Meditações Teológicas – Nov/2019

01 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Talvez alguns leitores possam perguntar: Por que tratar sobre o *NOME* de Deus? No que isso influenciaria o meu dia a dia ou minha vida espiritual? Não basta *CONHECÊ-LO* como *SENHOR*? Não basta saber que *Ele é DEUS*? O que mudaria um *NOME*? Vamos tentar responder. É interessante verificar que o próprio Deus menciona que tem um *NOME* “E farei *CONHECIDO* o meu santo *NOME* no meio do meu *POVO* Israel, e nunca mais deixarei *PROFANAR* o meu santo *NOME*; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel (Ez 39:7). Além do mais, quando Deus *CRIOU* o homem, lhe deu um *NOME* (ADÃO). Quando Deus *CRIOU* os animais, pediu que Adão desse um *NOME* a cada espécie para poder *DISTINGUIR* cada um. Com isso entendemos que o *NOME* não é uma *INVENÇÃO* humana e sim um *SIGNIFICADO* divino. Diferente do que geralmente acontece na atualidade, os *NOMES* na antiguidade não serviam apenas para *DISTINGUIR* uma pessoa de outra, mas era uma *EXPRESSÃO* da própria *PESSOA* em si, refletindo sua *NATUREZA, IMPORTÂNCIA e POSIÇÃO*. Por conta desse *PRINCIPIO* às vezes um *NOME* poderia ser entendido como sendo uma *BENÇÃO* ou uma *MALDIÇÃO*, bem como não era raro que alguém *MUDASSE* de nome devido a algum acontecimento extraordinário. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

02 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O *NOME* de Deus *(conhecido como tetragrama)* é *IMPRONUNCIÁVEL*, no idioma *HEBRAICO* é demonstrado como *יהוה* , que posteriormente foi traduzido em línguas originárias do latim para nossa língua *(português)* seria *YHWH ou YHVH*, mais *CONHECIDO* como *TETRAGRAMA SAGRADO*. Esse nome em forma de tetragrama é considerado tão *SAGRADO* que os *JUDEUS* nem ousa *PRONUNCIA-LO*. Vamos tentar explicar: se os *JUDEUS*, donos da língua *HEBRAICA* não *PRONUNCIAM* o nome *(Deus  =  יהוה)*, quem vai saber qual é a *PRONUNCIA* correta? No *HEBRAICO* não existia *VOGAIS*, foram criados posteriormente pelos *MASSORETAS*. Pense comigo, meu nome é *HUMBERTO*, mas se eu *RETIRAR* as *VOGAIS* ficaria *HMBRT*, você saberia *PRONUNCIAR* esse *NOME*? Creio que não!? Nem eu saberia meu nome. E se você *TROCASSE* uma ou duas *VOGAIS*, meu *NOME* mudaria a *PRONUNCIA* completamente. Exemplo: *HAMBURTO*, veja que troquei *DUAS* vogais, a *PRONUNCIA* mudou. Assim é o nome *(Deus = יהוה )*. Estão *TENTANDO* arriscar *ALGUMAS VOGAIS*, isso é muito *PERIGOSO*. Vá prestando bem atenção. Originariamente, em hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda *יהוה* ou seja, *YHVH*. Formado por *QUATRO* consoantes hebraicas *(Yud י);  (Hêi ה);  (Vav ו);  (Hêi ה);  ou (יהוה)*, o Tetragrama *YHVH* tem sido *LATINIZADO* para *JHVH*, algo que não é uma *TRADUÇÃO* nem uma *TRANSLITERAÇÃO* aceitável. Amanhã continuaremos com a permissão do Pai e com toda reverencia cabível para tratarmos de um assunto tão importante.

03 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Não se *ASSUSTE* com as *EXPLICAÇÕES*, mas um *ASSUNTO* como esse preciso passar mais *DETALHES* para que os *LEITORES* não tenham *DÚVIDAS*, no final vou *PROVAR* que o nome *JEOVÁ* não é uma *TRADUÇÃO* fiel a língua original, por isso não *DEVE* ser *USADO*. Continuemos: O tetragrama *( יהוה )* aparece cerca de *6.828* vezes, sozinho ou em conjunção com outro *”NOME”*”, no texto *HEBRAICO* do Antigo Testamento, “Não tomarás o nome de *YHWH*, teu Deus, em vão, pois *YHWH* não considerará impune aquele que tomar seu *NOME* em *VÃO*” ( לֹ֥א תִשָּׂ֛א *אֶת־שֵֽׁם־יְהוָ֥ה* אֱלֹהֶ֖יךָ לַשָּׁ֑וְא כִּ֣י לֹ֤א יְנַקֶּה֙ יְהוָ֔ה אֵ֛ת אֲשֶׁר־יִשָּׂ֥א אֶת־שְׁמ֖וֹ לַשָּֽׁוְא ) Êxodo 20:7. Esse é o texto em *HEBRAICO*. Pode parecer *ESTRANHO* para o *LEITOR* na primeira *VISUALIZAÇÃO*, mas preciso esclarecer algumas informações nesse texto, no decorrer do estudo. Quando Deus se *APRESENTOU* a Moisés através de uma *SARÇA* e deu a ordem para este conduzir seu povo para a libertação da escravidão do Egito, o próprio Moisés sabia que deveria apresentar o *(nome de Deus  = אֶת-שֵׁם-יְהוָה)* aos seus irmãos hebreus para que estes *ACREDITASSEM* em suas *PALAVRAS*, por isso, *PERGUNTOU*: “Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: *QUAL É O SEU NOME?* Que lhes direi? Êxodo 3:13. Então *YHWH* lhe *RESPONDE*: Amanhã se Deus permitir veremos a *RESPOSTA* e o que está por *TRÁS* desse *VERBO*…

04 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Vamos começar com a *RESPOSTA* de ontem, mas o que vou mostrar no texto *ORIGINAL*, vai *INTRIGAR* os *LEITORES*, espere pela *CONCLUSÃO*, daí acredito que você *ENTENDERÁ* melhor. “E disse Deus a Moisés: *EU SOU O QUE SOU*. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: *EU SOU* me enviou a vós. (Ex 3:14). No texto original está assim: ( וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים אֶל־מֹשֶׁה אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה )

Vayiomer Elohim El Moshéh *ehyeh asher ehyeh*. Aqui está o problema ( אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה  =  ehyeh asher ehyeh ) que traduzido fica *EU SEREI O QUE SEREI*. O *VERBO* vem com o prefixo *(אֶ – alef)* que *EM HEBRAICO* é um *PREFIXO* de conjunção de *FUTURO*. A tradução que *USO* em parte das meditações é a *TORÁ*, a qual apresenta a seguinte *TRADUÇÃO* neste texto: *SEREI O QUE SEREI*. Como pode ser *FUTURO*? Deus ainda *IRIA* ser? Estranho não? Aqui se *ENCONTRA* um grande *SEGREDO* das Sagradas Escrituras. Quando Deus se *MANIFESTOU* a Moisés, um simples *MORTAL* como qualquer um de *NÓS*, Ele falou *ALGO* que Moisés não tinha como *ENTENDER* no *MOMENTO*. Amanhã daremos continuidade se O Eterno permitir.

05 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Mesmo que a passagem *BÍBLICA* pareça um pouco *COMPLICADA*, Deus não *QUER* que nós nos *ESQUIVAMOS* de *ESTUDAR!* Por isso vamos *CONTINUAR* nosso assunto de *ONTEM*: Repare que o *VERBO “SER”* no hebraico está no *FUTURO (SEREI)* e na tradução de Língua *PORTUGUESA* foi traduzido no *PRESENTE (SOU)*. Veja o *VERBO* (ser, estar = הָיָה) esta é a forma simples do verbo. Agora veja aqui o *VERBO* está com o *PREFIXO* “alef” ( אֶהְיֶה ) que é um *PREFIXO* de *CONJUGAÇÃO* de *FUTURO (SEREI)*. Tirando o *PREFIXO*, sobra o *VERBO* na sua forma *NORMAL*. Entende-se que este *NOME* sagrado, na realidade, é um *VERBO*, a forma causativa, indefinida, do verbo hebraico *HAWÁH*. *(“E O VERBO SE FEZ CARNE” CURIOSO NÃO?!)* Assim, segundo estudiosos, o Tetragrama *YHVH* significa *“ELE CAUSA QUE VENHA A SER”; “MOSTRE SER” ou “MOSTRARÁ SER“*, incorporando em si mesmo um propósito. Assinala o *PORTADOR* deste *NOME* (VERBO) exclusivo como *“AQUELE QUE TEM UM PROPÓSITO”*. Deus estava dizendo a Moisés: *UM DIA ESTAREI EM FORMA HUMANA, MAS VOCÊ NÃO TEM COMO ENTENDER AGORA ( אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה = ehyeh asher ehyeh = EU SEREI O QUE SEREI*. Aqui está um dos ensinos do cumprimento da profecia de Genesis 3:15 sobre o *LIBERTADOR*. Amanhã veremos que *EU SEREI* aparece no NT como *EU SOU*…futuro.

06 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Como finalizei a meditação de ontem, o texto no *HEBRAICO* estava apontando para um *FUTURO*, que Moisés não *TINHA* como *ENTENDER* na época. Hoje passarei mais *INFORMAÇÕES* sobre o *ASSUNTO*. A expressão, *VERBO* ou *NOME* *“EU SOU“*, como descrito anteriormente, não aparece somente no *VELHO TESTAMENTO*, mas também no *NOVO TESTAMENTO*, como uma *FORMA* de identificar quem *ERA* o Deus que se *APRESENTARIA* a humanidade, ou seja, a *PROFECIA* de Genesis *3:15* se cumprindo!!! Só *DEUS* poderia *SALVAR* essa *NAÇÃO* do *PECADO*, sabemos que o *LIBERTADOR* profetizado no *ANTIGO TESTAMENTO* que viria para *SALVAR* seu povo – *“MOSTRARÁ SER”, “AQUELE QUE TEM UM PROPÓSITO”, “ELE CAUSA QUE VENHA A SER”, “O EU SOU”*. Todas essas *EXPRESSÕES* derivadas do *YHWH* ou *YHVH* como explicado em meditação anterior, indicam que Deus estava ao *LADO DE SEU POVO*, estava *PRESENTE* e sempre estaria, e essa mesma expressão indica que *ELE SE MOSTRARIA* e *QUE TINHA UM PROPÓSITO* e viria a se apresentar declaradamente, *PESSOALMENTE* como *CAUSA QUE VENHA A SER.* Está ficando mais claro? Sei que não é *FÁCIL* entender assunto tão *PROFUNDO*, mas continue lendo as meditações, temos ainda mais explicações. Até amanhã com a permissão do *ETERNO* e veremos que quem falava com Moisés era o próprio Jesus, o *EU SOU*, o *YHWH*.

07 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A expressão hebraica *( אהיה אשר אהיה  = Ehye asher ehye )* em Grego da *SEPTUAGINTA* foi traduzida por *(egó eimí ho on  =  εγω ειμι ο ων)* que em *PORTUGUÊS* seria algo próximo de *”eu sou o ser” ou “Eu sou aquele que é”.* No *NOVO TESTAMENTO* vemos várias *FRASES* de Jesus com relação a sua identificação como o *YHWH* ou o *EU SOU*. Jesus se mostrou como o *EU SOU* com *PROPÓSITO*, ou seja, *AQUELE QUE SE MOSTRARIA*, que *ESTARIA* no *MEIO* dos *HOMENS*, que seria *UM* de *NÓS*, que *VIRIA* para *SALVAR* a *HUMANIDADE*, como havia sido *PROFETIZADO* nas escrituras sagradas do antigo testamento. Veja como aquilo que parecia *COMPLICADO* se torna tão *SIMPLES* que até uma criança consegue entender. Assim é a *BÍBLIA*, um livro tão *COMPLEXO* que os mais *SÁBIOS* não conseguem *EXPLICAR*, ao mesmo tempo um *LIVRO* tão *SIMPLES* que qualquer *LEIGO* pode entender. No evangelho de João, aparecem as mais enfáticas formas com que Jesus se identificava: *EU SOU o pão da vida*: João 6:35,41,48,51; *EU SOU a luz do mundo*: João 8:12; *EU SOU a porta das ovelhas*: João 10:7,9; *EU SOU o bom pastor*: João 10:11,14; *EU SOU a ressurreição e a vida*: João 11:25; *EU SOU o caminho, e a verdade e a vida*: João 14:6; *EU SOU a videira verdadeira*: João 15:1,5. *JESUS* é Deus *ENCARNADO*, Ele também usou o *VERBO* *EU SOU*, observe agora a *DIFERENÇA*, Ele *USOU* no tempo *PRESENTE*. Está *CLAREANDO* mais? Ou ainda está *CONFUSO*? Amanhã continuaremos se o Eterno permitir.

08 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Vou usar alguns textos do *NOVO TESTAMENTO*, para *EXPLICAR* aquilo que estou afirmando: “No princípio *ERA* o *VERBO*, e o *VERBO ESTAVA* com Deus, e o  *VERBO ERA* Deus. Ele *ESTAVA* no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas *POR ELE*, e sem ele *NADA* do que foi *FEITO* se *FEZ*. Nele *ESTAVA* a *VIDA*, e a *VIDA* era a *LUZ* dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as *TREVAS* não a compreenderam” (João 1:1-5) “No *PRINCIPIO* era o *VERBO*”. Lembre-se que o *TETRAGRAMA* ( יהוה ) O *NOME* de Deus é um *VERBO* (SEREI)! O Evangelho de João inicia com *EXATAMENTE* a mesma primeira *PALAVRA* da Bíblia em Gênesis, que no original em Hebraico é Bereshit – *“No princípio”*. Os primeiros versos, especialmente João 1:1 e João 1:14, são muito *ESPECIAIS* e *REVELADORES* da natureza divina de *JESUS CRISTO*, que no *PRINCIPIO* era o *VERBO*. João em poucas palavras consegue fazer uma *SÍNTESE* de diversos elementos que *APONTAM* para o Deus *ENCARNADO* na *PESSOA* de Cristo  *(EU SEREI)*. Vamos ver *DETALHES* que nos *MOSTRARÃO* que Jesus é Deus *ENCARNADO*. Ele é Deus que se *VESTIU* de *HUMANIDADE*, tornando-se como *UM* de *NÓS*, por amor, *VEIO* para que *PUDÉSSEMOS* ser *SALVOS*. Foi *ASSIM* que se *APRESENTOU* a Moisés *(EU SEREI)*, naquele momento, Moisés era *IMPOSSIBILITADO* de *ENTENDER* esse *FUTURO*. Até *HOJE* a grande *MAIORIA* ainda não entende. Amanhã tem mais se o (VERBO) nos permitir.

09 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Continuando lendo e evangelho de João, vai ficando mais claro o *(EU SEREI)*. Veja: “E o *VERBO* se *FEZ CARNE*, e *HABITOU* entre *NÓS*, e *VIMOS* a sua *GLÓRIA*, como a glória do *UNIGÊNITO* do Pai, cheio de graça e de verdade. João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem *APÓS* mim é *ANTES* de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Deus *NUNCA* foi *VISTO* por alguém. O Filho *UNIGÊNITO*, que está no *SEIO* do Pai, *ESSE* o *REVELOU*” (João 1:14-18). Os vocábulos *”HABITOU ENTRE NÓS”* e *”VIMOS A SUA GLÓRIA”* apresenta claramente o *(EU SEREI)*. Mas para *ESCLARECIMENTO COMPLETO*, João registra as seguintes palavras “Deus *NUNCA* foi *VISTO* por alguém. O Filho *UNIGÊNITO*, que está no seio do Pai, *ESSE* o *REVELOU*”. Leia atentamente *”DEUS NUNCA FOI VISTO”* é a explicação *CLARA* sobre o *EU SEREI*, dai João diz: “O Filho *UNIGÊNITO*, que está no seio do Pai, *ESSE* o *REVELOU*”. Quando Deus se *APRESENTOU* a Moisés, Ele falou sobre esse *FUTURO*, que a revelação pessoal de quem Ele era *SERIA* no *FUTURO* na pessoa de *CRISTO*, onde todos poderiam *VER*. Espero que a cada meditação esteja ficando mais claro o entendimento para cada leitor. Até amanhã se o *GRANDE EU SOU* permitir.

10 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A bíblia é um livro *PERFEITO* e *COMPLETO*. Completo em *QUÊ*? No *PLANO REDENTOR* para *SALVAR* a raça *HUMANA*! Por isso, se você tem a *CURIOSIDADE* e *NECESSIDADE* de entender da *SALVAÇÃO*, e o *POR QUE* ser *SALVO?* De *QUE* ser *SALVO*? *COMO* ser *SALVO*? Precisa *LER* a Bíblia *VÁRIAS* vezes por *COMPLETA*. Jesus explicava toda a Sua importância e Seu significado, mas as pessoas não *ENTENDIAM*, por isso disse: “Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as *OBRAS* que o Pai me deu para *REALIZAR*, as mesmas *OBRAS* que *EU* faço, testificam de *MIM*, que o Pai me *ENVIOU*. E o Pai, que *ME* enviou, ele mesmo *TESTIFICOU* de *MIM*. Vós nunca *OUVISTES* a sua voz, nem *VISTES* o seu parecer. E a sua palavra não *PERMANECE* em vós, porque *NAQUELE* que ele enviou *NÃO* credes vós. *EXAMINAIS* as *ESCRITURAS*, porque vós cuidais ter *NELAS* a *VIDA ETERNA*, e são elas que de *MIM* testificam. (João 5:36-39). Jesus explicava tanto que chegou a dizer: *” EU e o PAI SOMOS UM”* (João 10:30). E ainda disse: “…para que *CONHEÇAIS* e *ACREDITEIS* que o Pai *ESTÁ* em *MIM* e *EU NELE*” (João 10:38). Talvez agora com estes versículos, o esclarecimento do futuro *(EU SEREI)*, tenha ficado mais claro. Até amanhã com a permissão do Deus Eterno.

11 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Como podemos entender, essa *SIMPLES* expressão:  *EU SOU*  que como já vimos na sua *PRIMEIRA* aparição foi *EU SEREI* possui um significado *INFINITAMENTE* poderoso e que nos dá uma *PEQUENA* dimensão da *GRANDIOSIDADE* e ao mesmo tempo,  da *SIMPLICIDADE* de Deus. É o poder *MIRACULOSO* e *INFINITO* manifestado na *SARÇA ARDENTE*. Com as passagens *ESCLARECIDAS* do *NOVO TESTAMENTO*, podemos chegar a *CONCLUSÃO* de que o *EU SOU* *(VERBO = NOME)*, é o próprio Deus *MANIFESTO*, ou seja, Deus conosco *(EMANUEL)*, Deus presente, Deus que *NUNCA* deixará seu *POVO* e que *MORREU* numa *CRUZ* para *PAGAR* uma *DÍVIDA* que nós *NÃO* poderíamos *PAGAR*, esse Deus, o *YHWH, EU SOU, EU SOU O QUE SOU*, é *JESUS CRISTO*. O mesmo *JESUS* que usou *PALAVRAS* carregadas de *PODER* e *ETERNIDADE* para se *APRESENTAR* ao *MUNDO*. Nós devemos *CRER* no único *“EU SOU”* para termos a *VIDA ETERNA*. Somente uma *TRINDADE* divina poderia elaborar um *PLANO* para *SALVAR* uma *HUMANIDADE DECAÍDA* e afundada no *PECADO*. Esse foi o *MOTIVO* de *( יהוה  = YHWH  = אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה  =  ehyeh asher ehyeh  =  EU SEREI O QUE SEREI )*. Num *FUTURO* que só cabe a Deus, pois o homem só pode viver o *PRESENTE* deixando para trás um *PASSADO* e acreditando *PELA FÉ* com um *FUTURO* Até amanha com a permissão do grande *EU SOU*.

12 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Tenha um pouco de *PACIÊNCIA*, assunto *IMPORTANTE* e complexo como cabe uma explicação bem minuciosa, para eliminar qualquer dúvida. Vamos lá…Jesus se *IDENTIFICOU* aos judeus da mesma forma que Deus havia se *IDENTIFICADO* à Moisés, mas os judeus não *CRERAM*, não o *ACEITARAM*, ao contrário, por conta dessas declarações de Jesus, muitos deles queriam *MATÁ-LO* por *BLASFÊMIA* (Marcos 14:61-64), pois eles sabiam da *PODEROSA* importância que este (NOME = VERBO) tem e que Jesus estava se *IGUALANDO* a Deus. O interessante é que Jesus *SABIA* mais do que ninguém o quanto esse (NOME = VERBO) tinha importância e que qualquer pessoa que o usasse de qualquer *FORMA*, ou para se *IDENTIFICAR* com *ELE*, era *PASSÍVEL* de *MORTE*. Mas Jesus foi *ENFÁTICO* em dizer: antes que Abraão *FOSSE* (viesse a existir, nascer), *EU SOU*. Não *EU FUI*, mas *EXISTE ETERNAMENTE*. (João 8:56-59). O *VOCÁBULO* que aparece em João 8:58 traduzido por *EXISTIR* é *( γινομαι = ginomai = vir à existência, começar a ser, receber a vida, tornar-se, erguer-se, aparecer na história, aparecer no cenário)*. A resposta de Jesus também foi a sua *SUPREMA* auto-revelação. Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão *EXISTISSE*, *EU SOU*. Os dois verbos, *EXISTIR e SER*, são palavras *DIFERENTES* em grego. A palavra traduzida aqui como *EXISTISSE* significa literalmente *”entrasse na história”* e tem uma conotação *TEMPORAL*. O verbo *SER* não *TRANSMITE* uma ideia *TEMPORAL*, mas se refere a um sentido definitivo *(ETERNO)*. Daí o vívido contraste entre Abraão e Jesus. Entendeu??? Até amanhã.

13 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O que Moisés *ENTENDEU* com a *RESPOSTA* de Deus na expressão *EU SEREI O QUE SEREI*? A resposta que parece *SIMPLES* e sem *SENTIDO* apresenta uma *PROFUNDIDADE* enorme no *HEBRAICO*. Os *VERBOS* no *FUTURO* remetem a *AÇÕES* ou *DECISÕES* no futuro!. Visto que, *NÓS* não temos qualquer *POSSIBILIDADE* de saber nem  *CONTROLAR* o *FUTURO*. As *INCERTEZAS do que será o *AMANHÃ*, acompanham e atormentam-nos e nos obrigam a *BUSCARMOS* resposta no *TRANSCENDENTE*. *ALGO* que não está *PRESO* ao *TEMPO* e ao *ESPAÇO*. Com toda *REVERENCIA*, *”ESTE ALGO É DEUS”*. Agora que *SABEMOS* que o *FUTURO* estava nas *DECISÕES* que eles deveriam tomar *(Êxodo 3)*, *ENTENDEMOS* que Deus disse a Moisés: *O viver, existir, tornar-se, acontecer, vir, passar a ser, estar com vida, vivificar, restaurar à vida, refrigerar, reavivar, manter a vida, deixar viver, preservar*. Tudo isto estava *IMPLÍCITO* na essência de Deus “no *TETRAGRAMA* *( יהוה = YHWH)*. Ao projetar-se, Deus transfere para Moisés e o povo a *RESPONSABILIDADE* de *ESCOLHA*. O *FUTURO* deles dependia *EXCLUSIVAMENTE* da *DECISÃO* que tomariam, ao *ESCOLHER* Deus eles estavam *ESCOLHENDO* o direito à *VIDA*, a existência, fazer as *COISAS* acontecerem, refrigerar e *RESTAURAR a VIDA*. O mesmo *ACONTECE* quando uma *ALMA* se *ENTREGA* a *CRISTO*. Entendeu? Amanhã tem mais se Deus permitir! Estou orando por cada leitor para que Deus abra seu entendimento a cada dia para compreensão das *SAGRADAS ESCRITURAS*.

14 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda sobre o assunto *NOME DE DEUS*, vejamos mais informações: Deus tem um *SÓ NOME*, mas muitos *TÍTULOS*. Os dois *TÍTULOS* mais comum que Ele apresenta é justamente o *TÍTULO* de *DEUS* e de *SENHOR*. Sim, *DEUS* não é *NOME*, é sim um *TÍTULO*! Título esse que *DEMONSTRA* ao universo inteiro quem Ele *É*: ao saber que Ele é *DEUS*, sabe-se que Ele é o *SER MÁXIMO* no universo, o *SOBERANO*: máximo em *PODER*, em *AUTORIDADE*, em *SABEDORIA*. Sabe-se que Ele deve ser o *ÚNICO* a ser *ADORADO*. Afinal só *ELE* é *DEUS* e *CRIADOR* da *VIDA*. O *TÍTULO* tem por finalidade mostrar, em uma ou em poucas palavras, quem é o *SER* que o usa esse *TÍTULO* e o que ele *FAZ*. Outro *TÍTULO* fácil de encontrarmos é o *TÍTULO* de *SENHOR*. Ele é assim chamado por ser *ELE* o *SENHOR* de nossas vidas. Aqui há *ALGO* para *REFLETIR*: costumamos *ADORÁ-LO* como o *DEUS* que *É*, e, da boca para fora, O honramos com nossos lábios chamando-O de SENHOR?!?!?!Amanhã continuaremos se o *SENHOR* permitir.

15 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Tenho *MUITO* para explicar sobre *CADA* um desses *TÍTULOS* e *NOMES* sobre Deus, mas o *TEMPO* e *ESPAÇO* é *CURTO*, qualquer *DÚVIDA* me chama no *PRIVADO* que tentarei te *AJUDAR*. Passarei uma *LISTA* dos principais *TÍTULOS* e *NOMES COMPOSTOS* de Deus… Yahweh Jirê: significa “O *SENHOR* proverá” (Gênesis 22:13,14). Yahweh Sabaote: significa “*SENHOR* dos Exércitos” (Salmo 24:10). Yahweh Tsidkenu: significa “*SENHOR* Justiça nossa” (Jeremias 23:5-6). Yahweh Nissi: significa “O *SENHOR* é minha Bandeira” (Êxodo 17:15). Yahweh Rafá: significa “O *SENHOR* que sara” (Êxodo 15:26). Yahweh Shalom: significa “O *SENHOR* é paz” (Juízes 6:24). Yahweh Raah: significa “O *SENHOR* é o meu Pastor” (Salmo 23:1). Yahweh Shamá: significa “O *SENHOR* está presente” (Ezequiel 48:35). Yahweh Kadesh: significa “O *SENHOR* que vos santifica” (Êxodo 31:13). Yahweh Elyon: significa “O *SENHOR* Altíssimo” (Salmo 7:17). Yahweh Elohim Yisra’el: significa “*SENHOR* Deus de Israel” (Salmo 59:5). Para informação dos leitores, ainda *EXISTEM* muitos outros *TÍTULOS* e *NOMES* destacados na Bíblia. Porém, preciso *DESTACAR* em especial: *SENHOR*, para explicar outro *JEOVÁ*…Nome esse que vamos ver que não é nem tradução nem transliteração, depois de uma explicação bíblica, talvez você não use mais esse titulo ou nome. Até amanhã se o *SENHOR* permitir.

16 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Para entender melhor o assunto, se faz necessário a compreensão do vocábulo *SENHOR*. Um Senhor é um líder, um soberano. Deus é *SOBERANO*, Ele é o Senhor de nossas vidas. Deus está *ACIMA* de todos os *LÍDERES* e todas as *AUTORIDADES* no mundo. Chamar *DEUS* de *SENHOR* é mostrar respeito por Sua autoridade e poder. O nome *SENHOR* é usado muito no Novo Testamento (2 Coríntios 3:17). Agora o nome *JEOVÁ*, esse precisa de certo *ESCLARECIMENTO*, pois não é *CORRETO* Vejamos: *É A PRONÚNCIA MAIS POPULAR, PORÉM NÃO A MAIS FIEL*. Quem nunca *OUVIU* falar em *JEOVÁ*? A pronúncia mais *POPULAR* do *NOME* de nosso *DEUS,* é cantada em vários hinos, e é parte integrante das Bíblias ‘Tradução Brasileira’ da SBB assim como também da inglesa ‘King James’, entre outras. Seja em países de língua inglesa, portuguesa ou outra qualquer, com pequenas variações. Por exemplo, *JEOVA* é o nome mais conhecido de nosso DEUS. A *PERGUNTA* é: Esse *NOME* é *CORRETO*? Esse *NOME* é *BIBLICO*? Quando *SURGIU* esse *NOME*? Quem *USA* esse *NOME*? Amanhã com a permissão do Criador veremos alguns detalhes sobre esse assunto.

17 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Embora seja a *PRONÚNCIA* mais *POPULAR*, está *LONGE* de ser a mais *FIEL* ao original *HEBRAICO*. Na realidade, o nome *JEOVÁ* foi criado meio que sem querer. Hebreus massoretas (séc. X aproximadamente) inventaram de introduzir as vogais de *ADHONAY* *(SENHOR em hebraico – ou meu SENHOR)* nas consoantes *( יהוה = YHWH)*. O objetivo *ORIGINAL* dos massoretas ao acrescentar as *VOGAIS* de *ADHONAY ao TETRGRAMA*, era de que os *LEITORES* ao se depararem com *( יהוה = YHWH)*, deveriam pronunciar *ADHONAY*, como já vinha sendo *PRONUNCIADO* pelos judeus antes mesmo de *CRISTO*. Jamais, em momento algum *TIVERAM* eles a *INTENÇÃO* de *INVENTAR* um *NOME*, ou  chamar *ERRONEAMENTE* de *JEOVÁ*.”Toda vez que os *MASSORETAS* achavam que algo devia ser lido de maneira *DIFERENTE* do que estava *ESCRITO* no texto, colocavam suas *SUGESTÕES* de mudanças como *COMENTÁRIO* na *MARGEM*, *NÃO* mudavam o *TEXTO* em si. A *INTENÇÃO* das *VOGAIS* foi boa, levando ao judeu cada vez que *ENCONTRAVA* o *TETRAGRAMA*  *( יהוה = YHWH)*, pronunciava *(ADHONAI = SENHOR)*. Amanhã tem mais se o pai permitir.

18 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Um exemplo é a leitura do *NOME* de Deus, que consiste das *QUATRO* consoantes hebraicas *( יהוה = YHWH)* *( CHAMADAS TETRAGRAMA)*, que provavelmente era pronunciado *YAVÉ* nos tempos antigos. Mas, durante séculos os *JUDEUS* devotos, temendo *PROFANAR* o *NOME* santo, não havia pronunciado. Em vez disso, quando *CHEGAVAM* ao *NOME*  *( יהוה = YHWH)*, diziam *ADHONAI*, *”SENHOR”*. Os massoretas, *LEAIS* a seu *PRINCIPIO* de não *MODIFICAR* as *ESCRITURAS*, deixavam as *QUATRO* consoantes hebraicas *( יהוה = YHWH)* onde quer que as *ENCONTRASSEM*, mas acrescentavam a elas as *VOGAIS* da palavra *’Adhonai*. Todo leitor judeu iniciante na leitura que chegasse a essa palavra, leria portanto, *’Adhonai*, embora encontrasse apenas as *VOGAIS* da palavra *’Adhonai* acrescentadas às *CONSOANTES* *( יהוה = YHWH)*. Uma vez que esse principio não era conhecido pelos cristãos quando começaram a usar a Bíblia *HEBRAICA*, o *NOME* de Deus foi transliterado como *JEOVÁ* e pronunciado da mesma forma”. *JEOVÁ* é portanto um nome *HÍBRIDO* que *NÃO* lembra em *NADA* as consoantes do *TETRAGRAMA HEBRAICO* *(יהוה = YHWH)*. Amanhã continuaremos se Deus permitir e veremos que *JEOVÁ* não é um nome fiel a tradução nem transliteração do *TETRAGRAMA*.

19 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Continuando o assunto de ontem, o nome *JEOVÁ* não é uma *TRADUÇÃO* nem uma *TRANSLITERAÇÃO*! É sim a *JUNÇÃO* de línguas *DIFERENTES* que *FORMAM* essa *PALAVRA*. Veja, o *TETRAGRAMA (יהוה)* transliterado para o português é *YHWH*. Agora *COMPAREMOS* este *TETRAGRAMA  YHWH* passo a passo, desde as *INSERÇÕES* das *VOGAIS* pelos massoretas até *CHEGAR* ao nome *JEOVÁ*, nome este difundido no meio cristão pela primeira vez pelo católico e confessor do Papa Leão X, Petrus Galantinus (1518), e *DEFENDIDO* hoje em dia *ARDOSAMENTE*, pelas *Testemunhas de Jeová*. Repare o tetragrama, *יהוה* – essas *QUATRO* letras *HEBRAICAS*. Escritas da direita para a esquerda, foram estas letras que os profetas hebreus escreveram em seus *AUTÓGRAFOS* (escritos originais). Há cerca de *6.828* citações deste *TETRAGRAMA* em todo o *TANAK*, livro sagrado dos judeus que corresponde ao nosso *ANTIGO TESTAMENTO*. Da direita para a esquerda temos: *([י] Yud – [ה] Hey – [ו] Waw – [ה] Hey)*. Mais ou menos como no português, onde temos por exemplo uma letra neste formato *”L”*, e que se pronuncia *”Ele”*, para a letra que tem esta outra forma, *”B”* temos a pronuncia *”Bê”* e para a letra *”J”* temos a pronuncia *”Jota”*. Amanhã finalizaremos esse assunto, se Deus permitir, mas antes veja (YHWH) – as letras originais do *TETRAGRAMA* hebraico vistas acima *TRANSLITERADA*. Transliterar é  *TRANSCREVER* a escrita de um alfabeto em outro alfabeto…

20 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Vou mostrar a *SUBSTITUIÇÃO* das *LETRAS* para que o leitor entenda melhor. *YaHoWaH* – as *TRÊS* letras em *MINÚSCULO*, são *VOGAIS* da palavra *HEBRAICA* “Adonai” incluídas entre as *CONSOANTES* pelos massoretas. Já no nome *JEOVÁ*, trocaram tudo. Veja: Y*e*H*o*W*a*H – a primeira vogal *”a”* é *SUBSTITUÍDA* pela vogal *”e”*. Depois *TROCARAM* o *”Y”* por *”J”* para se *ADAPTAR* ao alfabeto latino *JeHoWaH*. Esta forma ficou *IMORTALIZADA* em inglês através da Versão Autorizada *KING JAMES*. Então, o *NOME* Jeová, é uma transliteração impossível! Substituíram as *VOGAIS* de *ADONAI*, depois *SUBSTITUÍRAM* o *Y* por *J* e *PASME*, retiraram os dois *AGÁS* do *TETRAGRAMA*.  Note que nesta forma de *NOME*, em *PORTUGUÊS*, não *SOBROU* ao menos uma *ÚNICA* letra *ORIGINAL* do *TETRAGRAMA* para contar a história. Isto não é aceito por nenhuma gramática ao redor do mundo. Portanto, *JEOVÁ*, nada mais é do que a falta de *CONHECIMENTO* dos cristãos *PÓS* massoretas em entender o porque deles terem *INSERIDO* estas *VOGAIS* entre as *CONSOANTES*; e transliterando *YHWH* com as *VOGAIS* de *ADONAI* para o nosso alfabeto. As *VOGAIS*, porém, não estavam lá para *MUDAR* o *NOME DIVINO*, mas apenas para que todo o *LEITOR* que se *DEPARASSE* com o *TETRAGRAMA = יהוה*, lembrasse de ler *ADONAI*, ou seja, *SENHOR* ou *MEU SENHOR*. Jeová, portanto, pode *ATÉ SER* uma forma *RESPEITOSA* de se chamar a *DEUS*, mas *NUNCA* pretendeu *SER* o Seu *VERDADEIRO NOME*. Entendeu? Até amanhã.

21 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda temos muito a *APRENDER* sobre o *NOME* de Deus, caso leitor queira tirar mais *DÚVIDAS*, me chama no privado. Mas, espero ter *DESPERTADO* o interesse dos caros *LEITORES* para sempre *ESTUDAR* a Bíblia. Vamos continuar pois ainda *TEMOS* muito para *ENSINAR* sobre o *PLANO REDENTOR DE DEUS*. Depois que Moisés entendeu a *RESPOSTA* de Deus sobre seu *NOME*, as *PROMESSAS* de Deus *CONTINUARAM*: “este é meu *NOME* eternamente, e este é meu *MEMORIAL* de geração em geração” (Ex 3:15c)… “Certamente vos tenho *VISITADO* e visto o que vos é feito no Egito” (Ex 3:16c)…”Far-vos-ei *SUBIR* da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma *TERRA* que *MANA LEITE E MEL*” (Ex 3:17)…E eu darei *GRAÇA* a este *POVO* aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando *SAIRDES*, não *SAIREIS VAZIOS*, porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda *JÓIAS de PRATA*, e *JÓIAS de OURO*, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e *DESPOJAREIS* os egípcios (Ex 3:21-22). Deus sempre faz promessas ao seu povo, mesmo sem merecer. Amanhã continuaremos se o Pai permitir!

22 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Moisés agora estava *CIENTE* das *PROMESSAS* divinas, de que Deus *LIVRARIA* seu povo das mãos *OPRESSORAS*. Deus sempre tem um lugar *MELHOR* reservado para aqueles que são *FIÉIS* a Ele. Mesmo diante das *PROMESSAS* de Deus, Moisés ainda *DESCONFIAVA* de que seria o homem que Deus *USARIA* para *LIBERTAR* Israel. Veja: “Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu” (Ex 4:1). Deus já havia se manifestado na *SARÇA ARDENTE*, mostrando algo *SOBRENATURAL* a Moisés; disse como seria seu nome *(EU SEREI O QUE SEREI)*, Mas Moisés ainda tinha *DÚVIDAS* sobre o seu *CHAMADO* e envio para *LIBERTAÇÃO* do povo de Deus. Como sempre, Deus sendo infinito em misericórdia para com cada um de nós, realiza mais alguns *SINAIS* para Moisés não ter *DÚVIDA* sobre sua *MISSÃO*. “Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma *VARA*. E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela. Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão; Para que creiam que te apareceu o Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E disse-lhe mais o Senhor: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve. E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne. E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal” (Ex 4:1-8)…Até amanhã!!!

23 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Como faz *DIFERENÇA*, o *INSTRUMENTO* certo, nas mãos *CERTAS*. Na meditação anterior, vimos os textos que se referia a uma *VARA*. Mas qual seria a *SERVENTIA* de uma *VARA*? Um instrumento *CERTO* nas mãos *CERTAS*, pode ser um *INSTRUMENTO* de Deus *USADO* por Deus. No começo a simples *VARA* foi transformada em uma *COBRA* para servir como *SINAL* para Moisés. Mas no decorrer da vida e ministério, aquela *VARA* serviu como instrumento para *MANIFESTAÇÃO* do poder de Deus. “Toma, pois, esta *VARA* na tua mão, com que farás os *SINAIS*” (Ex 4:17). O que Deus já *COLOCOU* em tuas *MÃOS* para que você possa mostrar ao mundo o seu *PODER*? Saiba que nós temos uma *VARA* especial, a *PALAVRA de DEUS*, vara essa que *POUCO* usamos. A *BÍBLIA* é uma vara *INFALÍVEL*, muito *SUPERIOR* àquela de Moisés. Nós somos *DETENTORES* do livro *JUSTO*, que tem as leis *PERFEITAS* e que *MOSTRA* o plano *REDENTOR* de Deus para com a *RAÇA* humana. A *BÍBLIA* mostra o *ÚNICO* caminho que pode *LEVAR* o homem de *VOLTA* a Deus. A *BÍBLIA* tem tudo aquilo que o *HOMEM* precisa para ser *FELIZ*, e também aquilo necessário para uma *FAMÍLIA* andar no caminho certo. É também o *ÚNICO* livro que diz de onde o homem *VEIO* e para onde ele *VAI*. Na verdade, a *BÍBLIA* tem *TUDO* que *PRECISAMOS*. Por que então não *VALORIZAMOS* mais esse *LIVRO SAGRADO?* Amanhã continuaremos, se Deus permitir!!!

24 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Moisés tinha uma *MISSÃO* a cumprir, e essa *MISSÃO* estava ligada diretamente com o *PLANO REDENTOR* de Deus, pois Moisés iria *LIBERTAR* seu povo Israel da escravidão egípcia, e entre eles estava a tribo de *JUDÁ*, da qual tinha a promessa do *LIBERTADOR*. Deus chamou Moisés e o *CAPACITOU* para tal *MISSÃO*. Pergunto: Qual *MISSÃO* Deus lhe *INCUMBIU* e qual sua *PARTICIPAÇÃO* como instrumento nas mãos de Deus para o *CUMPRIMENTO* de suas profecias. Lembre-se que Deus disse a Moisés como gostaria de *CONTAR* com ele. Gostaria de mencionar dois versos no Novo Testamento. “Mas importa que o evangelho seja *PRIMEIRAMENTE* pregado entre *TODAS* as *NAÇÕES*”(Mc 13:10). E também o texto: “E este evangelho do reino será pregado em *TODO* o *MUNDO*, em testemunho a todas as nações, *E ENTÃO VIRÁ O FIM*” (Mt 24:14). Preciso destacar algumas palavras, entre elas a palavra *PRIMEIRAMENTE*. Por qual motivo Jesus teria usado a palavra *PRIMEIRO*? Por que Ele não disse: *”O evangelho deve ser pregado entre todas as nações?”* Isso seria fácil *COMPREENDER*. Mas Ele *NÃO* disse assim. Pelo contrário, interpôs o vocábulo *PRIMEIRO*. Afirmou que o evangelho deve ser *PRIMEIRAMENTE* pregado entre *TODAS* as *NAÇÕES*. O que queria Ele dizer com isso? Por que empregou a Palavra *PRIMEIRO*? Lembre-se que Moisés tinha uma *MISSÃO*, que estava ligada com a profecias de Deus. Estou mostrando que *NÓS* também temos uma *MISSÃO* a cumprir. Amanhã continuaremos com a permissão do Pai.

25 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Continuando nosso assunto de *ONTEM*, o capitulo 13 de Marcos, refere-se aos *TEMPOS do FIM*. Todavia, ao  relacionar os *ACONTECIMENTOS*, um por um, *SUBITAMENTE* Ele faz uma *PAUSA* e diz: *”MAS PRIMEIRO”* antes que essas *COISAS* aconteçam, o *EVANGELHO* tem que ser *PREGADO*. Já no evangelho segundo Mateus, foram acrescentadas as seguintes palavras *”ENTÃO VIRÁ O FIM”*. Isso abre um leque de *ESCLARECIMENTO*. Essa ÉPOCA* terminará quando o *MUNDO* houver sido *EVANGELIZADO*. Em outras palavras, antes de Jesus voltar a terra e *REINAR*, o evangelho terá de ser proclamado a *”TODA TRIBO, LÍNGUA, POVO e NAÇÃO”*. Mateus menciona muito o evangelho do *REINO*. Qual a diferença? O evangelho da *GRAÇA* consiste das boas novas que Jesus *MORREU* pelos pecadores. O evangelho do *REINO* consiste nas boas novas que  Jesus *VOLTARÁ* a fim de *REINAR*. Ambas as *MENSAGENS* precisam ser *ANUNCIADAS*, que se trate do evangelho  da *GRAÇA*, quer se trate do evangelho do *REINO*, isso não faz *DIFERENÇA*. Em ambos os casos, trata-se do *MESMO* evangelho, as *BOAS NOVAS*. O que todos salvos precisam observar é que como Moisés tinha uma *MISSÃO*, nós também *TEMOS*. Se não *CUMPRIR*, estaremos *RETARDANDO* a vinda do Mestre. Você tem cumprido sua *MISSÃO* de evangelizar o mundo? Até amanhã, se o Pai permitir, mas não esqueça de sua *MISSÃO*, alguma alma lhe cruzara o caminho amanhã, e você deve ser o instrumento de apresentação do *EVANGELHO*

Estou escrevendo essa meditação *EXTRA*, pois surgiram *DÚVIDAS* nos *LEITORES* na meditação anterior. Tentarei *ESCLARECER*: Primeiro esclarecer que não *DETALHEI* algo escatológico, o assunto não foi perguntado se *”Cristo voltará nos ares”*, nem ao menos falei sobre *ARREBATAMENTO*. Minha indagação foi: *”CRISTO VOLTARÁ A TERRA?”* Ele *VIRÁ* para estabelecer seu *REINO*? Ele *VIRÁ* para mudar as dispensação? Ele voltará a terra antes do mundo ter sido *EVANGELIZADO*? Observe que não *PERGUNTEI* se Ele voltará a terra antes do *MUNDO* ser *CRISTIANIZADO*. O *VOCÁBULO* que eu use foi *EVANGELIZAR*. Há um abismo de diferença entre *CRISTIANIZAÇÃO e EVANGELIZAÇÃO*. O texto de Mateus *ENTÃO VIRÁ o FIM*, nos dá o sentido que esta época *TERMINARÁ* quando o mundo houver sido *EVANGELIZADO*. Em outras palavras, antes de Jesus Cristo voltar a *TERRA* (não nos ares), a fim de *REINAR* no esplendor, no poder, e na glória do *MILÊNIO, o seu *EVANGELHO* terá de ser proclamado a toda *TRIBO, LÍNGUA, POVO E NAÇÃO*. É necessário que no céu estejam elementos provenientes de cada raça em conformidade com Apocalipse 5:9. Portanto, a nossa maior *OBRIGAÇÃO* consiste em *ANUNCIAR* o seu *EVANGELHO* a toda *HUMANIDADE*, assim Cristo voltaria. Haveria de estabelecer o seu *REINO*. Não haveria mais guerras; as enfermidades e a pobreza se dissipariam; raramente ocorreria um óbito, porque o homem viveria o tempo que lhe está determinado. O *MILÊNIO* seria estabelecido, e o *GOVERNO* humano chegaria ao *FIM*. Cristo assumiria as rédeas do governo, e dirigiria este mundo com justiça. Contudo não estamos enviando mais missionários e nem propagando o evangelho. Alguns dizem que esta função será dos judeus na tribulação, não tenho base para isso! Foi só para esclarecer, qualquer dúvida, pode me chamar no privado. Um bom dia a todos!!!

26 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Acabamos de ver que Moisés tinha uma *MISSÃO* maravilhosa para cumprir, tinha a promessa da companhia de Deus. Após receber as ordens do Senhor, pegou sua *FAMÍLIA* e partiu das terras de *MIDIÃ* para o *EGITO*. Será que algo poderia dar *ERRADO*? Vamos ver: E por ser longo o caminho, a certo ponto, ele para em uma *ESTALAGEM* para descansar da viagem. É aí que acontece uma das passagens mais estranhas do livro do Êxodo. O texto nos informa que de forma repentina, Deus encontra Moisés e *AMEAÇA MATÁ-LO*. “E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis *MATAR*” (Ex 4:24). Como *ENTENDER*? O mesmo Deus que *ACABARA* de envia-lo, no *INICIO* de sua *TRAJETÓRIA*, o encontra na estalagem e o quer *MATAR*. Para entender, vamos *ANALISAR* o contexto: No verso 18, Moisés vai até seu sogro e diz que gostaria de visitar seus irmãos. Pela leitura, Moisés queria apenas fazer uma visita e depois voltar para *MIDIÃ*. Por que só no verso 19, que Deus lhe ordena *VOLTAR* para o Egito. Moisés tinha uma *MISSÃO* a cumprir, não podia *VACILAR*. Foi quando por um *DESLIZE*, esqueceu de *CIRCUNCIDAR* seu filho. A *CIRCUNCISÃO* era exigida por Deus como a *MARCA* da *ALIANÇA* com Ele. “Com efeito será *CIRCUNCIDADO* o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha *ALIANÇA* na vossa carne por *ALIANÇA* perpétua. E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será *EXTIRPADA* do seu povo; quebrou a minha aliança.” (Gn 17:13-14). Amanhã continuaremos se o Pai permitir…

27 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Moisés era um servo *OBEDIENTE*, tinha uma *MISSÃO* a cumprir, mas não deveria esquecer dos *CUIDADOS* com os seus. Como *PAI* deveria zelar por seus *FILHOS*, e atentar para fazer cumprir os mandamentos de Deus na vida de sua *FAMÍLIA*. Ministério e família estão *interligados*, “se não cuidar bem dos da *CASA*, como cuidará dos da *CASA* de Deus”. Para Deus, a seriedade do *CUIDADO* com a *FAMÍLIA* é tão importante que pode nos *FERIR de MORTE* se a *NEGLIGENCIARMOS*. Aquele que não *CUIDA* dos seus negou a *FÉ* e se torna pior do que o infiel (morte espiritual). A *CIRCUNCISÃO* era um simples *ATO*, era uma *ALIANÇA* de Deus com seu *POVO*. O vocábulo *( וַיְבַקֵּשׁ  = vayevaqesh)*, vem da raiz *( בִּקֵּשׁ = bikesh )* que significa:  *”pedir, requerer; procurar, buscar; desejar, querer; pretender”*. E Deus *REQUEREU* de Moisés a falta de cuidado *ESPIRITUAL* que teve para com seu *FILHO*. Não é porque, tenho um *CHAMADO* de Deus, que vou deixar de lado meus *DEVERES* com minha *FAMÍLIA*. Quanto mais envolvidos na obra, mais cuidado devemos ter com os *DEVERES* de um servo. A pregação do evangelho é coisa *SÉRIA*, somente para aqueles que levam a *SÉRIO* as coisas de Deus. Amanhã continuaremos, se o Criador permitir.

28 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MENSAGEM TEOLÓGICA: Algumas frases nessa perícope de Êxodo 4, nos faz esquentar o juízo:

*1º* Por que Deus quis *MATAR* Moisés?

*2º* Por que Zípora *CIRCUNCIDOU* o menino e *NÃO* Moisés?

*3º* Por que Zipora chama Moisés de *ESPOSO SANGUINÁRIO?*

O *HEBRAICO* nos ajuda bastante, mas, nessa passagem minha *INTERPRETAÇÃO* está longe de ser a última. Para melhor entendimento, vamos por parte. Vejamos: Quem era *ZÍPORA*? Ela era filha de um *SACERDOTE* da descendência de Midiã. Quem era *MIDIÃ*? Filho de *ABRAÃO* com Quetura! Então veja, Zípora era da *LINHAGEM* de Abraão, mas não era da *LINHAGEM* do *LIBERTADOR*. Por ser filha de *SACERDOTE*, provavelmente conhecia a prática da *CIRCUNCISÃO*. Agora, por que chamou Moisés de *”ESPOSO SANGUINÁRIO”*? Aqui é um pouco mais complicado. As *DIFICULDADES* desta passagem têm desafiado a argúcia dos estudiosos e *INTERPRETES* da Bíblia. É considerada a mais *COMPLICADA* de todas as *HISTÓRIAS* sobre a *CIRCUNCISÃO*, é uma das passagens mais *OBSCURAS* do Antigo Testamento. Embora o texto *HEBRAICO* seja gramaticalmente simples e claro, sua formulação é *AMBÍGUA* deixando algumas questões sem resposta explícita. Amanhã tentaremos clarear um pouco o entendimento sobre essa passagem, sempre debaixo da permissão de Deus e clamando pela sua iluminação.

29 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Em continuidade do *ASSUNTO* de ontem, verificaremos uma passagem no texto *ORIGINAL*, o que nos deixa no mínimo *CURIOSO*: Vejamos o texto: “E tomou *ZÍPORA* uma pedra *AGUDA* e cortou o *PREPÚCIO* de seu *FILHO*, e *JOGOU* aos *PÉS* (de Moisés) e disse: Esposo *SANGUINÁRIO* tu és para *MIM*” (Ex. 4:25).  Assim, o texto em que ela descreve Moisés como sendo *”UM ESPOSO SANGUINÁRIO”*, foi registrado do *HEBRAICO* com os seguintes vocábulos *( דָּמִים חֲתַן = chatan damim )*. E o que é um – *חֲתַן – “chatan”*? Muito embora vamos encontrar esse vocábulo sendo traduzido por *”NOIVO”*, o seu correto significado é *”GENRO”*. Um *“genro” “chatan”* é aquele que adota uma *NOVA* família, e deve *RESPEITO* a um *NOVO PAI*. E no caso de Moisés, fugindo do Egito, foi *ADOTADO* pela família de Zípora, e Jetro, seu *SOGRO-NOVO-PAI*. O outro vocábulo que aparece é *( דָּמִים = damim = significa “sangue”)*. Com a *JUNÇÃO* dessas duas palavras  *(דָּמִים חֲתַן – chatan damin)* – fica clara o *ENTENDIMENTO* da existência de *DOIS* tipos de *PARENTESCO* para os *POVOS* daquela região, naquela época. Havia os *PARENTES* de sangue, e o *PARENTESCO* adquirido por meio do *CASAMENTO*, que *UNIA* duas *FAMÍLIAS*. Amanhã continuaremos se Deus nos permitir.

30 de Novembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda no mesmo assunto das meditações anteriores. Vejamos: Porém, segundo o costume tribal da época, quando um homem vinha como *FUGITIVO* de uma *TRIBO* (Moisés fugindo do Egito), e recebido em uma nova *TRIBO* (a família de Zípora), era aceito nessa *NOVA* tribo como se dela tivesse *PARENTESCO* de *SANGUE*. Fazendo parte inclusive da *DESCENDÊNCIA* do patriarca da *TRIBO*, tendo seu *NOME* inscrito na sua *GENEALOGIA*. Fui questionado sobre Êxodo 4:26, quando ela menciona o assunto *CIRCUNCISÃO*. Mas veja, o *HEBRAICO REPETE* repete as mesmas palavras *( חֲתַן  דָּמִים – chatan damim = genro, noivo)*. Daí o *MOTIVO* de ter sido Zípora que *CIRCUNCIDA* o filho e *NÃO* Moisés. O *PARENTESCO* com Moisés era como se fosse da *PRÓPRIA* família *(ESPOSO SANGUINÁRIO)*. E é isto que Zípora está *DIZENDO* a Moisés, “Certamente me és um *( חֲתַן דָּמִים – chatan damim )* esposo sanguinário. O que ela quer dizer é que ele foi recebido na tribo de Jetro, como um *FILHO de SANGUE*, e que o grau de *PARENTESCO* dele com ela é também segundo o *SANGUE*, o mesmo *SANGUE*, a mesma *CARNE*. É como se Zípora estivesse dizendo a Moisés: “você não é um filho adotado, mas agora um filho de sangue, um parente de sangue. Por isso até circuncidou o menino! Amanhã tem mais se o Pai Eterno permitir.