel, tarefa esta transmitida por Deus: “E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala a Arão, e a seus filhos dizendo: Assim ABENÇOAREIS os filhos de Israel, dizendo-lhes: O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os ABENÇOAREI”. (Nm 6:22-27).
O objetivo dos sacrifícios dos sacerdotes era purificá-los para que pudessem abençoar as pessoas “No mesmo tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje” (Dt 10:8). Parecia tarefa fácil, mas trabalhar com gente, é bem complicado, mas essa era a tarefa dos SACERDOTES.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1199 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Depois de todo processo, Moisés e Arão, entraram na TENDA da CONSAGRAÇÃO: “Então entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois saíram, e abençoaram ao povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo. Porque o fogo saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces” (Lv 9:23,24). Era a segunda vez que o povo era ABENÇOADO naquele dia, mas o que mais chamou atenção foi “E A GLÓRIA DO SENHOR APARECEU A TODO O POVO”. Deus se manifestou a TODA NAÇÃO de ISRAEL. Isto significava que os sacrifícios foram aceitos por Deus. Quando estamos andando com Deus, Ele também caminha conosco, e é uma experiência maravilhosa e incomparável em nossas vidas.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1200 – Abril/2022
Pr. Humberto Vieira

Terminamos o capítulo 9, vendo que “A GLÓRIA DO SENHOR APARECEU A TODO O POVO”, depois de grandes lições sobre a CONSAGRAÇÃO de Arão e seus filhos. O livro de Levítico, em quase sua TOTALIDADE, é um livro de instruções sobre o CULTO, mas abre uma exceção exatamente no capítulo 10, contando uma história que envolve os filhos de Arão. Os primeiros versos, mencionam que Nadabe a Abiú morrem diante do altar do Senhor! Por que? Porque apresentaram fogo estranho. Eles não estavam preocupados em seguir as regras estabelecidas pelo Senhor, para cada uma das partes do culto. O culto que estes dois sacerdotes estavam oferecendo a Deus, era segundo a sua própria vontade, de acordo com o que eles achavam certo. O CULTO tem que ser segundo a VONTADE e ENSINO de Deus.