01 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Nem *MOISÉS*, nem *ZÍPORA*, fazem parte da cadeia *SUCESSÓRIA* da linhagem do *LIBERTADOR*, mas *AMBOS* tinham uma *MISSÃO* muito especial. Salvar a *TRIBO* que diretamente faz parte da *CADEIA* sucessória do *LIBERTADOR*. Assim Zípora teve sua participação *POSITIVA*. Depois do ato da *CIRCUNCISÃO*, Deus fala com *ARÃO* para ir ao encontro de *MOISÉS* e ambos mandam reunir todos os *ANCIÃOS* de Israel e o capítulo 4 termina assim: “E o povo *CREU*; e quando ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que *VIA* a sua *AFLIÇÃO*, inclinaram-se, e adoraram” (Êx 4:31). Tudo parecia *PERFEITO*, plano *INFALÍVEL*, Deus no *CONTROLE*, Moisés e Arão na linha de *FRENTE*, e o povo *CONCORDANDO* “inclinaram-se, e adoraram”. Em meditações anteriores, mencionamos sobre a *FÉ*, e a Bíblia é clara sobre o assunto: “sem *FÉ* é *IMPOSSÍVEL* agradar a Deus”. Nós não podemos *CRER* em Deus porque aparentemente as coisas estão dando certo, nós temos que *CRER* em Deus porque Ele é Deus! Isso é viver pela *FÉ*. Observe o capítulo 5 de Êxodo, muda toda aquela *BONANÇA* que termina no capítulo 4. Muitas vezes nossos *SONHOS* parecem virar *FRUSTRAÇÕES*. Se você viver pela *FÉ*, nunca enxergará assim. Amanhã continuaremos *PELA FÉ*.
02 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: As *PROMESSAS* de Deus não podem ser *FRUSTADAS*, como Moisés *OUVIU* do Senhor, *REPASSOU* as informações para os *ANCIÃOS* do povo e *DEPOIS* foi até o grande rei *(FARAÓ)*, aguardando o *MILAGRE* de Deus. Veja: “E depois vieram Moisés e Arão, e disseram ao Faraó: Assim *FALOU* o *ETERNO*, Deus de Israel: Envia meu povo e que festejem para mim no deserto.” (Êx 5:1). Moisés aguardava o *AGIR* de Deus e que a *RESPOSTA* de Faraó fosse *POSITIVA*. Viver pela *FÉ*, não é ver *RESPOSTAS* sempre *POSITIVAS*, mas *CRER* de tal maneira que se nossos *SONHOS* são *FRUSTADOS* naquele momento, o Senhor está no *CONTROLE* e *PROVERÁ* sempre a *VITÓRIA* para seu *POVO (VOCÊ FAZ PARTE DESSE POVO?*. Veja a resposta de Faraó: “E disse Faraó: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel” (Ex 5:2). Moisés não *ESPERAVA* por uma *RESPOSTA* assim de Faraó… Nem sempre estamos *PRONTOS* para as *RESPOSTAS* da *ESCOLA da VIDA* cristã, mas pela *FÉ* devemos *CRER* e entender o que Deus já fez e está fazendo por nós. Até amanhã com a permissão do Pai.
03 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Muitas vezes pensamos que a situação já está tão *RUIM* que não tem como *PIORAR*. Cuidado, você pode estar *ENGANADO* Quando Moisés foi até Faraó, aquele rei ímpio *DESAFIOU* Deus *”Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei”*, mas *NÃO* parou por aí. Moisés *FITOU* os olhos em Faraó e disse o que Deus faria *”O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR nosso Deus, e ele não venha sobre nós com pestilência ou com espada”* (Êx 5:3). Talvez agora Faraó voltasse *ATRÁS* e reconhecesse o *PODER* do Eterno. Mas foi ao *CONTRÁRIO*, Faraó continuou a *DESAFIAR* Deus. Veja o texto: “Então disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? Ide às vossas cargas. “E disse também Faraó: Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas. Portanto deu ordem Faraó, naquele mesmo dia, aos exatores do povo, e aos seus oficiais, dizendo: Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: vão eles mesmos, e colham palha para si. E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus. Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras mentirosas. Então saíram os exatores do povo, e seus oficiais, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu não vos darei palha; Ide vós mesmos, e tomai vós palha onde a achardes; porque nada se diminuirá de vosso serviço. Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher restolho em lugar de palha” (Êx 5:4-12). Amanhã explicaremos se o Pai permitir.
04 de Dezembrode 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Lendo o texto de *ONTEM*, observamos que a situação dos *HEBREUS*, antes de sua *LIBERTAÇÃO*, se torna *TERRÍVEL* e ainda mais *TRISTE*. Somente quando eles perdem a *ESPERANÇA* no seu sonho de *REDENÇÃO* é que o povo de Deus finalmente seria *LIBERTADO*. Porque esses acontecimentos se dariam dessa forma? Não seria aquele enorme *SOFRIMENTO* que eles vinham enfrentando, suficiente? Eles não *CRERAM* e *ADORARAM* quando Moisés apresentou a *PROMESSA* do Senhor?! Por que então a situação *PIOROU?* “E foram açoitados os oficiais dos filhos de Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, dizendo estes: Por que não acabastes vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim também ontem e hoje?” (Êx 5:14). E mais, os principais do povo de Israel são açoitados para pressionar o povo a produzir a mesma *QUANTIDADE* de tijolos, mesmo sem *RECEBER* a *PALHA*, que era o material essencial para a produção. Não havendo *SOLUÇÃO* para o caso, o povo sai por todas as partes do Egito, a fim de encontrar e *RECOLHER* a *PALHA* necessária para se produzir os tijolos que Faraó demandava. Dai surge um *VOCÁBULO* no *HEBRAICO* interessante, o qual vermos amanhã se o ETERNO permitir.
05 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Como terminei a meditação *ONTEM*, hoje veremos um termo em *HEBRAICO* para melhor compreensão. “Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher *( לְקֹשֵׁשׁ = juntar, reunir, recolher palha, procurar lenha)* restolho em lugar de *PALHA*” (Êx 5:12). É interessante conhecermos estes termos *HEBRAICOS* e seus significados para podermos *ENTENDER* o que estava ocorrendo nesta passagem. A palavra usada para o termo *”PALHA”* em hebraico é *( תֶּבֶן “teben”)*. E a palavra que descreve a coleta de *PALHA* no Êxodo 5:12 é *(קֹשֵׁשׁ / kosheish)*, derivada da raiz *(קַשׁ / “kash”)* – uma *OUTRA* palavra que também significa *”PALHA”*!. O que vamos ver nesse pequeno detalhe, é que o vocábulo *PALHA* está ligado ao aspecto *REDENTOR* de Deus para com toda a *HUMANIDADE*. Vamos *TENTAR* entender. Uma das *LEIS* de hermenêutica, quando queremos *DESCOBRIR* significado de um *VOCÁBULO* é procurarmos o *MESMO* em outro *CONTEXTO*, é *EXATAMENTE* isso que *FAREMOS* agora. Veja esse texto: “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando *( מְקֹשֵׁשׁ )* lenha…” (Nm 15:32). O homem, cujo nome não é revelado, é descrito pelo texto original como um *( מְקֹשֵׁשׁ = mekosheish )*. O mais *INTERESSANTE* nesta passagem é que a *PALAVRA* mais *ADEQUADA*, para descrever o ato de *AJUNTAR* lenha, seria *(אֹ֖סֶף “osef”)*, e não *“mekosheish”*. “Osef” indica o *ATO* de se *RECOLHER LENHA*. Já *“mekosheish”* é especificamente usada para recolher *”PALHA”*. Amanhã daremos continuidade se Deus permitir.
06 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Então, por que um *TERMO* que está ligado à palavra *”PALHA”* é usado, se na *PRÁTICA*, o que ele recolheu foi *LENHA?* Na bíblia não há *COINCIDÊNCIA*, mas *DETALHES* que devem ser *OBSERVADOS*. Aqui parece que as *ESCRITURAS* querem trazer mais um *IMPORTANTE ENSINAMENTO*. A escolha da palavra *“mekosheish”* foi feita de *PROPÓSITO*, não de forma arbitrária. A Bíblia emprega esta palavra para conectar a passagem do *“coletor de lenha”* com a coleta de *PALHA* que os *ESCRAVOS* hebreus tiveram que fazer, bem lá no início do livro do Êxodo. *E POR QUE ISSO?* Vamos nos lembrar das *CIRCUNSTANCIAS* que cercavam o homem que foi encontrado coletando lenha – o *mekosheish*. Os hebreus estavam, sob a liderança de Moisés, indo em *DIREÇÃO* à Terra Prometida, a Terra que Mana leite e Mel. E Deus *HAVIA* mandado que Moisés enviasse *ESPIAS*, para ver a grandeza da terra e toda *POTENCIALIDADE*, toda *BELEZA*, de como era *AGRADÁVEL* e *DESEJOSA* a terra que o Senhor faria com que os filhos de Israel *HERDASSEM*. Pois bem, os espias, ao *VOLTAREM* da terra de Canaã, depois de quarenta dias explorando os seus termos, viram o quanto era *BOA* a terra. Porém eles de forma *MALDOSA* cometem o pecado de *(לשון הרע “lashon ha’ra”)*, *MALEDICÊNCIA* (usar fatos verdadeiros com um propósito maléfico). Saibam que esse tipo *PECADO* foi praticado outras vezes na história do povo de Deus e ainda é *PRATICADO* na era cristã *ATUAL*. Amanhã continuaremos explicando se o Pai permitir.
07 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O assunto que começamos ver *ONTEM*, é muito *INTERESSANTE*. O *PECADO* de *(לשון הרע = lashon ha’ra)*, identificado como pecado da *MALEDICÊNCIA* (usar fatos verdadeiros com um propósito maléfico): Isso ocorreu *MUITAS* vezes com os personagens bíblicos, ocorreu com o *PRÓPRIO* Satanás, apropriando-se da Palavra *PERFEITA* de Deus com finalidade *ERRADA*, e ocorre até hoje. O texto está relatado em Números 13:27-33, seria *INTERESSANTE* que o leitor realizasse essa leitura. Mas vou descrever o *PRÓXIMO* texto: “Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo *CHOROU* naquela noite. E todos os filhos de Israel *MURMURARAM* contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos *MORRIDO* na terra do Egito! Ou, mesmo neste deserto!” Números 14:1-2 E, por causa das *PALAVRAS* dos *ESPIAS*, o povo se *REBELA* contra Moisés e Arão, e *COMEÇARAM* a tomar o caminho em direção para voltarem ao Egito, e ainda tentam apedrejar a Moisés e Arão. A situação ficou delicada, por causa das palavras proferidas por aqueles homens, *PECADO* de *(לשון הרע = lashon ha’ra)*. Amanhã tem mais se Deus nos der sabedoria e permissão para continuar escrevendo.
08 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O *PECADO* de *(לשון הרע = lashon ha’ra)*, identificado como pecado da *MALEDICÊNCIA*, provocou a *IRA* de Deus. A ira de Deus se *ASCENDEU* de tal forma que Ele *JUROU* por si mesmo que aquela *GERAÇÃO* não entraria no seu *DESCANSO*, na Terra que Mana Leite e Mel, mas que eles *PERECERIAM* no *DESERTO*, peregrinando por mais 38 anos. Os israelitas já estavam há 2 anos no deserto, totalizando 40 anos de *PUNIÇÃO*. Somente os *FILHOS* deles é quem *ENTRARIAM* e possuiriam a *TERRA*. E Moisés *TRANSMITIU* estas palavras do Senhor ao povo, e houve grande *TRISTEZA* e *DESÂNIMO* no meio do povo: “E falou Moisés estas palavras a todos os filhos de Israel; então o povo se *CONTRISTOU* muito.” Números 14:39. *NOVAMENTE*, as esperanças de *LIBERDADE*, de *REDENÇÃO* sofrem uma *REVIRAVOLTA*. O coração dos Israelitas está de novo *QUEBRADO*. Eles estavam tão *PERTO* de entrar na *TERRA* que Deus havia PROMETIDO* a Abraão, Isaque e Jacó, mas agora *TERIAM* que sofrer por mais *QUARENTA* anos em *PEREGRINAÇÃO* pelo *DESERTO*. O desânimo volta a tomar conta do povo. E o *PLANO REDENTOR*? Ainda teria sucesso? A palavra de Deus se cumpriria? Amanhã se o Criador permitir e me *ILUMINAR*, continuaremos explanando seus *PERFEITOS ENSINOS*.
09 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Muitos ficaram *DEPRIMIDOS*, achando que tinham perdido a *ESPERANÇA* e que o *SONHO* de possuir a terra *PROMETIDA* havia acabado. E é neste *CONTEXTO*, que a Bíblia faz a *LIGAÇÃO* entre o fato do *HOMEM* que foi pego ajuntando *LENHA*, usando uma palavra não muito adequada, pois era *ESPECIFICA* para descrever o *ATO* de se *AJUNTAR PALHA*. As escrituras queria lembrar da história da *REDENÇÃO* (olha o plano redentor novamente), lá no seu *INICIO*, quando da mesma forma, após Moisés falar com Faraó para *LIBERTAR* o povo, houve igualmente uma *REVIRAVOLTA*, e o *SOFRIMENTO* aumentou, a *ESPERANÇA* também havia *IDO* embora. O povo também naquela ocasião ficou *AFLITO* e *OPRIMIDO*. Mas a *PROVIDENCIA* de Deus, com sua mão *FORTE* os arrancou da *ESCRAVIDÃO* do Egito, e o *NOME* do Senhor foi glorificado. A *IMAGEM DA PALHA* foi muito *IMPORTANTE* após o *EPISÓDIO* dos *ESPIAS*, pois *REVIGOROU* a *ESPERANÇA* do povo de Deus, que continuou a sua jornada por quarenta anos, até que *POSSUÍREM* a terra. Deus sempre tem uma *ALGO PROGRAMADO* (plano redentor) para o seu povo! É assim, muitas vezes nós passamos pela *DOR* de ver nossas esperanças *ESMAGADAS* e nossas aspirações *DESAPONTADAS*. Há situações que esperávamos que finalmente obteríamos a nossa *”VITÓRIA”* , e reviravoltas acontecem, nossos sonhos ficam distantes, e acabamos *”RECOLHENDO PALHA”*. Naturalmente, somos *HUMANOS*, temos *FRAQUEZAS*. Moisés também *TINHA! A ideia relacionada à *PALHA* era da *IMPOTÊNCIA* de Moisés. Uma reafirmação *SEGURA* de que é *DEUS* quem *REALIZAVA* os milagres e *NÃO* Moisés. Amanhã tem mais se Deus permitir…
10 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Deus estava mais uma VEZ mostrando seu PLANO REDENTOR, com certeza Deus quer nos ENSINAR nessa passagem que a nossa REDENÇÃO não vem de outro lugar (OBRAS HUMANAS), a não ser Dele. Todo PLANO REDENTOR foi ELABORADO e por Deus (PAI; FILHO; ESPÍRITO). Veja o que Moisés diz a Deus após o SOFRIMENTO do povo AUMENTAR, quando eles foram obrigados a recolher PALHA: “Então, tornando-se Moisés ao Senhor, disse: Senhor! por que fizeste MAL a este POVO? por que me ENVIASTE? Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu NOME, ele MALTRATOU a este povo; e de nenhuma sorte LIVRASTE o teu povo.” (Êx 5:22-23). Deus disse que queria CONTAR com Moisés, mas o PODER está em DEUS e NÃO no HOMEM MORTAL. Moisés usou várias vezes o pronome EU, devemos usar ELE Deus. “Falou mais Deus a Moisés, e disse: EU sou o Senhor. E EU apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo MEU NOME, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido. Êxodo 6:2-3 “E EU vos tomarei por meu povo, e serei VOSSO Deus; e sabereis que EU sou o Senhor vosso Deus, que VOS tiro de debaixo das cargas dos egípcios;” Êxodo 6:7 Não seria pela MÃO de Moisés que o povo seria LIBERTADO, era Deus, o Senhor, Ele é o LIBERTADOR do Seu povo. O recolhimento da PALHA só evidenciou a FRAQUEZA de Moisés e do povo, porém é na FRAQUEZA humana, que a FORÇA de Deus se MANIFESTA. Deus usa os FRACOS para confundir os FORTES. Deus usa as coisas LOUCAS desse mundo pra confundir as SÁBIAS. Até amanhã com a permissão do Pai.
11 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quando compreendemos a SOBERANIA de Deus, muitos outros ASSUNTOS tornam-se mais ACEITÁVEIS. Se pela PALAVRA de Moisés, Faraó tivesse LIBERTADO o povo, então certamente eles se GLORIFICARIAM em Moisés. Mas NÃO é assim! O HUMANO é apenas o INSTRUMENTO nas mãos do SOBERANO. A glória pertence somente a ELE. Não podemos nos GLORIAR na nossa FORÇA, muito pelo contrário, quando nos gloriamos nas nossas FRAQUEZAS, deixamos claro que é Deus quem AGE por nós. Por isso Ele diz: “E eu vos TOMAREI por meu POVO, e serei vosso DEUS; e sabereis que EU SOU o Senhor vosso Deus” Deus quer LUTAR as nossas guerras, e VENCER as nossas batalhas, basta que CONFIEMOS no Senhor. Quando Paulo disse que podia todas as coisas, ele completou sua frase EM CRISTO. Nós temos fraquezas, e se temos que nos gloriar de alguma coisa, não é da nossa FORÇA, mas sim das nossas FRAQUEZAS, e se necessário for, RECOLHER PALHAS, Deus ao seu tempo EXALTARÁ aquele que se HUMILHAR aos seus pés. “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos EXALTE;” 1 Pedro 5:6. Deus pode e quer CONTAR conosco, mas a GLÓRIA pertence somente a ELE. Amanhã continuaremos se o SOBERANO permitir.
12 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Finalizando minhas meditações no momento do capítulo 5 de Êxodo, quero fechar dizendo: A ESCRAVIDÃO no Egito foi a realização profética da VISÃO de Abraão (Genesis 16:13). Porém isso NÃO justifica a conduta dos egípcios e os SOFRIMENTOS que causaram aos filhos de Israel. De qualquer maneira que ATUE o homem, a vontade do SOBERANO se cumprirá SEMPRE, mas nem por isso o HOMEM deixa de ser LIVRE em suas DECISÕES, cabendo as CONSEQUENCIAS. José DEVERIA ir ao Egito, todavia os irmãos eram LIVRES para VENDÊ-LO ou não aos ismaelitas, pois Deus não TIRA do homem a sua LIBERDADE de AÇÃO. O livre arbítrio existe, e, com ele, a PROVIDENCIA. Esta ideia está bem expressa na SOBERANIA de Deus. Tudo está PREVISTO, entretanto a LIBERDADE de ESCOLHER o BEM e o MAL nos é dada. Assim podemos viver PELA FÉ, sabendo que o plano do SOBERANO, não pode ser FRUSTRADO, a situação pode até não ser FAVORÁVEL aos nossos OLHOS, mas se vem de Deus ela é BOA para NÓS e um ENTENDEREMOS. “o que faço agora tu não sabes, mas compreende-lo-as depois”. Israel DEMOROU mas ENTENDEU porque Faraó os CASTIGOU mais ainda e PROIBIU a saída naquele MOMENTO. Até amanhã com a permissão do Pai.
13 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Seria de grande valia se cada leitor pudesse ler o texto de Êxodo 6:1-8, como o ETERNO se pronunciou novamente a Moisés e as novas PROMESSAS apresentadas. Mas, a confiança do povo estava ABALADA e não OUVIRAM a Moisés: “Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles NÃO ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão” (Ex 6:9). A visão divina do futuro encontrou pessoas AMARGURADAS, que buscavam alívio apenas às suas necessidades IMEDIATAS. Elas não escutaram a Moisés com que dizendo-lhe: Se tens o que nos oferecer de IMEDIATO, o aceitamos; se podes aliviar o peso do serviço de hoje, bendito sejas; mas não COMPARTILHAREMOS os teus sonhos de REDENÇÃO, pois não ambicionamos a LIBERDADE e sim queremos apenas REPOUSAR – logo, é isto que basta neste instante. E Moisés ficou PERPLEXO diante da POUCA FÉ do povo. O ABISMO existente entre realidade da REDENÇÃO e o horizonte restrito de suas vidas entristeceu-o, pois grandes EVENTOS estavam por ocorrer ao povo mas sua única preocupação era com os BENEFÍCIOS IMEDIATOS: a redução da cota diária de tijolos. Quando quiser sonhar com o FUTURO, viva pela FÉ o PRESENTE e veja o que Deus já fez no seu PASSADO. Ele não MUDA! Até amanhã com a permissão do SOBERANO.
14 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Surge uma GENEALOGIA no capitulo 6, muito IMPORTANTE para conseguirmos decifrar DATAS e PERSONAGENS bíblicos. Más o motivo EXATO desta genealogia ser CITADA neste ponto, é que a EXECUÇÃO prática do plano de REDENÇÃO do povo de Israel está PRESTES a INICIAR-SE, e o interessante, é que essa LIBERTAÇÃO ocorreria pelas mãos de líderes de CARNE e OSSO como qualquer um de nós. No último verso do capitulo 6, o verso 30, vimos Moisés no vale do DESESPERO. A fraqueza de Moisés é escrita claramente para que todos possam ver que o PODER real por detrás da LIBERTAÇÃO de Israel vinha da parte do Deus SOBERANO (nós somos apenas instrumentos nas mãos do Redentor). Em nosso serviço cristão, Deus também permite tempos DIFÍCEIS, trabalhos que parecem INFRUTÍFEROS e até o desencorajamento, a fim de que NÓS percebamos qual é a verdadeira FONTE do sucesso do evangelho. “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós” (II Cor 4:7). Por isso o Salmista disse: “sairei na força do Senhor”. Até amanhã…na dependência, na força e na permissão do Senhor.
15 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Em Êxodo 7, Deus diz a Moisés e a Arão que uma NOVA fase se inicia no projeto: eles falarão, mas Faraó não os ouvirá porque o Senhor ENDURECERÁ seu coração. Qual objetivo? Êxodo 7:3-4 nos esclarece os MOTIVOS de Deus ENDURECER o coração de Faraó, mas também não podemos ESQUECER quem era esse homem. O povo egípcio através do governo dos seus Faraós, que se CONSIDERAVAM autênticos “DEUSES”, escravizou durante mais de 400 anos o povo hebreu, e foi responsável por inúmeras MORTES, como no caso da ordem para MATAR todos os BEBÊS hebreus do sexo masculino logo após o NASCIMENTO. Esse homem era um verdadeiro TIRANO… Deus queria fazer com que não apenas Faraó, mas TODO o Egito e as NAÇÕES vizinhas, SOUBESSEM quem é o Senhor! Mas ainda precisamos entender o que está ESCONDIDO atrás da passagem, “Deus ENDURECEU o coração de Faraó”. Alguns entendem ERRONEAMENTE que Deus OBRIGOU Faraó a fazer algo que era PECADO no caso, ir contra a própria ordem Dele mesmo de libertar os israelitas. Isso FERE o princípio bíblico ensinado em Tiago 1:13: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta”. Ou seja, quando Deus ENDURECEU o coração do Faraó de modo nenhum fez com que o Faraó REALIZASSE o MAL. Esse não é o SIGNIFICADO de ENDURECER o coração do Faraó. Até amanhã e tentaremos explicar o significado de ENDURECER O CORAÇÃO.
16 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLOGICA: Em continuidade ao assunto de ontem, nós também precisamos entender que todas as LÍNGUAS do mundo tem suas expressões IDIOMÁTICAS, e TRADUZIR essas expressões idiomáticas é complicado, pois o TRADUTOR deve conhecer o COSTUME daquele povo (idioma – língua). Exemplo: Acabar em pizza. Quando uma situação não resolvida acaba encerrada (especialmente em casos de corrupção, quando ninguém é punido). A bíblia POSSUI muitas expressões IDIOMÁTICAS, o tradutor quando vai traduzir do HEBRAICO para o PORTUGUES ou para qualquer outro IDIOMA essas expressões, muitas vezes ele acaba se PERDENDO e colocando ao PÉ da LETRA. Essa passagem de Faraó com coração ENDURECIDO é uma expressão IDIOMÁTICA. Deus não ENDURECEU o coração de Faraó, o coração dele já estava DURO, Deus apenas disse: tudo bem, já que seu coração está DURO, então deixa ele DURO mesmo, vou RETIRAR meu povo do mesmo jeito. Diante do aviso, eles foram falar com Faraó e para que acreditasse, Moisés utilizou os recursos sobrenaturais que Deus lhe havia dado em Horebe, mas os feiticeiros egípcios replicaram os sinais, em uma PROPORÇÃO muito menor, é claro, mas mesmo assim, Faraó NÃO se rendeu. Assim como Faraó, muitas vezes cometemos o erro de permanecer ENDURECIDOS diante dos fatos e agir de Deus, o que nos causa muitas DORES e perdas desnecessárias. Amanhã tem mais com a permissão de Deus.
17 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Agora por último, vamos recorrer a língua original (HEBRAICO), a qual esclarecerá muito sobre o assunto: DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO DE FARAÓ. Mas, antes quero que o leitor SAIBA que são aproximadamente 20 referências sobre este ASSUNTO, sendo que 10 destas referências “APARENTEMENTE”, menciona o ETERNO endurecendo o coração de Faraó. Sendo assim, as outras 10 referências são do PRÓPRIO Faraó ENDURECENDO seu coração. Estas 10 primeiras são sobre o ETERNO: 4:21; 7:3; 9:2; 10:1; 10:20; 10:27; 11:10; 14:4; 14:8 e 14:17. Já estas outras 10: 7:13; 7:14; 7:22; 8:11; 8:15; 8:28; 9:7; 9:34; 9:35 e 13:15 são referências que mencionam o PRÓPRIO Faraó ENDURECENDO o CORAÇÃO. Agora algo que TALVEZ o LEITOR não SAIBA, é que o VOCÁBULO traduzido por ENDURECER em nosso PORTUGUÊS, vem de TRÊS palavras DIFERENTES no HEBRAICO. A primeira que aparece 12 vezes é: ( אֲחַזֵּק = da raiz חָזַק = fortalecer; aumentar, crescer ). Só com essa PRIMEIRA explicação, já clareou bastante, onde foi TRADUZIDO por ENDURECER, deveria ser FORTALECER. Muda completamente o PANORAMA quando verificamos o SIGNIFICADO na língua original. Então veja que 12 daquelas 20 referencias significa FORTALECER. Mas vamos por PARTES, ainda vou mencionar as outras DUAS PALAVRAS e seus RESPECTIVOS significados. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.
18 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ontem em nossa explicação sobre DEUS ENDURECEU O CORAÇÃO de FARAÓ, mencionamos o PRIMEIRO significado da TRADUÇÃO endurecer, revendo: A primeira que aparece 12 vezes é: ( אֲחַזֵּק = da raiz חָזַק = fortalecer; aumentar, crescer ). Agora veremos as outras DUAS, que vai AMPLIAR o entendimento dos LEITORES. A segunda palavra aparece 6 vezes e tem como significado ENGRANDECER. Veja: ( כָּבֹד = kavod = engrandecer ). E a última palavra que aparece apenas 2 vezes é: ( קָשָׁה = qashah = endurecer, solidificar; ficar difícil; teimar). Vamos recapitular. Nesse contexto de Êxodo, em nosso português aparece 20 vezes o vocábulo ENDURECER, mas no contexto ORIGINAL (hebraico), aparecem TRÊS vocábulos DIFERENTES. Das VINTE vezes, DOZE delas aparece o vocábulo ( אֲחַזֵּק = da raiz חָזַק = fortalecer; aumentar, crescer ), outras SEIS vezes aparece o vocábulo ( כָּבֹד = kavod = engrandecer ), e apenas DUAS vezes aparece o vocábulo que realmente é TRADUZIDO por ENDURECER ( קָשָׁה = qashah = endurecer, solidificar; ficar difícil; teimar). Espero que os leitores estejam assimilando bem, pois uma TRADUÇÃO muda completamente o sentido texto… Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.
19 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Nas duas ÚLTIMAS meditações, tentamos explicar na LINGUA ORIGINAL o significado de DEUS ENDURECEU o CORAÇÃO de FARAÓ. Hoje continuamos com mais explicações:
1– Nas passagens de Êxodo (4:21; 7:13; 7:22; 8:15; 9:2; 9:35; 10:20; 10:27; 11:10; 14:4; 14:8 e 14:17) o VOCÁBULO é: (חָזַק), que deve ser TRADUZIDO por FORTALECER. Leia os texto, colocando a TRADUÇÃO correta FORTALECER.
2– Nas passagens de Êxodo ( 7:14; 8:11; 8:15; 8:28; 9:34 e 10:1) o VOCÁBULO que aparece é DIFERENTE do primeiro ( כָּבֹד ) que deveria ser traduzido por ENGRANDECER. Faça a leitura desses texto colocando a TRADUÇÃO correta.
3– E nas passagens de Êxodo ( 7:3 e 13:15 ), temos o vocábulo ( קָשָׁה ), que realmente deve ser TRADUZIDO por ENDURECER. Com essa explicação, o texto fica mais claro. Se Deus queria LIBERTAR o povo de Israel, por que então ENDURECERIA o coração de Faraó? Pergunta intrigante!!! Cada PRAGA, atingia um dos deuses de Faraó, e a cada sinal, Faraó ESTREMECIA e ficava mais FRACO e TENEBROSO. A cada PRAGA, perdia parte de sua POPULARIDADE. Por isso, Deus ( אֲחַזֵּק = fortalecia ) Faraó para ele ainda CONTINUAR até a ÚLTIMA PRAGA. Viu o que faz uma tradução!!! Amanhã daremos continuidade se o Criador permitir.
20 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Hoje vamos concluir o assunto sobre DEUS ENDURECEU o CORAÇÃO de FARAÓ. Vamos ver outras passagens bíblicas onde o verbo ( חָזַק ) é traduzido como “fortalecer”, “incentivar”, “reparar”, “fortificar”, etc. Essas passagens servem para tirar qualquer resto de dúvida sobre o assunto. Josué é ‘incentivado’ (Dt 01:38). Jônatas ajuda Davi a encontrar ‘força’ em Deus (1 Samuel 23:16). Os vizinhos ‘ajudaram’ Judá (Esdras 1:6). Os levitas ‘ajudaram’ os sacerdotes a completar uma tarefa (2 Crônicas 29:34). Em TODAS as passagens acima, o VERBO ( חָזַק ) descreve AJUDAR ou INCENTIVAR alguém. Significa ajudar ALGUÉM para FAZER o que eles QUEREM FAZER. O mesmo é verdade de Deus em suas PASSAGENS com Faraó. Deus não MUDA o CORAÇÃO de Faraó para fazê-lo querer MATAR os hebreus. Faraó já QUERIA matá-los. Faraó era um homem MAU, mas sua maldade também era TÍMIDA e TEMEROSA para com os hebreus e seu Deus. Deus SIMPLESMENTE deu a faraó a tenacidade para seguir com os DESEJOS do seu CORAÇÃO MALIGNO. Então chegamos a conclusão que Deus NÃO ENDURECEU o coração de Faraó, como por uma falha, foi traduzido em nosso português. Amanhã continuaremos com o plano REDENTOR se Deus permitir.
21 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Antes de adentrarmos do assunto das 10 PRAGAS, destacarei algumas SEMELHANÇAS do personagem Moisés com o nosso Salvador Jesus Cristo, RECONHECENDO que Moisés é o personagem que mais se ASSEMELHA ao HISTÓRICO de Jesus. Vejamos:
✔Tanto Moisés como Jesus ESCAPARAM do GENOCÍDIO de BEBÊS do sexo masculino. (Êx 1:22–2:10; Mt 2:13-18).
✔Tanto Moisés como Jesus manifestaram um espírito BRANDO, ou MANSO. (Nm 12:3; Mateus 11:29; 14:14).
✔Tanto Moisés como Jesus deixaram para TRÁS posições de destaque e grandes RIQUEZAS. Para servir ao seu povo. (Hebreus 11:24-26; 2 Coríntios 8:9).
✔ Tanto Moisés como Jesus tornaram-se UNGIDOS de Deus.
✔ Tanto Moisés como Jesus JEJUARAM 40 dias.
São muitas as semelhanças entre Moisés e o Salvador. Talvez a maior seja a também comissionada a Moisés de ser um LIBERTADOR do povo de Israel. Veja que eu disse UM Libertador, mas não O Libertador. Até amanhã com a permissão do LIBERTADOR prometido, onde iniciaremos uma explicação sobre as dez pragas.
22 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Entraremos a partir de hoje no assunto das DEZ PRAGAS.
✔ Qual o OBJETIVO das pragas?
✔Qual o SIGNIFICADO das pragas?
✔Quem foi ATINGIDO pelas pragas?
✔Onde OCORRERAM as pragas?
Essas e outras perguntas tentaremos RESPONDER nas próximas MEDITAÇÕES. Essas terríveis PRAGAS tinham por objetivo conduzir Faraó ao arrependimento e revelar que o Deus de Israel é o ÚNICO verdadeiro Deus, o Rei SOBERANO no universo. O termo FARAÓ era o TÍTULO dado ao REI do Egito, e ele se auto intitulava “filho de Rá”, como um deus. Além do deus FALSO Rá, os egípcios criam em um panteão de outros deuses que eram tidos como os responsáveis pela VIDA, FERTILIDADE, IMORTALIDADE e outros. Além disso, elas SERVIRAM para mostrar que as divindades ADORADAS naquela terra, não passavam de FALSOS deuses. O Êxodo afirma que um NOVO Faraó tinha surgido, que não CONHECIA a José, ou mesmo, não lhe interessava saber de sua história, do grande livramento que Deus havia providenciado por meio dele. E se os Egípcios haviam ESQUECIDO, Deus ao CONTRÁRIO, se lembrava de Sua PROMESSA que havia feito aos Patriarcas. As promessas de Deus NUNCA falham, e também é IMPOSSÍVEL esquecer de seu POVO. Sendo assim, estamos bem PROTEGIDOS! Veja: “E também tenho ouvido o GEMIDO dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha ALIANÇA” (Ex. 6:5). Amanhã tem mais!!!
23 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quando Faraó RECUSOU deixar o povo de Israel sair para servir a Deus, praticamente DESAFIANDO o poder do ETERNO, acabara de ASSINAR sua SENTENÇA, foi a partir DAÍ que começaram as PRAGAS sobre Faraó e todo povo do Egito. As PRAGAS caíram do céu como uma chuva de aflições sobre Faraó e os Egípcios, uma visão simbólica do JULGAMENTO e DERROTA dos vários deuses ADORADOS no Egito. Faremos um comentário SUPERFICIAL sobre CADA uma das dez PRAGAS. A PRIMEIRA foi das ÁGUAS do Nilo sendo TRANSFORMADAS em SANGUE “E Moisés e Arão fizeram assim como o Senhor tinha mandado; e Arão levantou a VARA, e feriu as ÁGUAS que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se TORNARAM em SANGUE” (Êx 7:20). As águas do rio Nilo eram conhecidas por produzir poder MÍSTICOS nas pessoas que a bebessem. Também era o centro dos RITUAIS pagãos, como é o rio Ganges na Índia até os dias atuais. Amanhã continuaremos se o Criador permitir.
24 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A segunda PRAGA na sequência bíblica foi a das RÃS. Deus insistia com Faraó para LIBERTAR o povo de Israel, e disse o que aconteceria se Faraó resistisse: “Deixa ir o meu povo, para que me sirva. E se recusares deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos. E o rio criará RÃS, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras. E as RÃS subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus servos. (Êx 8:1-4). Quero fazer uma observação: muito embora as nossas bíblias traduzem a palavra (צְפַרְדְּעִים) como RÃS, em hebraico, essa palavra é um termo genérico que inclui não apenas RÃS, mas todos os tipos de ANIMAIS que habitam em PÂNTANOS. Deus permitiu que as “imundícias” dos Egípcios, a adoração a inúmeras divindades, a idolatria, se multiplicassem e recaíssem sobre eles, aos olhos de todo o povo. Mas vamos nos deter só na RÃ. Amanhã continuaremos se Deus permitir.
25 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A Rà era considerada SAGRADA. Mas antes da deusa RÃ, tinha o “Khnum”, um homem com cabeça de carneiro, era o ‘deus’ que CRIAVA os homens, sua esposa era a deusa “Heqet – A deusa RÔ, uma estranha DIVINDADE representada por uma Rà ou por uma MULHER com cabeça de RÃ, que estava associada desde a FECUNDAÇÃO ao nascimento das pessoas. SATANÁS sempre tentando DESASSOCIAR um Deus CRIADOR!!! Sendo que esse casal segundo a crença assistia aos PARTOS dos seres humanos. Ela transmitia o SOPRO da vida, antes do FETO ser colocado para CRESCER no útero da mãe, como deusa da água, ela era também uma deusa da FERTILIDADE e, assim, sempre era associada com os últimos estágios do trabalho de parto. Era nesse sentido que suas SACERDOTISAS, as quais eram treinadas como PARTEIRAS, recebiam o título de “Servidoras de Heqet”. Para a deusa-rã, “Heqet”, a PRAGA das RÃS trouxe DESONRA a esta deusa. Nessa segunda PRAGA, não diferente da primeira, Deus ATACOU a crença egipcia, dando uma chance aquele povo, provando que o Criador SOBERANO é único e nunca dividirá sua gloria com ninguém. Amanhã continuaremos se Deus permitir.
26 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLOGICA: A terceira PRAGA, foi aquela que envolveu os PIOLHOS, nessa praga os MAGOS de Faraó foram OBRIGADOS a admitir que Moisés e Arão REALIZAVAM seus atos não por MAGIA ou poder HUMANO, mas como ENVIADOS do Deus Eterno. Também foi mais uma RESPOSTA de Deus para os egípcios que ADORAVAM o deus “Geb – deus da terra”. Os EGÍPCIOS acreditavam que este deus trazia FERTILIDADE ao SOLO do Egito. O PÓ da terra, considerado SAGRADO no Egito, converteu-se em INSETOS (Piolhos). Esse PÓ considerado SAGRADO agora causava grandes FERIDAS aos egípcios. E assim Deus PROVOU seu poder acima de “Geb”. Agora nessa PRAGA temos uma CURIOSIDADE maior, o termo que aparece em Êxodo 8:16 sobre ferir o “PÓ da TERRA” é o vocábulo עָפָר que tem por significado “poeira, terra, pó, areia; cinzas”, que também é usado em Genesis 2:7 sobre a FORMAÇÃO do HOMEM e também usado na MALDIÇÃO sobre a SERPENTE, em Genesis 3:14 onde diz que ela se rastejaria e comeria PÓ todos os dias!!! Comparando esses textos com “Estende a tua vara, e fere o PÓ da TERRA, para que se torne em PIOLHOS por toda a terra do Egito” (Êx 8:16). Chegamos a algumas conclusões… Amanhã continuaremos se o Criador permitir.
27 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ontem vimos que o termo ( עָפָר = pó da terra ) está relacionado com o material da CRIAÇÃO do HOMEM e com a MALDIÇÃO da SERPENTE. O que isto tem a ver com o PIOLHO? Os piolhos são insetos parasitas, que vivem COLADOS nos corpos dos HOMENS e dos ANIMAIS. Eles picam, e causam FERIDAS. Eles deixam ovos e se reproduzem, causam infecções e transmitem doenças. E o que eles fazem quando estão no corpo de suas vítimas? Eles SUGAM o SANGUE. Eles precisam de SANGUE! Visto que o homem foi formado do pó (עָפָ֣ר afar ) da terra, e que foi ORDENADO à SERPENTE, que ela “comeria o PÓ da terra”. A SERPENTE representa o mal, Satanás. E o PÓ da terra, REPRESENTA o homem e suas MÁS ações. São dessas más ações humanas que o mal se alimenta, e toma legalidade para atuar na vida de quem pratica o mal. “Então o Senhor Deus disse à SERPENTE: Porquanto fizeste isto, MALDITA serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e PÓ (עָפָ֣ר afar) comerás todos os dias da tua vida.”(Gn 3:14). E aqui, no Êxodo, o PÓ da terra representa o comportamento pecaminoso dos Egípcios, que são TRANSFORMADOS em INSETOS que SUGAM o SANGUE, e sem sangue NÃO há vida, principalmente sem o sangue do REDENTOR. E veja que esses insetos deixam ovos e se reproduzem. É bem assim o comportamento do mal e do pecado na vida do homem, o PECADO se reproduz de forma a INFESTAR o coração humano de maldade. Amanhã continuaremos se Deus permitir.
28 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Tudo na Bíblia está CONECTADO, nada é por ACASO e na Bíblia não existe COINCIDÊNCIA. A terceira PRAGA dos piolhos, poderia vir de qualquer lugar, mas Deus envolveu o PÓ da TERRA, pois tinha algo a ENSINAR, na sequência, os MAGOS tentaram fazer e disseram algo interessante: “E os magos fizeram também assim com os seus ENCANTAMENTOS para produzir piolhos, mas NÃO puderam; e havia piolhos nos homens e no gado. Então DISSERAM os MAGOS a Faraó: Isto é o DEDO de Deus” (Ex 8:18,19). A palavra (אֶצְבַּע = dedo), é muito rara no Antigo Testamento. Além de “dedo” ela também denota “retribuição”. Esse vocábulo está ligado a um dos nomes de Deus ( אֱלֹהִים ), que também está ligada ao termo JUSTIÇA. Olha que INTERESSANTE, estas duas palavras usadas pelos MÁGICOS de Faraó ESCLARECEM bem o que estava ocorrendo. (Etzba Elohim). A RETRIBUIÇÃO da JUSTIÇA divina CAÍA sobre o Egito, e até os SÁBIOS de Faraó tiveram que RECONHECER. Na PALAVRA não há coincidência, todos os vocábulos, versículos, capitulos e livros, compõe um ÚNICO* documento chamado BÍBLIA. Tudo INTERLIGADO com o plano REDENTOR de Deus para com a espécie humana. Amanhã continuaremos se o REDENTOR permitir.
29 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Segundo a cronologia biblica, chegamos na quarta praga, mencionada como a PRAGA das MOSCAS. A linha de DEMARCAÇÃO entre os EGÍPCIOS e os ADORADORES do verdadeiro Deus veio a ficar NITIDAMENTE traçada da quarta praga em diante, pois o povo ESCOLHIDO de Deus (ISRAEL) não era ABATIDO pelas pragas. O deus “Belzebu ou Escar – deus das moscas, príncipe dos demônios e da pestilência, peste”. É interessante que aqui, um NOVO elemento é introduzido a partir dessa praga – a DISTINÇÃO entre os Egípcios e o povo HEBREU. Veja: “E naquele dia eu separarei a terra de Gósen, em que MEU POVO habita, que nela NÃO haja enxames de MOSCAS para que SAIBAIS que eu sou o Senhor no meio desta TERRA. E porei SEPARAÇÃO entre o MEU povo e o TEU povo” (Ex 8:22-23). Assim Deus mostrou ao povo Egípcio quem é o Deus SOBERANO e também mostrou ao seu PRÓPRIO povo, que Ele os protegia, que poderiam crer no Deus vivo. Quantas vezes Deus já lhe mostrou o seu poder? Deus cuida de você diariamente. Você acredita nisso? Por quê não se entrega ao Senhor Jesus Cristo nesse momento???? Outra curiosidade neste texto é o que diz o original, não menciona moscas. Amanhã vou mostrar como a TORÁ traduziu esses versos se Deus permitir.
30 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLOGICA: Vejamos como a TORÁ traduziu esses vocábulos que em nosso português aparece como MOSCAS. “E fez o ETERNO assim. E chegaram animais DANINHOS, em grande massa, à casa de Faraó e à casa de seus servos, e toda a terra do Egito se arruinada por causa dos animais DANINHOS” (Ex 8:20 na TORÁ). A maioria das bíblias trazem a versão em que a palavra hebraica (עָרוֹב arov) é traduzida como enxame de moscas. Entretanto esta palavra literalmente significa “UMA MISTURA” ou “ANIMAL SELVAGEM”. Talvez juntando esses dois significados, encontramos a MISTURA de ANIMAIS SELVAGENS. Como a Bíblia explica a própria Bíblia, vamos encontrar a resposta no Salmos 78:45. “Enviou entre eles enxames de moscas (עָרוֹב arov) que os consumiram (וַיֹּאכְלֵ֑ם vaiyochelem), e rãs que os destruíram.” O vocábulo consumiram (וַיֹּאכְלֵ֑ם vaiyochelem), responde nossa dúvida. Já que MOSCAS não tem capacidade de CONSUMIR algo, a resposta seria MISTURA de ANIMAIS SELVAGENS. Se seguirmos essa interpretação, veremos surgir no texto mais um juízo de Deus sobre os Egípcios e seus deuses. Os Egípcios adoravam as formas e as forças da natureza, e seus deuses eram híbridos, metade humanos, metade animais (antropozoomorfismo) – como no caso de hórus (corpo de homem e cabeça de falcão) e anúbis (corpo de homem e cabeça de chacal). O maior exemplo é a ESFINGE com CORPO de leão e CABEÇA de homem. Deus atingiu também esses (animais-deuses). Amanhã continuaremos se Deus permitir.
31 de Dezembro de 2019
MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLOGICA: Chegamos a QUINTA praga – pestes nos animais – “Eis que a mão do Senhor será sobre teu GADO, que está no campo, sobre os CAVALOS, sobre os JUMENTOS, sobre os CAMELOS, sobre os BOIS, e sobre as OVELHAS, com PESTILÊNCIA GRAVÍSSIMA” (Ex. 9:3) A praga caiu sobre TODO o gado dos egípcios, mas NÃO sobre o gado dos israelitas. E para que Faraó tivesse certeza de que era a PALAVRA de Deus sendo dita, designou um TEMPO certo tanto para COMEÇAR, como para ACABAR, conforme falava Moisés e Arão. Essa foi a QUINTA vez que Deus enviou Moisés a Faraó com a exigência: “DEIXA IR O MEU POVO!”. Entre idas e vindas, o servo de Deus (MOISÉS), provavelmente já estava CANSADO, mas não DESISTIU de sua missão, continuou fervorosamente até ALCANÇAR o alvo. Não desista diante das procelas da vida!!! O culto aos ídolos era de tal magnitude no Egito que eles adoravam os ANIMAIS como deuses. Havia a deusa hathor, cuja representação era feita por meio da FIGURA de uma VACA. Mais uma vez veio uma prova definida que NÃO se trata de fenômenos naturais; o próprio Faraó teria VERIFICADO que a pestilência NÃO atingiu o GADO dos israelitas. Se fosse um fenomeno natural, teria atingido AMBAS as partes. Deus faz a DIFERENÇA na vida do seu povo, naqueles que Nele crer. E você, confia em quem? Amanhã continuaremos se o Deus de Israel permitir.