01 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Não existe material *IGUAL* ou *EQUIVALENTE* a Bíblia, ela é *ÚNICA*, pois é a Palavra de Deus *(INSPIRADA)*. Minha *SEDE* de *ESTUDO* e *PESQUISA* neste livro torna-se um desejo *INCANSÁVEL*!!! Hoje veremos o final da profecia de Jacó direcionada a seu filho Judá, meditaremos um pouco no texto original e finalizaremos nos versos 11 e 12 de Gênesis 49. A palavra *”CETRO”* em hebraico é *( שֵׁבֶט – shevet)* que significa *“vara, bordão, cetro, tribo”*. Esta *VARA* ou *BORDÃO*, traduzido por *CETRO*, que identificava a *TRIBO* à qual seu possuidor pertencia, simboliza *AUTORIDADE* conferida a seu proprietário e Jacó profetizou que ela não se afastaria de *JUDÁ* até que viesse *SILÓ*. O nome *SILÓ* em hebraico é *SHILÔH* e vem da raiz *SHAY* que significa *”UM PRESENTE DADO EM SINAL DE RESPEITO”*. Siló é a *FIGURA PROFÉTICA* que viria a fim de trazer um *PRESENTE* ao povo de Israel: *A SALVAÇÃO!* É dito ainda que “a ele se congregarão os povos”. A palavra *”CONGREGAR”* em hebraico é *(יִקְּהַת – yiqhâ)* que significa *OBEDIÊNCIA*. Já a palavra *”POVOS”* em hebraico é *(עַמִּים – ´am)*. Esta palavra é usada *EXCLUSIVAMENTE* para o *POVO* de *ISRAEL*. Estava sendo profetizado que *SILÓ* atrairia a si o seu *POVO* e eles o *OBEDECERIAM*! Isso já teve início com a *MORTE* e *RESSURREIÇÃO* de *JESUS* e continua até os nossos dias! *ELE* cumpriu a *PROFECIA* de *JACÓ*, pois “Ele amarrará o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à cepa mais excelente; ele lavará a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas. Os olhos serão vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite” *(Gn 49:11-12)*. Certamente nós bem nos lembramos de como esta profecia cumpriu-se plenamente em JESUS!!! Os pequenos detalhes tornam-se grandes quando interpretamos corretamente a Bíblia. Até…
02 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Chegamos ao *ÚLTIMO* capítulo do livro de Gênesis, com muita coisa ainda para meditarmos. Não *COMENTAREI* agora sobre as palavras de Jacó ao restante de seus filhos, as demais *TRIBOS*, mas comentarei no tempo *OPORTUNO*, quando chegarmos no *CONTEXTO* que vai requerer uma explicação. O caro leitor precisa lembrar que estamos falando de um período *LONGO* na história. De *ADÃO* até *NOÉ* foram *10* gerações. Noé nasceu no ano *1056*, então tínhamos cerca de *1000* anos de *HISTÓRIA*. Depois de mais *DEZ* gerações nasceu Abraão no ano *1946* da criação, agora temos cerca de *2000* anos de história. O livro de Gênesis ainda abrange a vida de *Isaque, Jacó* e termina com a morte de *José*, abrangendo cerca de quase *2500* anos, mais *TEMPO* que todo o *NOVO TESTAMENTO!!!* Hoje mencionaremos a *MORTE* do patriarca Jacó. Interessante que ele só*MORREU* depois de passar as *ORDENS* aos seus filhos. Só depois de terminar suas palavras proféticas e educativas. Um homem com um passado intitulado *ENGANADOR* (com o nome de Jacó), mas que no decorrer de sua vida recebeu a benção da mudança para *ISRAEL*. A mudança do nome de Jacó *MARCOU* uma grande mudança em sua vida. De um homem *TRAIÇOEIRO e ENGANADOR*, Jacó se tornou temente a Deus. Depois do *ENCONTRO* com o Criador, sua vida *NUNCA* mais foi a mesma! O nome Israel simboliza a transformação que acontece quando nos *ENCONTRAMOS* com Deus, quando realmente há *CONVERSÃO*, “as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo”. O verdadeiro *SALVO* é aquele que tem sua vida *TRANSFORMADA* por Deus. O nome Israel também nos lembra que somente com Deus podemos ser vitoriosos. Jacó *LUTOU* pela bênção de Deus e não *DESISTIU*. Por isso, Deus o abençoou. Ele recebeu o nome de *ISRAEL* por causa de sua *FIRMEZA* e *PERSEVERANÇA*. Amanhã continuaremos vendo como ele foi lembrado depois da morte.
03 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Perto de encerrar as meditações diretamente no livro de Gênesis, não posso deixar passar em branco algo sobre a vida de Jacó que deve ser *PRATICADO* por todos nós. Viva o *PRESENTE*, reescrevendo o *PASSADO*, para que você possa editar seu *FUTURO*! Assim foi a *VIDA* de Jacó, teve um *PASSADO* sombrio, pois até seu *NOME* identificava suas atitudes, mas depois do *ENCONTRO* com o *SOBERANO*, tudo mudou. Jacó começou *VIVER* um tempo *PRESENTE*, reescrevendo seus *ERROS* do *PASSADO*, foi assim que ele *EDITOU* seu *FUTURO* brilhante. Agora depois de sua *MORTE*, ficou marcado na *HISTÓRIA* de toda uma *NAÇÃO*. José cumpriu um pedido feito por seu pai Jacó, que não o *SEPULTARIA* no Egito, mas levaria seu corpo para sepultar em Canaã. O cortejo fúnebre de Jacó foi realizado como se fosse um *CHEFE de ESTADO*. José ordenou que seus médicos usassem seus talentos para *EMBALSAMAR* o corpo de Jacó, como faziam com os corpos dos faraós e os das mais *ALTAS* personalidades do país, o que levou um período de quarenta dias. José, no entanto, opta por embalsamar o corpo de seu pai para poder transporta-lo e sepulta-lo, com seus *ANTEPASSADOS*, nas terras da *PROMESSA*. A longa distancia a ser percorrida permitiria a rápida decomposição do corpo se não fosse embalsamado. Gastaram quarenta dias para fazer isso, o tempo normal para embalsamar um corpo. No caso de pessoas consideradas importantes, como Jacó, *SETENTA* dias de *LUTO* foi observado pelos egípcios. Amanhã continuaremos, observando como Jacó realmente marcou a história.
04 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Por onde o *CORTEJO* fúnebre de Jacó passava, *GRANDE* lamentação era feita. Veja: “fizeram um grande e dolorido pranto” (Gn 50:10); “grande lamentação por sete dias” (Gn 50:10) e “É este o pranto grande dos egípcios” (Gn 50:11). A *MORTE* de Jacó levou aos prantos não só a sua nação *(JUDEUS)*, como também os *EGÍPCIOS*. O livro de Gênesis começa com a *CRIAÇÃO* e um lugar maravilhoso chamado *JARDIM do ÉDEN* e termina com *MORTE* e um *CAIXÃO* no Egito (JOSÉ). A *MORTE* é um assunto que poucos gostam de tratar. Dentro do contexto bíblico do livro de Gênesis, o homem não foi criado pelo *SOBERANO* para *MORRER*, as escrituras deixam claro o desejo de Deus quando criou o homem para que este refletisse *SUA IMAGEM* e *SUA SEMELHANÇA* para sempre (Gn 1:26), participando da criação, dominando sobre a terra, louvando e adorando o Criador. “Ora, Deus não é Deus de *MORTOS*, mas de vivos…” (Lc 20:38). Sendo assim, podemos afirmar que a *MORTE* prova o *AMOR* e *JUSTIÇA* divina, o cumprimento das profecias de Gênesis 3:15… Amanhã continuaremos se o dono da vida permitir
05 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A primeira vez que encontramos referência a *MORTE* foi em *Gênesis 2:17*, na *ADVERTÊNCIA* do próprio Deus para com Adão. Veja: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente *MORRERÁS*”. A Bíblia fala de *DOIS* tipos de *MORTE*: A *ESPIRITUAL* (separação do homem para com Deus por causa do *PECADO* – Gn 3:8-10) e a *FÍSICA* (Separação do espírito do corpo – Gn 3:17-19). A morte *ESPIRITUAL* aconteceu no *ATO* do *PECADO* de Adão. Quando Adão pecou, ele foi *SEPARADO* da comunhão com Deus. A *MORTE FÍSICA* veio depois separando o espírito de Adão de seu corpo. A morte, em hebraico, (מָוֶת = mavet), origina-se do verbo (מוּת = mut) morrer, palavra esta que não se limita somente a seres humanos. Mas o assunto que mais preocupa sobre a *MORTE* é o sentido bíblico, *MORTE* é a *SEPARAÇÃO* de Deus. Se o propósito de Deus para com a raça humana era uma vida *ETERNA*, por que então apareceu a *MORTE?*… Amanhã continuaremos se o *DONO* da *VIDA* permitir.
06 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Se Deus é *VIDA*, por que então veio *PERMITIR* a *MORTE?* O Criador é, foi e sempre será o Deus da vida, mas também é Deus *JUSTO* e implacável nos seus *JUÍZOS* e suas *PROMESSAS*. Depois do *PECADO* de Adão, aquele *SER* criado a *IMAGEM* e *SEMELHANÇA* de Deus, do qual recebeu uma *AJUDADORA* também a imagem e semelhança do Criador, tornando-se *MORDOMO* de um paraíso (ÉDEN), ele resolve desobedecer na *ÚNICA* objeção feita por Deus. Daí encontramos o motivo real da desobediência. A corrupção física do corpo humano, o sofrimento e a dor trazidos pela *”QUEDA”* ( pecado) são apenas sintomas *ÓBVIOS* da *MORTE*, conseqüência desta fatal *SEPARAÇÃO*. O ser criado perfeito *(ADÃO)*, precisava *MORRER* (SEPARAR-SE) do seu Criador, se isso não *OCORRE-SE*, Deus *FALHARIA EM SUA PROMESSA* de Gênesis 2:17. Compreendeu? Amanhã falaremos das duas etapas da morte espiritual, se o Deus da vida permitir!!!
07 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Mencionei nas meditações anteriores dois tipos de mortes. A *ESPIRITUAL* e a *FÍSICA*. Mas hoje quero falar não de um terceiro tipo de morte, mas sim de duas etapas na morte espiritual. A primeira etapa da morte espiritual, como já comentamos foi quando Adão separou-se de Deus, mas a segunda etapa é pior ainda, e recebe o nome de *(SEGUNDA MORTE). Essa é a morte mais terrível e é decorrente da morte espiritual. Ela também significa uma separação espiritual de Deus, mas dessa vez uma separação eterna. Os que passarem por essa morte, que também é chamada de “segunda morte”, terão como destino final o local de tormentos eternos comumente chamado pela Bíblia de lago de fogo. “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” (Ap 20. 14). Os que passarão por essa morte serão todos os não-salvos condenados pela justa justiça de Deus no último dia. “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mt 25. 41). Confesso que o tema é bastante pesado, por isso, quero deixar uma palavra de esperança que nos mostra que se nos rendermos ao senhorio de Jesus Cristo, pela graça de Deus mediante a fé, somos justificados e não sofreremos a morte final, pelo contrário, gozaremos a vida eterna ao lado de Deus: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá…” (Jo 11. 25).
08 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Começaremos a partir de hoje um *ESTUDO* sobre o livro de *ÊXODO*, sem perder o *FOCO* de apresentar o plano *REDENTOR* de Deus para com a humanidade. A literatura de Êxodo destaca de maneira clara o *PLANO* de Deus e os preparativos para a vinda do *LIBERTADOR*. Vejamos: O segundo livro do *PENTATEUCO* que em hebraico chama-se *(שְׁמוֹת – Shemōṯ)* que significa *”NOMES”*, veja o começo do texto: “Ora estes são os *nomes (שְׁמוֹת)* dos filhos de Israel, que entraram no Egito” (Êx 1:1). Já do grego antigo: *(ἔξοδος, – êxodos)* significa “saída” ou “partida”. Este livro pode ser dividido em *DUAS* partes: uma *HISTÓRICA* e outra *LEGISLATIVA*. A histórica trata da vida dos Israelitas no Egito; da infância, vocação e missão de Moisés; da libertação do povo, sua peregrinação pelo deserto e da construção do tabernáculo. A parte legislativa contém uma série de leis civis, morais e religiosas, principalmente o *DECÁLOGO* ou *DEZ MANDAMENTOS*, que se tornaram leis universais para toda humanidade até hoje. Você ficará impressionado com os detalhes desse livro sobre nosso *SALVADOR*, amanhã tem mais se o Criador permitir.
09 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Êxodo começa citando os *12* filhos de Jacó, as *DOZE* tribos de Israel, da qual mais tarde deveria surgir uma nação que traria ao mundo o maior de todos, o *SALVADOR PROMETIDO*. Apesar do livro começar falando dos filhos de Jacó e também das *70* almas que entraram no Egito, nos seus primeiros versos encontramos o registro da *MORTE* de José e de *TODOS* os outros filhos de Jacó e também de *TODA* aquela geração. *(Ex 1:6)*. Por ser o povo *ESPECIAL* escolhido por Deus, os israelitas *INCORPORAVAM* a *ESPERANÇA* do futuro da humanidade *(A SEMENTE PROMETIDA)*. O grupo de setenta pessoas de (Gn 46: 8-27) *REPETIDO* agora em *(Êxodo 1:5)*, faz alusão às *SETENTA NAÇÕES* de *(Gn 10)* que fala dos *DESCENDENTES* de Noé. O capítulo dez começa assim: “são estas as gerações dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé, …”. São *14* de *Jafté*, *30* de *Cam* e *26* de *Sem*. Os *SETENTA* filhos de Israel são um *MICROCOSMOS* das nações *(Gn 46:27)*. Alguns historiadores acreditam que o Faraó que apoiou José e toda sua família foi *AMENOTEPE*, mas Satanás não estava satisfeito, ele ainda tentava *DESTRUIR* a possível *SEMENTE* da profecia de Gênesis 3:15. Foi nesse contexto que se “levantou um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José” (Ex 1:8). Acredita-se que esse *OUTRO* faraó era *TUTMÉS III*, esse foi usado por Satanás para *TENTAR* destruir a *NAÇÃO* de Israel, entendendo que se assim ocorresse, a *SEMENTE* do *LIBERTADOR* seria destruída. Satanás não sossega! Amanhã continuaremos com a permissão do Criador.
10 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Muitas vezes não percebemos o *AGIR* de Deus e o por que de tal ação. Quando vemos Faraó *CASTIGAR* o povo de *ISRAEL*, só conseguimos olhar para o *SOFRIMENTO* da nação escolhida e não *PERCEBEMOS* a *BENÇÃO* e *LIVRAMENTO* de Deus nesse acontecimento. Vejamos: O povo de Israel se*MULTIPLICAVA RÁPIDO* no Egito ao ponto de *70* almas se transformarem em cerca de *TRÊS MILHÕES* de hebreus. Os bens *MATERIAIS* e toda aquela liberdade no Egito, fizera quase eles *ESQUECEREM* a pátria original *(TERRA PROMETIDA)*. Alguns já se *CONSIDERAVAM* autênticos *EGÍPCIOS*. Mas diante do crescimento *NUMÉRICO* e *FINANCEIRO* de Israel, despertaram à atenção dos egípcios, quando de repente aqueles mesmos Israelitas, que com tanto *ZELO* e *DEDICAÇÃO* contribuíram para o desenvolvimento e o enriquecimento do país *(EGITO)*, e por isso eram tratados com bastante tolerância, *TORNARAM-SE*, de repente, um *PROBLEMA* sócio-econômico para *UNS*; e para outros uma *AMEAÇA* política *(Ex 1:10)*. Por isso faraó resolveu *AFLIGIR* o povo “e puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas…” *(Ex 1:11)*. “Mas quanto mais os *AFLIGIAM*, tanto mais se *MULTIPLICAVAM* e tanto mais *CRESCIAM*…” *(Ex 1:12)*. E *AGORA*? Fazer o que para *DETER* a nação cuja *SEMENTE* viria no futuro? Amanhã tem mais, se o Pai *SOBERANO* permitir!!!
11 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O ódio de Satanás pela humanidade e suas iniciativas para tentar de alguma maneira barrar os planos do Criador, são realmente um horror. Faraó chegou ao extremo, deu ordem as parteiras para assassinar todos aqueles filhos homens que nascessem. A que ponto chega a maldade de um ser humano usado pelo maligno!!! “E disse o rei do Egito às *PARTEIRAS* hebreias… quando servirdes de parteira às hebreias, vereis sobre os assentos; se for *FILHO, MATÁ-LO-EIS*; se for filha viverá” (Ex 1:15-16). Só que as parteiras temeram a Deus e resolveram desobedecer as ordens de Faraó conservando os meninos com vida. O ódio de Faraó só aumentava, e tomou medidas mais drásticas ainda contra a nação de Israel, a nação do *SALVADOR*. “E ordenou o Faraó a todo o seu povo, dizendo: Todo *FILHO* que nascer, lançá-lo-eis no NILO, e a toda filha, deixá-la-eis viver. (Ex 1:22). O rio NILO vivia cheio de crocodilos, as criancinhas ali lançadas serviam de comida para os répteis. Interessante, um Faraó protegeu toda família de Jacó, agora surge outro que quer cometer um genocídio. A vida é assim, dá muitas voltas, por isso continuo dizendo, aproveite o presente para servir a Deus, pois se o futuro chegar você pode encontrar um Faraó que não conheça a José. Aproveite cada porta que se abre, elas podem até se fechar, mas que isso aconteça com a *SEMENTE* já semeada. Até amanhã com a permissão do CRIADOR.
12 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Foi nesse contexto sanguinário que surgiu o personagem muito conhecido chamado *MOISÉS*. Esse relato está no capítulo dois de Êxodo. Vejamos. “E foi um *HOMEM* da tribo de *LEVI* e casou com uma filha de *LEVI*. E a mulher *CONCEBEU* e deu a luz a um *FILHO*; e, vendo que ele era *FORMOSO*, *ESCONDEU-O* três meses” *(Ex 2:1-2)*. Faraó sendo *USADO* por Satanás, tentou de todas as maneira *BANIR* a *SEMENTE* que viria através do povo *HEBREU*, mas suas *TENTATIVAS* falharam. Deus estava prestes a fazer algo grande no mundo e no povo Hebreu. Como sempre Deus *INCLUI* um ser *HUMANO* em seus *PLANOS*, surgiu uma mulher por nome Joquebede, que pela sua fé, rompeu as barreiras, menosprezando as ordens superiores vindas de Faraó, esperando *POR* um milagre. Se você estivesse no lugar dela? Ela sabia que se seu filho fosse *HOMEM* teria que ser *JOGADO* no rio cheio de *CROCODILOS*. Não tínhamos exames de ultrassom naquela época, então a mãe só saberia o *SEXO* do filho no momento do nascimento. Pense?! Quando a criança nasceu, ao erguer seus olhos e ver a *EXPRESSÃO* da parteira, logo entendeu que era um menino. Mas não era um *SIMPLES* menino, era uma criança *LIGADA* aos *PLANOS* divinos. Joquebede resolveu *LUTAR* pelo seu filho colocando em risco a sua própria *VIDA*. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.
13 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Deus tem *PLANOS* e não *PROBLEMAS!!!* Diante da ordem de Faraó, não havia *ESCAPATÓRIA* para o filho daquele simples *CASAL* da *TRIBO* de *LEVI*. Por isso quero dedicar o material de hoje a todas *SERVAS* de Deus que estão *LENDO* essas meditações, que o exemplo de *FÉ* de *JOQUEBEDE* seja *IMITADO* para todas vocês!!! Depois de Deus, foram cinco *MULHERES* usadas para salvar Moisés: as duas *PARTEIRAS* (SIFRÁ e PUÁ); Joquebede sua *MÃE*; sua *IRMÃ* Miriã e ainda a própria *FILHA* de Faraó. Todas elas *DESOBEDECERAM* as ordens do rei. Não podemos *OBEDECER* as *LEIS* do *ESTADO* quando as mesmas *FERIREM PRINCÍPIOS BÍBLICOS!!!* *JOQUEBEDE* teve *FÉ* para *MENOSPREZAR* as ordens do rei. *JOQUEBEDE* teve *FÉ* suficiente para entender que Deus *FARIA* um *MILAGRE* e que Deus tinha *ESCOLHIDO* seu filho para ser um dos *MAIORES LIDERES* que o mundo já teve. Ao olhar humano a situação parecia um *PROBLEMA INSOLÚVEL, mas para o *OLHAR* divino era apenas uma questão de tempo para Ele manifestar seu *PODER* de *SOBERANO*. Seu poder seria *MANIFESTADO* através da *FÉ* daquela *MÃE* e daquele *MENINO!!!* Quando *OUVIMOS* Deus, logo *ENTENDEMOS* seus *PLANOS* e nossos *PROBLEMAS* são *SOLUCIONADOS*. Amanhã veremos a *SOLUÇÃO* com a permissão do Criador.
14 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quando a *FÉ* supera a *ANSIEDADE* e quando *ENTENDEMOS* a voz de Deus, *ENCONTRAMOS* respostas para o *INEXPLICÁVEL!!!* Achamos *SAÍDAS do labirinto! E os *PROBLEMAS* são transformados em *PLANOS* divinos!!! Observe: “Não podendo, mais *ESCONDÊ-LO*, tomou uma *ARCA* de juncos, e a revestiu com barro e betume, e, pondo nela o *MENINO*, a pôs nos juncos a margem do rio” (Ex 2:3). Deixe-me explicar uma *PALAVRA* que aparece nesse verso que tem *DIFERENÇA de SIGNIFICADO* nos demais lugares que encontramos na bíblia. A palavra *ARCA* é escrita assim em Hebraico *(אֲרוֹן = aron)* que significa *”arca, caixão, cofre, baú, caixa”*. Essa palavra tem cognatos no fenício, aramaico, acadiano e árabe. Ocorre aproximadamente *203* vezes no hebraico bíblico. É essa a *PALAVRA* que aparece para a *ARCA* concerto, aquela do tabernáculo. *MAS* a palavra *USADA* em Êxodo 3 é um vocábulo *DIFERENTE*. Veja a palavra que aparece *(תֵּבָה = tevar)* que significa *”caixa; arca; púlpito; palavra escrita; Arca de Noé”*. Esse vocábulo só é *USADO* para a *ARCA* feita para Moisés e a *ARCA de NOÉ*! Por que estou explicando isso? Por causa da *DIFERENÇA* de significado. A *ARCA de NOÉ* e essa *ARCA* preparada para *PROTEGER* Moisés só poderia ser *ABERTA* por fora. O vocábulo usado nesse verso *(תֵּבָה)* tem a conotação de proteção. Só a Bíblia tem *DETALHES* tão profundos para que o *GARIMPEIRO* possa *GARIMPAR* e encontrar *JÓIAS* tão *PRECIOSAS*. Amanhã tem mais se o Carpinteiro do Universo permitir…
15 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Como mencionei ontem, Deus usa *HUMANOS* em seus *PLANOS*, mas para que isso ocorra, o *SOBERANO* examina a nossa *FÉ* que deve vir acompanhada logo de alguma *DECISÃO*. Deus criou seres idênticos tratando sobre a sua *IMAGEM e SEMELHANÇA*, mas na hora de exercer sua *FÉ* e por consequência tomar as devidas *DECISÕES* na vida, temos a *LIVRE ESCOLHA*. Adão e Eva *TIVERAM* a liberdade da *ESCOLHA* em *OBEDECER* ou *DESOBEDECER* as ordens de Deus. Caim e Abel, também *CRIADOS* a imagem e semelhança de Deus, tinham a mesma liberdade de *ESCOLHA*, Abel pela *FÉ* fez a *DECISÃO* certa, mas Caim, sem *FÉ*, só poderia fazer a *ESCOLHA* errada. Noé pela *FÉ* fez a *ESCOLHA* certa quando resolveu construir a *ARCA* que diante dos problemas de todos virou solução nos *PLANOS* de Deus… Como disse o autor de aos Hebreus: “E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando…” (Hb 11:32). O caso de *JOQUEBEDE* é idêntico a todos os outros que pela *FÉ* viveram na presença de Deus. A *FÉ* de *JOQUEBEDE* impulsionou-a tomar a *DECISÃO* certa. A *FÉ* de *JOQUEBEDE* a fez ver o *FUTURO* brilhante diante de um *PRESENTE* incerto. Humanamente falando, a *FÉ* de *JOQUEBEDE* deu continuidade aos *PLANOS* de Deus. A *FÉ* de *JOQUEBEDE* mudou o *FUTURO* da nação de *ISRAEL*! A sua *FÉ* pode mudar o seu futuro, de sua família e até de sua nação!!! A *FÉ* tem que vir acompanhada *POR* decisões. Qual é sua *DECISÃO* hoje? O que ocorrerá no *FUTURO* devido essa *DECISÃO?* Amanhã continuaremos com a permissão do *SOBERANO*, mas os *RESULTADOS* dependem agora de sua *DECISÃO*.
16 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Vou repetir, Deus usa coisas e *PESSOAS* para realizar seus *PLANOS*. Então quero lhe dizer que *EU* e *VOCÊ* estamos na lista! Vai depender de nossa *FÉ* e consequentemente da nossa *DECISÃO*. Vejamos mais *DETALHES* que a Bíblia nos ensina sobre a *SOBREVIVÊNCIA* de Moisés: O rio Nilo que foi o *TERROR* para várias mamães, *TORNARA-SE* o meio de *NAVEGAÇÃO* para conduzir a *CRIANÇA* que se tornaria um dos *MAIORES LÍDERES* que o mundo já viu. Nossos *PROBLEMAS* tornam-se *PLANOS* nas mãos do Criador se *VIVERMOS* pela *FÉ*. E o que dizer da pequena *MIRIÃ*, numa idade prematura, foi usada como *CONSELHEIRA*! E conselheira de quem? Da *PRINCESA*, a filha de Faraó! “Então disse sua *IRMÃ* à *FILHA* de Faraó: *IREI CHAMAR UMA AMA DAS HEBREIAS QUE CRIE ESTE MENINO PARA TI?* (Ex 2:7). Até uma *GAROTINHA* prematura Deus *USA* para tornar-se uma *EXCELENTE CONSELHEIRA* nas horas *DIFÍCEIS* (Deus não tem problemas, Deus tem planos!). Quando vivemos pela *FÉ*, Deus *GUIA* nossos passos, palavras e atitudes. “E a filha de Faraó disse: *VAI*. Foi, pois, a moça, e *CHAMOU* a *MÃE* do menino” (Ex 2:8). Diante da *FÉ* da mãe *JOQUEBEDE*, agora os passos, atitudes e palavras da filha *MIRIÃ* eram *GUIADOS* por Deus. Agora veja como o viver pela *FÉ* transforma *PROBLEMAS* em *PLANOS* de Deus. A filha do *INIMIGO* (Faraó), tonou-se o meio pelo qual Moisés seria salvo. ” *SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS*…” (Hb 11:6). Amanhã pela *FÉ* continuaremos!
17 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: É *IMPOSSÍVEL* alguém ou alguma coisa *FRUSTAR* os planos do *SOBERANO*! Nem Satanás pode *IMPEDIR* o cumprimento da profecia de Gênesis 3:15-16, o nascimento do *LIBERTADOR*!!! Quando a *FÉ* assume seu papel de *LIDERANÇA* no nosso *EU*, os *PROBLEMAS* viram *PLANOS* nas mãos de Deus. Uma simples *ARCA* acabou virando um *BARCO* que serviu como meio de *TRANSPORTE* para Moisés! O rio da *MORTE* de muitas crianças, tornou-se o meio *NAVEGÁVEL* para condução da pequena *ARCA* que levava o pequeno *MOISÉS*. Agora era o rio da *VIDA* para toda nação de Israel e também para o mundo! Pela *FÉ* problemas viram planos!!! O rio que era uma *AMEAÇA*, agora era *ALIADO* e amigo da *CRIANÇA*. Também, uma *PEQUENA* menina, uma simples *ESCRAVA*(MIRIÃ), é transformada em *CONSELHEIRA* sábia para a filha do Rei! Quando *VIVEMOS* pela *FÉ*, problemas viram planos!!! E como finalizamos ontem, pela *FÉ* os inimigos tornam-se bençãos. A *PRINCESA*, filha do Faraó, o qual estava sendo *USADO* por Satanás para tentar *OBSTRUIR* a *PROFECIA* sobre a vinda do *LIBERTADOR*. Deus usa essa *PRINCESA*, que aos olhos humanos antes seria um *PROBLEMA* e transforma em *PLANO*. Pois foi através da *PRINCESA*, que Moisés teve *SEGURANÇA* e *PROTEÇÃO*. Só pela *FÉ*!!! Deus quer fazer o mesmo com *VOCÊ*, transformar seus *PROBLEMAS* em *PLANOS*. Basta viver pela *FÉ*! Pensa que acabou as bençãos, ainda não… Amanhã continuaremos com a permissão do *DONO dos PLANOS da VIDA*.
18 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quando seus olhos enxergarem apenas *ESCURIDÃO*, lembre-se que a *LUZ* divina é impossível ser apagada!!! Para o casal de escravos Anrão e Joquebede (pais de Moisés), não havia muita expectativa próspera de vida, até que a *FÉ* dominou o *PALCO* da existência. Eles não tinham muito com que *SOBREVIVER *, e teriam dificuldades maiores ainda para criar um bebê. Mas veja o que acontece quando se ouve Deus: “Então disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei *UM SALÁRIO*. E a mulher tomou o menino, e criou-o” (Ex 2:9). Veja como Deus transforma *PROBLEMAS* em *PLANOS*: eles não tinham *EMPREGO*, agora ganharam um *SALÁRIO* e sem trabalhar! Eles não tinham *PROTEÇÃO*, agora eram *ASSEGURADOS* pela própria guarda de Faraó, já que o menino estava debaixo dos cuidados de sua filha! Essas ações de Deus me faz lembrar Abraão. Quando Deus deu a ordem para *SACRIFICAR* Isaque, e quando o menino viu o cenário todo pronto para o sacrifício, mas notou falta do animalzinho, veio a ideia de perguntar ao pai, e a resposta foi pela *FÉ*… *יהוה יראה* *(DEUS PROVERÁ)* é um dos títulos usados para Deus (Jeová Jire). “E chamou Abraão o nome daquele lugar; *O SENHOR PROVERÁ*; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do *SENHOR se PROVERÁ*” (Gn 22:14). Você pode dizer hoje *O SENHOR PROVERÁ*? Qual lugar ou qual situação você pode mostrar que Deus *TRANSFORMOU* seus *PROBLEMAS* em *PLANOS*? Viva pela *FÉ* e assim você *TOMARÁ* as *DECISÕES* que glorificam o *SOBERANO*. Até…….
19 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Anrão e Joquebede eram apenas um *CASAL* de *ESCRAVOS*, e na teoria Moisés também, mas como já vimos, se vivermos a *FÉ* bíblica, Deus transforma nossos *APARENTES PROBLEMAS* em *PLANOS*. As *IDÉIAS* de Joquebede que eram na verdade os *PLANOS* de Deus caminhavam maravilhosamente bem. Quando a *PRINCESA* reparou a *ARCA*, logo ordenou que tirasse do NILO, Miriã conduziu-se com *EXCEPCIONAL* maturidade. Percebeu que seu irmão estava salvo pela atitude da princesa diante do choro do bebe. Nada na sua atitude despertou qualquer suspeita, de repente resolve dar um conselho a princesa. “Irei chamar uma ama da hebreias, que crie este menino para ti? (Ex 2:7). A princesa acatou os conselhos de Miriã. Como é maravilhoso viver pela *FÉ*!!! Sim, respondeu a filha de faraó, sem imaginar que com aquelas palavras ela restituía a criança aos braços e cuidados da própria *MÃE*. Só Deus para transformar *PROBLEMAS* em *PLANOS*!?!?!? Veja que interessante: Eles não tinham como *SUSTENTAR* um bebê, mas como Deus *TRANSFORMA* problemas em planos, Joquebede agora *RECEBE* até um *SALÁRIO* para *CRIAR* seu próprio *FILHO*. Não é fantástico *VIVER* pela *FÉ?* Por que você não vive nessa *FÉ*? “Leva o menino e cria-mo; eu te *DAREI* teu *SALÁRIO*. E a mulher tomou o menino, e criou-o” (Ex 2:9). Ainda não acabou, mas espero que esse trecho da Palavra de Deus esteja *REVOLUCIONANDO* a sua *FÉ*… Até amanhã
20 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda dando continuidade de como Deus transforma *PROBLEMAS* em *PLANOS*, veja o que aconteceu com Moisés: Agora com a criança salva, seu *FUTURO* estava totalmente *ASSEGURADO*. Após os primeiros anos sobre os cuidados de sua *MÃE*, ele *RECEBEU* as melhores oportunidades na *CORTE* de Faraó, e que certamente qualquer jovem do seu tempo poderia desejar. Ele, o filho de *FAMÍLIA* hebreia *ESCRAVA*, recebeu *EDUCAÇÃO* de um *PRÍNCIPE* (como Deus transforma problemas em planos). Todas as possibilidades dos poderosos, tudo que precisava na área de educação, estava a sua disposição. E enquanto os *BEBÊS* hebreus *CONTINUAVAM* a ser vítimas de *MORTE* prematura, Moisés estava a ser preparado para a tarefa que Deus lhe tinha *ATRIBUÍDO*. A ordem *SELADA* para ele consistia em se *TORNAR* o redentor do seu povo. Tudo isso graças a uma mamãe de *FÉ*…Amanha começaremos a meditar no que é *FÉ* se o Pai permitir.
21 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Como este livro chamado *BÍBLIA* é fantástico. Em poucos *VERSOS*, notamos como Deus fala de tempo e tempos. Em um *CURTO* trecho deste livro, gastaríamos a vida *INTEIRA* estudando e sendo *ALIMENTADOS* espiritualmente. Joquebede *CONTINUOU* a ter uma parte preciosa na *PREPARAÇÃO* de Moisés. Os poucos anos que *ESTIVERAM* juntos, debaixo das mãos da mamãe *FERVOROSA*, ela conseguiu *TRANSMITIR* a sua *FÉ* para Moisés. As *TRADIÇÕES* patriarcais do seu povo e a sua total *DEDICAÇÃO* a Deus *MARCARAM* sua *VIDA* ao ponto de não ser *DOMINADO* pelas atrações do *PALÁCIO* pagão. E pela *FÉ*, quando chegou a idade *ADULTA*, preferiu *SOFRER* com seu povo, do que *DESFRUTAR* das riquezas do Egito. O que aprendemos aqui está registrado em toda a Bíblia, só temos uma maneira de agradar a Deus e essa é *PELA FÉ*. O que significa ter fé? Fé é acreditar em alguma coisa, mesmo quando não a vemos. Quando você tem certeza sobre aquilo em que você *ACREDITA*, você tem fé. Por que precisamos de fé? Veja: Hebreus 11:6. Se você quer agradar a Deus, você precisa crer que Ele *É*! A fé é a base para um bom *RELACIONAMENTO* com Deus.Veja também: fé e razão são incompatíveis? Há muitas pessoas com crenças diferentes no mundo. Será que qualquer tipo de fé é válido? Qual é a fé que salva? Amanhã pela fé continuaremos com a permissão do Pai.
22 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O que é *NECESSÁRIO* para *AGRADAR* a Deus? “Sem fé é *IMPOSSÍVEL AGRADAR* a Deus! O autor de aos Hebreus não disse que sem fé é *DIFÍCIL* agradar a Deus, mas sim que é *IMPOSSÍVEL*. Ou seja, para *AGRADAR* a Deus é *ESSENCIAL* ter *FÉ*. Veja como é detalhado isso em hebreus 11: ” *PELA FÉ* Abel ofereceu sacrifício a Deus maior sacrifício do que Caim” (Hb 11:4). Por que Deus não *ACEITOU* a oferta de Caim? Porque não foi pela *FÉ*! Só tem *UMA* maneira de *AGRADAR* a Deus, entendendo que Ele é *SOBERANO*. O homem só pode se *APROXIMAR* de Deus de acordo com o plano pré estabelecido por Ele! Deus *PLANEJOU* o meio pelo qual Abel e Caim pudessem *CHEGAR* até Ele. Não foi o *HOMEM* que *DETERMINOU* ou *PLANEJOU* esse meio. Foi Deus! Mas se o *SANGUE* de um cordeiro não pode *PERDOAR PECADO*, por que Deus mandou *SACRIFICAR* um animal? Pela *FÉ* eles precisavam *LEMBRAR* que o *PAGAMENTO* pelo *PECADO* é a *MORTE*! Abel sacrificou um animal pela *FÉ*, um primogênito, derramando seu sangue e oferecendo junto com a gordura a Deus. Abel pela *FÉ* concordava com Deus, que ele era um *PECADOR* e que só Deus *PODERIA SALVA-LO do inferno!!! Assim Deus *ACEITOU* Abel. Preste atenção que não foi *ABEL* que *ACEITOU* a Deus, mas sim o *SOBERANO* que *ACEITOU* Abel. Tudo vem de Deus!!! Deus *REJEITOU* a Caim, por que? Ele era mais *PECADOR* do que Abel? *NÃO!* Deus o *REJEITOU*, porque ele *TENTOU* se *APROXIMAR* de Deus pelos seus *PRÓPRIOS* métodos. Deus não aceita! Amanhã veremos o personagem Enoque se o Autor e Consumador de nossa *FÉ* permitir.
23 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Vejamos outro personagem citado pelo escritor de aos Hebreus: *”PELA FÉ* *ENOQUE* foi trasladado para não ver a morte…” (Hb 11:5). Como pode uma pessoa ter relações com Alguém que é *INVISÍVEL*? Como pode *ALGUÉM* aguardar além da vida *PRESENTE* promessas de *ALGUÉM* que não pode *VER*? Somente *PELA FÉ*! Quem foi Enoque? Ele *FOI* um personagem bíblico *MISTERIOSO*, e ainda *É*, até hoje. Adão e Eva tiveram um terceiro filho chamado Sete, após Caim e Abel, Enoque foi o sétimo nessa linhagem. O nome Enoque é em Hebraico (חֲנוֹךְ), que significa *DEDICADO*, *DISCIPLINADO* e *DISCIPULADO*. Judas, o irmão mais novo de Jesus, chamou Enoque de “o *SÉTIMO* depois de Adão”, (Jd vv14) ou seja, a *SÉTIMA* geração a partir da criação do homem. Judas disse que Enoque *”PROFETIZOU”* para a sua geração. Quatro mil anos de história e Enoque *AINDA* era *LEMBRADO*. O interessante da frase, “Enoque *ANDOU* com Deus“, é a sua forma *VERBAL* no original em Hebraico Bíblico. O verbo *”ANDOU”*, é apresentado assim *(יִּתְהַלֵּךְ)* e está em uma construção chamada de Hitpael. Por que essa informação? Porque nessa construção ele assume a voz *RECIPROCA* do verbo. Um bom exemplo da voz *RECIPROCA* é o verbo *CORRESPONDER*. Vamos supor que “João se *CORRESPONDIA* com Maria”. Isso quer dizer que João *ENVIAVA* cartas para Maria, e Maria, por sua vez, *ENVIAVA* cartas para João também. Havia uma correspondência *RECÍPROCA* no nosso exemplo. E é *JUSTAMENTE ESSE O SENTIDO* do verbo (וַיִּתְהַלֵּךְ,) “e andou [com Deus]”. A construção do Hebraico explicar quem era Enoque. Enoque era, conforme o significado do seu nome, um *DISCÍPULO* de Deus, e na sua obediência, ele *ANDOU PELA FÉ* com Deus, que em *RECIPROCIDADE* também andou com Enoque. Amanhã veremos mais…
24 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A Bíblia fala de *QUATRO* homens que se chamaram *ENOQUE*. O *PRIMEIRO* deles é mencionado em Gênesis 4:17 – foi um dos filhos de Caim. Em homenagem ao filho, Caim deu este nome também à *PRIMEIRA CIDADE* que foi edificada. *OUTRO ENOQUE* é citado em Gênesis 25:4 – ele é filho de Quetura, a esposa de Abraão depois da morte de Sara. O *OUTRO ENOQUE* é filho de Ruben, filho de Jacó. Seu nome é registrado em Gênesis 46:9. Agora, este *ENOQUE* sobre o qual lemos em nosso texto, a Bíblia diz que foi um homem *MISTERIOSO* mas também *EXTRAORDINÁRIO*. Enoque *ANDOU* com Deus e Deus *ANDOU* com Enoque. Havia uma intimidade *RECIPROCA* ente ambos. Eles *COMPARTILHARAM* o mesmo *CAMINHO*, estavam *JUNTOS* no mesmo *PROPÓSITO*, e eram *AMIGOS* de *TAL* forma que *DEUS SE AGRADOU DELE E O TOMOU PARA SI*. Enoque era, conforme o *SIGNIFICADO* do seu *NOME*, um *DISCÍPULO* de Deus, e na sua obediência, ele *ANDOU* com Deus, que em *RECIPROCIDADE* também *ANDOU* com Enoque. Interessante que Enoque foi *LIBERTO* da experiência da *MORTE* devido à sua *Fé* (“foi trasladado” – o verbo significa transpor, transferir, remover); obteve testemunho de ter agradado a Deus antes de ser trasladado. Realmente era um personagem misterioso, mas *PELA FÉ* andou com Deus e foi privado da *MORTE*. Que privilégio!!! Vamos *ANDAR* com Deus!!! até amanhã com a permissão do *SOBERANO*.
25 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Por que o autor de aos *HEBREUS* apresenta esse *ENOQUE* como um dos *HERÓIS* da *FÉ*? Por que Judas nos diz que Enoque *PROFETIZOU* quatro mil anos depois de seu arrebatamento? E falou a respeito da segunda vinda de Jesus: o dia do juízo de Deus contra os ímpios. O Senhor Jesus virá com seus anjos. *(Jd vv 14 e 15)*. Para se entender tal *ASSUNTO*, precisamos lembrar a *ÉPOCA* em que Enoque viveu e profetizou. Ele é um personagem pré-dilúvio, viveu naquela geração que Deus teve que *DESTRUIR* Enoque profetizou em meio a uma geração *CARACTERIZADA* pelo *PECADO*: impiedade e insolência contra Deus, falsidade nos relacionamentos humanos. Alguns anos depois há um *VEREDITO* de Deus sobre aquela *GERAÇÃO*: “Viu o *SENHOR* que a maldade do homem se havia *MULTIPLICADO* na terra e que era continuamente *MAU* todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei *DESAPARECER* da face da terra o homem que *CRIEI*, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” (Gn 6:5-7). Você sente o *PESO* destas palavras? Imagine um pai dizendo isto para seu filho: – “Estou arrependido de ser seu pai?” Enoque viveu numa época de muito *PECADO*. Por isso, *PELA FÉ* ele andou com Deus!!! Esse personagem viveu diante de uma geração reprovada por Deus, mas isso não o influenciou, mesmo diante de um povo corrompido, *PELA FÉ* ele *ANDOU* com Deus. Sinal que também é possível para nós. Até…
26 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Enoque testifica sobre o fato que a *FÉ* ativa, no *CORAÇÃO* de um homem, algo tão *ESPIRITUAL*, que agrada de tal modo a Deus que Ele finalmente *CONCEDE* ao verdadeiro crente que *ESCAPE* da *MORTE* e um mais pleno *DESFRUTAMENTO* de Sua própria *PRESENÇA* e *GLÓRIA*. Tais exemplos são suficientes para justificar a generalização do verso. 6, “Sem fé é *IMPOSSÍVEL* agradar a Deus”. A *SALVAÇÃO* provém de Deus!!! “Porque pela *GRAÇA* sois *SALVOS*, por meio da *FÉ*; e isto não *VEM de VÓS*, é *DOM* de Deus. Não vem das *OBRAS*, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8-9). A *SALVAÇÃO* provém de Deus por meio da *FÉ. Como em todos os *CASOS* na Bíblia e também em todos os *CASOS* na história, a salvação *PROVÉM* de Deus. Como no caso estudado (Abel), a *FÉ* dele o permitiu *ENTENDER* que tudo *PROVÉM* de Deus. Outro detalhe em Hebreus 11:5 é que Deus o *TRANSLADARA*! A transladação não *DEPENDIA* de Enoque, Deus o *ACEITOU PELA SUA FÉ* e o *TRANSLADOU*. Outro detalhe ainda, é que ele *ALCANÇOU* testemunho de *FÉ*, antes de ser *TRANSLADADO*. Em que implica isso? Que só tem *UMA* maneira de *AGRADAR* a Deus, *PELA FÉ*!!! Foi exatamente isso que ocorreu. Ele *CREU* na promessa de Deus, daí o Senhor se *AGRADOU* dele e o *LEVOU*. Quem dera tivéssemos uma *FÉ* igual a de Enoque. Até amanhã pela fé.
27 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Antes de avaliarmos o próximo *PERSONAGEM* citado pelo autor de aos Hebreus, vamos meditar um pouco no verso seis do capítulo onze: “Ora *SEM FÉ* é *IMPOSSÍVEL* agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele *É*, e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11:6). O verso responde por si só. Porque aquele que não tem *FÉ* não se *APROXIMA* de Deus, que é a *FONTE* de todo o *BEM*. Enquanto não *ENTENDERMOS* o mandamento ” *AMARÁS A TEU DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS* fica difícil ter *FÉ*. Aquele que *NÃO* faz de Deus o *CENTRO* de sua *VIDA*, a fim de busca-lo e ficar debaixo da *INFLUENCIA* de seu Espírito, dificilmente se *INTERESSARÁ* por *AGRADAR* o *SOBERANO*. Falando sobre o *SOBERANO*, tivemos uma palestra recente pelo Pastor James Nash sobre tal assunto, vejamos alguns de seus significados: soberania de Deus é Seu *PODER* e *DOMÍNIO* sobre toda a criação. Tudo que existe está *DEBAIXO* do poder de Deus. Nada *ACONTECE* sem a *PERMISSÃO* de Deus e *NADA* pode *IMPEDIR* Deus de *CUMPRIR* Seus *PLANOS*. Deus é o *SOBERANO*, o Rei, a autoridade *SUPREMA* sobre *TUDO* que existe e acontece. Ele *CRIOU* tudo de acordo com Sua *VONTADE* e fez *PLANOS* que não *PODEM* ser *DESTRUÍDOS* (Salmos 33:10-11). E como *SOBERANO*, Ele estabelece as *LEIS* de nosso mundo e garante a aplicação da justiça. Ele também tem *PODER* para *PERDOAR* e *INTERFERIR* no mundo *QUANDO* e *COMO* quer. Esse é o significado da *SOBERANIA* de Deus. Ele é *DONO* de *TUDO* inclusive de *MIM* e *VOCÊ*. Até amanhã se o Soberano permitir.
28 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Como ter *FÉ*? Creio que esta pergunta *INCOMODA* muitos dos leitores. Só tem *UMA* maneira de ter *FÉ* : *LENDO, RELENDO e ESTUDANDO* a Palavra de Deus. Satanás sabe que se *VOCÊ* estudar este livro Sagrado, terá *FÉ* , como disse o Senhor Jesus “para transportar os montes”. Não é *SURPRESA* que Satanás consiga *DETER* a grande maioria dos crentes, *IMPEDINDO-OS* de estudarem a Bíblia. Preste bem atenção em sua *VIDA*. O que te *IMPEDE* de ter tempo para *ESTUDAR* as Sagradas Escrituras? O que se tronou mais *IMPORTANTE* que a *BÍBLIA*? Em que você tem gasto suas 24h? O indivíduo que não *BUSCA* a Deus normalmente faz de seu próprio *EU* um deus; ou seja, deus é alguma *VANTAGEM TERRENA*, os prazeres, etc. Se torna um *ESCRAVO*, tendo de *SATISFAZER* os seus *SENTIDOS* Tal homem dificilmente pode *AGRADAR* a Deus; *ANDARÁ* por demais *OCUPADO*, e agradando a si *MESMO*. Observe como não *SOBRA TEMPO* para estudar as Sagradas Escrituras. Mas, o *TEMPO* é suficiente para todas as *DEMAIS* atividades!!! O caso de Enoque, ele tinha uma *INTENSA* devoção para com Deus. Quando nós *GASTAMOS* tempo com os *ENSINOS* do Senhor, entendemos que só *PODEMOS* agrada-lo *PELA FÉ*, assim compreendemos a *SOBERANIA* de Deus e o *PRINCIPAL* mandamento *AMARÁS A DEUS ACIMA DE TODAS A COISAS* daí poderemos mostrar ao mundo um poder maravilhoso. Repense sobre sua *VIDA* e sobre o *TEMPO* gasto com a Palavra de Deus…Até amanhã se o dono do tempo permitir.
29 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A *FÉ* tem um firme *FUNDAMENTO* que é a *PALAVRA* de Deus! O autor de aos hebreus diz: “Ora a fé *É* o firme *FUNDAMENTO*…” (Hb 11:1a). Não é algo inimaginável. O autor diz que *”PELA FÉ* entendemos que os mundos *PELA PALAVRA* de Deus foram *CRIADOS*; de maneira que aquilo que se *VÊ* não foi *FEITO* do que é *APARENTE*” (Hb 11:3). É preciso relembrar o livro da criação (Gênesis) quando *SOMENTE* pela Palavra de Deus tudo foi *CRIADO*. Esta Palavra que *NÓS* não *VEMOS*, mas *CREMOS* pela *FÉ*, diz que aquilo que se *VÊ*, não foi feito *DAQUILO* que é *VISÍVEL*. Mas pela *FÉ*, a Palavra de Deus se torna *ALGO* mais *REAL* do que tudo *AQUILO* que podemos *VER*. Estamos falando *DAQUELA* Palavra da criação, mas agora quero falar do livro sagrado *COMPLETO*, esse livro nos *ENSINA* o que é *FÉ*, nos garante essa *FÉ*, nos faz viver *PELA FÉ*. Foi isso que ocorreu com *JOQUEBEDE!* A Bíblia nos permite *CRER* no impossível, a *FÉ* abre o *HORIZONTE*, onde não enxergamos mais *OBSTÁCULOS* que possam nos *DETER*. A *FÉ* bíblica supera *ANSIEDADE*, *MEDO e até o nosso próprio *EU*. Amanhã veremos a diferença entre *FÉ* e *ESPERANÇA* se o Deus do impossível permitir.
30 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O autor ainda explicando *FÉ* ele diz: *”DAS COISAS QUE SE ESPERAM”*. Quem não está *ESPERANDO* algo nessa vida? Muitos *ESPERAM* completar 18 anos, outros passar no vestibular, outros entra no seminário, outros esperam aquele príncipe ou aquela princesa encantada, iríamos longe escrevendo sobre coisas que *VIVEMOS* na expectativa. Todos nós *ESPERAMOS* por algo, mas a *FÉ* não é *ESPERANÇA*! Paulo escrevendo aos Romanos diz: “O qual, em *ESPERANÇA*, creu contra a *ESPERANÇA* (Rm 4:18), é exatamente *PELA FÉ* contra a *ESPERANÇA*. A *FÉ* é a *CERTEZA* que aquilo que se *ESPERA* vai se tornar *REAL*. A *ESPERANÇA* pode não *CHEGAR*, mas isso não ocorre com a *FÉ*. A *ESPERANÇA* é uma probabilidade, a *FÉ* e a *CERTEZA* que as coisas *VÃO* acontecer. A *FÉ* não *CRIA* algo, ela trás aquilo que é *SOBRENATURAL* para o *REAL*. Aquilo que se torna natural, “é a prova das coisas que se *NÃO* veem” (Hb 11:1c). Quando *LEMOS* e *ESTUDAMOS* a Palavra de Deus, estamos observando *FATOS* que ocorreram. A nossa *FÉ* nos garante que tudo *AQUILO* é *VERDADE*, sendo assim, ao nos alimentarmos da Palavra, a nossa *FÉ* aumenta. Até amanhã, pela fé!
31 de Agosto de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Tento responder as dúvidas no privado, mas surgiu uma que penso ser melhor responder aqui, pois deve ser dúvida de outros também. Um salvo pode perder a *FÉ*? Se responder simplesmente que *NÃO* pode, penso que ficaria no ar a dúvida: *E A LIBERDADE DE ESCOLHA*? O crente continua a deter em sua personalidade o *LIVRE ARBÍTRIO*. Ele é *LIVRE*, mas a *SOBERANIA* de Deus é maior do que a *LIBERDADE* de qualquer ser humano. Crente ou não!!! O *SOBERANO* nunca *PERMITIRÁ* que uma tola ovelha se *DESGARRE* do seu rebanho e fique *PERDIDA* no mundo iníquo. A Bíblia afirma que Jesus é o Bom Pastor e *PELA FÉ* nós *CREMOS*. Imagine se a minha pobre *LIBERDADE* preponderasse *SOBRE* o Poder *SOBERANO* de Deus e *ACIMA* da misericórdia do Bom Pastor! Que seria de *MIM*?!?!?! A Bíblia não apresenta um único significado de *FÉ*, na verdade são *VÁRIOS*. Apesar que cada *UM* é determinado pelo seu respectivo *CONTEXTO*. Amanhã com a permissão do Autor e Consumador de nossa *FÉ*, veremos alguns desses significados.