Meditações Teológicas – Jun/2020

01 de Junho de 2020

O povo teria que APRENDER a viver na DEPENDÊNCIA de Deus, pois não havia outro ESCAPE, prova disso é a maneira como Deus ALIMENTOU Israel. Ninguém foi PRIVILEGIADO e a ninguém foi permitido VENDER ou GUARDAR o MANÁ. Ele deveria ser recolhido DIARIAMENTE e PESSOALMENTE, se armazenado estragava. Também aprendemos que uma vez recolhido, era colocado em um lugar comum, de onde cada pessoa retirava um ômer, que era usado como medida. Nem a ambição e nem a boa sorte poderiam impedir esta igualdade. Alguns tentam levantar hipótese que não é VERÍDICO esse milagre de Deus, mas veja alguns detalhes que os CONTRADIZENTES não conseguem EXPLICAR. A quantidade de pessoas que foram alimentados foram cerca de TRÊS MILHÕES, então como sobreviveram? Outra curiosidade é que o maná nunca CAIU antes de Deus PROMETER e nem APÓS Israel entrar em Canaã (Josué 5:10-12). Na verdade, o povo NÃO conhecia. A ação divina de no SEXTO dia cair uma porção dobrada, por que só neste dia? E por que nenhum maná CAIU no SÉTIMO dia? Outra curiosidade é que durante quarenta anos se o maná fosse guardado para o outro dia, sempre ESTRAGAVA, exceto no SEXTO DIA. E como vão EXPLICAR o pote de maná guardado para servir de testemunho na ARCA e durou por GERAÇÕES e não criou BICHOS e nem *APODRECEU? Amanha continuaremos se o Pai permitir.

02 de Junho de 2020

No capítulo 16 de Êxodo, a nação de Israel seria PROVADA novamente, era essa a nação provedora do LIBERTADOR. A promessa se cumpriria, mas a NAÇÃO de Israel também seria cobrada, pois o LIBERTADOR não seria qualquer um, é o FILHO de DEUS. Veja a INGRATIDÃO do povo e logo em seguida a PROVAÇÃO divina: “E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos MORRIDO por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando COMÍAMOS pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de FOME a toda esta multidão” (Ex 16:3). Diante da falta de FÉ gerou a INGRATIDÃO, veja que o Senhor diz: “Eis que vos farei CHOVER pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o PROVE se anda em minha lei ou não” (Ex 16:4). Toda BÍBLIA está INTERLIGADA, cada página está relacionada ao PLANO REDENTOR, aqui envolveria a nação de Israel, nação essa que faz parte diretamente da genealogia do LIBERTADOR. Amanhã veremos regras sobre essa PROVAÇÃO, se o Pai permitir.

03 de Junho de 2020

Entre a nação que Deus LIBERTOU da escravidão do Egito, tinha um grupo de PESSOAS que se chamava (EREV RAV = mistura grande) gente de toda classe CONVERTIDA ao JUDAÍSMO. Na grande maioria dos conflitos, era esse povo que INFLUENCIAVA os outros a ESFRIAREM na FÉ. Não é diferente na época atual, em toda igreja tem aqueles GRUPINHOS influentes, que gostam de OPTAR sempre contra a OBRA. São PESSOAS que PREFEREM as RIQUEZAS do EGITO que satisfazem o CORPO, a custa da ESCRAVIDÃO da ALMA. Esse povo teria que seguir NORMAS, o sustento divino tinha suas REGRAS, “Colhei dele cada um conforme ao que pode comer, um ômer por cabeça, segundo o número das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda” (Ex 16:16). Ômer (em hebraico: עֹ֫מֶר ōmer) é uma ANTIGA unidade ISRAELITA de medida SECA no entanto, em LITROS um “ômer” era aproximadamente cerca de 2,3 litros. Tinha direito de colher um (עֹ֫מֶר ōmer) por CABEÇA. A REGRA era clara, nada MAIS e nada MENOS. E assim TODOS seriam ALIMENTADOS por cerca de 40 ANOS. Amanhã, com a permissão do Criador, veremos a provisão DIÁRIA de Deus para conosco.

04 de Junho de 2020

Quando Deus nos exorta a não PRESUMIR o dia de AMANHÃ, o qual pertence só ao Criador, Ele também ensinou a nação de Israel, nação que traria o LIBERTADOR. “Porém, medindo-o com o ômer, não sobejava ao que colhera MUITO, nem faltava ao que colhera POUCO; cada um COLHEU tanto quanto podia COMER. E disse-lhes Moisés: Ninguém DEIXE dele para AMANHÃ. (Ex 16:18-19). A PROVISÃO de Deus com seu POVO é DIÁRIA, ou nós cremos ou NÃO cremos! Deus é nosso SOCORRO, no PRESENTE, já foi no PASSADO e se o AMANHÃ chegar, Ele SUPRIRÁ tudo. Precisamos VIVER pela FÉ como deveriam VIVER também os hebreus, porém em alguns momentos FALHARAM. “Sem FÉ é IMPOSSÍVEL agradar a Deus”. O que aconteceria se alguém desobedecesse? Veja: “Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e CRIOU BICHOS, e CHEIRAVA MAL; por isso indignou-se Moisés contra eles” (Ex 16:20). Os que não VIVIAM pela FÉ e sim pela APARÊNCIA, duvidaram e colheram com SOBRA para o dia seguinte. Veja o que aconteceu CRIOU BICHOS, e CHEIRAVA MAL. Assim é nossa vida, o AMANHÃ pertence a Deus, a nós pertence o PRESENTE, o momento de fazer a OBRA é agora, AMANHÃ pode ser TARDE. Pode CHEIRAR MAL!!! Até amanhã se o Pai permitir.

05 de Junho de 2020

Outra REGRA interessante nos detalhes divinos, em prol de a nação MOLDAR cabeça da vinda do REDENTOR, era que eles deveriam colher aquele alimento pela MANHÃ. Pois quando com o Sol ele DERRETIA “Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se” (Ex 16:21). Agora veja esse detalhe PROVANDO o poder do SOBERANO. O povo hebreu, tinha que repousar no sábado, era um PACTO de DEUS com MOISÉS e os HEBREUS (veremos mais detalhes quando mencionar a aliança), o mesmo alimento que eles colheriam diariamente e que se guardasse para o outro dia, APODRECIA, quando chegou na SEXTA, receberam ordens para COLHEREM a quantidade DOBRADA, pois no sábado NÃO teria ALIMENTO. Interessante, o que eles colheram não iria APODRECER e nem teria para COLHER naquele dia. Isso ocorreu durante 40 anos ininterruptos. (vv 22 à 24). Só um Deus SOBERANO e PROVEDOR, teria tal poder para produzir o suficiente, durante tanto tempo determinado e ainda nas datas que Ele aprovava. Nosso Deus é maravilhoso. Até amanhã com a permissão do Pai.

06 de Junho de 2020

A falta de FÉ é algo que nos RODEIA todos os DIAS de nossa VIDA, é uma das grandes TENTAÇÕES usadas por satanás. No DESERTO, mesmo Moisés AVISANDO que deveriam colher para DOIS dias e que NÃO haveria alimento naquele dia, ALGUNS saíram para COLHER. Veja: “E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas NÃO o ACHARAM” (Ex 16:27). Foi uma PROCURA em VÃO, não encontraram. A PROVISÃO de Deus conosco é DIÁRIA, viva pela FÉ. Deus exortou novamente aquele povo “Até quando RECUSAREIS guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia” (Ex 16:28-29). O mesmo ocorre CONOSCO, vivemos ANSIOSOS quanto o AMANHÃ, esquecemos que não nos PERTENCE. Até agora não mencionei qual era esse alimento, amanhã, com a permissão de Deus meditaremos sobre o MANÁ.

07 de Junho de 2020

Como mencionei ONTEM, vamos comentar algo sobre o MANÁ, um dos MILAGRES do Criador. Foi com esse ALIMENTO que a nação provedora do LIBERTADOR sobreviveu 40 anos CAMINHANDO pelo DESERTO. Minhas MEDITAÇÕES são focadas no PLANO REDENTOR de Deus para com a criatura, e o MANÁ está ligado DIRETAMENTE a esse PLANO. Temos muitas lições sobre o MANÁ, trataremos de algumas principais. Algumas perguntas que precisamos responder: O que era o MANÁ? Quando começou? Quando terminou? Quem pode explicar? Quem plantou? Surgiu como? Quais suas características? Tentaremos responder algumas dessas perguntas e outras também, a luz da Bíblia. O vocábulo MANÁ surge pela PRIMEIRA vez em Êxodo 16:31 “E chamou a casa de Israel o seu nome MANÁ; e era como semente de COENTRO branco, e o seu SABOR como BOLOS de MEL.” Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

08 de Junho de 2020

O MANÁ era algo DESCONHECIDO, nunca tinha se visto algo igual na terra desde a criação: “E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: QUE É ISTO? Porque NÃO SABIAM o que ERA. Disse-lhes pois Moisés: Este é o PÃO que o Senhor vos DEU para COMER” (Ex 16:15). O vocábulo hebraico é ( מָן / man = maná ), algo que trás uma TRADUÇÃO dificil, pois foi ALGO que APARECEU e depois de 40 anos DESAPARECEU. Como TRADUZIR? No hebraíco ( מָן / man = maná ) , pode significar seiva de tamarisco. Dizem que após a evaporação do ORVALHO formado durante a madrugada, APARECIA uma coisa MIÚDA, flocosa, como a geada, branco, DESCRITO como uma SEMENTE de COENTRO, e como o bdélio, que lembrava pequenas pérolas. Geralmente era moído, cozido, e assado, sendo TRANSFORMADOS em BOLOS. Diz-se que seu SABOR lembrava BOLACHAS DE MEL, ou bolo doce de azeite. Sei que foi esse alimento que Deus usou para alimentar MILHÕES de HEBREUS, por cerca de 14.600 dias. Sempre a PROVIDENCIA vem do Senhor, PRINCIPALMENTE quando tudo parece IMPOSSÍVEL. Por que nós HUMANOS temos a TENDENCIA de DUVIDAR da PROVISÃO do PAI? Até amanhã se o Pai permitir.

09 de Junho de 2020

Não podemos perder o foco que o MANÁ veio como PROVAÇÃO de Deus “Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que EU o PROVE se ANDA em minha LEI ou NÃO” (Ex 16:4). Partindo desse PRINCIPIO, vamos ler Deuteronômio 8:3 “E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem NÃO VIVERÁ SÓ DE PÃO, mas de tudo o que SAI da BOCA do Senhor VIVERÁ o HOMEM”. Veja o que diz esse verso com referência ao MANÁ “que o HOMEM não viverá SÓ de PÃO, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem”. Queridos leitores, o povo não DEVERIA focar no MANÁ, mas na PALAVRA de DEUS. O MANÁ acabou, a PALAVRA não! É preciso lembrar que o MANÁ surgiu devido a uma PALAVRA do Criador “Eis que vos farei chover pão dos céus”. Devemos FOCAR sempre na PALAVRA e no DEUS da PALAVRA, as demais coisas Deus PROVERÁ. Pois tudo provém da PALAVRA de DEUS. Como vamos viver sem conhecer a PALAVRA? Como aconselhar sem ter se alimentado da PALAVRA? Como transmitir a PALAVRA que não conheço? Como darei o que não tenho? Eu amo a PALAVRA de Deus!!! Até amanhã com a permissão do Pai.

10 de Junho de 2020

Quando entendemos que a PALAVRA de Deus tem TODO PODER, passamos a viver pela FÉ, e quando vivemos pela FÉ, agradamos o Criador, sendo assim, aquilo que era PROVA pode se TORNAR em grande BENÇÃO. Foi exatamente o que aconteceu com o MANÁ, era uma PROVA, e continuou sendo um TROPEÇO para aqueles que não CRERAM na PALAVRA de Deus, mas foi um dos MAIORES MILAGRES de Deus, para aqueles que CRERAM, passaram 40 anos sendo ALIMENTADOS por aquele ALIMENTO e NUNCA tiveram IMUNIDADE BAIXA, não ADOECERAM, o COLESTEROL, GLICEMIA e outros permaneceram tudo no ponto certo. É SÓ CRER! Estamos vivendo um período de covid 19, e estão obrigando o uso de máscaras. Devemos obedecer as autoridades, mas nossa CONFIANÇA não pode estar nas MÁSCARAS e sim na PALAVRA do Criador. Quando COLOCAMOS nossa CONFIANÇA em objetos, alimentos, dinheiro, trabalho ou até no homem, PERDEMOS a FÉ! E DESAGRADAMOS a Deus. Mas QUANDO a nossa CONFIANÇA está na PALAVRA, vivemos pela FÉ e agradamos o ETERNO. Sem FÉ é impossível agradar a Deus! A FÉ vem pelo ouvir, o ouvir da PALAVRA de Deus. Amanhã continuaremos pela FÉ e permissão do Criador.

11 de Junho de 2020

No capítulo 17 de Êxodo, o povo HEBREU continua sua CAMINHADA em direção a terra PROMETIDA, caminhada essa que duraria 40 anos. Eles estavam se aproximando do MONTE SINAI, onde Deus ESCREVERIA nas TÁBUAS e daria a LEI para a nação de ISRAEL. Mas antes da CHEGADA no MONTE SINAI, o povo começa a MURMURAR novamente, já parecia uma PRÁTICA comum para os Israelitas. Partiram de SIM e acamparam em REFIDIM, “onde não havia ÁGUA para o povo beber”. Moisés alerta o POVO que aquela MURMURAÇÃO era o mesmo que TENTAR ao SENHOR. E novamente PEDEM para VOLTAR a ESCRAVIDÃO do EGITO. “Por que nos fizeste subir do Egito, para nos MATARES de SEDE, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?”Não esqueça que o DESERTO é o LUGAR de PROVAÇÃO, onde muitos são reprovados! Moisés vendo toda aquela situação, CLAMOU ao Senhor: “QUE FAREI A ESTE POVO”? Daqui a pouco me *APEDREJARÁ”. Qual tem sido sua reação e crença quando passa por alguma provação? Amanhã veremos a resposta de Deus, se Ele permitir.

12 de Junho de 2020

Em Números 14:22 e 23, Deus dá a SENTENÇA, chegou no LIMITE… “E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no DESERTO, e me TENTARAM estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz. Não VERÃO a terra de que a seus pais JUREI, e nenhum DAQUELES que me PROVOCARAM a VERÁ”. Apesar que muitos anos separam esse texto do atual que estamos mencionando. A verdadeira FÉ é COMPROVADA em momentos DIFÍCEIS, os quais o povo de Israel estava sendo REPROVADO. Bastou FALTAR água NOVAMENTE e o povo RECLAMAVA. Mais uma VEZ Deus, pelas suas INFINITAS misericórdias, ATENDE o POVO. “Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da CONTENDA dos filhos de Israel, e porque TENTARAM ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de NÓS, ou NÃO?” ( Ex 17:5-7). Não duvide do poder e presença de Deus. Amanhã veremos a batalha dos amalequitas, com a permissão do Senhor.

13 de Junho de 2020

A caminhada no DESERTO não era uma ROTINA, cada dia uma EXPERIENCIA diferente, para o AMADURECIMENTO da FÉ, do povo que carregava a semente do LIBERTADOR. Deus permitiu uma batalha entre o povo Hebreu e os Amalequitas. Amaleque aparece na genealogia Bíblica como filho de Elifaz e da concubina Timna e neto de Esaú e Adah (Gn 36:12; 1Cr 1:36)… A sua mãe era Horita, uma tribo de cujo território os descendentes de Esaú se apoderaram. Acredita-se que o povo amalequita descendia de Amaleque. Muitas lições podemos tirar desse contexto, vejamos algumas: existem DUAS batalhas, uma FÍSICA e a outra ESPIRITUAL. Moisés ordenou Josué ir para o CAMPO com um exército para combater a batalha FÍSICA. Porém Moisés, Ur e Arão, foram a um local reservado combater o INIMIGO na base da INTERCESSÃO. O interessante que enquanto Moisés ORAVA com seus braços estendidos, Josué, PREVALECIA na linha de frente, mas quando Moisés CANSAVA e seus BRAÇOS desfalecia, Josué começava a ser DERROTADO. Você tem participado de qual das DUAS LINHAS*? A de FRENTE ou a da RETAGUARDA? Amanhã continuaremos com a permissão do Pai.

14 de Junho de 2020

Continuando nosso assunto de ontem, podemos perceber que um LÍDER também CANSA. E nessas horas, precisa muito de AJUDA! Josué, nem IMAGINAVA a batalha que Moisés estava TRAVANDO em ORAÇÃO. Havia mais dois PERSONAGENS, que logo perceberam o CANSAÇO de Moisés, adquiriram uma PEDRA e fizeram de ASSENTO para Moisés, e ainda cada um PEGOU em um dos BRAÇOS de Moisés e SUSPENDEU, permitindo assim que Josué voltasse a PREVALECER na BATALHA. Veja quantos estão envolvidos em uma SÓ batalha. Os LIDERES precisam de você APOIANDO e não CRITICANDO. Foi assim que Josué DESFEZ a AMALEQUE e a seu POVO, ao fio da ESPADA. Deus ordenou que Moisés REGISTRASSE isso num LIVRO, para nunca ESQUECER de GERAÇÕES em GERAÇÕES. Terminando a Batalha, “Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA”. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

15 de Junho de 2020

Outra grande lição que APRENDEMOS aqui nesse texto, é mais uma vez a PROVA da VERACIDADE Bíblica como PODER SUPREMO em toda e qualquer LITERATURA. Hoje só existem SATÉLITES no espaço devido ao RECONHECIMENTO desses versos na Bíblia e assim a descoberta de que FALTA um DIA! Veja o relato científico: “Cientistas da NASA, a agência espacial norte-americana, no início da década de 80, em Green Belt, Maryland, dedicaram-se a uma exaustiva pesquisa, com o uso dos mais modernos recursos da Informática, para estabelecer a posição exata do SOL, da LUA e dos diversos PLANETAS do nosso sistema SOLAR durante o milênio. Harold Hill, presidente da companhia de engenharia Curtis, com sede na cidade de Baltimore, também em Maryland, relata sua experiência no cargo de consultor do programa espacial daquele período: “Precisamos desses dados para que satélites possam ser lançados ao espaço para missões de exploração de novos corpos celestes sem que ENTREM em ROTA de COLISÃO com qualquer um DELES. Como pretendemos construir foguetes não-tripulados com autonomia para muitas e muitas décadas no espaço, precisamos TRAÇAR sua TRAJETÓRIA com PRECISÃO para que as gerações futuras venham a receber e analisar os dados enviados por eles. Nós e os cientistas da NASA, descobrimos que FALTA um DIA no calendário UNIVERSAL. Envolvido nesta pesquisa, pude presenciar uma descoberta fantástica: FALTA um DIA na história do UNIVERSO!” Amanhã, com a permissão do Criador, observaremos que só a PALAVRA de DEUS pode desvendar tal mistério.

16 de Junho de 2020

Continuando o assunto de ontem, vamos ver como a CIÊNCIA precisa da BÍBLIA e não a BÍBLIA da CIÊNCIA: “Eis como tudo aconteceu: Os engenheiros da NASA colocaram os dados no computador para que ele determinasse a exata POSIÇÃO dos astros, tanto no PASSADO quanto no FUTURO, e então surgiu um IMPASSE. O COMPUTADOR subitamente INTERROMPEU o PROGRAMA e MOSTROU na TELA um AVISO de que havia algo ERRADO nos NÚMEROS que lhe SERVIRAM de BASE para os CÁLCULOS. Entretanto, havia entre eles um CRENTE que falou sobre a HISTÓRIA de JOSUÉ. Os engenheiros da IBM foram imediatamente chamados para verificação de um possível DEFEITO e, após um CUIDADOSO EXAME de toda a rede de informática, GARANTIRAM que estava TUDO em ORDEM. Foi então, que esse membro CRENTE que fazia parte da EQUIPE, lembrou-se de que JOSUÉ, segundo os TEXTOS SAGRADOS, certa ocasião ORDENARA ao SOL que parasse e contou o EPISÓDIO aos seus COLEGAS. Ninguém acreditou, a princípio, pois todos os outros CIENTISTAS eram acostumados a FATOS CONCRETOS. Assim, eles o DESAFIARAM a PROVAR o que DIZIA. O CIENTISTA, ao ser DESAFIADO, pegou a BÍBLIA e mostrou Josué 10:12 “Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse, na presença dos israelitas: Sol, detém-te sobre Gibeom, e tu, lua, no vale de Aijalom”. Explicou-lhes que Josué se encontrava rodeado por inimigos e se a NOITE caísse, eles poderiam SOBREPUJÁ-LO. Pediu, PORTANTO, a Deus que o SOL parasse, e assim aconteceu, o SOL não se PÔS o DIA TODO. Como a Bíblia é precisa e atual! Amanhã continuaremos se O Criador permitir.

17 de Junho de 2020

Quando nos aprofundamos nos ensinos SAGRADOS, descobrimos que essa FONTE (BÍBLIA) é INESGOTÁVEL e INFINITA nos ensinos. Vamos continuar nosso assunto vendo como os cientistas tiveram que se dobrar diante do ensino bíblico: Veja o texto de II Reis 20: 8 à 11 – “Ezequias disse a Isaías: Qual será o sinal de que o Senhor me curará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor? Respondeu Isaías: Ser-te-á isto da parte do Senhor como sinal de que Ele cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou os RETROCEDERÁ? Então disse Ezequias: É fácil que a sombra ADIANTE dez graus; tal, porém, não aconteça, antes RETROCEDA dez graus. Então o profeta Isaías clamou ao Senhor; e fez RETROCEDER DEZ GRAUS a sombra lançada pelo SOL declinante no relógio de Acaz”. Ficaram todos QUIETOS naquele momento. A incredulidade por causa daquilo que é concreto foi fulminada pelas palavras de um livro milenar (BÍBLIA), muitas vezes ignorado. Dez graus são exatamente 40 minutos que, somados às 23 horas e 20 minutos do tempo utilizado por Josué, formam precisamente as 24 horas (um dia) faltantes em nossos cálculos. (Texto extraído do depoimento de Dr. Harold Hill e adaptado pela Revista Plenitude nº13 – enviado por Paulo Henrique Vieira, à revista acima citada). Se a história não for verídica, o fato que a Bíblia apresenta sobre a falta de um dia, essa é verdadeira. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

18 de Junho de 2020

Veja a importância da Palavra de Deus para o mundo CIENTIFICO, a ciência depende da Bíblia, mas a Bíblia não depende da ciência. Se não fosse o ESTUDO desses dois livros (ÊXODO e II REIS), nunca DESCOBRIRIAM que FALTA um DIA na CONTAGEM da terra e sempre chocaria as órbitas impedindo a combinação do programa, sempre acusando ERRO. Quando lemos PASSAGENS BÍBLICAS como essas que foram escritas cerca de 3.000 anos atrás da DATA de HOJE e ainda continua ATUALIZADA. Somente um Deus, Perfeito, Todo Poderoso, Eterno, Criador e Amoroso, para manter um ASSUNTO tão ATUAL. Impossível ser algo HUMANO quando nos deparamos com CONCEITOS assim. Eu RESPEITO o pensamento de TODOS, mas é IMPOSSÍVEL não crer em UM poder SUPERIOR contemplando uma PASSAGEM como essa. Por isso, não faça LEITURA em vão da Bíblia, leia com ATENÇÃO e muita ORAÇÃO, você DESCOBRIRÁ tantas MARAVILHAS que nunca vai CONSEGUIR para de ESTUDAR esse livro. Veja o que Moisés fez depois de todo esse acontecimento “Moisés EDIFICOU um ALTAR, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA” (Ex 17:15). Amanhã tem mais se o Criador permitir.

19 de Junho de 2020

Recapitulando a história, para ADENTRARMOS no capítulo 18 de Êxodo, Moisés NÃO era da TRIBO de JUDÁ, tribo ESSA que tinha a MISSÃO de conduzir a SEMENTE do LIBERTADOR, Moisés era da TRIBO de LEVI, mas teve parte DIRETA em PROTEGER e LIBERTAR a TRIBO de JUDÁ junto com todo restante do povo de Israel. Depois das 10 PRAGAS do Egito, Moisés estava CONDUZINDO o povo em meio ao DESERTO rumo à Terra PROMETIDA. Enquanto isso, JETRO cuidou da ESPOSA de Moisés e seus FILHOS. E ainda levou a FAMÍLIA pra VISITAR Moisés. “Assim, pois, Jetro, sogro de Moisés, veio com os filhos e a mulher deste ao deserto, onde estava acampado junto ao monte de Deus. Moisés então saiu ao encontro do sogro e, prostrando-se, o beijou; e depois das mútuas saudações, entraram na tenda”. (Ex 18: 5-7). Diante de tantas aflições no começo dessa jornada, deve ter sido um BÁLSAMO para Moisés REENCONTRAR a família. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

20 de Junho de 2020

Jetro ouviu falar de toda façanha de Moisés, e de como Deus AGIA em prol do POVO Hebreu, Jetro era um SACERDOTE em Midiã e os MIDIANITAS são os descendentes de Abraão e sua esposa QUETURA, desposada após a MORTE de Sara. Os FILHOS deste segundo CASAMENTO, entre eles MIDIÃ, foram ENVIADOS para uma terra distante, LONGE de Isaque, filho da PROMESSA (OS DESCENDENTES DO LIBERTADOR). Tais descendentes de Abraão, então, deram origem à tribo dos MIDIANITAS, que mais tarde são mencionados em conjunto com os ISMAELITAS, também DESCENDENTES de Abraão, porém através de sua ESCRAVA egípcia, HAGAR, que lhe deu um filho a quem deu o nome de Ismael. Tanto os ISMAELITAS quanto os MIDIANITAS, eram INIMIGOS de Israel. Amanhã veremos que através de Moisés, seu Sogro Jetro, acaba exaltando o Deus de Israel.

21 de Junho de 2020

Diante de tudo aquilo que Jetro OUVIU e VIU, tomou a seguinte DECISÃO: “Bendito seja o Senhor, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios. Agora SEI que o Senhor é MAIOR que TODOS os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou. Então Jetro, o sogro de Moisés, tomou HOLOCAUSTO e SACRIFÍCIOS para Deus; e veio Arão, e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Moisés diante de Deus” (Ex 18:10-12). Além de BENDIZER o nome do Senhor, Jetro, através do TESTEMUNHO de Moisés, mostra sua REVERENCIA a Deus, praticando o ato máximo da época, oferecendo SACRIFÍCIOS e HOLOCAUSTOS a Deus. Diante de tudo que você já VIU e OUVIU, você não quer se ENTREGAR a Jesus, como Jetro fez naquele momento? Pense! Amanhã pode não chegar, e assim seria tarde demais, o seu momento com Deus é agora. Reflita!!! Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

22 de Junho de 2020

Passando alguns dias com Moisés, Jetro CONTEMPLOU o método de Moisés ACONSELHAR e JULGAR as causas do povo, e se ATREVEU aconselhá-lo, algo que foi bem ACEITO por Moisés. Veja: “E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a MANHÃ até à TARDE. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: QUE É ISTO, QUE TU FAZES AO POVO? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus” (Ex 18:13-19). Todo humano precisa de um CONSELHEIRO, mesmo Moisés, um dos maiores lideres, PRECISOU de alguém para lhe ALERTAR sobre algo que estava fazendo ERRADO pensando estar CERTO. Amanhã veremos o conselho de Jetro para Moisés, lição para liderança.

23 de Junho de 2020

Jetro ORIENTA Moisés a PROCURAR “dentre todo o povo homens CAPAZES, TEMENTES a Deus, homens de VERDADE, que ODEIE a AVAREZA; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio GRAVE tragam a ti, mas todo o negócio PEQUENO eles o JULGUEM; assim a ti mesmo te ALIVIARÁS da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar” (Ex 18:21-23). A ESCOLHA dos lideres, aqueles QUE FARÃO PARTE da linha de frente é fundamental para o bom andamento da obra, uma DECISÃO errada pode colocar um trabalho de ANOS a perder. “E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito” (Ex 18:24). Assim fez Moisés, escolhendo homens capazes, montando uma hierarquia para o aconselhamento. “E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo trouxeram a Moisés, e todo o negócio pequeno julgaram eles. Então despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua terra” (Ex 18:26-27). Pessoas certas, momento certo, obra certa. O nome do Senhor é Glorificado! Amanhã continuaremos se Deus permitir.

24 de Junho de 2020

O povo caminhava para sua peregrinação, já chegando ao terceiro mês, e agora chegavam a região do monte SINAI, onde Moisés receberia as tábuas com os DEZ MANDAMENTOS e as demais leis. Usarei um material do ALICERCES FIRMES, para mostrar o verdadeiro significado dos 10 mandamentos, mas antes vejamos muitas lições que ocorrem no capítulo 19. É nesse capítulo que o povo de Israel chega ao monte Sinai, um dos mais sagrados da história deste povo. Foi nele que Moisés viu a SARCA ardente e também recebeu a promessa que deveria depois de LIBERTAR o povo de Israel voltar ali um dia para adorá-lo. Deus fez PACTO (ALIANCA) com Israel, deu as leis e regras para uma vida correta, e mostrou os benefícios da obediência e os males da desobediência. Nesse capítulo o Senhor diz a Israel qual o Seu propósito em TIRÁ-LOS do Egito: fazer deles uma nação modelo, por meio da qual todas as nações da Terra sejam influenciadas e possam aprender a servir e adorar ao Único e Verdadeiro Deus. Até amanhã se o Criador permitir.

25 de Junho de 2020

Relembrando o propósito de minhas meditações, desde a primeira em Janeiro de 2019 até hoje (cerca de 511), começamos falando sobre as ALIANÇAS, apresentando assim o PLANO REDENTOR de Deus para com a espécie humana. Nesse capítulo 19 de Êxodo, voltamos ao assunto ALIANÇA Mosaica. A ALIANÇA é o conceito maior, que sempre toma precedência com relação à Lei. A ALIANÇA une pessoas. Deus renova o comprometimento antigo com o seu povo pela ALIANÇA de MOISÉS. A Lei serve somente como um modelo único de ministração da ALIANÇA de REDENÇÃO. Estabelecido originalmente sob ADÃO, confirmado sob NOÉ e ABRAÃO, o relacionamento de ALIANÇA renovado sob MOISÉS, não pode perturbar o comprometimento de Deus em andamento por sua ênfase à dimensão legal do relacionamento da ALIANÇA. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

26 de Junho de 2020

A ALIANÇA mosaica, está LIGADA aos DEZ MANDAMENTOS ou no original, ( “dez palavras” = עֲשֶׂרֶת הַדְּבָרִים ). Veja a identificação explícita destas PALAVRAS com a própria ALIANÇA, claramente indicam que o caráter distintivo da ALIANÇA MOSAICA reside neste sumário da Lei de Deus. Veja a LINGUAGEM dos seguintes versos: “…e escreveu (MOISÉS) nas tábuas as PALAVRAS da aliança, as DEZ PALAVRAS.” (Ex 34:12). O vocábulo original ( הַדְּבָרִים ) que vem da raiz ( דָּבָר = palavra). “Então vos anunciou ele a sua ALIANÇA que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra” (Dt 4:13). Veja ainda “Subindo eu ao monte a receber as tábuas de pedra, as tábuas da ALIANÇA que o Senhor fizera convosco… Ao fim dos quarenta dias e quarenta noites, o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, as tábuas da ALIANÇA” (Dt 9:9-11). Estes versículos assinalam a proximidade de identificação entre ALIANÇA MOSAICA e as DEZ PALAVRAS. Estas palavras RESUMEM a essência da ALIANÇA MOSAICA. Não esqueça que a Bíblia esta toda INTERLIGADA, o PLANO REDENTOR é apresentado em cada página da Bíblia. Sendo assim, precisamos conhecer tanto o Velho quanto o Novo Testamento. Amanhã daremos continuidade se o Eterno permitir.

27 de Junho de 2020

Talvez você esteja se perguntando. O que a LEI MOSAICA ou a ALIANÇA MOSAICA tem a ver com o PLANO REDENTOR ou onde está relacionada com os propósitos REDENTORES de Deus? Calma! logo veremos como essa ALIANÇA está diretamente relacionada com o PLANO REDENTOR. Deus estava PREPARANDO o povo para receber os DEZ MANDAMENTOS. Os limites estabelecidos para as pessoas e os animais ao redor do Mone Sinai enfatizam a SANTIDADE de Deus, a PECAMINOSIDADE do homem, a IMPOSSIBILIDADE do homem PECADOR se APROXIMAR-SE de Deus e a CERTEZA do JULGAMENTO sobre todos que OUSASSEM ir à PRESENÇA de Deus estando ainda no seu PECADO. Os DEZ MANDAMENTOS enfatizam que Deus exige OBEDIÊNCIA PERFEITA de toda pessoa. A LEI não revela GRAÇA de forma alguma. O propósito da LEI é MOSTRAR às PESSOAS a IMPOSSIBILIDADE de serem SALVAS através de suas BOAS obras. Esse foi o MODO de Deus PREPARAR os PECADORES para RECEBER o presente da SALVAÇÃO através da MORTE de CRISTO em seu favor. Amanhã continuaremos se o Criador nos permitir.

28 de Junho de 2020

Em todo desenrolar do PLANO REDENTOR, observe que é sempre Deus que CONDUZ a nação de Israel: Deus conduziu os Israelitas por meio de uma NUVEM; Deus abriu o MAR; Deus conduziu Israel através do MAR; Deus afogou os egípcios no MAR; Deus prometeu comida e também deu a COMIDA; Deus supriu a ÁGUA e foi Deus que levou Israel para o MONTE SINAI. Observe que tudo *PROVÉM de Deus, nada PROVÉM do homem. Não era os Israelitas que DECIDIAM quando VIAJARIAM ou para onde IRIAM. Deus TOMAVA essas DECISÕES por eles. Como é bom DEIXAR Deus TOMAR as DECISÕES por NÓS! Deus queria ver se o aceitariam como líder, protetor e provedor. Deus havia prometido a Moisés que libertaria Israel e levaria até o Monte Sinai, tudo que Deus promete Ele cumpre, NUNCA falhou em nada. Agora é preciso entender que a Lei promete benção na base da obediência, mas maldição para aqueles que se afastam, quer em ação ou pensamento de qualquer um de seus mandamentos. “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las” (Gl 3:10). Até amanha com a permissão do Pai.

29 de Junho de 2020

A Lei EXIGE, mas não AUXILIA a fazer o que EXIGE. Diante do quadro, Israel PROMETE obedecer a Deus. Veja: “E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado. Então TODO o povo RESPONDEU a uma VOZ, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, FAREMOS. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo” (Ex 19:7-8). Aqui está o PROBLEMA, Israel pensava que conseguiria OBEDECER sem FALHAS, eles ESQUECERAM de como DUVIDARAM de Deus no mar vermelho, quando o exército egípcio estava no seu encalço. Eles ESQUECERAM que MURMURARAM quando faltou água e comida. Eles eram AUTOCONFIANTES, achavam que podiam OBEDECER a Deus o suficiente para que recebessem dEle tudo o que precisassem. Não conseguiam ENTENDER que seus CORAÇÕES estavam CHEIOS de PECADOS e que NUNCA conseguiriam agradar a Deus através de seus próprios esforços. Não há diferença da ATUALIDADE. O homem pensa que consegue agradar a Deus pelos seus méritos, e por suas próprias forças. Só tem um meio de agradar a Deus. Pela FÉ! E a FÉ não tem nenhum paralelismo com ação humana. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

30 de Junho de 2020

Veja como a LEI MOSAICA* está ligada ao PLANO REDENTOR, eles não ENTENDERAM que diante dos MANDAMENTOS, Deus NÃO poderia mais ABENÇOA-LOS nem DAR-LHES as coisas BOAS que PRECISAVAM. Pois a LEI é ASSIM, se eles OBEDECEM a Deus PERFEITAMENTE, então Deus os ACEITARIA e ABENÇOARIA, mas se DESOBEDECESSEM, seriam AMALDIÇOADOS e CASTIGADOS por Deus. A LEI exige perfeita obediência!!! Então por que Deus fez ALIANÇA com os Israelitas? O Senhor queria PROVAR a eles que eram PECADORES e, portanto, INCAPAZES de AGRADÁ-LO. Eles teriam que entender que NINGUÉM pode se APROXIMAR de Deus pelos seus próprios ESFORÇOS. Deus deu a LEI a Israel para mostrar-lhes que eram INCAPAZES de agradar a Deus e assim ser ACEITÁVEIS a Ele. Amanhã, com a permissão do Senhor, contaremos uma história para ilustrar esse ensino.