Meditações Teológicas – Mai/2020

01 de Maio de 2020

Assim Israel PARTIU para sua grande jornada em direção a terra PROMETIDA. “Assim partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de SEISCENTOS mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos. E subiu também com eles muita MISTURA de GENTE, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado. E cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não se puderam deter, nem prepararam comida” (Ex 12:37-39). Uma NOVA fase na VIDA dos israelitas estava começando. Aquela geração não SABIA o que era VIVER fora do Egito, muito MENOS na DEPENDÊNCIA de DEUS. Eles só conheciam a ESCRAVIDÃO, a vida DIFÍCIL, o julgo. Mas o Senhor quebrou todas as suas correntes e os presenteou com a LIBERDADE. Mas as observações de Deus continuavam sobre aquela NAÇÃO, pois era o povo ESCOLHIDO para VINDA do MESSIAS. Veja: “E acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este CULTO neste mês” (Ex 13:5). Deveriam guardar o CULTO!!! Amanhã veremos as ordens de Deus para Israel e principalmente de pai para filho. Até amanha se Deus permitir.

02 de Maio de 2020

A base do prosseguimento da OBRA está no ENSINO e treinamento, algo que o povo JUDEU leva muito a SÉRIO. Precisamos INSTRUIR nossos FILHOS, com as VERDADES bíblicas, eles serão a SEQUENCIA da nossa GERAÇÃO. Observe bem a ORDEM de Deus para que ENSINEMOS nossos filhos “E naquele mesmo dia farás saber a teu FILHO, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito” (Ex 13:8). Cada nova GERAÇÃO deveria ser diligentemente INSTRUÍDA. Os PAIS deveriam EXPLICAR para o FILHO, que a festa dos pães ázimos, era como uma fita ao redor do dedo, para lembrá-lo do grande livramento de Deus. Como esquecemos certas coisas FACILMENTE. Não é a TOA que Cristo deu a Sua igreja duas ORDENANÇAS que relembram o Seu trabalho para a nossa salvação (Romanos 6:3-6, I Coríntios 11:24-26). Os Judeus APLICAM as palavras do versículo nove no sentido LITERAL fora do COMUM. Eles começaram a trajar FILACTÉRIOS, que eram pequenas caixas de couro, contendo TIRAS de PERGAMINHO, com TRECHOS das Escrituras ESCRITOS neles. Em Mateus 23:5 Cristo menciona o abuso deste costume. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

03 de Maio de 2020

Este ENSINO que seria PASSADO de PAI para FILHO, recebeu o nome de FILACTÉRIOS, chamadas pelos modernos judeus TEPHILLIN (em hebraico תפילין, com raiz na palavra tefilá, significando “prece”, “orações”) são mencionadas apenas em Mateus 23:5. Eles são TIRAS de PERGAMINHO nas quais estão escritos esses quatro textos:
1- Ex 13:1-10;
2- Ex 11-16;
3- Dt 6:4-9;
4- Dt 11:18-21, e que são colocados DENTRO de uma CAIXA de couro QUADRADA. Esta é presa por tiras na testa entre os olhos. O “alargamento dos filactérios”, mencionado pelo Senhor, se refere à AMPLIAÇÃO da CAIXA para torná-la VISÍVEL. Outra forma de filactérios consistia em dois ROLOS de PERGAMINHO, nos quais os mesmos TEXTOS eram ESCRITOS, fechados em um case de couro de bezerro preto. Este era USADO no BRAÇO esquerdo perto do cotovelo, ao qual estava preso por uma correia. Era chamado de “Tephillah no braço”. A parte CERIMONIAL era levado MUITO a SÉRIO pelo povo JUDEU, gostaria de ver as IGREJAS levando os CULTOS com a mesma SERIEDADE que a bíblia ensina. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

04 de Maio de 2020

Algumas CURIOSIDADES nesse capítulo TREZE, que achei conveniente apresentar, veja o verso 13 “Porém, todo o PRIMOGÊNITO da JUMENTA resgatarás com um CORDEIRO; e se o não RESGATARES, cortar-lhe-ás a CABEÇA; mas todo o PRIMOGÊNITO do homem, entre teus filhos, RESGATARÁS” (Ex 13:13), a lei da SUBSTITUIÇÃO também era NECESSÁRIA para os animais. O JUMENTO não era um ANIMAL usado no SACRIFÍCIO, por isso era preciso SUBSTITUI-LO com um CORDEIRO. Se o dono não SUBSTITUÍSSE o animal IMPURO, não poderia USÁ-LO, e ele seria MORTO. O primogênito dos homens seria redimido com prata, como o povo seria mais tarde informado (Nm. 3:47; 18: 16). A responsabilidade do serviço tendo sido TRANSFERIDA para os LEVITAS como representantes do povo, fez com que a ÚNICA exigência feita à NAÇÃO, fosse a de que reconhecesse os DIREITOS divinos sobre ela. O mar VERMELHO do verso 18 em hebraico é ( -יַם-סוּף = mar de junco). A tradução mar vermelho vem do inglês, JUNCO era uma PLANTA, então não era MAR VERMELHO e sim MAR DE JUNCO. Não é bem uma curiosidade, mas os OSSOS de José foram LEVADOS para Israel, pois foi um PEDIDO de José antes da morte, veja como eles VALORIZAVAM esta cerimonia de ENTERRO de um ente QUERIDO. Amanhã tem mais se o Criador permitir.

05 de Maio de 2020

Agora talvez a MAIOR LIÇÃO do capítulo 13 se encontre nos versos 21 e 22. Veja “E o SENHOR ia ADIANTE deles, de DIA numa COLUNA de NUVEM para os guiar pelo caminho, e de NOITE numa COLUNA de FOGO para os ILUMINAR, para que caminhassem de DIA e de NOITE. Nunca TIROU de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite” (Ex 13:21-22). Deus NUNCA abandona seu povo, o texto parece mostrar que era o PRÓPRIO Deus conduzindo o POVO em uma COLUNA de NUVEM pelo dia e uma COLUNA de FOGO pela noite. A coluna de nuvem servia como PROTEÇÃO para o povo, servia como REFRIGÉRIO por causa do intenso calor no DESERTO e servia como GUIA, pois o texto diz que eles eram GUIADOS pela nuvem. E a noite a coluna de fogo também servia como PROTEÇÃO, pense num deserto a noite, animais não se aproximariam, servia como GUIA para caminhar no ESCURO do deserto e servia também como AQUECEDOR, pois as temperaturas no deserto a noite ficam MUITO abaixo de 0º graus. Quando você passar pelo DESERTO da VIDA, lembre-se que DEUS está PRESENTE para te SOCORRER. Amanhã tem mais se Deus permitir.

06 de Maio de 2020

Uma outra LIÇÃO nesse capítulo treze de Êxodo, está na ORIENTAÇÃO de Deus para o nosso caminho. Nem sempre o CAMINHO mais CURTO é o caminho CERTO! Uma certeza tenho, que o caminho CERTO é aquele que Deus CAMINHA junto CONOSCO. Veja: E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus NÃO os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais PERTO; porque Deus disse: Para que porventura o povo NÃO se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito. Mas Deus fez o povo RODEAR pelo caminho do DESERTO do Mar Vermelho; e ARMADOS, os filhos de Israel subiram da terra do Egito. (Ex 13:17,18). Deus ESCOLHEU o caminho mais LONGO para seu povo. Havia DUAS ROTAS para Canaã. Israel poderia ter SEGUIDO o CAMINHO que seria cerca de 400Km, através da terra dos filisteus, sendo que CHEGARIAM em seu DESTINO em um CURTO período de dias. Mas, ao INVÉS disso Deus os CONDUZIU na direção OPOSTA, pela PENÍNSULA do Sinai. Onde iriam PEREGRINAR cerca de 40 anos. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

07 de Maio de 2020

A lição que Deus deixa aqui para nós, é que a DECISÃO humana precisa está SINCRONIZADA com a vontade divina, o HUMANO tem a TENDENCIA de OLHAR o que é melhor e não CONSULTAR ao Senhor, não há DÚVIDAS de que o HOMEM em sua SABEDORIA mundana teria escolhido a ROTA mais CURTA. Isso nos prova que o caminho é Jesus, mesmo que seja mais ÁRDUO, só o caminho TRAÇADO por Deus é SEGURO e CORRETO. O caminho que Deus escolheu NÃO foi o mais CURTO, mas foi o CORRETO e SEGURO para o POVO. Talvez agora você não compreenda o CAMINHO que Deus ESCOLHEU para VOCÊ, mas se chegar no AMANHÃ, e olhar para TRÁS, entenderá como Deus tinha todos os DETALHES traçados, vamos perceber que Deus tem o MELHOR sempre para seu POVO. Quando estudarmos Deuteronômio, veremos o porque o povo caminhou 40 anos, aqui daremos apenas uma PINCELADA sobre ASSUNTO. Muitas vezes o CAMINHO que RECLAMAMOS é o CAMINHO seguro TRAÇADO por Deus. Amanhã continuaremos se o Dono de nosso caminho permitir.

08 de Maio de 2020

Como entender? Deus deixando seu povo ENCURRALADO entre o deserto, mar e montanhas. Se era Deus que estava GUIANDO o POVO através da NUVEM e da coluna de FOGO, como os levaria a um CAMINHO sem SAÍDA? Se foi o próprio Deus que tirou os hebreus da ESCRAVIDÃO, como os entregaria novamente ao INIMIGO? Quando estiver em alguma SITUAÇÃO em que não há mais nenhuma CONDIÇÃO humana de SOBREVIVÊNCIA, saiba que DEUS está PRONTO para AGIR. Deus vai mostrar sua GLÓRIA quando o HOMEM entender que ACABOU todos seus RECURSOS. Foi EXATAMENTE o que aconteceu com ISRAEL, Faraó muda de atitude e vai ATRÁS do povo hebreu com um grande EXÉRCITO “E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e TEMERAM muito; então os filhos de Israel CLAMARAM ao Senhor” (Ex 14:10). Deveríamos ter um pouco mais de FÉ, bastou ver o EXERCITO de Faraó, o povo TEMEU e começou a RECLAMAR. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

09 de Maio de 2020

Ontem terminamos com o exército de faraó se aproximando do povo Hebreu e logo começaram as murmurações: “E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto” (Ex 14:11-12). Como nós somos ingratos, basta aparecer uma dificuldade, para que a FÉ desapareça e começa a surgir as dúvidas acompanhadas de reclamações e murmurações. E ainda sobra para o coitado do líder Moisés. Sempre sobra para o líder… O povo queria voltar a ser escravo, só porque surgiu um obstáculo. Na vida cristã, surgirão muitos obstáculos e você precisa de FÉ para vencer. Na obra, um líder precisa de FÉ para não sucumbir. Em qualquer ministério, você irá encontrar pessoas ingratas, você faz tudo por elas e depois te desprezam e podem até te trair… Isso faz parte do ser humano em geral. Amanhã veremos como se comporta um LÍDER de FÉ, se Deus permitir.

10 de Maio de 2020

Quando aquela multidão começou a MURMURAR e criar um PÂNICO geral, assombrando do mais novo ao ancião do povo, Moisés ergueu a voz e disse: “Não TEMAIS; estai QUIETOS, e vede o LIVRAMENTO do Senhor, que HOJE vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, NUNCA mais os TORNAREIS a VER. O Senhor pelejará por VÓS, e vós vos CALAREIS” (Ex 14:13-14). Um LÍDER, tem como OBRIGAÇÃO cumprir as ordens de Deus, independente da VONTADE do POVO. Aquele provérbio mundano que a “voz do povo é a voz de Deus” é FALSO viu. A VOZ de Deus é a PALAVRA de Deus. Um LÍDER precisa ANIMAR o povo na hora do DESÂNIMO. Um bom LÍDER vai demonstrar CORAGEM na hora do PÂNICO. Um LÍDER vai LIDERAR, mesmo CONTRÁRIO a TUDO e a TODOS. A situação não era FAVORÁVEL a Moisés, tinha um DESERTO para atravessar, MONTANHAS atrás de si um MAR pela frente e para completar, o EXERCITO se aproximava com um Faraó ENFURECIDO. Mas Moisés disse “NÃO TEMAIS… Vede o LIVRAMENTO do Senhor… O Senhor PELEJARÁ por vós”. Como é bom OUVIR palavras de ÂNIMO em momentos de CRISE. Amanhã veremos o poder da MÃO do Senhor, se o Pai permitir.

11 de Maio de 2020

Moisés então CLAMOU ao Senhor e ouviu a seguinte RESPOSTA: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que MARCHEM. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for GLORIFICADO em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros” (Ex 14:15-18). Quando a ORDEM vem, Deus diz á Moisés que PARE de ORAR e OBEDEÇA. Nós não precisamos ORAR a respeito da OBEDIÊNCIA quando a VONTADE de Deus já é CONHECIDA. Devemos sim AGIR quando Deus já RESPONDEU (oração e ação). Deus AFIRMA a Moisés que o inimigo iria SEGUI-LOS, mas que o nome do ETERNO seria glorificado. O ANJO que adiante PASSOU para TRÁS, também a coluna de nuvem PASSOU para TRÁS servindo como PROTEÇÃO para o POVO. Deus NUNCA abandona seu POVO, Deus sempre vai AGIR quando tudo se tornar IMPOSSÍVEL para o homem. A ORDEM de Deus é MARCHEM, não OLHEM mais para TRÁS, esqueçam aqueles MOMENTOS de ESCRAVIDÃO, vocês estão LIBERTOS!. Olhem somente para FRENTE e vejam as BENÇÃOS que PREPAREI para VOCÊS. Até amanhã se Deus nos permitir.

12 de Maio de 2020

Como a Palavra do Senhor não pode falhar, Moisés TOCOU sua VARA nas águas e aquele grande MAR se abriu. Se Deus é o CRIADOR, se em Gênesis Ele fez SEPARAÇÃO entre as ÁGUAS, Ele é SOBERANO e tudo está DEBAIXO de seu CONTROLE. Vejamos algumas características do MAR onde atravessaram: O conhecido MAR Vermelho hebraico ( יַם סוּף = Yam Suf ) é um golfo do oceano Índico entre a África e a Ásia. Ao sul, o mar Vermelho comunica com o oceano Índico pelo estreito de Babelmândebe e o golfo de Áden. Ao norte se encontram a península do SINAI, o golfo de Ácaba e o canal de Suez.. O mar tem um comprimento de aproximadamente 1900 km, por uma largura máxima de 300 km e uma superfície de aproximadamente 450 000 km². Tem uma profundidade máxima de 3 040 metros na fossa central e profundidade média de 500 m. A sua água tem uma salinidade de aproximadamente 4%, e temperatura relativamente constante por volta de 22 ºC. Veja do que se trata, só um Deus para Fazer separação entre as águas. Amanha continuaremos se Deus permitir.

13 de Maio de 2020

Atravessar o Mar, era um MILAGRE que o povo de Israel não ESPERAVA, mas NECESSÁRIO para SALVAR a nação provedora do LIBERTADOR. A FÉ de Israel não CHEGAVA a tal ponto, mas Deus ABRIU aquele mar fazendo MURO de ÁGUA de um lado e do outro. Tudo indica que a travessia DUROU uma NOITE INTEIRA “E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro (Ex: 14:19,20). Era uma MULTIDÃO, mais de TRÊS MILHÕES de hebreus e a PROTEÇÃO de Deus não FALHA. A COLUNA de FOGO clareava o caminho a NOITE para a nação de Israel e a NUVEM impedia a LUZ da COLUNA de FOGO para os Egípcios, a NUVEM era proteção para o DIA, mas na travessia, a NUVEM ficou durante a noite, SERVINDO como ESCUDO, impedindo que a luz FORNECIDA para os hebreus servisse também para os EGÍPCIOS. Deus é maravilhoso!!! Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

14 de Maio de 2020

Os egípcios tiveram a oportunidade de SEGUIR os israelitas até o MEIO da TRAVESSIA “E os EGÍPCIOS os seguiram, e entraram ATRÁS deles TODOS os CAVALOS de Faraó, os seus CARROS e os seus CAVALEIROS, até ao MEIO do MAR” (Ex 14:23). Como era um EXÉRCITO muito bem PREPARADO e com CARROS, teriam VANTAGEM sobre o povo Hebreu, que fugiu sem nenhum armamento bélico, foi então que MAIS uma VEZ o CRIADOR teve que INTERFERIR. “E aconteceu que, na VIGÍLIA daquela MANHÃ, o Senhor, na COLUNA de FOGO e da NUVEM, viu o campo dos egípcios; e ALVOROÇOU o campo dos egípcios. E TIROU-LHES as RODAS dos seus CARROS e DIFICULTOSAMENTE os GOVERNAVAM. Então disseram os egípcios: FUJAMOS da face de Israel, porque o SENHOR por eles PELEJA contra os EGÍPCIOS” (Ex 14:24,25). O Senhor é o nosso socorro, sempre presente nas horas mais difíceis. Deus sempre protegendo a nação que traria o LIBERTADOR ao mundo, o cumprimento da promessa de Gênesis 3:15, o único SALVADOR. Amanha continuaremos se o Pai nos permitir.

15 de Maio de 2020

Tudo indica que o exército egípcio iria ALCANÇAR o povo HEBREU, mas o Senhor entrou com PROVIDENCIAS. “E tirou-lhes as RODAS dos seus CARROS, e dificultosamente os governavam”. Primeiro o Senhor RETIROU a LUZ, para dificultar a caminhada do exército inimigo, mas tudo indica que não foi SUFICIENTE, então o Senhor agiu, DANIFICANDO as RODAS dos CARROS, retirando o CONTROLE dos soldados. Quando você estiver em uma situação que aparentemente não tem mais ESCAPATÓRIA, lembre-se do seu Deus, ele faz o IMPOSSÍVEL por seu povo e pela NAÇÃO provedora do LIBERTADOR. Naquele momento os SOLDADOS entenderam ALGO que deveriam ter ENTENDIDO antes: “Fujamos da face de Israel, porque o SENHOR POR ELES PELEJA contra os egípcios” (Ex 14:25). Só que já era TARDE, agora iriam sentir o PESO da mão do Criador, o PROTETOR de Israel e de todos aqueles que se ENTREGAM a Jesus como ÚNICO e suficiente SALVADOR… Amanhã veremos o resultado se o Pai permitir.

16 de Maio de 2020

Quando a nação de Israel ACABOU de ATRAVESSAR o MAR a SECO, o Senhor falou com Moisés dizendo: “Estende a tua MÃO sobre o MAR, para que as águas TORNEM sobre os EGÍPCIOS, sobre os seus CARROS e sobre os seus CAVALEIROS” (Ex 14:26). Aqueles MUROS de água, vieram sobre os egípcios “e o mar retornou a sua FORÇA ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor DERRUBOU os egípcios no MEIO do mar, porque as águas, tornando, COBRIAM os CARROS e os CAVALEIROS de TODO o EXERCITO de Faraó, que os haviam seguido no mar; NENHUM deles FICOU” (Ex 14:27,28). NENHUM FICOU!!! Triste, mas esse é o FIM de todos aqueles que se LEVANTAM contra o Deus Eterno. Os CORPOS BOIAVAM na PRAIA “e Israel viu os egípcios MORTOS na praia do mar”. Israel contemplou o poder do Criador “E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e TEMEU o povo ao Senhor, e CREU no Senhor e em Moisés, seu servo” (Ex 14:31). Assim TERMINAVA a PERSEGUIÇÃO de Faraó e seu exército contra Israel e uma NOVA JORNADA começaria para Israel. Não temas as PERSEGUIÇÕES nem o PODER do INIMIGO, nosso SOCORRO VEM DO SENHOR. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

17 de Maio de 2020

Vamos encerrar a perseguição de Faraó contra Israel mencionando o PERÍODO de DURAÇÃO das PRAGAS, quero dizer que existem MUITAS posições teológicas sobre o assunto, mas tentarei passar um ROTEIRO bíblico, do PRIMEIRO encontro de Moisés com Faraó até a ULTIMA PRAGA. Analisamos a história DIA a DIA no livro do Êxodo.
Dia 1 – Ex 7:10 – Moisés e Arão se chegaram a Faraó. Arão lançou a sua vara, que se transformou em serpente. Os magos do Egito fizeram a mesma coisa, mas a vara de Arão devorou as deles. Mas Faraó não ouviu e o Senhor diz a Moisés para ir ter com Faraó novamente “pela manhã” (7:15).
Dia 2 – Ex 7:15 – Quando Faraó saiu às águas pela manhã, Moisés já estava à espera dele na beira do rio. Moisés e Arão fizeram o que o Senhor lhes tinha ordenado, e a água se tornou em sangue. Os peixes morreram, o rio cheirou mal, não se podia beber.
Dia 9 – Ex 7:25 – Assim se passaram 7 dias, depois que o Senhor feriu o rio.
Dia 10 – Ex 8:1 – Depois disse o Senhor a Moisés para novamente ir ter com Faraó. Subiram rãs.
Dia 11 – Ex 8:8 – Faraó chamou a Moisés e Arão para tirar as rãs. Moisés pergunta a Faraó quando é que ele havia de rogar para que as rãs fossem retirada e ficassem somente no rio, Faraó respondeu: amanhã.
Dia 12 – Ex 8:12 – Moisés clamou ao Senhor conforme tinha combinado com Faraó no dia anterior. Morreram as rãs, que foram ajuntadas em montões. Porém, Faraó viu que havia alívio, e não os ouviu.
Dia 13 – Ex 8:16-18 Desta vez, sem qualquer aviso a Faraó, Moisés e Arão foram instruídos para estender a vara e houve piolhos por toda a terra. O coração de Faraó continua endurecido.
Dia 14 – Ex 8:20 Pela manhã cedo, segundo a ordem do Senhor, Moisés vai apresentar-se a Faraó, que sairá às águas. Desta vez vai enviar enxames de moscas, mas fará distinção entre o povo do Egípcio e o povo de Israel. “Amanhã se dará este sinal” (Ex 8:24). Amanha continuaremos se Deus Permitir.

18 de Maio de 2020

Continuando nosso roteiro para entender o período de duração das pragas. Vejamos: Dia 15 – Ex 8:24 – vieram grandes enxames de moscas. Dia 16 – Faraó chamou a Moisés …. “AMANHÔ estes enxames de moscas se retirarão. Dia 17 – Ex 8:31 – Os enxames de moscas se retiraram conforme a palavra de Moisés. Mas ainda esta vez Faraó endureceu o coração. Dia 18 – Ex 9:1-7 – Novo aviso de Moisés a Faraó: pestilência, com distinção entre os rebanhos do Egípcio e os dos israelitas “AMANHà fará o Senhor isto na terra” (v.5). No dia seguinte, Dia 19 – Todo o rebanho dos egípcios morreu. Mas Faraó continua endurecido. Dia 20 – Ex 9: 8-12 – Sem aviso, Moisés e Arão tomaram cinza de forno e o atiraram para o céu e tornou-se em tumores nos homens e nos animais. Dia 21 – Ex 9:13-26 – Pela manhã cedo, Moisés apresenta-se novamente a Faraó. Eis que amanhã por este tempo farei cair mui grave chuva de pedra. Manda recolher o teu gado. Dia 22 – Moisés estende a vara para o céu e o Senhor deu trovões, chuva de pedras e fogo misturado, em toda a terra do Egípcio, exceto na terra de Gosen. O linho e a cevada foram feridos, pois a cevada já estava na espiga e o linho em flor. Porém o trigo e o centeio não sofreram dano, porque ainda não haviam nascido. Dia 23 – Ex 9:27-35 – Faraó manda chamar Moisés. Moisés promete que a chuva de pedras cessará quando ele sair da cidade. A chuva de pedras cessa, mas Faraó continua endurecido. Dia 24- Ex 10:1-20 – Moisés e Arão apresentam-se a Faraó: se recusares deixar ir o meu povo, eis que AMANHà trarei gafanhotos ao teu território. Comerão o restante que escapou à chuva de pedras. Depois de avisar Faraó, Moisés virou-se e saiu da presença de Faraó (v.6). Os oficiais de Faraó tentam convencê-lo a deixar ir os israelitas, porque o Egito está arruinado (v.7), sem sucesso. Moisés e Arão são expulsos da presença de Faraó. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

19 de Maio de 2020

Continuando nosso roteiro para entender o período de duração das pragas. Vejamos: Moisés estende a sua vara, e o Senhor traz um vento oriental todo aquele dia e aquela noite. Dia 25 – quando amanheceu, o vento oriental trazia gafanhotos, que cobriram a superfície da terra e devoraram toda a erva, todo o fruto e nada restou de verde nas árvores e no campo. Dia 26 – Faraó apressou-se a chamar Moisés (v.16). Forte vento ocidental que levantou os gafanhotos e os lançou no mar. Dia 27 – Ex 10:21-23 – Sem aviso a Faraó. Trevas espessas sobre toda a terra do Egito por 3 dias. Os filhos de Israel tinham luz nas suas habitações. Dia 30 – Ex 9:24-29 – Faraó manda chamar Moisés. Porém, mais uma vez Faraó não aceita as exigências de Moisés e endurece o coração. A partir desse momento, nunca mais se verão (v.26-27). Antes de se retirar da presença de Faraó, em ira, Moisés ainda o avisa “Cerca de meia-noite passarei pelo meio do Egito e todo o primogênito na terra do Egito morrerá. Haverá grande clamor como nunca houve” (Ex 11:1-8). Estes 30 dias devem ter sido um período de grande tensão para Moisés e Arão. O fim já não demoraria muito. A última praga já foi anunciada. Certamente os israelitas teriam começado a preparar a partida. É possível que o dia seguinte (ao 30º dia) tenha sido o primeiro dia do mês de Abibe, porque Deus diz a Moisés que “este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano” (Ex 12:2) e instrui-o sobre a celebração da Páscoa. No dia 10 do mês de Abibe, cada um tomará para si um cordeiro… Que deverão guardar até ao dia 14 do mês e imolá-lo no crepúsculo da tarde. Comerão o cordeiro naquela mesma noite, preparados para sair. Naquela noite serão feridos os primogênitos do Egito. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

20 de Maio de 2020

Concluindo o período de DURAÇÃO das PRAGAS: Moisés chamou os anciãos de Israel e instruiu sobre a PÁSCOA. Os anciãos terão por sua vez informado todo o povo, para o que necessitariam em uns dias. Mas visto a RAPIDEZ que sucederam os acontecimentos, transparece uma grande urgência em tudo isto. Se considerarmos que foi no PRIMEIRO dia do MÊS que Deus disse a Moisés: Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano” (Ex 12:2), seriam mais 14 dias até à saída na noite da Páscoa, depois de o Senhor ferir os primogênitos à meia-noite. E se Moisés recebeu esta instrução depois da nona praga, há um período de cerca de 44 dias desde o primeiro aviso. No dia 15 de Abibe, no meio da confusão gerada no Egito, os israelitas puseram-se a caminho, sem oposição. Se esse roteiro estiver certo, o período das pragas durou menos que CINQUENTA DIAS, mas existem muitas linhas teológicas que defendem um PERÍODO bem maior, as quais eu respeito e não entro em contenda. Amanhã, se o Pai permitir, começaremos as meditações da nova jornada de Israel, jornada esta de 40 anos para chegar na terra prometida.

21 de Maio de 2020

O capítulo 15 de Êxodo apresenta o CÂNTICO de Moisés, onde aprendemos que a MÚSICA de DEUS, deve ser uma MÚSICA BÍBLICA. O texto de Êxodo 15 é uma passagem INSPIRADA, assunto esse que já tratamos em meditações anteriores, por isso só darei uma pequena pincelada agora. Os judeus usavam como CANTOR, HARPA ou livro de música os cânticos bíblicos, as MÚSICAS dos judeus eram MÚSICAS inspiradas (PERFEITAS, SEM FALHA), pois se tratava do próprio texto Sagrado. Não TEMOS um cantor INSPIRADO hoje, pois essa palavra INSPIRAÇÃO foi usada somente para BÍBLIA, só ELA é PERFEITA. Então nenhuma outra MÚSICA é INSPIRADA? Isso! As músicas de hoje podem ser ILUMINADAS, mas nunca INSPIRADAS. Assim sendo, devemos PENEIRAR bem aquilo que se diz MÚSICA EVANGÉLICA, pois a grande maioria NEM iluminadas SÃO. O acervo evangélico de música, é na verdade um conteúdo HUMANO e ANTI-BÍBLICO, principalmente no assunto DOUTRINÁRIO. Não vou entrar no assunto sobre a “DANÇA de MIRIÔ nesse momento, mas EXPLICAREI quando estudar os Salmos que o HEBRAICO não AUTORIZA a tradução DANÇA, isso ocorre nas TRADUÇÕES e não no texto ORIGINAL. Mas amanhã veremos, se o Pai permitir Deus provando o povo.

22 de Maio de 2020

Quando o povo atravessou o mar, Moisés parece ter feito uma COMEMORAÇÃO, o povo de Israel OBSERVAVA os CADÁVERES do soldados egípcios BOIANDO na PRAIA e lembrava que passara por aquele mesmo LUGAR em SECO, eles OLHARAM para o MAR e sabiam que agora não PODERIAM mais VOLTAR para o Egito por aquele CAMINHO, só restava OLHAR para FRENTE. Mas o que ENXERGAVAM? Um DESERTO! E lendo o texto, dá para ENTENDER que o POVO não tinha muita VONTADE de VIAJAR. Moisés vai EXORTÁ-LOS. Ele dá uma ordem: VAMOS! Eles deveriam CONTINUAR. Eles deveriam PASSAR por aquele DESERTO. E dá para entender por que o povo HESITAVA. Sentados aqui na IGREJA, nós ESQUECEMOS facilmente o que isso quer dizer: UM DESERTO! Pense num LUGAR VAZIO, onde NÃO tem casas, shopping, McDonald, padaria, supermercado, açougue, carros, hospitais, SAMU, onde NÃO tem aeroporto, navios, meios de transportes, NÃO tem rodoviária, NÃO tem escolas, NÃO tem polícia, NÃO tem congresso, *NEM política (Oba), NÃO tem parque de diversão, cinema, bares, boates etc. AFINAL, O QUE TEM NO DESERTO? Areia, MUITA areia!!!. Se fosse VOCÊ no lugar daquele POVO, teria algum ESTIMULO para entrar DESERTO? Pense!!! Amanhã continuaremos com a permissão o Pai.

23 de Maio de 2020

Depois de um MOMENTO de CONFRATERNIZAÇÃO, Moisés parte com o povo para uma CAMINHADA de TRÊS dias DESERTO a dentro “Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e NÃO ACHARAM ÁGUA” (Ex 15:22). Caminhar TRÊS dias sem ACHAR água, depois de ter ATRAVESSADO o mar vendo um muro de água de um lado e um muro de água do outro lado. Que situação? Mas não tinham muitas ESCOLHAS, o melhor era seguir em FRENTE, sendo assim, logo ENCONTRARAM água. “Então chegaram a MARA; mas não puderam BEBER das águas de MARA, porque eram AMARGAS; por isso chamou-se o lugar MARA” (Ex 15:23). Pense na ALEGRIA do povo ao avistar água, depois de três dias sem, agora eles teriam chance de continuar VIVOS, mas a ALEGRIA durou POUCO, as águas daquele lugar eram AMARGAS. “E o povo MURMUROU contra Moisés, dizendo: Que havemos de BEBER?” (Ex 15:24). É até fácil criticar aquele povo, mas se um de nós estivesse ali, humanamente falando, sem nenhuma perspectiva de vida. O que FARÍAMOS? O que DIRÍAMOS? Será que MURMURARÍAMOS também? Amanha continuaremos se o Pai permitir.

24 de Maio de 2020

Tem coisas que PRECISAMOS entender. FOI o SENHOR quem os libertou do Egito! FOI o SENHOR quem abriu o Mar Vermelho! FOI o SENHOR quem os mandou entrar no deserto e quem os guiou até esta fonte amarga! E, POR QUÊ o Senhor fez isso? Por qual motivo? Bom, o Senhor fez isso porque queria saber o que ESTAVA no CORAÇÃO deles. Queria SABER se Israel CONFIAVA NELE. Pensem em Deuteronômio 8: “E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te GUIOU no deserto estes QUARENTA ANOS, para te HUMILHAR, e te PROVAR, para saber o que ESTAVA NO TEU CORAÇÃO”. Deus havia mostrado seu poder a três dias ATRÁS, e eles ficaram empolgados, que até cantaram um hino e bastou a AUSÊNCIA de ÁGUA, eles reclamaram novamente. Vamos trazer para os dias atuais, nós vamos a igreja, em pleno domingo, com toda a família, louva a Deus, cumprimenta os irmãos, e volta abençoado para sua residência. Daí começa a semana, TRÊS dias depois acontece algo que nossa FÉ DESMORONA… Onde ESTÁ aquela confiança de DOMINGO? Onde ficou a adoração e as BENÇÃOS de domingo? É assim que Deus PROVA os SEUS, Ele PROVA pra ver se o que ESTAVA em seu CORAÇÃO permanece ou era apenas *FOGO de PALHA. Amanha continuaremos com a permissão de Deus.

25 de Maio de 2020

Vamos ver um pouco mais de Deuteronômio capítulo 8, que nos mostra o porque Deus PROVA os seus. “E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes QUARENTA ANOS, para te HUMILHAR, e te PROVAR, para saber o que estava no teu CORAÇÃO, se GUARDARIAS os seus MANDAMENTOS, ou NÃO” (Dt 8:2). Aqui encontramos o entendimento do povo ter caminhado 40 ANOS no DESERTO, o Senhor os guiou e os HUMILHOU. Existem um ENTENDIMENTO errado sobre HUMILHAÇÃO, a palavra humilhar significa: “tornar humilde, humildar”. A HUMILDADE não é ser um POBREZINHO ou COITADINHO. A verdadeira HUMILDADE É SER DEPENDENTE DE DEUS. O DESERTO é o lugar IDEAL para TREINAR HUMILDADE do crente, ali ele não tem como SOBREVIVER se não DEPENDER somente de Deus. Israel foi liberto do Egito com a mão poderosa do Senhor e é levado para o DESERTO. No DESERTO não podiam PROVER o que COMER e nem o que BEBER, não tinha nada para ABRANDAR o Sol escaldante e nada para AQUECER a noite. Mas quando Deus nos GUIA para o DESERTO é diferente, porque Ele provisiona tudo. No DESERTO era assim com Israel: havia uma NUVEM de dia para guiá-los pelo caminho e a COLUNA de FOGO à noite para ILUMINAR o caminho. Deus PROVEU o MANÁ para MATAR a FOME e saiu ÁGUA da rocha dura para SACIAR a SEDE. As vestes não ENVELHECERAM e nem os pés *INCHARAM (DT 8:4). Amanhã continuaremos com a permissão do Pai. Mas, você já passou pelo DESERTO?

26 de Maio de 2020

O DESERTO serviu para HUMILHAR e também para PROVAR o povo de Israel …”E te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não” (Dt 8:2). Deus mostrou muitas MARAVILHAS ao povo de Israel, grandes livramentos, mas quando a coisa APERTAVA, parecia que Deus nunca existiu. Esse é o motivo pelo qual o Senhor PROVA seus servos, para ver se realmente GUARDAMOS em nossos CORAÇÕES seus MANDAMENTOS, seus ENSINOS, aquilo que FORTALECE nossa FÉ. Deus os levou para o DESERTO para saber se guardariam os mandamentos. O povo de Israel durante a PEREGRINAÇÃO no DESERTO recebeu o manual da vida cristã, o livro de LEVÍTICO. Esse livro relata exclusivamente o SISTEMA das LEIS para governar Israel na sua vida cristã, civil e diária. Levítico é basicamente esboçado assim: A Base da Comunhão, Sacrifício. O Andar da Comunhão e a Separação. Levítico 19:2: “Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. Hoje temos a BÍBLIA COMPLETA, estamos em grande VANTAGEM sobre Israel, quando o Senhor nos PROVA, Ele está apenas OBSERVANDO se estamos GUARDANDO ou NÃO seus PRINCÍPIOS, MANDAMENTOS, ESTATUTOS E JUÍZOS. Amanhã tem mais se o Pai permitir.

27 de Maio de 2020

O DESERTO faz o servo expor aquilo que ESTÁ no CORAÇÃO, toda vez que Israel MURMURAVA, estava EXPONDO o que o CORAÇÃO estava CHEIO: “E te HUMILHOU, e te deixou ter FOME, e te SUSTENTOU com o MANÁ, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a ENTENDER que o HOMEM não VIVERÁ só de PÃO, mas de TUDO o que SAI da BOCA do SENHOR viverá o homem. Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se INCHOU o teu PÉ nestes QUARENTA ANOS. Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus. E guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para ANDARES nos seus CAMINHOS e para o TEMERES” (Dt 8:3-6). É no *DESERTO que aprendemos DEPENDER de Deus, é no DESERTO que o buscamos FACE a FACE, é no DESERTO que APRENDEMOS que nem SÓ de PÃO viverá o homem, mas PRINCIPALMENTE daquilo que SAI da BOCA do SENHOR, é no DESERTO que se conhece o CRENTE e onde se forma o caráter de um CRENTE. A quarentena dos Hebreus foi maior que quarentena do coronavírus. Te desejo um bom deserto!!! Que esse dia não passe sem o leitor entender qual é o seu DESERTO. Até amanhã se o Criador nos aprovar em nosso DESERTO.

28 de Maio de 2020

Voltando para Êxodo 15 vamos concluir o verso 25 “E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as ÁGUAS se tornaram doces. Ali lhes deu ESTATUTOS e uma ORDENANÇA, e ali os PROVOU” (Ex 15:25). Israel não estava se saindo muito bem nas PROVAÇÕES, a primeira coisa era MURMURAR, mas mesmo assim o Senhor não retirava sua mão MISERICORDIOSA, veja que mesmo eles RECLAMANDO, o Senhor veio com a PROVIDENCIA. Depois de três dias sem achar aguá, quando encontra a água era amarga, mas o senhor providenciou uma PLANTA para TIRAR o AMARGO da água e a TORNAR POTÁVEL… O PROBLEMA não era a ÁGUA, mas o CORAÇÃO do povo que ainda não estava sintonizado na frequência do Senhor. Se o caro leitor observar, a ira do povo que partiu para cima de Moisés, aquele que não tinha CULPA alguma. Na MAIORIA das vezes CULPAMOS os *INCULPÁVEIS. Acusamos os CERTOS e apoiamos os ERRADOS. Assim é o ser humano. Quando você está SINTONIZADO com Deus, PASSANDO pelo DESERTO, sendo HUMILHADO e PROVADO, você MUDA seu OLHAR CRITICO, você DEIXA sua postura RELIGIOSA e torna-se SERVO. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

29 de Maio de 2020

Veja as PROMESSAS de Deus com as CONDICIONAIS depois que o POVO foi PROVADO. “E disse: Se ouvires ATENTO a voz do Senhor teu Deus, e FIZERES o que é reto diante de seus olhos, e INCLINARES os teus ouvidos aos seus mandamentos, e GUARDARES todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades POREI sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara” (Ex 15:26). VOCÊ CONSEGUIU ACOMPANHAR??? Veja os verbos: ATENTO; FIZERES; INCLINARES; GUARDARES; POREI, Deus coloca uma condicional SE ATENTAR, SE FIZERES, SE INCLINARES, SE GUARDARES… NENHUMA das enfermidades POREI sobre ti. Olha como é FÁCIL! Só OBEDECER, e NENHUMA enfermidade viria sobre Israel. Você ENTENDEU qual é o REMÉDIO? Guardar os estatutos e mandamentos do Senhor. O problema não era ÁGUA AMARGA, mas sim os CORAÇÕES AMARGOS. Precisamos entender que o POVO estava no início de uma LONGA jornada de QUARENTA ANOS de caminhada no DESERTO. Você já passou pela sua caminhada? Amanhã continuaremos com a permissão do ETERNO.

30 de Maio de 2020

Depois da PROVAÇÃO de não encontrarem água, Deus os enviou para Elim, onde “havia ali DOZE fontes de ÁGUA e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas” (Ex 15:27). Tudo em ABUNDANCIA, Deus queria ver o povo CRER Nele, viver pela FÉ, sabendo que só Ele pode PROVER nossas NECESSIDADES. O povo NÃO queria mais PARTIR, chegaram a um OÁSIS, doze fontes de água, para quem ficou três dias sem nenhuma, 70 palmeiras fazendo SOMBRA sobre eles, até ESQUECERAM que o destino FINAL era a terra prometida. Muitas vezes CAÍMOS no CONFORTO e ESQUECEMOS qual é nossa MISSÃO como servo do Senhor aqui nesta terra. O COMODISMO atrapalha a obra de Deus!!! Passado o tempo de DESCANSO, Moisés, como LÍDER da nação, convoca todos para LEVANTAREM acampamento e PARTIREM para Sim e bastaram apenas 15 dias para o povo começar a MURMURAR novamente contra a LIDERANÇA (Moisés e Arão). MURMURAR contra a LIDERANÇA é a mesma COISA de MURMURAR contra DEUS. Amanhã veremos o que eles disseram, se Deus permitir.

31 de Maio de 2020

Veja a INGRATIDÃO do povo, ainda no INÍCIO de sua jornada pelo DESERTO: “E toda a congregação dos filhos de Israel MURMUROU contra Moisés e contra Arão no DESERTO. E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos MORRIDO por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos SENTADOS junto às PANELAS de CARNE, quando comíamos PÃO até FARTAR! Porque nos tendes TRAZIDO a este DESERTO, para MATARDES de FOME a toda esta MULTIDÃO” (Ex 16:2-3). A PRIMEIRA murmuração foi quando Faraó cercou o povo antes da TRAVESSIA no MAR, a SEGUNDA murmuração foi por não acharem ÁGUA em três dias de caminhada, agora estavam MURMURANDO por falta de CARNE depois de quinze dias. Deus agora faz outra promessa a Moisés e diz que PROVARÁ novamente o POVO “Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover PÃO dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a PORÇÃO para cada dia, para que eu o PROVE se anda em minha lei ou não” (Ex 16:4). Amanhã veremos o cumprimento da promessa divina, se o Pai permitir.