Meditações Teológicas – Ago/2020

01 de Agosto de 2020

Antes de mencionarmos o ALTAR, o final do verso três diz: “então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos.” É muito importante que o leitor guarde essas palavras, pois a nação de Israel AFIRMAVA que guardaria os MANDAMENTOS do Senhor e sendo assim Deus prometeu BENÇÃOS, mas essa ALIANÇA era CONDICIONAL, se eles OBEDECESSEM, seriam ABENÇOADOS, se quebrassem a ALIANÇA, seriam AMALDIÇOADOS. Aqui, o objetivo do Senhor é confirmar a ALIANÇA que havia acabado de fazer com o povo e queria ter certeza de que eles haviam ENTENDIDO e eles RESPONDERAM: “FAREMOS TUDO O QUE O SENHOR ORDENOU” (v.3). Logo em seguida, Moisés prepara um ALTAR com doze colunas, que representam as doze tribos de Israel e ofereceu SACRIFÍCIOS. Moisés inicia a prática de SACRIFÍCIOS com o propósito de que o povo viesse entender que o SALÁRIO do PECADO é a MORTE. Devemos ter a consciência de que servimos a um Deus Todo Poderoso, Santo e Perfeito. Que AMA o ser HUMANO mais do que ninguém, mas não TOLERA o PECADO. Daí a instituição dos SACRIFÍCIOS. A mensagem era: a vida inocente APAGARÁ o PECADO do transgressor, mas não havia REMISSÃO sem SACRIFÍCIO. Até amanhã se o Pai permitir.

02 de Agosto de 2020

Tudo isso estava ocorrendo no MONTE SINAI, era a primeira vez que Israel via na PRÁTICA um ato profético que encerraria seu valor com a MORTE de Jesus na CRUZ do CALVÁRIO (Hebreus 9:9-10:28). Pois na CRUZ, o Senhor ofereceu um SACRIFÍCIO perfeito e definitivo por toda a HUMANIDADE. Para ser perdoado tudo que precisamos fazer é nos aproximar de Deus por intermédio de Jesus. ÚNICO meio para o homem RETORNAR a Deus, fora de Cristo é CONDENAÇÃO Eterna. Todo SACRIFÍCIO envolve SANGUE, pois a VIDA está no SANGUE, sem o SANGUE a MORTE reina. Olha como Moisés agiu: “E Moisés tomou a metade do SANGUE, e a pôs em BACIAS; e a outra metade do SANGUE espargiu sobre o ALTAR” (Ex. 24:6). Metade do SANGUE do animal sacrificado foi derramado por Moisés no ALTAR, isso significava que o TRANSGRESSOR poderia novamente se aproximar de Deus. Pois naquele instante, uma VIDA (sacrifício animal) se ESVAIU pelo PECADO. A outra metade do sangue era aspergida sobre o povo, como sinal de que eles haviam sido PERDOADOS. De agora em diante, toda transgressão estava apagada e o povo poderia seguir viagem. Lembrando que se quebrassem um mandamento, tudo estaria perdido! Era uma ALIANÇA CONDICIONAL. Amanhã veremos como Moisés sela uma ALIANÇA. Sempre se o Pai permitir, pois de nós mesmo, não temos como chegar ao amanhã.

03 de Agosto de 2020

Antes de verificarmos o selo de uma ALIANÇA, deixe só explicar o final do verso 5 “SACRIFÍCIOS de PAZ ou como a maioria das bíblias traduzem “SACRIFÍCIOS PACÍFICOS”. Esses eram os sacrifícios em que uma parte do animal era queimada, e o resto era comido pelo sacerdote e pelas pessoas que estavam oferecendo. Servia para fortalecer a COMUNHÃO. É significativo que não se fale em oferta pelos pecados. Era um povo redimido, que agora, por meio desses sacrifícios de dedicação e comunhão, estava se empenhando e penetrando em uma comunhão íntima e entrelaçada com seu Deus. Depois que Moisés fez separação entre a coleta do SANGUE, fazendo uma conexão com as DUAS PARTES envolvidas na ALIANÇA (Deus- Israel), levando-as a uma unidade. Para selar uma ALIANÇA precisaria de ser realizada a LEITURA e a ACEITAÇÃO pública de seus TERMOS. Veja como Moisés torna a LER diante do povo: “E tomou o livro da ALIANÇA e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado FAREMOS e OBEDECEMOS, “(Ex.24:7). A ALIANÇA era selada com a CONFIRMAÇÃO do povo, Moisés só cumpriu o rito da ASPERSÃO do SANGUE depois que o povo se COMPROMETEU em OBEDECER “Tudo o que o Senhor tem FALADO faremos, e obedeceremos”. O acordo entre AMBAS as partes estava COMPREENDIDO e agora Moisés poderia SELAR a ALIANÇA. Amanhã veremos como isso está interligado com o Novo Testamento, se O Eterno permitir.

04 de Agosto de 2020

Moisés iria aspergir o SANGUE sobre o povo, concluindo o ritual com o sangue UNIFICADOR e criador de comunhão, lembrando que esta ALIANÇA estava debaixo de OBEDIÊNCIA. Você tem noção do que o povo estava confirmando? Só lendo Deuteronômio 27 e 28 entenderemos melhor. Não tenho espaço para escrever aqui mas seria de suma importância que o leitor fizesse essa leitura completa. Deuteronômio 27:15-26 diz: MALDITO AQUELE e termina o verso com um AMÉM do POVO. No capítulo 28 então, você tem até o verso 15 as BENÇÃOS e do 16 até o 68 as MALDIÇÕES. O que significa isso? Que eles estavam confirmando uma MALDIÇÃO se QUEBRASSEM um MANDAMENTO! E agora? Talvez assim você entenda que quem está DEBAIXO da LEI está DEBAIXO de MALDIÇÃO. Não há como cumprir a LEI , sendo assim não há como o homem chegar próximo de Deus. Daí entra o SACRIFÍCIO perfeito de Jesus Cristo. Jesus proclamou o cumprimento desse SIMBOLISMO por ocasião da última Ceia, quando ofereceu o CÁLICE: “Isto é o meu SANGUE, o sangue da NOVA ALIANÇA, derramado em favor de muitos” (Mc 14.24). Jesus é o sacrifício PERFEITO e, ao mesmo tempo, o ÚNICO mediador entre Deus e o povo. Para você CHEGAR até Cristo não é necessário OBEDIÊNCIA, mas sim FÉ. Hoje você não quer tomar essa DECISÃO de se entregar a Cristo, dando esse passo de FÉ? Até amanhã.

05 de Agosto de 2020

Como explicar textos que APARENTEMENTE são contraditórios? Veja que escrevi APARENTEMENTE, pois a bíblia não tem CONTRADIÇÃO, passagens contraditórias, são erros de INTERPRETAÇÃO ou de TRADUÇÃO humana, mas não dos escritos INSPIRADOS. Vejamos estes versos: “E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas VIRAM a Deus, e comeram e beberam” (Ex 24:9-11). A Bíblia afirma em seu conteúdo literário que ninguém NUNCA viu a Deus e nessa passagem encontramos algo contrário a esse ensino. Vou transcrever a tradução da TORÁ, veja a diferença: “e VISIONARAM o Deus de Israel; e havia debaixo de seus pés como uma obra de pedra de SAFIRA, e COMO a visão dos céus, em sua limpidez. E aos grandes dos filhos de Israel não estendeu sua mão, e VISIONARAM a GLÓRIA de Deus ao comerem e beberem” (Ex 24:10-11). Só a tradução da TORÁ já nos dar uma clareada no texto. Sabemos que ninguém pode ver Deus, pois a sua SANTIDADE nos levaria a ÓBITO, mas o que contemplamos é a GLÓRIA de Deus. Até amanhã se o Pai nos permitir.

06 de Agosto de 2020

Na continuidade do assunto de ontem, em Êxodo 24:9-11, . Mas esse texto NÃO nos apresenta uma definição de Deus, mas sim do piso onde o Senhor estava. Era como se fosse um reflexo do céu. Vamos ler NOVAMENTE com mais CAUTELA e um pouco mais PAUSADAMENTE: “e VISIONARAM o Deus de Israel; e havia DEBAIXO de seus PÉS como uma obra de pedra de SAFIRA, e COMO a visão dos CÉUS, em sua limpidez”. Veja que o texto NÃO descreve Deus, mas o CHÃO onde seus pés pisam. A descrição concentra-se exclusivamente sobre a área por baixo dos PÉS de Deus, que é comparada a um pavimento de safira. É, por assim dizer, um REFLEXO do CÉU. O termo hebraico ( וַיִּרְאוּ ) pode ser traduzido por “temer; honrar, respeitar”; a mente humana tem o poder de tentar imaginar Deus, mas o texto NÃO afirma isso. O texto apresenta a glória do Senhor naquele lugar! Amanhã veremos que foi grande  a comunhão entre eles. Se o Eterno permitir!!!

07 de Agosto de 2020

O momento era precioso, estavam selando uma ALIANÇA e daí mais uma vez podemos contemplar as misericórdias de Deus, quando diz no verso 11: “Porém não ESTENDEU a sua MÃO sobre os escolhidos dos filhos…” Não lhes CAUSOU DANOS, Deus não os MATOU. Lembre-se de todo contexto dessa ALIANÇA no SINAI, Deus recomendou que ninguém se APROXIMASSE, ou se algum animal simplesmente TOCASSE nas extremidades do monte, MORRERIA. Mas para selar a ALIANÇA, eles “Comeram e beberam juntos.” Trata-se de uma REFEIÇÃO sagrada. Se fizéssemos a pergunta:  Quem PREPAROU aquela REFEIÇÃO? O que você responderia? Eu imagino Jesus PREPARANDO a ceia para seus discípulos! Também posso imaginar aquela cena em João capítulo 21 quando o Senhor Jesus PREPAROU PÃES e PEIXES para seus discípulos. Deus sempre tem uma refeição (BENÇÃO) pronta para NÓS, basta CRERMOS pela FÉ. E a REFEIÇÃO do Senhor, sempre será ESPECIAL. Você já provou? Até amanhã se o Pai permitir.

08 de Agosto de 2020

Finalizando o capítulo 24, observamos que os servos de Deus nunca ANDAM sozinhos. Moisés ao receber ordens de Deus para subir ao monte, levou CONSIGO seu servidor JOSUÉ e deixou outros dois ARÃO e HUR para tratarem de outros negócios na AUSÊNCIA de MOISÉS. Assim também é na IGREJA do Senhor Jesus, existe uma HIERARQUIA, na ausência do PASTOR, tem alguém para responder por ele. E quando Moisés subiu ao Monte, “a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem. E o parecer da GLÓRIA do Senhor era como um FOGO CONSUMIDOR no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel” (Ex. 4:16,17). Não podemos BRINCAR com a SANTIDADE de Deus, veja o ASPECTO, era como FOGO CONSUMIDOR. Ali permaneceu Moisés 40 dias e 40  noites. Deus não vai mudar por causa do homem, o homem vai ter que mudar por causa de Deus. Amanhã tem mais se o Senhor permitir.

09 de Agosto de 2020

O capítulo 25 de Êxodo é riquíssimo em lições para nossa atualidade, era uma NOVA etapa na HISTÓRIA e Israel, veremos agora a construção do TABERNÁCULO e a questão SACERDOTAL. Israel acabará de selar uma ALIANÇA, da qual NÃO conseguiriam CUMPRIR as PROMESSAS feitas a Deus. Os Israelitas já haviam ouvido o conteúdo da Lei, mas Deus queria que eles tivessem todos os MANDAMENTOS também por ESCRITO. O Senhor havia dado seus mandamentos a Israel. O Senhor tinha concordado com Israel que, se eles OBEDECESSEM às suas Leis, então Ele seria com eles, protegendo-os, e lhes dando tudo que precisassem. Mas, se eles DESOBEDECESSEM às suas Leis, o castigo era a MORTE. O Senhor sabia que os Israelitas eram PECADORES e que não seriam CAPAZES de sempre OBEDECER aos seus MANDAMENTOS. Deus SABIA que eles lhe DESOBEDECERIAM e que, a não ser que TIVESSEM um meio de ESCAPE, Ele teria que CASTIGAR todos eles. Contudo, porque o Senhor os AMAVA, Ele não queria DESTRUÍ-LOS. Por isso, lhes disse para CONSTRUIR um lugar ESPECIAL, onde ele MORARIA com eles. Amanhã veremos que esse lugar era o TABERNÁCULO e qual sua função…Se Deus permitir.

10 de Agosto de 2020

O tabernáculo seria a casa de Deus: “E me farão um santuário, e HABITAREI no MEIO deles” (Ex 25:8). E o povo teria a oportunidade de aprender como se APROXIMAR de Deus sem ser destruído (MORRER). Quando Deus deu os mandamentos, a nação de Israel entendeu que teriam CAPACIDADE de cumpri-los. Ainda não haviam entendido o PLANO REDENTOR, foi daí que o Senhor tomou a providência de vir MORAR no meio do povo, para que eles não fossem DESTRUÍDOS. Deus agora vai exemplificar o SACRIFÍCIO de animais, mostrando ao povo que a vida de um animal que MORRIA era no lugar de cada UM deles. O SALARIO DO PECADO É A MORTE. Está entendendo? A LEI não era GRAÇA, mas agora você se DEPARA com um ato de GRAÇA, Deus vem HABITAR entre seu povo! É impossível DIMENSIONAR o amor de Deus, mesmo sem o HOMEM entender, Deus continua INSISTINDO para SALVÁ-LO. Amanhã veremos a aparência física do tabernáculo, se o Pai permitir.

11 de Agosto de 2020

O exterior do TABERNÁCULO não era ATRAENTE, era feio, feito de peles de animais ESTICADAS no Sol, uma tenda armada. Mas no seu INTERIOR, continha a presença de DEUS. O Criador, aquele que não tem LIMITES, veio habitar no meio de simples MORTAIS dentro de uma TENDA. Quem complexidade!!! Isso me faz lembrar da passagem do profeta Isaías sobre o nosso Senhor Jesus Cristo: “Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão DESFIGURADO, mais do que o de outro qualquer, e a sua FIGURA mais do que a dos outros filhos dos homens” (Is. 52:14). O Senhor havia apanhado tanto, que não PARECIA mais com um ser HUMANO. Veja ainda “Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha BELEZA nem FORMOSURA e, olhando nós para ele, não havia boa APARÊNCIA nele, para que o desejássemos. Era DESPREZADO, e o mais REJEITADO entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum” (Is 53:2-3). Com tudo isso que lemos, Ele era o SALVADOR…Assim era o TABERNÁCULO, feito por fora, glorioso por dentro. Amanhã continuaremos se Deus permitir!

12 de Agosto de 2020

Como a aparência do TABERNÁCULO externa não chamava atenção, assim também foi com o nosso Senhor, veja em DESTAQUE os termos escrito por Isaías no texto apresentado ontem: “NÃO TINHA BELEZA”, depois de tanto espancamento… “NEM FORMOSURA”, retirada pelos homens que tanto amou… “NÃO HAVIA BOA APARÊNCIA”, uma coroa de espinhos havia lhe perfurado o cranio… “ERA DESPREZADO”, passou uma noite sendo transferido de casa em casa sofrendo julgamento injusto…”E O MAIS REJEITADO”, até seus discípulos havia abandonado… Assim foi o nosso Senhor, nem todos puderam contemplar sua BELEZA, mas aqueles que assim fizeram, TIVERAM seus NOMES escritos no LIVRO da VIDA!!! Assim era o TABERNÁCULO, sua parte externa não apresentava boa APARÊNCIA, mas no seu interior, HABITAVA o DEUS ETERNO. E quem conseguiu ENXERGAR isso, garantiu seu ato de GRAÇA. Veremos amanhã se Deus permitir que o TABERNÁCULO ficava a VISTA de TODOS.

13 de Agosto de 2020

Quando o povo recebia ordem de parar e armar o TABERNÁCULO era tudo muito organizado. Apesar de estarem no deserto, Deus não muda seus princípios, a questão da organização é fundamental para a boa ADORAÇÃO a Deus. Havia um padrão na parada, encontramos essas orientações em Números capítulo 2. O TABERNÁCULO ficava no CENTRO, a VISTA de TODOS. Que lição temos aqui? Que TODOS tinham ACESSO, só não se aproximaria quem não QUISESSE. Assim é o nosso Senhor Jesus, ele é ACESSÍVEL a todos, não faz acepção a ninguém. Na frente do TABERNÁCULO acampavam Moisés, Arão e os filhos, de frente para a direita, ficavam os MERARITAS, de frente para a esquerda, os COATITAS e na parte do fundo, os GERSONITAS. Trataremos muito sobre estes três grupos. Mas não sei se o leitor percebeu que a FORMAÇÃO era em FORMATO de uma CRUZ. Lembrando que o TABERNÁCULO estava no centro do formato da CRUZ, como nosso Senhor Jesus, estava no CENTRO da CRUZ. Amanhã continuaremos vendo a formação das demais tribos, sempre com a permissão do Criador.

14 de Agosto de 2020

Precisamos entender que não se tratava de um contingente pequeno de pessoas, estamos falando de MILHÕES que caminhavam no DESERTO de forma ORGANIZADA. Vejamos o que a Bíblia nos fornece de números: “Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de SEISCENTOS MIL a pé, somente de HOMENS, sem contar os meninos” (Ex 12:37). A Bíblia fala de 600.000 HOMENS sem contar os MENINOS e as MULHERES. Temos essa mesma confirmação no livro de Números quando fala de um recenseamento em Israel, que confere com os números apresentados no livro do Êxodo. Vejamos: “Todos os contados eram seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta” (Nm 1:46) e também “Estes são os que foram contados dos filhos de Israel, seiscentos e um mil e setecentos e trinta” (Nm 26:51). Alguns estudiosos, dizem que esses números são apenas de homens preparados para GUERRA. Sendo ou não, estima-se que o número fosse de 2 a 3 MILHÕES  de pessoas. Estou passando esses números para apresentar como eles se colocavam em volta do TABERNÁCULO. Amanhã veremos essa organização se Deus nos permitir.

15 de Agosto de 2020

Mencionamos anteontem, o primeiro escalão de acampados em volta do TABERNÁCULO, hoje veremos o restante. Temos essas informações em Números capítulo 2, tanto em número como em posições, se o leitor quiser acompanhar depois faça a leitura de todo o capítulo! Vou resumir aqui apenas as posições: De frente com o TABERNÁCULO, depois das tendas de Moisés, ficavam as tribos de JUDÁ, ISSACAR e ZEBULOM. Depois, de frente para o TABERNÁCULO do lado direito, atrás dos MERARITAS, ficavam as tribos de DÃ, ASER e NAFITALI. Depois, de frente para o TABERNÁCULO do lado direito, atrás dos COATITAS, ficavam as tribos de RÚBEN, SIMEÃO e GADE.  E nos fundos do TABERNÁCULO, atrás dos GERSONITAS ficavam as tribos de EFRAIM, MANASSÉS e BENJAMIM.  Notou novamente que o FORMATO era de CRUZ, e que o SENHOR estava no centro no SANTO dos SANTOS? A Bíblia é maravilhosa, em cada página, você encontra algo que aponta para o LIBERTADOR. Amanhã continuaremos e veremos que quando levantavam acampamentos, também caminhavam em forma de cruz. Se o Pai permitir.

16 de Agosto de 2020

Quando o povo recebia ordem divina para levantar acampamento e sair em caminhada naquele deserto sem fim, a organização e formação do povo para seguir caminhada era em formato também de uma CRUZ. Se daquela época existisse DRONE, e tirasse uma FOTO do alto, veríamos uma grande CRUZ no meio do deserto. Pare um pouco e pense: Não havia DRONE, mas o Senhor estava do ALTO observando aquela multidão, e sabia que dali viria o LIBERTADOR, seu filho e que um dia AGONIZARIA em uma CRUZ. Veja: “E pela CRUZ reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades” (Ef. 2:16). O meio de reconciliação do homem com Deus, a MORTE do Filho de Deus em uma CRUZ. Veja ainda o que Paulo escreveu aos Colossenses: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na CRUZ” (Cl 2:14). As páginas do Velho Testamento já apresentavam um tipo de CRUZ onde um dia os meus e os teus PECADOS seriam pagos com a MORTE do LIBERTADOR JESUS CRISTO. Ainda veremos outro paralelismo com a CRUZ no formato do TABERNÁCULO. Até amanhã se o Pai permitir.

17 de Agosto de 2020

O simbolismo da CRUZ no formato do acampamento do Tabernáculo nos faz despertar para várias lições, entre elas a PRINCIPAL é a CRUCIFICAÇÃO de nosso Senhor.  Vejamos: “Então, consequentemente entregou-lho, para que fosse CRUCIFICADO. E tomaram a Jesus, e o levaram. E, levando ele às costas a sua CRUZ, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde o CRUCIFICARAM, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no MEIO. E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da CRUZ; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS” (João 19:16-19). Jesus estava exatamente no centro da CRUZ e também no centro de dois salteadores, exatamente como o TABERNÁCULO, no centro da formação em um formato de CRUZ. Como toda atenção do TABERNÁCULO estava em seu centro, JESUS também foi o CENTRO de toda atenção em seu momento de agonia. Amanhã, se o Pai permitir, veremos que a CRUZ é loucura para os que perecem.

18 de Agosto de 2020

O simbolismo da CRUZ no formato do acampamento do Tabernáculo nos faz despertar para várias lições, entre elas a PRINCIPAL é a CRUCIFICAÇÃO de nosso Senhor.  Vejamos: “Então, consequentemente entregou-lho, para que fosse CRUCIFICADO. E tomaram a Jesus, e o levaram. E, levando ele às costas a sua CRUZ, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde o CRUCIFICARAM, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no MEIO. E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da CRUZ; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS” (João 19:16-19). Jesus estava exatamente no centro da CRUZ e também no centro de dois salteadores, exatamente como o TABERNÁCULO, no centro da formação em um formato de CRUZ. Como toda atenção do TABERNÁCULO estava em seu centro, JESUS também foi o CENTRO de toda atenção em seu momento de agonia. Amanhã, se o Pai permitir, veremos que a CRUZ é loucura para os que perecem.

19 de Agosto de 2020

Para todos que desprezaram o TABERNÁCULO com a sua organização em formato de CRUZ, não compreendendo o ensino básico, o preparo para a CRUZ do SALVADOR, o apóstolo Paulo escreve algo interessante a Igreja em Corinto: “Porque a palavra da CRUZ é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos SALVOS, é o PODER de Deus” (1Co 1:18). A palavra da CRUZ sempre será LOUCURA para os que perecem, eles não tem como entender porque não tem FÉ, eles não creem em Cristo, seu SACRIFÍCIO é TOLICE, mas Paulo separou um grupo e disse:  “mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Assim era o TABERNÁCULO, ficava no centro, a VISTA de todos, mas aqueles que não davam a devida reverência, o TABERNÁCULO era LOUCURA. Deus nunca obrigou ninguém a segui-lo, mas mostrou os benefícios que ocorrem para aqueles que obedecem seus ensinamentos, e também no TABERNÁCULO, Ele mostrou as consequências para todos que não seguem. O SALÁRIO do PECADO é a MORTE. Amanhã se Deus permitir, veremos o paralelismo entre o TABERNÁCULO e a CRUZ no sentido da reconciliação.

20 de Agosto de 2020

Já vimos no começo deste estudo que o TABERNÁCULO foi construído com a prioridade de habitação de Deus, mas também tinha outras várias funções, entre elas o papel (através do simbolismo) da RECONCIALIAÇÃO do homem com Deus. Fazendo uma retrospectiva, o homem estava separado de Deus por causa do PECADO e não tinha como voltar ao seu CRIADOR, então para que cada um compreendesse que o SALÁRIO do PECADO é a MORTE, tinha que SACRIFICAR animais no TABERNÁCULO. Um animal MORRIA no lugar do PECADOR! “Na sua CARNE desfez a INIMIZADE, isto é, a LEI dos MANDAMENTOS, que consistia em ORDENANÇAS, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela CRUZ RECONCILIAR AMBOS com Deus em um CORPO, matando com ela as inimizades” (Ef. 2:15-16). O SACRIFÍCIO de animais era apenas a LIÇÃO, o SACRIFÍCIO na CRUZ foi a CONSUMAÇÃO. Amanhã, com a permissão do Pai, veremos que nossos pecados foram cravados na CRUZ

21 de Agosto de 2020

Cada vez que um PECADOR apresentava um animal para sacrifício no TABERNÁCULO, ele saía VIVO por causa da MORTE de um ANIMAL, mas quando ele PECASSE novamente, teria que apresentar OUTRO SACRIFÍCIO, por isso que o autor de aos hebreus, escreveu que o “sangue de touros e bodes não podia salvar”! Mas quando veio o SACRIFÍCIO PERFEITO, a SEMENTE de Genesis 3:15, o CORDEIRO de DEUS, nossos PECADOS foram CRAVADOS na CRUZ. “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” (Col 2:14). Tudo aquilo que me condenava (PECADO), foi cravado na CRUZ com a MORTE do meu LIBERTADOR. Ele também quer ser seu LIBERTADOR, Ele não MORREU só por mim, mas por todo aquele que CRER, Ele SALVA e PERDOA todos aqueles que se ENTREGAREM a Ele. Agora não precisa mais de SACRIFÍCIOS de ANIMAIS ou qualquer outro, pois Ele foi o sacrifício VIVO por mim e por VOCÊ. Crer tu isto? Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

22 de Agosto de 2020

Ainda apresentando o assunto CRUZ, lembrando que nosso Deus sempre foi e é muito organizado, mostrou a Moisés o local de cada peça interna do TABERNÁCULO, e mais uma vez, encontramos tudo no formato de uma CRUZ. Coincidência? A Bíblia não tem coincidência, e sim detalhes do Criador. Veja a distribuição dos objetos internos do TABERNÁCULO: A ARCA da ALIANÇA estava posicionada no “Lugar Santíssimo”. (Ex. 25:13,14). O ALTAR do INCENSO foi colocado na seguinte posição: Em frente do véu (Êxodo 30:6), diante da arca (Êxodo 40:5); Propiciatório – tampa (Êxodo 30:6). A MESA dos PÃES foi colocada no lado norte do Tabernáculo (Êxodo 40:22). O CANDELABRO de ouro foi colocado no lado sul do Tabernáculo (Êxodo 40:24), mais especificamente em frente da mesa. Ambos se localizavam no Lugar Santo. A MESA e o CANDELABRO estavam um em frente do outro (Êxodo 26:35). Saindo para o pátio externo encontramos o ALTAR de BRONZE (ou altar dos holocaustos) bem em frente à porta (Êxodo 40:6,29), isto é, “na entrada”. A PIA de BRONZE também estava colocada no pátio externo, “entre” a tenda do Tabernáculo e o altar de bronze (Êxodo 40:7), estando assim, alinhada com o altar de bronze. DIANTE dessas POSIÇÕES, se traçarmos uma linha reta entre a arca da aliança, o altar de incenso, a pia de bronze e o altar de bronze, e outra linha reta entre o candelabro de ouro e a mesa dos pães, teremos o FORMATO de uma CRUZ. Assim, as evidências indicam que os utensílios foram dispostos em FORM de CRUZ. Amanhã continuaremos se o Pai permitir!!!

23 de Agosto de 2020

O TABERNÁCULO é cercado de MISTÉRIOS, como sempre foi o CRIADOR. Sabendo que Ele está pronto para desvendar cada MISTÉRIO se o buscarmos. Diante dos meus anos de ESTUDO, tentarei te ajudar com mais algumas informações sobre o TABERNÁCULO. Vamos lá! Já no vocábulo usado por Deus no texto original, encontramos uma curiosidade. A palavra usada para TABERNÁCULO é ( מִּשְׁכָּן ) Agora preste atenção no vocábulo que o Criador usou quando falou com Moisés sobre a TABERNÁCULO pela primeira vez em Êxodo 25:8. Veja o verso: “E me farão um (מִקְדָּשׁ) santuário, e habitarei no meio deles.” Quando uma língua usa dois tipos de palavras para falar do mesmo objeto ou coisa, deve ser ESTUDADA com mais carinho. E quando isso ocorre no TEXTO ORIGINAL da Bíblia, requer uma maior atenção, uma pesquisa mais profunda, pois alguma LIÇÃO tem naquela mudança de vocábulo. Amanhã com a permissão do Criador, veremos o porque são vocábulos diferentes.

24 de Agosto de 2020

Ontem mencionamos as duas palavras usadas para TABERNÁCULO, na verdade, Deus usou uma única vez a palavra (  מִקְדָּשׁ ), que foi em Êxodo 25:8. A explicação pode estar em outro vocábulo que aparece nesse verso. Eu disse que o TABERNÁCULO é cheio de MISTÉRIOS!?!?. Vamos ver o verso completo e vou destacar outra palavra: “E me farão um santuário, e habitarei (בְּתוֹכָם) no meio deles” (Ex 25:8). Ao destacar o vocábulo (בְּתוֹכָם), quero dizer que a tradução aqui seria DENTRO DELES. E porque Deus afirmaria que “HABITARIA DENTRO DELE”, em paralelo com a ordem para se fazer o Tabernáculo? E porque usa uma palavra diferente e não a palavra original para TABERNÁCULO? O vocábulo (מִקְדָּ֑שׁ =  ser santo; santificar, consagrar; bendizer; desposar, casar-se; dedicar), na tradução ficaria UM LUGAR SANTO.  Este é o único texto em que o Tabernáculo não é tratado pelo nome ( מִּשְׁכָּן / Mishkan ). A tradução (DENTRO DELES), faz muito sentido! Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

25 de Agosto de 2020

A tradução DENTRO DELES, desvenda muitas coisas. Deus não precisava de um “Santuário feito por mãos de homem”, algo que o autor de aos Hebreus destaca: “Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou” (Hb 8:5). Moisés tinha uma referência, um modelo para copiar “conforme o modelo que no monte se te mostrou”. O que percebemos com isso? Que existe outro tabernáculo original! “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação” (Hb. 9:11).  Viu ai!!! Com essas expressões “mais perfeito tabernáculo” e mais “não feito por mãos” e ainda para completar “não desta criação”. A Bíblia está interligada, não podemos estudar um assunto isolado e não por completo. Amanhã se o Pai permitir, veremos que era o ser humano que precisava do TABERNÁCULO e não o CRIADOR.

26 de Agosto de 2020

Nas duas últimas meditações, mencionamos a frase HABITAREI DENTRO DELES, talvez algum leitor pense: Não seria contradição bíblica? Vejamos:  “Mas, na verdade, HABITARIA Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado. Volve-te, pois, para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti. Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar. Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu no lugar da tua HABITAÇÃO NOS CÉUS; ouve também, e perdoa” (1 Reis 8:27-30). Fazendo uma análise SUPERFICIAL, realmente parece uma CONTRADIÇÃO, mas amanhã, se Deus assim permitir, veremos que a Bíblia nunca entra em contradição!

27 de Agosto de 2020

Nós sabemos que Deus jamais HABITARIA em templo algum. “Mas o Altíssimo NÃO HABITA em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?” (Atos 7:48-49) Pois sua GLÓRIA não caberia em um TEMPLO FEITO POR MÃOS HUMANAS. Mas quando lembramos das palavras do apóstolo Paulo, que diz: “Não sabeis vós que sois o TEMPLO de DEUS e que o Espírito de Deus HABITA EM VÓS? Se alguém destruir o TEMPLO de Deus, Deus o destruirá; porque o TEMPLO de Deus, que SOIS VÓS É SANTO” (1 Co 3:16,17). Que interessante…O Espírito de Deus HABITA EM NÓS? Sabemos que o Espírito de Deus é o PRÓPRIO Deus! Amanhã se Deus permitir, veremos que nosso corpo é a casa de Deus.

28 de Agosto de 2020

Vejamos a citação do apóstolo Paulo, afirmando que nosso CORPO é a CASA de DEUS: “Ou não sabeis que o vosso CORPO é o TEMPLO do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Cor 6:19). E ainda outra citação “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque VOS SOIS o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (2 Cor 6:16). Essa passagem nos direciona para o TABERNÁCULO. “Neles HABITAREI, e entre eles ANDAREI”. quando diz que os Israelitas foram ordenados não somente a construir um SANTUÁRIO FÍSICO, mas a constituir um SANTUÁRIO NO INTERIOR DE SEUS PRÓPRIOS CORPOS, de ordem espiritual, dentro de suas almas. Eles são instruídos a criar “UM LUGAR SANTO”, para Deus “HABITAR DENTRO DELES”, nas suas almas e nos seus corações. Amanhã se Deus permitir, veremos que a SEMENTE já está em NÓS.

29 de Agosto de 2020

Por que hoje podemos afirmar que somos salvos? Porque a SEMENTE está em nós! Veja: “Sendo de novo gerados, não de SEMENTE CORRUPTÍVEL, mas da INCORRUPTÍVEL, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre” (1Pe 1:23). Agora o nosso nascimento não é igual ao primeiro, a SEMENTE gerada agora é incorruptível e esta permanece para sempre. Nosso primeiro nascimento estava debaixo do pecado que nos CONDENAVA AO INFERNO, mas agora, ao se entregar a Cristo, a SEMENTE gerada é INCORRUPTÍVEL. João ainda escreve “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua SEMENTE permanece nele; e não pode pecar, porque é NASCIDO de Deus” (1 João 3:9). João também afirma que a SEMENTE PERMANECE NELE. É o significado daquilo que aprenderam no TABERNÁCULO. O próprio Deus habitando DENTRO DELES. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

30 de Agosto de 2020

Para aumentar o conhecimento dos leitores, passarei o significado em grego do vocábulo TEMPLO. Muitas palavras do texto original são diferentes, porém nosso português tem ÚNICO significado. Isso causa dificuldade na INTERPRETAÇÃO correta de um TEXTO. No vocábulo TEMPLO por exemplo encontramos essa dificuldade. Existem DUAS palavras no texto original para TEMPLO, mas em nosso português, só UMA. Vejamos: O vocábulo (ναός = templo) e o vocábulo (ιερόν = templo) também é usado na tradução por TEMPLO. Qual a diferença? Onde que foram usados? Posso usar qualquer um? Vamos tentar responder essas perguntas. Começando pelo vocábulo  (ιερόν = templo), esse vocábulo é usado para o TEMPLO de Jerusalém mas também é muito usado para os TEMPLOS pagãos. Porém, esse não é o motivo da grande diferença de um vocábulo e o outro. Amanhã, com  a permissão de Deus veremos o significado de (ναός = templo).

31 de Agosto de 2020

Ontem começamos a explicar o significado DUPLO para a palavra TEMPLO, mencionamos duas palavras nos textos originais (ναός = templo) e (ιερόν = templo), comentamos sobre (ιερόν = templo) e hoje vamos comentar sobre o outro vocábulo, apresentando a DIFERENÇA entre ambos. Vejamos:  Quando que (ιερόν = templo) se referia ao TEMPLO por COMPLETO, (ναός = templo) faz referência ao SANTO dos SANTOS. Como Assim? As duas palavras são usadas para templo, só que (ναός = templo) para uma PARTE do TEMPLO, o lugar mais SAGRADO, onde ficava a ARCA e a POSSÍVEL PRESENÇA de DEUS. Já  (ιερόν = templo) faz referência ao TEMPLO por um TODO. Olha que interessante o vocábulo usado em 1 Coríntios 6:19 “Ou não sabeis que o vosso CORPO é o (templo = ναός) do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Amanhã continuaremos se Deus permitir!