01 de Fevereiro de 2020
O assunto sobre *VERBO = PALAVRA* é tão profundo, que Timóteo apresentou algo sobre a *PALAVRA* lhe dando característica de *PERFEIÇÃO*, o que realmente ela *É*!!!. Vejamos II Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é divinamente *INSPIRADA*, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” O vocábulo apresentado no texto original grego como *INSPIRADA*, trata-se de uma palavra única em todo Novo Testamento: *(θεοπνευστος / theopneustos)*, vocábulo composto por duas outras palavras: *theos (“Deus”)* e *pneo (“respirar”)*, que vem da raiz *pneuma (espírito)*. Veja que é uma palavra composta de duas outras *(DEUS / ESPÍRITO)*. Como explicar tal palavra? Essa palavra significa *PERFEIÇÃO*, pois é composta de *(DEUS / ESPÍRITO)*. Quem pode explicar o *PERFEITO*? Essa *PALAVRA* aparece uma *ÚNICA* vez em todo Novo Testamento, e na única *VEZ* que é *MENCIONADA*, ela faz referência a *PALAVRA* lhe dando a *PERFEIÇÃO* cabível!!! Quem é o único *PERFEITO*??? (DEUS = JESUS = ESPÍRITO = LUZ = VERBO = PALAVRA). Por isso não devemos *NUNCA* dizer que a mensagem foi *INSPIRADA*… Que o *HINO* foi *INSPIRADO*… Que o *PREGADOR* estava *INSPIRADO*. O vocábulo *(θεοπνευστος / theopneustos = inspirada)* foi usado uma *ÚNICA VEZ*, fazendo menção a *PALAVRA*. Amanhã continuaremos se o Criador permitir.
02 de Fevereiro de 2020
Por que não podemos usar o vocábulo *INSPIRADO* para algum objeto ou para o próprio homem? Como vimos ontem, esse vocábulo *COMPOSTO* significa *PERFEIÇÃO*, sendo assim, se for usado para o *HOMEM*, estaríamos lhe transmitindo algo que ele não é *(PERFEITO)*, e diminuindo a *PALAVRA* que é *PERFEITA!* Esse vocábulo *NUNCA* foi *USADO* para o *HOMEM*, pois a humanidade *CAIU* lá no período da criação. Genesis 3:15-16. Mas e os homens que escreveram a Bíblia, não eram *INSPIRADOS*? Nunca! Só a *PALAVRA* é *INSPIRADA*, os *ESCRITORES* não! Você não tem uma *ÚNICA* referência Bíblica, provando que os *ESCRITORES* foram *INSPIRADOS*. A *PERFEIÇÃO* está em *(DEUS=ESPIRITO=JESUS=LUZ=VERBO=PALAVRA)*. E o verso de II Pe 1:21? Aqui se encontra um *ERRO* de *TRADUÇÃO*, o que foi escrito por Pedro não foi *(θεοπνευστος / theopneustos = inspirada)* e sim *(φερομενοι)* que significa movido. Veja que as *PALAVRAS* são completamente *DIFERENTE*… Comparando as *DUAS* palavras *(θεοπνευστος = inspirada / φερομενοι =movido )*, veja a *DIFERENÇA* de um *VOCÁBULO* com o outro. Os homens que escreveram a Bíblia foram *MOVIDOS* pelo Espírito Santo e não *INSPIRADOS*. Leia várias *VERSÕES* em português e *DESCOBRIRÁ* que esse *ERRO* já foi *CORRIGIDO* na grande maioria das traduções. Amanhã, se Deus permitir vamos recapitular e veremos a doutrina do achismo.
03 de Fevereiro de 2020
Recapitulando as duas últimas meditações… O vocábulo *INSPIRADA* só aparece uma *ÚNICA* vez em todo Novo Testamento e *NUNCA* faz menção ao *HOMEM* e sim a *PALAVRA*, como esse vocábulo é composto e nos apresenta um *SIGNIFICADO* de *PERFEIÇÃO*, notamos a *REFERENCIA* de que a *PALAVRA* também é *PERFEITA*. Por isso *(DEUS=JESUS=PALAVRA=LUZ=VERBO)* tudo e todos perfeitos! Também apresentamos o texto de II Pe 1:21 mostrando que há um *ERRO* de tradução, a palavra usada no original *NÃO* é *INSPIRADA* e sim *MOVIDO*. Chegamos a muitas *CONCLUSÕES*, entre elas que a *PALAVRA* também é *PERFEITA*. Queridos leitores, no tempo atual, nos deparamos com uma *DOUTRINA* chamada *ACHISMO*, a doutrina do *ACHO*. Quero dizer a cada leitor que acompanha minhas meditações, que um *SALVO* em Jesus Cristo, não deve *CAIR* nessa doutrina. Eu não *ACHO*, mas eu *CREIO*. A Bíblia nunca apresenta *ACHISMO* e sim afirmações *PERFEITAS, CONCLUSIVAS E EXATAS*. Um salvo estuda a Bíblia para *CRER* e não para *ACHAR*. Um *SALVO* tem *CONVICÇÃO!!!* Até amanhã com a convicta certeza que só se Deus permitir.
04 de Fevereiro de 2020
Para concluirmos momentaneamente o assunto sobre a *PALAVRA*, quero mencionar mais uma passagem, começando hoje e finalizando amanhã, que para muitos é de *DIFÍCIL* interpretação, mas com a ajuda do texto *ORIGINAL*, fica fácil o esclarecimento. O texto é I Coríntios 13:10 “Mas, quando vier o que é *PERFEITO*, então o que o é em *PARTE* será *ANIQUILADO*”. Muitos interpretam esse texto como sendo a pessoa do Senhor Jesus, por causa do vocábulo *PERFEITO = τελειον*. A *MAIORIAS* dos *IDIOMAS*, temos o gênero masculino e o gênero feminino. Só que na língua *GREGA*, há uma exceção. Os gêneros são (masculino, feminino e *NEUTRO*). No versículo citado acima, o texto original *NÃO* está no masculino, algo que seria necessário se a referencia fosse sobre o Senhor Jesus, mas o texto apresenta o gênero *NEUTRO*, que não pode ser usado para *PESSOAS*, mas sim para *OBJETOS*. A *BÍBLIA* é um *OBJETO*? Sim! Nesta frase *”O PERFEITO”* no grego *”to teleion”* é *ARTIGO* e *ADJETIVO NEUTRO*, não aplicado a uma pessoa. Entendeu! Amanhã finalizaremos a explicação se Deus permitir.
05 de Fevereiro de 2020
Para finalizar o assunto de ontem, diante do texto original, os vocábulos *”O QUE É PERFEITO”* não fazem referencia a Jesus Cristo, nessa passagem não fala sobre a segunda volta de nosso Senhor. Interessante notar que *”OQUE É PERFEITO (completo)”* está em contraste com o que *”ESTÁ EM PARTE”*. O texto de I Coríntios 13:10 está no contexto da *ANIQUILAÇÃO* dos *DONS*. À medida que a Palavra de Deus foi sendo *COMPLETAMENTE* revelada, ela era *CONFIRMADA* por *SINAIS MIRACULOSOS* (Mc 16:20; At 14:3; Hb 2:3-4), incluindo o dom de línguas (1 Cor 14:22). Quando a Bíblia estivesse *COMPLETA*, os *SINAIS* miraculosos também *TERMINARIAM* porque teriam *CUMPRIDO* seu *PROPÓSITO*. Assim fica *CLARO* o texto, com menção a *PALAVRA* e não a *CRISTO*, quando o Cânon fosse *COMPLETADO*, com o último livro a ser escrito (APOCALIPSE), os *DONS* cessariam e a *PALAVRA PERFEITA* assumiria toda responsabilidade do ensino. Voltando a II Timóteo 3:16, Paulo diz que, além de *INSPIRADA*, a Escritura é *”ÚTIL”*… Útil para que? “Para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”. Somente alguém *PERFEITO* ou algo *PERFEITO* (DEUS=JESUS=PALAVRA=LUZ=VERBO), teria tal capacidade!!! Como a *PALAVRA* de Deus é maravilhosa e completa… Vamos estudar mais e deixar de achismos, precisamos sim de convicção.
06 de Fevereiro de 2020
Depois do que vimos nas meditações anteriores, agora vou tentar explicar novamente o vocábulo *LUZ*, junto com o contexto do *VERBO = PALAVRA*. Só no evangelho segundo *JOÃO* aparece *25* vezes e mais de 300 vezes no decorrer de toda Bíblia. Só os versos de *JOÃO* são suficientes para perceber que este vocábulo *LUZ* não está se referindo a *CLARIDADE*! Vejamos: “Nele estava a *VIDA*, e a *VIDA ERA* a *LUZ* dos homens” (Jo 1:4). Muito interessante *”A VIDA ERA a LUZ”!!!* Preste bem atenção… Voltando para Gênesis 1:3, e olhando para os dois primeiros versos da criação, a *DESORDEM*, o *CAOS*, que foi traduzido por *TREVAS* e no verso três usar a tradução que é aceita de *(א֖וֹר ohr = luz, mas também = ordem)*. Usando o significado de *ORDEM*, Jesus é a *ORDEM* do *CAOS* de Gênesis 1:1-2. Toda *DESORDEM* só pode ser solucionada por *JESUS = LUZ*. Como vimos que Deus é a própria *PALAVRA*, e que *JESUS* é *DEUS*. Agora o significado de *LUZ* vai ficar mais fácil: “Nele estava a vida, e a vida era a *(LUZ = ORDEM)* dos homens”. Amanhã continuaremos se o *AUTOR da VIDA* permitir.
07 de Fevereiro de 2020
Vamos *VER* os outros *VERSOS* de João fazendo a mesma *COMPARAÇÃO*. “E a *LUZ* resplandece nas *TREVAS*, e as *TREVAS* não a *COMPREENDERAM*” (Jo 1:5). *TREVAS* compreendem? Que *TREVAS* são essas? Lembra do *PARALELISMO* incrível nas palavras de *GÊNESIS* e *JOÃO*: *(trevas, luz, vida, criação, palavra, princípio e outras)*. As *TREVAS* de Gênesis 1:2 era a *DESORDEM* total. Vamos jogar o mesmo entendimento para ver como ficaria a tradução “E a *(LUZ = ORDEM)* resplandece nas *(TREVAS = DESORDEM),* e as *TREVAS* não a compreenderam” . Vamos ver outro texto, que vai esclarecendo um pouco mais. “Este veio para testemunho, para que testificasse da *(LUZ = ORDEM)*, para que todos cressem por ele” (Jo 1:7). Espero que o leitor esteja entendendo a *LÓGICA* da *INTERLIGAÇÃO* de toda Bíblia. Nesse *VERSO* que vamos ver agora, diz que João, o Batista não era a *ORDEM*, mas para que testificasse da *ORDEM. Veja: “Não era ele a *(LUZ = ORDEM)*, mas para que testificasse da *(LUZ = ORDEM)*. (Jo 1:8). Veja como o quebra cabeça vai se encaixando, amanhã continuaremos com a permissão de Deus.
08 de Fevereiro de 2020
Ainda mostrando outros versos em João sobre o vocábulo *LUZ*, vamos ver o verso *9* ” Ali estava a *(LUZ = ORDEM) VERDADEIRA*, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo” (Jo 1:9). O próximo verso diz que “Estava no mundo, e o mundo *FOI FEITO POR ELE*, e o *MUNDO* não o *CONHECEU*” (Jo 1:10). João está falando sobre a criação *(O MUNDO FOI FEITO POR ELE)*, ele já havia mencionado *” NO PRINCÍPIO”*, depois disse que o *VERBO = PALAVRA* estava com Deus, e afirmou que o *(VERBO = PALAVRA)* era Deus. Repare bem as expressões *(LUZ VERDADEIRA; O MUNDO FOI FEITO POR ELE; ELE ESTAVA COM DEUS; E DEPOIS QUE ELE ERA DEUS)*. Depois disse que “*TODAS* as *COISAS* foram *FEITAS* por *ELE*, e *SEM* ele *NADA* do que foi *FEITO* se *FEZ*” (Jo 1:3). Está entendendo a literatura de João? Ele apresenta *JESUS* no *PRINCIPIO*, deixa claro que Gênesis 1:3 é uma referência a pessoa de Cristo. Jesus é a *ORDEM* que pode desfazer a *DESORDEM* de qualquer ser humano. Tudo está *INTERLIGADO*, não temos como entender o plano *REDENTOR* de Deus *LENDO* só um *LIVRO* ou *SÓ* o *NOVO TESTAMENTO*, é *UM* só Deus, *UMA* só fé, *UM* só batismo, *UM* só caminho, *UMA* só verdade, *UM* só corpo (Igreja), *UMA* só salvação, *UM* só inferno… Se *ENTREGUE* hoje a Jesus Cristo e *ELE* te *ABRIRÁ* o entendimento e também *ESCREVERÁ* teu *NOME* no *ÚNICO* livro da *VIDA*. Até amanhã se *ELE* permitir.
09 de Fevereiro de 2020
Espero que o assunto não esteja ficando repetitivo, mas é que preciso esclarecer *MINUCIOSAMENTE* aquilo que *PARECE* encoberto por alguns anos. Veja essa sequência de três versos com referência do vocábulo *LUZ*: “E a *CONDENAÇÃO* é esta: Que a *LUZ* veio ao *MUNDO*, e os homens *AMARAM* mais as *TREVAS* do que a *LUZ*, porque as suas *OBRAS* eram *MÁS*. Porque todo aquele que faz o mal *ODEIA* a *LUZ*, e *NÃO* vem para a *LUZ*, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem *PRATICA* a *VERDADE* vem para a *LUZ*, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são *FEITAS* em *DEUS*” (Jo 3:19-21). Olhe com carinho os detalhes: *(A LUZ VEIO AO MUNDO / ODEIA A LUZ )*. João esclarece para nós, quando ele fala em *CONDENAÇÃO*, ele afirma que a *LUZ = ORDEM* veio ao mundo, mas os homens *AMARAM* mais as *TREVAS = DESORDEM* do que a *LUZ = ORDEM*. Ele deixa claro que todo *AQUELE* que *FAZ* o mal, *ODEIA* a *LUZ =ORDEM* e não vem para a *LUZ = ORDEM*. No último desses três versos ele diz que “quem pratica a *VERDADE* vem para a *LUZ = ORDEM”*, claro! A desordem nunca vai aceitar a ordem. Amanhã continuaremos se o Criador permitir.
10 de Fevereiro de 2020
São muitos os versos apresentados por João, tente fazer a mesma conotação para todos, vou apresentar somente mais três versos. Veja: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: *Eu *SOU* a *LUZ* do mundo; *QUEM* me segue *NÃO* andará em *TREVAS*, mas terá a *LUZ* da *VIDA*” (Jo 8:12) e para finalizar os textos sobre a *LUZ*. Veja: “Disse-lhes, pois, Jesus: A *LUZ* ainda está *CONVOSCO* por um pouco de *TEMPO*. Andai enquanto tendes *LUZ*, para que as *TREVAS* não vos apanhem; pois quem anda nas *TREVAS* não sabe para onde vai. *ENQUANTO* tendes *LUZ*, crede na *LUZ*, para que sejais *FILHOS* da *LUZ*. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles” (Jo 12:35,36). Tentei esclarecer de uma maneira bem objetiva, ainda temos vários outros versos nesse evangelho, se o leitor conseguir fazer a leitura do capítulo um e ler até o último capítulo em uma só abordagem, a interpretação fica mais clara. Daí o caro leitor entende melhor, como João apresenta Jesus com filho de Deus e sendo o próprio Deus. Com o Evangelho de Marcos, esse também não tem genealogia, a diferença é que Marcos Jesus é apresentado como servo (escravo) e assim sendo escravo não tem genealogia. Aqui em João Ele é apresentado como Deus, assim sendo Deus também não tem genealogia. Amanha continuaremos se Deus permitir.
11 de Fevereiro de 2020
A bíblia é *COMPLETA*, só precisamos *ESTUDAR*, pois o *ENGANADOR* está a *ESPREITA* todos os dias. Em Atos capítulo *15*, temos uma grande lição de que os *ENGANADORES* estão na *ATIVA*. Os *CRENTES* de *ANTIOQUIA* se sentiram *LISONJEADOS* com os emissários *FARISEUS* procedentes de Jerusalém (cuidado com qualquer tipo de pregador). Boquiabertos, ouviram-lhes os ensinos. Eles sabiam *USAR* e *CITAR* as *ESCRITURAS* do Velho Testamento com muita *DESENVOLTURA*. E *CONTAVAM* tanta coisa *LINDA* sobre Jesus. Tudo *ERA* belo! Tão *LINDO* como a *SERPENTE* no Éden. Cristo *SALVA*, afirmavam eles. Na *CRUZ* Ele *MORREU* pelos nossos pecados… Só que no *MEIO* desta *MENSAGEM*, eles *INJETAVAM* o *VENENO*: para ser cristão *COMPLETO*, para ser *SALVO*, além da *FÉ*, havia a *NECESSIDADE* da prática de *OBRAS* como a *CIRCUNCISÃO*. E, de certo, com a Bíblia em mãos, lendo textos sobre textos, *EXPLICAVAM* a *EXIGÊNCIA* da *CIRCUNCISÃO* e da *PRÁTICA* das *OBRAS* da lei de Moisés. Usavam a *PALAVRA* de *DEUS* para *CORROMPER* a *PUREZA*, a genuinidade do Evangelho. Veja que por causa de um *VACILO*, pela *PERMISSÃO* de uma pessoa *ERRADA* no *PÚLPITO*, o *DANO* que causou na *OBRA* e contra os *APÓSTOLOS*. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.
12 de Fevereiro de 2020
Quando Paulo e Barnabé regressaram de sua primeira viagem missionária encontraram o *GRAVÍSSIMO* problema da presença desses *FALSIFICADORES* do Evangelho. Todo pastor, missionário, obreiro ou líder, deve entender que os *ENGANADORES* nunca *DIRÃO* para que *VIERAM*. A *SERPENTE* não disse para Eva que veio *ENGANAR*! Devemos tomar cuidado para quem usa o *PÚLPITO*, os danos podem ser *IRREPARÁVEIS*. Paulo e Barnabé tiveram “não pequena *DISCUSSÃO* e *CONTENDA* contra eles” (At 15:2). Acirraram-se os *ÂNIMOS* e a *ASSEMBLÉIA* de Jerusalém se realizou sob *CLIMA* de exaltada *DISPUTA* (At 15:6-7). O *JOIO* do *ENGANO* foi *SEMEADO*, porque os *CRENTES* de Antioquia não tiveram *CORAGEM* de *DISPENSAR* aqueles *HEREGES*, preferiram ser *CORDIAIS* com o *ERRO*. Dona *EVA* também aceitou o *DIÁLOGO* e a *TRAGÉDIA* aconteceu. Mas Paulo *NÃO* era *QUALQUER UM*, estava *DISPOSTO* a pagar *PREÇO* pela *VERDADE*, levantou a *ESPADA* da Palavra. Mesmo que você precise *DESAGRADAR* alguém, *FAÇA* pela *VERDADE*. Até amanhã, se Deus permitir, e que a benção do *SOBERANO* esteja sobre os últimos fiéis que ainda defendem a verdade.
13 de Fevereiro de 2020
Agora vamos voltar para finalizar a explicação sobre a *NONA PRAGA*. Resumindo tudo que *VIMOS* esses *DIAS*. O *LEITOR* precisa entender que cada *PRAGA*, Deus ia *INTENSIFICANDO* sua *IRA*, só faltava uma, então a nona praga não *ERA* algo *SIMPLES*, essas “*TREVAS* que se apalpem” E Deus fez com que essa regressão descesse sobre o Egito, de tal forma que essas *TREVAS* tinha substância, era a regressão da matéria à *DESORDEM* que havia no *PRINCIPIO* (Gn 1:1-2). Em contraste, o texto nos informa que nas *CASAS* dos Israelitas havia *(א֖וֹר ohr = luz)*, a mesma *LUZ* que ao se *MANIFESTAR* no *PRINCIPIO*, trouxe *ORDEM* ao *CAOS* (Gn 1:3), *(א֖וֹר ohr)* significa *LUZ*, e também significa *ORDEM*. “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu *SOU* a luz do mundo; quem me segue não andará em *TREVAS*, mas terá a *LUZ* da vida.”(Jo 8:12). Essa é a mesma *LUZ* que um dia se encarnou e habitou entre nós, e nos resgatou do reino das *TREVAS* para vivermos no reino do Seu amor. “e o *VERBO* se fez *CARNE*”. As *PRAGAS* do êxodo estão *DIRETAMENTE* ligadas com o plano *REDENTOR* de Deus. Amanhã, se Deus permitir, iniciaremos o assunto sobre a *ÚLTIMA PRAGA*, a pior de todas.
14 de Fevereiro de 2020
Não me contive e quero fazer mais um comentário sobre a nona praga antes de começar escrever meditações sobre a décima. As *TREVAS* que castigaram os Egípcios, eram *IDÊNTICAS* as *TREVAS* de Gênesis 1:1-2, que iriam muito além de uma simples *FALTA* de *CLARIDADE*, essas *TREVAS* não eram apenas *ESCURIDÃO*, eram *TREVAS PALPÁVEIS*. Como apalpar *ESCURIDÃO*? Não é *POSSÍVEL*! Então como já foi explicado anteriormente, essas *TREVAS* eram o *CAOS* de Gênesis 1:1-2 que não significa simplesmente *ESCURIDÃO*. A *LUZ* de Gênesis 1:3 veio para ordenar tudo que estava desordenado, só *JESUS* tem este *PODER*, como também só *JESUS* tem poder para *ORDENAR* o pecado que *DESORDENOU* a criação de Deus. A *LUZ* (JESUS), está ligada *DIRETAMENTE* com o substantivo *VIDA*. Entenda que a *HUMANIDADE* só está *VIVA* porque existe uma *FONTE de VIDA* que é *JESUS*, se tirar a *FONTE de VIDA*, acaba. Voltando para Gênesis 1:14-19, os astros *Sol, Lua e Estrelas*, apenas transmitem *CLARIDADE*, uma luz *CRIADA*. A fonte de *LUZ* é *JESUS*!. Por isso aquela *LUZ* de Gênesis 1:3, vai muito além de uma simples *CLARIDADE* eliminando escuro. A *LUZ* que iluminava Israel durante o período da nona praga ia além de uma simples *LUZ = CLARIDADE*, era a *ORDEM* que só *DEUS = JESUS* pode *MANTER* em um mundo *PECADOR*, em uma raça *CAÍDA* pela desobediência cedida no *PECADO* de Adão e Eva. Amanhã, se o Criador permitir, entraremos no assunto da última praga.
15 de Fevereiro de 2020
Os capítulos *11 e 12* de Êxodo apresentam *DIRETAMENTE* os *ELEMENTOS* preparados por Deus para *EXECUTAR* seu plano *REDENTOR*. São passagens Bíblicas que merecem uma *PESQUISA* mais *DETALHADA* por aqueles que amam *ESTUDAR* a Palavra de Deus. Como disse Lucas ao escrever o Evangelho, que havia feito uma pesquisa *MINUCIOSA* (Lc 1:3), assim deve ser os *GARIMPEIROS* das *SAGRADAS ESCRITURAS*, devem buscar *DETALHES* minuciosamente, não *ACEITAR* qualquer *COISA* que se apresente, *ESCRITO* ou *VERBALIZADOS* pelos *PÚLPITOS* no mundo afora. Vamos tentar apresentar algo *MAIS* para *SOMAR* no *CONHECIMENTO* dos caros *LEITORES*. Vamos lá!!! O capítulo *11* de Êxodo começa assim: “Ainda uma *PRAGA* trarei sobre Faraó, e sobre o Egito” (Êx 11:1). Mesmo com o *PAÍS* destruído, ainda tinha uma *ÚLTIMA PRAGA*. Não era *SIMPLESMENTE* uma *AMEAÇA*, pois o que Deus *FALA* Ele *CUMPRE*. Deus tinha o *CASTIGO* final sobre aquele semideus e todo povo do Egito. Ninguém pode *SUBESTIMAR* o poder do Criador sem *SOFRER* as *CONSEQUÊNCIAS*. Assim o Senhor tem dito: “À meia-noite eu sairei pelo meio do Egito; E todo o *PRIMOGÊNITO* na terra do Egito *MORRERÁ*, desde o *PRIMOGÊNITO* de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao *PRIMOGÊNITO* da serva que está detrás da mó, e todo o *PRIMOGÊNITO* dos animais” (Êx 11:4-5). Amanhã continuaremos se Deus permitir, se puder ore por mim, pois esse *ASSUNTO* é de suma *IMPORTÂNCIA* para se compreender o *PLANO REDENTOR*.
16 de Fevereiro de 2020
O peso da *MÃO* do Senhor estava sobre aqueles *IDÓLATRAS*, Deus prometeu *MATAR* todos *PRIMOGÊNITOS*, e a *DOR* seria *HORRÍVEL*. “E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como *NUNCA* houve semelhante e *NUNCA* haverá” (Ex 11:6). Surge a pergunta: Por que matar os primogênitos dos *SERVOS* e também dos *ANIMAIS*? Não esqueça que Faraó mandou *MATAR* os filhos dos Hebreus quando ainda eram *BEBÊS*. E o povo, por que também foram castigados? Por acaso o Faraó ia *SOZINHO* monitorar os milhares de hebreus que eram *ESCRAVIZADOS* nas obras de suas cidades? Ele *SOZINHO* jogou *CENTENAS* ou *MILHARES* de *BEBÊS* hebreus no Rio *NILO*? Óbvio que não! Ele certamente tinha *MUITOS* egípcios ao seu *SERVIÇO*, e por estes estarem ao seu serviço *CONCORDAVAM* com seu sistema de *ESCRAVIDÃO*, afinal de contas todo o Egito era beneficiado com a mão de obra escrava dos hebreus; além disso, todos estes *FEITORES* egípcios tinham *FAMÍLIA*, que também em sua maioria *DESFRUTAVAM* do serviço *ESCRAVO*. Não *SÓ* Faraó, mas seus *SÚDITOS* também *ESCRAVIZARAM* o povo Hebreu. Agora, por que *MATAR* os *PRIMOGÊNITOS* dos *ANIMAIS*? Amanhã, com a permissão do Pai, tentaremos *EXPLICAR*!!!
17 de Fevereiro de 2020
Depois de explicar o motivo da *MORTE* dos *PRIMOGÊNITOS* dos *SERVOS* de Faraó e também do *PRÓPRIO* Faraó, finalizamos ontem com a pergunta: “Por que matar os primogênitos dos animais?” Se você lembrar, os deuses de Faraó eram na sua *MAIORIA* representados por *ANIMAIS*. Quando Deus atingiu os *PRIMOGÊNITOS* do mundo *ANIMAL*, atingiu *DIRETAMENTE* mais uma vez os representantes dos deuses daquela nação. Apesar de todas as anteriores *PRAGAS* terem deixado todo império Egípcio à beira da *DESTRUIÇÃO*… Uma última *SENTENÇA* era necessária para se *ATINGIR* o objetivo final de permitir que o *POVO* de Deus *SAÍSSE* em *LIBERDADE*. Veja também as *SEMELHANÇAS* nas últimas três pragas, algo em comum: *ESCURIDÃO – NOITE*. Também temos novamente a *DIFERENCIAÇÃO* entre os *EGÍPCIOS* e os *HEBREUS* “Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez *DIFERENÇA* entre os *EGÍPCIOS* e os *ISRAELITAS* (Ex 11:7). Faraó *SUBESTIMOU* Deus, a *CONTA* a * PAGAR CHEGOU*!!! Não *SUBESTIME* o *CRIADOR*. Ele é *SOBERANO*, se *DOBRE* diante dos *ENSINOS* e *MANDAMENTOS*. Se *ENTREGUE* a Jesus Cristo *ENQUANTO* há *ESPERANÇA*. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.
18 de Fevereiro de 2020
Estava se aproximando o momento da *DÉCIMA PRAGA*, a qual foi anunciada pelo *ETERNO*, todos aqueles *TEMENTES* a Deus se *PREPARAM*, pois sabiam que algo *TERRÍVEL* estava para acontecer, sabendo que todos aqueles que *REJEITASSEM* as orientações do Senhor, *SOFRERIAM* da amarga *IRA* do Senhor. O livro do Êxodo nos apresenta *DETALHES* de como Deus é *ORGANIZADO*, vamos ver muito sobre esse *ASSUNTO* na *EDIFICAÇÃO* do *TABERNÁCULO*. Mas no capítulo 12 encontramos Deus orientando *TUDO* e *TODOS*. Apresenta datas como *(dia, mês e ano)*, declara *HORÁRIO* do sacrifício do *CORDEIRO*, características de qual seria o *ANIMAL*, quando, como, onde e qual deveria ser *MORTO*. Quem deveria *COMER*, onde deveria *COMER*, quando deveria *COMER* e até o que fazer com a *POSSÍVEL SOBRA*. Nessa ocasião, até a maneira de preparar o *CORDEIRO* teria que ser de acordo com os *DETALHES* apresentado pelo *CRIADOR*. Foi o Senhor quem preparou toda a *PÁSCOA* e deu todas as *INSTRUÇÕES*, inclusive o *DIA* que começaria. O *CORDEIRO*, por exemplo, deveria ser, simbolicamente, sem *MÁCULA*, sem *DEFEITO*, perfeito, já que ele haveria de *MORRER* pelo *PRIMOGÊNITO*. A *SUBSTITUIÇÃO* era a *CHAVE* desse *SIMBOLISMO*. Logo, o *SANGUE* simboliza a *MORTE* da vítima e, portanto a *MORTE* do *CORDEIRO* era *SUBSTITUTIVA* (Lv 17:11). Amanhã continuaremos se o *REDENTOR* permitir.
19 de Fevereiro de 2020
O capítulo 12 de Êxodo é tão importante, que temos ali o início de um *NOVO* do calendário no Velho Testamento. Não o *INICIO* do *TEMPO*, nem a contagem dos mesmos, pois essa marcação é feita através dos *ASTROS* criados por Deus (Gn 1:14). O *TEMPO* só é possível ser *DEMARCADO* pelo homem com *PRECISÃO* pelo movimento dos *ASTROS*, exemplo: o *DIA* e o *ANO* depende da *ROTAÇÃO* da terra em *POSIÇÃO* com o *SOL*. O *MÊS*, depende das *FASES* da *LUA*, que são quatro completando o ciclo mensal. Ainda temos as *ESTAÇÕES* que completam um *ANO*. Como todos os povos do mundo, o povo de Israel tinha que *MARCAR* o tempo com base no *MOVIMENTO* e na posição dos *ASTROS*, mas os *TERMOS* utilizados para se *REFERIR* a cada *PERÍODO* de *TEMPO* eram *BASEADOS* na *LIBERTAÇÃO* da *ESCRAVIDÃO* no Egito. Em Êxodo 12, quando faltava apenas *DUAS* semanas para Deus *LIBERTÁ-LOS*, Ele mandou que Moisés e Arão começassem a *MARCAR* o *INICIO* de um *NOVO CALENDÁRIO*. Aquele *MÊS*, o *MÊS* da *LIBERTAÇÃO* do Egito, seria considerado o *PRIMEIRO MÊS* do *ANO* e aquele *DIA*, o *DIA* que Moisés e Arão receberam a ordem, seria o *PRIMEIRO DIA DO ANO*. Ou seja, Deus estabeleceu que a *CONTAGEM* do *CALENDÁRIO* de Israel tivesse a *LIBERTAÇÃO* do Egito como *PONTO* de *PARTIDA* (Ex 12:1-3). Amanhã continuaremos se o Deus de Israel permitir.
20 de Fevereiro de 2020
Tudo está *SINTONIZADO* com o plano *REDENTOR* de Deus, a *LIBERTAÇÃO* do povo de Israel, ficou marcada de tal maneira que quando Deus se refere a *SEGUNDO MÊS*, usando como base a *SAÍDA* de Israel “Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da congregação, no *PRIMEIRO* dia do segundo *MÊS*, no *SEGUNDO ANO* da sua *SAÍDA* da terra do Egito, dizendo” (Nm 1:1). Da mesma maneira quando se *REFERE* ao *TERCEIRO MÊS*, “Ao terceiro *MÊS* da *SAÍDA* dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai” (Ex 19:1). O *PONTO* de *PARTIDA* para a *CONTAGEM* dos demais *MESES* era a *SAÍDA* do Egito. Assim encontramos a orientação e *DATA* para *CELEBRAR* a *PÁSCOA*, que deveria acontecer *ANUALMENTE* no dia *14* do primeiro *MÊS* (Ex 12:6), o ponto de referência para que esse *DIA* específico fosse tratado como o décimo-quarto *DIA* era a contagem que havia *COMEÇADO* quando Moisés e Arão receberam a ordem de Deus para *MARCAR* o início de um *NOVO CALENDÁRIO* (Êxodo 12:1-2). Ou seja, a partir do dia determinado por Deus quando “falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo *MÊS* vos será o *PRINCIPIO* dos *MESES*”, os israelitas deveriam contar *14* dias para determinar a *DATA* da *PÁSCOA*, pois ela deveria ser celebrada *ANUALMENTE* no *”DÉCIMO QUARTO DIA DESTE MÊS”* (Ex 12:6). Amanhã continuaremos com a permissão do Pai, esse assunto de extrema necessidade para o conhecimento do leitor.
21 de Fevereiro de 2020
Continuando nosso assunto de ontem, vimos que a *BASE* das festas judaicas tem o mesmo *PONTO* de referência (a libertação do povo Israel). Por exemplo, a Festa dos Tabernáculos deveria ser celebrada “aos quinze dias deste mês sétimo” (Lv 23:34). O mês sétimo é o mês de *JULHO*? Não! Pois não é o sétimo *MÊS* do nosso *CALENDÁRIO*, mas é o *SÉTIMO* em relação ao *MÊS* da *LIBERTAÇÃO* da *ESCRAVIDÃO* do Egito. A data de Êxodo 12:1-2 era a *BASE* para *DETERMINAR* todas as *OUTRAS DATAS*. Embora a *LIBERTAÇÃO* do Egito fosse o ponto de referência *INICIAL* para chamar cada *DIA* ou *MÊS* de primeiro, segundo, terceiro, etc. A *CONTAGEM* do tempo não deixava de ser, como desde o princípio do mundo, baseada na *POSIÇÃO* e no *MOVIMENTO* dos *ASTROS*. Ou seja, para determinar se um *DIA* já tinha passado, o israelita dependia da observação do *MOVIMENTO* da *TERRA* em relação ao *SOL*. Se um povo vai chamar *ESSE* ou *AQUELE DIA* de primeiro, segundo ou terceiro, depende de outras considerações, mas para saber se um determinado período de tempo tem a duração de um *DIA* ou de um *ANO*, isso depende do *MOVIMENTO* da *TERRA* em relação ao *SOL. Como Deus é preciso!!! Como não crer num Deus tão maravilhoso e amoroso? Amanha continuaremos se o Criador permitir.
22 de Fevereiro de 2020
Continuando nosso assunto de ontem, vimos que a *BASE* das festas judaicas tem o mesmo *PONTO* de referência (a libertação do povo Israel). Por exemplo, a Festa dos Tabernáculos deveria ser celebrada “aos quinze dias deste mês sétimo” (Lv 23:34). O mês sétimo é o mês de *JULHO*? Não! Pois não é o sétimo *MÊS* do nosso *CALENDÁRIO*, mas é o *SÉTIMO* em relação ao *MÊS* da *LIBERTAÇÃO* da *ESCRAVIDÃO* do Egito. A data de Êxodo 12:1-2 era a *BASE* para *DETERMINAR* todas as *OUTRAS DATAS*. Embora a *LIBERTAÇÃO* do Egito fosse o ponto de referência *INICIAL* para chamar cada *DIA* ou *MÊS* de primeiro, segundo, terceiro, etc. A *CONTAGEM* do tempo não deixava de ser, como desde o princípio do mundo, baseada na *POSIÇÃO* e no *MOVIMENTO* dos *ASTROS*. Ou seja, para determinar se um *DIA* já tinha passado, o israelita dependia da observação do *MOVIMENTO* da *TERRA* em relação ao *SOL*. Se um povo vai chamar *ESSE* ou *AQUELE DIA* de primeiro, segundo ou terceiro, depende de outras considerações, mas para saber se um determinado período de tempo tem a duração de um *DIA* ou de um *ANO*, isso depende do *MOVIMENTO* da *TERRA* em relação ao *SOL. Como Deus é preciso!!! Como não crer num Deus tão maravilhoso e amoroso? Amanha continuaremos se o Criador permitir.
22 de Fevereiro de 2020
Sempre em continuidade do dia anterior, essas marcações são importantes para verificação de *DATAS* no Novo Testamento. Repito: *TUDO* na Bíblia está *INTERLIGADO*! Nós que não conseguimos *IDENTIFICAR* a *PRECISÃO* de Deus nos *FATOS*. O *CALENDÁRIO* judaico (bíblico), tinha uma maneira diferente de marcar o *INÍCIO* do *MÊS*. Vejamos: Assim como a duração de um dia baseia-se no movimento da *TERRA* em relação ao *SOL*, a duração de um mês baseia-se no movimento da *LUA* em relação à *TERRA*. A duração de um *MÊS* é baseada no tempo aproximado necessário à *LUA* para efetuar uma volta ao redor da *TERRA*. Em nosso *CALENDÁRIO MODERNO*, há uma quantidade predeterminada de *DIAS* para cada *MÊS*. Por exemplo, o *MÊS* de setembro sempre tem *30 DIAS* e o *MÊS* de dezembro sempre tem 31 dias. Em *ISRAEL*, a *DURAÇÃO* de um *MÊS* não era predeterminada, mas era baseada na *APARIÇÃO* da *LUA NOVA*. A palavra hebraica para se referir a um mês é *(חֹדֶשׁ / chôdesh)*, que significa *LUA NOVA*. Então, o *NOVO MÊS* começa quando o primeiro crescente visível da lua aparece pela primeira vez. Isso faz com que o mês tenha 29 ou 30 dias. Tudo do Criador é perfeito, até a sua matemática. Até amanhã com a permissão do Pai.
23 de Fevereiro de 2020
Quem *TEME* ao Criador, fica *IMPRESSIONADO*, como Deus *CONTROLA* a história, sem *PERDER* o rumo do plano *REDENTOR*, mas ao mesmo tempo, mesmo sendo *SOBERANO*, respeita a *VONTADE* humana. Ele orienta nos *MÍNIMOS* detalhes e permite que aqueles que não querem *OBEDECER*, paguem por querer *DESACATAR* suas ordens. Até os *DETALHES* da realização *CERIMONIAL* são todos previstos por Deus. É mencionado o *NUMERO* de participantes da *FAMÍLIA*, se é pequena, ou se é grande, o *ANIMAL* a ser *SACRIFICADO*, se vai ser um *CORDEIRO* ou um *CABRITO*. Por ser um *TIPO* do sacrifício de Cristo, teria algumas características, deveria ser sem defeito, macho, de um ano, assado (o assar elimina a gordura e não necessita de água), junto com ervas amargas (associando-as com o sofrimento – Lm 3:15) e com pães asmos, que deveriam ser comidos para se lembrar a pressa durante o Êxodo. Era a *PRIMEIRA* festa *(PÁSCOA*) do povo Hebreu. Ela foi comemorada pela *PRIMEIRA* vez na véspera da *SAÍDA* do povo judeu da terra do Egito. Anos mais *TARDE*, seria comemorada a *ÚLTIMA*, mas o *CORDEIRO PASCOAL* seria o *PRÓPRIO SENHOR JESUS*. Até amanhã se o *CORDEIRO de DEUS permitir!
24 de Fevereiro de 2020
Deus *ORDENA* que o povo Hebreu, celebre a páscoa *ANTES* de *SAÍREM* do Egito. O normal é *COMEMORAR* a *VITÓRIA* depois da *BATALHA*, mas Deus ordenou *FESTEJAR* a *LIBERTAÇÃO* do povo antes mesmo que *OCORRESSE*. Quantos já fizeram preparativos para comemorar algo do tipo: (campeonato de futebol, gincana na escola e outros), mas o *RESULTADO* não foi o *ESPERADO*, frustando assim a *FESTIVIDADE*. Mas essa era a *FESTA* da *PÁSCOA*: comemorada antes da luta! Isso *SIGNIFICA* que é de Deus que *VEM* a nossa *VITÓRIA*! Ele tem controle sobre *TUDO* e sobre *TODOS*. Com *ELE* sim, com *ELE* comemoramos a *VITÓRIA* antes da *GUERRA*! Paulo disse: “Posso *TUDO* naquele que me fortalece”. Em Cristo não somos apenas vencedores, somos mais do que vencedores. Deus é *SOBERANO*, Ele não pode perder, sendo assim, se estivermos *NELE*, também seremos vencedores. Poderemos *COMEMORAR* antes da *LUTA*?! Se tivermos *FÉ*, alcançaremos mais *ALMAS* a cada *ANO*, começaremos *NOVOS* trabalhos, preparamos *NOVOS* obreiros, *DESAFIAREMOS* mais o povo a ofertar para *SUSTENTO* da obra missionária. Devemos *PARAR* e *MEDITAR*. Tenho *FÉ* suficiente para *COMEMORAR VITÓRIA ANTES DE VER O RESULTADO? Até amanhã, com a permissão do *AUTOR* e *CONSUMADOR* de nossa *FÉ*.
25 de Fevereiro de 2020
Vamos começar o estudo mais profundo de Êxodo 12, se o *LEITOR* conseguir *ACOMPANHAR*, vai notar como é *PROFUNDO* esse capítulo e como tem um *PARALELISMO* com os evangelhos. O verso três do capítulo 12 diz: “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um *CORDEIRO*, segundo as casas dos pais, um *CORDEIRO* para cada família” (Ex 12:3). Já a tradução da *TORÁ* fica assim: “Fala a toda a congregação de Israel, dizendo: No dia dez deste mês, tome para si, cada *HOMEM*, um cordeiro para cada família, um cordeiro para cada casa” (Ex 12:3 tradução da TORÁ). Por que mencionei essas duas traduções, por causa da palavra *HOMEM*. Algo *IMPRESSIONANTE* e *CURIOSO* aparece no versículo acima. No Hebraico, o vocábulo *(זָכָר = macho)* e o vocábulo *( אִישׁ = homem/masculino)*. O que *IMPRESSIONA* em Êxodo 12:3 é que, o texto *CORRETO GRAMATICAMENTE*, na lógica humana seria: *( זָכָר שֶׂה )*, ou seja, *CORDEIRO MACHO*. Entretanto, aparece no original Hebraico, *(אִישׁ שֶׂה)* ou seja, ao pé da letra, *HOMEM CORDEIRO*. Como a Palavra de Deus é *PERFEITA e COMPLETA*, amanhã, se Deus permitir, veremos o por que de tal *EXPRESSÃO*.
26 de Fevereiro de 2020
Ontem terminamos a meditação falando sobre o *HOMEM CORDEIRO*, quanto mais me *APROFUNDO* nos estudos, encontro os *MISTÉRIOS* da Bíblia, e mais *APAIXONADO* fico pelos *ESCLARECIMENTOS* do Pai. Hoje mostraremos o por que do texto hebraico estar assim. Certamente, na *SOBERANIA* divina, tal colocação não é *ACIDENTAL* e sim *INTENCIONAL*! No evangelho de João, o profeta João, o Batista, ao mencionar a pessoa do Senhor Jesus disse: “Eis o *CORDEIRO de DEUS*, que tira o *PECADO* do mundo” (Jo 1:29). Como sabemos no Antigo Testamento, tudo *APONTAVA* para o Novo Testamento. O *HOMEM* de quem o *BATISTA* disse que não era *DIGNO* de *DESATAR* as sandálias era um *CORDEIRO* tranquilo, o *LIBERTADOR* prometido a cerca de *QUATRO MIL ANOS*, era apresentado como um simples *CORDEIRO*!? Aquele que iria *LIBERTAR* Israel e toda *HUMANIDADE* era reconhecido como um *CORDEIRO*?! Que contraste! O final da frase complicou ainda mais o pensamento daquela multidão *”QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”*. Um *CORDEIRO* que tira pecado?! Como pode ser isso? Somente *AQUELES* que tem a *SEMENTE*, os *NASCIDOS* de *NOVO*, podem entender essa *FRASE*. Só é possível tal entendimento *PELA FÉ*. Talvez agora você entenda porque *HOMEM CORDEIRO* em Êxodo 12:3. Não posso desenvolver um *ENSINO* agora completo sobre essa *FRASE* do *BATISTA*, mas estudaremos no *FUTURO*, pense e reflita na *PROFUNDIDADE* do assunto. Até amanhã se o *CORDEIRO de DEUS* permitir.
27 de Fevereiro de 2020
Outra característica do *CORDEIRO PASCOAL* que é semelhante ao Nosso *LIBERTADOR JESUS CRISTO* é que não podia ter *DEFEITO*. O *CORDEIRO* não podia ter deformidade, distorção, falha, mancha (figura de Cristo, sem pecado). O cordeiro pascal não poderia ter a mais insignificante *MANCHA* ou *DEFEITO*; tinha quer ser *PERFEITO* para o *SACRIFÍCIO*. Jesus *NUNCA* apresentou *DEFEITO* algum. Mesmo na *CRUZ*, nenhum dos seus *OSSOS* foi *QUEBRADO*. Só um *CORDEIRO* perfeito para *APLACAR* a *IRA* de Deus contra o *PECADO* e assim aceitar como *SACRIFÍCIO*. “O *CORDEIRO* ou *CABRITO*, será sem *MÁCULA*, um *MACHO* de um ano, o qual tomareis das *OVELHAS* ou das *CABRAS*.” (Ex 12:5). Era necessário que cada pai de família tirasse do rebanho, um *CORDEIRO* de um ano sem nenhum *DEFEITO* físico, ou *ENFERMIDADE*, e o *SEPARASSE* por quatro dias para ser minuciosamente *EXAMINADO*. Se durante este período o animal apresentasse alguma deformidade *DEVERIA SER DESCARTADO* imediatamente. “Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.” (I Pe 1:19). Só o *CORDEIRO de DEUS*, poderia ter um *SANGUE PERFEITO*, para nos *LIBERTAR* da *IRA* do Criador e da condenação eterna. Se entregue a Jesus Cristo, enquanto há esperança. Até amanha se o *CORDEIRO de DEUS* permitir.
28 de Fevereiro de 2020
No versículo *QUATRO* encontramos que esta seria uma cerimônia *FAMILIAR*, a menos que a família fosse pequena demais. “Mas se a família for *PEQUENA* para um *CORDEIRO*, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao *CORDEIRO*” (Ex 12:4). De acordo com os ensinos judaicos, pequena demais significava com *MENOS* de *DEZ* pessoas (Targum Jonathan). Conforme o que cada um puder comer. Deviam *CALCULAR* quanto cada um poderia *COMER* e assim determinar se deviam se *REUNIR* com alguma outra *FAMÍLIA*. O zelo de Deus e a *VALORIZAÇÃO* da *FAMÍLIA* vem desde quando o homem veio à existência. Uma *NAÇÃO* que não *VALORIZA* a *FAMÍLIA* esta *FADADA* a *DESAPARECER*. Um *PAÍS* onde seus *GOVERNANTES* não *ENALTECEM* a *FAMÍLIA*, o *FUTURO* será *CALAMITOSO*. Satanás sempre será *CONTRA* a *FAMÍLIA*, inventando ideologia de gênero, tentando mudar o *CASAMENTO HÉTERO*. O *CASAMENTO EXISTE* por causa da *FAMÍLIA* que se *GERA* pela *FILIAÇÃO* e esta supõe *NATURALMENTE* a *HETEROSSEXUALIDADE*. Amanhã continuaremos se Deus permitir.
29 de Fevereiro de 2020
O capítulo 12 de Êxodo é um *RETRATO* do plano *REDENTOR* de Deus, no verso 5 volta o assunto para o *CORDEIRO*, centro de todo *ASSUNTO* que o Criador queria passar para Israel. Vejamos: “Cordeiro sem defeito, macho, da idade de um ano será para vós; dos carneiros e das cabras haveis de tomá-lo” (Ex 12:5). O paralelismo desse *CORDEIRO* com o *CORDEIRO de DEUS* *(JESUS CRISTO)* é impressionante. Não quero ser repetitivo, mas preciso *RECAPITULAR* para que nenhum leitor esqueça. O *CORDEIRO* precisava ser *MACHO*, o *CORDEIRO de DEUS* era homem (MACHO); também precisava ser sem defeito, o *CORDEIRO de DEUS* era e é impecável! O *CORDEIRO* do Êxodo precisava ser separado para avaliação por cerca de quatro dias… O *CORDEIRO de DEUS*, Jesus Cristo foi avaliado por Anás, Caifás, Herodes e Pilatos, nenhum deles encontrou *FALHA* no *CORDEIRO de DEUS*, Jesus era o *SACRIFÍCIO PERFEITO* “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hb 4:15) e ainda “Nem por *SANGUE* de bodes e bezerros, mas por seu *PRÓPRIO SANGUE*, entrou uma vez no santuário, havendo *EFETUADO* uma *ETERNA REDENÇÃO*” (Hb 9:12). Amanhã continuaremos se o Pai permitir!!!