Meditações Teológicas – Jan/2020

01 de Janeiro de 2020

A *QUINTA* praga, veio apenas sobre os *ANIMAIS*, mas a *SEXTA PRAGA* atingiu o homem “E eles tomaram a cinza do forno, e puseram-se diante de Faraó, e Moisés a espalhou para o céu; e tornou-se em *SARNA*, que arrebentava em *ÚLCERAS* nos *HOMENS* e no *GADO*” (Ex. 9:10). A *PRAGA* era algo tão *FORTE*, que começava com uma *SIMPLES COCEIRA* e terminava em *ÚLCERAS*. Observe que era algo que ia *PROGREDINDO*. Parece que até aqui os *MAGOS* estiveram presentes quando os milagres eram realizados, embora tivessem *FALHADO* algumas vezes em produzir sua contraprova. Mas nesta *OCASIÃO*, a praga caiu sobre eles com tamanha *SEVERIDADE* que não podiam continuar com o rei. Em vez disso, *FUGIRAM* para suas casas, em busca de *PROTEÇÃO* e *TRATAMENTO*. Nem os *MAGOS* de Faraó foram *POUPADOS*, Deus estava *IRADO* e *ATINGIA* tudo que se *CONSIDERAVA* deus e *TUDO* que de alguma maneira se *MANIFESTAVA* contra o Criador. A mensagem já havia sido transmitida: *”DEIXA IR O MEU POVO”*!”. Vou repetir, Deus *GUARDA* aqueles que *CREEM* Nele. Sua *FÉ* está em quem? Amanhã continuaremos, se o Pai permitir.

02 de Janeiro de 2020

As *ADVERTÊNCIAS* de Deus não cessavam, e nessa *SÉTIMA PRAGA*, Ele repete a mesma frase: “Deixa ir o meu povo, para que me sirva”. Só que desta vez se pronunciou de forma mais direta “Porque esta vez enviarei *TODAS* as minhas *PRAGAS* sobre o teu coração, e sobre os teus *SERVOS*, e sobre o teu *POVO*, para que *SAIBAIS* que não há *OUTRO* como *EU* em *TODA* a *TERRA*” (Ex.9:14). E ainda confirmando o ensino das meditações anteriores, sobre *FORTALECER* e não *ENDURECER*, veja: “Mas, deveras, para isto te *MANTIVE*, para *MOSTRAR* meu *PODER* em ti, e para que o *MEU NOME* seja anunciado em *TODA* a *TERRA*”. (Ex. 9:16). Essa sétima praga, era mais uma *PROVA* do poder divino, *FOGO e GELO* ao mesmo tempo. Interessante constatar que a palavra *”SARAIVA”* vem do termo *(בָּרָ֖ד barad)* em hebraico, que quer dizer *”GRANIZO”*. São dois elementos antagônicos *GELO* e *FOGO* que vem sobre o Egito de forma miraculosa, causando *MORTE* e *DESTRUIÇÃO*. Deus demonstrava a sua *SOBERANIA* sobre a *NATUREZA*, sobre a *TERRA* e sobre os *HOMENS*. Ele é *ETERNO, CRIADOR, SENHOR e SOBERANO*. Ele tem o *PODER* de *DESTRUIR*, e tem o *PODER* de *PRESERVAR*. Amanhã com a permissão do *SOBERANO* continuaremos.

03 de Janeiro de 2020

Ainda sobre a sétima *PRAGA*, foi algo tão sobrenatural, que a *TORÁ* traduz assim: “E estendeu Moisés a sua vara aos céus, e o Eterno mandou trovões e chuva de pedras, e *ANDOU* fogo na terra (Ex. 9:23). A paciência do *SOBERANO* estava chegando ao limite!!! Pense *FOGO* e *GELO* ao mesmo tempo e *FOGO* andando na terra. Nas pragas anteriores, os *ANIMAIS* e os *HOMENS* foram *ATINGIDOS*, mas agora até a *VEGETAÇÃO* sofrerá com a *IRA* do *SOBERANO*. Veja: “E a saraiva feriu, em toda a terra do Egito, tudo quanto havia no campo, desde os homens até aos animais; também a saraiva feriu toda a *ERVA* do campo, e quebrou todas as *ÁRVORES* do campo (Ex. 9:25). Algo mais aconteceu também nessa praga, alguns de Faraó *CRERAM*, “Quem dos servos de Faraó temia a palavra do Senhor, fez fugir os seus servos e o seu gado para as casas; Mas aquele que não tinha considerado a palavra do Senhor deixou os seus servos e o seu gado no campo (Ex 9:20,21). E como sempre, as *PRAGAS* não *CASTIGAVA* o povo de Israel por *CRER* em Deus “*SOMENTE* na terra de Gósen, onde estavam os *FILHOS* de Israel, *NÃO* havia *SARAIVA*” (Ex 9:26). Creia no Filho de Deus, para que a *IRA* do Criador não *CAIA* sobre *VOCÊ*. Amanhã continuaremos se o Pai nos permitir.

04 de Janeiro de 2020

A *IRA* de Deus se *INTENSIFICAVA* contra aquela nação *IDOLATRA*, e cada vez ficava mais claro a *DIFERENÇA* entre a nação de  *ISRAEL* e os *EGIPCIOS*. Quando Deus *DERRAMAVA* sua ira, sempre *POUPAVA* os *HEBREUS*. Veja: “Somente na terra de *GÓSEN*, onde estavam os *FILHOS* de Israel, *NÃO* havia saraiva” (Ex 9:26). Também ocorreu algo interessante sobre Faraó, durante a praga, ele manda chamar Moisés e Arão… “Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, e disse-lhes: *ESTA VEZ PEQUEI*; o Senhor é *JUSTO*, mas *EU* e o *MEU* povo ímpios. Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui” (Ex 9:27,28). Faraó *PARECIA* arrependido, *PARECIA* reconhecer o poder do Criador “Esta vez *PEQUEI*; o Senhor é *JUSTO*, mas *EU* e o *MEU* povo ímpios”. Quando o homem está sobre *PRESSÃO* e *SOFRIMENTO*, na maioria das vezes *RECONHECE* o poder de Deus, mas não é o *RECONHECIMENTO* verdadeiro, aquele que vem da *ALMA*. Por isso, *CONVERSÃO*, deve ser *AVALIADA* pelos *FRUTOS* e não pelo *EMOCIONAL* do momento. *CONVERSÃO* não deve ser *PAUTADA* por levantar a *MÃO* e sim o *CORAÇÃO*! O arrependimento de Faraó era da *EMOÇÃO* e não da *RAZÃO (FÉ)*, pois logo que Deus fez cessar a praga de saraiva, veja o que Faraó fez: “Vendo Faraó que cessou a chuva, e a saraiva, e os trovões, *PECOU* ainda mais… E não deixou ir os filhos” (Ex 9:34-35). Que a sua *CONVERSÃO* não tenha sido pela *EMOÇÃO* como a de Faraó, mas sim pela *RAZÃO (FÉ)*. Amanhã continuaremos se o Pai permitir comentando sobre a oitava praga.

05 de Janeiro de 2020

O Egito estava completamente *DESTRUÍDO* e o orgulhoso Faraó ainda tentava *RESISTIR*. Até seu povo já reconhecia a *IRA* de Deus “E os servos de Faraó disseram-lhe: Até quando este homem nos há de ser por laço? Deixa ir os homens, para que sirvam ao Senhor seu Deus; ainda não sabes que o Egito está destruído?” (Ex 10:7). O juízo divino cada vez mais se intensificava, Deus enviando estas mensagens a Faraó, que *FINGIA* ter se *ARREPENDIDO*, achava que estava *ENGANANDO* a Moisés e ao *PRÓRPIO* Deus. Foi quando veio sobre o Egito a *OITAVA PRAGA*, essa veio para *DESTRUIR* o que sobrou da *ANTERIOR* “Assim foram Moisés e Arão a Faraó, e disseram-lhe: Assim diz o Senhor Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te diante de mim? *DEIXA IR MEU POVO* para que me sirva; Porque se ainda recusares deixar *IR* o meu *POVO*, eis que trarei amanhã gafanhotos aos teus termos. E cobrirão a face da terra, de modo que não se poderá ver a terra; e eles comerão o *RESTANTE* que *ESCAPOU*, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda a árvore que vos cresce no campo; E encherão as tuas casas, e as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, quais nunca viram teus pais, nem os pais de teus pais, desde o dia em que se acharam na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó (Ex 10:3-6). Nenhum dos deuses de Faraó *VEIO* ao seu *SOCORRO*. Assim será no *JUIZO FINAL*, nenhum deus *PODERÁ TE LIVRAR*, somente o Deus verdadeiro, Jesus Cristo que *MORREU* por você! Até amanhã.

06 de Janeiro de 2020

Estamos chegando perto da *ULTIMA* praga, mas longe do *TÉRMINO* da *IRA* de Deus contra a *IDOLATRIA* e contra o poder *SATÂNICO* que tentava impedir a vinda do *REDENTOR*. Na oitava praga encontramos *NOVAMENTE* um *FALSO* discurso de Faraó, aquele que muitos crentes *FIZERAM* também diante de uma situação *DIFÍCIL* que enfrentaram, veja como ele parecia *ARREPENDIDO*: “Então Faraó se apressou a chamar a Moisés e a Arão, e disse: *PEQUEI* contra o Senhor vosso Deus, e contra *VOS*. Agora, pois, peço-vos que *PERDOEIS* o meu *PECADO* somente desta vez, e que *OREIS* ao Senhor vosso Deus que tire de mim somente esta morte (Ex 10:16,17).

O homem pode *ENGANAR* outro homem ou até a si *MESMO*, nas não pode *ENGANAR* O Criador; O Eterno, O Onisciente, O Todo Poderoso e único Soberano! *SALVAÇÃO* não é uma *BRINCADEIRA*, foi levado muito a *SÉRIO* por Aquele que *PROVIDENCIOU* o meio do homem se *LIVRAR* da *CONDENAÇÃO* e voltar ao *CONVIVIO* com o Pai. Por isso não  *BRINQUE* como Faraó *BRINCOU*, leve a *SÉRIO* sua *DECISÃO*, e mostre ao mundo perdido que você é um *SALVO* em Cristo Jesus com *FRUTOS* dignos de *ARREPENDIMENTO*. Amanhã comentaremos sobre a nona praga se o Pai permitir. Veremos muitos ensinos para nossa vida.

07 de Janeiro de 2020

Chegamos na *NONA* praga, não sei se pior do que as anteriores, pois o país já estava destruído. Mas uma coisa eu sei, essa praga está cheia de *CURIOSIDADES* e *LIÇÕES* para *NÓS*. Tente acompanhar o que está escrito no texto original: “Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, *TREVAS (חֹֽשֶׁךְ׃ choshech)* que se *APALPEM (וְיָמֵ֖שׁ vayamesh)”* (Ex 10:21). A *TORÁ* traduz assim “e que haja *ESCURIDÃO* sobre a terra do Egito, *MAIS* do que a *ESCURIDÃO* da noite”. Veja que interessante, primeiro a tradução diz *”TREVAS QUE SE APALPEM”* e depois *”ESCURIDÃO MAIS DO QUE ESCURIDÃO DA NOITE”*. Como *APALPAR* as trevas? Qual *ESCURIDÃO* pode ser maior que a *ESCURIDÃO* da noite? Não disse que o texto está cheio de curiosidades e lições para nós. O que nós encontramos aqui é mais um dos acontecimentos miraculosos do Êxodo. Deus envia *TREVAS* sobre o Egito, e trevas *”TREVAS QUE SE APALPEM”*. Nada estranho para o *SOBERANO* já tinha enviado *GELO* com *FOGO*. Os termos hebraico usado para as  palavras “trevas que se apalpem”, são *(חֹֽשֶׁךְ׃ choshech = trevas)*, e, *(וְיָמֵ֖שׁ vayamesh = que podem ser sentidas e apalpadas)*. O termo *(חֹֽשֶׁךְ׃ choshek)* foi o mesmo usado no Gênesis, lá no princípio de tudo, *“havia trevas (וְחֹ֖שֶׁךְ vachoshech) sobre a face do abismo”* (Gn 1:2). Amanhã se Deus permitir, continuaremos.

08 de Janeiro de 2020

Finalizamos a meditação de ontem, mencionando Genesis 1:2, que foi *USADO* o mesmo *VOCÁBULO* de Êxodo 10:21. Você já meditou sobre o texto de Genesis? Não havia uma lampada, um refletor, um celular com lanterna, nem um vagalume, nem sol, lua ou estrela. Não tinha um *PONTO* de *CLARIDADE* em todos os lados. Uma “*ESCURIDÃO* maior que a *ESCURIDÃO* da noite”, percebe agora o que estava *ACONTECENDO* na nona *PRAGA* sobre o *EGITO*. Em Genesis 1:2, não havia vela, nem lampião, não havia folgueira, nada que pudesse clarear. Quando Moisés usa o mesmo vocábulo *( וְחֹ֖שֶׁךְ  vachoshech)* em *Genesis 1:2* e também em *Êxodo 10:21*, parece que Deus fez com que essa regressão descesse sobre o Egito, de tal forma que essas *TREVAS* tinham substância, era a regressão da matéria à *DESORDEM* que havia no *PRINCIPIO*. Em contraste, o verso 23 diz: “Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham *LUZ* em suas habitações. (Ex 10:23). O texto nos informa que nas casas dos Israelitas havia *(א֖וֹר ohr, luz)*, a mesma *LUZ* que ao se manifestar no princípio, trouxe *ORDEM* ao *CAOS*. O significado de (א֖וֹר) ohr é *LUZ*, mas também significa “ordem”. Amanhã tem mais se o Criador nos permitir.

09 de Janeiro de 2020

O *HEBRAICO* tem menos *VOCABULOS* do que o nosso *PORTUGUÊS*, e isso faz com que a mesma *PALAVRA* possa variar de *SIGNIFICADO*, dependendo do contexto. Assim devemos olhar para todos os *SIGNIFICADOS* que uma *PALAVRA* possui. Na *MAIORIA* das vezes pegamos aqueles *SIGNIFICADOS* que se *USA* com mais *FREQUENCIA*, algo que pode apresentar uma tradução *EQUIVOCADA*. Veremos isso com o vocábulo *(א֖וֹר ohr = luz)*, que também pode ser traduzido por *(ordem)*. Olha como o sentido vai mudar. No texto de Genesis 1:3, a Torá não traduz o texto por *(haja luz)* e sim *(seja luz)*, diferente de todas as passagens posteriores. O que significa isso? Significa *(ordem)* no *CAOS* do verso 2. Quer entender melhor? “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a *LUZ do MUNDO*; quem me segue não andará em TREVAS*, mas terá a *LUZ* da vida.” (Jo 8:12). Jesus estava dizendo “Eu sou a *ORDEM*”. Clareou? Amanhã continuaremos se o Pai permitir, esse assunto é importante.

10 de Janeiro de 2020

Ontem estavamos meditando sobre o vocábulo *LUZ*, vamos dar continuidade ao assunto. Vou repetir o texto que finalizei ontem: “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu *SOU* a *LUZ* do mundo; quem me segue não andará em *TREVAS*, mas terá a *LUZ* da *VIDA*” (Jo 8:12). Essa é a mesma *LUZ* que um dia se *ENCARNOU* e *HABITOU* entre nós, e nos resgatou do reino das *TREVAS* para vivermos no reino do Seu amor. “O qual nos tirou do império das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Col 1:13). Jesus *ORDENOU* tudo aquilo que estava *DESORDENADO*. Esta *LUZ* de Genesis 1:3 possivelmente faz referência a pessoa do Senhor Jesus. Observe na cronologia da criação, Deus só *CRIOU* o *SOL*, a *LUA* e os *LUZEIROS* no *QUARTO* dia (Gn 1:14-19). Como teria *LUZ* no *PRIMEIRO* dia? Então esta *LUZ* de Genesis 1:3 não pode ser a mesma de Genesis 1:14-19 (ainda temos muita explicação pela frente). Se for traduzido por *ORDEM*, daí a *CRONOLOGIA* Bíblica fica bem *SATISFATÓRIA*. Para entender melhor, amanhã se o Criador permitir, tentarei explicar os textos de João capítulo 1.

11 de Janeiro de 2020

João é um dos escritores que mais se refere a *JESUS* como *LUZ*. Veja como ele começa seu livro: “No *PRINCIPIO* era o *VERBO*, e o *VERBO* estava com *DEUS*, e o Verbo *ERA* Deus” (Jo 1:1). E depois de vários versos, *SURPREENDEU* novamente, escrevendo algo maravilhoso: “E o *VERBO se *FEZ CARNE*, e *HABITOU* entre nós, e vimos a *SUA* glória, como a glória do *UNIGÊNITO* do Pai, cheio de *GRAÇA* e de *VERDADE*” (Jo 1:14). Talvez o leitor esteja se perguntando o que isto tem a ver com a *LUZ*? Calma! Vamos por etapa, a escrita de João é clara que ele se referia a Jesus, mas de uma maneira diferente. Ele apresenta que Jesus é Deus. Ele é Deus que se *VESTIU* de humanidade, tornando-se como um de nós. Analisando João 1:1, a primeira coisa que temos que levar em consideração é que ele estava falando *SOBRE JESUS*. E no tocante a isso, João nos ensina que Ele *ERA* o *VERBO*, ou a *PALAVRA*. Essa revelação vai ter implicações no entendimento de vários textos bíblicos que parecem usar dessa alegoria para expressar a presença da manifestação do Eterno nas Escrituras. Amanhã tem mais, com a permissão do Pai.

12 de Janeiro de 2020

Estamos sempre afirmando que a Bíblia está toda *INTERLIGADA*, precisamos é *DOBRAR* os joelhos, pedir *SABEDORIA* ao Criador e depois se debruçar sobre esse *LIVRO* e *ESTUDAR*. Veja esse verso: “porque de Sião sairá a *LEI*, e de Jerusalém a *PALAVRA* do Senhor” (Is. 2:3). Observe nesse verso, que há novamente, *SINÔNIMOS* na forma poética do *PARALELISMO* Hebraico. Ali as palavras *”LEI”*, e *”PALAVRA* do Senhor”, são *SINÔNIMOS* para o texto bíblico. É a Bíblia interpretando ela mesma (nesses versos de Isaías), nos diz que é *”PALAVRA* de Deus”. Esse fato nos remete a outros textos interessantes, que falam da criação do mundo no Gênesis. “E disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gn 1:3). Tudo está interligado, livros, capitulos e versiculos!!! Para se *ENTENDER* o que João estava tentando *TRANSMITIR*, precisamos saber que na época dos Apóstolos, a *LINGUA* falada e escrita em Israel era o *Hebraico/Aramaico* (devido ao exílio Babilônico). E eles usavam a Bíblia nas *DUAS LÍNGUAS*. Havia em amplo uso, traduções do original *HEBRAICO* para o *ARAMAICO*. Essas traduções, chamadas de *TARGUM*, refletiam a forma como os Judeus entendiam a *HISTÓRIA* da *CRIAÇÃO* como um todo. A explicação é longa, amanhã com a permissão do Pai continuaremos.

13 de Janeiro de 2020

Um Targum famoso da época traduzia Genesis 1:3 assim: E disse a *PALAVRA* de Deus: *APAREÇA* a *LUZ*; e a *LUZ* apareceu, conforme o decreto da *PALAVRA* de Deus. Targum Neofiti – Gênesis 1:3. Nós encontramos um paralelismo incrível nas palavras de Gênesis e João *(trevas, luz, vida, criação, palavra, princípio e outras)*. Diferente do original que traz *”E DISSE DEUS”*, a tradução que era usada pelo Apóstolo João  “e disse a *PALAVRA* de Deus“. Isso mostra que no *PRIMEIRO* século, os Judeus entendiam que o Eterno havia *CRIADO* o mundo por meio da Sua *PALAVRA*. E a Palavra de Deus é Jesus, (DEUS = JESUS = PALAVRA) segundo o entendimento dos Apóstolos. Era de entendimento comum da época, que tudo o que existia, todo o mundo e universo foram criados pelo *VERBO* de Deus. “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3). “Pela *PALAVRA* do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca” (Sl 33:6). João e os demais Apóstolos tiveram uma participação essencial de nos ensinar quem era o *VERBO* de Deus. É por isso que ele começa o seu Evangelho dizendo em Hebraico, que *”NO PRINCIPIO ERA A PALAVRA”*. Amanhã continuaremos se o Pai permitir!!!

14 de Janeiro de 2020

João era *JUDEU/HEBREU*, portanto, profundo conhecedor do *HEBRAICO*, sua língua original. Por isso em João 1:1 em Hebraico diz: “No *PRINCIPIO* era a *PALAVRA*, e aquela *PALAVRA* era a emanação de Deus, e Deus *ERA* aquela *PALAVRA*. (No princípio era o verbo). O *VERBO/PALAVRA* é o Caminho a Verdade e a Vida, a afirmativa bíblica de que o *VERBO/PALAVRA* é o único caminho! João nos *ENSINOU* que *JESUS* é aquele *VERBO/PALAVRA* que estava no *PRINCIPIO* (Gn 1:3), e que tudo foi *CRIADO* por Ele *VERBO/PALAVRA*: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”(Jo 14:6). E o *VERBO/PALAVRA* Se fez *CARNE*. João, que conhecia bem a tradição e a língua do seu povo, pois também era Judeu, está afirmando que Jesus é a emanação do Eterno, no mundo físico. Isso é o mesmo que dizer que *JESUS* é o *ETERNO*. Embora Ele *SENDO* Deus, *ASSUMIU* a forma de *SERVO*, vestiu-se como um *HUMANO*, fez-se *SEMELHANTE a *NÓS* e não parou por aí, pois achado na forma de homem, *HUMILHOU-SE* ainda mais, sendo *OBEDIENTE* até a Sua *MORTE* na *CRUZ*: Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz (Fl 2:7-8). Esse fato é um *ESCANDALO*, que o homem *NATURAL* não pode *ENTENDER!* Que o *VERBO/PALAVRA* se fez carne, Deus esteve nesse *MUNDO*, com um *CORPO* semelhante ao *NOSSO*. Amanhã, com a permissão do Pai…continuaremos!!!

15 de Janeiro de 2020

*’E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS”*. No original Hebraico os termos *”entre nós”* correspondem a palavra *( בָּנוּ banú )*, que significa *”CONOSCO”*. Jesus é Deus *CONOSCO*, o nosso Emanuel. Ele esteve em *ISRAEL*, pisou nessa terra e libertou muitos que estavam aprisionados pelo *PECADO*, oprimidos pelas hostes satânicas. Aqueles que tiveram um *ENCONTRO* verdadeiro com Jesus, que *ABRIRAM* os corações, tiveram a certeza da real majestade em cuja presença se encontravam. Esses se *PROSTAVAM* e o *ADORAVAM*, pois o Deus de Israel estava diante deles, *SIMPLES*, como um *AMIGO, MANSO e HUMILDE*. Quem um dia poderá compreender esse *MISTÉRIO* do *NASCIMENTO* de Jesus, *COMO* Deus? Sendo Deus, se fez *HOMEM*, conforme está escrito, *“e o verbo se fez carne“*. Essa é a verdade *INEXPLICÁVEL* que só pode sentir no fundo da alma, na testificação do Espírito,só pode ser reconhecida *PELA FÉ*. Veja como a bíblia está *INTERLIGADA*!!! Vamos retornar agora para a nona praga do Egito para explicar o paralelismo bíblico…Até amanhã se Deus nos permitir! Orando sempre por cada leitor para uma melhor compreensão da Palavra de Deus.

16 de Janeiro de 2020

Quando Deus trouxe o *COLAPSO* de *ESCURIDÃO* sobre os egípcios, Os termos hebraico usado para as palavras “trevas que se apalpem”, são *( חֹֽשֶׁךְ / choshech =trevas)*, e, *(וְיָמֵ֖שׁ / vayamesh = que podem ser sentidas e apalpadas)*. Essa *DESORDEM*, uma nação sem *(א֖וֹר ohr = luz, mas também = ordem)*, não *ABALOU* o povo *HEBREU*, pois estes estavam debaixo do controle de *(א֖וֹר / ohr = ordem)* “Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas *todos* os filhos de Israel tinham *LUZ* em suas habitações” (Ex 10:23). Enquanto os egípcios estavam debaixo de uma *(escuridão = desordem)* sem poder ver nada *(cegueira espiritual)*, os Israelitas estavam debaixo da *ORDEM* do Mestre do Mestres, Jesus Cristo. João diz: “Nele estava a *VIDA*, e a *VIDA* era a *LUZ* dos homens. E a *LUZ* resplandece nas *TREVAS*, e as *TREVAS* não a *COMPREENDERAM*” (João 1:4-5). Veja que “as *TREVAS* não a *COMPREENDERAM*”, não pode ser trevas (ESCURIDÃO)!!! Minha oração por você hoje é que reconheça a verdadeira *(א֖וֹר / ohr = luz =ordem)* e não brinque com o *VERBO* como Faraó e os egipcios brincaram.  Se entregue a Jesus Cristo enquanto ainda há esperança. Amanhã continuaremos se Deus nos permitir, pois sem Ele, *NADA* podemos fazer.

17 de Janeiro de 2020

Devido algumas *PERGUNTAS* dos leitores, vou ampliar a explicação sobre o assunto *VERBO E LUZ*. Para melhor *ESCLARECIMENTO*, vamos lembrar como se inicia cada evangelho. O evangelho segundo *MATEUS*, apresenta Jesus como *REI*, “Livro da geração de Jesus Cristo, filho de *DAVI*, filho de *ABRAÃO*” (Mt 1:1). A ênfase é mostrar que Jesus é *REI*, começando na *GENEALOGIA* em Abraão, chegando até Davi. Por que começa com *GENEALOGIA?* Porque está apresentando Jesus como *REI* legítimo herdeiro ao *TRONO* de *DAVI*. O evangelho segundo *MARCOS*, não tem *GENEALOGIA*, pois a ênfase deste escritor é apresentar Jesus como *SERVO*. Um *SERVO* é reconhecido como *ESCRAVO*, e *ESCRAVO* não tem *GENEALOGIA*, não tem família. O evangelho segundo *LUCAS* foca Jesus como *REDENTOR*, o *SALVADOR*. Observe que *LUCAS* tem *GENEALOGIA*, porém, *DIFERENTE* de *MATEUS*, a *GENEALOGIA* de *LUCAS* vai até *ADÃO*. Pois esse evangelho apresenta *JESUS COMO FILHO DO HOMEM*. Agora pergunto: Como Jesus é *APRESENTADO* no evangelho segundo *JOÃO?* O escritor apresentou *GENEALOGIA?* Por que? Amanhã continuaremos com a permissão do Pai. Você precisa *REFLETIR* nessas perguntas e respostas,  essas informações irão *AJUDÁ-LO* a entender o capítulo 1 de João.

18 de Janeiro de 2020

Hoje veremos que o *EVANGELHO* segundo *JOÃO*, visa apresentar Jesus com *FILHO de DEUS*. Se é *FILHO de DEUS*, automaticamente Ele é *DEUS*. Filho de peixe, é peixe!!! Filho de águia, é águia!!! Filho de gente, é  gente!!! *FILHO de DEUS* é *DEUS*. Por que esse evangelho não apresenta *GENEALOGIA*? Porque Deus não tem *GENEALOGIA*! “Sem *PAI*, sem MÃE*, sem *GENEALOGIA*, não tendo *PRINCIPIO* de dias, nem *FIM* de vida, mas sendo feito *SEMELHANTE* ao *FILHO de DEUS*, permanece sacerdote para sempre” (Hb 7:3). Quando o autor de aos Hebreus escreve sobre Melquisedeque, mencionando que não tinha *GENEALOGIA*, faz uma *COMPARAÇÃO* com o *FILHO de DEUS* “*MAS SEMELHANTE* ao *FILHO de DEUS*”. Jesus da ordem de Melquisedeque, aquele que nunca começou, nem terminou, o alfa e o ômega!!! Satanás quer *AFASTAR* o homem de Jesus porque só *NELE* há *SALVAÇÃO*. No Gênesis há o *PRINCIPIO* do tempo, quando ocorreu a *CRIAÇÃO* do mundo; em João o *PRINCIPIO* é muito anterior… Onde *HAVIA* só Deus. O *VOCÁBULO* para *VERBO* é *LOGOS* que é literalmente traduzido e significa *PALAVRA*. “No princípio era o *VERBO*, e o *VERBO* estava com Deus, e o *VERBO* era Deus” (Jo 1:1). Amanhã continuaremos com a permissão do *VERBO* que se fez *CARNE*.

19 de Janeiro de 2020

Tentando explicar o *VERBO = PALAVRA*, João 1:1-3 “No princípio era aquele que é a *PALAVRA*. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela (a Palavra) estava com Deus no *PRINCÍPIO*.Todas as *COISAS* foram feitas por intermédio *DELE*; sem ele, *NADA* do que *EXISTE* teria sido *FEITO*.” Tudo que Deus faz , faz pela *PALAVRA*! A *PALAVRA* de Deus não é como a *PALAVRA* do homem, ela é *VIVA*. “Porque a *PALAVRA* de Deus é *VIVA* e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4:12). Quando *ENVIO* as meditações, envio minha *PALAVRA*, se enviar um *ÁUDIO*, envio a minha voz. Mas não *SOU EU*, é a minha *ESCRITA* e a minha *VOZ*, assim *FUNCIONA* com o *HOMEM*. Com Deus, é *DIFERENTE*, quando Ele *FALA*, ele se *TORNA* uma *EXTENSÃO* Dele mesmo, recebemos do próprio Deus. Ele se *PROPAGA* no que Ele fala. A Bíblia *NÃO* é Deus, é papel, letra preta em papel branco. Mas quando a *PALAVRA* queima no coração… Aí sim, é Deus, Deus *FALANDO* conosco, é a *PALAVRA* de Deus se *PROJETANDO* em *NÓS*, através do Espírito Santo … Por isso a *IMPORTÂNCIA* de se *LER* e *RELER* este *LIVRO*. Você já leu a Bíblia hoje? Até amanhã se Deus permitir!

20 de Janeiro de 2020

A *PALAVRA* é a forma que Deus fez *TUDO*! Vamos voltar ao livro de Gênesis… “No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: *”SEJA* luz”, e *FOI* luz.” (Gn 1:1-3). Vamos tentar ser mais detalhista. Deus criou a luz (SOL, LUA e ESTRELAS) somente no *QUARTO* dia, então esta *LUZ* do verso 3 não pode ser a *LUZ* da criação. Como explicar essa *LUZ*? O vocábulo usado aqui é *(יְהִי)* que foi traduzido em nosso português por *HAJA* nos versos 6 e 14. A tradução está certa, mas tem um pequeno detalhe, é a Transliteração do verbo *(hayah = הָיָה)* que pode ser *TRADUZIDO* por ( *SER*, existir, estar, acontecer, tornar-se, haver; ter, possuir). Lembra do verbo *SER* quando tratei sobre o assunto *EU SOU*. A *LUZ* de Genesis 1:3 é a *PALAVRA*. A *PALAVRA* é o próprio *JESUS*! Amanhã continuaremos se o Deus da *PALAVRA* permitir.

21 de Janeiro de 2020

Se traduzirmos agora o *VERBO* por *PALAVRA*, vamos ver que  *PALAVRA* de Deus é Deus mesmo! João 1:1 “No princípio era aquele que é a *PALAVRA*. Ele estava com Deus, e era Deus.” *CONHECER* a Deus é conhecer a *PALAVRA*,  *AMAR* a Deus é amar a *PALAVRA*, *CRER* em Deus é crer na *PALAVRA*, se *ENCHER* de Deus é se encher da *PALAVRA*. Deus e a *PALAVRA* são um. A *PALAVRA* de Deus gera *FÉ*… “De sorte que a *FÉ* é pelo ouvir, e o ouvir pela *PALAVRA* de Deus” (Rm 10:17). Não podemos esquecer que *SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS”* (Hb 11:6). Como a *FÉ* vem? Por ouvir a *PALAVRA*. Se a *(PALAVRA = VERBO = LUZ = ORDEM)*. Muitos não entendem a razão de estudarem a *PALAVRA*… Quando se *OUVE* a Palavra, a *PALAVRA* verdadeira que flui do Espírito, recebemos aquele *PODER* especial para enfrentar as dificuldades que parece intransponíveis. Vamos buscar na *PALAVRA* a *FÉ* que tanto precisamos. Até amanhã pela *FÉ* e com a permissão do Criador.

22 de Janeiro de 2020

A *PALAVRA* de Deus gera *VIDA*! Foi exatamente isso que João estava tentando nos explicar: João 1:4 “Nele estava a *VIDA*, e esta era a *LUZ* dos homens.” Que *LUZ* era esta? Aquela traduzida em Genesis 1:3. O mesmo *(VERBO = PALAVRA)*. Quem é o *ÚNICO* que pode gerar a *VIDA*? ”Por sua decisão ele nos *GEROU* pela *PALAVRA* da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.”(Tg 1:18). Veja como Pedro explica essa *PALAVRA* que gera *VIDA*: “Pois vocês foram regenerados, não de uma *SEMENTE PERECÍVEL*, mas *IMPERECÍVEL*, por meio da *PALAVRA* de Deus, *VIVA* e *PERMANENTE*. Pois, “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a *PALAVRA* do Senhor *PERMANECE* para *SEMPRE*”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.” (1 Pe 1:23-25). Quem é o único que *PERMANECE* para *SEMPRE*? *JESUS = LUZ = VERBO = PALAVRA!!!!!!*. Pedro também fala sobre a *SEMENTE*, algo que veremos amanhã se o Pai permitir.

23 de Janeiro de 2020

Outra passagem bíblica que abre nosso entendimento sobre a *PALAVRA* gerar *VIDA*, está inserida na parábola do semeador, trazendo um complemento a *SEMENTE* mencionada ontem por Pedro. Veja: “Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus” (Lc 8:11). A *SEMENTE* é  o que mesmo? A *PALAVRA*!. O interessante é que o vocábulo *SEMENTE*, apresentado em Mateus 13:3-9, em sua língua original *(GREGO)* aparece de duas formas diferentes: *ESPOROS* (semente vegetal) e *ESPERMA* (semente animal). Jesus usou a palavra *”ESPERMA”* na parábola que conta que o homem saiu a *SEMEAR* no *CAMPO*, *SEMENTE ANIMAL* na parábola de Jesus? Semear num campo não seria usada a palavra *”ESPOROS”*, semente vegetal? Não é estranho, tratar sobre *SEMEAR* no *CAMPO*, não seria melhor usar o vocábulo *”ESPOROS”* (semente vegetal)? É que toda a Bíblia está interligada, algo que já mencionei em meditações anteriores. Amanha, com a permissão do Pai, veremos por que Jesus usou *ESPERMA* em vez de *ESPOROS*.

24 de Janeiro de 2020

Cada *SEMENTE* plantada vai gerar seu *FRUTO*, se plantarmos batata, iremos colher batata; se plantarmos uva, iremos colher uvas; se plantarmos maracujá, colheremos maracujá. Deus colocou a *SEMENTE* Dele no nosso espírito quando recebemos a Sua *PALAVRA*!!! Vamos gerar frutos de acordo com a *SEMENTE* germinada em *NÓS*. Nosso *ESPÍRITO* recebe a *SEMENTE* de Deus!!! O Novo *NASCIMENTO* não é *MUDANÇA* de *COMPORTAMENTO*, não é mudança de religião, nem de conduta , nem de conceitos… É receber a *SEMENTE* de Deus!!! João 6:63 “O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.”Por que? João 4:24 “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. *DEUS* e a *PALAVRA* são um, a *PALAVRA* é *ESPÍRITO* e gera *VIDA*!!! Todo cristão deve ter um bom caráter e boa conduta, mas ninguém será salvo por isso. Ninguém se torna filho de Deus porque dá um bom testemunho, para se tornar filho de Deus tem que *OUVIR* a *PALAVRA*, essa é a maneira para a *SEMENTE* entrar e nos tornar filho de Deus. Até amanhã se Deus permitir.

25 de Janeiro de 2020

 A *PALAVRA* nos *PURIFICA*!!!  “Vós já estais limpos, pela *PALAVRA* que vos tenho falado.” (Jo 15:3). “Santifica-os na tua *VERDADE*; a tua *PALAVRA* é a verdade.”  (Jo 17:17). Em João 13, Jesus *LAVA* os *PÉS* dos discípulos, eles tinham recebido a *SEMENTE?* Sim! Mas no caminhar da *VIDA* precisavam ser lavados, não totalmente, mas só os pés. Como que se lava os pés? Pela *PALAVRA*! Os nossos pés falam sobre o que? Falam sobre o nosso caminhar! Quem foi criado do *PÓ* da terra? O *HOMEM*, a *CARNE* do homem. Lembra quando escrevi sobre a *PRAGA dos PIOLHOS* e mencionei o *PÓ da TERRA*, que era a *MESMA* palavra do *PÓ* da criação do homem e também do mesmo *PÓ* da *MALDIÇÃO* da serpente. Veja como está tudo *INTERLIGADO*. Os nossos *PÉS* tem contato com a *CARNE* mundana todo o tempo. Quando Deus *AMALDIÇOOU* a *SERPENTE*, Deus falou que ela iria rastejar todos os dias da vida dela, que iria *COMER do PÓ*. *COBRA COME PÓ?* Então Deus estava falando sobre o que? Deus falava sobre o Diabo, *PÓ* não era o *PÓ* da *TERRA*, era o *PÓ*  da *CARNE do *HOMEM*. Até hoje é assim, o *INIMIGO* se alimentam de *PRAZERES* e *DESEJOS* da *CARNE*. Nossos *PÉS* precisam ser lavados, de que *POEIRA*? Das preocupações, ansiedades, dores do mundo… Podemos não estar em *PECADO*, mas a *POEIRA* do mundo vai contaminando nossos *PÉS* porque ainda estamos no mundo, mesmo não pertencendo a este mundo. Nos lavamos com a água que é a *PALAVRA* de Deus! Até amanhã limpos de toda poeira do mundo.

26 de Janeiro de 2020

Nesse assunto tão profundo sobre VERBO = PALAVRA, encontramos ainda o ensino que a *PALAVRA* serve de *ALIMENTO*. Veja: “Está escrito: Nem só de *PÃO* viverá o homem, mas de toda *PALAVRA* que procede da boca de Deus” (Mt 4:4). No momento em que o Senhor Jesus era tentado, entenda: satanás apostava na natureza humana do Senhor “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hb 4:15). Pois a natureza divina do Senhor Jesus, essa não poderia ser tentada. Satanás *TENTAVA* de todos os modos, deter a obra do *REDENTOR*, depois de quarenta dias sem comer, o Senhor teve *FOME*, foi justamente no ponto da necessidade humana que o *INIMIGO* atacou. Foi quando recebeu a resposta que não esperava. “Nem só de *PÃO* viverá o *HOMEM*, mas de toda *PALAVRA* que procede da boca de Deus” O que se pode entender? A *PALAVRA* de *DEUS* é *ALIMENTO*. “Eu *SOU* o *PÃO* da *VIDA*” (Jo 6:48). Os seus antepassados *COMERAM* o maná no deserto, mas morreram. Todavia, aqui está o *PÃO* que desce do céu, para que não morra quem dele *COMER*. Eu *SOU* o *PÃO* vivo que *DESCEU* do *CÉU*. Se alguém *COMER* deste *PÃO*, *VIVERÁ* para *SEMPRE*. Este *PÃO* é a minha *CARNE*, que eu darei pela *VIDA* do mundo”. Tudo está interligado… Até amanhã, se Deus permitir!!!

27 de Janeiro de 2020

Quando o inimigo atacou o Senhor usando a própria *PALAVRA* em Mateus 4, o Senhor *RESPONDEU* com a mesma *PALAVRA*. A *PALAVRA* usada da maneira *CERTA*, torna-se uma *ARMA*: “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, *QUE É A PALAVRA* de Deus.” (Ef 6:17). Jesus *VENCEU* o diabo com a *PALAVRA* em Mateus 4. Vamos retornar ao período de Genesis, quando Satanás atacou a criação de Deus (EVA), ele usou a *PALAVRA* do próprio Deus. Trágico mas verdadeiro, a *PRIMEIRA* vez que satanás abre a boca, em sua primeira *FALA* registrada na Bíblia, ele *CITA* e *REPETE* a *PALAVRA* de Deus. Os crentes deveriam meditar como as *RELIGIÕES* e os *FALSOS* crentes usam de maneira *DIABÓLICA* a *BÍBLIA*. Se estudassem mais, se dependessem exclusivamente do Espírito Santo, não *ACEITARIAM* toda e qualquer *INTERPRETAÇÃO* que aparece. As *PRIMEIRAS* palavras de Satanás para *EVA* foram essas: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (Gn 3:1). Amanhã continuaremos se o *SOBERANO* permitir.

28 de Janeiro de 2020

Satanás, a antiga *SERPENTE*, é muito ardilosa, ela investe *CITANDO* a *PALAVRA* de Deus  “É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (Gn 3:1). Fala em tom de *PERGUNTA*. Não para obter informação. Mas, para *COMEÇAR* um *DIALOGO* com *EVA* e para por em *DÚVIDA* a veracidade da *PALAVRA* de Deus. Citou a *PALAVRA*, adulterando-a. Deus dissera a Adão: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2:16-17). Agora note como a *SERPENTE* soube adulterar a *PALAVRA* de Deus: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (Gn 3:1b)… *DEUS FALANDO*: “De toda árvore do jardim comerás livremente”… *SATANÁS ADULTERANDO*: “Não comereis de toda árvore do jardim”. Eva aceitou a interpretação satânica! Mutos na época atual estão caindo no mesmo erro, aceitando a *INTERPRETAÇÃO SATÂNICA*. Caro leitor, você deve estudar a *PALAVRA*, e depois de orar e nuca dialogar com Satanás. Até amanhã com a permissão do Pai.

29 de Janeiro de 2020

Eva aceitou a *INTERPRETAÇÃO* satânica e começou um *DIALOGO* com a *SERPENTE*. Quando você não estuda a *PALAVRA* por completa, facilmente você será *ENGANADO*, e se você não estuda a bíblia de maneira *NENHUMA*, vou lhe dar um conselho… Compre um *CAIXÃO* e se *ENTERRE*, pois você será uma *TRAGÉDIA* para *HUMANIDADE* como *FOI* dona *EVA*. Vejamos o que Eva *RESPONDEU* para a *SERPENTE*: “Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais” (Gn 3:2-3). Eva agora também *ADULTERA* a *PALAVRA* de Deus. É o resultado! Quem aceita o *DIÁLOGO* com satanás ou com algum representante dele, *ACABA* por se *CONFORMAR* com seus *ENSINOS* e adultera a *PALAVRA* de Deus. Eva acrescentou algo a *PALAVRA de Deus* que Ele não dissera: *”NEM NELA TOCAREIS”*. Esse *”NEM NELA TOCAREIS”* foi por conta de dona *EVA*. Além deste *ACRÉSCIMO*, ela *OMITIU* as expressões: *”TODAS”* e *”LIVREMENTE”*. E mais, deu um tom mais *SUAVE* no texto “porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2:17) ao dizer “para que não morrais”. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

30 de Janeiro de 2020

Quando satanás percebeu que *EVA* estava dando lugar aos seus *ENSINOS*, partiu contudo: “Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (Gn 3:4-5). Satanás *NEGOU* frontalmente a *PALAVRA* de Deus e *ACUSOU* Deus de ser *MENTIROSO*, lamentavelmente ele teve *VITÓRIA* sobre a criatura de Deus *(EVA)* “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn 3:6). Só que ele não *CONSEGUIU* a *VITÓRIA* sobre o Senhor Jesus. Pois enquanto *EVA* não *REVIDOU* com a *BÍBLIA*, Jesus respondeu com a própria *PALAVRA*. Quando satanás usou o texto de Salmo 91:11 “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus”. Precisamos usar a *PALAVRA* de maneira correta. Amanhã continuaremos se o Pai permitir!!!

31 de Janeiro de 2020

A *PALAVRA* é uma *ARMA* se for usada de *MANEIRA* certa, por *PESSOAS* certas, no *MOMENTO* certo, com a *APLICAÇÃO* certa. Mas, ser for *USADA* com o *PADRÃO SATÂNICO*, pode servir como *TRAGÉDIA* para a raça *HUMANA*. Triste, mas a *PALAVRA* está sendo usada *ERRADA* por causa da *NEGLIGENCIA* do estudo da mesma. Por esse *MOTIVO*, dedico a *MAIOR* parte da minha *VIDA* ao estudo deste *LIVRO SAGRADO*, a *ORAÇÃO* para que não venha fazer uma *INTERPRETAÇÃO* errada, pelo *CONHECIMENTO* maior e melhor nas *LÍNGUAS ORIGINAIS*, para poder assim *AJUDAR* outros que poderiam ser enganados como *EVA* foi. Minha oração e meu desejo, é ver cada leitor, estudando a *PALAVRA* de Deus, hoje faço *DUAS* leituras por *ANO*, e já li 23 vezes este livro sagrado. Não estou me *GABANDO* por isso, pois ainda é *POUCO* para se *COMPREENDER* um livro divino com uma mensagem espiritual. Até amanhã se o Autor da Vida nos permitir.