Meditações Teológicas – Set/2019

01 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Vejamos hoje alguns *SIGNIFICADOS* de *FÉ*. Encontramos *FÉ* como *CONJUNTO* de *DOUTRINAS* bíblicas. “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exorta-vos a batalhar *PELA FÉ* que uma vez foi dada aos santos” (Jd vv3). É a *FÉ* de uma vez para sempre entregue aos santos. “Mas vós amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa *FÉ*…” (Jd vv20). Também encontramos a *FÉ* em sinonímia com a *CRENÇA*.  É a *FÉ* intelectual. A *CRENÇA* na verdade. “E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que *NÃO CRESTES*? É a *FÉ* necessária. Também temos a *FÉ-CONFIANÇA*. Essa é a *FÉ SALVADORA*. Pela *FÉ-CRENÇA* eu creio nas *VERDADES* ensinadas por Jesus. Com a *FÉ-CONFIANÇA* eu confio em sua Pessoa, esta é a *FÉ-SALVADORA*. Ela me *PÕEM* em contato com a *PESSOA* divina do meu *SALVADOR. A *FÉ-SALVADORA* ninguém perde!!! Amanhã se o PAI permitir veremos mais sobre a fé salvadora e seu AUTOR…

02 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A *FÉ* salvadora tem como alvo *FUNDAMENTAL* a Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, no *QUAL* precisamos *CRER*. João ilustra este *CRER* em Cristo com vários *VERBOS*: (receber Jo 1:12) “Mas, a todos quantos o *RECEBERAM*…(ir, vir Jo 5:40 e 6:35-37) “E não quereis *VIR* a mim para terdes vida”… Todo o que o Pai me dá *VIRÁ* a mim… Ainda temos os verbos *CAMINHAR*; *MORAR*; *COMER*; *BEBER* e outros. Esta variada *TERMINOLOGIA* de ação define a *FÉ* salvadora, é a *ENTREGA PESSOAL* a Jesus Cristo. Esta *FÉ* salvadora é *DOM de DEUS* (Ef 2:8), pois é Deus que justifica *PELA FÉ* (Rm 3:30). Não só a *SALVAÇÃO* não procede das *OBRAS*, como a própria *FÉ* do contexto da *SALVAÇÃO* não vem das *OBRAS*. Se alguém pudesse *CRER* por *MÉRITOS* pessoais, então a *FÉ* já seria uma *OBRA* e teria ele motivo de jactância. Diante da *SOBERANIA* do Senhor nosso Deus, Ele jamais *PERMITIRÁ* o salvo *ABANDONAR a FÉ*. Uma ressalva! Quem afirma: eu *JÁ* fui crente! Está *ENGANADO*. Quem diz tê-lo *SIDO* e deixou de *SER* é porque *NUNCA* o foi. Quem *FOI*, *É e SEMPRE* será! A fé salvadora é *ENTREGA* total a Cristo! Você não *O* aceita, mas *JESUS* quem te *ACEITA*!!! Você já fez essa entrega???Até amanhã com a permissão do Pai.

03 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Outro fator culminante que o *SALVO* não pode perder sua *FÉ* salvadora é por causa de seu *AUTOR*. Nossa *FÉ* tem um *AUTOR*: “Olhando para Jesus, *AUTOR e CONSUMADOR da FÉ*” (Hb 12:2). O Salvo não perde a *FÉ*, a sua confiança, em Jesus Cristo como seu *SALVADOR* pessoal porque Ele a *CONSUMOU* com Seu *SANGUE*, e Seu *SACRIFÍCIO*, a Sua *MORTE VICÁRIA*. Jesus predisse a *NEGAÇÃO* de Pedro e dela preveniu  o seu discípulo: “Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes Me negarás” (Mt 26:34). A *FALTA* de pedro foi *GRAVÍSSIMA*, mas contudo a sua *FÉ* salvadora não se *EVAPOROU*! Por que? Porque o *AUTOR e CONSUMADOR da NOSSA FÉ*, já orou por nós. “Mas Eu roguei por ti, para que a *TUA FÉ* não desfaleça” (Lc 22:32a). Qual valor teria a oração de Jesus se pedro viesse a *PERDER SUA FÉ*? O salvo só poderia perder a *FÉ SALVADORA*, se o *SACRIFÍCIO* de Cristo fosse *INSUFICIENTE* e *INEFICAZ*. Jesus Cristo, é o *AUTOR* de sua *FÉ*? Se for, ela é permanente e não temporária! Até amanhã com a permissão do *AUTOR* e *CONSUMADOR* de nossa *FÉ*.

04 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda no assunto *FÉ*, vamos ver o próximo personagem descrito pelo autor de aos Hebreus: *’PELA FÉ* Noé, divinamente avisado das coisas que *AINDA NÃO SE VIAM*, temeu e, para salvação da sua família, preparou a *ARCA*, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da *JUSTIÇA* que é segundo a *FÉ* (Hb 11:7). Como os demais personagens e em toda a Bíblia, encontramos a declaração *PELA FÉ*. Outro ponto *IMPORTANTÍSSIMO*, que cada leitor deve observar, é que como Abel e Enoque; Noé também foi *ACEITO* por Deus. Eles não *ACEITARAM* a Deus!!! Deus que os *ACEITOU*. Não é o homem que *ACEITA* a Deus, mas Deus que *ACEITA* o homem,  e somente *PELA FÉ* alguém pode se *APROXIMAR* de Deus. Veja a passagem que afirma isso: “Noé porém, achou graça aos *OLHOS DO SENHOR*. (Gn 6:8). Noé também era um *PECADOR*, ele também era da *LINHAGEM* de Adão, como todos nós. Então ele também estava *CONDENADO* ao *INFERNO*, mas, *PELA FÉ* ele também *ANDAVA* com Deus. (Gn 6:9). A diferença entre aqueles que acharam graça aos *OLHOS do SENHOR* está no item *FÉ*. Somente *PELA FÉ* você vai se *APROXIMAR* de Deus. É *PELA FÉ* você vai compreender Deus e seu plano *REDENTOR*. Somente *PELA FÉ* nós vamos consegui andar com Deus. Vamos viver *PELA FÉ*…Amanhã *PELA FÉ* continuaremos.

05 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O apóstolo Paulo escrevendo aos Romanos disse: *”…E TUDO QUE NÃO É DE FÉ É PECADO…”* (Rm 14:23c). Talvez assim você consiga entender o *PESO* deste assunto *FÉ*, *E TUDO QUE NÃO É DE FÉ É PECADO*, lembra do que disse o autor de aos Hebreus *SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS*. É isso mesmo, *IMPOSSÍVEL*. Por isso Noé buscou na *FÉ* se aproximar de Deus. E Deus se *AGRADOU* de Noé. Tudo que não provém de *FÉ* é pecado. Noé “tornou-se um herdeiro da justiça que é de acordo com a *FÉ*.” Noé é o primeiro a receber nas Escrituras o nome *”JUSTO”* (Gn. 6: 9). Noé nasceu no ano 1056 da criação, ele é mencionado por Pedro cerca de 3000 anos depois “E não *PERDOOU* o mundo antigo, mas *GUARDOU a NOÉ*, pregoeiro da *JUSTIÇA*…” 2Pd 2:5). Essa justiça mencionado por Pedro, é vista como uma *HERANÇA* recebida por todos aqueles viveram *PELA FÉ*. Querido leitor, precisamos viver *PELA FÉ*, pois foi por meio da *FÉ* que nos *ENTREGAMOS* a Cristo, reconhecendo Ele como *LIBERTADOR* prometido, nosso *ÚNICO* e suficiente *SALVADOR* vamos tornar nossa esperança em *FÉ*, pois só assim aquilo que *CREMOS* torna-se *REALIDADE*. Até amanha pela *FÉ*.

06 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quando Deus falou com Noé, havia se passado cerca de 1500 anos, e veja o conteúdo da fala de Deus: “O fim de toda criatura veio perante mim, porque se encheu a terra de roubo por causa deles e eis que os farei perecer juntamente com a terra” (Gn 6:13). Se essa fala fosse para um de nós, como acataríamos? Teríamos *FÉ* para *OBEDECER* as ordens de Deus? “Mas contigo estabelecerei a minha *ALIANÇA*; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo” (6:18). Deus manda Noé construir um barco gigante, e avisa que virá um grande dilúvio. Mas se até aquela época não havia chovido na terra, como viria um dilúvio? Noé acreditou *PELA FÉ*. Deus não suportou a *MALDADE* do homem, e resolveu *DESTRUIR* tudo. A palavra usada em português no verso 11 ( חָמָס ) que pode ser traduzida por ( saquear, pilhar, roubar; violar; corromper; destruir; perder; violência). No verso 12 devemos destacar o vocábulo *TODA*, significando um *JULGAMENTO* geral. Diante de uma população corrompida, apareceu *UM ÚNICO HOMEM* que *PELA FÉ* provou algo diferente. Que nos dias atuais, se for preciso, que possamos ser esse *ÚNICO* a crer. Até amanhã *PELA FÉ*.

07 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Noé parece ter aprendido com seu *BISAVÔ* Enoque a andar com Deus. Noé era tão *OBEDIENTE* ao seu Deus e o *AMAVA* tanto que era como se ele Deus andassem lado a lado como amigos. A *FÉ* de Noé fez com que escritor de aos hebreus usasse uma *EXPRESSÃO* pesada cerda de *MILHARES* de anos depois de sua passagem pela terra. “Por intermédio de sua *FÉ*, ele *CONDENOU* o mundo.” (Hb. 11:7) Como ele fez isso? O que podemos aprender de sua fé? Noé era um ser *HUMANO* idêntico a cada um de nós, mas certo dia recebeu *ORDENS* de Deus e sua vida mudou para sempre. Deus falou a esse *SERVO* amado sobre seu *PROPÓSITO* de destruir o *MUNDO* daqueles dias. Deus ordenou a Noé: “Faze para ti uma arca da madeira.” (Gn. 6:14). A arca era diferente de um barco ou navio. Não tinha proa, popa, quilha nem leme. Era basicamente um grande baú, ou caixa. Construir um barco gigante quando nem chuva caia ainda sobre a terra. construir um barco com as dimensões da arca, longe do mar poderia parecer loucura, mas era um ato de *FÉ*. Foi essa atitude movido *PELA FÉ* que salvou sua família e condenou o mundo. Amanhã veremos outra característica de Noé que prova porque o mundo foi condenado!!!

08 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Havia outro aspecto do trabalho que pode ter sido ainda mais *DESAFIADOR* do que *CONSTRUIR* a arca. A Bíblia diz que Noé era um *”PREGADOR da JUSTIÇA”*. ( 2 Pd 2:5.) Assim, ele corajosamente tomou a liderança em *AVISAR* aquela sociedade *ÍMPIA* e *PERVERSA* sobre a *DESTRUIÇÃO* que estava para acontecer. Enquanto *CONSTRUÍA* a arca, Noé tentava *CONVENCER* aquelas pessoas do castigo *VINDOURO* prometido por Deus. Qual foi a *REAÇÃO* das pessoas? Jesus fala sobre essa reação em Mateus 24:37-39 quando diz que aquelas pessoas comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia que Noé entrou na Arca. *PELA FÉ* construiu a arca e *PELA FÉ* pregou para *AQUELAS PESSOAS*, as quais não tiveram *FÉ* para serem *ACEITAS* por Deus. Outro ato de *FÉ* demonstrado por Noé, foi quando ele já tinha 600 anos. Deus deu-lhe outra ordem *”ENTRA NA ARCA”* (Gn 7:1) e para completar, tinha companhia dos *ANIMAIS*, deveria levar um casal de cada espécie. *PELA FÉ* ele cumpriu as ordens do *CRIADOR SOBERANO*. E a *CONDENAÇÃO* do mundo? Estava naquelas pessoas que não *ACEITARAM* a *MENSAGEM* de Noé, não acreditando no plano divino. Quando eles *ENTENDERAM* a mensagem? Quando viram a *PORTA* da arca se *FECHAR* e a chuva *COMEÇAR* a cair. Só que já era *TARDE*!!! Não permita que seja *TARDE* para tomar a sua *DECISÃO*!!! *PELA FÉ* passe a fazer parte da família de Deus. E você que já é dessa família, quando irá tomar a *DECISÃO* de anunciar aos perdidos o plano *LIBERTADOR* de Deus??? Até amanhã…

09 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Deus fala pela *PRIMEIRA* vez *PESSOALMENTE* a Noé: “…o *FIM* de *TODA* a *CARNE* é *VINDO* perante a minha face; porque a *TERRA* está *CHEIA* de *VIOLÊNCIA*; e eis que os *DESFAREI* com a *TERRA*” (Gn 6:13). Deus fala outras *TRÊS* vezes a Noé em 7:1, 8:15 e 9:1. E a mensagem que Ele dá a Noé é de um *ENORME* e maciço *JULGAMENTO*. Apenas *CRER* que o julgamento *VIRIA* é certamente um *ATO* de *FÉ*. Pois Noé *CREU*. Saiba querido leitor, *CRER* no julgamento *PREVISTO* pelo *APOCALIPSE* é um *ATO* de *FÉ*, mas *NÃO* crer é *PECADO!* Por que Noé achou graça aos olhos do Senhor? “Porque era homem justo em suas gerações; Noé *ANDAVA* com Deus” (v.9). Este é um homem que vivia num mundo *PERVERTIDO* e *CONDENADO*, mas *CREU* no que Deus disse, sabia que era um *PECADOR* e precisava de *SACRIFÍCIO* para *RECEBER* graça e *PERDÃO* de Deus, e procedia como Abel. Ele fez como Enoque, *CAMINHANDO* com Deus. Ele estava em *VERDADEIRA* comunhão com Deus. Ele era um homem *JUSTO* e Deus fez uma promessa. Ele creu e obedeceu. A *FÉ* levou Noé a ser aceito por Deus, somente a *FÉ* faz com que uma pessoa entenda o plano redentor do *SOBERANO*. Amanhã continuaremos!!!

10 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Noé era um homem *PERFEITO*? Não! Noé era um *PECADOR* como nós, ele também era *DESCENDENTE* de Adão, por isso já *NASCEU* condenado ao *INFERNO*. Quando você entra no capítulo 9, descobre que ele foi *CULPADO* de um pecado humilhante. Noé não era um homem *PERFEITO* diante dos homens, mas ele era um homem de *FÉ* diante de Deus, porque, *PELA FÉ*, a justiça foi *CREDITADA* em sua conta. Paulo escrevendo aos Filipenses disse: “E seja achado nele não tendo a minha justiça que vem da Lei, mas a que vem *PELA FÉ* em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus *PELA FÉ*” (Fl 3:9). Temos essa alegria de saber que *PELA FÉ* nos aproximamos de Deus, mas algo tem que ainda nos afligir. A Bíblia faz uma comparação como foi nos dias de Noé, será na *VINDA* do Filho do Homem, ou seja, as pessoas *CUIDANDO* de seus *NEGÓCIOS*, se casando, fazendo todas as suas tarefas diárias e elas vão ser varridas por um *JULGAMENTO* ardente, como aqueles foram varridos em um dilúvio de julgamento. Mas, a *DIFERENÇA* será, e agradecemos por isso, que não *HAVERÁ* apenas *OITO* almas salvas, mas haverá *MUITOS*, haverá *MILHARES*, haverá *MILHÕES*. E agradecemos a Deus por essa *PROMESSA* esperançosa e *VERDADEIRA*. Que possamos ser *FIÉIS* como Noé, ser *PREGADORES* da justiça para esta *GERAÇÃO*, advertindo-os do *JULGAMENTO* que está por vir e *CHAMÁ-LOS* para o evangelho da *GRAÇA* e a *JUSTIÇA* que é imputada aos que têm *FÉ*. Amanhã mencionaremos o próximo personagem citado pelo autor de aos Hebreus.

11 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Sem fugir do assunto sobre o plano *REDENTOR* de Deus para com a humanidade, estou escrevendo sobre os heróis da *FÉ* porque estão diretamente ligados com o propósito divino da vinda do Salvador e lembrando que esse assunto é a sequência da *FÉ* de Joquebede. Nesses próximos dias meditaremos no personagem mencionado pelo escritor de aos Hebreus chamado Abraão: “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. (Hb 11:8). A Palavra de Deus tem tudo aquilo que precisamos para ter uma vida abençoada, se aprendermos viver pela *FÉ*. Quantas experiências são vivenciadas por aqueles que confiam em Deus de todo o coração, mesmo sabendo que somos todos pecadores, negligenciadores da obra de Deus, e que apesar das falhas humanas, homens e mulheres que viveram *PELA FÉ*, tiveram suas vidas e de seus familiares marcadas pela resposta e poder divino. Não estou afirmando com isso que viver *PELA FÉ* é fácil, o temor vem, o medo vem, o abatimento vem, e todos esses sentimentos precisam ser superados *PELA FÉ* e confiança em Deus, que é *SOBERANO*, podendo controlar tudo e todos. Nada pode *FUGIR* de seu controle. Os obstáculos que venham aparecer, fazem parte do processo de crescimento daqueles que vivem *PELA FÉ*, cada batalha enfrentada e vencida pela *FÉ*, apenas nos molda a um crescimento e uma experiência maior com o Criador. Não esqueça que Deus não tem problemas mas sim planos, os problemas causados por nós mesmo ou por nosso inimigo devem ser superados *PELA FÉ*, aumentando nossa experiência, e também  nossa *FÉ*. Até  amanhã…

12 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Quando Abraão, recebeu a *CONVOCAÇÃO* de Deus, estava em uma terra distante *(MESOPOTÂMIA)*, numa cidade chamada de *UR* dos Caldeus, cidade esta conhecida na antiguidade por causa da sua *IDOLATRIA*, representada pelos Zigurates, uma especie de piramide, onde era *CULTUADO* vários *DEUSES*. Abraão em obediência a Deus, partiu *PELA FÉ* com sua *ESPOSA*, seu *PAI* e seu *SOBRINHO*. Chegaram a cidade de Harã onde veio a óbito seu pai Terá. Durante esta caminhada o *SOBERANO* estava *MOLDANDO* e *CULTIVANDO* a *FÉ* de seu servo para uma grande *MISSÃO*, Abraão foi um daqueles que carregava o DNA da *SEMENTE do LIBERTADOR PROMETIDO*. A *FÉ* cresce, se desenvolve com o passar dos anos! A medida que *ANDAMOS* com Deus, *DESENVOLVEMOS* uma *FÉ INABALÁVEL*. Foi assim com Abraão e será assim também conosco se *ANDARMOS* com Deus. Temos que crescer na Graça e no conhecimento do Senhor. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

13 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Como é viver *PELA FÉ*? Abraão, como Abel; Enoque; Noé; *ANDARAM* com Deus, com Abraão também não foi diferente, ele *ANDAVA*  com Deus. Partindo desse *PRINCIPIO*, Deus deu algumas *ORDENS* a Abraão com *PROMESSAS*: *”SAI* da sua terra, do *MEIO* dos seus parentes e da *CASA* de seu pai, e *VÁ* para a terra que eu lhe mostrarei. *FAREI de você um *GRANDE* povo, e o *ABENÇOAREI. Tornarei famoso o seu *NOME*, e você será uma *BENÇÃO*. Abençoarei os que *ABENÇOAREM*, e amaldiçoarei os que o *AMALDIÇOAREM*; e por meio de você *TODOS* os povos da terra serão *ABENÇOADOS”* (Gn 12:1-3). Abraão foi um instrumento nas mãos de Deus, recebeu ordens acompanhadas de *PROMESSAS*. Mas para isso ocorrer Abraão provou viver *PELA FÉ* renunciando muitas *COISAS* em sua *VIDA*. Primeiro: *DEIXOU* sua parentela, partindo para uma terra estranha, *CONFIANDO* somente *PELA FÉ* naquele que lhe deu a *PROMESSA*. Que exemplo maravilhoso de *FÉ*. Quantos de nós cristãos precisamos tomar a decisão *PELA FÉ* e se entregar de corpo e alma na obra *MISSIONÁRIA*. Como Abraão, deveríamos *SACRIFICAR* mais nosso tempo, nossas atividades e dar um tempo maior para propagar o evangelho. *RENUNCIAR* aquilo que consome nosso tempo e não glorifica nosso *PAI*. Pense, nas promessas de Deus para sua vida? Até amanha, com a permissão do *AUTOR e CONSUMADOR* de nossa *FÉ*.

14 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Viver *PELA FÉ* é viver o *AMANHÃ* sem saber o que vai *ACONTECER*, mas apenas *CONFIAR* que o *DEUS SOBERANO* está no *CONTROLE* e que nós devemos apenas *CRER*!!! Abrão partiu com sua esposa e seu sobrinho Ló, que para ele era como um *FILHO*, fazia parte da família. E foi com seu sobrinho *LÓ* que aconteceu algo interessante. Ambos tinham grande quantidade de *GADO* e logo começou haver *CONFUSÃO* entre os pastores de Abraão e os de Ló. Abraão vivia *PELA FÉ*, não estava *PREOCUPADO* com o *AMANHÃ*, já havia provado isto quando *DEIXOU* sua *PARENTELA*. Depois dessa discussão, Abraão tomou mais *UMA* decisão que provava o quanto ele vivia *PELA FÉ*, disse para Ló: Como nossos pastores estão se *DESENTENDENDO*, olhe para um lado e faça sua *ESCOLHA*. Se você escolher a *DIREITA*, escolherei a *ESQUERDA*. Se você escolher a *ESQUERDA*, irei para a *DIREITA. Abraão vivia *PELA FÉ*, ele não estava preocupado com o *AMANHÃ*!!! O futuro não *ASSOMBRAVA* Abraão!!! Ele *DEPENDIA* de Deus!!!. Sabe o que *ACONTECEU*? Como seu sobrinho Ló ainda não tinha aprendido a viver pela Fé, ainda não havia aprendido a fazer suas escolhas debaixo de oração e sim *PELA APARÊNCIA*, escolheu o lado bonito *(AS CAMPINAS DO JORDÃO)*. Sabe quais *CIDADES* ele escolheu para *MORAR* e levar sua família? Pasme! *SODOMA E GOMORRA*. Você levaria sua família para a cidade de *SODOMA*? O que faz uma escolha sem oração!!! Amanhã continuaremos com a permissão do Pai, mas faça e escolha certa hoje e você verá o resultado no futuro.

15 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Se o leitor reparar, o autor de aos Hebreus gasta um espaço maior  para  escrever sobre Abraão. A vida deste servo foi um grande exemplo de *FÉ* para nós. Em certo período da vida de Abraão e Sara, Deus mudou seus respectivos nomes. Você acha isso algo simples? Quando Deus muda o nome de Abrão para Abraão, e de Sarai para Sara, traz junto um significado profético  poderoso, um casal estéril que não gerava filhos, avançado em idade, seria chamado a partir daquele momento de “Pai de multidões” e “Princesa”, a partir deste momento todos que ouvissem o nome dos dois, iriam presenciar o início de um grande milagre. Alguns iriam rir, outros iriam ficar pensativo, iriam indagar como assim, Pai de multidões? Mas a mudança destes nomes estava trazendo o início de um grande milagre. Isaque iria nascer. Mas antes do nascimento os nomes foram mudados. E no Hebraico esta mudança traz uma profundidade muito grande, imagine Sara chamando Abraão ( Pai de multidões ), porque era isto que as pessoas em volta estaria ouvindo ” pai de multidões “, e Abraão respondendo sim Sara ( Princesa ), trazendo uma mensagem profética que ela também seria mãe de uma multidão. Era mais uma prova de *FÉ*, pois ambos não podiam ter filhos, como seriam pais de multidões? Deus também tem algo grande para sua vida! Apenas creia. Até amanhã com a permissão do CRIADOR.

16 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O *TEMPO* de Deus não é o nosso *TEMPO*. Abraão e Sara esperaram 25 anos para ver o cumprimento da promessa (nascimento de Isaque). Neste tempo eles viveram muitas *EXPERIENCIAS* com Deus, que só seriam *SUPERADAS* pela *FÉ*, tempos *BONS*, e tempos de grandes *DIFICULDADES* também, mas eles venceram, e se tornaram *EXEMPLOS* de *FÉ* para todos nós. A *FÉ* é a certeza de que Deus não pode *FALHAR* em nenhuma de suas *PROMESSAS*. Quando Abraão já tinha 100 anos, e quando a *PROBABILIDADE* de ter um filho já era algo *IMPOSSÍVEL* ao homem, Deus *AGIU*. Isso é *FÉ*! Nasceu Isaque, o filho da *PROMESSA*, aquele que também carrega o DNA da *SEMENTE* de Gênesis 3:15. Isaque veio para trazer alegria para este casal, para mostrar que a *FIDELIDADE* de Deus é grande, *SERVIR* ao Senhor foi a melhor *ESCOLHA* que eles fizeram, acreditar em Deus, andar *PELA FÉ*, confiar, perseverar, valeu a pena. Isaque nasceu. Deus é fiel em cumprir todas as suas promessas. Não sei quanto tempo Deus tem *DEMORADO* para responder seus *PEDIDOS*, mas saiba que Deus não pode falhar, se  for da *VONTADE* do Senhor, você terá a *RESPOSTA*, mas lembre-se: é no *TEMPO* do Senhor e não em nosso *TEMPO*. Mais uma coisa, Deus *AGIU* quando não havia mais nenhuma *PROBABILIDADE*. Deus não nos livra dos *PROBLEMAS*, mas nos livra nos *POSSÍVEIS* problemas! Amanhã continuaremos se o Deus do impossível permitir.

17 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A *FÉ* de Abraão era tamanha que ele só se *PREOCUPAVA* com a *PÁTRIA CELESTIAL*. Torna-se *IMPOSSÍVEL* ter duas pátrias e AMÁ-LAS ao mesmo tempo. Por isso, a *PROMESSA* de uma cidade *CELESTIAL* fez de Abraão e sua família *ESTRANGEIROS* neste mundo. Veja: “Pela fé habitou na terra da promessa, como terra alheia, *MORANDO em CABANAS* com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque *ESPERAVA* a cidade que tem *FUNDAMENTOS*, da qual o *ARTÍFICE*  e *CONSTRUTOR* é *DEUS* (Hb 11:9-10). Ainda na continuidade do texto Veja: “Todos estes *MORRERAM* na FÉ, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram *ESTRANGEIROS* e *PEREGRINOS* na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que *BUSCAM* uma *PÁTRIA*. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam *UMA MELHOR*, isto é, a *CELESTIAL*. Por isso também Deus não se *ENVERGONHA* deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes *PREPAROU* uma *CIDADE* (Hb 11:13-16). Amanhã continuaremos com a permissão do Autor da Pátria Celestial.

18 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A *FÉ* de Abraão em habitar na *PÁTRIA CELESTIAL* era tamanha que “Eles não temeram *CONFESSAR* tal coisa” (Hb 11:13), Abraão sabia que era *PEREGRINO* aqui “Estrangeiro e peregrino *SOU* entre *VÓS*; dai-me possessão de sepultura convosco, para que eu sepulte a minha morta de diante da minha face” (Gn 23:4). Mostrando claramente esse fato ao habitarem em tendas “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se *VÊEM* são *TEMPORAIS*, e as que se não *VÊEM* são *ETERNAS*” (2 Co 4:18). Não tiveram *VERGONHA* de seu Deus, razão pela qual Deus não teve *VERGONHA* deles. Ele identifica-se como o “Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó” (Êxodo 3:6). Assim deve ser nossa *VIDA*, cada dia nos *APROXIMAMOS* mais da *PÁTRIA CELESTIAL*. Nossa *CASA* não é aqui, *PELA FÉ* devemos viver cada *DIA* como se *FOSSE* o *ÚLTIMO*. Vivemos no aguardo de *ENTRAR* na *PÁTRIA CELESTIAL*, lugar da *ETERNIDADE* com o *SOBERANO*. Você tem essa *FÉ*? Você vive essa *FÉ*? Deus não se *ENVERGONHA* de você, como não se *ENVERGONHOU* de Abraão? Tudo isso *SÓ SERÁ POSSÍVEL PELA  FÉ!!!* Amanhã continuaremos *PELA FÉ*.

19 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Falar sobre a *PÁTRIA CELESTIAL* é um bálsamo, e poderíamos gastar *MESES* e até *ANOS* tratando sobre esse *ASSUNTO*. Por isso quero aproveitar mais algum tempo *EXPLICANDO* essa passagem (Hebreus 11:13-16) sobre a *VIDA* e *FÉ* de Abraão.  No verso 13 quando *”CONFESSARAM* que eram *ESTRANGEIROS* e *PEREGRINOS* na terra. Estavam afirmando que seus interesses, esperanças e prazeres não *ESTAVAM* neste *MUNDO*, que essa terra não tinha como lhe proporcionar algo que *PELA FÉ* podiam avistar em outro lugar, o *CELESTIAL!*. Em outras palavras, esses homens de *MENTE CELESTIAL*, viviam debaixo da promessa, sabendo bem que um país melhor do que qualquer outro na Terra lhes foi prometido sob a figura de Canaã, consideravam sua *RESIDENCIA* em Canaã e na Terra como uma *PEREGRINAÇÃO* distante de sua terra natal; e para mostrar quais eram suas expectativas, eles sempre falavam de si mesmos como *ESTRANGEIROS e PEREGRINOS*. Nós precisamos viver nessa *FÉ*, que nossa *PÁTRIA* não é aqui. Precisamos defender a *PÁTRIA CELESTIAL*, trabalhando para ver o *MAIOR* número de habitantes *POSSÍVEL* nessa *PÁTRIA*. O método para isso é a *OBRA MISSIONÁRIA*. Quanto mais *FÉ*, maior o desejo de *PARTIR* dessa terra para a habitação celestial! Quanto mais *FÉ*, maior o desejo de *FAZER* a obra de Deus, e assim também *AUMENTA* a nossa separação desse mundo. Até amanhã…

20 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: *POR QUE* viver nessa terra como se fosse nossa *PÁTRIA?* Muitos vivem como se um *DIA* fossem se *ETERNIZAR* aqui! O escritor de Hebreus está fazendo o *POSSÍVEL* para *ANIMAR* cada crente e *SITUÁ-LO* no contexto do *MUNDO* atual em que não somos *DAQUI* e, *MOMENTANEAMENTE*, estamos por aqui, como *EXILADOS* em terra *ESTRANGEIRA* aguardando a hora de *RETORNAR* ao *LAR CELESTIAL*. A promessa de Gênesis 3:15 sobre o *LIBERTADOR*, muito bem explicado nos capítulos anteriores de Hebreus (algo que veremos em meditações futuras), nos transmite essa garantia *PELA FÉ* de morarmos nos *CÉUS*. Quando o *CRENTE* começa e *VIVER* aqui nessa *TERRA*, como se fosse seu *PARAÍSO*, ele praticamente *ESQUECEU* da *PÁTRIA CELESTIAL*. Pátria essa *PROMETIDA* pelo *SOBERANO*! Quando vejo *CRENTES* fazendo grandes *INVESTIMENTOS* nessa *PÁTRIA*, fico triste! Pois a obra *MISSIONÁRIA* fica abandonada e muitas *ALMAS* ficam cada dia mais *DISTANTES* da pátria *CELESTIAL*. Onde tem sido seu *INVESTIMENTO* financeiro, na pátria *TERRESTRE* ou na *CELESTE*? Onde você tem *INVESTIDO* seu *TEMPO*??? na pátria *CELESTE* ou *TERRESTRE*? Onde sua *IGREJA* tem investido *MAIS*? Na pátria *TERRESTRE ou CELESTE*? Sua *FAMÍLIA* está mais *ENVOLVIDA* na *PÁTRIA CELESTE ou TERRESTRE*? Qual delas Deus *QUER* nosso *ENVOLVIMENTO*? Qual delas está nossa *FÉ*? Pense!?!?!? Até amanhã com a permissão do *AUTOR* de nossa *FÉ*.

21 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Mais uma *PROVA* que nossos investimentos devem ser aplicados na *PÁTRIA CELESTIAL* está no verso 9, quando o autor menciona a *PEREGRINAÇÃO* de Abraão com sua família e afirma que suas moradias eram em *CABANAS*. Apesar de ser um homem *RICO*, fez questão de investir na *PÁTRIA CELESTIAL*. Não estou afirmando que um crente não possa ter propriedades ou bens, estou afirmando que quando Deus permite *BENS* aos crentes aqui nesta terra, devem ser bem *ADMINISTRADOS*, pois nós não somos donos de nada, somos apenas *MORDOMOS*. O que faz um *MORDOMO*? Ele administra as coisas de seu Patrão (SENHOR)! Quem é nosso Patrão? O *SOBERANO*, pois Ele é *DONO* de tudo e de todos. Quando o autor fala dessa *CIDADE*, ele diz: “*CIDADE* que tem *FUNDAMENTO*” (Hb 11:10). Não é *QUALQUER* cidade, é a cidade “da qual o *ARTÍFICE* e *CONSTRUTOR* é Deus” (Hb 11:10b). Deus *PREPAROU* uma *CIDADE* para Abraão que creu *PELA FÉ*. A Canaã *TERRESTRE* não podia ser comparada com a *CELESTIAL*. O desejo de Abraão, movido *PELA FÉ* o levou a desejar uma pátria” *MELHOR*, isto é, a *CELESTIAL*. Por isso também Deus não se *ENVERGONHA* deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes *PREPAROU* uma *CIDADE*” (Hb 11:16). Os dias de Abraão nessa terra foram como *PEREGRINO*, e Deus não se *ENVERGONHOU* dele, pois ele amou mais as coisas *CELESTES* do que as *TERRESTRES*. Que Deus também não se envergonhe de *NÓS*, que nosso amor pelas coisas *CELESTES* seja muito superior as coisas *TERRESTRES*. Amanhã tem mais com a permissão do Pai celestial.

22 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Poderíamos escrever o *ANO* inteiro sobre Abraão e sua *FÉ*, e assunto não faltaria… Mas, como nosso objetivo é mostrar o plano *REDENTOR* de Deus, mencionarei somente mais *UM* fato concreto da *FÉ* desse personagem chamado Abraão. O autor de aos hebreus, não poderia se *ESQUIVAR* de comentar esse fato. Veja: *”PELA FÉ*, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu *UNIGÊNITO”* (Hb 11:17). O comentário de Hebreus está *PAUTADO* no texto de Gênesis 22, onde observamos um dos maiores *EXEMPLOS* de viver *PELA FÉ* Vejamos: O capítulo 22 de Gênesis começa assim “E aconteceu que depois *DESSAS COISAS*…” (Gn 22:1). Quais coisas? O nascimento de Isaque! A expulsão de Agar e seu filho Ismael! A aliança com Abimeleque etc. Mas o *INTERESSANTE* é a *SEQUÊNCIA* do verso “…que *PROVOU* Deus a Abraão…” (Gn 22:1). “toma agora o teu *ÚNICO* filho, Isaque, a quem *AMAS*, e vai-te à terra de Moriá, e *OFERECE-O* ali em *HOLOCAUSTO* sobre uma das montanhas, que eu te direi” (Gn 22:2). Deus estava trabalhando a *FÉ* de Abraão. Veja os detalhes: *”ÚNICO FILHO”*, só tinha um filho da *PROMESSA*, Agar já tinha sido expulsa com seu filho Ismael, mas Abraão tinha Deus como *PRIORIDADE*. Veja outro detalhe. *”A QUEM AMAS”*, aquilo que lhe era *INDISPENSÁVEL* e de maior valor. Onde está o teu *TESOURO* aí está o teu *CORAÇÃO*. Dá-me filho meu o teu coração. Abraão *PROVA* que Deus para ele está *ACIMA* de *TUDO*. Ele *ABRIU* mão de *TUDO*, até do próprio filho, por *CAUSA* de Deus. Amanhã continuaremos se o Pai Eterno permitir.

23 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Em *CONTINUIDADE* ao assunto de ontem, veja mais um *DETALHE*, e tudo isso somente no capítulo 22:2 de Gênesis. “…e oferece-o ali em *HOLOCAUSTO*…”. A *FÉ* exige *SACRIFÍCIO*. Não é simplesmente a *ESPERANÇA* e nem se revela com a mente ou com o coração, tão somente. A *FÉ* necessita de *ATOS CONCRETOS*.   A *FÉ* leva o cristão a *CAMINHAR* em lugares ou terras *ESTRANHAS* Nem sempre é assim como se pretende que seja. Tendo *FÉ*, corre-se, inclusive, *RISCO* de *VIDA*. Isto é, as *CONSEQUÊNCIAS* da *FÉ* acontecem e *ESTÃO* nos *PLANOS* de Deus. “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16.24). *FÉ* será sempre algo *ALHEIO* aos olhos de quem não é *OBEDIENTE* ao chamado de Deus. Será sempre algo *FORA* de *MODA*. Por este motivo, os cristãos não devem esperar muito do mundo, pois aqui o cristão é um *PEREGRINO* em terras *ALHEIAS*. A atitude do cristão é ser *OBEDIENTE* a Deus aqui na *TERRA*. Sua *OBEDIÊNCIA* consiste em *ANDAR* na *CONTRA MÃO* do sistema que aqui *IMPERA*. Amanhã tem mais se *O AUTOR e CONSUMADOR*  da nossa *FÉ* permitir.

24 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Ainda em *CONTINUIDADE* do assunto anterior, veja os *DETALHES* do verso 3 de Gênesis 22, *”então Abraão se levantou de madrugada”*, em obediência ao *SOBERANO*, Abraão sai cedo sem *QUESTIONAR* as ordens do *ETERNO*  “e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho. Tudo *PELA FÉ* em obediência as ordens de Deus. Abraão seguia os ensinos do Pai e sabia exatamente o que necessitava para um *SACRIFÍCIO* e o motivo pelo qual se realizava o mesmo, então ele “cortou lenha para o *HOLOCAUSTO*, e levantou-se, e foi ao *LUGAR* que Deus lhe dissera”. Como é maravilhoso ver alguém que *OBEDECE* a Deus nos *MÍNIMOS* detalhes. Isso é *FÉ*!!! Abraão não *QUESTIONOU* Deus, apenas *CREU* que Deus faria algo melhor, pois Ele é *SOBERANO*. No verso 4, encontramos que Abraão caminhou *TRÊS* dias. Pense no que Abraão pensava naquelas *LONGAS* horas de *CAMINHADAS*? O que *NÓS* pensaríamos? O que *NÓS* diríamos a Deus durante aquele tempo até chegar o lugar direcionado? Mas Abraão *NÃO* questionou, *NÃO* retrucou, *NÃO* abriu os seus lábios. Deus estava *MOLDANDO* a *FÉ* de Abraão. Muitas vezes Deus *ESTÁ* moldando nossa *FÉ* e não *ENTENDEMOS*. Amanhã se Deus permitir *COMEÇAREMOS* com uma *ILUSTRAÇÃO* para tentar *ENTENDER* a vontade de Deus.

25 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Como prometi ontem, vou publicar uma pequena ilustração para entendermos como funciona a vontade de Deus. *O texto não é meu*, recebi em outro grupo, é um pouco *extenso*, por isso, vou dividir em *duas* meditações, *mas vale a pena ler*. Veja: “Numa silenciosa e tranquila capela, um monge chamado Serafim pedia ao Senhor com insistência para tomar o lugar dele na Cruz, pois queria imitar em tudo o Mestre. O Crucificado aceitou, mas colocou uma condição: *”Que você fique calado!”* O monge acostumado com o silêncio rigoroso e a vida disciplinada, prometeu imediatamente e, sem titubear, lá estava Serafim sobre a Cruz. Alguns instantes depois, entrou um homem rico para rezar e, enquanto rezava, caiu do seu bolso um pacote de dinheiro. Serafim quis logo avisá-lo, mas se conteve e *ficou calado*. Logo em seguida entrou um mendigo e, assim que começou a rezar, viu o pacote de dinheiro no chão. Olhou de um lado e do outro, não havia ninguém, pegou o dinheiro e saiu. Serafim ficou agoniado querendo dizer que não se poderia fazer aquilo, mas como tinha prometido *ficar calado, calado ficou.* Depois entrou um rapazinho e começou a pedir ao Crucificado ajuda e proteção, pois iria embarcar para uma longa e perigosa viagem por mar. Naquele momento entrou o homem rico com a polícia dizendo que havia esquecido o dinheiro na Capela. A única pessoa que estava ali era aquele rapaz, então os guardas o prenderam. Daí Serafim não aguentou mais ficar *calado* e do alto da Cruz bradou: “Ele é inocente!” Todos ficaram confusos, sem saber de onde vinha aquela voz, mas agora cheios de dúvidas, fizeram várias indagações e decidiram soltar o rapaz. O rapaz pode então embarcar para a sua viagem. Prenderam o mendigo que, de fato, estava com o dinheiro, o qual foi devolvido ao verdadeiro dono: o homem rico. No final da tarde, Jesus apareceu com o rosto triste e repreendeu severamente o monge Serafim: “Assim não dá!” Serafim, com a cara mais ingênua que conseguiu fazer, perguntou: “Mas, por que, Senhor?” E Jesus completou: *“Eu lhe disse pra ficar calado”.* Amanhã tem a segunda parte.

26 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Segunda parte da ilustração: O monge falou timidamente, mas com certa firmeza: “Mas eu só *FIZ* o que era o *CERTO* fazer. Fiz o que era *JUSTO*.”Então disse o Senhor com doçura: “Não, Serafim, você *ERROU* tudo. Você deveria ter *FICADO CALADO*, como me prometeu. Pelo contrário, *FALANDO*, você atrapalhou os meus *PLANOS*. Aquele rico estava para fazer uma coisa muito *ERRADA* com aquele dinheiro e eu fiz com que ele o *PERDESSE* na Capela. O pobre tinha necessidade urgente daquele dinheiro e eu fiz com que ele o *ENCONTRASSE*. O rapaz que *EMBARCOU* está nesse momento *AFUNDANDO* no mar e ele tinha me pedido ajuda. Se ele tivesse ficado na *CADEIA* somente por algumas *HORAS*, teria *PERDIDO* o navio e não estaria agora *MORTO* no fundo do mar. Serafim, *APRENDA A LIÇÃO*: *a minha Providência conduz todas as coisas *MELHOR* do que você, mesmo quando, *APARENTEMENTE*, parecem estar *ERRADAS*. Não sei quem é o autor dessa singela e sábia história, mas o seu ensinamento serve para todos nós. De fato, não é fácil *ENTENDER* os caminhos de Deus. Na nossa vida e no nosso mundo acontecem inúmeros fatos que nos desconcertam. Queremos achar alguma *EXPLICAÇÃO* racional e não conseguimos. Alguns se *REBELAM* orgulhosamente,  *DEIXAM a FÉ OSCILAR* e terminam no *DESANIMO* ou revoltados contra Deus e contra tudo. Outros inventam *EXPLICAÇÕES* baratas e forçadas para *EXPLICAR* o *INEXPLICÁVEL* (FÉ), que terminam por não convencer ninguém ou afastar ainda mais de Deus aqueles que já estão longe Dele. Diante de alguns *MISTÉRIOS* da existência, a única atitude possível é obedecer à ordem dada por Jesus ao monge Serafim: *PROMETE QUE VAI FICAR CALADO!* E no *SILENCIO* do *CORAÇÃO*, Deus nos fala coisas que *JAMAIS* a nossa *POBRE* razão humana irá conseguir *COMPREENDER* e *EXPLICAR.* Meditemos todos, amanhã continuaremos se Deus permitir.

27 de Setembro de 2019

[27/9 04:05] Pr Humberto: MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Grande *LIÇÃO* na ilustração que publiquei é *”PERMANECER CALADO*  diante das ordens do *MESTRE”*. Foi exatamente o que ocorreu com Abraão, *OBEDECEU* sem *QUESTIONAR* e quando *ABRIU* sua boca, *PROFERIU* palavras de *FÉ*. Quando Abraão avistou o lugar designado por Deus ele Disse aos seus moços: “ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço *IREMOS* até ali; e havendo adorado, *TORNAREMOS* a vós” (Gn 22:5). Se faz necessário ver a *CONJUGAÇÃO* dos verbos para entendermos os textos. Veja em qual pessoa os verbos se encontram: *IREMOS*; *TORNAREMOS*. Os dois verbos se encontram na primeira pessoa do plural *NÓS*, para o primeiro *IREMOS* tudo tranquilo, mas para o segundo, *TORNAREMOS*, há um passo de *FÉ*. Se Abraão iria *SACRIFICAR* seu filho Isaque por ordem divina, como ele poderia *DIZER* aos moços que iria no plural *(NÓS)* e que também *VOLTARIA* no plural *(NÓS)* se Isaque seria sacrificado. Como voltaria? Esse verbo conjugado na primeira pessoa do plural, *TORNAREMOS*, mostra o que é viver *PELA FÉ*! Abraão confiava tanto em Deus que sua *FÉ* lhe garantia acreditar em uma solução divina para que ele e o garoto voltassem. Abraão deu um passo de *FÉ*. Amanhã tem mais se Deus permitir.

28 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: O autor de aos Hebreus diz que Abraão tinha *FÉ* até para Deus *RESSUSCITAR* Isaque se acaso ele *TIVESSE* que *SACRIFICÁ-LO*. “considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar” (Hb 11:18b). Comparo esse texto com o de Paulo aos Romanos: “Quem intentará *ACUSAÇÃO* contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os *JUSTIFICA*. Quem é que *CONDENA*? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também *INTERCEDE* por nós. Quem nos *SEPARARA* do amor de Cristo? A *TRIBULAÇÃO*, ou a *ANGUSTIA*, ou a *PERSEGUIÇÃO*, ou a *FOME*, ou a *NUDEZ*, ou o *PERIGO*, ou a *ESPADA*? Como está escrito: Por amor de ti somos *ENTREGUES* à *MORTE* todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o *MATADOURO*. Mas em todas estas coisas somos mais do que *VENCEDORES*, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a *MORTE*, nem a *VIDA*, nem os *ANJOS*, nem os *PRINCIPADOS*, nem as *POTESTADES*, nem o *PRESENTE*, nem o *PORVIR*, nem a *ALTURA*, nem a *PROFUNDIDADE*, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 8:33-39). Que balsamo!!! *NADA! NADA! NADA!* pode nos separar do *AMOR* de Deus!!! Nem o diabo; nem a vida; nem a morte; *NADA! Nada! NADA!*. Abraão tinha essa *FÉ*, que a *ALIANÇA* era incondicional, Isaque era o filho da promessa, *NADA* poderia quebrar aquela promessa! Até amanha, na certeza que nada pode nos separar do amor de Deus.

29 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: A bíblia é um livro *FANTÁSTICO*, pois é a *PALAVRA* de Deus. Pense como age um *GARIMPEIRO*, o trabalho minucioso para encontrar aquilo tão *PRECIOSO* que procura. Assim é o *ESTUDO* da Palavra de Deus, quanto mais *GARIMPAMOS*, mais *OURO* achamos. Veja os próximos detalhes que fortalece ainda mais o ensino sobre a *FÉ* de Abraão. “E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos” (Gn 22:6). Abraão *CONTINUAVA* sua caminhada, *RESPONDIA* apenas o necessário, preparou tudo para o *SACRIFÍCIO*, o finalzinho do verso diz: “e foram ambos juntos”, frase esta que se repete no verso 8. Mas algo trouxe certa *CURIOSIDADE* a Isaque, ele sentiu *FALTA* de algo e *PERGUNTOU* a seu Pai “Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o *FOGO* e a *LENHA*, mas onde está o *CORDEIRO* para o *HOLOCAUSTO*?” (Gn 22:7). Garoto espertinho!!! Percebeu que *FALTAVA* algo. O que serviria como *SACRIFÍCIO*? Creio que até esse momento ele não imaginava que ele *PRÓPRIO*  seria usado como *HOLOCAUSTO*. Mas o que *IMPRESSIONA* é a *RESPOSTA* de seu pai Abraão, sempre em suas *CURTAS* frases, respondeu algo de uma *GRANDEZA* tremenda… *”DEUS PROVERÁ!”*. Se isso não for *FÉ*, o que seria então? Até amanhã se nosso Pai permitir.

30 de Setembro de 2019

MOMENTO DE MEDITAÇÃO TEOLÓGICA: Abraão estava *DECIDIDO* a obedecer as ordens de Deus e assim *SACRIFICAR* seu filho, sabia que o Pai era o *ÚNICO* que poderia *SALVAR* seu filho Isaque. Veja: “E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho” (Gn 22:9-10). Mais um *DETALHE* que *DEVEMOS* observar: a *FÉ* não era só de Abraão! Isaque sabia que faltava o *ANIMAL* para o *SACRIFÍCIO*, ele conhecia bem a prática que era executada pelo seu pai,  e ele também confiou nas palavras do pai *DEUS PROVERÁ*. O texto diz que Abraão *AMARROU* Isaque. Sabendo ele que seria o objeto direto do *SACRIFÍCIO*, se não tivesse *FÉ*, talvez teria *FUGIDO*. Se fosse comigo, painho não me pegaria jamais, sairia numa carreira só. Mas Isaque permaneceu *QUIETO* e obediente. Ele era a peça fundamental na profecia de Gênesis 3:15, sendo o sucessor da linhagem de Abraão, era o responsável *DIRETO* para manter a promessa da semente ativa. Isaque também é lembrado pelo escritor de hebreus como homem de *FÉ*. Que exemplo de *FÉ* envolvendo pai e filho. Até amanha se o Pai permitir…*PELA FÉ*.