Meditações Teológicas – Jul/2020

01 de Julho de 2020

Explicando a meditação de ontem, veja essa ilustração: Um homem estava atravessando um rio a nado, mas ficou cansado e foi levado pela correnteza forte. Um grupo de pessoas assistia tudo de um barranco. Nenhum deles podia ajudar o homem que estava prestes a se afogar, exceto um homem forte que era excelente nadador. As pessoas no barranco diziam a esse homem que se apressasse para socorrer o homem no rio, mas ele não se mexia e ficava observando enquanto o homem se debatia, ficando cada vez mais fraco. Finalmente, quando o homem ficou fraco, e não conseguiu mais se debater, o forte nadador mergulhou e o resgatou. Quando as pessoas criticavam o homem por ter esperado tanto tempo antes de ir ajudar o que se afogava, ele replicou: “Aquele homem JAMAIS teria PERMITIDO que eu o AJUDASSE enquanto AINDA tinha FORÇAS. Só pude ajudá-lo quando ele DESISTIU de tentar SALVAR a si MESMO.” Assim é a nação de Israel, quando eles DESISTISSEM e confiassem nEle, então Ele os salvaria do castigo eterno. Essa é a MANEIRA do agir de Deus com TODAS as PESSOAS. Deus só LIBERTARÁ aqueles que CONCORDAREM com Ele que são PECADORES, escravos do PECADO e da MORTE e seduzidos por SATANÁS. Somos PECADORES! Sozinhos não podemos nos LIBERTAR do PECADO, nem da MORTE, nem de SATANÁS. Você precisa de Jesus, se entrega a Ele agora, não resista mais…suas forças não são suficiente para te salvar. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

02 de Julho de 2020

Antes de Deus mandar os MANDAMENTOS, Deus provou sua SOBERANIA, mostrou sua SANTIDADE. Desde a criação Deus sempre se COMUNICOU com o homem, não foi DIFERENTE com o povo no DESERTO. Após chegar ao Monte Sinai, Deus falou com Israel. O Senhor decidiu mostrar Sua grande GLÓRIA, PODER e SANTIDADE diante de Israel para que eles PERCEBESSEM que Ele é um Deus SANTO que ODEIA o PECADO e que não aceita aqueles que DESOBEDECEM a Sua PALAVRA. (Ex.19:12-13). Mas havia algumas REGRAS: Deus estabeleceu um LIMITE ao redor do monte, não poderiam se APROXIMAR nem TOCAR o monte. Caso isso acontecesse, quando Deus viesse sobre ele, tinha que ser MORTO. O CASTIGO para todo PECADO é a MORTE. Deus não aceitará NINGUÉM ou coisa ALGUMA que não seja PERFEITO. Como está escrito em Isaías 59:1-2, os pecados separam o homem de Deus. Adão e Eva foram separados de Deus por causa do pecado. Como não podiam se aproximar do monte, ninguém podia se aproximar de Deus. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

03 de Julho de 2020

A aparição de Deus era ASSUSTADORA para qualquer um que NÃO vivesse pela FÉ, e o povo TEMEU e TREMEU*. Como você se sentiria se Deus aparecesse assim para você? Ele é Deus que se IRA que ODEIA o PECADO e CASTIGA o pecador. Deus mostrou isso aos israelitas através do RELÂMPAGO, do FOGO, da NUVEM ESPESSA e dos TERREMOTOS. Lembre que Deus já mostrou Sua IRA contra o PECADO ao destruir as pessoas no TEMPO de Noé, ao DESTRUIR Sodoma e Gomorra, quando ENVIOU as PRAGAS ao Egito. “E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente” (Ex 19:18). Estava CHEGANDO a hora da nação de Israel RECEBER a Lei Mosaica. Depois de Moisés ter descido do monte, Deus falou com os israelitas do topo do monte, dando-lhes seus MANDAMENTOS. Deus santo EXIGE a MORTE como PAGAMENTO pelo PECADO. O castigo pela desobediência de apenas UM desses mandamentos é a SEPARAÇÃO eterna de Deus no Lago de Fogo, que Deus PREPAROU para satanás e os anjos que o seguiram em rebelião a Deus. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

04 de Julho de 2020

É importante ler Tiago 2:10 “Porque qualquer que guardar TODA a lei, e TROPEÇAR em UM só PONTO, tornou-se CULPADO de TODOS.” Se cair em um SÓ mandamento da LEI, já estava amaldiçoado. Então por que Deus deu Seus MANDAMENTOS? Ele deu Sua lei para que todas as pessoas SOUBESSEM que são PECADORAS (Rm 3:19-20) e que é IMPOSSÍVEL para alguém fazer-se ACEITÁVEL a Deus através das COISAS que FAZ. Comparando: a lei de Deus é como um ESPELHO. Só podemos VER nosso rosto SUJO a nos depararmos com nossa imagem REFLETIDA. A Lei mostra que não PODEMOS alcançar SALVAÇÃO por nós MESMO ou por algum MÉRITO humano. Por isso, só tem UMA maneira de agradar e se APROXIMAR de Deus, através do MEIO que Ele PREPAROU, seu filho Jesus Cristo. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

05 de Julho de 2020

Adão e Eva PECARAM uma ÚNICA vez, e receberam a sentença de MORTE, se desobedecermos um ÚNICO mandamento, Ele NÃO nos ACEITARÁ! Agora vamos ver cada um dos dez MANDAMENTOS e meditar se há ALGUMA possibilidade de CUMPRI-LOS. Vejamos o PRIMEIRO mandamento: ” Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20:3). No PRIMEIRO mandamento, Deus diz que todos devem ADORAR somente a Ele. SOMENTE Deus é DIGNO de toda ADORAÇÃO e LEALDADE. Ele tem que ser o líder ÚNICO e ABSOLUTO na vida das pessoas. Deus não DIVIDE sua posição com NINGUÉM nem com coisa ALGUMA. “Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus”. (Is 45:5). NADA, nem NINGUÉM deve tomar o LUGAR de Deus em nossas VIDAS. Colocar outra PESSOA ou COISA no LUGAR de Deus é PECADO, e QUEBRAMOS ESSE MANDAMENTO. Adão deixou de DAR a Deus o PRIMEIRO lugar em sua vida e QUEBROU o PRIMEIRO MANDAMENTO. Ele RESOLVEU seguir o seu PRÓPRIO caminho. Nossos ANTEPASSADOS colocaram ÍDOLOS e ESPÍRITOS no LUGAR de Deus e satanás TOMOU o lugar de Deus em suas VIDAS. Hoje, a maioria das pessoas seguem uma RELIGIÃO chamada HUMANISMO! Essa doutrina ensina a exaltação do HOMEM ao lugar que PERTENCE apenas a Deus. Satanás é o PAI da MENTIRA e apela para a fraqueza do homem. Você já QUEBROU o PRIMEIRO MANDAMENTO se tomou DECISÕES por si PRÓPRIO sem DEPENDER de Deus; se já procurou conselho em adivinhos, ou se o trabalho, a família, o dinheiro, a diversão, a posição social se TORNOU mais IMPORTANTE para você do que Deus. Nenhum de nós coloca Deus em primeiro lugar o tempo todo! O castigo pela desobediência desse PRIMEIRO MANDAMENTO é a SEPARAÇÃO de Deus. Somos todos culpados por tê-lo quebrado. Até agora só foi o primeiro, amanhã se Deus permitir, continuaremos.

06 de Julho de 2020

Ontem vimos que todos nós já QUEBRAMOS o primeiro MANDAMENTO, isto é, se ESTIVÉSSEMOS debaixo da LEI, já estaríamos MORTOS. Hum…será realmente boa? Vamos ver o SEGUNDO MANDAMENTO: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos” (Ex 20:4-6). Deus deu este SEGUNDO MANDAMENTO aos israelitas para que SOUBESSEM que Ele é SUPREMO e SOBERANO, maior do que TODAS as coisas que CRIOU. Deus é Espírito; não tem um corpo material. Ele não teve INICIO nem jamais terá FIM. Ele é Onisciente, Onipresente, Onipotente, Santo e Perfeito. Somente Ele é digno de adoração. Amanhã veremos se já quebramos esse mandamento ou não, se Deus permitir.

07 de Julho de 2020

Nenhum ídolo feito por mãos humanas é DIGNO de adoração. Ninguém sabe como Deus é. Então Deus disse que nós jamais deveríamos tentar FAZER alguma coisa parecida com Ele. O Senhor Deus quer que O conheçamos e nos deu a Bíblia. Nela lemos sobre os ATRIBUTOS de Deus: santidade, justiça, amor, misericórdia… A Bíblia é o ÚNICO meio de sabermos sobre Deus e o que Ele REQUER de nós. Ela diz que Deus exige a PENA DE MORTE para todo PECADO. Satanás tem conduzido as pessoas a crerem em suas próprias idéias e pensamentos de outras pessoas acerca de Deus, DESPRESANDO completamente o que a Bíblia diz. Aqui em nosso país as pessoas estão ADORANDO ídolos, imagens FEITAS por mãos humanas crendo que elas lhes serão FAVORÁVEIS. Todos que adoram imagens feitas por mãos humanas QUEBRARAM esse mandamento. Isaías 42:8 “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. É incrível, que sendo tão PECADOR, ainda achamos que podemos OBEDECER a Deus ao ponto de nos tornarmos ACEITAVEL. Aprendemos que já quebramos DOIS dos dez mandamentos. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

08 de Julho de 2020

Mas talvez o TERCEIRO MANDAMENTO, alguém consiga não QUEBRAR. Vamos ver: “Não TOMARÁS o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não TERÁ por inocente o que TOMAR o seu nome em vão” (Ex 20:7). No TERCEIRO MANDAMENTO, Deus disse aos israelitas que deveriam sempre respeitar a Deus, RECONHECENDO-O como Seu Criador e Senhor por direito, e JAMAIS falando ou usando seu NOME de maneira DESCUIDADA. Deus é Criador e Senhor de tudo e de todos. Ele tem PODER para tirar nossas VIDAS e DESTRUIR todos no castigo ETERNO. O homem é pecador, necessita de Deus e é INCAPAZ de se SALVAR. É errado falar mal de outras pessoas ou recusar dar-lhes o respeito que merecem. Uma CRIANÇA deve mostrar respeito a seus pais. MARIDO e MULHER devem se respeitar mutuamente. Os JOVENS devem respeitar os mais VELHOS. Palavras vãs e desrespeitosas se tornaram socialmente ACEITÁVEIS em nossa SOCIEDADE. As pessoas têm usado sua “liberdade de expressão” para dizer o que QUEREM sem se IMPORTAR com os OUTROS. Insultar um ser HUMANO é algo ruim, mas muito PIOR é demonstrar DESRESPEITO pelo Deus VIVO e verdadeiro ou usar seu NOME de forma errada. Todos os que não DEREM a Deus o RESPEITO que Ele MERECE estão CONDENADOS. Pense naquelas expressões: “DEUS é MAIS”; “DEUS é DEZ”; TA AMARRADO EM NOME DE JESUS”; “DEUS ME LIVRE”, todas acabam sendo TOMADA do NOME de Deus em VÃO. PARECE QUE QUEBRAMOS MAIS UM MANDAMENTO!!! Até amanhã se o Criador permitir.

09 de Julho de 2020

Mas talvez consigamos não QUEBRAR o QUARTO MANDAMENTO. Vamos ver: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou” (Ex 20:8-11). Deus é SUPREMO e SOBERANO. Interessante que não temos esse MANDAMENTO no Novo Testamento, lembrando a todos que a ALIANÇA envolvendo o sábado era entre Deus e Moisés, consequentemente o povo Hebreu. Esse mandamento tinha como FINALIDADE forçar o homem ao descanso, pois ele não é uma máquina. Mas também, precisamos levar em CONTA que ninguém consegue GUARDAR esse mandamento sem a QUEBRA no decorre de sua vida. Como todos os DEMAIS, ninguém consegue guardá-los sem TRANSGREDIR alguma vez. Lembrando que a QUEBRA de um SÓ, é o mesmo que DESCUMPRIR todos os demais. Torna-se IMPOSSÍVEL para o homem se APROXIMAR de Deus pelos seus ESFORÇOS. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

10 de Julho de 2020

No QUINTO MANDAMENTO Deus disse que os filhos devem RESPEITAR e OBEDECER aos seus PAIS. Se não fizerem assim, estarão pecando contra o Seu Criador. Qualquer um que DESOBEDEÇA a este MANDAMENTO estará PECANDO contra Deus. O homem é PECADOR, necessita de Deus e é INCAPAZ de se SALVAR. Nenhum de nós obedeceu aos PAIS completamente. Alguns exemplos: replicando; ignorando quando eles falam; discutindo com eles; chorando para conseguir o que quer; desprezando-os; criticando-os; pensando (ou falando) “Vocês não entendem nada!”. Assim como os OUTROS, também QUEBRAMOS esse MANDAMENTO. Mesmo que obedeçamos a NOVE MANDAMENTOS, mas desobedecemos UM, ainda assim seremos CONDENADOS por Deus. Além do mais, Deus espera que obedeçamos aos Seus DEZ MANDAMENTOS desde o dia em que NASCEMOS até a MORTE!!! Um ÚNICO ato de desobediência será CASTIGADO com a separação ETERNA de Deus. “Pois qualquer que guarda TODA a lei, mas TROPEÇA em um SÓ ponto, se torna CULPADO de todos”. Tiago 2:10. Israel tinha certeza que podia cumprir sua parte na ALIANÇA de Deus com eles. O mesmo se dá conosco. Quantas vezes você já ouvir alguém dizer: “Ah, eu procuro GUARDAR os DEZ MANDAMENTOS”? Mesmo que os DEZ MANDAMENTOS foram dados por nosso Criador soberano para GOVERNAR Israel, eles nos MOSTRAM que NINGUÉM pode GUARDAR Suas LEIS. Eles são o PADRÃO de JUSTIÇA do SOBERANO, e, considerando Seu padrão de justiça, PODEMOS ver nossa própria PECAMINOSIDADE. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

11 de Julho de 2020

O que observamos até aqui é que ninguém consegue ficar sem QUEBRAR os MANDAMENTOS. Essa era a LÓGICA de Deus com o povo de Israel, Deus estava MOSTRANDO a nação escolhida que para trazer a SEMENTE do LIBERTADOR, ninguém poderia conseguir SALVAÇÃO pelos MÉRITOS próprios. Salvação é DOM de Deus, tudo PROVÉM de Deus e NADA do homem. Observe novamente o QUINTO MANDAMENTO: Veja: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Ex 20:12). Espero que o leitor já tenha entendido com esses cinco primeiros MANDAMENTOS que o homem não tem CAPACIDADE de GUARDA-LOS. Os mandamentos serviam para mostrar a PECAMINOSIDADE do homem, que a QUEDA da raça humana, com o PECADO de Adão e Eva, trouxe consequências para toda humanidade (MORTE) e que ninguém podia salvar-se pelos seus próprios métodos. O Homem sempre vai buscar seus MEIOS para alcançar a Salvação, mas isso só é possível quando o homem reconhece o PLANO REDENTOR se entregando a Cristo Jesus. Isso só é admissível pela FÉ. Não adianta tentar guardar os mandamentos, isso não vai te salvar, o único meio já foi realizado a 2000 anos atrás na cruz do calvário. Se entrega hoje a Cristo e terá seu nome escrito no livro da vida. Amanhã continuaremos com os outros mandamentos se Deus permitir.

12 de Julho de 2020

Já chegamos no SEXTO MANDAMENTO, e percebemos que não conseguimos cumprir NENHUM deles até aqui, assim também deveria ser o entendimento de Israel, mas eles tiveram outra COMPREENSÃO, de que PODERIAM obedecer e CUMPRIR os mandamentos. O homem só pode se APROXIMAR de Deus pelo meio pré estabelecido por Ele, e esse MEIO é JESUS CRISTO. Vejamos: “Não matarás” (Ex 20:13). Neste mandamento Deus nos diz que matar alguém é pecar contra Ele. Ele é o CRIADOR de todas as pessoas. Ele dá a VIDA a todas as pessoas. Ninguém tem o direito de TIRAR a vida de outra pessoa a não ser nos casos expressos em Sua Palavra (legítima defesa, guerra, punição pelas autoridades etc.). Deus deixou bem claro em Sua Palavra que quem ODEIA outra pessoa, comete ASSASSINATO em seu coração. Deus diz que se uma PESSOA tem VONTADE de matar alguém, já é uma ASSASSINA e está CONDENADA por Deus. (Mt.5:21-22). Se amaldiçoarmos uma pessoa, teremos cometido homicídio. Deus nos JULGA não apenas pelo que FAZEMOS, mas também pelo que PENSAMOS. Deus conhece nossas INTENÇÕES porque conhece nossos CORAÇÕES. O homem é pecador, incapaz de se salvar e necessita de Deus (Hb.4:12-13). Mas adiante veremos que todos nós somos assassinos! (Atos 2:23 / 4:10). Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

13 de Julho de 2020

Qual era a compreensão do caro leitor sobre os mandamentos? Viu como a Palavra de Deus pode mudar nosso pensamento! Eu também antes pensava que conseguiria cumprir os MANDAMENTOS. Vejamos o próximo, o SÉTIMO MANDAMENTO: “Não adulterarás” (Ex 20:14). Neste mandamento Deus diz que é PECADO ter relações SEXUAIS com alguém que não seja seu CÔNJUGE. O CASTIGO por esse PECADO, como os demais também, é a SEPARAÇÃO ETERNA de Deus. Considere: Deus criou Adão e lhe DEU Eva como ESPOSA. Deus disse que, pelo FATO de serem CASADOS, não eram mais DUAS PESSOAS, mas UMA SÓ PESSOA. Marido e mulher pertencem um ao outro e devem viver apenas um com o outro. Muitas pessoas irão dizer que este MANDAMENTO está ultrapassado, retrógrado! Mas Deus NÃO MUDA. Pecado será SEMPRE pecado. Deus não mudou de PENSAMENTO quanto ao ADULTÉRIO. Adultérios e outros tipos de PECADOS SEXUAIS também são COMETIDOS na MENTE. “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que ATENTAR numa MULHER para a COBIÇAR, já em seu CORAÇÃO cometeu ADULTÉRIO com ela” (Mt.5:27-28). Percebe aqui a FRAQUEZA humana diante dos MANDAMENTOS?! Se em sua MENTE desejar uma MULHER, já cometeu ADULTÉRIO em seu CORAÇÃO! Quem consegue viver sem QUEBRAR mais esse MANDAMENTO? Seja honesto. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

14 de Julho de 2020

Já estamos perto do décimo mandamento e percebemos que não temos CAPACIDADE nenhuma de OBEDECÊ-LOS e guarda-los sem uma possível QUEBRA. Deus queria que a nação de israel ENTENDESSE que não tinha CAPACIDADE nenhuma de SALVAR-SE a si MESMA. Deus está mostrando para o mundo que só pela FÉ na pessoa de Cristo, pode haver SALVAÇÃO. E quando ENVOLVE o assunto SALVAÇÃO, tudo provém de Deus. Vejamos o OITAVO MANDAMENTO: “Não furtarás” (Ex 20:15). Deus é supremo e soberano. Neste mandamento, Deus disse que NINGUÉM deve jamais PEGAR algo que PERTENCE a outra pessoa sem CONSENTIMENTO. Deus é quem dá a cada um o DIREITO de POSSUIR e MANTER sua PROPRIEDADE (At.17:25). Se alguém PEGAR algo que pertence a outrem, PECOU contra Deus. Desde sua meninice, você nunca pegou nada de ninguém? Seja sincero?! O castigo por ROUBO é a separação eterna no lago de fogo. Ainda que o LADRÃO devolva o que roubou, não SATISFARÁ a Deus pelo PECADO cometido. Deus não PERDOA o PECADO, a não ser que a A PENA TOTAL DE MORTE SEJA PAGA. O HOMEM é PECADOR, incapaz de se SALVAR e necessita de Deus. Se alguém PENSOU em ROUBAR algo e não o fez, por exemplo, medo de ser descoberto, ainda assim é CULPADO diante de Deus por roubo. Lembra quando pensava em roubar frutas do vizinho?!?!?! Os mandamento provam que o homem não pode salvar-se sozinho, precisa do PLANO REDENTOR. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

15 de Julho de 2020

É IMPOSSÍVEL que alguém GUARDE com PERFEIÇÃO os MANDAMENTOS de Deus como Ele exige, porque todos NASCEMOS pecadores, SEPARADOS de Deus. Veja: “Como está escrito: Não há UM justo, nem UM sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem UM só” (Rm 3:10-12). Ver ainda: “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rm 3:19-20). Os MANDAMENTOS servem para PROVAR que nós somos PECADORES e estamos SEPARADOS de Deus. Só tem um meio do homem se aproximar de Deus, o PLANO REDENTOR que Ele mesmo elaborou para salvar o homem. Amanhã continuaremos se Deus assim permitir.

16 de Julho de 2020

Não podemos conhecer, amar e obedecer a Deus de FORMA que Ele se AGRADE de nós e nos ACEITE, porque já nascemos SEPARADOS do CRIADOR. Deus deu a LEI para nos MOSTRAR o quanto somos PECADORES. Nenhum pregador, professor, pastor, missionário, obreiro está ISENTO dessas VERDADES condenatórias. Todas as pessoas QUEBRAM as LEIS de Deus e MERECEM ir para o INFERNO. Todos NASCEMOS pecadores e não podemos AGRADAR a Deus com nossas BOAS OBRAS. Deus jamais ACEITARÁ alguém por CAUSA das BOAS OBRAS que faz. Ao LERMOS os MANDAMENTOS de Deus, Ele quer que CADA um de NÓS admita que FAZ coisas que Ele odeia, que somos INCAPAZES de OBEDECER aos seus MANDAMENTOS perfeitamente e que não podemos SALVAR a NÓS MESMOS. Não podemos AGRADAR a Deus com o que FAZEMOS. Não podemos REMOVER nossos próprios PECADOS de DIANTE dos OLHOS de DEUS. Todos os nossos PECADOS devem ser PAGOS. O CASTIGO pelo PECADO é a MORTE, isto é, a SEPARAÇÃO eterna de Deus para CONDENAÇÃO eterna no INFERNO. Reconheça que você é um pecador e que precisa do meio preparado por Deus para ti salvar (JESUS CRISTO) e se entrega a Ele agora. Amanhã continuaremos se o LIBERTADOR permitir.

17 de Julho de 2020

Espero que o LEITOR esteja conseguindo ACOMPANHAR o raciocínio, vai FICAR mais CLARO quando estudarmos o TABERNÁCULO, mas ainda temos DOIS mandamentos. Vejamos o NONO: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Ex 20:16). Neste mandamento Deus lhes disse que deveriam FALAR sempre a VERDADE sobre todas as COISAS. Deus nunca MENTE e nos ORDENA a fazer o MESMO. Satanás é o maior de todos os MENTIROSOS, mentiu para Adão e Eva, mentiu para todos nossos antepassados é o PAI de todos aqueles que PERSISTEM na mentira. Algumas pessoas fazem ACUSAÇÕES falsas sobre OUTRAS. O motivo pode ser INVEJA, IRA, ou ÓDIO. As mentiras foram ditas com intenção de causar danos à outra pessoa. Outras inventam BOATOS, ESTÓRIAS E CALÚNIAS. Muitas pessoas adoram FOFOCAR. Algumas fazem algo ERRADO e MENTEM para ENCOBRIR o que fizeram, CULPANDO outras pessoas. É possível MENTIR para os HOMENS, mas NÃO para Deus! Deus SABE tudo! Deus sempre fala a VERDADE. O que você acha da mentirinha ou a famosa mentira branca? Deus odeia a MENTIRA e castigará todos os mentirosos. E ai, você já praticou alguma destas mentirinhas alguma vez? Pois é, se já, caiu nesse mandamento também! Amanhã continuaremos se Deus permitir.

18 de Julho de 2020

Chegamos enfim no DÉCIMO MANDAMENTO. Veja: “Não COBIÇARÁS a casa do teu próximo, não COBIÇARÁS a MULHER do teu próximo, nem o seu SERVO, nem a sua SERVA, nem o seu BOI, nem o seu JUMENTO, nem COISA ALGUMA do teu próximo” (Ex 20:17). Esse mandamento diz que não devemos COBIÇAR, ou seja, DESEJAR o que as outras pessoas possuem. Esse foi o PECADO de satanás mencionado em Judas 1:6, ele DESEJAVA uma posição maior. Muitas pessoas têm INVEJA e CIÚMES das posses alheias, e vivem IRADAS e INSATISFEITAS por não terem o que elas têm. Atualmente, as PROPAGANDAS induzem à COBIÇA. Todos os dias somos pressionados a querer COMPRAR mais e mais, a fim de que POSSAMOS ser semelhantes à IMAGEM descrita na TELEVISÃO ou na MÍDIA. Por que será que tantas pessoas estão ENDIVIDADAS com cartões de crédito? A COBIÇA tornou-se uma marca de prestígio e de STATUS social em nossa CULTURA. Mas Deus não MUDOU de PENSAMENTO quanto a esse PECADO. Ele CASTIGARÁ toda a COBIÇA, porque é PECADO. Pergunto: O caro leitor nunca COBIÇOU nada? É, fica claro nossa fragilidade e pecaminosidade, nos impedindo de chegar até Deus. Os meios humanos não são suficiente para salvação, só o meio preparado pelo próprio Deus. Até amanhã e Deus nos permitir.

19 de Julho de 2020

Você consegue entender a importância desse assunto no PLANO REDENTOR e na ALIANÇA MOSAICA. Adão e Eva desobedeceram a Deus apenas UMA vez e receberam o castigo da MORTE. Deus exige que obedeçamos a todos seus MANDAMENTOS o tempo todo. Se desobedecermos a UM de seus MANDAMENTOS, mesmo que seja apenas UMA vez, Ele não nos aceitará. Observe a ilustração: Uma corrente continua sendo forte se um de seus elos estiver quebrado? Você se aproximaria de um cão raivoso que estivesse amarrado com uma corrente com um dos elos quebrados? Mas se eu dissesse a você: “Não PRECISA ter MEDO. A corrente ainda tem NOVE ELOS FORTES. ApenasUM está QUEBRADO.” Você ainda iria querer se APROXIMAR do cão RAIVOSO se soubesse que NOVE elos eram fortes e que apenas UM estivesse QUEBRADO? É claro que NÃO! A corrente só é FORTE se todos os ELOS estivessem INTEIROS. Se um dos ELOS estiver quebrado, então a corrente inteira é INÚTIL. É assim também com a *LEI de Deus. Se QUEBRARMOS apenas UM mandamento, é como ter quebrado TODOS. Deus disse que se DESOBEDECERMOS apenas UM de seus mandamentos, PECAMOS e seremos CASTIGADOS! Deus quer que TODAS as pessoas RECONHEÇAM que jamais CONSEGUIRÃO ser boas o BASTANTE para AGRADÁ-LO e escapar do INFERNO por conta PRÓPRIA. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

20 de Julho de 2020

Caro leitor, espero que esteja entendendo o SIGNIFICADO da Lei. Quando Deus mandou seus MANDAMENTOS, foi com o propósito de mostrar que o povo de Israel não tinha como CUMPRIR aquelas regras, mas eles haviam AFIRMADO que CONSEGUIRIAM: “E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado. Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, FAREMOS. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo” (Ex 19:6-8). O povo entendia que poderia CUMPRIR a Lei, mas Deus estava MOSTRANDO algo DIFERENTE, que eles não tinham como CUMPRIR aqueles MANDAMENTOS, por isso estavam SEPARADOS de DEUS. O Senhor quer que as pessoas reconheçam que jamais conseguirão ser boas o bastante para agradá-lo e escapar da tormenta eterna. Amanhã continuaremos se Deus assim permitir.

21 de Julho de 2020

Diante do que meditamos nos últimos dias, chegamos a conclusão que é IMPOSSÍVEL alguém guardar os MANDAMENTOS sem QUEBRAR alguns deles. É exatamente isso que Deus está mostrando, a profecia de Genesis 3:15, há um PLANO REDENTOR sendo estabelecido provando que TODOS seres HUMANOS são PECADORES e que estão SEPARADOS de Deus. Vamos ver novamente o que Paulo escreveu no Novo Testamento: “Como está escrito: Não há UM justo, nem UM sequer. NÃO há NINGUÉM que entenda; NÃO há NINGUÉM que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. NÃO há quem faça o bem, NÃO há NEM um SÓ” (Rm 3:10-12). Veja ainda: “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja CONDENÁVEL diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rm 3:19:20). A CONCLUSÃO é SIMPLES, Deus deu a Lei para PROVAR o quanto somos PECADORES e que NÃO há meio HUMANO para se APROXIMAR de Deus. Todos MERECEM o INFERNO, inclusive a PESSOA que está ESCREVENDO, mas EU entendi o meio que Deus PREPAROU para me SALVAR e RECONHECI que era um PECADOR daí o Senhor me ACEITOU. Hoje Ele também quer te aceitar, você não quer dar uma passo de pela FÉ? Amanhã continuaremos se o AUTOR DA VIDA permitir.

22 de Julho de 2020

A ANTIGA ALIANÇA continha três formas de LEI: A MORAL, CERIMONIAL e a CIVIL. Na verdade são muito COMENTADAS, mas pouco EXPLICADAS. Vou dar uma pequena pincelada sobre o significado de cada uma. Sobre a LEI MORAL: Inclui exatamente os dez mandamentos que acabamos de ver em meditações anteriores. Estes PRECEITOS básicos revelam os DEVERES dos homens diante de Deus em cada época. A LEI MORAL apenas ilumina o estado CAÍDO de toda a HUMANIDADE. Sobre a LEI CERIMONIAL: O povo judeu inclui um elaborado sistema de leis cerimoniais. Estas leis são uma FIGURA do PECADO do HOMEM e da SALVAÇÃO através de Jesus Cristo. A lei cerimonial não é o Pentateuco, mas sim leis RITUALÍSTICAS que se encontram no Pentateuco. As práticas de SACRIFÍCIOS de cordeiros, holocaustos, observância de festas religiosas, dentre outras faziam parte da EXPIAÇÃO do PECADO; como Jesus já VEIO, e Seu SACRIFÍCIO na cruz foi PERFEITO e totalmente SUFICIENTE para fazer EXPIAÇÃO pelos PECADOS da humanidade, tais leis CERIMONIAIS que APONTAVAM para Cristo e a EXPIAÇÃO não mais precisam ser OBSERVADAS. Sobre a LEI CIVIL: trata da vida JURÍDICA e SOCIAL de Israel como nação. A Lei não foi DADA como MEIO de SALVAÇÃO. Foi dada ao povo JUDEU (Êx 19.4; 20.2) a fim de instruí-lo na vontade do Senhor, para que pudesse realizar o PROPÓSITO de Deus como “um reino de sacerdotes e uma nação santa” Esta forma da LEI deu aos JUDEUS os seus DEVERES civis como cidadãos do estado TEOCRÁTICO de Israel. Amanhã tem mais se o Pai permitir.

23 de Julho de 2020

Vamos observar como estas diferentes formas da lei estavam interligadas na Antiga ALIANÇA. Assim como a Lei Moral, os Dez Mandamentos foram dados, a Lei Cerimonial do altar foi introduzida. Pois ainda no capítulo 20 de Êxodo encontramos a terrível e inspiradora cena do MONTE SINAI como uma proclamação da santidade de Deus. Isto nos faz lembrar de como é IMPOSSIVEL para o homem pecador se APROXIMAR de Deus sem um MEDIADOR. O povo pareceu entender isso imediatamente. Eles preferiram tratar com Moisés a se aproximar diretamente de Deus. “E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não MORRAMOS” (Ex 20:19). Deus reconheceu o pedido de um mediador como sendo sábio. Ao tomar esta posição, Moisés se tornou uma figura do Senhor Jesus Cristo (Dt 18:15-18). Moisés conclama o povo a não servir a Deus de maneira servil. Deus não tinha vindo para DESTRUI-LOS, mas para ensiná-los a maneira correta de O servir e reverenciar. Moisés então se aproximou de Deus como representante deles a fim de ouvir mais da Sua vontade á Israel. Amanhã tem mais, se Deus permitir.

24 de Julho de 2020

Logo após ser dado a Lei Moral, Moisés alerta o povo sobre o PECADO da IDOLATRIA. Deus sempre está tentando se COMUNICAR com o povo, Deus não nos ABANDONA, mesmo quando ERRAMOS. Deus FALOU com eles do CÉU sem o uso de alguma FORMA, SIMBOLO ou REPRESENTAÇÃO, veja o que Moisés escreveu em Deuteronômio: “Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma FIGURA VISTES no dia em que o Senhor, em Horebe, FALOU convosco do MEIO do FOGO; para que não vos CORROMPAIS, e vos FAÇAIS alguma IMAGEM ESCULPIDA na FORMA de qualquer FIGURA, semelhança de HOMEM ou MULHER; Figura de algum ANIMAL que haja na terra; FIGURA de alguma AVE alada que voa pelos céus; FIGURA de algum ANIMAL que se arrasta sobre a terra; FIGURA de algum PEIXE que esteja nas águas debaixo da terra; Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus” (Dt 4:15-19). Eles deveriam APRENDER com esses ENSINOS que Deus não recebe ORAÇÃO nem ADORAÇÃO através do uso de IMAGENS. Amanhã continuaremos se Deus assim permitir.

25 de Julho de 2020

Como vimos ontem, Moisés exortou o povo a SEPARAR-SE da idolatria, mas ordenou que construísse um ALTAR de terra. O ALTAR era necessário, pois era no ALTAR que se realizava o SACRIFÍCIO, algo praticado por todos seus antecessores. Era através do SACRIFÍCIO que o povo de Israel estava sendo ENSINADO que o LIBERTADOR morreria, pagando assim o PREÇO dos nossos PECADOS. Pois a cada SACRIFÍCIO realizado, uma vida se esvaía, em lugar do PECADOR, apenas SIMBÓLICO. Outra curiosidade era que esse ALTAR deveria ser de TERRA, diferente dos CONSTRUÍDOS anteriormente. POR QUE DE TERRA? Porque a construção do tabernáculo estava próxima, e o ALTAR DEFINITIVO que acompanharia o tabernáculo por anos na caminhada pelo deserto seria construído. Esse ALTAR seria TEMPORÁRIO pois as orientações sobre o ALTAR do TABERNÁCULO ainda não tinham sido passadas. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

26 de Julho de 2020

Mas tenho uma interpretação minha que gostaria de passar sobre esse ALTAR de TERRA. No paganismo, a forma do altar chamava muito atenção, foi o que ocorreu com apostolo Paulo em Atenas. Veja: “Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um ALTAR em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio” (At. 17:23). O que chamou a ATENÇÃO de Paulo, os SANTUÁRIOS e também um ALTAR. Que quero dizer com isso? Que o ALTAR sendo de TERRA, a atenção seria VOLTADA para o SACRIFÍCIO e não para a estrutura EXUBERANTE dos ALTARES. Sendo assim, esse ALTAR revela que a SALVAÇÃO é obra de Deus (PLANO REDENTOR) e não dos homens. Não havia nada de ATRATIVO para tirar a ATENÇÃO do SACRIFÍCIO, o foco era o ANIMAL que MORRIA em lugar do PECADOR, toda a atenção era para o SACRIFÍCIO. Assim como no CALVÁRIO, é o Salvador e não o MADEIRO que salva. Toda atenção na CRUCIFICAÇÃO era para o Senhor que estava se entregando como SACRIFÍCIO VIVO para nos SALVAR. Compreendeu? Amanhã continuaremos se o Pai permitir. Mas quando ler pense, alguma coisa mudou seu foco?

27 de Julho de 2020

Este assunto ALTAR é tão importante que esse vocábulo aparece cerca de 380 vezes e no plural mais de 55 vezes. Sendo que só no livro de Êxodo são 60 vezes utilizado. Vejamos o texto: “Um ALTAR de TERRA me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a MEMÓRIA do meu NOME, virei a ti e te abençoarei” (Ex.20:24). Além do texto destacar que era de terra como vimos ontem, também faz o destaque do NOME de DEUS. Isso nos da a conotação da autoridade que tinha a prática do sacrifício, não era um ato religioso, era um ato de FÉ. Veja que era um lugar onde Deus colocou o seu nome! Hoje encontramos essa transferência de autoridade para a Igreja do Senhor Jesus, onde o mesmo transferiu sua autoridade. Portanto, devemos saber:
● Quem estamos adorando?
● Onde estamos adorando?
● Como estamos adorando?
● Por que estamos adorando?
● O quanto estamos adorando?
● E até quando vamos permanecer adorando?
Até amanhã se Deus permitir.

28 de Julho de 2020

O final do verso tem uma parte que me chamou muito atenção: “VIREI A TI E TE ABENÇOAREI”. Estamos estudando com essas meditações que o HOMEM está SEPARADO de Deus por causa do PECADO e que somente através do PLANO REDENTOR, projetado por Deus, o homem poderia VOLTAR ao Criador. Agora, leia novamente o final do verso “VIREI A TI E TE ABENÇOAREI”. A conexão com o ALTAR, está simbolizando a CRUZ, a consumação do PLANO REDENTOR, o sacrifício perfeito que trouxe a humanidade CAÍDA no pecado, de volta ao SOBERANO através do ato de FÉ. Só tem um MEDIADOR entre Deus e o HOMEM, isto foi assim SIMBOLIZADO quando Deus prometeu ABENÇOAR Israel em CONEXÃO com este ALTAR. Tudo no livro Sagrado está interligado! Até amanhã se o Pai permitir.

29 de Julho de 2020

Estes últimos capítulos que meditamos no livro de Êxodo, tem um foco único: ALIANÇA do SINAI ou ALIANÇA MOSAICA. O caro leitor sabe que os acontecimentos do SINAI, percorreram o restante das SAGRADAS ESCRITURAS. O capítulo 20, como vimos, descreve os compromissos da ALIANÇA e também apresenta a promessa de Deus. No capítulo 23, encontramos uma aula prática de como seria a primeira celebração da ALIANÇA MOSAICA. E no capítulo 24 vamos nos deter um pouco mais, pois é o capítulo que antecede as orientações sobre a construção do TABERNÁCULO. A ALIANÇA de Deus com esse povo, não foi a primeira ALIANÇA na história. Já havia uma ALIANÇA com ADÃO, depois com NOÉ, em seguida foi a ALIANÇA com ABRAÃO. Lembrando quando um pai faz ALIANÇA com Deus, automaticamente seus filhos são abençoados por causa da ALIANÇA, sendo assim, Isaque e Jacó faziam parte desta ALIANÇA com as BENÇÃOS das PROMESSAS de Deus. Agora, é necessário entender que a ALIANÇA do SINAI, não foi a primeira da história, mas foi a primeira ALIANÇA com a nação de ISRAEL. Amanhã entraremos no capítulo 24, vendo na prática tudo que foi ensinado… Se o Senhor permitir.

30 de Julho de 2020

A narrativa bíblica de Êxodo 19 se cumpre aqui em Êxodo 24, a diferença é que aqui são mencionados NOMES e mais personagens, a demonstração da santidade divina permanece, pois mesmo esses personagens com destaque diferente, não tinha o DIREITO de acompanhar MOISÉS até o local INDICADO do encontro com o Senhor. Veja que só UM teve tal privilégio, correndo o RISCO de vida pois Deus é SANTO e não aceita o PECADO, mas tolera o PECADOR arrependido quando realizado pelo ato de FÉ. Esses personagens são Arão e seus filhos e mais 70 anciãos, líderes, homens respeitados, pais de família, homens que apresentavam certo TEMOR a DEUS. Amanhã veremos como se dá inicio da CERIMÔNIA, algo que deve ser PRIORIDADE também em nossas VIDAS. Lembrando que somente se o Senhor permitir.

31 de Julho de 2020

A cerimônia começou de maneira marcante. Veja: “Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as PALAVRAS do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as PALAVRAS, que o Senhor tem falado, faremos.” (Ex 24:3) Moisés inicia tudo com a LEITURA dos estatutos, a perfeita PALAVRA de DEUS. Naquele momento histórico, a Bíblia ainda não estava concretizada, os 66 livros INSPIRADOS não tinha sido escritos ainda. Hoje nós temos os 66 completos, todo PLANO REDENTOR editado para cada crente e para qualquer um que queira pesquisar. Nós devemos COMEÇAR como Moisés, usando a BÍBLIA como referência para TUDO e para TODOS. A *BÍBLIA deve ser nosso GUIA de orientações diárias, por isso devemos começar o dia com o alimento da PALAVRA. A BÍBLIA tem que ser nosso GUIA espiritual, pois sem ela ERRAREMOS com certeza. Os nossos ALVOS, devem estar sendo ORIENTADOS pela BÍBLIA, pois ela é a bússola perfeita para não errarmos o caminho. Enfim, sem a BÍBLIA nós não temos como fazer NADA e nem tomar qualquer ATITUDE. Façamos como Moisés, usemos mais o livro SAGRADO. Amanhã voltaremos a mencionar o ALTAR, pois depois da leitura dos textos sagrados, Moisés edificou um ALTAR. Continuaremos se o Pai permitir.