Meditações Teológicas – Mar/2020

01 de Março de 2020

O *CORDEIRO* do Êxodo deveria ser escolhido antecipadamente, O *CORDEIRO de DEUS* foi escolhido e morto desde a *FUNDAÇÃO* do mundo (Ap. 13:8). Quando foi que o *CORDEIRO de DEUS* (JESUS) foi morto? Dois *MIL* anos atrás no Calvário? *SERÁ?* Não aos *OLHOS* de Deus. Ele era o *CORDEIRO* que foi *MORTO* desde a *FUNDAÇÃO* do *MUNDO*. Quando Deus viu a espécie *HUMANA* sendo *DERROTADA* pela *SERPENTE* (satanás), Seu plano *REDENTOR* foi *ESTABELECIDO*, e Ele sendo *ONISCIENTE*, sabia que Ele enviaria o Seu Filho, e Ele seria uma *PROPICIAÇÃO* pelos *MEUS* e pelos *SEUS PECADOS*. Pense, na mente do Criador, já estava tudo *PROGRAMADO* para *SALVAR* a *ESPÉCIE HUMANA* (antes da fundação do mundo). Ele permitiria a *MORTE* de seu *CORDEIRO*. O que falta para *VOCÊ* também *RECONHECER* esse plano *REDENTOR* e se *ENTREGAR* a Jesus Cristo? Quando nos *ENTREGAMOS* a Cristo, nos *TORNAMOS* filhos de Deus, não como o Filho pré-existente, pois Ele é *ÚNICO*. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” (Jo 1:12). Não pode existir *MÉRITO* maior do que esse, de ser *FILHO* e não apenas *CRIATURA* do *CRIADOR*. Você já é *FILHO*? Amanhã tem mais se o *CORDEIRO de DEUS* permitir.

02 de Março de 2020

O paralelismo entre o *CORDEIRO PASCOAL* do Êxodo 12 e o *CORDEIRO de DEUS* continua, veja o próximo verso “e *TODO* o *AJUNTAMENTO* da *CONGREGAÇÃO* de Israel o *SACRIFICARÁ* à *TARDE*” (Ex 12:6). O *CORDEIRO PASCOAL* deveria ser *MORTO* pelo povo *(AJUNTAMENTO)*… Algo similar ao *SACRIFÍCIO* do *CORDEIRO de DEUS*. Vejamos: “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da *PAIXÃO* da *MORTE*, para que, pela graça de Deus, *PROVASSE* a *MORTE* por *TODOS*” (Hb 2:9). O *CORDEIRO de DEUS* tinha certa “*PAIXÃO* pela *MORTE*”, ai está a prova do amor Divino, o *CORDEIRO PASCOAL* morreria pelas *FAMÍLIAS* de Israel, o *CORDEIRO de DEUS* iria provar  “a *MORTE* por *TODOS*”. Lembra das palavras do Batista “eis o *CORDEIRO de DEUS* que *TIRA* o *PECADO* do *MUNDO*… do *MUNDO*… Sua *MORTE* seria por toda *HUMANIDADE*. O paralelismo existe, mas com um complemento, o *CORDEIRO de DEUS*, não morreria somente pelas famílias de Israel, mas por *TODA* raça *HUMANA*. Se você entender esse *SACRIFÍCIO* e se entregar ao *CORDEIRO de DEUS*, terá seu *NOME* escrito no *LIVRO da VIDA*. Você já fez isso? Até amanha se o Pai permitir.

03 de Março de 2020

Até no horário do *SACRIFÍCIO* do *CORDEIRO* temos um paralelismo, *AMBOS* foram *SACRIFICADOS* a *TARDE*, o final do verso seis diz *”O SACRIFICARÁ À TARDE”*, esse era o *CORDEIRO PASCOAL*, agora vejamos o *CORDEIRO de DEUS* “E perto da *HORA NONA* exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt 27:46). A *HORA NONA* equivale ao nosso horário de *15h*. O Filho (Jesus), sempre ao se *COMUNICAR* com Deus pronunciava *PAI*… *PAI* nas tuas mãos entrego o meu espirito… *PAI* se possível passa de mim esse cálice… *PAI* perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem. Mas agora Jesus usou a expressão *DEUS*. Por que? Naquele momento, o *PAI* iria assumir o lugar de *JUIZ*, e julgaria nossos *PECADOS* na pessoa do *FILHO*, e o *FILHO* assumiria o lugar do *CORDEIRO de DEUS*, que *RECEBERIA* nossos *PECADOS*. Deus não *RECEBE* pecado! Jesus = Deus não *PODERIA* receber nossos *PECADOS*, por isso o *PAI* assumiu sua posição de *JUIZ* e o Filho a posição de *CORDEIRO*. Tudo isso por *AMOR* a mim e a você. Eu já me entreguei a Cristo e você? O que falta? Amanhã tem mais se Deus permitir.

04 de Março de 2020

A passagem de Mateus usada na meditação de ontem ajuda a *INTERPRETAR* uma outra passagem *DIFÍCIL* do profeta Isaías “Todavia, ao Senhor agradou *MOÊ-LO*, fazendo-o *ENFERMAR*; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão” (Is 53:10). Difícil *ENTENDER*, que Deus se *AGRADOU* em *”MOÊ-LO”*? O final do capítulo *52* encontramos a expressão que Jesus estava tão *MACHUCADO* que não *PARECIA* mais com um ser *HUMANO* “Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu *PARECER* estava tão *DESFIGURADO*, mais do que o de outro *QUALQUER*, e a sua *FIGURA* mais do que a dos *OUTROS* filhos dos *HOMENS*” (Is 52:14). E no decorrer do capítulo *53* encontramos *DEZENAS* de expressões sobre o *SOFRIMENTO* do *LIBERTADOR*. Vejamos algumas:  “…*NÃO* tinha beleza *NEM* formosura e, olhando nós para ele, *NÃO* havia boa aparência nele, para que o desejássemos… *ERA* desprezado… Mais rejeitado… E nós o reputávamos por aflito, *FERIDO* de Deus, e *OPRIMIDO*… Ele foi *FERIDO*…*MOÍDO*… O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados… Amanhã continuaremos, se você puder suportar ler um pouco daquilo que Jesus passou por mim e por você.

05 de Março de 2020

Ainda em continuidade do assunto de Isaías capítulo 53, vamos destacar mais alguns fatos daquilo que Nosso Senhor Jesus *SOFREU* por nós. “Mas o Senhor fez *CAIR* sobre *ELE* a *INIQUIDADE* de nós *TODOS*… Como um *CORDEIRO* foi levado ao *MATADOURO*, e como a ovelha *MUDA* perante os seus tosquiadores, assim *ELE* não *ABRIU* a sua *BOCA*… Porquanto foi *CORTADO* da terra dos *VIVENTES*; pela *TRANSGRESSÃO* do meu povo *ELE* foi *ATINGIDO*… E puseram a sua sepultura com os ímpios… Essas e tantas outras que não transcrevi, foram *AFLIÇÕES* que Nosso *SENHOR* e *SALVADOR SOFREU* para nos *SALVAR*. Mas agora chegamos ao verso 10 “Todavia, ao *SENHOR AGRADOU MOÊ-LO*, fazendo-o *ENFERMAR*”. Lembra quando mencionamos que o *CORDEIRO* foi *MORTO* antes da *FUNDAÇÃO* do *MUNDO*! Deus é onisciente, assim sendo *ELES (PAI E FILHO)* tinham combinado sobre o *PLANO REDENTOR*. A *RESPOSTA* está no texto de Mateus, o *PAI* se transforma em *JUIZ* do *UNIVERSO* que juga nossos *PECADOS* no *FILHO* que é O *CORDEIRO de DEUS*. É *EXATAMENTE* o que disse Isaías,  *”AGRADOU MOÊ-LO”*. A *ÚNICA* alegria naquele *MOMENTO* era por *SALVAR* a *HUMANIDADE* do *INFERNO*, a *ALEGRIA* de Deus em *VER* o *SOFRIMENTO* do *FILHO* prova seu *INFINITO* amor por cada *HUMANO* na face da *TERRA*. Se *ENTREGUE* a Jesus *ENQUANTO* ainda há *ESPERANÇA*. Até amanhã!!!

06 de Março de 2020

Vou pular o verso *SETE* de Êxodo 12 e voltaremos depois para explicação, vamos adentrar nos versos *8 e 9*. Havia *REGRAS* divinas de como deveria se preparar o *CORDEIRO*, e esses detalhes precisam ser observados. Uma delas é que a *CARNE* precisava ser *ASSADA*. Por que? Carne *COZIDA* é menos calórica do que a *ASSADA*. Em geral, cada *100* gramas de carne de boi magra e crua, por exemplo, têm *21,5* gramas de proteína e *6,1* gramas de *GORDURA*, que depois de *METABOLIZADAS* pelo *ORGANISMO* transformam-se em *ENERGIA*, o *RESTANTE* é *ÁGUA*. A temperatura para *ASSAR* a carne é de cerca de *240 ºC*. Com isso, uma parte da *GORDURA* derrete, diminuindo um pouco as calorias. Porém, essa temperatura é suficiente para evaporar uma quantidade muito grande de água, fazendo com que a *GORDURA* restante fique muito mais concentrada. Para as carnes *COZIDAS*, aquecidas à temperatura de *100 ºC*, a quantidade de *GORDURA* que sai é relativamente *MENOR*, mas também a água restante é *MAIOR*, tornando-a, assim, mais úmida. As *PROTEÍNAS* sofrem pouca alteração com o aumento de temperatura. Além disso, a *GORDURA* que sai da carne *COZIDA* mistura-se com a água do cozimento, enquanto parte da que sai da carne *ASSADA* fica *RETIDA* em sua *SUPERFÍCIE*. O *POVO* estava se *ALIMENTANDO* e se *PREPARANDO* para uma *LONGA* viagem a *PÉ* pelo *DESERTO*. Isto *EXIGIA* uma grande *QUANTIDADE* de *ENERGIA*. Sabemos que a *CARNE* é um alimento que demora muitas *HORAS* para fazer a *DIGESTÃO* em nosso *ORGANISMO*, isso iria ajudar em muito no *TEMPO* de *VIAGEM*. O fato de ser *ASSADA* contribuía para uma *QUANTIDADE* maior de *ENERGIA* acumulada por ser mais *CALÓRICA*. A Bíblia é cheia de detalhes. Até amanha!

07 de Março de 2020

 O *CORDEIRO  PASCOAL*, era um *TIPO* de *CRISTO*, cercado de detalhes. Além de ter todas orientações do modo de preparo, tinham também as coisas que acompanhavam o *CORDEIRO*. É mencionado *”PÃES ÁZIMOS”* e *”ERVAS AMARGAS”*. Qual seria o *SIGNIFICADO* dessas misturas? Os pães ázimos, significa um tipo de *PÃO* sem *FERMENTO*, em algumas ocasiões o *FERMENTO* tipificou o *PECADO*, algo que o *CORDEIRO de DEUS* não conheceu. E as *”ERVAS AMARGOSAS”*? As ervas amargas *SIMBOLIZAM* os sofrimentos e dificuldade do povo israelita no *CATIVEIRO*. Demonstrava as aflições que aquele povo passou durante o período fora da sua *TERRA PROMETIDA*. Na próxima vez que você comer ou imaginar que está comendo da carne de cordeiro, medite sobre o *SACRIFÍCIO* que Jesus Cristo fez para *LIVRAR* você da *CONDENAÇÃO ETERNA* por causa seus *PECADOS*. Talvez você perceba que o *SABOR* da carne *ELIMINA* todo o *AMARGOR* que ainda *RESTE* do sabor das *ERVAS*. Pondere sobre o que os *ISRAELITAS* poderiam *APRENDER* sobre o *LIBERTADOR* ao comer a *CARNE* de *CORDEIRO*. Tudo sempre *INTERLIGADO*. Até amanhã se Deus permitir.

08 de Março de 2020

Outro detalhe interessante, é que deveriam comer o *CORDEIRO PASCOAL* por inteiro, até mesmo as partes mais *COMPLICADAS*. Veja: “a sua *CABEÇA* com os seus *PÉS* e com a sua *FRESSURA*” (Ex 12:9). A torá traduz: cabeça, pés e suas *ENTRANHAS*. Qual lição tiramos de tal ordem divina? *CRISTO* é o *CENTRO* de *TUDO* e de *TODOS*, sabemos que *TUDO* foi criado por *ELE* e para Ele. Paulo apresenta na carta aos Efésios como a *CABEÇA* da igreja. “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como *CABEÇA* da igreja” (Ef 1:22). Ao comer a *CABEÇA*, demonstra *TOTAL* controle sobre nossas vidas, *TOTAL* aceitação Dele ser *O* *CABEÇA*! Quando faz referências aos *PÉS*, encontramos a lição dos membros que nos conduz ao *CAMINHO*, são os *PÉS* que nos direciona a *SEGUIR* para o *ALVO*, lembrando que quando *NÃO* conhecíamos a verdade, *ÉRAMOS* como ovelhas *PERDIDAS*, sem *DIREÇÃO*, sem um *ALVO* certo a alcançar. Quando o autor menciona “suas entranhas”, mostrando que deveríamos comer o *CORDEIRO* inteiro, apresenta a lição de que devemos nos *ALIMENTAR* de Cristo, precisamos desse alimento *DIARIAMENTE*, sem *ELE* não podemos *SOBREVIVER* das armadilhas do *INFERNO*. Você já se *ALIMENTOU* de Cristo hoje? (DEUS = JESUS = ESPIRITO = PALAVRA = VERBO =LUZ). Amanhã continuaremos se Deus permitir.

09 de Março de 2020

Outro ponto relevante sobre o *CORDEIRO PASCOAL* e a maneira de ser *INGERIDO*, era a ordem para que nenhum *OSSO* fosse *QUEBRADO*. “Numa casa se *COMERÁ*; não levarás daquela carne fora da casa, nem dela *QUEBRAREIS OSSO* (Ex 12:46). Os judeus foram ensinados que os animais *OFERECIDOS* em *HOLOCAUSTO* para Deus deveriam ser *PERFEITOS* e sem *MANCHAS*, inclusive não deveriam *QUEBRAR* nenhum *OSSO*. Como o *CORDEIRO PASCOAL* era um tipo de *CRISTO*, Jesus morreu como os *CORDEIROS* que eram *SACRIFICADOS* para a refeição da Páscoa. Nenhum *OSSO* destes *CORDEIROS* sacrificiais poderia ser *QUEBRADO* (Ex.12:46; Nm 9:12). Jesus, o *CORDEIRO de DEUS*, foi um sacrifício *PERFEITO* pelos *PECADOS* do mundo (1 Co 5:7). Para se entender melhor tal assunto, se faz necessário também a compreensão de como era executado um condenado a morte de *CRUZ*…Amanhã daremos sequencia se o Pai permitir.

10 de Março de 2020

Os *OSSOS* do *CORDEIRO* não poderiam ser *QUEBRADOS*, mas *NÃO* quer dizer que *ELE* foi poupado de enorme *SOFRIMENTO*! Vamos tentar traçar um pouco a *TRAJETÓRIA* da *CRUCIFICAÇÃO*. A situação era tão *DRAMÁTICA* e *TENSA* que ocorreu um fato que é conhecido pela comunidade científica por *HEMATIDROSE*. Veja: “E, posto em *AGONIA*, orava mais *INTENSAMENTE*. E o seu *SUOR* tornou-se como grandes *GOTAS* de *SANGUE*, que *CORRIAM* até ao chão” (Lc 22:44). Vamos tentar entender esse *VOCÁBULO* que pode parecer estranho a primeira vista. A *HEMATIDROSE* é um fenômeno *RARÍSSIMO*, apenas uma fraqueza *FÍSICA* excepcional onde o *CORPO* inteiro *DÓI*, acompanhada de um abatimento violento causada por uma profunda *EMOÇÃO*, por um grande *MEDO*. Apenas um ato destes pode causar o *ROMPIMENTO* das finíssimas *VEIAS* capilares que estão sob as glândulas sudoríparas onde o *SUOR* anexa-se ao *SANGUE* formando a *HEMATIDROSE*. A *HEMATIDROSE* pode ser mas entendida com uma *TRANSPIRAÇÃO* de *SANGUE* acompanhada de *SUOR*. Tudo isso por mim e por você…Até amanha se Deus permitir.

11 de Março de 2020

Fato interessante sobre a *HEMATIDROSE*, está associado as desordens sanguíneas. Fisiologicamente é devida à congestão vascular capilar e hemorragias nas glândulas sudoríparas. A *PELE* se torna *FRÁGIL* e *TENRA*. Pense como ficou a pele do *CORDEIRO de DEUS (JESUS CRISTO)*. Lembrando que logo em seguida, *ELE* seria submetido a um jejum que duraria toda a noite e em seguida a *FLAGELAÇÃO*, que consistia em uma preliminar legal para toda *EXECUÇÃO* Romana (a crucificação era princípio romano e não judaico). *DESPIAM* a parte *SUPERIOR* do corpo da vítima, *AMARRAVAM-NA* a um *PILAR* pouco elevado, com as *COSTAS* encurvadas, de modo que ao descarregar os golpes sobre ela nada perdessem de sua força. E golpeavam sem *COMPAIXÃO*, sem *MISERICÓRDIA* alguma. O instrumento usual era um *CHICOTE* curto com várias cordas ou correias de couro, às quais se atavam pequenas *BOLAS* de ferro ou pedacinhos de *OSSOS* de ovelhas a vários intervalos. Quando os soldados açoitavam repetidamente e com todas as suas forças as *COSTAS* de sua vítima, as *BOLAS* de ferro causavam profundas contusões e hematomas. As *CORDAS* de couro com os *OSSOS* de ovelha *RASGAVAM* a *PELE* e o tecido celular. Ao continuar os *AÇOITES*, as lacerações *CORTAVAM* até os *MÚSCULOS*, produzindo tiras *SANGRENTAS* de *CARNE* rasgada. Criavam-se as condições para produzir perda importante de líquidos (sangue e plasma). Passou por todo esse *SOFRIMENTO*, por causa de meus *PECADOS* e seus *PECADOS, nenhum osso foi quebrado. Até amanha se o Criador permitir.

12 de Março de 2020

Logo após o fenômeno da *HEMATIDROSE*, veio a *COROA* de *ESPINHOS* para nosso *LIBERTADOR*. Tão cedo na Bíblia os *ESPINHOS* aparecem relacionados à Queda do homem e o sofrimento subsequente a ela. Quando Adão e Eva pecaram, a *NATUREZA* também sofreu a *MALDIÇÃO* divina por causa do *PECADO*. Então os *ESPINHOS* e abrolhos são mencionados na narrativa bíblica como representando o resultado dessa *MALDIÇÃO* (Gn 3:17,18). Como mencionamos outras vezes, tudo na Bíblia esta *INTERLIGADO*. Exatamente por este motivo, a coroa de *ESPINHOS* retrata o Cristo carregando sobre si a *MALDIÇÃO* divina em relação à terra, com o objetivo de livrar tanto a natureza quanto a nós, dessa *MALDIÇÃO*. Como seria a *COROA* que colocaram em Jesus? Ao longo dos séculos, criou-se a imagem de uma *COROA* circular entrelaçada. Porém alguns autores antigos informam que a *COROA* de espinho que colocaram sobre a cabeça de Jesus era na verdade uma espécie de “pileus” (carapuça, gorro), que cobria e tocava toda a região da parte de cima da cabeça em todos os lados, e não uma tiara. O pileus era entre os romanos uma espécie de *GORRO* semi-oval de feltro e envolvia a cabeça e servia para o trabalho. Frederick Zugibe, médico-legista, autor do livro A Crucificação de Jesus, afirma que os *ESPINHOS* eram duros, rentes e afiados e podem ter sido trançados em forma de boné, pois esta forma de trançar teria permitido que uma quantidade maior de *ESPINHOS* perfurasse o topo da cabeça, a fronte, a parte traseira e as laterais. Marcos deixou o relato da coroação descrito assim: “E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lhe puseram na cabeça. E começaram a saudá-lo, dizendo: Salve, Rei dos Judeus! E feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram” (Mc 15:17-19). Como consequência da perfuração dos espinhos na cabeça e, devido à grande quantidade de vasos sanguíneos no couro cabeludo, o sangue jorrava livremente pela face. Amanha continuaremos!

13 de Março de 2020

Ontem terminamos com o texto de Marcos, hoje vamos ver o mesmo assunto relatado por Mateus “E, tecendo uma *COROA* de *ESPINHOS*, puseram-lha na *CABEÇA*, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus. E, cuspindo nele, tiraram-lhe a *CANA* , e *BATIAM-LHE* com ela na *CABEÇA*. (Mt 27:29-30). Tanto Marcos quanto Mateus, mencionam que depois de *COROA-LO*, eles *BATIAM* na *CABEÇA* do Senhor, aqueles *ESPINHOS* do tamanho de *5cm* aproximadamente, *PENETRAVAM* no *CRÂNIO* do Senhor, foram muitas *PERFURAÇÕES*, houve mais perda *SANGUÍNEA*, devido aos espinhos. Isto vem a confirmar o que claramente informa Mateus: que a *COROA* era uma espécie de *GORRO* formada de *ESPINHOS* entrelaçados, e *NÃO* uma *FORMA* de *ANEL*. Para os soldados que ali estavam, “um rei precisa de uma coroa”, e como eles zombavam de Jesus, eles queriam mesmo que O Senhor tivesse sobre a cabeça algo *HORROROSO* tanto no material como no formato, o que colocaram sobre a cabeça de Jesus era algo muito, mas muito *FEIO* mesmo. O couro cabeludo é uma *REGIÃO* do nosso corpo que *SANGRA* com muita facilidade e em grande quantidade, como essa espécie de *TOCA* foi colocada na *CABEÇA* de Jesus a *PAULADAS*, os ferimentos devem ter feito correr bastante *SANGUE*, ferindo bastante o crânio em toda a sua superfície. Jesus já estava muito *DEBILITADO*: *SUOU* sangue no Jardim do Getsêmani, foi *ESPANCADO* brutalmente, e perdia *SANGUE* com a *COROA* de *ESPINHOS*. A comunidade científica diz que a essa altura, Jesus estava fraco, zonzo, pálido, com falta de ar, surtos intermitentes de transpiração; mal se sustentando em pé. Apesar de todo esse castigo, Jesus ainda enfrentaria o pior de todos eles. Até amanhã de Deus permitir.

14 de Março de 2020

O sofrimento do *LIBERTADOR* ainda não tinha terminado, a *PIOR* parte ainda *VIRIA*. Obrigou-se Jesus, como era o costume, a carregar a *CRUZ* desde o *POSTE* de *FLAGELAÇÃO* até o lugar da *CRUCIFICAÇÃO*. A *CRUZ* pesava mais de *300 libras (136 quilogramas)*. Somente o patíbulo, que pesava entre *75 e 125 libras*, foi colocado sobre sua nuca e se balançava sobre seus dois ombros. Lembrando que Jesus estava muito *DEBILITADO*, devido ao volume de *SANGUE* que já havia *PERDIDO*. Com esgotamento *EXTREMO*, teve que caminhar um pouco mais de meio quilômetro *(entre 600 a 650 metros)* para chegar ao lugar do suplício. O nome era *GÓLGOTA* que significa *“lugar da caveira”*, já que era uma protuberância rochosa, que teria certa semelhança com um crânio humano. Hoje se chama, pela tradução latina, *CALVÁRIO*. Antes de começar o suplício da *CRUCIFICAÇÃO*, era costume dar uma bebida aos condenados; com o fim de mitigar um *POUCO* suas *DORES*. Quando apresentaram a Jesus, não quis bebê-la. O que poderia mitigar uma dor moral e física tão intensa, quando seu corpo, todo *MOÍDO*, só esperava enfrentar seu *ÚLTIMO* suplício, sem *ALÍVIO* algum, com pleno domínio de si mesmo. Amanhã tem mais se Deus permitir.

15 de Março de 2020

Chegando ao lugar conhecido por *CAVEIRA*, já quase sem *FORÇAS*, foi literalmente *PREGADO* no madeiro que *ELE* mesmo *CARREGOU*. Informações sobre os *PREGOS* utilizados: a *CABEÇA* do prego tinha *UM CENTÍMETRO* de diâmetro e *COMPRIMENTO* de *13 a 18* centímetros. Outro *DETALHE* importante, é que os *PREGOS* não eram fincados na *MÃO*, e sim na área próxima aos *PULSOS*, pois a *CRUZ* era *SUSPENSA* e *SOLTA* em um *BURACO* cavado para *SUSTENTAÇÃO* da mesma e do *CRUCIFICADO*, esse *IMPACTO* iria rasgar as *MÃOS* e *PÉS*. Colocar os *PREGOS* nas *MÃOS* fazia com que se *RASGASSEM* facilmente, posto que não tinham um suporte ósseo importante. A possibilidade de uma *FERIDA* dolorosa foi *GRANDE*. O *PREGO* penetrado destruía o nervo sensorial motor, ou comprometia o nervo médio. A afecção de qualquer destes nervos *PRODUZIA* tremendas descargas de *DOR* em ambos os *BRAÇOS*. O empalamento de vários ligamentos provocou fortes contrações nas mãos. Essas informações *CLINICAS* são importantes para cada ser *HUMANO* perceber a *DOR* e *AFLIÇÃO* que passou nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o *PREÇO* de nossa *REDENÇÃO* não foi *SIMPLES*, por isso não haverá nenhuma *DESCULPA* no dia do *JUÍZO FINAL*.  Entregue-se hoje mesmo ao Senhor Jesus Cristo. Amanha continuaremos com a permissão do Criador.

16 de Março de 2020

O sofrimento *NÃO* diminuía e *SIM* aumentava, depois de cravar seus *BRAÇOS* naquela *CRUZ*, foram cravar os *PÉS*. Há uma controvérsia sobre o fixar os pés, foram cravados *AMBOS* os *PÉS* com um só *PREGO* ou se empregou um *PREGO* para cada *PÉ*? É muito mais provável que cada um dos pés do Salvador tenha sido fixado à *CRUZ* com cravo *DISTINTO*. Alguns *RELATOS* falam de *QUATRO* pregos, “os padecimentos físicos já tão violentos ao fincar os pregos, em órgãos extremamente sensíveis e delicados, fazia-se ainda mais intensos pelo *PESO* do *CORPO* suspenso pelos *PREGOS*, pela forçada imobilidade do paciente, pela intensa *FEBRE* que sobrevinha, pela ardente *SEDE* produzida por esta *FEBRE*, pelas convulsões e espasmos, e também pelas moscas que o *SANGUE* e as *CHAGAS* atraíam”. Diante de tanto sofrimento, não faltou quem dissesse que os *PÉS* do Salvador *NÃO* foram *CRAVADOS*, mas simplesmente *AMARRADOS* à *CRUZ* com *CORDAS*; mas a Bíblia tem suas afirmações sobre tal fato, o salmista escreveu sobre o assunto “*TRANSPASSARAM* minhas *MÃOS* e meus *PÉS*”; encontramos o assunto também relatado pelo biógrafo, apóstolo e médico Lucas…“vejam minhas*MÃOS* e meus *PÉS*; sou eu mesmo; apalpem e vejam. E, dito isto, mostrou-lhes as *MÃOS* e os *PÉS*”. (Lc 24, 39-40). Sendo assim, não temos como querer poupar o Senhor de mais essa *DOR* e *SOFRIMENTO* por cada um de nós, *PENSE* mais uma *VEZ* em tudo aquilo que *ELE* passou na *CRUZ para nos permitir a *SALVAÇÃO ETERNA*. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

17 de Março de 2020

Em momento oportuno, voltaremos a tratar sobre o assunto da *CRUCIFICAÇÃO* com *DEZENAS* de novos *DETALHES*, mas o foco agora é mostrar que nenhum *OSSO* foi *QUEBRADO*, que a Palavra de Deus nunca *FALHA* e nunca entra em *CONTRADIÇÃO*. Os judeus foram ensinados que os animais oferecidos em *HOLOCAUSTO* para Deus deveriam ser *PERFEITOS*, sem *MANCHAS* e sem *DEFEITOS*, inclusive não deveria *QUEBRAR* nenhum *OSSO*. Jesus *MORREU* como os *CORDEIROS* que eram *SACRIFICADOS* para a *REFEIÇÃO* da Páscoa. Nenhum *OSSO* destes *CORDEIROS* sacrificiais poderia ser *QUEBRADO* (Ex.12:46; Nm 9:12). Jesus, o *CORDEIRO* de *DEUS*, foi um sacrifício *PERFEITO* pelos *PECADOS* do mundo (1 Co 5:7). O fato dos soldados não ter *QUEBRADO* nenhum dos *OSSOS* de Jesus *CRUCIFICADO* também confirma a sua *IDENTIFICAÇÃO* com o *CORDEIRO PASCOAL* que passou a ser *IMOLADO* em Israel desde a *NOITE* da *LIBERTAÇÃO* do *EGITO* (Ex 12:46 e Num 9:12). Jesus quer te *LIBERTAR* de uma *ESCRAVIDÃO* muito *MAIOR* que a do Egito. Até amanhã se o *LIBERTADOR* permitir.

18 de Março de 2020

Os criminosos *CRUCIFICADOS* pelos romanos permaneciam na *CRUZ* até *APODRECER* ou fossem *DEVORADOS* pelas aves de *RAPINA* ou por alguma *FERA*. Porém, o costume *JUDAICO* era outro: “Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, o seu *CADÁVER* não *PERMANECERÁ* no *MADEIRO*, mas certamente o *ENTERRARÁS* no mesmo *DIA*; porquanto o *PENDURADO* é *MALDITO* de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança” (Dt 21:22-23). Esse mandato conduzia aos *JUDEUS* a desejar o *ENTERRO* do *EXECUTADO*. Por isso, a liderança judaica correu a Pilatos e lhe *PEDIU* o favor de *QUEBRAR* as *PERNAS* do *CRUCIFICADO* com uma *BARRA de FERRO*, como um *GOLPE* de *MISERICÓRDIA* acelerando a *MORTE* devido à dor terrível que causaria. Pilatos concede mais uma vez o desejo dos judeus e os soldados vão imediatamente cumprir a *HORRENDA* operação, começando pelos *MALFEITORES*, porém *VIRAM* que Jesus já estava *MORTO* e não *USARAM* seus *MARTELOS*. “Foram, pois, os soldados, e, na verdade, *QUEBRARAM* as *PERNAS* ao *PRIMEIRO*, e ao *OUTRO* que como ele fora crucificado; Mas, *VINDO* a *JESUS*, e vendo-o já *MORTO*, não lhe *QUEBRARAM* as *PERNAS*” (Jo 19:32-33). Até amanhã se Deus permitir.

19 de Março de 2020

Mas, enfim, para que serve esta *INTERVENÇÃO* divina, esta libertação, esta defesa para não quebrar os ossos? Por que o Pai *INTERVÉM* somente agora, depois do fim, e ainda *NÃO* para ressuscitar o Filho mas para impedir a *FRATURA* dos *OSSOS* de um *MORTO*? É só o cumprimento das Escrituras? Claro que já seria suficiente! Mas este fato revela, antes de mais nada, que o *ESPAÇO* entre a *MORTE* e a *RESSURREIÇÃO* não está fora do desígnio do Pai. O *AMOR* providencial do Pai *OPERA* também *DENTRO* da *MORTE*. E este é um aspecto essencial da esperança cristã (ressurreição). A *ESPERANÇA* da *LIBERTAÇÃO* do *DESTINO* de *MORTE* do qual a humanidade é *PRISIONEIRA* desde o *PECADO* original não é *SOMENTE* a *ESPERA* de um *”DEPOIS”*, de um *”ALÉM”* da *MORTE*, mas uma *CONFIANÇA* possível também, e agora, dentro da condição *MORTAL*. A *SALVAÇÃO*, a *LIBERTAÇÃO*, a *REDENÇÃO*, a *VIDA ETERNA* são acontecimentos que nos *SALVAM* do destino de *MORTE* invadindo-o com um desígnio divino, com uma *PROVIDENCIA* que transforma subitamente o destino *MORTAL* no lugar no qual Deus opera com amor e para uma vida maior, uma *VIDA ETERNA*. Explicar esse substantivo *(VIDA)* e esse adjetivo *(ETERNA)*, só pela *FÉ*. Amanhã continuaremos se o *ETERNO* permitir.

20 de Março de 2020

 Voltando para Êxodo 12, encontramos outra exigência na ingestão do *CORDEIRO PASCOAL*, que deveria ser comido com pães *ASMOS* (pão sem fermento): “E cozeram bolos ázimos da massa que levaram do Egito, porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não se puderam deter, nem prepararam comida” (Ex 12:39). Na antiga Páscoa judaica, as famílias *RETIRAVAM* de suas *CASAS* todo o *FERMENTO*. Não podia ser achado *FERMENTO* nas *CASAS*, do dia *14* até o dia *21*, sob *PENA* de *MORTE*. Indicava que na noite da saída do Egito não houve tempo para levedar as massas para os pães, pois o povo saiu “às pressas”. Encontramos no Novo Testamento o texto mencionado por Paulo, fazendo um *PARALELO* do *FERMENTO* com o *PECADO*: “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de *FERMENTO* faz *LEVEDAR* toda a *MASSA*? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, *NOSSA PASCOA*, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade” (I Cor 5:6-8). É impressionante como o *CORDEIRO PASCOAL* era um tipo de *CORDEIRO de DEUS*. Amanhã tem mais se o *CORDEIRO* permitir.

21 de Março de 2020

Mas também fazendo uma *ANALOGIA* sobre o *FERMENTO* e o *PECADO*, encontramos as passagens de aos Hebreus: “Porque não temos *UM* sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas *FRAQUEZAS*; porém, *UM* que, como *NÓS*, em tudo foi *TENTADO*, mas sem *PECADO*” (Hb 4:15). Ele foi *MOÍDO*, tentado, sofreu *HEMATIDROSE*, foi *COROADO* com uma *COROA* de *ESPINHOS*, carregou a *CRUZ*, foi *PREGADO*, abandonado por *TODOS* os discípulos, mas não *PECOU*!!! Por isso o *CORDEIRO PASCOAL*, que tipificava o *CORDEIRO de DEUS* era *COMIDO* com *PÃES SEM FERMENTO*. Outra característica é que deveria ser comido as *PRESSAS*. Por que? No caso de Israel, eles teriam que sair do Egito a qualquer momento, deveriam estar prontos para não serem pegos de *SURPRESA*. Mas que lição *TRÁS* para *NÓS*? O dia se *APROXIMA*,  e a *IGREJA* do Senhor Jesus deve *CUMPRIR* sem *DEMORA* sua *MISSÃO*, as almas ainda estão perecendo e *NÓS* precisamos fazer a *DIFERENÇA*. Devemos estar prontos a voz do Mestre: *IDE e PREGAI*. Até amanhã se Deus nos permitir.

22 de Março de 2020

O povo de Israel, deveria comer o *CORDEIRO* com a cintura apertada “Assim pois o comereis: os vossos lombos *CINGIDOS*, os vossos *SAPATOS* nos *PÉS*, e o vosso *CAJADO* na *MÃO*; e o comereis *APRESSADAMENTE*; esta é a páscoa do Senhor (Ex. 12:11). O povo de Israel estava *PRESTES* a deixar muitos anos de *ESCRAVIDÃO* para trás, deveriam *COMER* em *ALERTA*. Cajado nas mãos, lombos cingidos, sandálias nos pés; *APARELHADOS* para *MARCHAR* em direção da herança *PROMETIDA* por Deus. Por que nós também não vivemos *PRONTOS* para a *OBRA*? Por que não *DESAFIAMOS* os crentes a se entregarem para o serviço do Senhor? Por que não *TREINAMOS* mais obreiros, pastores e missionários para a causa? Por que é tão *DIFÍCIL* imitar homens e mulheres da Bíblia que se *ENTREGARAM* de *CORPO* e *ALMA* para o serviço do Senhor? Por que as igrejas da atualidade não conseguem *AVANÇAR*? Será que não vivem cada dia como se fosse o *ÚLTIMO*? Será que não estão preparados? Se Deus permitir, amanhã escreverei sobre esse tal de *CORONAVÍRUS*,  pois nem assim o povo acorda.

23 de Março de 2020

 Diante dos últimos acontecimentos que cercam o *MUNDO*, resolvi *ESCREVER* algumas meditações extras, fugindo um pouco do meu *ASSUNTO* diário, postarei algo falando sobre *AS PEQUENAS COISAS*. De repente, surgiu um *VÍRUS*, invisível a *OLHO NU* e conseguiu *PARALISAR* quase todo *PLANETA*, algo tão *PEQUENO* que me fez lembrar as palavras de Paulo “E sabemos que *TODAS* as coisas *CONTRIBUEM* juntamente para o *BEM* daqueles que *AMAM* a *DEUS*… (Rm 8:28). Olhando por esse prisma, me fiz a pergunta: Esse *CORONAVÍRUS* está trazendo algo benéfico para a sociedade? Vejamos:

1º As pessoas voltaram a ter tempo!!! De repente uma sociedade totalmente ocupada, passou a ter *TEMPO* de sobra! *TEMPO* esse que agora não sabem nem o que *FAZER* com tanto *TEMPO*, já ouvi alguns dizerem, que *NÃO* aguentam mais *FICAR CONFINADO* em *CASA*, o *TEMPO* voltou a *FAZER* parte da *VIDA* de cada cidadão, simplesmente por causa de um pequeno *VÍRUS*. As *FAMÍLIAS* voltaram a ficar *REUNIDAS* em suas casas. Coisa rara! *PAIS* e *FILHOS JUNTOS*, contando história, lendo livros, assistindo um filme, comendo pipoca, voltaram a se abraçar e conversar novamente, quando que poucos dias pareciam estranhos. Que bom ver as *FAMILIAS* unidas novamente. Tudo isso por causa de um pequeno *VÍRUS*. Como é *DIFÍCIL* enxergar a *REALIDADE*, o trabalho que para alguns era o único *ALVO* da *VIDA*, agora ficou para segundo plano, “férias” inesperadas. Olhando assim, enxergamos o lado *POSITIVO* desse *VÍRUS.

2º As pessoas voltaram a *VALORIZAR* a criatura humana: Por causa de um pequeno *VÍRUS*, as pessoas perceberam que *DINHEIRO* não é *TUDO*, quando *VIRAM* as *PRATILHEIRAS* dos supermercados *VAZIAS*, perceberam que o *DINHEIRO* não serve como *ALIMENTO*, quando o inimigo não escolhe classe social, cor ou raça, as pessoas passaram a olhar o *PRÓXIMO* com o amor cristão, quando o *DINHEIRO* não pode *COMPRAR* a *SAÚDE*, as pessoas perceberam que os bens *MATERIAIS* não tem *VALOR* como antes eram *VISTOS*. De repente *ACORDAMOS* e entendemos o que significa *SOLIDARIEDADE*, percebemos que estamos *TODOS* no mesmo *BARCO*, tudo por causa de um simples *VÍRUS*. Amanhã continuaremos se  Deus permitir.

24 de Março de 2020

Continuando o assunto de ontem… Bastou um pequeno *VÍRUS* para que as *PESSOAS* compreendessem a *FRAGILIDADE HUMANA*,  que *NÓS (HUMANOS)* somos apenas *BARRO* e  voltaremos ao *PÓ*. Toda área *CIENTIFICA* teve que se *DOBRAR* a um ser tão *PEQUENO* e *OCULTO* que se torna invisível a olho nu. A *INTELIGENCIA* humana, tornou-se *FRÁGIL* diante de um simples *VÍRUS*.  Onde *ESTÃO* as redes *ACADÊMICAS* que tanto *SUBESTIMAM* o *DEUS CRIADOR*? Vejo aqueles que tanto *BLASFEMARAM* de Jesus nas festas *CARNAVALESCAS* e tantas outras, agora, *SUPLICAM* por *MISERICÓRDIA*. Nações que *DOMINAVAM* o mundo, de repente, foram *ASSOLADAS* pela *PESTE*, e toda arrogância acabou. O *SOBERANO* mostrou mais uma *VEZ* que Ele é o *ARQUITETO* do mundo, só nele há *PODER* e *PROTEÇÃO*, que a *VIDA* está em suas *MÃOS*, a *CRIATURA* tem que se *SUBMETER* aos seus princípios, senão *SOFRERÁ* a *IRA* do *ETERNO* … Como um ser tão *PEQUENO*, vira o centro das *ATENÇÕES*?! Assumiu o tempo quase que *INTEGRAL* dos jornais, revistas e os meios de informação, não se *FALA* mais nada nesta *TERRA*, a não ser *CORONAVÍRUS*. Tão pequeno, mas de grande repercussão. Amanhã continuaremos com a permissão do Criador.

25 de Março de 2020

Em *POUCOS* dias a *ROTINA* do mundo *MUDOU*, as arquibancadas nos *ESTÁDIOS* ficaram *VAZIAS*, os campeonatos foram *SUSPENSOS*, o time favorito, já não é o *CENTRO* das *ATENÇÕES*, as grandes *PLATEIAS* (cinema, teatro, parques de diversão, circo, shows etc) *DESAPARECERAM*! Até a *OLIMPÍADA*, um dos maiores eventos esportivos do planeta foi adiada *(PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA)*, só por *CAUSA* de um vírus. As praças, lojas, restaurantes, escolas, *TUDO PARALISADO*.  Diante do *CAOS*, surge muitas *PERGUNTAS* na sociedade: Onde está Deus? Onde está o Criador? Abandonou sua criatura? Por que Deus não faz nada diante de tanto sofrimento? Vou tentar ser sucinto para responder a algumas dessas perguntas. A maior *PROVA* que *EXISTE* um Deus Criador e que se *PREOCUPA* com a *ESPÉCIE HUMANA*, não está no caos físico *(CORONAVIRUS)*, mas *SIM* na parte *INVISÍVEL*, a *ALMA HUMANA*. “E não temais os que *MATAM* o *CORPO* e *NÃO* podem *MATAR* a *ALMA*; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mt 10:28). Enquanto o mundo *PAROU* por causa de um *VÍRUS* que está *MATANDO* o *CORPO*, Deus o Criador está de olho na *ALMA*. Depois que o *VÍRUS* chegou, as pessoas começaram a *SONHAR* com um *AMANHÃ* que pode *NÃO* existir, e *COMEÇARAM* a *VASCULHAR* um *PASSADO*, irretornável. Como o humano é *INGRATO*!!! Planejamos tantas *COISAS*, de repente, aparece um *VÍRUS* e mostra que *NÃO* somos *DONO* da *VIDA, NÃO SOMOS DONOS DE NADA!* As pequenas células do *CORPO* podem ser eliminadas por um minúsculo ser invisível, mas a *ALMA* não!!! Amanha continuaremos.

26 de Março de 2020

Ontem terminamos falando sobre a *ALMA*, que não pode *MORRER*, mas o *CORONAVIRUS* despertou novamente um *PROBLEMA* que a humanidade carrega a anos: a *MORTE* do corpo *FÍSICO*. Nenhum *HUMANO* consegue *DETER* o processo de *ENVELHECIMENTO*, a medicina sabe que um *BEBÊ* recém *NASCIDO*, já é *VELHO* o *SUFICIENTE* para *MORRER*. Quando estamos com a *SAÚDE 100%*, nos sentimos *IMORTAIS*, mas bastou um *VÍRUS* para ver uma pandemia *(do grego παν [pan = tudo/ todo(s)] + δήμος [demos = povo])* é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população. Os *MESTRES* na área de *FÍSICA*, sabem que nada no *UNIVERSO* é *ETERNO*, nada *DURA* para *SEMPRE*. De repente surge um homem, com uma nova mensagem *(VIDA ETERNA)*, onde nem *CORONAVIRUS* pode *INFECTAR* e atrapalhar… Essa mensagem resolveria o *PROBLEMA* *(MORTE)* da humanidade para sempre. Veja: “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a *VIDA ETERNA*; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6:40) e mais “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a *VIDA ETERNA*” (Jo 6:47). e mais “E dou-lhes a *VIDA ETERNA*, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10:28). Amanhã, se Deus permitir,  continuaremos

27 de Março de 2020

Para se combater uma nova doença *(bactéria, vírus, fungos)*, são gastos milhões, bilhões e até trilhões de dólares, Jesus *GASTOU* a sua *VIDA* para tornar realidade o *SONHO* da imortalidade *(VIDA ETERNA)*. O plano *REDENTOR* de Jesus, *PROVANDO* ser Deus (pois é o único que não pode deixar de existir, único que não tem princípio de dias e nem fim, único que transcende o caos físico do universo), *ERA* garantir *VIDA ETERNA* a todo que *NELE CRER*. Como pode ser *ISSO*? Ele era apenas um *CARPINTEIRO*? Não! Ele *ERA* e *É* o *FILHO do DEUS VIVO*. Ele sacrificou-se para *PAGAR* o *DÉBITO* que os *HUMANOS* tinham com seu Pai “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo *RISCADO* a cédula que era *CONTRA* nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a *TORU* do meio de nós, *CRAVANDO-A* na *CRUZ*”. (Cl 2:13,14). *VIDA ETERNA* só em Cristo!!! Você duvida? Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

28 de Março de 2020

Vejamos uma pequena demonstração do porque Jesus poderia prometer *VIDA ETERNA*. Em João *17*, encontramos os seguintes dizeres: “Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: *PAI*, é chegada a hora; glorifica a teu *FILHO*, para que também o teu *FILHO* te glorifique a *TI*” (Jo 17:1). Esta oração de Jesus, é a *MAIOR* que temos registrada na Bíblia, o momento da *CRUCIFICAÇÃO* se aproximava, e Jesus revela *DETALHES* de sua *DIVINDADE* para todos. Veja “Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai”, Jesus chama *DEUS* de seu *PAI*, uma afirmação surpreendente. Ele não era *FILHO* do carpinteiro *JOSÉ*? Hoje em dia a expressão *FILHO de DEUS*, pode ser usada sem nenhum julgamento, mas na época de Cristo, isso era uma *BLASFÊMIA*, nenhum *MORTAL* poderia dizer que era filho do *TODO PODEROSO*. Mas *JESUS* o *FEZ*!!! Jesus estava afirmando que sendo *FILHO de DEUS*, ele tinha *NATUREZA DIVINA* (segunda pessoa da trindade). Mas *ELE* ainda fez outra afirmação mais profunda “E agora glorifica-me tu, ó *PAI*, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo *ANTES* que o *MUNDO EXISTISSE*” (Jo 17:5). Amanhã, com a permissão do Eterno, tentaremos explicar.

29 de Março de 2020

Ontem finalizamos com outra afirmação de Jesus que deixa qualquer um pasmo: “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo *ANTES* que o *MUNDO EXISTISSE*” (Jo 17:5). Ele já havia chamado *DEUS* de *PAI*, e agora diz algo que vai muito além da nossa *CAPACIDADE* de *ENTENDIMENTO* daqueles que não podem *VER* pela FÉ*. Ele simplesmente disse que *ERA* antes do *PRINCIPIO*, que Ele *ESTAVA* antes do *INICIO* do *INICIO*. Veja: A palavra *MUNDO* em grego é *(κόσμος / cosmo)*, Jesus *AFIRMOU* que *ANTES* que existisse o *(κόσμος / cosmo = mundo)*, Ele *ESTAVA LÁ*, junto com *SEU PAI*, Ele *AFIRMA* estar *ANTES* do *PRINCIPIO* do *PRINCIPIO*. Entendes? Tamanho entendimento só é possível *PELA FÉ*!!! Por isso Ele está muito *ALÉM* de um *VÍRUS*, por mais *MORTAL* que *SEJA*, Crer em Jesus Cristo é crer em Deus, é entender que o *PLANO REDENTOR* da trindade *ULTRAPASSA* qualquer crença *MORTAL*, nossa *VIDA* não é aqui (VIDA ETERNA), onde um simples *VÍRUS* pode *ABALAR* o *MUNDO*o, nosso mundo *(ETERNIDADE)* não é *ESSE*. Amanhã tem mais se o Eterno permitir.

30 de Março de 2020

Ainda afirmando sobre a *DIVINDADE* de Cristo, o mesmo autor João em outra passagem escreveu o seguinte “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão *EXISTISSE*, eu sou” (Jo 8:58). Preste bem atenção, quando Jesus chamou Deus de Pai, para um judeu, Ele blasfemou, mas usar a expressão *EU SOU*, ultrapassou qualquer código humano aceito na época. Ao responder *EU SOU*, não significava ser *SIMPLESMENTE* mais velho que Abraão, os judeus que *OUVIRAM* aquela expressão, tentaram *MATÁ-LO* “Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou” (Jo 8:59). Por que? Porque Ele usou uma *EXPRESSÃO* que somente foi usada no Velho Testamento por *DEUS*, demonstrando sua natureza *ETERNA*. Tudo no universo é *DESTRUTÍVEL*, quando Jesus usou tais palavras, estava *DECLARANDO* que tinha as mesmas dimensões alcançadas pela *CONJUGAÇÃO* dos tempos verbais do verbo *SER*: Ele é, era e será. Usamos o *VERBO EXISTIR* quando nos referimos a tudo que é *TEMPORAL*, principalmente *NÓS*, pois até um *(CORONAVÍRUS)* pode nos destruir *(CORPO)*, mas não a *ALMA*. O Verbo *EXISTIR* nos limita, pois estamos *CONFINADOS* ao tempo. Se *NASCER*, não poderá escapar de *MORRER*. Mas Jesus prometeu algo além da vida/morte. *VIDA ETERNA*. Amanhã continuaremos com a permissão do Pai

31 de Março de 2020

Preste muita atenção, *NÃO* estou contra as prevenções, mas como pode um *VÍRUS* abalar tanto a humanidade e esta mesma humanidade não se *ABALAR* com as *PALAVRAS* de Jesus. Por instantes, penso que na cabeça de alguns se passa a ideia que podem mudar a história. Todos sabem que um dia ao sair do *ÚTERO* de sua mãe, você terá que passar pelo capítulo final *(MORTE)*. Sendo assim, a *HUMANIDADE* deveria estar mais *PREOCUPADA* com a *ALMA*, do que com o *CORPO*. Acontece que com a praga do *CORONAVÍRUS*, me parece que o homem está mais preocupado com o *CORPO* do que com a *ALMA*. Ninguém discursou sobre a *VIDA* como Jesus e  ninguém pode falar sobre *VIDA ETERNA* se ele não for  *ETERNO*. Tudo nesse *UNIVERSO* será *DESTRUÍDO*, até o *CORONAVÍRUS*, mas aqueles que *CREEM* em Jesus Cristo e se *ENTREGAM* a Ele, tem o *NOME* escrito no *LIVRO* da *VIDA*, esses passaram da *DESTRUIÇÃO* para a *REDENÇÃO*. “Nós sabemos que passamos da morte para a vida…”(1 Jo 3:14). É pela fé que vivemos… Até amanhã se o Pai celestial permitir.