Meditações Teológicas – Jan/2022

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1083 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Em LEVÍTICO capítulo 1:3, encontramos um símbolo do sacrifício perfeito de Jesus, quando na Cruz do Calvário, se ofereceu de maneira voluntária e perfeita para satisfazer a vontade de Deus Pai, até a morte. Veja: “Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor” (Lv. 1:3). Veja os detalhes: “MACHO SEM DEFEITO”, um tipo de sacrifício perfeito, que só assim Deus aceitaria. “DE SUA PRÓPRIA VONTADE”, Termo esse que afirma que o sacrifício de Cristo foi voluntário, Ele se entregou para perdão de nossos pecados.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1084 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

O versículo 4 do capítulo primeiro de LEVÍTICO e os próximos versos, é de suma importância para o entendimento da doutrina da substituição. Cristo foi o nosso SUBSTITUTO na cruz do calvário, eu e você deveria estar pregado naquela cruz, mas o Senhor nos SUBSTITUIU, se oferecendo para morrer em nosso lugar. Vejamos: “E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação” (Lv 1:4). Observe os detalhes: “E PORÁ SUA MÃO SOBRE A CABEÇA DO HOLOCAUSTO”. O pecador trazia o animal e na hora de sacrificar, tinha que COLOCAR SUA MÃO na cabeça do animal. Por que tal atitude? Para quando aquela vida (SACRIFÍCIO), estivesse se esvaindo, o pecador entendesse que quem deveria estar morrendo ali era ele, um animal INOCENTE estava pagando (PALIATIVO) pelo seu pecado.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1085 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

O animal que morria, era um SUBSTITUTO, seu sangue era aspergido. Veja: Depois degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação” (Lv 1:5). Quando o PECADOR estava com a sua MÃO SOBRE A CABEÇA do animal, o animal era “DEGOLADO”, seu pescoço era cortado e o SANGUE que jorrava era colhido em uma bacia. Esse SANGUE era aspergido “EM REDOR SOBRE O ALTAR”. Quando a artéria principal do animal oferecido em SACRIFÍCIO era cortada, a vida se esvaia e o animal tombava. O pecador vendo aquela cena, deveria entender que o animal era inocente, e aquele sacrifício era por causa de seu pecado. Assim Cristo foi o nosso SUBSTITUTO na cruz, sendo Ele INOCENTE, pagou com a vida por nós pecadores.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1086 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Nesse maravilhoso livro, é necessário prestarmos atenção nos detalhes e analisá-los de forma a entendermos todas as questões que envolvia o SACRIFÍCIO, tudo apontava para o nosso salvador JESUS CRISTO. Os próximos versos, mostram o animal sendo queimado. O que isto tem a ver com Jesus? Vamos ver: “Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços. E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar” (Lv 1:6-8). Ao ser queimado o animal, aquela fumaça subia como cheiro suave ao Senhor! Quando você contemplar a CRUZ, lembre-se que Deus aceitou como CHEIRO SUAVE a morte de seu próprio Filho, para que a nossa dívida fosse paga.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1087 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

A oferta queimada era o ensino sobre CRISTO. Ela é uma figura da cruz de Cristo. Quando Cristo se ofereceu para morrer naquela CRUZ, Deus aceitou aquele sacrifício como CHEIRO SUAVE, único sacrifício perfeito que levou a Deus perdoar nossos pecados. Pai e Filho estavam juntos: “Tendo ele, pois, saído, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele. Se Deus é glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e logo o há de glorificar” (Jo 13:31-32). O animal era queimado por inteiro, com exceção da PELE. “Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços” (Lv 1:6). Essa era a oferta chamada de CHEIRO SUAVE.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1088 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Deus se agradou daquele sacrifício, e exaltou soberanamente a Cristo. “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra” (Fl 2:8-10|). Ela representa a parte na obra de Cristo que é para Deus. Ela é expressa no Novo Testamento por passagens como “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la” (Jo 10:17). E para completar “E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Ef 5:2). Quando contemplar a CRUZ novamente, lembre-se que ali estava um SACRIFÍCIO que satisfez o TODO PODEROSO, o CRIADOR do universo. Uma oferta de CHEIRO SUAVE.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1089 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Três tipos de animais ou pássaros poderiam ser oferecidos com OFERTAS de SACRIFÍCIO, mas somente o gado era cortado em pedaços e dispostos sobre o altar. Mas todas elas forneciam *UM CHEIRO SUAVE. “Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor” (Lv 1:9). Também os holocaustos “de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras” e também de “aves”. Tudo chegava como um CHEIRO SUAVE ao Senhor. Só assim podemos entender Hebreus 9:13-14 “Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo IMACULADO a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”. A oferta do CORDEIRO PERFEITO!

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1090 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

O que mais aprendemos nesse primeiro capitulo de LEVÍTICO? Que havia cinco tipos de animais a serem sacrificados: “novilho ou boi; ovelha; cabra; rolas e pombas”. Note com isso que ricos e pobres precisam sacrificar, cada um com o seu poder aquisitivo. Aprendemos que “TODOS PECARAM E DESTITUÍDOS ESTÃO DA GLÓRIA DE DEUS”, sendo assim, todos humanos, sem nenhuma exceção, carecem ser JUSTIFICADOS COM O SACRIFÍCIO. O fato do PECADOR colocar a MÃO sobre a cabeça do animal a ser SACRIFICADO, simboliza a transferência de culpa (SUBSTITUIÇÃO). É exatamente o que acontece na CONVERSÃO, a nossa CULPA é TRANSFERIDA para JESUS, que com seu SACRIFÍCIO, pagou todo o preço pelo MEU e o SEU pecado.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
N° 1091 Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

O assunto sacrifício com sangue de animais espargido, não era muito atraente à vista humana no ritual do TABERNÁCULO, mas o que importa é que para Deus era OFERTA DE CHEIRO SUAVE e o Criador ficava satisfeito. Também, porque o PAI estava preparando o povo, pois tudo aquilo apontava para o plano REDENTOR para salvar o pecador que merecia a morte, mas poderia reverter esse destino caso aceitasse o plano divino. O imperfeito pecador, deveria levar um animal inocente ao Criador, adiando assim a sua sentença de morte por mais um período. O SACRIFÍCIO foi o meio que o SOBERANO usou para mostrar que o PECADOR que merece a MORTE pode ser absolvido pela morte de um SUBSTITUTO. O SACRIFÍCIO em substituição do PECADOR, apontava para CRISTO, nosso SUBSTITUTO na cruz.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1092 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

O livro de Gênesis RESPONDE à pergunta de como Deus PROVERÁ a Abraão os DESCENDENTES prometidos. Já o livro de Êxodo responde à pergunta de como Deus REDIMIRÁ os escravos de Abraão da ESCRAVIDÃO para trazê-los para a Terra Prometida. Enquanto as lutas de Israel com o pecado e a idolatria continuam, a pergunta permanece: “Como um Deus SANTO pode se RELACIONAR com pessoas PECADORAS”? Daí o livro de LEVÍTICO nos fornece resposta para essa PERGUNTA. Ao mesmo tempo, LEVÍTICO também é um livro para nós hoje – porque ainda somos um POVO PECADOR e Deus continua SANTO. Isso nos lembra da nossa necessidade da MISERICÓRDIA de Deus e de um MEDIADOR fiel que EXPIA nossos PECADOS. O livro de LEVÍTICO irá nos mostrar o ensino sobre esse MEDIADOR.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1093 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Quando lemos a sentença de Genesis, que o salário do pecado é a morte”E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2:16-17). O apóstolo Paulo confirma novamente a mesma sentença ao escrever sua carta aos crentes de Roma “Porque o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23a). O homem está separado de Deus, “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23). A sentença é a morte! De repente, encontramos no livro de LEVÍTICO, que pode haver um SUBSTITUTO. Um animal inocente SUBSTITUI um miserável PECADOR.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1094 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Parecia que tudo estava resolvido, todas as vezes que alguém pecasse, pegava um animal, sacrificava-o e tudo permanecia em paz. Mas Deus planejou tudo para humanidade, o animal que era sacrificado, deveria ser de seu próprio rebanho. Então vamos ver agora por outro prisma, se eu pecasse dez vezes, teria que pegar dez cordeiros do meu rebanho e levar para o sacrifício. O salário do pecado é a morte! Poderia substituir seu pecado pelo sacrifício de um animal? Sim! Mas dependendo do número de pecados, era o número de animais sacrificados, era bem melhor não pecar… É isso que Deus estava ensinando, a lição sobre o SUBSTITUTO. A nação de Israel deveria aprender bem a lição, pois quando chegasse a hora do SUBSTITUTO PERFEITO eles aceitariam. Mas não foi o que ocorreu.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1095 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Levítico nos leva a ver o CUSTO de nosso PECADO. Por Deus ser Santo, Ele exige um MEDIADOR entre Ele e seu POVO. “Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar; Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de CHEIRO SUAVE AO SENHOR. E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito. E o degolará ao lado do altar que dá para o norte, perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o seu sangue em redor sobre o altar” (Lv 1:8-11). Esses homens (SACERDOTES), tinham que fazer EXATAMENTE como Deus EXIGIA, não podia ser nada de acordo com a VONTADE deles. VOCÊ segue a VONTADE de Deus ou a sua VONTADE?

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1096 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Quando lemos o VELHO TESTAMENTO, precisamos entender que o sacrifício era um ato de culto de tamanha importância, que era considerado indispensável. Na nossa era, soa estranho o assunto SACRIFÍCIO, o ato de matar um animal e oferecer a Deus. Mas isso, para a nação de Israel, era apenas uma das maneiras possíveis do sacrifício, talvez a principal, mas não a única. Tinha também as ofertas de alimentos, de bebidas e de incenso. Cada oferta com o seu propósito específico. A oferta de SACRIFÍCIO, poderia ser de gratidão ou de ação de graças. A oferta de expiação pelos pecados, era um pedido de perdão, reconciliação, ou de purificação a Deus.O mais praticado era o sacrifício do holocausto. O qual, Jesus Cristo, mediante a sua morte na cruz, fez a oferta do seu corpo “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez” (Hb 10:10) pelos pecados de todo o mundo “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1097 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Vamos adentrar no segundo capítulo de LEVÍTICO, e a riqueza de DETALHES continuam IMPRESSIONANDO qualquer estudioso das Sagradas Escrituras. O capítulo 2 começa com uma palavra em Hebraico ( וְנֶפֶשׁ ) que pode ser traduzida por (alma; pessoa, indivíduo; ser; vida; personagem, figura; lápide). Na TORÁ encontramos a tradução* por ALMA e não PESSOA “E quando UMA ALMA oferecer uma OBLAÇÃO ao ETERNO, de flor de farinha de trigo será sua oferta, e deitará sobre ela azeite, e porá sobre uma parte incenso” (Lv 2:1). Por que estou mencionado isso, tudo indica aqui, que TODO humano, MACHO e FÊMEA, deveria oferecer o sacrifício. ALMA ou PESSOA, generaliza o SEXO. Todos são PECADORES, tanto ser humano MACHO, quanto o ser humano FÊMEA. O assunto sobre ofertas ou oblações de manjares, vai ocupar todo capítulo 2, onde encontraremos os elementos aceitáveis: grãos, flor de farinha, incenso, pão cozido (sem fermento) e o sal. Mas também encontramos elementos proibidos: o fermento e o mel.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1098 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Vejamos o primeiro verso de LEVÍTICO 2. “E quando alguma pessoa OFERECER OFERTA DE ALIMENTO ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela”. O tipo de oferta agora MUDOU. Por que? Era um tipo de RECONHECIMENTO das bênçãos de Deus. Os grãos oferecidos na OFERTA de CEREAIS vieram do alimento COMUM do povo. Aqui está o RECONHECIMENTO do povo para com Deus de que recebiam dele PROVISÕES diárias. Você AGRADECE as provisões da parte de Deus para sua sobrevivência diária? Os produtos OFERECIDOS foram, portanto, um presente e um agradecimento. O AR que respiramos, a ÁGUA que bebemos, o ALIMENTO que ingerimos, a saúde, o trabalho, a capacidade de pensar e tantas outras coisas que passaria o dia citando. Tenha um espírito de GRATIDÃO para com o CRIADOR, tudo provém Dele.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1099 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Encontramos várias vezes nesse capítulo dois de LEVÍTICO, a OFERTA DE FLOR DE FARINHA. Vamos meditar um pouco nesse assunto: Não era qualquer tipo de FARINHA, era a melhor, feita de grãos de qualidade superior e livre de impurezas. Era esse tipo que servia na mesa dos reis: “Era, pois, o provimento de Salomão cada dia, trinta coros de flor de farinha, e sessenta coros de farinha” (I Reis 4:22), separada para aqueles mais honrados visitantes “E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos” (Gn 18:6). Como vimos anteriormente que a oferta de HOLOCAUSTO deveria ser a melhor, não difere das ofertas de MANJARES. Agora é preciso entender o que é a MELHOR OFERTA. Não é OFERTAR aquilo que você não tem, é ofertar de coração. É ofertar o MELHOR do MEU TEMPO a Deus, o MELHOR da MINHA SAÚDE, é compreender que TUDO PROVÉM DO SENHOR, estou apenas devolvendo o que é DELE.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1100 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Temos uma diferença nas ofertas de manjares, o que sobrava era passado para os SACERDOTES. “E o que sobejar da oferta de alimentos, será de Arão e de seus filhos; coisa santíssima é, das ofertas queimadas ao Senhor” (Lv 2:3). Quero destacar os vocábulos COISA SANTÍSSIMA. Não era qualquer pessoa que poderia se alimentar com o que sobrava das ofertas de MANJARES. Somente os sacerdotes consagrados podiam comer as ofertas e apenas no tabernáculo “E o restante dela comerão Arão e seus filhos; ázimo se comerá no lugar santo, no pátio da tenda da congregação o comerão” (Lv 6:16). O que É SANTO deve ser usado em um LUGAR SANTO, por PESSOAS SANTAS e de MANEIRA SANTA. Você já está no time dos SANTOS? Ainda há tempo, se entregue a Cristo para que seu nome seja inscrito no LIVRO da VIDA.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1101 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Quando garimpamos os versos de LEVÍTICO, encontramos mais ouro, veja essa lição que nos apresenta o verso dois. “E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha, e do seu azeite COM TODO O SEU INCENSO; e o sacerdote queimará como memorial sobre o altar; oferta queimada é, de CHEIRO SUAVE AO SENHOR” (Lv 2:2). Os vocábulos COM TODO O SEU INCENSO e CHEIRO SUAVE AO SENHOR, estão interligados, o INCENSO ajudava a oferta ter um CHEIRO SUAVE.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1102 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

O incenso é mencionado no Novo Testamento, como as ORAÇÕES dos SANTOS. Vejamos: “E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de INCENSO, que são as ORAÇÕES dos SANTOS” (Ap 5:8). Veja que o INCENSO são as ORAÇÕES dos SANTOS. Você já havia pensado em suas ORAÇÕES, como CHEIRO SUAVE ao nosso Deus.? “E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um INCENSÁRIO de ouro; e foi-lhe dado muito INCENSO, para o pôr com as ORAÇÕES de todos os SANTOS sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do INCENSO SUBIU com as ORAÇÕES dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus” (Ap 8:3-4). Que nossas orações também cheguem ao trono de Deus como CHEIRO SUAVE.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1103 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Nossas orações, na maioria das vezes deveriam ser de GRATIDÃO a Deus, por tanta generosidade Dele para conosco. Tem um vocábulo que aparece no HEBRAICO, cerca de três vezes nesse capítulo dois, que demonstra exatamente isso. O vocábulo é (אֶת- אַזְכָּרָתָהּ) que quer dizer RELEMBRAR. Quando alguém oferecia uma oferta, estava relembrando tudo que Deus fez por ele. Quando vamos orar, deveríamos AGRADECER mais do que PEDIR. Só olhando para trás, e vendo quantos livramentos o Senhor tem operado em nossas VIDAS. O pão que Ele nunca deixou faltar, pois eu estou aqui escrevendo e você está lendo, porque o Senhor nos sustentou com aquilo que precisávamos, todos estes anos. Não estou dizendo que é ERRADO pedir, estou afirmando que quando paramos para ver as BENÇÃOS que Deus já nos deu sem ao menos pedirmos ou merecermos, sentimos a necessidade de (אֶת- אַזְכָּרָתָהּ = relembrar).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1104 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Quando estudamos o LIVRO de LEVÍTICO, entendemos que o sacrifício era um ato de CULTO tão importante na vida daquele povo, que era considerado INDISPENSÁVEL. Em nossa época atual, quando mencionamos SACRIFÍCIO, entendemos apenas como a imolação de um animal, ou seja, o ato de MATÁ-LO para OFERECE-LO a Deus. Para a nação de Israel, era apenas uma das maneiras de OFERTAR a Deus, provavelmente a principal, mas não a ÚNICA. Porque também haviam outros tipos de ofertas: de alimentos, de bebidas e de incenso.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1105 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Como mencionamos ontem, hoje meditaremos num assunto, pouco vivido pelos crentes, AS PRIMÍCIAS. Vamos ver o verso 14. “E, se fizeres ao Senhor oferta de alimentos DAS PRIMÍCIAS, oferecerás como oferta de alimentos das TUAS PRIMÍCIAS de espigas verdes, tostadas ao fogo; isto é, do grão trilhado de espigas verdes cheias” (Lv 2:14). Já observamos anteriormente, que estas ofertas deveriam ser preparadas com a MELHOR FARINHA, mas agora encontramos que também deveria ser separadas da PRIMEIRA COLHEITA de GRÃOS, isto é, DAS PRIMÍCIAS. O que aprendemos aqui? Que somente as melhores ofertas deveriam ser apresentadas a Deus, pois Ele é digno do nosso MELHOR.
Nosso MELHOR TEMPO, nossa boa SAÚDE, nosso MELHOR LOUVOR e também na questão financeira. Precisamos lembrar que tudo que temos, veio do SENHOR.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1106 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

O capítulo três de LEVÍTICO, continua apresentando as OFERTAS de CHEIRO SUAVE, só que com algumas diferenças. Começamos o capítulo das ofertas pacíficas, que representam a paz: “E se a sua oferta for SACRIFÍCIO PACÍFICO; se a oferecer de gado, macho ou fêmea, a oferecerá sem defeito diante do SENHOR” (Lv 3:1). O vocábulo ( שְׁלָמִים ) vem da raiz PAZ, por isso denominado OFERTAS de PAZ. Essa PAZ representada era entre o homem pecador e o Deus Santo. Ao contrário das anteriores, a oferta PACÍFICA nem era queimada como os HOLOCAUSTOS, e também não era OFERECIDA aos sacerdotes como a OFERTA de MANJARES, ela deveria assumir a forma de uma REFEIÇÃO onde DEUS, o SACERDOTE e o OFERTANTE, participam juntos. Assim, são as coisas de Deus, todos sentados na mesma mesa, sem acepção de pessoas.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1107 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Essa OFERTA de PAZ, era a única que o OFERTANTE tinha direito de participar. Tanto os SACERDOTES, como o povo numa grande CEIA onde os POBRES também eram convidados. “Mas os comerás perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher o Senhor teu Deus, tu, e teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas; e perante o Senhor teu Deus te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão” (Dt 12:18). Esta era a verdadeira PAZ que só pode ser REPRESENTADA aos homens pela OBRA de CRISTO “E que, havendo por ele feito a PAZ pelo SANGUE da sua CRUZ, por meio dele RECONCILIASSE consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus” (Cl 1:20). E encontramos comemorada na CEIA do SENHOR “Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O PÃO que partimos não é porventura a COMUNHÃO do CORPO de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos UM SÓ PÃO e UM SÓ CORPO, porque todos PARTICIPAMOS do mesmo PÃO” (I Cor 10:16-17).

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1108 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Esta OFERTA de PAZ, era oferecida depois de uma OFERTA pelo pecado e uma OFERTA queimada. O SANGUE havia sido aspergido, a EXPIAÇÃO fora feita, o PERDÃO fora concedido e a JUSTIFICAÇÃO, assegurada. Nada como ter a PAZ verdadeira. Era um momento único de COMUNHÃO, toda família assentava no pátio, uma alegria só. Não existe ALEGRIA maior, do que você estar em PAZ com DEUS. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5:1). E a frase que Jesus nos deixou “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14:27). Quando Jesus disse isso, estava à sombra do Getsêmani e do Gólgota. Ele sabia o que O esperava, a agonia que iria passar, mas não Se acovardou diante disso. Seu coração transbordava PAZ e AMOR por todos PECADORES. O MESTRE sabia que nós só poderíamos desfrutar dessa PAZ se Ele enfrentasse o CALVÁRIO. Você já tem essa PAZ verdadeira? Somente em Cristo você pode adquirir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1109 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Revisando aquilo que já vimos em LEVÍTICO, lembrando que tudo está interligado com o SACRIFÍCIO de Cristo e seu ministério aqui na terra, sendo assim, essas ofertas fazem parte do ensino do PLANO REDENTOR elaborado por nosso Deus. A primeira OFERTA era o HOLOCAUSTO, oferta queimada de CHEIRO SUAVE ao Senhor. A segunda que aprendemos neste livro era a OFERTA de MANJARES, sempre as PRIMÍCIAS, pois Deus merece o melhor. Depois chegamos na OFERTA de PAZ, onde aprendemos que Deus sempre quer estar perto ou sentado na mesa com os pecadores arrependidos. Deus quer essa comunhão quando reconhecemos nossos erros e nossas fraquezas. E agora veremos em Levítico 4 o início das OFERTAS SEM CHEIRO, sendo a primeira delas o SACRIFÍCIO PELO PECADO, onde Jesus é representado, levando sobre si o erro do pecador. Ao CONTRÁRIO do que vemos nas ofertas de CHEIRO SUAVE, onde cada oferta nos apresenta um símbolo da perfeição de Cristo.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1110 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

Nas outras OFERTAS já estudadas, havia um elemento de EXPIAÇÃO (pois o pecado afeta tudo o que as pessoas fazem), mas na OFERTA PELO PECADO, a EXPIAÇÃO era a questão central. Outra característica interessante nessa OFERTA, é que o NOVILHO deveria ser queimado FORA do arraial “Depois levará o novilho FORA do ARRAIAL, e o queimará como queimou o primeiro novilho; é EXPIAÇÃO do pecado da congregação” (Lv 4:21). Isso tipifica o que aconteceu em hebreus 13 “E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu FORA da porta. Saiamos, pois, a ele FORA do ARRAIAL, levando o seu vitupério” (Hb 13:12-13). Cristo morreu fora do arraial, pois seu SACRIFÍCIO foi uma oferta pelos nossos pecados.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1111 – Janeiro/2022
Pr. Humberto Vieira

É observando a OFERTA PELO PECADO, que aprendemos a única maneira de nos aproximarmos de Deus, não é através de religião ou legalismo, mas sim através de um arrependimento verdadeiro. A OFERTA do sacrifício pelo PECADO direciona o PECADOR a confessar seus PECADOS a JESUS pois é o único meio para que sejamos aceitos por Deus. O pecador precisa acreditar que CRISTO foi a OFERTA PELOS NOSSOS PECADOS sendo assim a substituição oferecida pelo sacrifício. Só assim poderemos desfrutar da verdadeira PAZ com Deus. “Portanto, OFEREÇAMOS sempre por ele a Deus SACRIFÍCIO de LOUVOR, isto é, o fruto dos lábios que CONFESSAM o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e COMUNICAÇÃO, porque com tais SACRIFÍCIOS Deus se AGRADA” (Hb 13:15-16).