MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1112 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira
No verso 20, encontramos um vocábulo que quero destacar “E fará a este novilho, como fez ao novilho da EXPIAÇÃO; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será PERDOADO o PECADO”. Esse vocábulo em Hebraico (וְכִפֶּר) pode ser traduzido por (perdoar, desculpar; apaziguar; expiar, reparar), mas seu principal significado é COBRIR. O sangue de Cristo faz essa função em cada PECADOR quando se arrepende “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:7). O animal SUBSTITUÍA temporariamente a culpa do PECADO, mas o SACRIFÍCIO de Cristo, substitui ETERNAMENTE a culpa do pecado. Que você reconheça logo esse sacrifício e o PLANO REDENTOR que Deus preparou para resgatar os pecadores.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1113 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Qual a diferença entre as OFERTAS de CHEIRO SUAVE e as OFERTAS PELO PECADO, considerado fora do grupo de CHEIRO SUAVE?
É simples, as OFERTAS de CHEIRO SUAVE, eram voluntárias, mas a OFERTA PELO PECADO é uma exigência de Deus. Essa oferta requer CONFISSÃO! “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9). O arrependimento leva a CONFISSÃO, algo exigido por Deus de cada PECADOR para assim se obter o PERDÃO. Na verdade, o SACRIFÍCIO é uma prova de arrependimento, se não houvesse, o PECADOR não realizaria a OFERTA PELO PECADO.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1114 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
A FONTE de toda VIDA, está em Deus! Não existe vida fora de Deus! Não existem CRIATURAS autónomas*, não existe nenhum ser com capacidade de ter vida fora de Deus. Tudo que tem vida está ligado a FONTE que é DEUS. Se todo pecado exige sangue para expiação, exige que uma vida seja confiscada.
Então, entenda, Deus nos perdoou porque houve um substituto em nosso lugar. O pecado de Adão e Eva, gerou uma dívida em toda a humanidade, que tem que ser paga inevitavelmente. Deus observa o seres humanos e não passa a mão por cima de ninguém, a conta precisa ser paga, por isso que no Velho Testamento, eram ensinados os SACRIFÍCIOS. O sacrifício é EXPIATÓRIO, feito no lugar do pecador com o CUSTO de outra VIDA. No entanto, o SANGUE de animais, conforme o escritor de Hebreus, não pode aperfeiçoar para sempre o ofertante. Foi necessário um sacrifício perfeito e este se deu na pessoa de Jesus Cristo.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1115 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Quando lemos Hebreus 10, temos uma compreensão maior do assunto: “Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho(No princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez” (Hb 10:4-10). Com esses versos, compreendemos que nossos pecados foram pagos! Jesus foi punido em nosso lugar. O custo do PECADO é a MORTE. Jesus não simplesmente perdoou, mas pagou em meu lugar.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1116 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Mudamos de capítulo no livro de LEVÍTICO, mas não mudamos de assunto, pois o conteúdo continua o mesmo, SACRIFÍCIO e OFERTAS. O que notamos também, é que a cada capítulo os assuntos se tornam mais empolgantes. Entre tantas lições nesse capítulo, aqui nós vamos ver os pecados ocultos, mas que também tem sua carga de consequência. Vejamos: “E quando alguma pessoa pecar, ouvindo uma voz de blasfêmia, de que for testemunha, seja porque viu, ou porque soube, se o não denunciar, então levará a sua iniquidade” (Lv 5:1). Quem não confessar um pecado visto por alguém, levará na alma o peso da culpa. Observamos aqui a ONIPRESENÇA de Deus, Ele tanto VÊ como também ESTÁ em todos os lugares. Se você sabe do pecado de alguém e não apresenta a autoridade ECLESIÁSTICA, você tornou-se CÚMPLICE. E sendo CÚMPLICE, carregará também aquela culpa. Tratar pecado não é sinônimo de FOFOCA e sim atitude de um CRENTE VERDADEIRO.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1117 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Na sequência do capítulo 5 de LEVÍTICO, encontramos outros pecados que poderiam ficar ocultos, mas que Deus não deixa. Veja: “Ou, quando alguma pessoa tocar em alguma coisa imunda, seja corpo morto de fera imunda, seja corpo morto de animal imundo, seja corpo morto de réptil imundo, ainda que não soubesse, contudo será ele imundo e culpado. Ou, quando tocar a imundícia de um homem, seja qualquer que for a sua imundícia, com que se faça imundo, e lhe for oculto, e o souber depois, será culpado” (Lv 5:2-3). Encontramos aqui o exemplo da contaminação cerimonial acidental. Quando alguém acidentalmente tocasse em um animal imundo, selvagem ou domesticado, ou em alguma coisa rastejante era culpado. Mesmo sendo acidental, o homem ficava imundo e não poderia ser tocado por outros. Mais uma vez encontramos a ONIPRESENÇA e PRESCIÊNCIA divina. Não há como ocultar algo de Deus.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1118 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Ainda temos um terceiro exemplo sobre pecados OCULTOS. Vejamos: Ou, quando alguma pessoa JURAR, pronunciando temerariamente com os seus LÁBIOS, para fazer MAL, ou para fazer BEM, em tudo o que o homem pronuncia temerariamente com JURAMENTO, e lhe for OCULTO, e o souber depois, CULPADO será numa destas coisas” (Lv 5:4).
Mesmo sendo pecado OCULTO, Deus apresenta um tipo de OFERTA para o devido PECADO. A OFERTA pelo pecado revela que o pecado é terrível, e o PECADOR merece ser punido; contudo, Deus tem um PLANO para que o CULPADO seja ABSOLVIDO.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1119 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
O pecado da ignorância, não ausenta a culpa de cada CRIATURA. Exemplo: Se o condutor de um veículo, passando por certa rodovia, a uma velocidade acima da placa permitida, e um guarda daquela rodovia o parar, e ele alegar não ter visto a PLACA de SINALIZAÇÃO, essa desculpa seria o suficiente para cancelar a MULTA aplicada? Não!
Então entenda que o pecado por IGNORÂNCIA ou pecado OCULTO tem seu PREÇO. Ignorância não JUSTIFICA pecados. Ser ignorante não é solução e sim a perdição. Portanto, conheça a Cristo e Seu plano de salvação!
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1120 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Quando o pecado era na questão DÍZIMOS o assunto ficava mais sério, e só uma oferta pelo PECADO não era suficiente. Vejamos: “E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Quando alguma pessoa cometer uma transgressão, e pecar por ignorância nas coisas sagradas do Senhor, então trará ao Senhor pela expiação, um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação em siclos de prata, segundo o siclo do santuário, para expiação da culpa. Assim restituirá o que pecar nas coisas sagradas, e ainda lhe acrescentará a quinta parte, e a dará ao sacerdote; assim o sacerdote, com o carneiro da expiação, fará expiação por ele, e ser-lhe-á perdoado o pecado” (Lv 5:14-16).
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1121 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Cometer ofensa e pecar por IGNORÂNCIA nas coisas sagradas do SENHOR, como exemplo não ofertar das primícias e dizimar, também é pecado. RETER ou DIMINUIR, ou pagar menos do que era devido era considerado PECADO. Veja que não era SUFICIENTE trazer o CARNEIRO para SACRIFÍCIO, mas DEVOLVER o que deixou de DAR das coisas sagradas, e ainda ACRESCENTAR 1/5 do valor. A intenção de Deus por trás de todas essas orientações, é de que sejamos um povo muito unido, interessado no bem estar de nossos semelhantes e andar firmes em Seus princípios.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1122 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
As coisas do Senhor são PLANEJADAS, ORGANIZADAS e DETALHADAS. Vimos vários tipos de SACRIFÍCIO e OFERTAS, e agora no capítulo 6 de LEVÍTICO, aprenderemos com o Senhor a organização para tais sacrifícios, meditaremos na LEI do HOLOCAUSTO. Mas antes, nos primeiros versos, temos mais uma lição sobre reconhecimento de erros. Os primeiros versos nos ensinam que quando uma pessoa peca e seu erro trás danos a outra pessoa, não basta somente pedir perdão, mas é necessário pagar o dano com algo mais. Isso é um ensino que nossa sociedade não vive. “Será pois que, como pecou e tornou-se culpado, restituirá o que roubou, ou o que reteve violentamente, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou, ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá no seu todo, e ainda sobre isso acrescentará o quinto; àquele de quem é o dará no dia de sua expiação. E a sua expiação trará ao Senhor: um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação, para expiação da culpa trará ao sacerdote” (Lv 6:4-6).
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1123 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
O exemplo que mencionei ontem é sobre o personagem Zaqueu. Vejamos: “E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão” (Lc 19:1-9). Quando Zaqueu encontrou a VERDADE, JESUS CRISTO, seu pensamento mudou, ele agora queria RESTITUIR todas as pessoas que um dia ele havia ROUBADO ou causado outro dano qualquer. Quem dera nossa sociedade ou no mínimo a geração cristã, agisse assim.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1124 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Hoje começaremos a meditar sobre a LEI do HOLOCAUSTO.
Vejamos: “Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a LEI do HOLOCAUSTO; o HOLOCAUSTO será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o FOGO do ALTAR arderá nele. E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho, sobre a sua carne, e LEVANTARÁ a CINZA, quando o fogo houver consumido o HOLOCAUSTO sobre o altar, e a porá junto ao altar” (Lv 6:8-10). O sacerdote tinha a obrigação LEVANTAR a CINZA. Um fogo só permanece aceso se a CINZA FOR REMOVIDA. Assim é a nossa vida, a chama só permanecerá acesa se a cinza for removida. Qual cinza precisa ser REMOVIDA de sua vida?
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1125 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Como na nossa vida, devemos mover aquela CINZA “Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a CINZA fora do arraial para um lugar limpo. O *FOGO que está sobre o altar arderá nele, NÃO SE APAGARÁ; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas” (Lv 6:11-12). Depois de mover a CINZA, temos a confirmação que o fogo NÃO SE APAGARÁ. Só que ainda é necessário algo da parte do SACERDOTE, ele precisa COLOCAR LENHA A TODA MANHÃ. Agora a pergunta é, VOCÊ ESTÁ ALIMENTANDO A CHAMA DIARIAMENTE? Você colocou LENHA na chama? A chama de missões deve estar sempre fervendo em seu coração.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1126 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Quando você MOVER a CINZA e alimentar o FOGO diariamente, o resultado será o seguinte: “O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará” (Lv 6:13). O FOGO não se APAGARÁ. Assim deve ser a vida de uma pessoa crente, a CHAMA deve permanecer acesa. A CHAMA de AMOR; A CHAMA da ESPERANÇA; A CHAMA da OBEDIÊNCIA; A CHAMA da FÉ; A CHAMA de MISSÕES e a CHAMA da DOUTRINA. Existem várias outras, mas como estão estas em sua vida? Limpe a CINZA, senão a CHAMA se apaga. Mas depois de retirar as CINZAS, lembre-se tem que manter a LENHA, combustível que vai manter o FOGO ACESO. Deus é perfeito em tudo, e muito detalhista.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1127 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Nesse capítulo 6, encontramos cerca de cinco vezes a exortação para que os SACERDOTES mantivessem as CHAMAS ACESAS. Por quais razões isso deveria ocorrer? Primeiro: O FOGO ORIGINAL do altar vinha de Deus “Porque o FOGO saiu de DIANTE do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o ALTAR; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces” (Lv 9:24); Essa origem SOBRENATURAL do FOGO no ALTAR serve para nos ENSINAR que se um SACRIFÍCIO pode ser feito pelo HOMEM, é SÓ a GRAÇA de Deus que o CONSOME, que o torna ACEITÁVEL, que faz dele um meio de EXPIAÇÃO. Nenhum FOGO feito pelo HOMEM poderia ser USADO no ALTAR do SENHOR, e por isso mesmo é que era tão importante que os sacerdotes conservassem sempre ACESA A CHAMA que veio a existir de maneira tão NOTÁVEL.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1128 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
O pecado de oferecer sacrifícios com FOGO ESTRANHO, fogo ATEADO pelos homens e não o ORIGINAL por Deus, foi justamente o que PROVOCOU a morte de NADABE e ABIÚ. Vejamos: “E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor” (Lv 10.1-2). Deus não aceita mudança naquilo que Ele DETERMINOU! Deus deixou tudo escrito DETALHADAMENTE como deve ser feito todo PROCESSO de SACRIFÍCIO e OFERTA. Não adianta tentar mudar a forma de CULTO a Deus, a verdadeira ADORAÇÃO, parte de um coração QUEBRANTADO, por isso só os SALVOS sabem o que é um culto de verdade.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1129 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
O SEGUNDO MOTIVO, pelo qual os SACERDOTES deveriam manter o FOGO aceso era: A chama perpétua significava a ETERNA adoração a Deus; e o TERCEIRO MOTIVO era: O FOGO que nunca se APAGAVA simbolizava a necessidade CONTÍNUA de EXPIAÇÃO e RECONCILIAÇÃO com Deus, o que era o PROPÓSITO das OFERTAS. Como as cinzas eram retiradas do altar a cada manhã, a CHAMA provavelmente estava em seu ponto mais baixo neste momento. Depois, era RENOVADA com LENHA. Então, o HOLOCAUSTO era arrumado sobre o FOGO, seguido das outras OFERTAS durante o dia. Tudo tinha seu PROPÓSITO, nada da parte de DEUS é aleatório. Quais são os propósitos para as coisas que você praticou hoje?
Pense!
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1130 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Só REVISANDO aquilo que já vimos sobre OFERTAS nos capítulos anteriores e agora comparando com o capítulo 6, as ordens serão diferentes, mas as OFERTAS são as mesmas.
🔹A OFERTA QUEIMADA (Levítico 6:8-13; ver 1:1-17),
🔹A OFERTA de CEREAIS (Levítico 6:14-23; ver 2:1-16),
🔹A OFERTA PELO PECADO (Levítico 6:24-30; ver 4:1; 5:13),
🔹A OFERTA PELA CULPA (Levítico 7:1-10; Levítico 5:14; 6: 7) e
🔹A OFERTA de PAZ (Levítico 7:11-38; ver Levítico 3:1-17).
Encontramos as limitações em todas as OFERTAS e SACRIFÍCIOS apresentado até agora. O sistema sacrificial mostrou o PECADO com todo o seu HORROR e ensinou às pessoas quão SÉRIO era o PECADO, mas também MOSTROU que não tinha SOLUÇÃO COMPLETA para o PROBLEMA. Somente UM sacrifício PERFEITO, poderia aplacar a ira do TODO PODEROSO, era do seu PRÓPRIO FILHO!
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1131 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Mais uma lição aqui nesse capítulo, é sobre a santidade. Todo HOMEM entre os filhos de Arão COMERÁ da OFERTA de MANJARES. Segundo o texto BÍBLICO, isso era uma ORDEM de ESTATUTO PERPÉTUO, um mandamento que teria de ser obedecido por toda a eternidade ou por todo o tempo enquanto os sacrifícios fossem oferecidos. “Todo o homem entre os filhos de Arão comerá dela; estatuto perpétuo será para as vossas gerações das ofertas queimadas do Senhor; todo o que as tocar será santo” (Lv 6:18) No entanto, apenas aqueles que foram feitos santos, consagrados a Deus, podiam tocar ou usar as porções sacrificiais reservadas, como afirmava o estatuto: “TODO O QUE AS TOCAR SERÁ SANTO”. Como é bom ser separado por Deus e fazer parte de um grupo onde a SANTIDADE reina. Você está no grupo dos SANTOS?
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1132 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Essas regras que estamos apresentando nesse contexto, abrange mais a classe SACERDOTAL, mas não deixa de fora todos aqueles que temem ao Senhor. Perceba que algum tipo de OFERTA, poderia agir de uma maneira, mas já em OUTRO TIPO, as regras eram diferentes.
Algumas ofertas, os SACERDOTES tinham o direito de COMER, seguindo as regras que só poderia ser feito no LUGAR SANTO. Já a OFERTA PELO PECADO era levado à tenda da congregação, pois ninguém podia beneficiar-se de uma oferta feita para expiação de seu próprio pecado. Assim, os sacerdotes eram PROIBIDOS de comer a carne dessa oferta. Quando se tratava de OFERTA envolvendo SANGUE, tinha padrões diferentes. O sangue da oferta pelo pecado servia para a expiação daquele que levava a oferta; como tal, era SAGRADO e tinha um propósito ESPECÍFICO e SANTO. O SANGUE só podia ser LAVADO das VESTES no lugar SANTO. Isso tudo apontando para o SANGUE precioso que JESUS um dia derramaria na CRUZ, por causa dos meus e de seus pecados.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1133 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Antes de passarmos para o capítulo 7, quero fazer um comentário:
Diante de tudo que já estudamos sobre as OFERTAS e SACRIFÍCIOS, um dos objetivos era que Deus queria estar perto de seu POVO. O livro de LEVÍTICO mostra um Deus SANTO convidando um povo PECADOR para viver em Sua PRESENÇA através de uma série de rituais que envolviam as OFERTAS e os SACRIFÍCIOS. É importante ter em mente que em cada uma das ofertas, Deus procura se aproximar do pecador. Foi exatamente isso que ocorreu quando Cristo morreu e ressuscitou!!! Quando um PECADOR reconhece seus PECADOS e sua SENTENÇA de condenação ao INFERNO, quando há arrependimento verdadeiro, Deus o recebe. Voltamos a presença do ETERNO e nada mais pode nos separar.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1134 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
O capítulo 7 de LEVÍTICO apresenta em maior destaque a lei da OFERTA PELA CULPA e a lei das OFERTAS PACÍFICAS. O que significa isso? Resumindo expiação, comunhão e gratidão. Nos versos 3 a 5, destacarei o vocábulo GORDURA, pois farei um comentário sobre isso. “E dela se oferecerá toda a sua GORDURA; a cauda, e a GORDURA que cobre a fressura. Também ambos os rins, e a GORDURA que neles há, que está junto aos lombos, e o redenho sobre o fígado, com os rins se tirará; E o sacerdote os queimará sobre o altar em oferta queimada ao Senhor; expiação da culpa é”.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1135 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
O procedimento da queima de toda GORDURA era feita da mesma forma que a queima do sacrifício pacífico, que já foi mencionado em (LEVÍTICO 3:9-11). A GORDURA era considerada a MELHOR parte da carne. Por ser a MELHOR parte da CARNE, não podia ser CONSUMIDA pelo ADORADOR e nem pelo SACERDOTE. Em vez disso, tinha de ser oferecida ao Senhor. Devemos rever o que OFERECEMOS ao Senhor. Na maioria das vezes, OFERECEMOS o PIOR e não o MELHOR.
🔹Pense em nosso TEMPO, damos o melhor do mesmo a Deus?
🔹Pense na SAÚDE, damos o melhor do nosso físico na obra do Senhor?
🔹Quanto tempo gastamos com leitura e estudo das Sagradasj Escrituras?
🔹Quanto investimos na obra MISSIONÁRIA?
Repense em dar o melhor para Deus, pois Ele deu o MELHOR, que foi seu FILHO, para nos salvar.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1136 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Um carro precisa de gasolina, álcool, diesel e/ou outros. Isso é o que chamamos de combustível para o funcionamento do carro. Sem o combustível, o carro para. O CORPO humano, também precisa de COMBUSTÍVEL, mas não aqueles usados em carro, os COMBUSTÍVEIS do corpo humano são, GORDURA e AÇÚCAR. Sem os mesmos, o CORPO para. Claro que tudo em sua proporção correta, nada de exagero. Note que a GORDURA está diretamente ligada as necessidades do CORPO. Por isso, a GORDURA é uma parte ESPECIAL, não poderia ser consumida, deveria ser OFERECIDA a Deus.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1137 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Encontramos aqui, como deve ser a VIDA daqueles que Deus chamou para o MINISTÉRIO. Como deveriam ser sustentados e ter uma vida DIGNA. “Também toda a oferta amassada com azeite, ou seca, será de todos os filhos de Arão, assim de um como de outro” (Lv 7:10). Os SACERDOTES dedicavam sua VIDA ao serviço da obra e adoração a Deus, mas o BEM-ESTAR destes e de suas FAMÍLIAS dependia dos mantimentos recebidos dos sacrifícios. Este princípio continua válido: nenhuma pessoa chamada para servir o povo de Deus deve ser impedida de ter uma vida digna. Para algumas IGREJAS, pastores, missionários, obreiros e outros, deveriam MENDIGAR o PÃO. Já a BÍBLIA ensina ao contrário, esses servos devem term uma vida DIGNA. Quanto mais a IGREJA faz investimento na vida de seu PASTOR, mais ela é ABENÇOADA por DEUS.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1138 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Ainda encontramos no capítulo 7 de LEVÍTICO, uma OFERTA de agradecimento. Algo que deveríamos fazer rotineiramente, pois o CRIADOR merece muito mais do que nosso simples agradecimento. “Se o oferecer por oferta de ação de graças, com o sacrifício de ação de graças, oferecerá bolos ázimos amassados com azeite; e coscorões ázimos amassados com azeite; e os bolos amassados com azeite serão fritos, de flor de farinha” ( (Lv. 7:12). Encontramos aqui uma confissão da dependência da GRAÇA e da MISERICÓRDIA divina feita pelo ADORADOR (HUMANO), e um louvor ao Deus vivo. Só estou escrevendo nesse exato momento, por causa da GRAÇA do SOBERANO, você só vai receber essa MEDITAÇÃO, por causa do AMOR DIVINO. Temos que ter um ESPÍRITO de GRATIDÃO constantemente, pois temos um DEUS que não para de nos ABENÇOAR com as riquezas celestiais.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1139 – Fevereiro/2022
Pr. Humberto Vieira
Ainda encontramos outro tipo de OFERTA bem curiosa para os estudiosos das SAGRADAS ESCRITURAS , é a OFERTA de cumprimento de um VOTO. Vejamos:
“E, se o sacrifício da sua oferta for VOTO ou oferta voluntária, no dia em que oferecer o seu sacrifício se comerá; e o que dele ficar também se comerá no dia seguinte” (Lv 7:16). A BÍBLIA menciona que “Quando a Deus fizeres algum VOTO, não TARDES em CUMPRI-LO; porque não se AGRADA de TOLOS; o que VOTARES, PAGA-O. Melhor é que NÃO VOTES do que VOTARES e não CUMPRIRES. Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se IRARIA Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?” (Ec 5:4-6). Quantas vezes fizemos muitos VOTOS e depois da resposta do SENHOR, fingimos ter esquecido?
Você fez algum VOTO e não pagou? É melhor se acertar com o CRIADOR.