MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1201 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Vejamos os dois primeiros versos de LEVÍTICO 10:
“E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor” (Lv 10:1-2). O que era esse FOGO ESTRANHO, que deixou o CRIADOR IRADO, ao ponto de tirar a VIDA de Nadabe e Abi? Deus havia enviado um FOGO SANTO, “O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará” (Lv 6:12-13). Ao queimarem o incenso usaram fogo de outro lugar e não do altar, por isso, foi chamado de FOGO ESTRANHO. O FOGO sobre o altar, havia sido ENVIADO pelo próprio Deus, e esse fogo era PERPÉTUO e ainda, a ordem era queimar o incenso com brasas tiradas do altar de bronze. O que não ocorreu.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1202 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Não foi um ÚNICO erro praticado por NADABE e ABIÚ, mais outros vários são detectados. Vejamos novamente o texto e faremos uma certa análise: “E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara” (Lv 10:1). O primeiro erro detectado aqui está em “TOMARAM CADA UM O SEU INCENSÁRIO”. As peças (INCENSÁRIO), não pertencia a eles, era guardado no santuário, e aparentemente, o texto diz que eles tomaram cada um, o seu próprio INCENSÁRIO. Um segundo erro ocorrido, é que ofereceram INCENSO ao mesmo tempo, algo que só poderia ocorrer com um e não em DUPLA.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1203 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Vejamos mais erros cometidos por Nadabe e Abiú: O terceiro erro detectado é que eles não poderiam cumprir tal função. “E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o Senhor pelas vossas gerações. Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta; nem tampouco derramareis sobre ele libações. E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor” (Ex 30:7-10). Tudo indica que o INCENSO deveria ser manuseado e apresentado ao Senhor pelo SUMO SACERDOTE, que seria ARÃO e não pelos seus filhos. As coisas de Deus, devem ser levadas a sério, o Senhor não brinca com a SANTIFICAÇÃO.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1204 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Dando continuação no assunto dos erros cometidos por NADABE e ABIÚ, vamos ver mais um hoje. As coisas de Deus, devem ser tratadas com a devida reverência, isso requer seguir as diretrizes estabelecidas por Deus. Havia um HORÁRIO específico para que aquela função pudesse ser exercida, e esse HORÁRIO, deveria ser respeitado, especialmente pelos guardiões de tal FUNÇÃO. Em Levítico 16 encontramos que não poderia ser em qualquer HORÁRIO e muito menos segundo a vontade do HOMEM. E foi exatamente isso que aconteceu, a ADORAÇÃO prestada por esses dois, era de acordo com a sua própria vontade, eles DETERMINAVAM o que era CERTO ou ERRADO.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1205 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Os erros cometidos por NADABE e ABIÚ, foram erros detectados no CULTO de ADORAÇÃO, ao SENHOR. Erro esse que Deus não tolerou em época alguma. Agiram sem autorização de ninguém, fizeram por conta própria. E além de todos esses erros, tudo indica que teriam ingerido bebida alcoólica ao se apresentar diante do Senhor. “E falou o Senhor a Arão, dizendo: Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações; E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo” (Lv 10:8-10). Foram tantos erros, que o assunto causou a ira de Moisés.
A situação precisava de alguém como Moisés para controlar, e assim logo o fez:
“E disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se” (Lv 10:3). Foi um golpe duríssimo em Arão, deve ter sido ASSUSTADOR, mas não podemos esquecer que proveu do Deus JUSTO, então não haveria questionamento contrário. Os filhos e Arão cometeram erros que deveriam ser punidos, afrontaram o TODO PODEROSO, agora nem direito a vida teriam mais. O Deus que os chamou para tal função, é santo e exigia a santificação na vida deles. Arão tinha que entender que se eles desobedeceram a Deus, quanto mais fariam com ele, um simples pai mortal. Nossos filhos não são nossos, se desobedecem a nosso Pai. Arão teria que provar agora se amava mais a Deus do que seus filhos. E ele provou, quando CALOU-SE.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1206 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1207 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
O assunto foi tão sério que Moisés PROIBIU a Aarão e seus dois filhos sobreviventes de participarem de qualquer sinal de luto e também de deixar a corte do tabernáculo para assistir ao funeral. “E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, levai a vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial. Então chegaram, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés lhes dissera. E Moisés disse a Arão, e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não descobrireis as vossas cabeças, nem rasgareis vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande indignação sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem este incêndio que o Senhor acendeu. Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do Senhor. E fizeram conforme à palavra de Moisés” (Lv 10:4-7). Eles deveriam ser exemplo diante de todos, mesmo Arão sendo pai, deveria confirmar com sua ausência, que aquele ocorrido foi a JUSTIÇA divina.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1208 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
É interessante que neste mesmo capítulo houve outro PECADO, agora envolvendo os outros dois filhos de Arão, Eleazar e Itamar. O sacerdote que oferecia a oferta pelo pecado deveria comer uma porção do animal e queimar o restante, por isso Moisés ordenou “E disse Moisés a Arão, e a Eleazar e a Itamar, seus filhos, que lhe ficaram: Tomai a oferta de alimentos, restante das ofertas queimadas do Senhor, e comei-a sem levedura junto ao altar, porquanto é coisa santíssima” (Lv 10:12). Moisés ficou irado porque Eleazar e Itamar queimaram a oferta pelo pecado mas não comeram nada dela. “E Moisés diligentemente buscou o bode da expiação, e eis que já fora queimado; portanto INDIGNOU-SE grandemente CONTRA Eleazar e CONTRA Itamar, os filhos de Arão que ficaram, dizendo: Por que não comestes a expiação do pecado no lugar santo, pois é coisa santíssima e Deus a deu a vós, para que levásseis a iniqüidade da congregação, para fazer expiação por eles diante do Senhor? Eis que não se trouxe o seu sangue para dentro do santuário; certamente devíeis ter comido no santuário, como tenho ordenado” (Lv 10:16-18). Arão explicou a Moisés: “Então disse Arão a Moisés: Eis que hoje ofereceram a sua expiação pelo pecado e o seu holocausto perante o Senhor, e tais coisas me sucederam; se hoje tivesse comido da oferta da expiação pelo pecado, seria isso porventura aceito aos olhos do Senhor?E Moisés, ouvindo isto, deu-se por satisfeito” (Lv 10:19-20). Então eles foram perdoados.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1209 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Temos apresentado a LUZ das SAGRADAS ESCRITURAS, que a CRIATURA não tem como voltar a Deus, se não for pelo único método elaborado pelo próprio Deus. E nesse assunto, FOGO ESTRANHO, temos mais uma confirmação que nada que o homem fizer, o tornará ACEITÁVEL a Deus. Vejamos: O primeiro fogo que acendeu a lenha do sacrifício de Arão como sacerdote, foi ateado por Deus “O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará” (Lv 6:12-13). Não era um fogo NORMAL, sua origem foi SOBRENATURAL.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1210 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Veja que INTERESSANTE, o SACRIFíCIO, poderia ser apresentado pelo homem, quando ele cometia algum PECADO, trazia um animal para ser SACRIFICADO. Mas veja o DETALHE: Quando o animal era colocado sobre o ALTAR para ser QUEIMADO, o FOGO, não era obra HUMANA! Lembra do significado de GRAÇA? Favor imerecido! Era exatamente a graça de Deus que consumia o SACRIFÍCIO, com o FOGO SANTO, e através de um FOGO SOBRENATURAL que o SACRIFÍCIO era queimado e assim se tornava aceitável a Deus. Nenhum FOGO produzido pelo homem poderia ser usado no ALTAR do Senhor, e por isso mesmo é que era tão importante que os sacerdotes conservassem sempre ACESA A CHAMA que veio a existir de maneira tão notável. Só tem uma única maneira de se chegar a Deus, entender e aceitar o PLANO PRÉ ESTABELECIDO por Ele. Qualquer outra maneira, será FOGO ESTRANHO e quem tentar, será devorado pelo FOGO SANTO.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1211 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
É preciso destacar que o mesmo FOGO que no capítulo anterior consumia o SACRIFÍCIO, servindo como EXPIAÇÃO para o povo, “Porque o fogo saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces” (Lv 9:24). Agora CONSUMIA aqueles que se aproximaram do altar divino de maneira desautorizada. Isso acontecerá com todos aqueles que tentarem se aproximar de Deus pelos seus próprios métodos, e não seguir o único PLANO ELABORADO PELO PRÓPRIO DEUS. Foi exatamente isso que o autor de aos Hebreus escreveu “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hb 10:26-27). Não tem como você se tornar ACEITÁVEL a Deus, reconheça ainda hoje o PLANO REDENTOR, se arrependa, para que Deus possa te ACEITAR. Não queira que o FOGO DIVINO venha te consumir.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1212 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Deus exige a reverência devida quando tratamos das coisas do seu reino. Não foi diferente com Nadabe e Abiú. O Senhor ensinou e exigiu a reverência devida. Deus usa certas situações, como exemplo para os outros. Olhe o detalhe, quando os infratores foram sepultados com as próprias VESTES SACERDOTAIS, e ainda foram ENTERRADOS fora do campo. “E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, levai a vossos irmãos de diante do santuário, PARA FORA DO ARRAIAL. Então chegaram, e os LEVARAM NAS SUAS TÚNICAS para fora do arraial, como Moisés lhes dissera” (Lv 10:4-5). Moisés não permitiu luto por eles, pelos outros sacerdotes, pois a morte deles foi um ato do JULGAMENTO de Deus.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1213 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Quando colocamos Deus em PRIMEIRO lugar em nossas vidas, tomamos decisões parecidas com as de ARÃO.
Como sacerdotes, eram responsáveis por uma obra importante e neste momento dificil, vendo dois de seus filhos mortos, precisava escolher entre o VELÓRIO ou a obra de Deus. O que você faria? Deus tem que ser PRIORIDADE sempre na vida de um SALVO. Temos uma PASSAGEM no Novo Testamento que menciona algo parecido. “E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai.
Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos” (Mt 8:21-22). Amanhã veremos a CALMA de Arão quando priorizou as coisas de Deus, se DEUS permitir.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1214 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
E o povo viu que a TRAGÉDIA ocorrida com seus dois filhos, não ABALOU a FÉ de ARÃO, que ele foi obediente e colocou Deus em primeiro LUGAR.
“E não se chegará a cadáver algum, nem por causa de seu pai nem por sua mãe se contaminará; Nem sairá do santuário, para que não profane o santuário do seu Deus, pois a coroa do azeite da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o Senhor” (Lv 21:11-12). A postura de ARÃO fortaleceu a FÉ dos demais que acompanharam todo o ocorrido. Quando confiamos em Deus e estamos prontos a OBEDECER, nossas atitudes, acabam fortalecendo outros.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1215 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
No verso 10, o Senhor falou com Arão, “E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo” (Lv 10:10). Prestou bem atenção?
PARA FAZER A DIFERENÇA. Assim deveria ser a vida de ARÃO, FAZENDO SEMPRE A DIFERENÇA. Ele precisava FAZER A DIFERENÇA agora na sua família. A sua escolha entre Deus e sua família, FARIA A DIFERENÇA. A obediência entre servir a Deus e as coisas desta vida, MOSTRARIA A DIFERENÇA entre ARÃO e os demais. Ele tinha uma missão espiritual e não poderia suspende-la para participar do velório da família. Qual sua missão ESPIRITUAL aqui nesta terra? Você já cumpriu sua missão? Você trocou sua missão por algo desta vida? Pense!
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1216 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Vamos entrar no capítulo 11 de Levítico, capítulo esse que trás muitas CONTROVÉRSIAS nos ensinos espalhados pelo mundo. É o capítulo que menciona o que DEVEMOS ou NÃO COMER. Veremos esses dias se esses ENSINOS também são para nós (IGREJA).
Veja alguns versos: “E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra” (Lv 11:1-2) ou quando é mencionado aquilo que NÃO DEVERIAM COMER. “Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo” (Lv 11:4). E ainda temos que explicar que em alguns cadáveres não se podia tocar.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1217 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Como mencionamos ontem, vamos tentar explicar o capítulo 11 de Levítico, algumas considerações para o bom entendimento desse assunto:
A nação de Israel, está peregrinando pelo deserto, e você deve ter noção de como é um deserto, local muito quente e pelo conhecimento científico como o conhecemos hoje não era possível.
Não havia higiene sanitária adequada, e muitos dos animais citados, poderiam transmitir várias doenças.
A ingestão de muitos dos animais citados, poderiam levar a morte do povo de Israel, e talvez levar até o extermínio da nação.
O que aprendemos nesse capítulo, é uma enorme preocupação de Deus, com o bem de seu povo.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1218 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Temos uma PASSAGEM no Novo Testamento que apresenta algo para se MEDITAR. Vejamos: “E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou” (At 10:13-15). Que interessante, Pedro afirmando para Deus: “NUNCA COMI COISA ALGUMA COMUM E IMUNDA”. O padrão religioso falava forte, mesmo Deus falando, Pedro questionou. Foi neste momento que Pedro recebeu mais instruções, só que agora no sentido exortativo. “NÃO FAÇAS TU COMUM AO QUE DEUS PURIFICOU”. Deus acaba de ordenar a Pedro para comer algo que para ele era IMUNDO, mas para Deus não.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1219 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Hoje quero apresentar outros versos, de quando o APÓSTOLO PAULO escreveu sua carta a Igreja em Roma, e veja que interessante:
“De maneira que cada um de nós dará conta de SI mesmo a Deus. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que NENHUMA coisa é de si mesma IMUNDA, a não ser para AQUELE que a tem por IMUNDA; para ESSE é IMUNDA. Mas, se por CAUSA da COMIDA se CONTRISTA teu irmão, já não andas conforme o AMOR. Não DESTRUAS por causa da tua COMIDA aquele por quem Cristo morreu.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem; Porque o REINO de Deus NÃO é COMIDA nem BEBIDA, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14:12-17). A Bíblia entraria em contradição? Jamais! O REINO de Deus NÃO é COMIDA e nem BEBIDA. Precisamos interpretar corretamente a Bíblia. Amanhã continuaremos nossas explicações, se o SOBERANO, permitir!
Temos muito à aprender… Estamos só no inicio.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1220 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Como a BÍBLIA nunca entra em CONTRADIÇÃO, entendemos que o capítulo 11 de LEVÍTICO faz referência a nação de Israel e não a todas as nações e dispensações num geral. Veja mais alguns versos de ROMANOS. “Não DESTRUAS por causa da COMIDA a obra de Deus. É VERDADE QUE TUDO É LIMPO, mas mal vai para o homem que COME com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão TROPECE, ou se ESCANDALIZE, ou se ENFRAQUEÇA. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem DÚVIDAS, se come está CONDENADO, porque não COME por FÉ; e tudo o que não é de FÉ é PECADO” (Rm 14:20-23). Veja o que a BÍBLIA trata muito sobre o assunto, mas não PROIBINDO.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1221 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Primeiro mencionei o dialogo e depois a EXORTAÇÃO de Jesus para com Pedro, no livro de ATOS. Depois Paulo escreve sobre o mesmo assunto, a Igreja que estava em ROMA. E agora encontramos Paulo escrevendo a Igreja que estava em CORINTO. “Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude” (I Cor 10:25-26). Interessante, as palavras de Paulo “COMEI de TUDO”, e ele ainda diz que deveriam comer “SEM PERGUNTAR NADA”. Ele diz que a “TERRA é do SENHOR”. Será que Paulo estava errado em fazer tais afirmações?
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1222 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Estamos explicando o capítulo 11 de LEVÍTICO, aquele capítulo que restringe a ingestão de alguns alimentos. Nas últimas meditações, apresentei versos bíblicos que aparentemente contradiz LEVÍTICO 11 e ainda daremos continuidade hoje com mais versos, depois passaremos algumas explicações: “E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, COMEI DE TUDO o que se puser diante de vós, SEM NADA PERGUNTAR, por causa da CONSCIÊNCIA. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, NÃO COMAIS, por causa DAQUELE que vos ADVERTIU e por causa da CONSCIÊNCIA; porque a TERRA é do Senhor, e TODA a sua PLENITUDE. Digo, porém, a CONSCIÊNCIA, NÃO A TUA, mas a do OUTRO. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela CONSCIÊNCIA DE OUTREM? E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, QUER COMAIS QUER BEBAIS, ou façais outra qualquer coisa, FAZEI TUDO PARA GLÓRIA DE DEUS” (1 Cor 10:27-31). Estas partes que grifei, já esclarece muita coisa para nós.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1223 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Quando vamos lendo versos no Novo Testamento, vamos descobrindo que NÃO HÁ PROIBIÇÕES sobre comer alguns ALIMENTOS. Então a CONCLUSÃO que já vamos chegando é que aquele capítulo de Levítico não é para outras nações nem muito menos para IGREJA de JESUS CRISTO. Veja mais esta passagem bíblica: “PROIBINDO o casamento, e ordenando a ABSTINÊNCIA DE ALIMENTOS que Deus CRIOU para os fiéis, e para os que CONHECEM A VERDADE, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a CRIATURA de Deus É BOA, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada” (1 Tm 4:3-5). Paulo escrevendo a Timóteo, fala sobre aqueles que PROÍBEM a “ABSTINÊNCIA DE ALIMENTOS”. Paulo diz que toda CRIATURA DE DEUS É BOA!!! e ainda completa, “QUE NÃO HÁ NADA QUE REJEITAR”. O que podemos questionar depois dessas palavras?
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1224 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Quando lemos qualquer passagem bíblica, devemos fazer as seguintes perguntas para um bom entendimento e uma interpretação correta. QUEM está falando? QUE assunto se discute? ONDE ou QUANDO aconteceu ou vai acontecer esse fato? POR QUE esse fato ou esse personagem está sendo mencionado? COMO esse fato ocorreu ou vai acontecer? Fazendo essas perguntas, abre-se um leque de respostas na passagem bíblica e também no capítulo 11 de LEVÍTICO. Esse capítulo foi escrito para um grupo pequeno de pessoas, uma nação específica (ISRAEL) e que habitavam em uma região de clima quente durante o dia e frio intenso durante a noite. Isso já faz uma grande diferença na minha interpretação do texto.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1225 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
É interessante as PALAVRAS do Senhor sobre esse assunto: “NADA há FORA, do homem, que, entrando nele, o possa CONTAMINAR; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola. E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que TUDO O QUE DE FORA ENTRA NO HOMEM NÃO O PODE CONTAMINAR. Porque não entra no seu CORAÇÃO, mas no VENTRE, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que SAI do homem isso CONTAMINA o homem” (Mc 7:15-20). As palavras de Cristo são claras, NADA de ALIMENTO pode CONTAMINAR o homem. Dizendo isso, JESUS está declarando PURO todos os alimentos. Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1226 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
O capítulo 11 de LEVÍTICO, não fala somente em algo que não deveriam comer, mas também faz REFERENCIAS ao contato com os mortos, tanto seres humanos como animais, parto e imundícia das pessoas, vestimentas, mobiliário e casas. O assunto era a SANTIDADE de Israel. “Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo” (Lv 11:44-45). Lembre-se sempre de fazer as perguntinhas para a boa interpretação do texto.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1227 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Se para alguns o capítulo 11 de Levítico trás dificuldade na interpretação, muito mais será o capítulo 12. Vejamos: “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda” (Lv 12:2). O que o caro leitor precisa lembrar que nós estamos mencionando algo, pós pecado ou pós queda do homem. “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51:5). Tudo isso depois de Genesis 3:16.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1228 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Lembre-se que Deus CRIOU Adão, e de uma das suas COSTELAS formou Eva. Depois Deus concedeu aos dois seres CRIADOS, o poder de gerar outro ser HUMANO, através do contato de um MACHO e uma FÊMEA. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gn 1:27-28). Adão e Eva, em obediência a Deus, geraram filhos e filhas.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1229 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Com a meditação de ontem, concluímos que o PARTO, é uma graça de Deus. “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gn 1:28). Então como explicar Levítico 12? Simples! Não era o FILHO que fazia com que a mãe ficasse IMUNDA, mas sim o SANGUE e os FLUIDOS do parto. E isso ocorria com a mãe num processo ritualista, porque outras substancias também contaminavam as pessoas, como veremos no capítulo 15. Observe também que era durante um certo período.
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1230 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Agora que sabemos O PARTO É UMA GRAÇA DE DEUS, surge a seguinte pergunta: Por que o período considerado IMUNDO era maior para o PARTO quando nascia uma MENINA? Vejamos: “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e DER à luz um MENINO, será IMUNDA SETE DIAS, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda. E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio” (Lv 12:2-3).
Já quando era menina: “Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação” (Lv 12:5).
MEDITAÇÃO TEOLÓGICA
Nº 1231 – Maio/2022
Pr. Humberto Vieira
Tenho mencionado que, para se entender um TEXTO, é necessário conhecer e INTERPRETAR todo o CONTEXTO. Que pode ser um CAPÍTULO inteiro ou até o LIVRO por COMPLETO. Em muitas situações, a resposta está em outro LIVRO da Bíblia. Olhando por esse PRISMA, interpretar o verso 5, não será fácil, sem conhecer o restante do CONTEXTO. Vamos lá!!!
O capítulo que antecedeu nossas MEDITAÇÕES, tratava da impureza ocasionada pelo contato com várias criaturas “imundas”. Os capítulos 12 a 15, mudam o perfil, agora o assunto é a impureza pessoal, tanto física quanto cerimonial, que não envolve transgressão moral. Já vimos que Deus ABENÇOOU a reprodução humana, mas não podemos esquecer que “O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE”. Sendo assim, a cada nascimento, a mulher se tornava impura, sendo macho ou fêmea.