Meditações Teológicas – Set/2020

01 de Setembro de 2020

Recapitulando nosso assunto sobre TEMPLO, sei que não é fácil estudar as línguas originais (tempo, custo, seminários, professores e etc), mas quando conhecemos as línguas originais, a INTERPRETAÇÃO do texto muda completamente e ganhamos muito na interpretação da Bíblia. Veja o texto de Atos 19:27 “E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio (ιερόν = templo) da grande deusa DIANA seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo VENERAM”. O vocábulo (ιερόν) é usado para representar o TEMPLO POR INTEIRO, com todos os seus RECINTOS e também usado para representar TEMPLOS PAGÃOS, como o da deusa Diana. O termo (ιερόν/ieron) nunca é usado no sentido figurado. Amanhã finalizaremos esse assunto, com a permissão do Pai, com o vocábulo (ναός).

02 de Setembro de 2020

Se o leitor entender que o vocábulo (ιερόν = templo) faz referência ao TEMPLO por um TOO*D, e o vocábulo *(ναός = templo) faz referência a uma PARTE somente do SANTUÁRIO, e essa parte é o SANTO dos SANTOS. Então se o leitor ler atentamente, vai perceber o paralelismo entre o TABERNÁCULO e o que Paulo disse sobre cada CRENTE como CASA de Deus “nosso CORPO é o (templo = ναός) do Espírito Santo”. A palavra que Paulo usou para mencionar “TEMPLO do ESPÍRITO SANTO” foi a mesma usada para o SANTO dos SANTOS. Se o SANTO dos SANTOS era LUGAR da presença de Deus, e se o ESPÍRITO SANTO é DEUS temos a certeza que DEUS habita em NÓS. Que maravilha!!!! Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

03 de Setembro de 2020

O TABERNÁCULO deveria ser construído exatamente como Deus ordenou a Moisés, veja Êxodo 25:8-9 “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te MOSTRAR para modelo do tabernáculo, e para MODELO de TODOS os seus PERTENCES, assim mesmo o fareis.” Tudo que Moisés iria construir tinha um MODELO para copiar. O autor de aos Hebreus faz uma elucidação sobre o assunto: “Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou” (Hb. 8:5). Isto prova que existe um outro tabernáculo, um celestial “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus” (Hb. 9:24). Assunto esse que iremos abordar mais adiante. Amanhã, se Deus permitir, trataremos sobre as dimensões do TABERNÁCULO.

04 de Setembro de 2020

Ontem apenas citamos o TABERNÁCULO CELESTIAL, assunto que abordaremos posteriormente, mas hoje vamos ver as dimensões do TABERNÁCULO. Num olhar externo, você veria uma figura retangular, vou mostrar os textos com as medidas em CÔVADOS, e depois transferirei para METROS. Vejamos: “Farás também o PÁTIO do TABERNÁCULO, ao lado meridional que dá para o sul; o pátio terá cortinas de linho fino torcido; o comprimento de cada lado será de CEM CÔVADOS. Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata. Assim também para o lado norte as cortinas, no comprimento, serão de CEM CÔVADOS; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de cobre; os colchetes das colunas e as suas faixas serão de prata, e na largura do pátio para o lado do ocidente haverá cortinas de CINQUENTA CÔVADOS; as suas colunas dez, e as suas bases dez” (Ex. 27:9-12). Era um enorme cercado de cortinas brancas, amanhã, com a permissão de Deus continuaremos.

05 de Setembro de 2020

Como vimos ontem, o pátio exterior tinha aproximadamente o comprimento de 45,72 m e sua largura era de 22,86 m, dentro desse cercado de LINHO BRANCO, chamado de ÁTRIO ou PÁTIO, podia-se ver em sua primeira metade o ALTAR do HOLOCAUSTO; olhando mais à frente, encontraremos a PIA de BRONZE cheia de água. E na segunda metade desse Pátio ficava uma espécie de CASA que seria exatamente a TENDA, que era o lugar SANTO e SANTÍSSIMO e tinha um comprimento de 13,72 m, com a largura de 4,57 m e altura era de 4,57 m, internos. Essa TENDA também tinha sua divisão, entre o lugar SANTO e o SANTO dos SANTOS, onde ficava localizada a ARCA, algo que começaremos estudar amanhã com a permissão de Deus. A peça mias SAGRADA e também mais COBIÇADA pela arqueologia. Pena que não sabem do seu poder e de sua referencia na história do Cristianismo.

06 de Setembro de 2020

Quando acompanhamos o texto de Êxodo 25, veja o verso 10: “Também farão uma ARCA de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura” (Ex. 25:10). Seria interessante que o caro leitor fizesse a leitura completa do capitulo 25 de Êxodo, pois encontramos DETALHES que não temos espaço para escrever aqui. Mas trataremos de vários versos deste livro. A ARCA da ALIANÇA para Israel, REPRESENTAVA a presença de Deus. Era através do PROPICIATÓRIO que Deus manifestava a sua Shekinah, palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus”. A melhor tradução seria: “a glória de Deus se manifesta”. Para nós não somente a ARCA, mas todos os utensílios do templo, apontam para Cristo; Ele é a nossa ARCA e a presença constante de Deus em nós. Além da Shekinah, ela também representava o PACTO entre Deus e o povo – Deus sempre estaria com seu povo. A ARCA em si mesma, não tinha poder algum, mas quando os israelitas se lembravam do dono da ARCA, o CRIADOR. Podiam ver a manifestação divina com intermédio de uma fumaça liberada da ARCA, chamada Shekinah. Amanhã continuaremos se Deus permitir.

07 de Setembro de 2020

Tudo começa pela ARCA a qual, no TABERNÁCULO terminado foi colocada no SANTO dos SANTOS. Vejamos novamente o texto: “Também farão uma ARCA de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura” (Ex. 25:10). A Bíblia descreve a ARCA da ALIANÇA da seguinte forma: caixa de madeira de acácia, com 2 côvados e meio de comprimento (um metro e dez centímetros ou 110 cm), e um côvado e meio de largura e altura (70 cm). Cobriu-se de ouro puro por dentro e por fora, com uma bordadura de ouro ao redor. (Êxodo 25:10-16). Então descobrimos através destes textos que o material usado na construção da ARCA da ALIANÇA foi MADEIRA de ACÁCIA. Por que? Na simbologia bíblica, árvore e madeira é símbolo do homem. Isto significa que Cristo veio aqui na terra como homem (madeira), mas foi revestido da glória de Deus (ouro). Farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor!!! Amanhã veremos sobre as ARGOLAS, tudo tinha seus detalhes. Sempre se o Pai permitir.

08 de Setembro de 2020

As ARGOLAS parecem apenas um detalhe simples, mas quero dizer que o seu significado é tão COMPLEXO que poucos cristãos tem noção do seu valor. Vamos garimpar um pouco alguns livros para entender seu real significado. Vejamos os versos: “E fundirás para ela quatro ARGOLAS de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas ARGOLAS num lado dela, e duas ARGOLAS noutro lado. E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro. E colocarás as varas nas ARGOLAS, aos lados da arca, PARA SE LEVAR COM ELAS A ARCA. As varas estarão nas ARGOLAS da arca, não se tirarão dela” (Ex 25:12-15). Notamos nessa parte que destaquei em maiúsculo e negrito que elas serviam para a locomoção da ARCA. Quero adiantar ao leitor que ninguém podia tocar na ARCA. Temos aqui grande lição com as coisas na casa de Deus, deve haver reverência com os objetos da casa do Senhor e na verdade com o próprio LUGAR DE ADORAÇÃO. Amanhã, começaremos a entender o motivo da morte de UZÁ, se Deus permitir.

09 de Setembro de 2020

Vamos AVANÇAR alguns ANOS para explicar a função das ARGOLAS, algo que levou a MORTE de um homem chamado UZÁ. Vejamos o texto: “Então se acendeu a ira do Senhor contra UZÁ, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus. E Davi se encheu de tristeza porque o Senhor havia aberto brecha em UZÁ; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje. E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a ARCA de Deus?” (1 Cr 13:10-12). Encontramos essa mesma passagem em 2 Samuel 6:6-8. Quando lemos surge algumas perguntas: Por que UZÁ MORREU? Ele não estava tentando apenas segurar a ARCA para não cair? Em que ele errou? Segurar a ARCA era errado? Muitas vezes fazemos aquilo que parece CERTO de forma ERRADA!!! Para entender tal assunto, veremos amanhã parte do contexto e quem era UZÁ. Sempre com a permissão do Criador.

10 de Setembro de 2020

Veja a importância do crente conhecer a GENEALOGIA, vamos ver quem era esse homem chamado UZÁ.
Em 1 Crônicas 6:1 e 19 veja o que podemos aprender: “Os FILHOS de LEVI foram: GÉRSON, COATE E MARARI” e ainda o verso 16 “Os filhos de LEVI foram, pois, GÉRSON, COATE E MARARI”. Vejamos mais um pouquinho de GENEALOGIA “Estes, pois, foram os filhos de LEVI pelos seus nomes: GÉRSON, COATE E MARARI” (Nm. 3:17). Com essas passagens, fica claro quem eram os LEVITAS, eram os TATARANETOS de Abraão. Amanhã, com a permissão do Criador, veremos os NETOS de LEVI e a qual CLÃ pertencia, cada um deles. Dai começaremos descobrir quem era UZÁ, através da genealogia. O quebra cabeça começa tomar forma a partir de amanhã.

11 de Setembro de 2020

Tudo isso que estou mostrando, é para que o caro leitor entenda um pequeno detalhe sobre as ARGOLAS da ARCA. Na sequência da GENEALOGIA, hoje chegaremos em UZÁ. Vejamos: “Os filhos de Merari: Mali, seu filho Libni, seu filho Simei, seu filho UZÁ” (1 Crônicas 6:29). Olha o que encontramos! Que UZÁ era filho de MERARI, neto de LEVI. Se o caro leitor pudesse ler 1 Crônicas 6:16-31, iria se deparar com os três CLÃS (GERSONITAS, COATITAS E OS MERARITAS). O que isso tem a ver com as ARGOLAS da ARCA? Muita coisa! Precisamos percorrer a Bíblia para entender, cada CLÃ tinha sua função no TABERNÁCULO e isso jamais poderia mudar. Como cada um tem sua FUNÇÃO na IGREJA do Senhor Jesus, algo que não temos o direito de mudar. Amanhã com a permissão do Pai, veremos que UZÁ pertencia a um CLÃ que não poderia carregar a ARCA da ALIANÇA.

12 de Setembro de 2020

Para compreender a importância desse assunto, precisamos gastar um pouco de tempo para entender a função de cada CLÃ dos LEVITAS, isso se encontra no livro de Números. Seria de extrema importância que o caro leitor fizesse a leitura do livro de Números do capítulo 1 até o 7. Não temos espaço suficiente para apresentar todas as informações, vamos lá! Primeiro assunto que encontramos está no capítulo 1, onde aprendemos que o TABERNÁCULO seria conduzido pelos LEVITAS, que seriam os GERSONITAS, os COATITAS e os MERARITAS. “Mas tu põe os LEVITAS sobre o TABERNÁCULO do testemunho, e sobre TODOS os seus UTENSÍLIOS, e sobre TUDO o que pertence a ele; eles levarão o TABERNÁCULO e TODOS os seus UTENSÍLIOS; e eles o ADMINISTRARÃO, e ACAMPAR-SE-ÃO ao redor do *TABERNÁCULO. E, quando o tabernáculo partir, os LEVITAS o DESARMARÃO; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os LEVITAS o ARMARÃO; e o estranho que se chegar morrerá. E os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos. Mas os LEVITAS armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja indignação sobre a congregação dos filhos de Israel, pelo que os LEVITAS terão o cuidado da guarda do TABERNÁCULO do testemunho. (Nm 1:50-53). O próprio texto por si mesmo, já se explica! Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

13 de Setembro de 2020

Ontem a MEDITAÇÃO ficou grande, por isso vamos ver mais detalhes hoje: Os LEVITAS tinham toda responsabilidade sobre a locomoção do TABERNÁCULO e também sobre toda ADMINISTRAÇÃO local e móvel. Como já vimos anteriormente, esses três CLÃS acampavam-se em torno do TABERNÁCULO sempre em formato de CRUZ. Também vimos que qualquer ESTRANHO que se aproximasse, MORRERIA! Até aqui notamos FUNÇÕES de forma geral, mas agora veremos FUNÇÕES ESPECIFICAS para cada CLÃ. Veja: “E os filhos de GÉRSON terão a seu CARGO, na tenda da congregação, o tabernáculo, a tenda, a sua coberta, e o véu da porta da tenda da congregação. E as cortinas do pátio, e o pavilhão da porta do pátio, que estão junto ao tabernáculo e junto ao altar, em redor; como também as suas cordas para todo o seu serviço” (Nm 3:25-26). Note que os GERSONITAS tinham suas funções específicas e um NÃO PODERIA exercer a função do OUTRO. Amanhã continuaremos com a permissão do Pai vendo a função dos COATITAS e dos MERARITAS.

14 de Setembro de 2020

Ontem vimos a função dos GERSONITAS e agora veremos a função dos MERARITAS. Lembrando que UZÁ era desse CLÃ. “E os filhos de MERARI terão a seu cargo as TÁBUAS do tabernáculo, os seus VARAIS as suas COLUNAS, as suas BASES, e todos os seus UTENSÍLIOS, com todo o seu serviço. E as colunas do pátio em redor, e as suas bases, as suas estacas e as suas cordas” (Nm 3:36-37). Note a função ESPECIFICA de cada um, assim você COMPREENDERÁ a morte de UZÁ. Vejamos agora os COATITAS: “E o príncipe da casa paterna das famílias dos coatitas será Elisafã, filho de Uziel. E a sua GUARDA será a ARCA, e a mesa, e o candelabro, e os altares, e os utensílios do santuário com que ministram, e o véu com todo o seu serviço” (Nm 3:30-31). Notou a função ESPECIFICA dos COATITAS? Cuidar da ARCA da ALIANÇA. Amanhã continuaremos se o SOBERANO permitir.

15 de Setembro de 2020

Olha o quebra cabeça tomando forma. Os COATITAS eram os responsáveis por conduzir a ARCA da ALIANÇA sempre que o TABERNÁCULO levantasse acampamento e seguisse caminhada. Cada CLÃ com sua função! Então aqui começa os indícios sobre a MORTE de UZÁ. Ele não era COATITA e sim MERARITA. Nunca coube-lhe a função de carregar a ARCA, suas funções como LEVITA eram outras, tentou fazer o que era CERTO da maneira ERRADA. Deus não muda! Não QUEIRA o próximo a MORRER por tentar mudar as regras divinas. Mas quero dizer ao leitor que nosso assunto ainda não acabou, temos muito ainda para aprender sobre a ARCA e como ela deveria ser transportada. Amanhã veremos:

  • QUEM poderia se APROXIMAR da ARCA!
  • QUANDO deveria se APROXIMAR!
  • COMO poderia se APROXIMAR!
    Até amanhã com a permissão do Pai.

16 de Setembro de 2020

Repito sempre, a Bíblia é um livro cheio de pequenos DETALHES que fazem uma grande diferença em sua INTERPRETAÇÃO, veremos alguns hoje envolvendo as ARGOLAS da ARCA. Esse texto quero transcrever todo,é muito RICO nos detalhes, terei que DIVIDIR entre HOJE e AMANHÃ: “Fazei a soma dos filhos de COATE, dentre os filhos de Levi, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais; Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta anos, será todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o TRABALHO na TENDA da congregação. Este será o MINISTÉRIO dos FILHOS de COATE na TENDA da congregação, nas coisas SANTÍSSIMAS. Quando partir o arraial, Arão e seus filhos virão e tirarão o VÉU da tenda, e com ele COBRIRÃO a ARCA do testemunho; E pôr-lhe-ão por cima uma coberta de peles de texugos, e sobre ela estenderão um pano, todo azul, e lhe COLOCARÃO os VARAIS. Também sobre a mesa da proposição estenderão um pano azul; e sobre ela porão os pratos, as colheres, e as taças e os jarros para libação; também o pão contínuo estará sobre ela. Depois estenderão em cima deles um pano de carmesim, e com a coberta de peles de texugos o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais. Então tomarão um pano azul, e cobrirão o candelabro da luminária, e as suas lâmpadas, e os seus espevitadores, e os seus apagadores, e todos os seus vasos de azeite, com que o servem. E envolverão, a ele e a todos os seus utensílios, na coberta de peles de texugos; e o colocarão sobre os varais”. (Nm. 4:2-10). Para não ficar grande amanhã continuaremos se Deus nos permitir.

17 de Setembro de 2020

Veja o restante do texto que começamos ONTEM, e depois farei meus comentários: “E sobre o altar de ouro estenderão um pano azul, e com a coberta de peles de texugos, o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais. Também tomarão todos os utensílios do ministério, com que servem no santuário; e os colocarão num pano azul, e os cobrirão com uma coberta de peles de texugos, e os colocarão sobre os varais. E tirarão as cinzas do altar, e por cima dele estenderão um pano de púrpura. E sobre ele colocarão todos os seus instrumentos com que o servem: os seus braseiros, os garfos e as pás, e as bacias; todos os pertences do altar; e por cima dele estenderão uma coberta de peles de texugos, e lhe colocarão os seus varais. Havendo, pois, ARÃO e seus FILHOS, ao partir do arraial, acabado de COBRIR o santuário, e *TODOS os instrumentos do SANTUÁRIO, então os FILHOS de COATE virão para levá-lo; mas no SANTUÁRIO NÃO TOCARÃO para que não MORRAM; este é o CARGO dos filhos de COATE na tenda da congregação. Porém o cargo de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, será o azeite da luminária e o incenso aromático, e a contínua oferta dos alimentos, e o azeite da unção, o cargo de todo o tabernáculo, e de tudo que nele há, o santuário e os seus utensílios. E falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo: Não deixareis extirpar a tribo das famílias dos COATITAS do meio dos LEVITAS. Mas isto lhes fareis, para que VIVAM e não MORRAM, quando se *APROXIMAREM das coisas SANTÍSSIMAS: Arão e seus filhos virão, e a cada um colocarão no seu ministério e no seu cargo, PORÉM NÃO ENTRARÃO A VER, quando cobrirem o santuário, para que não *MORRAM” (Nm 4:11-20). Depois dessa leitura, farei meus comentários a partir de amanhã se Deus nos permitir. GUARDE BEM A LEITURA!

18 de Setembro de 2020

O texto que transcrevi nas duas últimas meditações, é muito RICO para deixá-lo de fora. Vejamos alguns detalhes: Quando o TABERNÁCULO iria levantar acampamento, observe bem os verbos: “Arão e seus filhos VIRÃO e TIRARÃO o véu da tenda, e com ele COBRIRÃO a arca do testemunho; E PÔR-LHE-ÃO por cima uma coberta de peles de texugos, e sobre ela ESTENDERÃO um pano, todo azul, e lhe COLOCARÃO os varais” (Nm 4:5-6). Somente ARÃO e seus FILHOS poderiam entrar e cobrir ARCA, e depois colocariam os VARAIS nas ARGOLAS. Até esse momento, NEM os COATITAS podiam entrar, só depois que a ARCA estivesse COBERTA devidamente como Deus ORDENOU e com os VARAIS dentro das ARGOLAS, pronta para ser LOCOMOVIDA de seu lugar. A ARCA representava a PRESENÇA de DEUS, e estava no lugar mais SAGRADO da face da terra. Amanhã veremos QUANDO os COATITAS começavam a agir. Sempre se o SOBERANO permitir.

19 de Setembro de 2020

Não vou entrar nos demais utensílios do TABERNÁCULO nesse momento, pois nosso foco é a ARCA, mas faça a leitura de Números 4, tem muita informação para o leitor. Vejamos quando os COATITAS podiam entrar em cena: “Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de COBRIR o santuário, e todos os instrumentos do santuário, ENTÃO OS FILHOS DE COATE VIRÃO PARA LEVÁ-LO; mas no santuário NÃO TOCARÃO para que NÃO MORRAM; este é o CARGO dos filhos de COATE na tenda da congregação” (Nm 4:15). Mesmo sendo o CLÃ que deveria conduzir a ARCA, só poderia cumprir seu dever depois que os SACERDOTES cumprissem também sua FUNÇÃO. Nenhum deles TOCARIA na ARCA nem mesmo OLHARIA para ela. Viu poque UZÁ morreu? Mesmo pensando em SEGURAR, nenhum MORTAL podia tocar na ARCA. Segunda verdade sobre a MORTE de UZÁ. Pense um pouco agora quem é DEUS!? Nós não podemos tocá-lo, mas podemos falar com ELE!. Você já falou com DEUS hoje? Você já perguntou o que Deus lhe permite fazer e aquilo que Ele não lhe permite fazer? Amanhã veremos se Deus permitir que os COATITAS morreriam se vissem a ARCA.

20 de Setembro de 2020

Funções específicas, são funções específicas, ninguém vai MUDAR aquilo que Deus ORDENOU! Veja:
“E falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo: Não deixareis extirpar a tribo das famílias dos COATITAS do meio dos LEVITAS. Mas isto lhes fareis, para que VIVAM e não MORRAM, quando se aproximarem das coisas SANTÍSSIMAS: Arão e seus filhos virão, e a cada um colocarão no seu ministério e no seu cargo, porém NÃO entrarão a VER, quando cobrirem o santuário, para que não morram” (Nm 4:17-20). O texto é muito claro, se VISSEM a ARCA, morreriam! Quantas vezes ENTRAMOS na CASA de Deus sem a REVERENCIA devida? Quantas vezes utilizamos UTENSÍLIOS da CASA de Deus INDEVIDAMENTE? Só assim entendemos o que é MISERICÓRDIA! Devemos reverenciar mais a casa de Deus. Amanhã veremos como a ARCA deveria ser carregada, se o Pai permitir.

21 de Setembro de 2020

Vamos avançar alguns capítulos, para um maior e melhor entendimento, seria bom que o caro leitor detalhasse bem a leitura desses primeiros capítulos do livro de Números. Vamos avançar para o CAPÍTULO 7 e aprender como a ARCA deveria ser CARREGADA. Antes porém, vejamos alguns PRESENTES que Moisés ganhou, que ajudaria muito na LOCOMOÇÃO do TABERNÁCULO, quando o mesmo levantasse acampamento. Veja: “E aconteceu, no dia em que Moisés acabou de levantar o tabernáculo, e o ungiu, e o santificou, e todos os seus utensílios; também o altar, e todos os seus pertences, e os ungiu, e os santificou, que os príncipes de Israel, os cabeças da casa de seus pais, os que foram príncipes das tribos, que estavam sobre os que foram contados, ofereceram” (Nm 7:1-2). Para não estender muito a meditação, amanhã com a permissão do Pai, veremos quais FORAM esses PRESENTES. O que está DIRETAMENTE relacionado com a LOCOMOÇÃO da ARCA e com a MORTE de UZÁ.

22 de Setembro de 2020

Ontem começamos a ver como deveria ser conduzida a ARCA, mas para isso precisamos parar e ver os presentes que Moisés ganhou. Vejamos a continuação do texto de ontem: “E trouxeram a sua oferta perante o Senhor, seis carros cobertos, e DOZE BOIS; por dois príncipes um carro, e cada um deles um BOI; e os apresentaram diante do tabernáculo” (Nm 7:3). Viu que interessante! Moisés ganhou CARROS de BOI. Esses CARROS de BOI que Moisés recebeu, ele vai distribuir com os levitas entre os CLÃS dos GERSONITAS e MERARITAS. Observe que os COATITAS irão ficar de fora. Quero que o leitor também lembre-se que quando UZÁ morreu, a ARCA estava sendo conduzida em CARRO de BOI! Agora fica a pergunta, por que os COATITAS não receberam CARROS de BOI? Amanhã se o Pai permitir, apresentaremos a divisão e o motivo pelo qual os COATITAS ficaram de fora.

23 de Setembro de 2020

Continuando nosso assunto sobre a ARCA, assunto esse que envolve uma porção de outros comentários para um melhor entendimento. Veja a divisão feita por Moisés: “E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Recebe-os deles, e serão para servir no ministério da tenda da congregação; e os darás aos levitas, a cada qual segundo o seu ministério. Assim Moisés recebeu os carros e os bois, e os deu aos levitas. Dois carros e quatro bois deu aos filhos de Gérson, segundo o seu ministério; E quatro carros e oito bois deu aos filhos de Merari, segundo o seu ministério, debaixo da mão de Itamar, filho de Arão, o sacerdote” (Nm 7:4-8). Observou a função dos CARROS de BOI? Esse presente iria servir por longos anos no transporte do TABERNÁCULO com todos seus utensílios! Então a ARCA poderia ser conduzida em um CARRO de BOI? Amanhã com a permissão do Criador, veremos que não!

24 de Setembro de 2020

Veja como tudo foi diferente na segunda tentativa de condução da ARCA: “E os filhos dos levitas trouxeram a ARCA de Deus sobre os seus OMBROS, pelas VARAS que nela havia, como Moisés tinha ORDENADO conforme a PALAVRA do Senhor” (1 Cr. 15:15). Vamos avaliar o texto.
1º Trouxeram a ARCA de Deus sobre os SEUS OMBROS… Percebe que agora eles estavam carregando a ARCA da maneira CORRETA? Além de não está em CARRO de BOI, estava sendo carregada SOBRE os OMBROS. Não poderia ser CONDUZIDA simplesmente nas MÃOS, teria que ser SOBRE os OMBROS.
2º PELA VARAS que nela havia… Isso significa que estavam usando as ARGOLAS, construídas especificamente para isso e as VARAS que eram colocadas nas ARGOLAS, pois não poderia ter CONTATO humano.
3º Termina o verso dizendo “como Moisés tinha ORDENADO conforme a PALAVRA do Senhor”. Era ordem divina, só poderia ser conduzida assim, precisou MORRER um, para o povo se despertar.
Será que precisa MORRER mais alguém, para se entender como Deus deseja ser cultuado? Será que precisa MORRER mais alguém para haver um despertamento na obra missionária? Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

25 de Setembro de 2020

“Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da ARCA de Deus; foi pois Davi, e trouxe a ARCA de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria”. (2 Sm 6:12). Foi quando Davi “preparou um lugar para a ARCA de Deus, e armou-lhe uma tenda”. Depois do OCORRIDO, mudou suas estratégias para CONDUZIR a ARCA. Veja o que Davi diz: “NINGUÉM pode levar a ARCA de Deus, senão os LEVITAS; porque o Senhor os ESCOLHEU, para LEVAR a ARCA de Deus, e para o servirem eternamente” (1 Cr 15:2). Ele afirma que só os LEVITAS podiam conduzir a ARCA, mas a segunda afirmação é mais pesada “Porquanto vós não a LEVASTES na PRIMEIRA VEZ, o Senhor nosso Deus fez ROTURA em NÓS, porque não o BUSCAMOS segundo a ORDENANÇA. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas, para fazerem SUBIR a ARCA do Senhor Deus de Israel” (1 Cr 15:13-14). Quando ele diz “PORQUE NÃO O BUSCAMOS SEGUNDO A ORDENANÇA”. Davi sentiu a cobrança de Deus e havia ENTENDIDO o ERRO COMETIDO na primeira tentativa. Amanhã continuaremos se o Pai permitir.

26 de Setembro de 2020

Devido a MORTE de UZÁ, “Davi se encheu de tristeza porque o Senhor havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje” (1 Cr 13:11). Davi era o líder, sei que UZÁ errou, mas Davi também cometeu uma arbitrariedade grave, um de seus liderados perdeu a vida por vacilo seu, por isso “Naquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?” (1 Cr 13:12). O povo de Israel praticava a locomoção da ARCA a anos, desde que foi construído o TABERNÁCULO e por um pequeno vacilo, colocaram tudo a perder. Precisamos conhecer a bíblia, para andarmos na presença de Deus. “Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu” (1 Cr 13:13). Ele preferiu parar, meditar, orar, refletir e rever onde estava o erro. Pare hoje e pergunte a Deus, onde você tem errado? O maior erro é pensar que não erramos e a maior dádiva é reconhecer que somos miseráveis pecadores. Amanhã continuaremos se o Pai Eterno nos permitir.

27 de Setembro de 2020

Ontem no ultimo verso, já notamos os cuidados que eles tinham com a ARCA. Prepararam um CARRO NOVO. O que nós precisamos observar é que apenas o ZELO e CUIDADO não são SUFICIENTES, é necessário conhecer as ORDENS divinas e seus PRINCÍPIOS. Preparar um CARRO NOVO não fazia parte do método que Deus ORIENTOU para condução da ARCA. Como estudamos nas meditações anteriores, a ARCA só poderia ser conduzida nos OMBROS. Vivemos uma época DIFÍCIL, as pessoas querem ser CRENTES, seguindo suas próprias ORIENTAÇÕES e não mais a VONTADE de Deus. As mudanças humanas estão prevalecendo sobre os PRINCÍPIOS divinos. Quero que o leitor saiba, que Deus nunca MUDARÁ a forma de ser CULTUADO por causa da VONTADE de seres HUMANOS, o método do CULTO bíblico está registrado nas Sagradas Escrituras e não pode ser ALTERADO sem CONSEQUÊNCIAS. Amanhã continuaremos se o Pai permitir, esse assunto é de extrema importância.

28 de Setembro de 2020

Devido todo acontecido, “Davi não trouxe a ARCA a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. Assim ficou a ARCA de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha” (1 Cr 13:13-14). Quem era esse Obede-Edom? A Bíblia não nos diz muito sobre a vida de Obede-Edom. Apenas sabemos que ele era filho de Jedutum, da TRIBO de LEVI, e que a ARCA da ALIANÇA ficou em sua casa e isso foi uma bênção na vida dele. Claro que seria ABENÇOADO, pois era a PRESENÇA de DEUS em sua CASA. Lembrando que não era simplesmente o objeto (ARCA) e sim a própria PRESENÇA de DEUS no LAR de Obede-Edom. Ali ficou a ARCA por três meses e Davi se preparando para conduzi-la de volta. Passado este período, Davi se reúne para trazer a ARCA novamente. Amanhã veremos a diferença dessa segunda tentativa se O ETERNO assim permitir.

29 de Setembro de 2020

Como a Bíblia está toda INTERLIGADA, e só podemos encontrar explicação para a Bíblia, nela própria, vejamos o texto com mais carinho e vamos entender melhor a MORTE de UZÁ. A ARCA havia sido levada pelos filisteus, na época do sacerdote ELI. Onde ocorreu seu ÓBITO, de seus FILHOS e de sua NORA. Israel ficou sem a ARCA, e sem Shekinah “habitação” ou “presença de Deus”. Agora no capítulo 13 de 1 Cronicas, Davi resolve buscar a ARCA para seu respectivo lugar “E tornemos a trazer para nós a ARCA do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul” (1 Cr 13:3). Todo povo concordou e então houve uma CONVOCAÇÃO geral por Davi “Convocou, pois, Davi a todo o Israel desde Sior do Egito até chegar a Hamate; para trazer a ARCA de Deus de Quiriate-Jearim” (1 Cr 13:5). Foi assim que eles “levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aiô guiavam o carro” (1 Cr 13:7). Amanhã vamos continuar se o Pai permitir.

30 de Setembro de 2020

Tudo era motivo para festa, mas de repente “chegando à eira de Quidom, estendeu UZÁ a sua mão, para SEGURAR a ARCA, porque os BOIS tropeçavam. Então se ACENDEU a IRA do SENHOR contra UZÁ, e o FERIU, por ter estendido a sua MÃO à ARCA; e MORREU ali perante Deus. (1 Cr 13:9-10). Cuidado, o mesmo pode ocorrer comigo e com você, se fugirmos dos princípios bíblicos. Podemos até nos preparar para uma bela FESTA e tudo terminar com uma grande TRAGÉDIA. Já sabemos os motivos:
1º A ARCA estava sendo conduzida em carro de boi, QUEBRARAM o primeiro princípio.
2º Uzá era do CLÃ dos MERARITAS e o CLÃ que podia conduzir a ARCA era dos COATITAS. Mesmo sendo Levita, UZÁ não podia conduzir a ARCA.
3º UZÁ tocou na ARCA, ninguém podia encostar na ARCA nem mesmo OLHAR para ela. Por isso tinha as ARGOLAS e a VARAS.
O assunto é SÉRIO, as coisas de Deus não podem ser levadas na BRINCADEIRA, não há coincidência e sim detalhes. Amanhã continuaremos se o ETERNO nos permitir.