Meditações Teológicas – Dez/2020

01 de Dezembro de 2020

Muitos acontecimentos TERRÍVEIS estavam acontecendo, como preparativos próximos da iminente DESTRUIÇÃO completa de JERUSALÉM, profetizada por Jesus Cristo. “E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui PEDRA sobre PEDRA que não seja DERRUBADA” (Mt 24:1-2). Fato este, um tanto DOLOROSO, mas NECESSÁRIO para o definitivo AFASTAMENTO do CRISTIANISMO do JUDAÍSMO caduco e vencido. Os próprios JUDEUS começaram a perseguir a Igreja e ainda toda a pressão de ROMA contra os crentes. A opressão dos ROMANOS e dos JUDEUS mosaicos criou para os CRENTES uma situação em extremo INTOLERÁVEL que os obrigaram a FUGIR da capital judaica para PELA. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

02 de Dezembro de 2020

Continuando o assunto de ontem, foi nesse contexto de OPRESSÃO dos romanos e dos próprios judeus, que o AUTOR escreve esse TRATADO, tentando evitar o REGRESSO dos QUASE CRENTES ao JUDAÍSMO e o esfriamento dos verdadeiros crentes. Tinha como propósito exortá-los a paciência e animá-los a dar cabal testemunho de Cristo. A carta portanto, visa dar coragem perseverante aos JUDEUS CRENTE residentes em Jerusalém e em Pela nesse momento crítico. Por causa do perigo proveniente das SAUDADES do culto JUDAICO no Templo, o autor da Epístola exalta a superioridade do CRISTIANISMO sobre o JUDAÍSMO. Veja: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles” (Hb 1:1-4). Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

03 de Dezembro de 2020

No primeiro capitulo de aos Hebreus, encontramos que Jesus Cristo, o MEDIADOR de um NOVA ALIANÇA, é superior aos ANJOS e a MOISÉS, mediadores do ANTIGO TESTAMENTO; o SACERDÓCIO e o SACRIFÍCIO de CRISTO, superiores ao SACERDÓCIO e aos SACRIFÍCIOS levíticos. Com tudo isso, ele exorta seus leitores a PERSEVERAREM e não se iludir com o brilho do CULTO MOSAICO. “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão” (Hb 4:14). Nós vamos encontrar nessa carta, os FIÉIS marcados pelo SOFRIMENTO, e os CRENTES acomodados que receberam a devida EXORTAÇÃO pela frieza na fé e o zelo ENFRAQUECIDO, mas também encontramos o grupo dos QUASE CRENTES, esses iriam ABANDONAR de vez o CRISTIANISMO. Em nossas igrejas também tem esses TRÊS TIPOS DE CRENTES, veremos quando chegar no capítulo 6, mas tenho muito ainda que comentar antes desse assunto. Amanhã tem mais com a permissão do Criador.

04 de Dezembro de 2020

Depois de exaltar Cristo SUPERIOR a Moisés e os anjos, veja o que autor escreveu: “Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos OUVIDO, para que em tempo algum nos DESVIEMOS delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como ESCAPAREMOS nós, se não atentarmos para uma tão GRANDE SALVAÇÃO, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram” (Hb 2:1-3). Não só os destinatários da carta aos Hebreus, como também a nossa geração atual, ”DEVEMOS ATENTAR PARA AS COISAS QUE JÁ TEMOS OUVIDO. Ele diz que COMO ESCAPAREMOS SE NÃO ATENTARMOS PARA UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO. O Plano REDENTOR de Deus está sendo divulgado a cerca de 2.000 anos, e muitos ainda não ATENTARAM para o JUÍZO DIVINA que ocorrerá com TODOS os que REJEITARAM O SACRIFÍCIO DE JESUS. Isto estava ocorrendo com o povo Hebreu! Até amanha se Deus permitir.

05 de Dezembro de 2020

No plano REDENTOR de Deus, havia uma intensa paixão pela morte “Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras de tuas mãos; Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas. Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos” (Hb 2:7-9). Havia uma PAIXÃO pela morte, pois na onisciência de Deus, Ele sabia que não tinha outro meio para salvar essa humanidade caída. Como diz o texto “PROVASTE A MORTE POR TODOS”. O que falta para você crer e se entregar a Cristo?
Ele já fez tudo por mim e por você! Amanhã tem mais se o SOBERANO permitir.

06 de Dezembro de 2020

Quando você está estudando aos Hebreus, perceba que o autor sempre coloca citações do Velho Testamento, ele vai escrevendo e confirmando com os escritos do Antigo Testamento. Veja mais esta passagem: “Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles” (Hb 2:10). Quem poderia ser AQUELE? Só pode ser Deus! A sequência do verso prova isso “PARA QUEM SÃO TODAS AS COISAS”… Só pode ser Deus…”MEDIANTE QUEM TUDO EXISTE”. Essa confirmação prova que era Deus, mas o final do verso chama atenção “consagrasse pelas AFLIÇÕES o PRÍNCIPE da SALVAÇÃO deles”. Foi através de muita aflição que nós fomos salvos, o preço foi muito caro!
Mas veja ainda outro detalhe “TRAZENDO MUITOS FILHOS A GLÓRIA”. Só há um meio para o homem voltar a Deus, crendo pela fé no sacrifício de Jesus Cristo, sem essa fé o humano vai direto para o inferno. Qual é a tua decisão? Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

07 de Dezembro de 2020

Quando gravei as mensagens falando sobre o Filho de Deus, Filho do homem e Filho Amado, não usei muito o livro de Hebreus, pois iria trabalhar esses assuntos um pouco mais adiante, mas agora veja o que o autor diz: “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hb 2:14). Ele foi um como nós, passando pelas mesmas coisas que passamos. Mas por que isso teria que ser assim? O motivo pelo qual Cristo se tornou humano foi morrer. Como Deus antes da encarnação, ele não podia morrer pelos pecadores. Mas unido à carne e ao sangue, ele podia. Seu objetivo era morrer. Portanto, ele precisou nascer, crescer e se tornar um adulto humano. Amanhã veremos o que ocorreu depois, se o Pai permitir.

08 de Dezembro de 2020

Ainda em continuidade do verso 14. Veja: “para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hb 2:14) Olhe a riqueza de detalhes “PARA QUE PELA MORTE”, então Ele precisava MORRER, mas como? Deus não MORRE! Ele encarnou como humano, e pela “MORTE ANIQUILASSE”, o significado de aniquilar é (reduzir a nada, destruir completamente, exterminar), sendo assim, Ele resolvia o problema que existia. Ao MORRER, Cristo destruiu “O IMPÉRIO da MORTE, ISTO É, O DIABO”. Jesus pagou o PREÇO dos nossos PECADOS, “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus” (Hb 10:12) 10.12). Ocorre então que satanás não tem mais motivo algum para nos ACUSAR diante do Pai “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8:1). “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica” (Romanos 8.33). Paulo se baseia no FUNDAMENTO do SANGUE de Jesus Cristo para fazer tamanha afirmação. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

09 de Dezembro de 2020

Ao morrer na cruz ANIQUILAVA a arma que Satanás tinha contra nós (PECADO). Como a MORTE de Jesus tem poder para REMOVER o PECADO, a principal arma que o diabo tem é TIRADA de sua mão. Nesse sentido, não tem mais como nos ACUSAR. A MORTE trazia MEDO e ESCRAVIDÃO “E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão” (Hb 2:15). Estou gravando uma série de mensagens sobre a vida eterna, e estarei publicando em breve. Olhando para essa passagem, só nos resta GRAÇA em ABUNDANCIA, satanás não pode DERRUBAR o DECRETO divino, aquele que crer TEM A VIDA ETERNA. Veja a afirmação do autor “E LIVRASSE TODOS”. Estamos LIVRES da CONDENAÇÃO do INFERNO “QUEM intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus QUEM os justifica. QUEM é que condena? Pois é Cristo QUEM morreu, ou antes QUEM ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. QUEM nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Rm 8:33-37). Até amanhã se o Pai permitir.

10 de Dezembro de 2020

Hoje vamos ver Hebreus 2:17 e já antecipar o 5:1-4 que entra direto no assunto do SUMO SACERDOTE. Veja: “Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo”. Até para ser sumo sacerdote Ele cumpriu tudo como humano. A Epístola é um verdadeiro tratado sobre o SACERDÓCIO de Cristo. Vou citar 5 condições indispensáveis para o sacerdócio: 1º HUMANA – Sacerdote quer dizer MEDIADOR entre Deus e os homens. Convém, portanto, seja ele homem, não anjo, a fim de representar os homens perante Deus e para que os homens com confiança dele se aproximem. 2º VOCAÇÃO DIVINA – “E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão” (Hb 5:4). Trata-se de um chamado divino, não do próprio ser humano. Deus é SOBERANO e Ele escolhe quem Ele quer. Amanhã veremos mais três características indispensáveis para ser sacerdote, se o Pai permitir.

11 de Dezembro de 2020

Hoje vamos ver mais características de um sacerdote.
3º ENVOLVIMENTO SOCIAL “…é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus…” (Hb 5:1). O ofício sacerdotal é, por conseguinte, uma graça em benefício da comunidade acima do proveito pessoal do próprio sacerdote.
4º ATUAÇÃO MINISTERIAL ou de capacitação para cumprir o seu ofício de concretizar a paz do pecador com Deus pelo perdão dos pecados. As vantagens do ofício sacerdotal não são de ordem material e terrena.
5º CULTO SACRIFICIAL – ou de sua ação sacerdotal específica que é de oferecer “DONS E SACRIFÍCIOS PELO PECADO”. Agora perceba que em Jesus se encontra todos esses requisitos e outros mais.
1- Ele era humano, ao se encarnar, tornou-se homem.
A sua humanidade se distingue ao longo dos evangelhos:
✅Sentiu sede
✅Teve fome
✅Cansou
✅Dormiu
✅Chorou
Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

12 de Dezembro de 2020

Vamos continuar observando as características sacerdotais na pessoa de Cristo:
2- O Pai DEU dessa tarefa. “Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Como também diz, noutro lugar: Tu és SACERDOTE ETERNAMENTE, Segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 5:5-6).
3- Ele cumpriu a TERCEIRA sendo o MEDIADOR
4- Ninguém como Cristo pode oferecer paz ao *PECADOR com PERDÃO pleno dos seus PECADOS Os SACRIFÍCIOS praticados no Velho Testamento se LIMITAVAM a fazer comemoração dos pecados, “Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados” (Hb 10:4). “E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este (JESUS), havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus” (Hb 10:11-12). “Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (Hb 10:14). O sacerdócio de Cristo foi perfeito e diferente ao ponto de ser único…Ele é o MEDIADOR, se entregue a Ele para que possa chegar na presença do PAI. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

13 de Dezembro de 2020

Vejamos a ultima característica:
5- Na cruz consumou a ação sacerdotal específica.
Com inteira LIBERDADE “Por isto o Pai me ama, porque DOU a minha VIDA para tornar a tomá-la. Ninguém ma TIRA de mim, mas eu de MIM mesmo a DOU; tenho PODER para a DAR, e PODER para TORNAR a TOMÁ-LA. Este mandamento recebi de meu Pai” (João 10:17-18). OFERECEU-SE como vítima. Nesta função fundamental do sacerdócio INEXISTE qualquer INTERMEDIÁRIO. Só há o CRISTO que se OFERECE e o PAI que ACEITA a sua OBLAÇÃO. “Cristo se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Ef 5:2). Ele foi o SACRIFÍCIO vivo e perfeito para te salvar, não haverá outro, agora cabe a você entender e tomar a sua decisão. Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

14 de Dezembro de 2020

A realidade salvífica de Cristo MEDIADOR se ressaltam todas a qualificações ou requisitos do seu SACERDÓCIO. Pois MEDIADOR é aquele que, colocando-se no MEIO de DUAS pessoas distantes e, em certo sentido, opostas, se encarrega de uni-las, TRANSMITINDO de uma para a outra os PENSAMENTOS e DESEJOS de cada uma, numa espécie de IR e VIR entre ambas. O êxito dessa tarefa será tanto mais eficaz quanto maior for a INTIMIDADE do MEDIADOR com as duas partes. O título de MEDIADOR é poucas vezes empregado no Novo Testamento. Outros TÍTULOS, no entanto, como o de Enviado de Deus, Profeta, Sacerdote, Messias, enunciam os MÚLTIPLOS aspectos da MEDIAÇÃO de Jesus Cristo: o da revelação, reconciliação, aliança e o da salvação. Amanha continuaremos se o SOBERANO permitir.

15 de Dezembro de 2020

Toda atuação de Jesus Cristo, seja como Enviado de Deus, seja como Profeta, seja como Sacerdote ou seja como Messias, enunciam os múltiplos aspectos da MEDIAÇÃO dinâmica: Ele é INTERMÉDIO e INTERMEDIÁRIO. Intermédio porquanto pela sua Natureza Humana dista de Deus e se sintoniza com os homens, ao passo que por sua natureza Divina se sintoniza com Deus e se distancia dos homens. Intermediário enquanto leva os assuntos e as bençãos de Deus aos homens e as necessidades e os assuntos dos homens a Deus. Sendo assim, sua MEDIAÇÃO é diferente e única, nunca houve ou haverá outra igual. Compreenda o que Jesus fez por você, e se entregue a Ele hoje mesmo. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

16 de Dezembro de 2020

A Epístola aos Hebreus sublinha a superioridade da MEDIAÇÃO de Cristo, sempre superior a de Moisés e dos anjos. Moisés era apenas um servo na casa de Deus “E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim” (Hb 3:5-6). Nem MOISÉS e nem os ANJOS ostentam o TÍTULO e a dignidade do FILHO de DEUS. “Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles” (Hb 1:4). “Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou” (Hb 3:1-3). Cristo é SUPERIOR a TUDO e a TODOS, só Ele pode SALVAR o ser humano, se entregue a Ele ainda hoje. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

17 de Dezembro de 2020

O sacerdócio de Cristo e a superioridade da MEDIAÇÃO se fundamenta na sua dignidade de FILHO. Filho UNIGÊNITO, a sua MEDIAÇÃO é superior a qualquer outra MEDIAÇÃO. Na verdade esta credencial está registrada como única “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”(1 Tm 2:5). Não é UM mediador, mas O mediador, sendo ÚNICO MEDIADOR entre Deus e o homem. A MEDIAÇÃO de Cristo é UNIVERSAL, enquanto que a de Moisés foi transitória e restritiva a um povo. A MEDIAÇÃO de Cristo, não se limita ao povo Hebreu e sim a toda raça humana (INCLUSIVE EU E VOCÊ). “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo” (1 Tm 2:4-6). Amanhã continuaremos se O ETERNO permitir.

18 de Dezembro de 2020

A MEDIAÇÃO de Cristo é tão superior que aos Hebreus apresenta como “MEDIADOR DE UMA NOVA ALIANÇA”. “E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel (Hb 12:24)”. Era dificil para um judeu entender que as ALIANÇAS do Velho PACTO eram inferiores a MEDIAÇÃO de Cristo. Mas compreendendo ou não, essa é a verdade. A ALIANÇA com Abraão, Moisés, Davi, Israel e outras, cada uma no seu devido tempo e com seus devidos propósitos. Amanhã veremos sobre MEDIADOR de UM NOVO PACTO, se o SOBERANO permitir.

19 de Dezembro de 2020

A MEDIAÇÃO de Cristo é superior, pois é um NOVO PACTO. “E por isso é Mediador de um NOVO Testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do PRIMEIRO Testamento, os chamados recebam a promessa da HERANÇA ETERNA” (Hb 9:15). Destaca-se DOIS PACTOS feitos com o ser humano. O PRIMEIRO foi feito com Adão antes da queda e é chamado de PACTO de OBRAS. No SEGUNDO, feito depois da queda, a salvação e a vida são oferecidas a todos que creem. Este é chamado de PACTO da GRAÇA. O PRIMEIRO estava centralizado no primeiro ADÃO, criado PERFEITO por Deus e o SEGUNDO em CRISTO, o próprio Deus. “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial” (1 Cor 15:45-49). Amanhã tem mais se o Pai permitir.

20 de Dezembro de 2020

O NOVO PACTO ou NOVO TESTAMENTO, era necessário pois o VELHO PACTO não tinha o PODER de conduzir o homem de volta ao seu CRIADOR. Veja as Palavras do Senhor Jesus: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; NINGUÉM vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). E ainda “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e NINGUÉM conhece o Filho, senão o Pai; e NINGUÉM conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11:27). Todos os sacrifícios de animais, não poderia ser comparado com o sacrifício do FILHO de DEUS. Lembre-se que Ele não é UM mediador e sim O mediador. Amanhã veremos que Ele foi MEDIADOR também de um MELHOR CONCERTO se o ETERNO permitir.

21 de Dezembro de 2020

Como anunciamos ontem, hoje meditaremos sobre “MEDIADOR de um MELHOR CONCERTO” que se encontra também em aos Hebreus “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é MEDIADOR de um MELHOR CONCERTO, que está confirmado em melhores promessas” (Hb 8:6). O autor menciona no capítulo 8 numerosos aspectos do ANTIGO CONCERTO.
Vejamos alguns deles:
O culto com suas determinadas tradições; as leis e o ritual dos sacrifícios no tabernáculo. O autor estava tentando transmitir a função do sumo sacerdote no SANTUÁRIO TERRESTRE, segundo o ANTIGO CONCERTO, comparando com o ministério de Cristo como sumo sacerdote no SANTUÁRIO CELESTIAL segundo o NOVO CONCERTO. Também o autor mostra como esses vários aspectos do ANTIGO CONCERTO, tipificam o MINISTÉRIO de Cristo que estabeleceu o NOVO CONCERTO. Ao ler o VELHO CONCERTO, você encontra toda uma direção para chegada do NOVO CONCERTO. Interessante que algumas pessoas ainda querem viver no VELHO CONCERTO. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

22 de Dezembro de 2020

No VELHO CONCERTO encontramos Deus se esforçando para ENSINAR seu povo a GRAVIDADE do PECADO. O pecado cometido por ADÃO, separou toda HUMANIDADE de um Deus Santo e somente através de DERRAMAMENTO de SANGUE (a morte de um animal) o homem receberia o perdão e a reconciliação com o Criador. “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb. 9:22). Apesar que esse perdão era temporário, e não ETERNO, pois o sangue daqueles animais não era suficiente para satisfazer o CRIADOR ao ponto de dar a vida ETERNA. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

23 de Dezembro de 2020

Também no VELHO CONCERTO, encontramos Deus provendo um meio para a nação de Israel achegar-se a Deus, pois mesmo sendo a nação escolhida, também estava afastada do SOBERANO, por causa do pecado de ADÃO. Veja: “Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam” (Hb 10:1). Aqueles sacrifícios não chegava nem perto do SANGUE de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Você já foi temido pelo SANGUE de Jesus? Amanhã continuaremos, se o SENHOR permitir.

24 de Dezembro de 2020

Deste mesmo concerto Jesus foi feito FIADOR “De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador” (Hb 7:22).
O que é um FIADOR ou qual a sua função? FIADOR é o responsável pelo cumprimento das obrigações contraídas pelo seu afiançado. É uma espécie de MEDIADOR entre o DEVEDOR e o CREDOR. Muitas empresas locadoras de imóveis exigem dos seus locatários um FIADOR. Esse também tem que assinar o contrato assumindo todos os ônus dele na eventualidade de qualquer infração contratual, na ocorrência do locatário deixar de pagar suas cláusulas contratuais, o FIADOR terá que faze-lo.
Agora veja o que é extrema misericórdia de Deus. Jesus Cristo, o FIADOR desse MELHOR CONCERTO antecipadamente já pagou o nosso débito para com Deus. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

25 de Dezembro de 2020

Ainda pensando sobre a FIANÇA de Jesus Cristo, que MEDIAÇÃO seria a de Jesus Cristo se faltasse a sua FIANÇA? Que FIADOR seria Ele se não pudesse satisfazer o seu compromisso perante o Pai na conjuntura do crente pecar? E o seu concerto deixaria de ser NOVO e não seria MELHOR. A diferença de Jesus para os FIADORES na terra, esses só serão cobrados depois que os locatários falharem com seu compromisso. O nosso Salvador Jesus Cristo, sabendo como Deus, por antecipação, de todas as nossas mazelas, satisfez por antecipação o nosso débito para com Deus. Por isso que um salvo não pode perder a sua salvação! Se Deus fosse cobrar de um salvo o pecado dele, cometeria grave desonestidade porque estaria cobrando aquilo que já recebeu do FIADOR Jesus Cristo. Entendeu? Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

26 de Dezembro de 2020

Alguns dos motivos porque o sacerdócio do ANTIGO PACTO era ineficaz:
Os sacerdotes por serem imperfeitos e pecadores, também necessitavam de sacrifício para se reconciliarem com Deus e se aproximarem do altar a fim de interceder pelo povo “E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados” (Hb 5:3) e ainda “Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo” (Hb 7:27) e para completar “Mas, no segundo, só o sumobb sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo” (Hb 9:7). Esse tipo de sacerdócio não tinha poder para remir o ser humano, por isso teria que surgir um sacerdote de outra ordem. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

27 de Dezembro de 2020

Outro motivo era que o sangue dos cordeiros e outros bichos era sangue animal, portanto muito inferior ao do homem (criado a imagem e semelhança de Deus). Por isso era inadequado para Deus. Veja: “Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio” (Hb 9:25). Multiplicavam os sacerdotes e também os sacrifícios, mas nada conseguia em sua plenitude satisfazer o Criador. “Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez” (Hb 10:4-10). Precisava ser sangue humano e perfeito. Amanhã tem mais se o Pai permitir.

28 de Dezembro de 2020

E o outro motivo era um dos assuntos de difícil interpretação citado pelo autor, a existência de outro SACERDÓCIO. Os hebreus não prestaram tanta atenção as Sagradas Escrituras, esqueceram que havia uma profecia de outro sacerdócio (ORDEM DE MELQUISEDEQUE) e não do ARAÔNICO. E ainda por cima, esse sacerdócio era SUPERIOR ao de Arão. Imagine só, Melquisedeque abençoou Abraão, e toda sua linhagem SACERDOTAL, pois os sacerdotes saíram do bisneto de Abraão chamado Levi. O próprio autor fala sobre isso. Veja: “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas. Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive. E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro” (Hb 7:1-10).

29 de Dezembro de 2020

Alguns comentários do texto que postei ontem: “Melquisedeque, que era REI de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo”. Meu primeiro comentário é que a Bíblia afirma que ele era SACERDOTE do DEUS ALTÍSSIMO. “A quem também Abraão deu o dízimo de tudo”. Abraão mostra certa REVERENCIA a essa figura MAJESTÁTICA que era Melquisedeque. Veja se não era uma figura majestática “SEM pai, SEM mãe, SEM genealogia, não tendo princípio de dias NEM fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece SACERDOTE para sempre”. POR QUE SEM GENEALOGIA? Porque ele seria apresentado no futuro! Somente em Genesis, Salmos e Hebreus é mencionado esse PERSONAGEM. E o SACERDÓCIO de CRISTO vem dessa ORDEM e não da ORDEM terrena normal (Arão). Os detalhes de Deus são perfeitos, nós que nos fazemos negligentes no estudo da Palavra. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

30 de Dezembro de 2020

Se Abraão era o homem que recebeu as PROMESSAS, era o pai da linha patriarcal, agora APARECE um que vai ABENÇOAR aquele que era considerado o MAIOR. “Considerai, pois, quão GRANDE era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos”. O autor ainda menciona que os filhos de LEVI, (netos de Abraão), tinham ordem para receber os dízimos, e também menciona que eles SAÍRAM dos lombos de Abraão. Se eles tinham essa autorização, quanto mais um SACERDOTE que se mostrou SUPERIOR a Abraão “Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas”. (Hb 7:6). O que me impressiona é o final “E ABENÇOOU O QUE TINHA AS PROMESSAS”. Como a Bíblia menciona Abraão e só em TRÊS livros fala sobre MELQUISEDEQUE, que abençoou aquele que tinha as promessas. Amanhã veremos que era promessa de Deus uma OUTRA LINHA SACERDOTAL.

31 de Dezembro de 2020

Porque o sacerdócio de Cristo era e é todo EFICAZ, nem da tribo de LEVI pertenceu Ele. Jesus procede, segundo a CARNE da tribo de JUDÁ. Sendo sacerdote segundo a ordem de MELQUISEDEQUE, Jesus ABOLIU a lei da sucessão sacerdotal hereditária carregada da mesma IMPERFEIÇÃO e INEFICÁCIA como o sacerdócio por ela legislado. “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei” (Hb 7:12). Veja ainda “Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. (7:18-19). Viu porque tinha que ter outra ONDEM SACERDOTAL!? E porque Cristo não PERTENCIA a ORDEM de Arão. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.