Meditações Teológicas – Jan/2021

01 de Janeiro de 2021

Ainda provando que o SACERDÓCIO de Cristo era superior ao SACERDÓCIO Levítico, o mesmo foi instituído por Deus COM JURAMENTO. No meio do livro de SALMOS encontramos o seguinte verso: “JUROU o Senhor, e não se ARREPENDERÁ: tu és um SACERDOTE eterno, segundo a ORDEM de MELQUISEDEQUE” (Sl 110:4). Tenho sempre repetido, a Bíblia está toda INTERLIGADA, esse salmos é citado pelo autor de aos Hebreus: “E visto como não é sem prestar JURAMENTO (porque certamente aqueles, sem JURAMENTO, foram feitos sacerdotes, Mas este com JURAMENTO por aquele que lhe disse: JUROU o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque”(Hb 7:20-21). Amanhã veremos o significado desse JURAMENTO, se o Eterno permitir.

02 de Janeiro de 2021

Repetindo: apenas em três livros encontramos o personagem MELQUISEDEQUE, e essa passagem no livro de Salmos prova também a ONISCIÊNCIA de Deus, pois na primeira menção não foi destacado nada sobre juramento, então o livro de Salmos aparece como uma profecia, a prova que a Bíblia está toda interligada. Juramento significa uma decisão irrevogável e o decreto absoluto e definitivo, isento de mudanças, da parte de Deus quanto ao SUMO SACERDOTE do novo PACTO. A prova da supremacia está em que o SACERDÓCIO segundo a ordem de Arão não foi instaurado sobre juramento e o de Cristo sim. Detalhes que muitas vezes passamos desapercebidos. É preciso entender que jura-se somente em decisões de maior importância, quando se faz necessário valorizar e destacar a segurança da palavra empenhada. Amanhã veremos qual foi esta palavra, se o SOBERANO permitir.

03 de Janeiro de 2021

Como imaginar o assunto SACERDÓCIO, que estamos estudando no TABERNÁCULO, está ligado ao livro de Hebreus tantos anos depois? Veja em que vai resultar esse juramento sobre o SACERDÓCIO de Cristo: “Porque a LEI constitui SUMO SACERDOTES a HOMENS FRACOS, mas a palavra do JURAMENTO, que veio depois da LEI, constitui ao FILHO, perfeito para SEMPRE” (Hb 7:28). A palavra de juramento (IRREVOGÁVEL) vem destacar a PERFEIÇÃO de Cristo e de seu SACERDÓCIO provando uma estabilidade PERPÉTUA em contra partida, o SACERDÓCIO levítico tinha que ser SUBSTITUÍDO pelo motivo de MORTE “De tanto MELHOR ALIANÇA Jesus foi feito FIADOR. E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela MORTE foram IMPEDIDOS de permanecer” (Hb 7:22-23). O de Jesus era PERFEITO PARA SEMPRE. Tem que observar os pequenos DETALHES nas Sagradas Escrituras. Até amanhã se o CRIADOR permit

04 de Janeiro de 2021

Os SACERDOTES do velho PACTO tinham que ser SEPARADOS dos PECADOS “Santos serão a seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem as ofertas queimadas do Senhor, e o pão do seu Deus; portanto serão santos. Não tomarão mulher prostituta ou desonrada, nem tomarão mulher repudiada de seu marido; pois santo é a seu Deus. Portanto o santificarás, porquanto oferece o pão do teu Deus; santo será para ti, pois eu, o Senhor que vos santifica, sou santo. E quando a filha de um sacerdote começar a prostituir-se, profana a seu pai; com fogo será queimada. E o sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o azeite da unção, e que for consagrado para vestir as vestes, não descobrirá a sua cabeça nem rasgará as suas vestes; E não se chegará a cadáver algum, nem por causa de seu pai nem por sua mãe se contaminará; Nem sairá do santuário, para que não profane o santuário do seu Deus, pois a coroa do azeite da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o Senhor. E ele tomará por esposa uma mulher na sua virgindade. Viúva, ou repudiada ou desonrada ou prostituta, estas não tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher. E não profanará a sua descendência entre o seu povo; porque eu sou o Senhor que o santifico” (Lv 21:6-15). Essas EXIGÊNCIAS eram para SACERDÓCIO levítico. Amanhã continuaremos se o PAI permitir.

05 de Janeiro de 2021

O SACERDÓCIO do Senhor Jesus, superou todas as exigências feitas ao SACERDÓCIO do antigo PACTO, veja como define o autor: “Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus” (Hb 7:26). Jesus foi concebido de maneira diferente, não houve contato humano do sexo masculino e sim concebido pelo Espirito Santo “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lc 1:35). Jesus era SANTO desde seu nascimento. Diferente dos SACERDOTES da ordem ARAÔNICA, que tinham que oferecer SACRIFÍCIOS pelos seus próprios PECADOS. Amanhã continuaremos se o MESTRE permitir.

06 de Janeiro de 2021

O sacerdócio de Cristo também prova sua SUPERIORIDADE sobre os demais devido a sua UNICIDADE. Ele não precisava como os demais sacerdotes, oferecer todos os anos um NOVO sacrifício, Ele o fez uma ÚNICA VEZ. “Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo” (Hb 7:27). Por que uma ÚNICA VEZ? Porque sua OBLAÇÃO era PERFEITA. “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb 9:11-14). Amanhã tem mais se o CRIADOR permitir.

07 de Janeiro de 2021

A cada verso lido, fica mais claro a superioridade do SACERDÓCIO de Cristo. Veja: “Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio” (Hb 9:25). O que me chama atenção é o vocábulo “ALHEIO”. A ordem sacerdotal segundo Arão, tinha que pegar um animal e sacrifica-lo, em primeiro lugar pelos seus próprios pecados e depois pelo do povo. Sendo assim eles usavam sangue de um animal para aspergir no propiciatório. Veja agora o significado de “ALHEIO”, Cristo foi o próprio sacrifício, Ele mesmo se ofereceu e não usou sacrifico ALHEIO”, ocorreu o mesmo com o seu sangue, Ele não usou sangue de animal ou de outro qualquer, mas Ele usou seu próprio SANGUE! Só isso já o colocaria como superior aos demais SACERDOTES. Portanto seuSACERDÓCIO é ETERNO, IRREVOGÁVEL e INSUBSTITUÍVEL. Amanhã tem mais se o ETERNO permitir.

08 de Janeiro de 2021

Se o sacrifício de Cristo era PERFEITO e se o seu SACERDÓCIO superior em excelência aos demais, não poderia ser praticado em um SANTUÁRIO terrestre e sim no mais sublime céus. A EXCELÊNCIA do SACERDÓCIO corresponde a do SANTUÁRIO em que oficia-se o SACERDÓCIO. Com isso aprendemos que existe um outro TABERNÁCULO. Veja: “Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou. Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas” (Hb 8:5-6). Amanhã daremos continuidade provando a existência de um TABERNÁCULO celestial, se o CRIADOR permitir.

09 de Janeiro de 2021

Como vimos ontem, existe outro TABERNÁCULO, e hoje vamos dar continuidade nesse assunto. Esse TABERNÁCULO não foi formado pelo homem “Ministro do santuário, e o verdadeiro tabernáculo, o qual o SENHOR FUNDOU, e não o homem” (Hb 8:2). O terrestre foi fundado por Moisés e o povo Hebreu, cópia do TABERNÁCULO perfeito, como já vimos ontem. Esse TABERNÁCULO recebeu um SACRIFÍCIO perfeito e MELHORES PROMESSAS (VIDA ETERNA). “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um MAIOR e mais PERFEITO TABERNÁCULO, não FEITO por MÃOS, isto é, não DESTA CRIAÇÃO, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção” (Hb 9:11-12). Entendeu?!?!?! Amanhã tem mais se o AUTOR da VIDA permitir.

10 de Janeiro de 2021

Estamos aprendendo que existe, com efeito, um SANTUÁRIO celeste, Habitação de Deus, erigido pelo Senhor onde Jesus Cristo exerce suas funções sacerdotais. Foi deste TABERNÁCULO que Moisés tirou a cópia do terrestre “SOMBRA”. O *TABERNÁCULO celestial do SACERDÓCIO de CRISTO é perfeito. O TABERNÁCULO celestial executa um SACERDÓCIO de INTEGRAÇÃO. O SACERDÓCIO caduco do velho pacto, era um SACERDÓCIO de DISSOLUÇÃO porque se separava do povo ao penetrar sozinho o recinto sagrado. Separava a vítima de si próprio porque oferecia o SANGUE ALHEIO. E dissociava de Deus o povo ao lhe embargar acesso ao INTERIOR do TABERNÁCULO onde habitava a “GLÓRIA de DEUS”. Amanhã veremos a diferença do sacerdócio de integração.

11 de Janeiro de 2021

Por que falamos que o sacerdócio de Cristo é de UNIÃO? A união do próprio SACERDOTE com Deus por ser SANTO e Filho do próprio Deus “Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei. Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 5:5-6). União do SACERDOTE com o povo desde que se fez homem e se assemelhou “aos irmãos, para ser misericordioso” (2:17). Que união maravilhosa, Ele também quer interceder por você, reconheça seu sacrifício na cruz do calvário e verás a glória. Amanhã tem mais se o nosso SUMO SACERDOTE permitir.

12 de Janeiro de 2021

Ainda no assunto UNIÃO COM O POVO, vamos ver mais três versos: “O qual, nos dias da sua carne, OFERECENDO, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, APRENDEU a OBEDIÊNCIA, por aquilo que PADECEU. E, sendo ele CONSUMADO, veio a ser a causa da ETERNA SALVAÇÃO para TODOS os que lhe OBEDECEM” (Hb 5:7-9). Sendo o próprio Deus, tornou-se homem para nos salvar… Oferecendo-se… com grande clamor… e também lágrimas… aprendeu a obediência por aquilo que padeceu… sendo consumado… A grande benção aconteceu, VEIO A SER A CAUSA DE ETERNA SALVAÇÃO!!! Você precisa de mais alguma informação para que venha tomar sua DECISÃO? Amanhã continuaremos se o PAI nos permitir.

13 de Janeiro de 2021

O SACERDÓCIO de Cristo era de tamanha UNIÃO que Ele ofereceu seu próprio SANGUE para nos SALVAR. Isso é a verdadeira prova de um SACERDÓCIO perfeito e de um verdadeiro amor. Veja: “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu PRÓPRIO SANGUE, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma ETERNA REDENÇÃO. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb 9:12-14). Ainda precisa de mais alguma prova? Amanhã continuaremos se DEUS permitir.

14 de Janeiro de 2021

Essa INTERAÇÃO ou UNIÃO do povo com Deus, fica fortemente confirmada com o RASGAR do VÉU. Desde que Jesus (SACERDOTE) penetrou no SANTUÁRIO CELESTE abrindo o CAMINHO e rompendo o VÉU a fim de nos favorecer ACESSO a PRESENÇA de Deus. Veja: “A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 6:19-20). Onde JESUS, NOSSO PRECURSOR, ENTROU POR NÓS. Por que já não resta mais sacrifícios? Porque Ele fez o que era IMPOSSÍVEL com os sacrifícios de animais. Tudo isso por MIM e por VOCÊ! Pelos MEUS e pelos SEUS pecados! Amanhã continuaremos se o SOBERANO permitir.

15 de Janeiro de 2021

Ainda no mesmo assunto, “Tendo, pois, irmãos, OUSADIA para ENTRAR no SANTUÁRIO, pelo SANGUE de Jesus, pelo NOVO e vivo CAMINHO que Ele nos consagrou, pelo VÉU, isto é, pela sua CARNE, e tendo um grande SACERDOTE sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de FÉ, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa” (Hb 10:19-22). Por causa do SACERDÓCIO de Cristo, incluindo seu SACRIFÍCIO, hoje temos ACESSO direto ao PAI, com OUSADIA podemos adentrar o SANTO dos SANTOS, algo que era IMPOSSÍVEL no VELHO PACTO. Só reconhecendo que é um PECADOR e que precisa do SACRIFÍCIO de Cristo, que você poderá ter acesso ao Pai! Você já CONFESSOU Cristo como ÚNICO e suficiente Salvador? Amanhã continuaremos se o SOBERANO permitir.

16 de Janeiro de 2021

Jesus MORREU na Cruz para nos JUSTIFICAR, ressuscitou para nos GLORIFICAR e agora está a DIREITA do Pai exercendo sua função SACERDOTAL “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para INTERCEDER por eles” (Hb 7:25). Pois, diariamente INTERCEDE por nós. Veja o que Paulo escreveu aos Romanos: “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também INTERCEDE por nós” (Rm 8:34). Você gostaria de ter essa INTERCESSÃO? Jesus começou a INTERCEDER por nós enquanto estava na terra “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo” (Jo 17:24). Reconheça o poder de Cristo e aceite essa INTERCESSÃO perfeita sobre sua vida. Amanhã continuaremos se nosso INTERCESSOR permitir.

17 de Janeiro de 2021

Esse ato de INTERCESSÃO é tão sério, que Jesus se apresenta como nosso ADVOGADO. “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2:1). Compete a ADVOGADO como patrono, protetor, a tarefa de DEFENDER em juízo, mediar e interceder. Nos tribunais da terra até quando ele ACUSA, tem a intensão de DEFENDER. O advogado de acusação em última análise envida esforços para defender a vítima e a sociedade. Os ADVOGADOS deste mundo, porém, são muito DIFERENTES do ADVOGADO JESUS CRISTO. Os mesmos partem da declaração, como premissa, de inocência do seu constituinte. Se houver PROVAS de uma autoria de HOMICÍDIO, alegam eles haver se tratado de LEGITIMA DEFESA. Sempre procuram um meio de eximir o seu patrocinado da responsabilidade do ato delituoso. Amanhã, se o PAI permitir, veremos o DIREITO a partir de Cristo.

18 de Janeiro de 2021

Continuidade de ontem, Jesus age ao oposto, jamais NEGA a CULPA do RÉU, até confirma-a. Defende-o, sim, alegando os méritos do seu sacrifício vicário. “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1 João 2:2). Hoje, a direita do Pai, está CUMPRINDO sua FUNÇÃO SACERDOTAL de interceder sempre por nós “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7:25). E entrou no TABERNÁCULO CELESTIAL, “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus” (Hb 9:24). Pegou!?!?!? Amanhã continuaremos se DEUS permitir.

19 de Janeiro de 2021

Esta obra SACERDOTAL de Cristo como ADVOGADO, é uma obra de pura misericórdia, já que Ele veio em FORMA HUMANA. “Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados” (Hb 2:17-18). Que ato de MISERICÓRDIA! Sendo DEUS, encarnou em um ser HUMANO e permitiu ser TENTADO em todas as COISAS. Ele, mais do que ninguém, pode exercer a função SACERDOTAL, pois passou por todas TENTAÇÕES humanas e não PECOU. Só Ele pode se COMPADECER de nós, “E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza” (Hb 5:2). Entendeu? Amanhã continuaremos se o CRIADOR permitir.

20 de Janeiro de 2021

Não foi simples APRENDER como humano, Jesus PADECEU “Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. O qual, nos DIAS da sua CARNE, oferecendo, com grande CLAMOR e LAGRIMAS, ORAÇÕES e SÚPLICAS ao que o podia LIVRAR da MORTE, foi ouvido quanto ao que temia. AINDA que era FILHO, APRENDEU a OBEDIÊNCIA, por aquilo que PADECEU” (Hb 5:6-8). Isso se explica com hebreus 2:9-10 “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco MENOR do que os ANJOS, por causa da PAIXÃO da MORTE, para que, pela graça de Deus, PROVASSE a MORTE por TODOS. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas AFLIÇÕES o príncipe da salvação deles” (Hb 2:9-10). Ao identificar-se como HUMANO, tomou sobre si, as IMPERFEIÇÕES humanas, precisando ser APERFEIÇOADO. Isso sim é misericórdia! Amanhã continuaremos se o CRIADOR permitir.

21 de Janeiro de 2021

Em todos os sentidos, Ele é “…um grande SUMO SACERDOTE, Jesus, Filho de Deus, que PENETROU nos CÉUS, retenhamos firmemente a nossa confissão” (Hb 4:14). Ele PENETROU nos CÉUS, é o MINISTRO do SANTUÁRIO “Mas, VINDO Cristo, o SUMO SACERDOTE dos bens futuros, por um MAIOR e mais PERFEITO TABERNÁCULO, não FEITO por MÃOS, isto é, NÃO desta CRIAÇÃO, nem por SANGUE de bodes e bezerros, mas por seu PRÓPRIO SANGUE, entrou uma VEZ no SANTUÁRIO, havendo EFETUADO uma ETERNA REDENÇÃO” (Hb 9:11-12). Também MINISTRO de MISERICÓRDIA “Porque não temos um SUMO SACERDOTE que não possa COMPADECER-SE das nossas FRAQUEZAS; porém, UM que, como NÓS, em TUDO foi TENTADO, mas SEM PECADO” (Hb 4:15). Agora mais uma vez a decisão é toda sua…ou escolhe se representado pelo SUMO SACERDOTE JESUS CRISTO ou continua no caminho da perdição, que é o inferno. Até amanhã se o SUMO SACERDOTE permitir.

22 de Janeiro de 2021

Sua função SACERDOTAL é PERFEITA, quando perdoou definitivamente os nossos pecados, algo que os SACERDOTES do VELHO PACTO não podiam fazer. “Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais” (Hb 8:12). NÃO ME LEMBRAREI MAIS!, isso é maravilhoso, nossas transgressões foram perdoadas para sempre “E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades” (Hb 10:17). JAMAIS ME LEMBRAREI! Seu sacrifício foi único e perfeito, sendo assim “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempoj oportuno” (Hb 4:16). Temos esse acesso direto ao TRONO, vamos aproveitar. Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

23 de Janeiro de 2021

Encerrando o assunto sobre o SACERDÓCIO de CRISTO, o autor de aos Hebreus nos permite fechar com chave de ouro com os versos: “Tendo, pois, irmãos, OUSADIA para ENTRAR no SANTUÁRIO, pelo SANGUE de Jesus, pelo NOVO e VIVO CAMINHO que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua CARNE, e tendo um GRANDE SACERDOTE sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, RETENHAMOS firmes a CONFISSÃO da nossa ESPERANÇA; porque fiel é o que prometeu” (Hb. 10:19-23). Temos um GRANDE SACERDOTE, o VERDADEIRO, precisaríamos mais de que? Somente agradecer tamanha benção e viver para servir. Até amanhã se o PAI permitir.

24 de Janeiro de 2021

Retornando para o livro de Êxodo, encontramos do capítulo 25 até o 31 um grande projeto envolvendo a liderança de Moisés. Vejamos os primeiros versos: “Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada” (Ex 25:2). Deus não precisa de presentes, mas nesse momento Ele pediu algo especifico “ME TRAGAM UMA OFERTA”,e ainda havia outra exigência, essa oferta teria que ser “VOLUNTARIA”. Qual a última vez que você se ofereceu voluntariamente para trabalhar na obra do Senhor? Qual foi sua última oferta na obra do Senhor? Quanto você ajuda na obra missionária?
Deus tinha um projeto e queria contar com a voluntariedade do povo e suas ofertas. Assim vivemos na época atual, Deus tem um grande projeto para sua Igreja usando a vida de cada servo, que você compreenda o projeto divino e seja um grande colaborador! Amanhã continuaremos se o ARQUITETO do UNIVERSO permitir.

25 de Janeiro de 2021

O PLANO REDENTOR de Deus para com a HUMANIDADE era cheio de detalhes, previstos pela TRINDADE. Esse plano transcorre em todas as páginas do VELHO TESTAMENTO, e mesmo assim alguns ainda RESISTEM. No capítulo 26 de Êxodo encontramos muitos DETALHES e talvez o PRINCIPAL que era o VÉU. “Depois farás um VÉU de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará. E colocá-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do VÉU; e este VÉU vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo” (Ex 26:31-33). Essa cortina pesadíssima, mostra que o acesso a Deus era RESTRITO, e hoje só é POSSÍVEL, porque Jesus CONSUMOU a obra REDENTORA. Amanhã continuaremos se DEUS permitir.

26 de Janeiro de 2021

Na continuidade do PLANO REDENTOR para com a humanidade, Deus detalha os elementos do TABERNÁCULO. O PRIMEIRO elemento que os israelitas deveriam ver quando entrassem no pátio do TABERNÁCULO deveria ser o ALTAR do HOLOCAUSTO. “Farás também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura” (Ex 27:1). Mas por que seria o PRIMEIRO elemento? Porque o POVO tinha que MANTER a MEMÓRIA sempre atualizada quanto ao SACRIFÍCIO, o qual se não ocorresse, perderiam a COMUNHÃO com o Senhor. Os SACRIFÍCIOS naquela ALIANÇA, tinha a FINALIDADE de pagar os PECADOS por mais um ANO, e o povo podia compreender MELHOR sobre o ENSINO e PROFECIA que envolveria o SACRIFÍCIO do CORDEIRO de DEUS. Tudo na Bíblia tem um objetivo! Toda bíblia está interligada e as páginas do VELHO TESTAMENTO, estão diretamente MARCADAS com o SANGUE do CORDEIRO. Até amanhã se o CORDEIRO de DEUS permitir.

27 de Janeiro de 2021

Aquele ALTAR tornou-se o ÚNICO lugar autorizado para realização do SACRIFÍCIO. E por que ÚNICO?
Por que Cristo morreu uma ÚNICA VEZ! Porque Cristo entrou uma ÚNICA VEZ! “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou UMA VEZ no santuário, havendo efetuado UMA ETERNA REDENÇÃO” (Hb 9:12). Veja ainda: “Assim também Cristo, oferecendo-se UMA VEZ para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação” (Hb 9:28). Porque efetuou UMA ETERNA REDENÇÃO. Sendo assim, o lugar do SACRIFÍCIO era ÚNICO, como a CRUZ foi ÚNICA e a sua escolha também deve ser ÚNICA, ou se entrega a Cristo ou é condenado direto para o inferno. Não existem duas escolhas, o ser HUMANO já nasce condenado, daí tem a ÚNICA opção de escolher o SACRIFÍCIO de Cristo. Até amanhã se o CRIADOR permitir.

28 de Janeiro de 2021

O ALTAR foi feito de MADEIRA “Farás também o ALTAR de MADEIRA de acácia” (Ex 27:1a). Também foi de MADEIRA a pesada CRUZ que o NOSSO SALVADOR carregou até o lugar onde foi crucificado. A CRUZ serviu como ALTAR, ali foi realizado o PERFEITO SACRIFÍCIO! Foi na CRUZ que escorreu o SANGUE puro que tem poder para SALVAR todo aquele que NELE CRER. Foi na CRUZ, que ABOLIU-SE todo tipo de SACRIFÍCIO, o império da MORTE foi aniquilado, ÚNICO lugar onde os PECADOS são perdoados de uma vez para SEMPRE. Jesus era CARPINTEIRO, lidou toda sua adolescência com MADEIRA, e findou sua vida cravado em uma CRUZ de MADEIRA. Tudo está interligado… A Bíblia é cheia de detalhes e não coincidências. Amanhã continuaremos se o LIBERTADOR permitir.