Meditações Teológicas – Nov/2020

01 de Novembro de 2020

Como mencionamos ontem, merece destaque algumas das palavras proferidas por Samuel ao povo de Israel.
1º COM TODO VOSSO CORAÇÃO… Nós lavamos muito as mãos para não se contaminar com vírus, bactérias, parasitas, fungos e etc, mas ESQUECEMOS de lavar o CORAÇÃO. Quando temos o propósito de resolver uma situação de verdade, vamos de CORAÇÃO aberto e não com CORAÇÃO amargurado. Viva com CORAÇÃO aberto para as coisas Deus.
2º VOS CONVERTERDES AO SENHOR… Conversão é SINÔNIMO de mudança, se SOU crente, SOU diferente, aceitei as mudanças que provém do Senhor. A semente NASCEU em mim, agora sou uma NOVA criatura, as coisas do PASSADO já se foram, eu tenho que viver o PRESENTE como Deus REQUER que eu viva, não como EU quero viver. E ainda Samuel diz que deve CONVERTER AO SENHOR. Você já passou por essa CONVERSÃO?
3º TIRAI… Samuel era CORAJOSO, disse para o povo de Israel TIRAR algo. Como temos escassez de MENSAGENS assim dos PÚLPITOS. Temos que dizer ao povo para TIRAR aquilo que NÃO agrada a Deus. TIRAR a máscara de crente. TIRAR os deuses que criamos no decorrer da vida. TIRAR as invejas, ciúmes, arrogância, avareza e tantas outras coisas que precisamos TIRAR. Amanhã continuaremos se Deus permitir, mas retire hoje mesmo aquilo que não agrada a Deus.

02 de Novembro de 2020

Ainda fazendo referências as palavras de Samuel, vamos continuar com as observações:
4º PREPARAI O VOSSO CORAÇÃO AO SENHOR… O verbo preparar significa aparelhar, arrumar antecipadamente, pôr em condições adequadas (para atividade posterior). É exatamente isso que Samuel estava dizendo e é o que nós devemos dizer ao povo de Deus da atualidade. O povo precisa ARRUMAR o CORAÇÃO, por em condições adequadas de um SERVO do Senhor. Crente deve VIVER como crente e ímpio deve VIVER como ímpio.
5º SERVIR… Como é difícil educar as pessoas a SERVIR. Nosso Senhor Jesus Cristo, VEIO para servir, VIVEU para servir, ENSINOU sempre servir e nós RESISTIMOS a servir. Como é dificil ENCONTRAR alguém chamado por Deus PRONTO para ir ao campo que já está PRONTO para ceifa.
A cada dia está mais escasso o grupo de homens CHAMADOS por Deus para SERVIR na linha de frente. Samuel disse SERVI a ELE SÓ. Você pode hoje se colocar a disposição de Deus para SERVIR? Amanhã tem mais se o Pai permitir.

03 de Novembro de 2020

E o último ponto nas palavras de Samuel foram “LIVRARÁ das MÃOS dos FILISTEUS”. Samuel fala sobre LIVRAMENTO da parte do Senhor se Israel ouvisse e aplicasse aquelas palavras em seu CORAÇÃO. O verso 4 diz: “Então os filhos de Israel TIRARAM dentre si aos BAALINS e aos ASTAROTES, e SEVIRAM só ao Senhor” (1 Samuel 7:4). Algo estava acontecendo TIRARAM e SERVIRAM só ao SENHOR, mas ainda não era SUFICIENTE, o CORAÇÃO precisava ser LAVADO, precisava ser RASGADO diante o Senhor. Foi ai que mais um vez o líder entrou em ação, Samuel orou “Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao Senhor” (1 Samuel 7:5). Foi quando o povo de Israel disse “PECAMOS CONTRA O SENHOR”. É a mais ALTA e a mais PROFUNDA expressão da ALMA. Os israelitas DERRAMARAM o coração perante Deus. Era o que FALTAVA para o agir do Senhor. Você já DERRAMOU seu CORAÇÃO diante de Deus? Faça isso agora! Talvez você já tenha TIRADO, PREPARADO, SERVIDO, mas FALTA o RASGAR do CORAÇÃO como disse o profeta Joel “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (Joel 2:13). Amanhã continuaremos se o ETERNO permitir.

04 de Novembro de 2020

Quando os Filisteus descobriram que Israel estava acampado em Mizpá, “subiram os maiorais dos filisteus contra Israel”. Sabe como se comportou ISRAEL, a nação antes TEMIDA por todos? “o que ouvindo os filhos de Israel, TEMERAM por causa dos filisteus”. Assim é o FIM de todo CRENTE que se AFASTAR do Senhor. Lembre-se que Israel não valorizou a ARCA (presença de Deus), agora era uma nação ACOVARDADA, com medo de um simples inimigo que antes seria facilmente derrotado. Correram pedindo socorro ao líder “Por isso disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao Senhor nosso Deus por nós, para que nos livre da mão dos filisteus” (1 Samuel 7:8). Quando um crente está na dependência de Deus, cheio do Espírito Santo, ele sabe como REAGIR, o MEDO é superado pela FÉ e não entra em DESESPERO diante de uma situação difícil. O problema aqui com Israel era o ABANDONO para com Deus e a IDOLATRIA que tomava conta de toda nação. Caminhe com Deus e não crie ÍDOLOS em sua vida. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

05 de Novembro de 2020

Samuel percebeu o MEDO de Israel, mas também contemplou o QUEBRANTAMENTO da nação, ele como um LÍDER sábio e TEMENTE a Deus, correu para o SACRIFÍCIO. “Então tomou Samuel um CORDEIRO de mama, e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor; e clamou Samuel ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe deu ouvidos” (1 Samuel 7:9). Tinha que ter SACRIFÍCIO! Tinha que ter DERRAMAMENTO de SANGUE! Sempre foi assim durante toda a história. O vocábulo usado aqui é DIFERENTE de outros textos, a RAIZ aqui é desconhecida ( טְלֵה = TELEH = cordeirinho ). Mas o que importa para nós é que era um CORDEIRO e o complemento do hebraico diz que era um CORDEIRO que ainda MAMAVA ( חָלָב = chalav = leite, mama, ordenhar). Se o leitor voltar e ler minhas meditações sobre o sacrifício de Isaque, lá menciono a diferença entre CARNEIRO e CORDEIRO. Há uma diferença, pois Jesus era um CORDEIRO sem MÁCULA…Perfeito! Só assim seria aceito por Deus como CHEIRO suave. Amanhã continuaremos se o Criador permitir.

06 de Novembro de 2020

Vamos recordar os VERBOS estudados a poucos dias (converter, tirar, preparar, servir e reconhecer), quando estes VERBOS estão SINCRONIZADOS na VIDA do crente, ocorre o outro VERBO (livrar). Quando tudo isso foi reconhecido por Israel, eles disseram PECAMOS CONTRA O SENHOR, começou o LIVRAMENTO da parte de Deus. Ainda temos que acrescentar a outra ação SACRIFICAR. O sacrifício veio pela mão de uma servo fiel temente a Deus, um homem que não aceitou a IDOLATRIA da nação de Israel e ainda BRADOU contra, veja o resultado: “E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel” (1 Samuel 7:10). O inimigo DERROTADO pelo trovão do Deus de Israel… Quando estamos ALINHADOS com o Senhor, não tem INIMIGO feroz que venha nos assombrar! Não existe DERROTA quando REVERENCIAMOS e CONFIAMOS no CRIADOR. Até amanhã se o Eterno permitir.

07 de Novembro de 2020

Foi nesse contexto que Samuel citou a frase usada por milhões de crentes em todo mundo (הָעָזֶר = EBENÉZER = ajuda, auxílio, socorro) que logo foi traduzido por Samuel “ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR”. Hoje você poderia dizer com muita alegria e autoridade “ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR!” Mesmo Israel menosprezando a ARCA, caindo na adoração a ASTAROTES e os BAALINS, Deus respondeu a ORAÇÃO de Samuel. Claro que ORAÇÃO e AÇÃO não se separam. E tudo isso ocorreu depois do quebrantamento por parte da nação de Israel. Tenho mais de 20 anos servindo a esse Deus Todo Poderoso, JÁ passei pelo VALE DA SOMBRA DA MORTE em várias viagens missionárias, JÁ enfrentei inimigos ferozes, JÁ tomei decisões que contrariavam minha vontade, mas posso hoje, com autoridade que o meu Salvador me concede afirmar categoricamente: ATÉ AQUI ME AJUDOU O SENHOR. E sei que se Ele NUNCA me abandonará! Você também pode dizer isso? Amém! Até amanhã com a permissão do SOBERANO.

08 de Novembro de 2020

O que aprendemos esses dias? Deus sempre está pronto AGIR em favor de seu POVO, desde que ocorra ARREPENDIMENTO! Só pra fechar o assunto ARCA aqui em Samuel e mencionar ainda ARCA em outros livros, veja o que ocorreu com os inimigos: “Assim os filisteus foram ABATIDOS, e nunca mais VIERAM aos termos de Israel, porquanto foi a MÃO do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel. E as cidades que os filisteus tinham TOMADO a Israel foram-lhe RESTITUÍDAS, desde Ecrom até Gate, e até os seus termos Israel ARREBATOU da MÃO dos filisteus; e houve PAZ entre Israel e entre os amorreus” (1 Samuel 7:13-14). Israel VOLTOU a ter paz, RECONHECEU seu PECADO, chamou um servo fiel para interceder (SAMUEL), RECUPERARAM as cidades que estavam em domínio dos filisteus, VENCERAM os inimigos e o mais IMPORTANTE, a ARCA voltava a nação de Israel, ainda não ao seu lugar de origem, mas de volta ao povo hebreu. Nunca se afaste de Deus, e nunca vá a lugar que pode te afastar de Deus. Amanhã continuaremos com a permissão do Eterno.

09 de Novembro de 2020

Voltando para o livro de Êxodo capítulo 25, encontramos outra parte da ARCA. Veja: “Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio” (Ex. 25:17). Mas afinal, o que era esse PROPICIATÓRIO? Palavra hebraica ( כַּפֹּרֶת = kaporet ) que significa véu, cobertura do santuário nas sinagogas; propiciatório do Templo de Jerusalém. Um resumo desses significados é “o lugar onde a propiciação é feita”. PROPICIAÇÃO significa apaziguar ou aplacar a IRA de alguém. Melhorando essa explicação, o propiciatório era a TAMPA da ARCA, também chamada “tampa da misericórdia”, era o lugar do encontro do HOMEM com DEUS. Amanhã explicaremos, se o Criador permitir.

10 de Novembro de 2020

Vou repetir mais uma vez como funcionava o SACRIFÍCIO e qual a função do PROPICIATÓRIO, e porque essa era a peça mais importante do TABERNÁCULO. Quando uma pessoa queria se APROXIMAR de Deus, o primeiro passo era trazer uma oferta queimada para o Senhor. Deveria trazer ao ALTAR de bronze, que ficava depois do portão de entrada… O ofertante deveria colocar a MÃO sobre o animal “Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor. E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. Depois degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação” (Lv. 1:3-5). Preste bem atenção no texto de Levítico, e amanhã continuaremos se Deus permitir.

11 de Novembro de 2020

Ainda explicando o processo para alguém se APROXIMAR de Deus, quando a pessoa colocava a mão sobre o animal, e o SACRIFICAVA, a pessoa estava ADMITINDO para Deus que era pecadora, que estava SEPARADA do CRIADOR e que merecia MORRER no lugar daquele animal, pois o SALÁRIO do PECADO é a MORTE. Ao colocar as mãos sobre o animal, a pessoa estava se identificando com o animal que iria morrer em seu lugar. Com essa ATITUDE, confirmava que a pessoa estava PEDINDO a Deus que ACEITASSE a MORTE do ANIMAL em VEZ da SUA. Depois entra em cena o sacerdote (ARÃO). Só Arão podia entrar no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, se outra pessoa entrasse MORRERIA, pois a PRESENÇA de Deus se encontrava ali. O ÚNICO meio de poder ENTRAR era com o SANGUE de um animal “Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque eu aparecerei na nuvem sobre o propiciatório. Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto” (Lv. 16:2-3). Entendes agora? Porque Jesus teve que morrer. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

12 de Novembro de 2020

Arão então atravessava o VÉU pesado que separava os dois cômodos, e aspergia o SANGUE sobre o PROPICIATÓRIO, que era a TAMPA de ouro puro da ARCA da ALIANÇA. O juízo que fora executado contra a vítima inocente no altar do holocausto encontrava-se agora com a MISERICÓRDIA de Deus sobre o PROPICIATÓRIO. Se não houvesse ACEITAÇÃO da parte de Deus, o sangue ASPERGIDO sobre o PROPICIATÓRIO seria INÚTIL e toda a congregação de Israel, incluindo-se a classe SACERDOTAL, se manteria culpada diante do Santíssimo Senhor! Mas o SANGUE de um animal poderia pagar pelos PECADOS da humanidade? Amanhã veremos se o REDENTOR permitir.

13 de Novembro de 2020

Se tudo fosse feito como Deus disse a Moisés, o Senhor PERDOARIA os pecados cometidos por Israel durante MAIS UM ANO. Mas se o leitor recordar, o SALÁRIO do PECADO é a MORTE, e não pode ser PERDOADO com SANGUE de ANIMAL “Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados” (Hb. 10:4). Portanto a SEPARAÇÃO entre Deus e o homem, ainda PERMANECIA, pois o PECADO precisava ser PAGO por COMPLETO. No entanto, Deus prometeu afastar o julgamento que mereciam e perdoar seus pecados cometidos durante aquele ano, se eles se aproximassem Dele da maneira que foi ensinado. Deveriam vir até Ele crendo (FÉ) e trazendo um SACRIFÍCIO de SANGUE por seus PECADOS. Cristo tornou-se a PROPICIAÇÃO ou PROPICIATÓRIO pelos nossos PECADOS na CRUZ do CALVÁRIO “Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, SOB a paciência de Deus” (Rom. 3:25). Não SOBRE e sim SOB a paciência de Deus. Deus tem sido PACIENTE com VOCÊ, se entregue agora mesmo ao Senhor Jesus, pois a paciência de Deus tem certo limite. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

14 de Novembro de 2020

Quando mencionamos que o PROPICIATÓRIO era a peça mas importante do TABERNÁCULO. Veja: “E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e FALAREI contigo de CIMA do PROPICIATÓRIO, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel” (Ex. 25:21-22). Repare no detalhe, depois que colocasse o PROPICIATÓRIO, olha o que Deus promete E ALI VIREI A TI, E FALAREI CONTIGO DE CIMA DO PROPICIATÓRIO. Deus promete FALAR com um simples MORTAL. Mas de qual local mesmo? DE CIMA DO PROPICIATÓRIO! Por isso que o PROPICIATÓRIO era a PEÇA mais IMPORTANTE do TABERNÁCULO. Amanhã continuaremos, mas vá observando como o projeto de Deus para salvação do homem é fantástico.

15 de Novembro de 2020

Vamos meditar mais um pouco no verso de ontem “E ali VIREI a ti, e FALAREI contigo de cima do PROPICIATÓRIO” ( Ex. 25:22). Era no lugar santíssimo (santo dos santos) que Deus falava com Arão. “E ALI VIREI A TI”, preste atenção no LOCAL onde Deus falava com um MORTAL “E FALAREI…DE CIMA DO PROPICIATÓRIO”. A arca mantinha-se fechada, mas veja: “Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre no santuário em todo o tempo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está SOBRE a ARCA, para que não MORRA; porque eu aparecerei na NUVEM sobre o PROPICIATÓRIO” (Lv 16:2) Ali era ASPERGIDO o SANGUE dos animais sacrificados em favor de todo o povo hebreu no Dia da Expiação o dia mais especial para o povo judeu. Qual seria o dia mais importante para nós que não somos judeus? Amanhã veremos essa resposta com algumas comparações, se o Criador permitir.

16 de Novembro de 2020

A ARCA não era em si mesma a PRESENÇA FÍSICA DE DEUS física de Deus, mas tratava-se de um forte símbolo da PRESENÇA divina que deveria ser REVERENCIADA, RESPEITADA E AMADA pelos crentes da antiga ALIANÇA. Mas e para nós? O que representa a *ARCA? Vejamos: Se SOB a tampa do PROPICIATÓRIO, Deus APARECIA ao sumo sacerdote e falava com ele no Lugar Santíssimo. Ali era o lugar onde o HOMEM podia se APROXIMAR de Deus. Na nossa época atual, Cristo é a TEOFANIA. Em Cristo há revelação, porque nele Deus COMUNICA-SE com os *HOMENS. Hoje não precisa de ARCA, porque CRISTO é o ÚNICO meio do humano se APROXIMAR de Deus Como disse o autor da carta aos Hebreus, “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser” (Hb 1.3). Se de fato faz algum sentido a adoção do termo hebraico pós-bíblico shekinah, então cremos que Cristo é a verdadeira shekinah, o RESPLENDOR da glória DIVINA, aquele em quem habita corporalmente toda a plenitude da divindade “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Col 2:9). Se entregue hoje mesmo a Cristo, único de meio do homem se aproximar de Deus. Amanhã tem mais se o Criador permitir.

17 de Novembro de 2020

Como já mostramos anteriormente, a ARCA não podia ser VISTA pelos homens comuns, mas quando falamos sobre o nosso LIBERTADOR, podemos ou não OLHAR para ELE? Vejamos: “Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade” (2 Pd 1:16). Veja a presença real de Deus na pessoa do Filho, permitindo ser contemplado com o olhar humano, sem a pena de MORTE. Vimos também detalhadamente que a ARCA não podia ser TOCADA, mas já o nosso SALVADOR: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas MÃOS TOCARAM da Palavra da vida” (1 João 1:1); e o que dizer de Tomé, que na sua incredulidade disse: “Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei” (Jo 20:25). Amanhã veremos a resposta do Senhor se o Pai permitir.

18 de Novembro de 2020

Vamos ver a reposta que ficou faltando ontem. “E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas FECHADAS, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente” (Jo 20:26-27). Eu sei que Tomé é um caso que requer muitas explicações, faremos isso posteriormente, mas o que quero mostrar aqui é sobre a IMPOSSIBILIDADE de tocar a ARCA e sair com VIDA, mas em nosso SALVADOR era diferente.  Jesus é o próprio Deus ENCARNADO. Só que agora vemos o cumprimento da profecia, as misericórdias de Deus para SALVAR os seres HUMANOS. Lembrando também, que ao ser transportada devia ser coberta com o VÉU. Já a MORTE do Senhor Jesus, RETIROU o VÉU, agora todo aquele que CRER tem acesso DIRETO ao PAI. “E eis que o VÉU do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras” (Mt 27:51). Amanhã veremos o significado do véu se RASGAR, se Deus permitir.

19 de Novembro de 2020

O VÉU também era um dos elementos que fazia a composição do TABERNÁCULO. Vamos ver as passagens que falam sobre o assunto: “Depois farás um VÉU de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com QUERUBINS de obra prima se fará. E colocá-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. Pendurarás o VÉU debaixo dos colchetes, e porás a ARCA do testemunho ali dentro do VÉU; e este VÉU vos fará SEPARAÇÃO entre o SANTUÁRIO e o lugar SANTÍSSIMO” (Ex 26:31-33). O VÉU era uma grande cortina feita de tecido azul, púrpura, escarlate e linho fino; de modo que essa combinação ESTAMPAVA FIGURAS DE QUERUBINS. Lembra que quando Adão e Eva foram EXPULSOS do ÉDEN, Deus colocou QUERUBINS? “E havendo lançado fora o homem, pôs QUERUBINS ao oriente do JARDIM do ÉDEN*, e uma ESPADA inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da ÁRVORE DA VIDA” (Gn 3:24). Qual a finalidade desses QUERUBINS? Amanhã veremos se o Pai permitir.

20 de Novembro de 2020

Os QUERUBINS são os anjos guardiões da santidade de Deus. No Éden, o próprio texto diz qual era a função deles, estavam para IMPEDIR que Adão voltasse e tomasse posse da ÁRVORE da VIDA. O homem estava SEPARADO de Deus se tentasse VOLTAR, seria MORTO. Agora repare o detalhe, os QUERUBINS eram ESTAMPADOS no VÉU era mais um indicativo de que aquela área (SANTO dos SANTOS) tinha algo RESERVADO e que ninguém PODERIA se APROXIMAR, pois se ocorresse, era MORTE instantânea. Aquele VÉU separava o lugar santíssimo. Portanto, a ARCA era isolada, ninguém podia VER nem TOCAR. Vejamos outro texto: “Depois fez o VÉU de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; de obra esmerada o fez com QUERUBINS” (Ex 36:35). Nada que Deus faz é por ACASO, tudo tem uma explicação e também a sua finalidade. Tudo na Bíblia está interligado, os QUERUBINS tinham sua função e os judeus sabiam bem. Hoje você pode ir a Deus, os QUERUBINS não te impedirão, faça o mais rápido possível, se entregue a Jesus Cristo. Amanha continuaremos se o Pai permitir.

21 de Novembro de 2020

Voltando para o texto de Mateus “E eis que o VÉU do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras” (Mt 27:51). Os pesquisadores acreditam que o véu do Templo tinha aproximadamente DEZOITO metros de altura e cerca DOZE centímetros de espessura, dá pra imaginar um VÉU assim se rasgando? O VÉU do templo tinha uma espessura maior que de uma parede COMUM. Era uma verdadeira DIVISÃO entre o lugar SANTO do SANTO DOS SANTOS. Algumas curiosidades sobre o VÉU: Ele se rasgou do ALTO para BAIXO, como se você visse a MÃO do Senhor RASGANDO o VÉU de CIMA para BAIXO. Aquilo que impedia o homem de ter acesso ao SANTO dos SANTOS, agora era rasgado de alto a baixo. Sinal que o acesso a Deus voltou, através do sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

22 de Novembro de 2020

É preciso notar o DIA e a HORA que o VÉU do templo se RASGOU, foi no exato momento em que Jesus era CRUCIFICADO no momento em que Ele disse “ESTÁ CONSUMADO*. Voltando as minhas primeiras meditações, a profecia de Gênesis 3:15 estava se cumprindo, o homem teria novamente seu acesso a Deus, o CAMINHO estava restaurado, Jesus disse “EU SOU O CAMINHO”. O PECADO que separou o homem ADÃO e todos seus descendentes, inclusive eu e você, agora estava sendo PAGO, o preço desse RESGATE foi a vida do FILHO de DEUS. O amor de Deus pelo ser humano, permitiu a MORTE de seu FILHO, o sangue derramado na CRUZ, permitiu ao ser humano o retorno ao seu CRIADOR. Agora, pela FÉ, você precisa crer no SACRIFÍCIO do Senhor JESUS, reconhecer que é um pecador e que precisa dessa graça para ser SALVO do CASTIGO ETERNO NO INFERNO. Qual é a sua decisão? Amanhã continuaremos se Deus permitir.

23 de Novembro de 2020

O PECADO que separava e ainda separa o HOMEM de Deus, nunca poderia ser REMOVIDO por ação humana, por isso Deus RASGOU o VÉU, a barreira estava rompida. Os homens nunca poderiam RESOLVER o problema do PECADO por mérito próprio. O autor do livro de Hebreus fala algo sobre o VÉU envolvendo todo tabernáculo. Veja: “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um MAIOR e mais perfeito TABERNÁCULO, não feito por mãos, isto é, não DESTA CRIAÇÃO, nem por SANGUE de bodes e bezerros, mas por seu próprio SANGUE, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção” (Hb 9:11-12). Amanhã  vamos nos DELICIAR com os ensinos desse livro, se o Senhor permitir.

24 de Novembro de 2020

Precisamos entender a função do TABERNÁCULO e do VÉU, mas para isso se faz necessário conhecer a bíblia por completa. O autor de aos Hebreus era grande conhecedor do livro de Levítico, pois ele apresenta o VÉU e o TABERNÁCULO de forma bem detalhada.  Ele falou da esperança prometida “… a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu, onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre…” (Hebreus 6:19-20). Aqui ele mostra que o véu do Templo representava algo bem maior, uma separação entre os homens e Deus no céu. Por outro lado, o autor mostra a obra do Senhor Jesus, que entrou na presença do Pai no céu, abrindo acesso para homens pecadores serem purificados e entrar no mesmo destino. O mesmo autor disse: “Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção” (Hebreus 9:11-12). Amanhã continuaremos se Deus permitir.

25 de Novembro de 2020

O VÉU que servia de separação entre o lugar sagrado agora já não existia mais e o sacrifício de Cristo criou uma ponte de ligação entre o homem e Deus. Veja o que o autor de Hebreus escreveu: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” (Hb 10:19-20). Qualquer ser humano, que reconheça ser um pecador e que precisa do sacrifício de Cristo para ser salvo do inferno, pode com ousadia entrar no santuário, pois o VÉU de separação já não existe mais e agora tem “O NOVO E VIVO CAMINHO” que o Senhor preparou para a humanidade que pela FÉ crer em seu sacrifício. O véu de separação foi rasgado e o que ficou no seu lugar foi o corpo de Cristo, sacrificado na cruz para nos oferecer a reconciliação. No lugar do véu de separação ficou o único meio de ligação entre homens pecadores perdoados pelo sangue de Jesus e o próprio Deus. Por isso o autor disse: “QUE ELE NOS CONSAGROU, PELO VÉU, ISTO É, PELA SUA CARNE”. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

26 de Novembro de 2020

O maior evento de toda historia foi exatamente a morte e ressurreição de Cristo. Quando Jesus MORREU, o VÉU, que por décadas separava o SANTO dos SANTOS, se rasgou e Deus saiu daquele lugar (TABERNÁCULO e TEMPLO) para não mais habitar em um TEMPLO feito por mãos humanas “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração e todas as coisas” (Atos 17:24-25). Com o fim do TEMPLO e PRINCIPALMENTE SEU SISTEMA RELIGIOSO de adoração. O Templo e Jerusalém ficaram “desolados” (destruído pelos Romanos) em 70 d.C., assim como Jesus tinha profetizado “Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor” (Lc 13:35). Amanhã veremos se o Pai permitir, que enquanto o templo existisse, estariam presos a antiga aliança.

27 de Novembro de 2020

O autor de aos Hebreus, menciona uma NOVA ALIANÇA, mas para entrar em vigor, precisaria da queda da ANTIGA ALIANÇA. “Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o CAMINHO do santuário não estava DESCOBERTO enquanto se CONSERVAVA em PÉ o primeiro TABERNÁCULO, que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço” (Hb 9:8-9). Veja que o autor faz referencia à ALIANÇA que estava passando e à NOVA ALIANÇA que estava sendo estabelecida “Dizendo NOVA ALIANÇA, envelheceu a PRIMEIRA. Ora, o que foi tornado VELHO, e se ENVELHECE, perto está de ACABAR” (Hb 8:13). Era complicado para o povo hebreu entender que aquilo que defendiam por décadas, agora seria SUPERADO por uma NOVA ALIANÇA, muito SUPERIOR aquela que eles tinham. O VÉU era um símbolo de Cristo como sendo o ÚNICO CAMINHO ao Pai “Disse-lhe Jesus: Eu sou o CAMINHO, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Amanhã se o Pai permitir continuaremos.

28 de Novembro de 2020

Quando escrevemos ontem que o VÉU era um símbolo de Cristo, isso é SIMBOLIZADO pelo fato de que o Sumo Sacerdote, para chegar ao SANTO dos SANTOS, tinha que PASSAR através do VÉU.  Só que agora Cristo é o nosso superior Sumo Sacerdote, não como os sacerdotes da terra “Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre” (Hb 7:26-28). Que texto rico em DETALHES, tentaremos amanhã abordar alguns deles se o Pai permitir.

29 de Novembro de 2020

O vocábulo SACERDOTE, aparece cerca de 506 vezes e o no plural SACERDOTES cerca de 400 vezes. Agora veja um detalhe interessante, dos 13 capítulos de aos Hebreus, 11 deles aparecem o vocábulo SACERDOTE e SACERDOTES, somente no capitulo 1 e o 11 que ficou isento deste vocábulo. Se estamos no Novo Testamento, a era sacerdotal já passou, por que então foi tão mencionado nesse livro? Tentarei explicar. Veja um dos versos que usamos ontem: “Porque nos convinha tal SUMO SACERDOTE, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus” (Hb 7:26). Quem era esse SUMO SACERDOTE? Nas próximas meditações, abordaremos esse assunto com ricos detalhes. O livro de aos Hebreus fala sobre o SACERDÓCIO de CRISTO, por isso o assunto é tão mencionado nesse livro do Novo Testamento. Acompanhe se possível. Mas como sempre, se o Pai permitir.

30 de Novembro de 2020

Vamos analisar um pouco do conteúdo do livro de aos HEBREUS, mas para isso precisamos entender o CONTEXTO da ÉPOCA. Os acontecimentos não ocorreram de uma SEMANA para outra, foram ANOS, que estão registrados no livro de Atos dos Apóstolos. Se Jesus acendeu aos céus por volta do ano 33, e se Paulo escreveu a sua derradeira Carta 2 Timóteo lá pelo ano 67, conclui-se que os fatos de Atos dos Apóstolos abarcam uns 35 anos, os primeiros 35 anos do desenvolvimento do Cristianismo. O martírio de Estevão e a conversão de Paulo deve ter sucedido aí pelo ano 37, a morte de Tiago pelo ano 45, o Concilio de Jerusalém em 50, a prisão de Paulo em Cesaréia aí pelo ano 60, o cativeiro romano por 64. Se possível, leia Atos 21:18-26, onde você vai encontrar que os cristãos-judeus permaneciam naquele contexto judaico vinculado aos COSTUMES e TRADIÇÕES de sua PÁTRIA, algo que iria FERIR o CRISTIANISMO. Como nós na época atual, temos COSTUMES que FEREM o cristianismo também. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.