Meditações Teológicas – Junho/2022

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1232 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Falando sobre o NASCIMENTO de um ser humano, tanto do sexo MASCULINO ou FEMININO, veja o que diz em Romanos: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Rm 5:12). Olhando para esse verso, penso que “TODOS PECARAM”, e o “SALÁRIO DO PECADO É A MORTE”.
Pense comigo: A cada nascimento, presenciamos mais uma alma morta pelo PECADO. Creio que pela MÃE, por ser do sexo FEMININO, e ter a benção de carregar a criança em seu ventre, trazendo assim a vida a esse mundo, o qual tem o direito de ter o cordão umbilical, pode ser mencionada como impura a mais que os homens, nos leva a entender, o significado de Romanos 5:12.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1233 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

A prova que o PARTO era e é uma benção está no fato de que a mulher não precisava pedir perdão, porque não havia pecado ao dar a LUZ. O que a tornava impura era o contato com o SANGUE e não o PARTO. Vamos aos poucos montando o quebra cabeça. Vejamos o verso 2 novamente: “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será IMUNDA sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será IMUNDA” (Lv 12:2). O vocábulo hebraico usado neste verso é ( דְּוֹתָהּ ) tem a raiz ( דָּוָה = menstruada, doente, fraca, delicada). Veja que interessante, o assunto envolve o ciclo MENSTRUAL que só ocorre na mulher. Amanhã veremos um texto de Levítico 15 para melhor esclarecimento. Como sempre, se o ETERNO permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1234 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Disse que para entender o capítulo 12, precisaríamos compreender outras passagens bíblicas. Vamos ver algo no capítulo 15, são alguns versos, não será possível ver todos hoje:
“Mas a MULHER, quando tiver FLUXO, e o seu FLUXO DE SANGUE estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será IMUNDO até à tarde. E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será IMUNDO; e tudo sobre o que se assentar, será IMUNDO. E qualquer que tocar na sua cama, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será IMUNDO até à tarde. E qualquer que tocar alguma coisa, sobre o que ela se tiver assentado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será IMUNDO até à tarde. Se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, será IMUNDO até à tarde. E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua IMUNDÍCIA estiver sobre ele, IMUNDO será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será IMUNDA” (Lv 15:19-24). O texto fala sobre o período MENSTRUAL da mulher. Amanhã tem mais, se DEUS permitir.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1235 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Veja que os TEXTOS que estou citando, menciona a mulher e sua impureza no PERÍODO MENSTRUAL, coincidência será que quando nascia uma menina (MULHER), que quando crescesse, passaria também pelo período MENSTRUAL, sendo IMPURA. Veja o restante do texto: “Também a MULHER, quando tiver o FLUXO do SEU SANGUE, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver FLUXO DE SANGUE por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do FLUXO da sua imundícia SERÁ IMUNDA, como nos dias da sua separação. Toda a cama, sobre que se deitar todos os DIA do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será IMUNDA, conforme a imundícia da sua separação. E qualquer que a tocar será IMUNDO; portanto lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde. Porém quando for limpa do seu fluxo, então se contarão sete dias, e depois será limpa” (Lv 15:25-28). A MENINA um dia será MULHER e terá seu período MENSTRUAL, começamos assim a descobrir os motivos do período maior de impureza quando nascia uma MENINA.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1236 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Nos versos que mencionei nas duas últimas meditações, tem um CONTEXTO que fala a respeito do (FLUXO + MENSTRUAÇÃO) e também do Contato Sexual, mencionando o (SÊMEN). Precisamos entender que a perda de fluídos do corpo, tanto o SANGUE OU SÊMEN, são “fluidos da vida”, e a Bíblia menciona que o SANGUE é VIDA: “Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma… Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado” (Lv 17:11-14). Então qualquer perda de VIDA, sugere a MORTE e é incompatível com a presença de Deus, que é a própria VIDA e também DOADOR da VIDA.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1237 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

V amos ver se o leitor está entendendo. Deus não amaldiçoou o PARTO, não é o PARTO que torna a mulher IMUNDA, mas sim o FLUXO de SANGUE que vinha junto com o PARTO. Também é necessário lembrar que o SALÁRIO do PECADO é a morte, sendo assim, cada ser nascido de uma mulher, nasce debaixo de PECADO, candidato direto a MORTE. Então quando uma mulher dá a luz a um menino, ela fica IMUNDA porque ai está um candidato a MORTE, mas quando dar a luz a uma MENINA, aquela criatura quando crescer, tem o dom feminino e também gerará outras crianças, passando pelo período que a TORNA IMUNDA. Aqui está o grande e primeiro motivo para a mulher ficar mais tempo IMUNDA quando no nascimento era uma MENINA.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1238 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Muitos fazem uma INTERPRETAÇÃO errada sobre a ausência da mulher no TEMPLO no período menstrual. “Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação” (Lv 15:25). Como já falamos e mostramos na Bíblia que o SANGUE é VIDA, Deus estava cuidando da mulher, sabendo que naqueles dias ela estaria mais sensível, era poupada de cultua-lo durante os dias do seu fluxo. As mulheres eram restringidas a algumas atividades durante o seu período de FLUXO. Mas aquilo que para muitos era algo ruim, era simplesmente o CUIDADO de Deus para com o humano do SEXO FEMININO.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1239 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Para fortalecer minha TESE neste ASSUNTO, a Bíblia nos apresenta mais detalhes sobre o assunto: “E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por FILHO ou por FILHA, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para EXPIAÇÃO DO PECADO, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote. O qual o oferecerá perante o Senhor, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz MENINO ou MENINA. (Lv 12:6-7a). Veja que o PARTO não era PECADO, pois a mãe precisava de EXPIAÇÃO, somente no sentido de remover sua impureza, mas ela não precisava de perdão, como já havia sido ensinado anteriormente “Também queimará sobre o altar toda a sua gordura como gordura do sacrifício pacífico; assim o sacerdote por ele fará expiação do seu pecado, e lhe será perdoado” (Lv 4:26). Se fosse PECADO, ela teria que cumprir todo ritual ensinado no capítulo 4.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1240 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Outro detalhe é que os SACRIFÍCIOS exigidos eram os mesmos para um FILHO ou uma FILHA, isso prova que Deus coloca a pé de igualdade o sexo MASCULINO e FEMININO. Não estou com isso falando de funções ESPIRITUAIS que somente homens podem assumir. Em Lucas (2:22-24), encontramos esse tipo de OFERTA apresentada por Maria. “E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos”. Quando nascia uma criança, tal sacrifício ficava na responsabilidade da mãe, apesar que quase sempre o pai acompanhava. Quando se apresentava um pombinho ou uma rola, era oferta de uma família pobre, pois poderiam apresentar tais aves, quando não tivessem condições de ofertar um cordeiro.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1241 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Em Levítico capítulo 13, encontramos as DOENÇAS de PELE e outras, mas o capítulo começa com algo interessante, vejamos:
“Falou mais o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo: Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes. E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo” (Lv 13:1-3). Primeiro lugar que foi Deus que falou, e depois, os SACERDOTES deveriam EXAMINAR. Os sacerdotes não tinham formação em MEDICINA, mas cabia a eles EXAMINAR se a pessoa tinha doença na pele ou não. Um PASTOR, tem a autoridade concedida por Deus para tratar de muitos assuntos dos quais ele nunca teve formação específica.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1241 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Em Levítico capítulo 13, encontramos as DOENÇAS de PELE e outras, mas o capítulo começa com algo interessante, vejamos:
“Falou mais o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo: Quando um homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes. E o sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo” (Lv 13:1-3). Primeiro lugar que foi Deus que falou, e depois, os SACERDOTES deveriam EXAMINAR. Os sacerdotes não tinham formação em MEDICINA, mas cabia a eles EXAMINAR se a pessoa tinha doença na pele ou não. Um PASTOR, tem a autoridade concedida por Deus para tratar de muitos assuntos dos quais ele nunca teve formação específica.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1244 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Comparando a restauração de um LEPROSO com o PECADOR, ambos não podiam curar-se a si mesmo. “E o sacerdote sairá fora do arraial, e o examinará, e eis que, se a praga da lepra do leproso for sarada, então o sacerdote ordenará que por aquele que se houver de purificar se tomem duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e carmesim, e hissopo” (Lv 14:3-4). Era o SACERDOTE que iria ao seu encontro, ele não podia fazer isso de SI MESMO e tudo isso ocorria fora do ARRAIAL. Depois a EXIGÊNCIA de duas aves, UMA ave para SACRIFÍCIO e a outra para soltar e voar. Interessante, é que a ave que seria solta, só deveria voar, depois que fosse manchada com o SANGUE da outra que serviu como SACRIFÍCIO.

MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1245 – Junho/2022
Pr. Humberto Vieira

Você vai lendo a PALAVRA de DEUS e vai se deparando a cada página com o PLANO REDENTOR do CRIADOR. Vejamos mais versos e mais explicações daquilo que mencionamos ontem: “Mandará também o sacerdote que se degole uma ave num vaso de barro sobre águas vivas, e tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o carmesim, e o hissopo, e os molhará, com a ave viva, no sangue da ave que foi degolada sobre as águas correntes” (Lv 14:5-6). A AVE morta, significava o SALÁRIO do PECADO, que é a MORTE. Tem que haver um SUBSTITUTO em nosso lugar, se não, morreremos para pagar o SALÁRIO do PECADO. Uma vida em troca da vida do LEPROSO. Já a AVE, viva que era solta, representava a VIDA que estava RESTAURADA passando pelo ATO da PURIFICAÇÃO. Mas mesmo assim, aquela AVE, precisava ser molhada com o SANGUE da AVE sacrificada. Sem DERRAMAMENTO de SANGUE, não há remissão de PECADO. Cristo DERRAMOU seu sangue na CRUZ do CALVÁRIO, quem não for banhado com seu SANGUE, não herdará o REINO de DEUS.