Meditações Teológicas – Jul/2019

01 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O encontro de Jacó com Faraó que era autoridade máxima. Jacó respeitava a *HIERARQUIA* e por duas vezes *ABENÇOOU* a Faraó “E Jacó abençoou a Faraó” (Gn 47:7). Faraó permitiu José *COLOCAR* seu *PAI* e seus *IRMÃOS* na *MELHOR TERRA* que tinha “A terra do Egito está diante de ti; *NO MELHOR* da terra faze habitar teu pai e teus irmãos” (Gn 47:6). Tiveram grande privilégio concedido por Faraó “E José fez habitar a seu pai e seus irmãos e deu-lhes *POSSESSÃO* na terra do Egito, no *MELHOR DA TERRA*, na terra de *RAMESSÉS*, como Faraó ordenara” (Gn 47:11). Deus *SEMPRE* prepara o *MELHOR* para seus *SERVOS*, mesmo que para isso tenha que *ACONTECER* uma *CRISE*. José era o meio de *SUSTENTO* de toda a *FAMÍLIA*, como foi profetizado no passado e a família *NÃO ACREDITOU*. Olhe agora o passado e o presente: “E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: *QUE SONHO É ESTE QUE TIVESTE*? Porventura viremos, *EU* e tua *MÃE*, e teus *IRMÃOS*, a *INCLINAR-NOS* perante ti em terra? (Gn 37:10). Isto foi o passado agora veja o presente “E José *SUSTENTOU* de pão a seu *PAI* seus *IRMÃOS* e toda a *CASA* de seu pai, *SEGUNDO AS SUAS FAMÍLIAS”* (Gn 47:12). Que *REVIRAVOLTA* na história, por isso é melhor amar e fazer o bem enquanto podemos. O capítulo 47 termina com um pedido de Jacó, apesar que Deus conduziu Israel para  Egito, a terra prometida não era ali. Por isso Jacó pede que quando morrer seja *CONDUZIDO* de volta e sepultado na sua terra natal. Amanhã publicarei uma meditação extra tirando dúvidas que surgiram nas duas anteriores. Claro, se o Pai permitir!

02 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Tirando dúvidas que surgiram sobre a ida de Israel para o Egito nas meditações anteriores, vamos *MERGULHAR* em algo mais *PROFUNDO* das Sagradas Escrituras. Abraão é o *VIGÉSIMO* na cadeia sucessória na qual Deus prometeu enviar o *LIBERTADOR*, Isaque torna-se o vigésimo primeiro e Jacó o vigésimo segundo. Quando Deus falou com Abraão em Gênesis 12, fazendo-lhe *ALGUMAS PROMESSAS*, Abraão não *MORAVA* na terra prometida (ISRAEL) e sim em *UR DOS CALDEUS*, cidade da *MESOPOTÂMIA*, mesmo sendo a *SEMENTE SUCESSÓRIA* no plano divino. Quando Abraão chega na *TERRA PROMETIDA*, encontra a mesma *HABITADA* com outras *NAÇÕES* e uma que se destacava eram descendentes de *CANAÃ*, povo *AMALDIÇOADO* por Deus. Para *ENTENDER* vamos voltar a Gênesis 9, onde encontramos Noé e seus *TRÊS* filhos, e também a *MALDIÇÃO* sobre um deles. Veja: *MALDITO* seja *CANAÃ*; servo dos servos seja aos seus *IRMÃOS*. E disse: *BENDITO* seja o Senhor Deus de *SEM*; e seja *CANAÃ* por *SERVO*. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de *SEM*; e seja-lhe *CANAÃ* por *SERVO* (Gn 10:25-27). Veja como a Bíblia se explica. Abraão vem da *LINHAGEM* de *SEM*, e *NOÉ* profetizou que *CANAÃ* seria *SERVO* de “seus IRMÃOS”. Quando Abraão em obediência a Deus foi para a *TERRA PROMETIDA*, iria ter que tomar aquela terra dos *CANANEUS*, eles teriam que se tornar *SERVOS* dos *DESCENDENTES* de *SEM*, foi *EXATAMENTE* o que aconteceu pois a Bíblia se *CUMPRE* em todos os detalhes. Que *LIVRO* maravilhoso!!! Tudo se *ENCAIXA*!!!Nenhuma profecia *FALHA*!!! Eu amo esse *LIVRO SAGRADO*!!!. Amanhã continuo esse assunto, pois muito mais temos ainda para aprender. Sempre se o *SOBERANO* permitir.

03 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: As profecias Bíblicas são precisas, ligadas com a genealogia torna-se um estudo fantástico. NOÉ era o décimo na cadeia sucessória na linhagem do *LIBERTADOR*, e *SEM* o décimo primeiro. Nós temos entre *SEM* e *ABRAÃO* cerca de 390 anos. A profecia de *NOÉ* cumpriu-se com *ABRAÃO* e na sequência Moisés, que vamos começar estudar em breve. Vejamos algumas evidências  que os *CANANEUS* eram uma nação *AMALDIÇOADA*. Abraão não deixou Isaque *CASAR-SE* com os habitantes daquela terra *(CANANEUS).  “…que NÃO* tomarás para meu *FILHO* dos *CANANEUS* no meio dos quais eu habito…” (Gn 24:3). Isaque também ordenou a Jacó “Não *TOMES MULHER* de entre as filhas de *CANAÃ*” (Gn 28:1). Outro indício da maldade dos *CANANEUS* é o efeito que teve sobre Isaque e Rebeca o *CASAMENTO* de seu filho Esaú com mulheres *CANANÉIAS*. A Bíblia diz que estas *MULHERES* “eram uma fonte de *AMARGURA* de espírito para Isaque e Rebeca”, ao ponto de que Rebeca chegara a *ABOMINAR* a sua vida por causa delas. (Gn 26:34-35; 27:46). Por ordem *DIVINA*, os israelitas, sob o comando de Josué, sujeitaram as cidades *CANANÉIAS* à total *DESTRUIÇÃO*, quando, por fim, entraram na terra. As instruções da parte de Deus eram: “Deves impreterivelmente destruir todos. Não deves concluir com elas nenhum pacto, nem lhes mostrar qualquer favor.” Em obediência a esta ordem, “Josué partiu por toda a terra da região montanhosa, e o Negebe, e as encostas, e todos os seus reis. Não deixou restar *SOBREVIVENTE*, e tudo o que *RESPIRAVA*, ele levou à destruição, assim como, o Deus de Israel, havia *ORDENADO*”.(Dt. 7:2; Js. 10:40). Está ficando mais claro agora a profecia de Abraão? Amanhã tem mais.

04 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Espero que estejam conseguindo acompanhar o raciocínio. Hoje vamos ler trechos da profecia de Abraão em Gênesis 15 para *ESCLARECER* ainda outros pontos. Vejam as palavras sobre o futuro da nação de *ISRAEL*: “Sabe com certeza que *PEREGRINA* será a *TUA SEMENTE* em terra que não lhe *PERTENCE*, e a farão servir e a *AFLIGIRÃO* quatrocentos anos” (Gn 15:13). O texto é claro, Deus apresentava o futuro da nação de Israel ao seu servo Abraão, essa profecia veio acompanhada de: “um sono *PESADO* e eis que *MEDO* e *ESCURIDÃO* caíram sobre ele” (Gn 15:12). O assunto era muito *SÉRIO*, era o *FUTURO* da nação que traria o *LIBERTADOR* que estava sendo apresentado. Quando ele diz “que será *AFLIGIDA* por *400* anos”, na verdade, eles ficaram somente *215* anos no Egito, porém o sofrimento para  a família Hebréia, começou desde o *NASCIMENTO* de Isaque, com as brigas com Ismael. Dai começa clarear o entendimento do texto de Êxodo 12:40-41 que menciona *430* e não *400* anos. Vamos verificar outras passagens Bíblicas. Êxodo 12:40 diz que o *TEMPO* que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de 430 anos. Isto parece nos dar a entender que os hebreus estiveram realmente 430 anos no Egito, isto é: desde a entrada dos filhos de Jacó até a saída do cativeiro. Amanhã veremos o que o apóstolo Paulo trata sobre isso já no Novo Testamento, claro que com a permissão do Pai.

05 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ontem finalizamos ao mencionar o apóstolo Paulo tratando do mesmo assunto na carta aos Gálatas: “Ora, as *PROMESSAS* foram feitas a Abraão e a *SEU* descendente. A Escritura não diz: e a *SEUS* descendentes, como falando a *MUITOS*, mas como de *UM* só: e a *TEU* descendente que é *CRISTO*. Mas digo isto: Que tendo sido o testamento confirmado por Deus , a *LEI*, que veio *QUATROCENTOS E TRINTA* anos *DEPOIS*, não *INVALIDA*, de forma que venha *ABOLIR*  a *PROMESSA*”. (Gl 3:15-16). Note o *DETALHE* importante que Paulo destaca: a *LEI* foi *PROMULGADA* no Sinai *430* anos *DEPOIS* do *PACTO* entre Deus e Abraão. Se Paulo se refere a *PRIMEIRA* promessa feita a Abraão, quando ele estava em *HARÃ* (Gênesis 12:1-3), os *430* anos começaram quando Abraão tinha *75* anos de idade. Já os *400* anos de aflição iniciaram *30* anos depois, Abraão tinha *105* anos e seu filho Isaque apenas *5* anos. Paulo nos trás essa *INFORMAÇÃO* em Gálatas 4:20: “Mas, como então o que *NASCEU* segundo a carne *PERSEGUIA* ao que *NASCEU* segundo o Espírito, assim também é agora”. Paulo afirma que havia certa *PERSEGUIÇÃO* entre os *IRMÃOS* *(Isaque e Ismael)*, aqui iniciava-se as *AFLIÇÕES* da família *HEBRÉIA*. Apesar de termos cerca de *SEIS MIL ANOS* de história registrada na Bíblia, nenhuma *DATA* entra em *CONTRADIÇÃO*, todas se *ENCAIXAM* certinho na *GENEALOGIA* do *LIBERTADOR*. Afinal Ele é Jesus Cristo, o *SALVADOR*, filho do *DEUS VIVO*, autor e consumador da nossa fé. *ELE É DEUS*. Amanhã continuaremos se o *LIBERTADOR* permitir.

06 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Havia conflito ferrenho entre *Ismael* e *Isaque*, incluindo as mamães de ambos, algo que já esclarecemos em meditações anteriores. Há outro *DETALHE* importante. O tempo exato desde o chamado de Abraão até a entrada de Jacó no Egito foi de *215* anos (Gênesis 12:4; 21:5; 25:26; 47:9). Assim, os *215* anos *RESTANTES* dos *430* foi o tempo que os filhos de Israel de fato *FICARAM* no Egito. Por esta *RAZÃO* os *430* anos, mencionados por *Moisés*, devem ser *CONSIDERADOS* desde o chamado de *Abraão* em *Harã*, a sua permanência e de seus *DESCENDENTES* em Canaã, e a sua estada no Egito, até o Êxodo. O texto de Êxodo 12:40 foi traduzido pela Septuaginta desta forma: “A permanência dos filhos de Israel, enquanto *HABITARAM* na  *TERRA* do Egito *E NA* terra de Canaã, foi de *430* anos”. Essa *TRADUÇÃO* faz uma *SOMA* dos dos dois *TEMPOS* e dos dois *LUGARES* distintos. Portanto, foram dois *LONGOS* períodos de *ANOS*. Ambos terminaram ao mesmo tempo. Os *430* anos começaram quando Abraão foi chamado para sair de Harã em direção à terra prometida. Já os *400* anos passam a contar *30* anos mais tarde, quando Isaque já estava com *5* anos e acontecem as brigas e conflitos entre as duas mulheres de Abraão e os dois filhos. Você já parou para pensar na soma dos nossos antepassados, veja como genealogia é interessante: Pais: *2*; Avós: *4*; Bisavós: *8*; Trisavós: *16*; Tetravós: *32*; Pentavós: *64*; Hexavós: *128*; Heptavós: *256*; Octavós: *512*; Eneavós: *1024*; Decavós: *2048*; Num total de *11* gerações, *4096* ancestrais…Isto tudo em, aproximadamente, *300* anos antes de nascermos! É bom entender a genealogia…até amanhã se o Pai permitir.

07 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Hoje vamos meditar no texto de Gênesis 15:14-17. Durante 430 anos os descendentes de Abraão sofreriam certa *OPRESSÃO* em uma terra *ESTRANHA*. Passado assim esse *PERÍODO* (a saída do Egito), eles sairão com *GRANDES* posses cedidas pelos egípcios. Finalmente, entrarão na terra que lhes tinha sido  prometida (Gn 15:13-14). Por que deveria ser suportado *TÃO EXTENSO* período de privação? Por que não poderia Abraão mesmo possuir *IMEDIATAMENTE* a terra prometida (ISRAEL)? Somente a graça de Deus para com os pecadores, provê respostas adequadas a tais perguntas. A graça da paciência Deus expressada para com os habitantes comuns da terra (CANANEUS) explica a demora. Porque *”A MEDIDA DA INIQUIDADE DOS AMORREUS AINDA NÃO ESTÁ CHEIA”* (Gn 15:16). Os descendentes de Abraão deveriam suportar 430 anos de exílio longe da terra da promessa. Na conclusão dessas palavras de profecia, Abraão, testemunhou um surpreendente fenômeno. Um *”FOGARÉU FUMEGANTE*” e uma *”TOCHA DE FOGO”* passaram entre aqueles pedaços de carne que haviam sido arranjados antes (Gn 15:17). Qual é a significação desta extraordinária cerimonia? Por que uma manifestação visível da divindade *”PASSAR ENTRE OS PEDAÇOS”*. A explicação está no verso 18 *”NAQUELE MESMO DIA FEZ O SENHOR ALIANÇA COM ABRAÃO”*. Até amanhã se o Soberano permitir!

08 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Finalizando meus comentários sobre Gênesis 15, farei um *RESUMO* daquilo que publiquei nos últimos dias:

✅ *PRIMEIRO* que nesse capítulo seu nome ainda era Abrão, pois só foi mudado para Abraão em Gênesis 17:5 (Pai de uma multidão);

 ✅ *SEGUNDO* vemos as atitudes soberanas de Deus, prometendo que *SOMENTE* aquele que saísse de seus próprios *LOMBOS* poderia receber as *PROMESSAS* feitas a Abrão (Gn 15:4);

✅ *TERCEIRO* encontramos a primeira *ALIANÇA* com a prática *LITERAL* de *CORTE* de animais (DERRAMAMENTO DE SANGUE), nesse caso o Criador *LIGA-SE* ao homem, a *CRIATURA*, mediante *SOLENE* juramento de *SANGUE*. Deus faz uma *ALIANÇA*, deixando claro seu comprometimento com as *PROMESSAS* ditas, diante da *ALIANÇA*, as *DÚVIDAS* de Abrão desaparecem, o Criador *SELOU* com sua *PROMESSA*;

✅ *QUARTO* encontramos também as *PROMESSAS* de Deus para com *ISRAEL*, os *CANANEUS* eram os ocupantes originais da *TERRA PROMETIDA* e tinham *DIREITOS* sobre ela. Mas a extrema *INIQUIDADE* deles haveria de *ANULAR* esse direito. Os *DESCENDENTES* de Abrão não *PODERIAM* entrar na *TERRA PROMETIDA* enquanto o *JUÍZO DIVINO* não tivesse *CASTIGADO* os *CANANEUS*. Essa questão é muito instrutiva sobre como a *VONTADE* divina opera no que toca às *NAÇÕES* e aos grandes *CICLOS* de tempo. Percebemos que há um certo *ACÚMULO* de iniquidade que as *NAÇÕES* podem chegar antes de serem *DESTRUÍDAS*;

✅ *QUINTO e último, encontramos a PRIMEIRA* passagem bíblica sobre a *GEOGRAFIA* de *ISRAEL* “desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates” (Gn 15:18), único pais que tem suas dimensões registradas nas Sagradas Escrituras! Amanhã voltaremos o assunto sobre as bençãos de Jacó, se o Criador permitir!!!

09 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Estamos caminhando para o *FIM* do livro de *GÊNESIS*, mas muitas coisas ainda iremos *COMENTAR*. Neste capítulo 48, José recebe um *RECADO* de alguém que também dá *RECADO* a Jacó e ambos se encontram. Estava chegando a *HORA* da partida de Jacó desta *TERRA* estando já *VELHO*, cheio de *DIAS* e perto dos *147* anos de idade. José *APRESENTA* a ele seus *DOIS* filhos e Jacó os *ABENÇOA* dando a sua *BENÇÃO* maior ao *MENOR* dos filhos. Jacó começa seu diálogo relembrando seu *PRIMEIRO ENCONTRO COM DEUS* na cidade de Luz, e menciona a *PROMESSA DIVINA* acrescendo algo *”EM POSSESSÃO PERPÉTUA”* (Gn 48:4). Jacó *ADOTA* os dois filhos de José e lhe *RESTITUI* as bençãos na mesma *PROPORÇÃO* de seus outros filhos, a *HERANÇA* deles não seria de *NETOS* e sim de *FILHOS*. Jacó estava *VELHO* e sua visão embaçada (Gn 48:10), talvez lhe *VIESSE* a mente quando conseguiu *ENGANAR* seu *PAI* Isaque, pois em sua *VELHICE*, também ficou com a *VISÃO* embaçada. Jacó abençoa José e Efraim no *LUGAR* de Manassés que era o *PRIMOGÊNITO*. José tenta *CORRIGI-LO*, mas ele confirma que *SABIA* exatamente o que estava *FAZENDO*. O fato é que Deus *ESCOLHEU* o *MENOR* para ser o *MAIOR* entre eles. No entanto esta *ESCOLHA* dobrada de José incluindo seus dois filhos na *HERANÇA* de Israel, contado agora entre os doze, não garantiu a José a escolha divina para ser dele a semente messiânica. Veremos esse assunto nas próximas meditações!!!

10 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Entender a *BENÇÃO* de Jacó sobre seus *FILHOS* é entender o *ALICERCE* até o *RESTANTE* das Sagradas Escrituras, pois até *APOCALIPSE*, você encontrará os *DESCENDENTES* dessas *DOZE TRIBOS*, os personagens daqui para frente estão *DIRETAMENTE* ligados com algum dos *FILHOS* de Jacó. Jacó depois de abençoar José e seus filhos, manda chamar o restante dos filhos (Gn 49:1). Jacó começa agora com o seu *PRIMOGÊNITO*, Ruben filho de Lia “Ruben, tu és meu *PRIMOGÊNITO*, minha *FORÇA*, e *PRINCIPIO* de minha potência, proeminente em *DIGNIDADE*, e proeminente em *PODER*. Como te apressaste como as águas, não terás estas vantagens; porque subiste à *CAMA* de teu pai e então *PROFANASTE* seu leito” (Gn 49:3-5). Ruben *PERDEU* a *BENÇÃO* e a *PRIMOGENITURA* porque *DEITOU-SE* com uma das mulheres de Jacó. “E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi *RUBEN* e *DEITOU-SE* com *BILA*, concubina de seu pai; e Israel o *SOUBE*” (Gn 35:22). Jacó não deixa o *PECADO* do filho *OCULTO*. E também não o deixou sem a *DEVIDA* disciplina. No leito de *MORTE*, quando foi *ABENÇOAR* os filhos, Jacó os chamou um a um. Ruben deveria ser o principal abençoado, por ser o *PRIMOGÊNITO*, mas Jacó lembrou-o do seu *PECADO* sexual e não lhe deu a *BENÇÃO*. A *PROMESSA* de Deus *FEITA* a Abraão, passou por direito de *SUCESSÃO* a Isaque e *POSTERIORMENTE* a Jacó, e seria, por privilégio de nascimento, *TRANSMITIDA* a Ruben, seu *PRIMOGÊNITO*. No entanto, diante de sua traição, perdeu o direito à primogenitura. Quantas bençãos perdemos no decorrer da vida? Amanhã tem continuaremos com a benção do Pai!

11 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Nos seus últimos *MOMENTOS* de vida, na *FRENTE* de todos seus filhos e provavelmente também na *PRESENÇA* de Diná sua filha, Jacó *REVELA* o pecado de Ruben, *GUARDADO* até aquele momento. *O QUE É A DOR DO PECADO*, mais de *1000* anos depois, esse mesmo *EPISÓDIO* é *LEMBRADO* por Esdras ao escrever Crônicas. Veja: “Quanto aos filhos de *RUBEN*, o *PRIMOGÊNITO* de Israel, pois ele era o *PRIMOGÊNITO*; mas porque *PROFANARA* a *CAMA* de seu pai, deu-se a sua *PRIMOGENITURA* aos filhos de *JOSE*, filhos de Israel; de modo que *NÃO FOI CONTADO, NA GENEALOGIA DA PRIMOGENITURA”* (ICr 5:1). Não é possível esconder para sempre e com absoluta segurança o que se faz em oculto. O pecado pode ser de fato *PERDOADO* por Deus, mas isso não significa que ele sai do *CURRÍCULO* e da *HISTÓRIA* do *PECADOR*. Em suma, podemos concluir que a grande *PUNIÇÃO* de Ruben teve, na verdade, um *PESO* eterno. O mais triste em tudo isso, é que Ruben seria *AQUELE* que deveria estar *REGISTRADO* na *GENEALOGIA* de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o qual foi *BANIDO* desta *LINHAGEM*, por ter se *DEITADO* com uma *CONCUBINA* de seu pai. Viva bem o *PRESENTE*, para não carregar *MANCHAS* no *FUTURO*! Ser salvo no tempo presente,não te impede de perder os galardoes no futuro! Até amanhã com a permissão do Único que pode julgar nossas decisões, no passado, presente e futuro.

12 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Depois de Jacó *TRATAR* com *Ruben*, fitou os olhos em *Simeão* e *Levi* e *CONTINUOU* seu sermão. Veja: “*Simeão* e *Levi*, irmãos, instrumentos de *VIOLÊNCIA* são suas armas. Em seu *SEGREDO* não entre *MINHA ALMA*, nem em sua assembléia se una a minha honra; porque na sua *IRA MATARAM* homens e com sua vontade quiseram desarraigar um boi. *MALDITO* seu furor, que é forte, sua *IRA*, que é dura! DIVIDI-LOS-EI em Jacó, e *ESPALHÁ-LOS-EI* em Israel” (Gn 49:5-7). Jacó *RELEMBRAVA* o acontecido com *Hamor*, *Siquem* e toda a cidade, e trata como *MALDITO* aquele *FUROR* contra homens inocentes. Além disso, eles *ULTRAJARAM* o sagrado *RITO da CIRCUNCISÃO*. Usaram de uma prática *SAGRADA* entre o povo judeu, para *ENGANAR* toda uma cidade. Por causa de suas atitudes, *Jacó* os descreveu como instrumentos de violência. A *FÚRIA* dos irmãos foi sanguinária e violenta, e não um ato de *JUSTIÇA* para honrar Deus. Após o êxodo do Egito, a tribo de *Simeão* diminuiu em importância e não foi *MENCIONADA* na *BENÇÃO* de Moisés (Dt 33). *Simeão* não recebeu uma *HERANÇA* separada na Terra Prometida, mas à essa *TRIBO* foram destinadas cidades *PERTENCENTES* à herança de *JUDÁ* (Js 19.1-9). Por causa do erro no passado, agora seria apenas um clã dentro das terras da herança de Judá. A nossa retribuição aqui na terra será de acordo com aquilo que realizamos, ou bem ou mau! Qual tem sido suas realizações? Amanhã continuaremos se o Deus de Israel nos permitir.

13 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Como finalizamos ontem a meditação, Jacó profetizou *DIVIDI-LOS-EI e ESPALHÁ-LOS-EI*. Como sempre, a *PALAVRA* do Senhor *NÃO* falha. Simeão não *RECEBEU* uma herança independente. Em vez disso, *HERDOU* terras *DISPERSAS* no território de Judá. Como Jacó previra tal coisa (Gn 49:5-7) e a *PROFECIA* se *CUMPRE* em Josué 19. Veja: “E saiu a segunda sorte a *SIMEÃO*, para a *TRIBO* dos filhos de *SIMEÃO*, segundo as suas famílias; e foi a sua *HERANÇA* no *MEIO* da *HERANÇA* dos filhos de *JUDÁ*…A *HERANÇA* dos filhos de *SIMEÃO* foi tirada do quinhão dos de *JUDÁ*, porquanto a *HERANÇA* dos filhos de Judá era *DEMASIADAMENTE* grande para eles; pelo que os filhos de *SIMEÃO* tiveram a sua *HERANÇA NO MEIO DELES* (Js 19:1 e 9). Mais tarde, *Simeão* e *Judá* agiram em conjunto (Jz 1:3). Em 1 Crônicas 4:24-27, *Simeão* é *DESCRITA* como uma *TRIBO* muito *MENOR* do que Judá. A *HERANÇA* de *Simeão* permite ver como foi explícita a orientação de Deus na *ESCOLHA* das porções das tribos. Por causa do *MASSACRE* do povo de *Siquém* realizado por *Simeão* e *Levi* (Gn 34). Jacó *PROFETIZOU*, antes de *MORRER*, que *DIVIDIRIA* essas duas tribos e as *ESPALHARIA* em Israel (Gn 49:7). Como já se viu, Levi não receberia *HERANÇA* própria, teria apenas *CIDADES* entre as diversas tribos. Cumpria-se as palavras de Jacó *DIVIDI-LOS-EI e ESPALHÁ-LOS-EI*. Dessa maneira, eles foram *DIVIDIDOS* em Jacó [Israel]. As Escrituras não dizem muito a respeito da tribo de Simeão. Dela não saiu nem juiz, nem profeta, nem qualquer outra pessoa ilustre. Amanhã se o Pai permitir começaremos ver a profecia sobre Judá, tribo que carrega a genealogia do *LIBERTADOR JESUS CRISTO*

14 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Depois de *Jacó* se pronunciar com *Ruben, Simeão* e *Levi*, os seus três primeiro filhos com *Lia*, agora vai direcionar sua palavra a *JUDÁ*. O *MAIOR* contexto literário nesse quadro *PROFÉTICO* de Jacó, foi destinado a *JUDÁ* e *JOSÉ*. Só para que o leitor tenha noção, a *PRIMEIRA* tribo a *OFERECER* sua oferenda na *INAUGURAÇÃO* do Tabernáculo foi *JUDÁ*, que era também a *PRIMEIRA* tribo a marchar à frente de todo o povo no deserto. *Judá* significa “Louvor”. No *FUTURO*, as demais *TRIBOS* teriam razões de *LOUVAR* a esta *TRIBO*, uma vez que *DAVI*, sua *DINASTIA* e o *MESSIAS* foram da *LINHAGEM* de *JUDÁ*. Note a extensão e conteúdo da bênção de Judá. Apesar de Judá não estar no quadro da *PRIMOGENITURA* de *NENHUMA* das mulheres de *Jacó*, sua transformação de caráter e liderança o prepararam para tarefas mais *ELEVADAS*. O título messiânico *“LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ”* é baseado neste texto. O termo “Siló” no v. 10, é de tradução particularmente difícil. Ele é repetido quase literalmente em Ez. 21:27, onde é relacionado a um rei davídico. Aponta para um futuro rei de Israel, vindo da tribo de Judá. Tipologicamente, aponta além de Davi, para Cristo que é o Rei messiânico perfeito. Gastaremos um pouco de tempo no assunto Judá, pois é dessa tribo que a *SEMENTE* de Gênesis capitulo três vai brotar. Amanha continuaremos se o MESTRE permitir.

15 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: As palavras de *Jacó* direcionadas a *JUDÁ* nesses *CINCO* versos bíblicos (Gn 49:8-12) são de uma *PROFUNDIDADE TEOLÓGICA E PROFÉTICA* que gastaríamos *anos* estudando só esta parte. *Jacó* começa assim “Judá, a ti te louvarão os teus irmãos” (Gn 49:8a). A *PROFECIA* era clara, *Judá* era o seguimento da profecia de Gênesis 3:15, a  *SEMENTE* que chegaria ao *LIBERTADOR PROMETIDO*. Assim *Jacó* continua suas profecias “A tua mão estará no *PESCOÇO* dos teus inimigos” (Gn 49:8b) . Nestas palavras ele mostra que *Judá* não deveria estar *LIVRE* dos *INIMIGOS*; mas embora muitos lhe dessem *PROBLEMAS* e se *ESFORÇASSEM* para *PRIVÁ-LO* de seu direito, *Jacó* prometeu-lhe *VITÓRIA*;  O direito de *GOVERNAR* permaneceu com a tribo de *Judá*. “e os filhos de teu pai se inclinarão a ti” (Gn 49:8c). É suficiente para a realização desta parte da *PROFECIA*, que todos eles participaram das honras de Davi, o *DESCENDENTE* de Judá, (2 Samuel 5: 1-3), e de quem *DESCENDE* uma *RAÇA* muito *LONGA* de *REIS*, e o próprio *MESSIAS*, cujo *REINO* é *ETERNO*, a quem todos os *JOELHOS* se *DOBRAM*, Filipenses 2:10; que eles tinham nessa porção o templo, o trono e a metrópole; e que todas as tribos foram intimadas a ir para lá para adorar em todas as festas solenes, Salmos 122: 4. Amanha continuaremos, esse assunto é muito profundo e precisa ser bem entendido.

É em relação a estas circunstâncias que o texto deve ser entendido, quando ele diz: “Judá prevaleceu acima de seus irmãos, por causa dele veio o *SOBERANO*” (1 Crônicas 5: 2).

16 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda diante desse discurso *PROFÉTICO* de *Jacó* para com seu filho *Judá*, nos deparamos com mais esse conteúdo *LITERÁRIO* “Judá é um *LEÃOZINHO*, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um *LEÃO*, e como um *LEÃO* velho; quem o *DESPERTARÁ*?” *(Gn 49:9)*. A comparação Bíblica referente a um *LEÃO*, nos apresenta uma serie de lições. O *LEÃO* é o *REI* dos animais. Por causa de sua *FORÇA*, o *LEÃO* domina sobre seu *TERRITÓRIO* e todos os animais o *TEMEM*. Por isso, o *LEÃO* se tornou *SIMBOLO* da *REALEZA*. *Jacó* profetizou que de *Judá* sairia um *REINADO ETERNO*. Pelos seus *PAIS* terrenos, Jesus era *DESCENDENTE* do rei *DAVI*, que era da *TRIBO DE JUDÁ*. O *REINO* de Davi *TERMINOU* mas o *REINO* de Jesus é para *SEMPRE!* Ele é o verdadeiro *LEÃO DE JUDÁ*, porque todo *PODER* e toda a *FORÇA* pertencem a *ELE* na Bíblia, o *LEÃO* é usado muitas vezes para representar *FORÇA* e *PODER*. O *LEÃO* não tem *MEDO* e enfrenta seus *INIMIGOS* com coragem *(Provérbios 28:1)*. Ele *IMPÕE* respeito. O *LEÃO* não teme *NADA*, mas todos *TEMEM* o *LEÃO*. Um dia todos irão *TEMER* o *REI JESUS*, o *LEÃO* que é *REI*  dos *REIS* e *SENHOR* dos *SENHORES*. “Rugiu o *LEÃO*, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará? *(Amós 3:8)*. Ainda temos muito que falar sobre o *LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ*, por isso amanhã com a permissão Dele continuaremos.

17 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda sobre o *LEÃO da TRIBO de JUDÁ*, temos uma passagem em Apocalipse, isso ainda nos mostra como a Bíblia é *INTERLIGADA* versículo por versículo, capítulo  por capítulo, livro por livro! Se faz *NECESSÁRIA* a leitura neste instante de *Apocalipse 5:1-5* que passo a transcrever: “E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um *LIVRO* escrito por dentro e por fora, *SELADO* com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é *DIGNO* de *ABRIR* o livro e de desatar os seus *SELOS*? E *NINGUÉM* no *CÉU*, e *NEM*  na *TERRA*, nem *DEBAIXO* da terra, podia *ABRIR* o livro, nem *OLHAR* para ele. E eu *CHORAVA* muito, porque *NINGUÉM* fora achado *DIGNO* de abrir o *LIVRO*, nem de o *LER*, nem de *OLHAR* para ele. E disse-me um dos anciãos: Não *CHORES*; eis aqui o *LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ*, a *RAIZ* de Davi, que *VENCEU*, *PARA ABRIR O LIVRO E DESATAR OS SEUS SETE SELOS”*. Só existe *UM* com o poder de *ABRIR* o *LIVRO*, é o único *(UNIGÊNITO FILHO DE DEUS)*, e Ele vem da *TRIBO de JUDÁ*. João *CHOROU* por não encontrar ninguém digno de *ABRIR* o *LIVRO*. João chorou porque estava *PREOCUPADO*, se ninguém pudesse *ABRIR* o livro, como encontraria *(NOSSO)* nome lá escrito? Nós estaríamos *PERDIDOS*! Mas apareceu *O LIBERTADOR DIGNO*, mencionado como *”LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ”*. A profecia de Jacó se cumpriu, como todo restante das Escrituras Sagradas. Amanhã continuaremos com esse assunto fantástico!!!

18 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ontem comentamos sobre *O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ* mencionado no livro de Apocalipse 5 e mencionamos também que *ELE* era o *ÚNICO* que poderia *ABRIR* o *LIVRO*. Afinal, que *LIVRO* é *ESSE*? Vejamos: Ao examinarmos o versículo 5 deste capítulo, vemos que o *CORDEIRO* venceu para *ABRIR* o *LIVRO* e para lhe desatar os *SELOS*. Veja a clareza na voz de um dos anciãos: “Não chores; eis que o *LEÃO da TRIBO de JUDÁ*, a Raiz de Davi, venceu para *ABRIR* o *LIVRO* e os seus sete selos.” *(Ap 5:5)*. A identidade deste que *VENCEU* para *ABRIR* o *LIVRO* é inquestionavelmente precisa, tratando-se do *SENHOR JESUS CRISTO*, o *LIBERTADOR* prometido em *Gênesis 3:15. O *CORDEIRO* de Deus que tira o pecado do mundo, o *LEÃO da TRIBO de JUDÁ*, a Raiz de Davi, como ele mesmo afirma: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a *FAVOR DAS IGREJAS*. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” *(Ap 22:16)*. É preciso *ATENTAR* para alguns detalhes *ÚNICOS* nas Sagradas Escrituras, e um *DESSES* é que somente o Senhor Jesus Cristo é chamado de o *CORDEIRO* de Deus. *NINGUÉM MAIS!!!* Algo que foi mencionado anos antes por *JOÃO, o BATISTA*: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o *CORDEIRO* de Deus, que tira o pecado do mundo.” *(João 1:29)*. Novamente lembramos que está escrito que o Cordeiro *VENCEU* para *ABRIR* o *LIVRO*. Ora, qual a finalidade de toda a obra realizada pelo ministério do Senhor Jesus Cristo? *TUDO PARA NOS SALVAR!!!*. Sendo assim, se é a própria Bíblia que *AFIRMA* que o Senhor Jesus *VENCEU* para *ABRIR* o *LIVRO* e para lhe desatar os selos, é evidente que este importante *LIVRO* tem relação direta com a vitória do Senhor Jesus Cristo em prol de *NOSSA SALVAÇÃO*.“Porque o Filho do homem veio *BUSCAR* e *SALVAR* o que se havia *PERDIDO*” *(Lc 19:10)*. *ESTÁ ENTENDENDO???* *A IMPORTÂNCIA da TRIBO de JUDÁ???* O cumprimento da profecia de Gênesis 3:15. Esse assunto é *FANTÁSTICO*. Amanhã com a permissão do *LEÃO da TRIBO de JUDÁ*, continuaremos!!!

19 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Com um estudo simples em Apocalipse 5:5  vemos que o *LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ*, que é o *CORDEIRO*, venceu para *ABRIR* o *LIVRO*. Na verdade, para que o *LIVRO* possa ser aberto, antes é necessário que lhe sejam *DESATADOS* os sete *SELOS*. Mas nosso objetivo agora é *IDENTIFICAR* que livro é esse e não o significado dos selos. A Bíblia *EXPLICA* a própria Bíblia, sendo assim, um livro se *AUTO* explica ou outro livro faz *SUA* referência. Nesse caso o próprio Apocalipse trás a sua *PRÓPRIA* explicação. Quando diz “o *LIVRO* desta *PROFECIA”*, vejamos: “E se alguém tirar qualquer coisa das palavras do *LIVRO* desta *PROFECIA*, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.” *(Ap 22:19)*, daí surge mais um daqueles detalhes único na Bíblia, o Apocalipse só faz *MENÇÃO* de um *ÚNICO LIVRO* como sendo *“O LIVRO DO CORDEIRO”*, vejamos: “E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos *NOMES* não estão *ESCRITOS* no livro do *CORDEIRO* que foi *MORTO* desde a fundação do mundo.” *(Ap 13:8)*. Vai ficando mais *CLARO* o assunto quando encontramos que o *LIVRO do CORDEIRO* é também chamado de o *LIVRO da VIDA*: “E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão *INSCRITO no LIVRO da VIDA do CORDEIRO*.” *(Ap 21:27)*. Um texto *NUNCA* deve ser *INTERPRETADO* fora de seu contexto, veja o que diz os versos 9 e 10 do capítulo 5 “E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de *TOMAR* o *LIVRO*, e de *ABRIR* os seus selos; porque foste *MORTO*, e com o teu *SANGUE* compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” Aqui nos deparamos com o motivo de o *LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ*, ser o *ÚNICO* digno “de *TOMAR o LIVRO*, e de *ABRIR* os seus selos”. A resposta esta *EXPLICITA* nos versos *QUE LEMOS* “porque foste *MORTO*, e com o teu *SANGUE COMPRASTES* para Deus *HOMENS de toda *TRIBO*, e *LÍNGUA*, e *POVO* e *NAÇÃO*; e para o nosso Deus os fizeste *REINO*, e sacerdotes; e eles *REINARÃO* sobre a *TERRA*.” Espero que o leitor esteja conseguindo entender qual a importância da *TRIBO de JUDÁ* e qual era o *LIVRO* que só o *LEÃO DE JUDÁ* poderia *ABRIR*. Amanhã tem  mais se o *CORDEIRO de DEUS* permitir.

20 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Se o abrir o livro pelo *LEÃO da TRIBO de JUDÁ*, está intercalado com a *MORTE*  e *RESSURREIÇÃO* do *CORDEIRO* que são a mesma pessoa, e se esta  *VITÓRIA* lhe concede o direito de *RECEBER* o *LIVRO* da mão *DIREITA* de Deus e *ABRI-LO* por nossa causa, nos parece evidente que este *LIVRO* do *CORDEIRO* é o mesmo *LIVRO* descrito em *Apocalipse 21:27*, ou seja, o *LIVRO da VIDA* do *CORDEIRO*. E é neste *LIVRO* que estão os *NOMES* dos *SALVOS*, razão pela qual *SÓ UM* pode *ABRIR*, ou seja, só *AQUELE* que foi *MORTO* e com o seu *SANGUE* comprou para Deus *HOMENS* de toda *TRIBO*, e *LÍNGUA*, e *POVO* e *NAÇÃO*. Só o *LEÃO da TRIBO de JUDÁ*, o descendente da *TRIBO* que *REINOU* sobre as *DEMAIS*, aquele *ESCOLHIDO* por Deus, *PROFETIZADO* por Jacó. A *DESCENDÊNCIA* que sobreviveu século *APÓS* século!!! Como é *PRECISA* a Palavra de Deus. É nesse *LIVRO* que estão  *ESCRITO* os *NOMES* de todos *AQUELES* que estão *DESTINADOS A VIDA ETERNA*: “E todo aquele que *NÃO* foi *ACHADO* no *LIVRO da VIDA*, foi *LANÇADO* no *LAGO* de *FOGO*.” *(Ap 20:15)*. Veja só: Se o *LEÃO da TRIBO de JUDÁ*, não *ABRISSE* o *LIVRO*, como poderia *VER MEU NOME* escrito no *LIVRO*? Por isso João *CHORAVA*, quando se *DEPAROU* com a *POSSIBILIDADE* de *NINGUÉM* poder *ABRIR* o *LIVRO*. Graças a Deus que o *LEÃO da TRIBO de JUDÁ*,*MORREU*, mas *RESSUSCITOU* e agora tem toda *AUTORIDADE* para *ABRIR* o *LIVRO* e *MENCIONAR* os *NOMES de todos aqueles que *O ACEITARAM* como *ÚNICO e SUFICIENTE SALVADOR*. Seu nome está lá? Que assunto fantástico!!! Até amanhã com a permissão do Salvador Jesus Cristo.

21 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Porque podemos *AFIRMAR* que este livro é o livro que *CONTÉM* os nomes daqueles que *HERDARÃO* a *VIDA ETERNA*? Porque é a própria Bíblia que nos transmite *TAL AFIRMAÇÃO*. Veja: “Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido *DESTINADOS* para a *VIDA ETERNA*.” *(Atos 13:48)*. E o Apocalipse só faz confirmar este *MISTÉRIO*, pois afirma que o *LIVRO da VIDA do CORDEIRO* foi escrito *DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO!* “A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, *CUJOS NOMES NÃO FORAM ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA* desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.” *(Ap 17:8)*. E temos a mesma *CONFIRMAÇÃO* repetida pelo próprio  Senhor Jesus: “O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma *RISCAREI* o seu nome do *LIVRO da VIDA*; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” *(Ap 3:5)*. Ainda comparando *BÍBLIA* com *BÍBLIA* e confirmando *TEXTO* com *TEXTO*, encontramos novamente a mesma afirmação “E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da *VIDA*; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” *(Ap 20:12)*. Para completar, temos a sentença daqueles que *NÃO TIVERAM* seus *NOMES ESCRITOS* no *LIVRO da VIDA* “E todo aquele que *NÃO* foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.” *(Ap 20:15)*. Seu nome já está lá no *LIVRO da VIDA*? Quando o *LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ*, abrir aquele *LIVRO*, encontrará seu *NOME ESCRITO* com o *SANGUE* do *CORDEIRO?*. Ainda há *ESPERANÇA*, entenda o que *JESUS* fez por *VOCÊ* e se entregue a *ELE*, que de imediato seu *NOME* será *ESCRITO* no *LIVRO da VIDA*. Um dia desses o amanhã não vai chegar, e a permissão do Criador continuará na eternidade!!!

22 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Queridos leitores, surgiu uma dúvida na meditação anterior a qual tentarei esclarecer, só que vou usar um espaço maior. Antes quero informar que é maravilhoso quando detecta-se um possível erro, apesar que não ocorreu! Mas também como humanos, somos passíveis  de falhas  corrigiremos qualquer uma que possa acontecer. O assunto é *ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO*…Queridos leitores, sou um pastor Batista, e quando chegar o tempo devido, ensinarei sobre um assunto chamado *PREDESTINAÇÃO*, mas ainda não cheguei lá. O que vou comentar no momento é apenas uma pequena pincelada no assunto para esclarecer meditação anterior. Observe que estou falando sobre *LEÃO da TRIBO de JUDÁ*, um dos *DOZE* filhos de *JACÓ*, e esse sim é *PREDESTINADO*! não só Judá como toda a *NAÇÃO de ISRAEL é PREDESTINADA*! A verdadeira predestinação está em foco com o povo *JUDEU*, é sobre essa *NAÇÃO* que estou comentando *(JUDÁ)*. Pediria que cada leitor lesse atentamente o capítulo  um e dois de aos Efésios. Para o perfeito entendimento das Sagradas Escrituras, é de necessidade a observação das pessoas dos verbos e dos *PRONOMES* empregados. Todas as vezes que o *APÓSTOLO* Paulo usa o pronome *NÓS*, está se referindo aos *JUDEUS*, mas é preciso estar bem *ATENTO* que cada vez que Paulo usa o pronome *VÓS*, ele se refere aos *GENTIOS*. Os judeus são *PREDESTINADOS*, a promessa de Deus é *INCONDICIONAL* para com a nação de Israel, no *TOCANTE* a ser a nação *ETERNA*, ninguém pode mudar as profecias sobre a *PREDESTINAÇÃO* dessa raça. O que trás confusão é não entender o que foi escrito para *JUDEUS* e não para os *GENTIOS*. Vou colocar o texto de Efésios capítulo  2, fazendo ao mesmo tempo um comentário entre parentes: “E vos vivificou, estando *VÓS* (GENTIOS) mortos em ofensas e pecados, em que *NOUTRO* tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos *NÓS* *(JUDEUS…OBSERVE O PRONOME)* também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e *ÉRAMOS* (PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL) por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que *NOS* (JUDEUS) amou, estando *NÓS* (JUDEUS) ainda mortos em *NOSSAS* ofensas, *NOS* (JUDEUS) vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e *NOS* ressuscitou juntamente com ele e *NOS* fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para *CONOSCO* *(ainda usa a primeira pessoa do plural)* em Cristo Jesus.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de *VÓS* (GENTIOS), (REPARE A MUDANÇA NOS PRONOMES), é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Portanto, lembrai-vos de que *VÓS* (GENTIOS) noutro tempo éreis *GENTIOS* na carne, e chamados *INCIRCUNCISÃO* pelos que na carne se chamam *CIRCUNCISÃO* feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, *SEPARADOS* da *COMUNIDADE de ISRAEL* (veja o referencial de distinção entre judeus e gentios) estranhos às *ALIANÇAS* da *PROMESSA* (as promessas foram feitas a Abraão, Isaque, Jacó e seus descendentes), não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, *VÓS* , que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de *AMBOS os POVOS* (preste bem atenção, judeus e gentios) fez um; e, derrubando a parede de *SEPARAÇÃO* que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos *MANDAMENTOS*, que consistia em *ORDENANÇAS*, para criar em si mesmo dos *DOIS* um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar *AMBOS* com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a *VÓS* (GENTIOS) que estáveis *LONGE* (não era predestinado como Israel), e aos que estavam perto (JUDEUS, nação predestinada); Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois *ESTRANGEIROS*, nem *FORASTEIROS*, mas *CONCIDADÃOS* dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também *VÓS* juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Efésios 2:1-22.  Talvez agora se você voltar e ler o capítulo um vai entender que Paulo estava falando com o povo judeu, *ELEGEU NELE ANTES DA UNDAÇÃO DO MUNDO*. Espero ter conseguido clarear algo no assunto para os leitores, esse assunto predestinação vou tratar quando chegar o tempo devido, sabendo que o *LEÃO da TRIBO de JUDÁ**, morreu por toda raça humana e não por um grupo predestinado.

23 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Vamos fazer uma *RETROSPECTIVA* daquilo que estudamos nas últimas *SEMANAS* e vou enviar mais um gráfico para que o leitor possa assimilar melhor a genealogia do *LIBERTADOR*. Relembrando também aos leitores que essas *MEDITAÇÕES* tem como objetivo *TRAÇAR* a linha genealógica de nosso *SENHOR JESUS CRISTO*, o *LIBERTADOR PROMETIDO*. As *NAÇÕES* ou os *PERSONAGENS* citados fazem parte da *PROMESSA* da *SEMENTE* de Gênesis 3:15 ou estão diretamente ligados a *PROFECIA*. Nossos últimos assuntos foram as *BENÇÃOS e MALDIÇÕES* proféticas de Jacó para com seus filhos (Gênesis 49) e vimos que Ruben perdeu sua primogenitura por se deitar com Bila, concubina de Jacó, também Simeão e Levi não puderam assumir esse posto por ter assassinado os homens de toda uma cidade sem ordem do pai Jacó. O mais *TRISTE* não foi perder a *PRIMOGENITURA* ou a *SUCESSÃO* da mesma, mas o pior foi *PERDER* o *DIREITO* de fazer parte da *SEMENTE* de Gênesis 3:15!!! Lembrando também que esses três filhos faziam parte do relacionamento de Jacó com Lia. Quando Jacó termina de proferir seu discurso para seus três primeiro filhos, as promessas são voltadas para um outro personagem chamado Judá, o *QUARTO* filho, esse sim é aquele que vai traçar a linha do *LIBERTADOR PROMETIDO*. O texto está em Gênesis 49:8-12. Explicamos nas últimas meditações sobre o assunto  *LEÃO da TRIBO de JUDÁ* e mencionamos o *LIVRO da VIDA*, hoje vou começar a falar sobre *CETRO* e sobre *SILÓ*, assuntos também relacionados com o quadro profético de *JUDÁ*. O verso diz assim: “O cetro não se arredará de JUDÁ, nem o legislador dentre seus pés, até que venha *SILÓ*; e a ele se congregarão os povos” (Gn 49:10). Amanhã continuaremos com mais esse assunto fascinante… se o Criador nos permitir.

24 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Sendo Judá o *DESCENDENTE* direto na *GENEALOGIA* de Nosso Senhor Jesus, a *SEMENTE* que se destacou entre os *DOZE* filhos de Jacó, Judá é aquele que dá sequência a *PROMESSA* de Gênesis 3:15 até a *PESSOA* de nosso Senhor Jesus. A torá traduz assim esse verso: “Não se *TIRARÁ* poder de Judá, nem a vara de comando dentre seus pés, até que venha a Siló, e a reunião de povos seguirá” (Gn 49:10). Jacó afirma em suas palavras *PROFÉTICAS* para Judá que o *REINADO* estaria sobre essa *TRIBO*, Judá produziu certo número de reis, obtendo assim a posição *SUPREMA* e sendo *REVERENCIADO* pelas outras *TRIBOS* por isso cerca de 22 reis saíram da *TRIBO de JUDÁ*. As maiores bençãos foram reservadas para Judá e José. Judá é a *ÚNICA* tribo que se tem projetado até os *TEMPOS* modernos. As tribos do norte, Israel, *PERDERAM-SE* por ocasião do *CATIVEIRO* assírio. A tribo de Judá *ASSUMIU* a liderança sobre as demais *TRIBOS*. Depois da morte de Josué, Judá tomou a liderança nas batalhas. O *CETRO* não se *AFASTARIA* mas dessa tribo, até que *ALGO ACONTECESSE*. Há grande ênfase do poder militar e das vitórias dessa tribo estabelecida como a principal, havendo afirmação clara de que esse aspecto de realeza *PROSSIGA* até o aparecimento da *FIGURA-CHAVE* a que se dá a denominação de *SILÓ*. O *CETRO* e o bastão de *LEGISLADOR* estarão nas *MÃOS* dessa tribo até que *VENHA O PACIFICADOR*. Surge, porém, a pergunta: *QUEM É?, ou O QUE É SILÓ?* Amanhã tentaremos explicar se o Criador permitir!!!

25 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quem é ou o que é *SILÓ*? Essa passagem profética proferida pelos lábios de Jacó tem muito a nos ensinar, precisaremos de auxilio de outras traduções para entender melhor. O Targum aramaico traduz o v. 10 assim: “Até que venha o *MESSIAS*, a quem *PERTENCE* o reino”. Olhando para essa tradução, parece ficar claro que é um título ao Messias, mas aponta também para uma interpretação desse nome que envolve a frase *”QUEM A ELE”* ou *”A QUEM”*.  A Septuaginta, que data do século III a.C.,  traduz assim essa cláusula: “Até que venha as coisas que foram preparadas *(APOKEIMENA)* para ele”. Isto contém a sugestão de que *SILÓ* era interpretado como se houvesse uma pontuação vocálica diferente, isto é,  *SELLÔ* (“ALGUÉM A QUEM”). As traduções do grego, de Aquila e Simaco, do segundo século d.C.  redundaram num texto mais sucinto: *”AQUELE PARA QUEM SE ESTOCOU”*, ou “se reservou”, usando-se o mesmo verbo grego, mas na forma *(APOKEITAI)*. Ainda temos uma passagem em Ezequiel 21:27 que parece fazer alusão a Gênesis 49:10:  “Ao revés, ao revés, ao revés porei aquela coroa, e ela não mais será, até que venha *AQUELE A QUEM PERTENCE DE DIREITO*; a ele a darei”. Na declaração de Ezequiel encontramos (הַמִּשְׁפָּט – hammishpat) (“o direito de julgamento”), substituindo o conceito de *”CETRO”* em (Gn 49:10). Com essas traduções da Septuaginta, e a comparação do texto de Ezequiel, começamos afirmar que *SILÓ* é uma referência ao Filho Deus, Jesus Cristo, o descendente messiânico de Davi, o*LIBERTADOR* prometido. Ainda temos muito que aprender nesse texto, se Deus permitir amanha continuaremos.

26 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O vocábulo *SILÓ* aparece cerca de 33 vezes na Bíblia, num total de 7 livros do Velho Testamento, não *ENCONTRAMOS* esse vocábulo no Novo Testamento. Provavelmente pelo cumprimento da profecia que se referia a Cristo! Por conseguinte, *SILÓ*, em Gênesis, refere-se a uma *PESSOA*, e essa *PESSOA* é Jesus, o *LIBERTADOR* prometido. Nas outras referências *SILÓ* era uma *CIDADE* onde a *ARCA da ALIANÇA* permaneceu até Salomão *CONSTRUIR* o templo. Porém, *PESSOA e CIDADE* estão intimamente ligados pelo ministério *PROFÉTICO*! Vamos comentar um pouco sobre essa *CIDADE*. Para entender esta *PROFECIA* é preciso saber que *JUDÁ* que dará nome a região de *CANAÃ* (Palestina) onde se estabeleceria a sua *TRIBO* (ou os seus descendentes) é onde estará no *FUTURO* a cidade de *BELÉM*. E *BELÉM* é a cidade onde mora *JESSÉ* (da tribo de Judá) que é o pai de *DAVI* (também de Judá) de onde viria a *DESCENDÊNCIA* de Jesus Cristo. Davi seria o primeiro *REI* de Israel *ESCOLHIDO* por Deus, daí o fato de Jacó *PREVÊ* que os demais irmãos irão se *INCLINAR* para ele. A comparação da realeza do *LEÃO* à casa de Davi, como *SIMBOLO* do poder. Porém Jacó ainda complementa: “O *CETRO* não se *ARREDARÁ* de Judá, nem o *LEGISLADOR* dentre seus pés, *ATÉ QUE VENHA SILÓ* e ele se CONGREGARÃO os povos”. O que nos diz Jacó? Jacó fala de um *LUGAR* onde um dia levarão a *ARCA* da Aliança, *CHAMADO SILÓ*. Quando *ESSA PROFECIA*  acontece, dentro da *LINHAGEM* dos sacerdotes de Israel estava *ELI*. Amanhã veremos a *EXTINÇÃO* de uma *LINHAGEM* sacerdotal, algo que o leitor nem imagina que esta vá conduzir a um propósito de Deus.

27 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Estudar a Bíblia é algo *FANTÁSTICO*, como um *ÚNICO* verso tem dimensão na  história *ABRANGENDO* dias, meses, anos e até mesmo séculos. Esse pequeno verso de Gênesis 49:10, está relacionado com nossos dias atuais e até o futuro da humanidade. Ontem mencionamos a *EXTINÇÃO* de uma *LINHAGEM* sacerdotal, algo que veremos agora. Encontramos em I Samuel a história do sacerdote *ELI*, que devido seus *FILHOS* não terem *RESPEITO* algum pela obra de seu pai, nem pelo Deus de Israel, e por *ELI* como pai não ter *PULSO* firme com seus filhos, a *IRA* de Deus caiu sobre eles. Observamos nesse texto a *JUSTIÇA* divina, Deus permitiu que a *ARCA* fosse levada pelos *FILISTEUS*. Também Deus *MATOU* Hofni e Finéias (filhos de Eli). Depois  quando a notícia chegou a Eli, homem pesado e velho, ficou tão *CHOCADO* que caiu da cadeira e *QUEBROU* o *PESCOÇO*. Sua *NORA*, mulher de Finéias estava *GRÁVIDA*, com a notícia de que a *ARCA* havia sido *LEVADA*, e que seu marido e cunhado estavam *MORTOS*, e seu sogro *ACABARA* de *FALECER* também, as *DORES* lhe *SOBREVIERAM* e no momento do *PARTO*, também *MORREU*. Naquele momento *NASCEU* um garoto que lhe deram o nome de *ICABODE* que significa *(SE FOI A GLÓRIA DE ISRAEL)*. Esses *FATOS* estão *REGISTRADOS* em I Samuel capítulo 4. Observe que a linhagem sacerdotal de *ELI* foi *EXTINTA*! E agora? Amanhã continuaremos, lembrando que todo esse evento aconteceu na cidade de *SILÓ*.

28 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda na sequencia do assunto *SILÓ*, encontramos em *I Samuel 2:35* que diz: “E eu suscitarei para mim um *SACERDOTE* fiel, que procederá segundo o *MEU CORAÇÃO* e a *MINHA ALMA*, e eu lhe edificarei uma casa firme, e *ANDARÁ* sempre diante do meu ungido”. Esse *VERSO* é algo *PROFÉTICO* sobre Samuel, depois que Deus *EXTINGUISSE* a linhagem sacerdotal de *ELI*. Deus *PROMETE* outo sacerdote *SEGUNDO O SEU CORAÇÃO*, esse era *SAMUEL*. Mas o *SACERDOTE* não tem que vir da *TRIBO DE LEVI*? E Samuel era *EFRATEU* ou *LEVITA*? Vamos tentar *RESOLVER* essa aparente *CONTRADIÇÃO*. Ele foi um *EFRATEU*: “Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de *EFRAIM*, cujo nome era *ELCANA*, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, *EFRATEU*. E este tinha duas mulheres: o nome de uma era *ANA*, e o nome da outra, Penina; Penina tinha filhos, porém Ana não tinha filhos. *(I Sm 1:1-2)*. “E sucedeu que, passado algum tempo, Ana *CONCEBEU*, e teve um filho, e chamou o seu nome *SAMUEL*, porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR” *(I Sm 1:20)* Então Samuel seria *EFRATEU!?!?* Quando examinamos as *GENEALOGIAS*, conseguimos solucionar algumas *POSSÍVEIS* aparentes *CONTRADIÇÕES*. Veja a *GENEALOGIA* de Samuel, provando que ele era *LEVITA*: “Seu filho Eliabe, seu filho Jeroão, seu filho *ELCANA*. E os filhos de Samuel: Vasni, seu primogênito, e o segundo Abias” *(I Cr 6:27-28)*. veja também essa outra passagem “Filho de *ELCANA*, filho de Joel, filho de Azarias, filho de Sofonias, filho de Taate, filho de Assir, filho de Ebiasafe, filho de Corá, filho de Isar, filho de Coate, *FILHO DE LEVI*, filho de Israel” *(I Cr 6:36-38)*. Voltando as bençãos proféticas de Jacó, a tribo de *LEVI* ficou sem uma *HERANÇA* fixa de *TERRA*, os *LEVITAS* habitavam nas *TERRAS* de seus *IRMÃOS*, dai torna-se simples a razão pela qual *ELCANA* é chamado de *EFRATEU*. Veja esse texto de Josué: “E as famílias dos filhos de Coate, levitas, que ficaram dos filhos de Coate, tiveram as *CIDADES* da sua sorte da tribo de *EFRAIM*. (Js 21:20). Ele foi chamado *EFRATEU* pela localidade em que *MORAVA* e não por ser de fato da *TRIBO de EFRAIM*. Amanhã tem mais!!!

29 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Siló era o mais importante local de *CULTO* da sua época, cidade muito *FREQUENTADA*, sua localização ficava a *38* quilômetros ao *NORTE* de Jerusalém, na região de *EFRAIM*. Eram multidões que corriam a *SILÓ* para *ADORAR* e *SACRIFICAR* a Deus. Vinham também consultar os sacerdotes, dentre eles *ELI* e também o profeta *SAMUEL*. A *ARCA da ALIANÇA* permaneceu nessa cidade por mais de um *SÉCULO*, (veremos essa importância quando estudarmos o tabernáculo). No talmude está escrito que na verdade, foram *369* anos de *PERMANÊNCIA* da Arca da Aliança em Siló. *SILÓ*, então tornou-se o *MAIOR* e mais glorioso lugar de *CULTO*. Porém, houve uma *ÉPOCA* em que *SILÓ* foi *DESTRUÍDA*. A *IDOLATRIA* dominou a *NAÇÃO* de Israel, *PROFANANDO* a cidade e o templo. Como mencionamos nas meditações anteriores, a *ARCA* foi levada para o *TEMPLO* do *FALSO* deus *DAGOM*. Deus muito se *ENTRISTECEU* porque *SILÓ* não O reconheceu como Deus, lhe rendendo a glória devida. A cidade foi então, *PISADA* pelos exércitos inimigos. O *TEMPLO* foi ao chão. Tudo isso era reflexo da condição *MORAL* e *ESPIRITUAL* sob a qual se encontrava *ISRAEL*. A *DECADÊNCIA* de *SILÓ* era uma resposta, uma *REAÇÃO* de Deus para que as pessoas pudessem *REVER* seus *CONCEITOS*. Amanhã veremos quando o profeta Jeremias profetiza a *DESTRUIÇÃO* de *SILÓ* se o Deus de Israel permitir…

30 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA:  A tão bela e tão frequentada cidade de *SILÓ* chegou as *RUÍNAS* devido o abandono ao Deus vivo. O profeta *JEREMIAS*, relata a *DESTRUIÇÃO* de *SILÓ:* “Mas ide agora ao meu lugar, que estava em *SILÓ*, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por *CAUSA* da *MALDADE* do meu povo Israel” *(Jr 7:12)*. Quando os filisteus *DERROTARAM* os israelitas em Afeq, *LEVARAM* a *ARCA da ALIANÇA* e destruíram o santuário, centro de peregrinação. A *GLÓRIA* de Deus foi arrebatada!!! Só *PODIA* restar *RUÍNAS* daquele lugar. E se a *HISTÓRIA* de *SILÓ ENCERRASSE* aqui??? A esperança do *LIBERTADOR* acabou???Deus não pôde cumprir sua promessa??? Onde estaria *SILÓ*??? Aquele a quem *PERTENCIA* o *DOMÍNIO* da Palavra, da Profecia, o Santuário, esperança para os aflitos??? O que seria de nós??? Pois é querido leitor, *SILÓ* foi *DESTRUÍDA* para ser *RESTAURADA* e “O *CETRO* não se arredará de *JUDÁ*, nem o *LEGISLADOR* dentre seus pés, até que *VENHA SILÓ*, e a Ele se congregarão os povos” *Gn 49:10*. *SILÓ* é o poder *RESTAURADOR* de Deus que se *REVELA* a humanidade na pessoa de *JESUS CRISTO* aquele santuário em *SILÓ*, do tempo do profeta Samuel, foi *DESTRUÍDO*, mas Deus ergueu *OUTRO SILÓ*, muito *MAIOR!* E agora não precisa mais *PEREGRINAÇÃO* para chegar a *SILÓ*. Ele está ao *ALCANCE* de todos que *O* buscam em espírito e verdade. *JESUS*, o *LIBERTADOR* prometido, veio da tribo de *JUDÁ*, está em nosso meio, aguardando ser *RECONHECIDO* por *VOCÊ* e ser *ADORADO* como lhe é *DEVIDO*. Amanhã veremos o término da profecia de Jacó com Judá se o *LIBERTADOR* permitir.

31 de Julho de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O hebraico poderia ser traduzido, *”ATÉ QUE VENHA SILÓ”*, ou *”ATÉ QUE VENHA AQUELE A QUEM ELE PERTENCE”*. Em ambas as *TRADUÇÕES* a referência deve ser, *PRIMEIRAMENTE*, a Judá, mas em última análise o *LIBERTADOR* é Aquele que *DEVE VIR*. Em outras palavras, a *SOBERANIA* jamais se apartará de Judá, até que *VENHA* Aquele que tem o *DIREITO* de *REINAR*. Foi o que Ezequiel propôs ao escrever “Ao revés, ao revés, ao revés porei aquela coroa, e ela *NÃO* mais será, até que venha *AQUELE  A QUEM PERTENCE DE DIREITO;*  a ele a darei” *(Ez 21:27)*. As palavras de Ezequiel *”ATÉ QUE VENHA AQUELE  A QUEM PERTENCE DE DIREITO”* são *REPLICAS* das palavras de *JACÓ*, então *PODEMOS* afirmar que as *PALAVRAS* de *JACÓ* aqui constituem uma das mais *ANTIGAS PROFECIAS MESSIÂNICAS*. O que Jacó podia ver era um quadro claro da *HERANÇA* de *JUDÁ*. Mas a realização completa dos propósitos divinos não seriam *DESFRUTADOS* até que o governante ideal, o *LIBERTADOR* prometido, demonstrasse *SOBERANIA* perfeita. Tudo começou em *Gênesis. 3:15* e continuando através dos Salmos e Profetas referentes à vinda do *UNIGÊNITO FILHO DE DEUS* para reinar como *REI dos REIS*  e *SENHOR dos SENHORES*. Jacó viu Judá como o *PAI* da *TRIBO REAL* que exerceria poder e *LIDERANÇA* sobre todas as outras tribos. Através de catástrofes e tempos difíceis, Deus providenciaria que o *CETRO* continuasse na *TRIBO* de Judá até que *VIESSE* o governador ideal, o *SENHOR JESUS CRISTO!!!*. Amanhã continuaremos.